17/10/2012 18:04
Opinião: Outubro sangrento
“A sociedade sofre com o desamparo e fica em meio ao fogo cruzado, nesta batalha entre a polícia e os criminosos”
*Alencar Santana Braga
Há meses a sociedade paulista é assombrada por notícia de assassinatos conduzidos pelos mesmos roteiros: agentes da Polícia Militar de São Paulo assassinados, na sequência morte de civis, ou vice e versa, sendo que entre os civis alvejados alguns são portadores de fichas criminais e outros são apenas moradores da periferia da capital e de municípios da Grande São Paulo. Mesmo diante da gravidade da questão, o governador Alckmin tem desdenhado da realidade sangrenta que atingiu a região da Grande São Paulo, declarando que há muita lenda sobre a facção criminosa. Seu secretário da Segurança Pública endossa a tentativa de minimizar a violência e diz que a imprensa exalta o crime organizado e glamoriza a facção. A sociedade sofre com o desamparo e fica em meio ao fogo cruzado, nesta batalha entre a polícia e os criminosos. Não há como fechar os olhos. Só neste final de semana foram 15 mortes na Baixada Santista. Logo nos primeiros dias da semana, nove pessoas foram assassinadas na região de Taboão da Serra e Embu das Artes, sendo que entre os mortos há um policial militar. O mesmo enredo foi constatado na cidade de Guarulhos, onde, entre o final da tarde de domingo (7/10) e a madrugada de segunda-feira (8/10), 13 pessoas foram baleadas e quatro mortas em menos de 24 horas. O que vemos é o acirramento da violência. Os agentes de segurança do maior Estado da federação estão apreensivos com a escalada de assassinatos. A PM contabiliza 78 agentes mortos. Desses casos, 33 com características de execução. Recentemente a imprensa publicou informações do relatório do Ministério Público do Estado de São Paulo que apontou o expressivo contingente da facção, sua presença em 123 municípios do Estado, dados sobre a sua contabilidade e o montante que administram mensalmente. Nesta ocasião, a dupla Alckmin e seu secretário da Segurança, Antonio Ferreira Pinto, entoou o “mantra” de que em São Paulo não há ação do crime organizado. Enquanto isso, o confronto aberto segue em escaladas assustadoras e não temos uma ação mais contundente do Estado no sentido de cessar fogo e dar à sociedade segurança. Para tanto, é necessária a articulação de força tarefa entre os setores de inteligência das polícias Civil e Militar e do Ministério Público estadual. Traçar ações conjugadas com o Judiciário, aumentar o efetivo policial, melhor equipá-lo, prepará-lo, respaldá-lo, mas manter o total controle da situação e do comando da tropa, pois há fortes indícios de confronto entre os agentes de segurança do Estado e criminosos, inspirados na revanche. Em meio ao fogo cruzado, lembre-se, governador Geraldo Alckmin, que há toda uma população a quem o Estado deve proteger.
*Alencar Santana é líder do PT na Assembleia Legislativa.
SEGUNDO O GOVERNO DO ESTADO, E O COMANDO DA PM DE SÃO PAULO SÃO APENAS FATOS ISOLADOS,NA REALIDADE O PCC SÃO DE 30 A 40 HOMENS,E TODOS ESTÃO PRESOS POR TRÁFICO DE ENTORPECENTE.(COLOCA NA CONTA DESSAS DECLARAÇÃO MAIS UMA SUBPREFEITURAS DE SP)…
CurtirCurtir
Otimo o texto, mas do que adianta se o Governador é um grancioso teimoso e não dá a minima para a Assembleia Legislativa, diga-se de passagem sequer deu atenção aos pedidos e oficios a ele encaminhados quanto a regularização da Lei do NU, que alias, ninguém mais fala.
CurtirCurtir
Olha, muitos aqui disseram que vagabundo não se preocupa com pena a cumprir, posso estar errado……será mesmo???? hoje o vagabundo sabe que nao cumpre a pena, terá benefícios, indultos, redução de pena por bom comportamento e demais benesses. Agora, duvido eu que , se o mala for condenado a quinze anos e puxar os 15 de ponta a ponta se ele não vai pensar duas vezes. As penas deveriam ser triplicadas nos atentados à policiais militares,civis,federais e guardas municipais, bem como no latrocínio tentado, roubo com emprego de arma de fogo e o próprio porte de arma, este com agravante da pena se o cidadão tiver antecedentes de crimes contra o patrimonio. Se fosse possível essas mudanças da lei, ainda poderia ser confiscado D E F I N I T I V A M E N T E os bens da organização criminosa, muitos de nós sabem onde existem os mais variados tipos de comércios deles, com os quais lavam o dinheiro obtido com os crimes, além das contas em bancos e outros bens que possuem. É dificil que isso aconteça, parece que não há interesse, mas se fosse possível queria ver se não abalaria, e muito, a organização criminosa. É minha opnião.Fui!!
CurtirCurtir
E digo ainda que, o patrimonio confiscado, seja ele sob a forma que for, deve ser revertido em equipamento para as polícias, em indenização aos familiares de policiais mortos ou inválidos.Tá fácil de, se não resolver, ao menos amenizar a situação. Já que é prá foder( aquele vídeo do sargento de Santos me chocou muito), vamos foder!!!!!! Fui!!!
CurtirCurtir
TANTO NOSSO GOVERNADOR ( GERALDO ALCKIMIN ) QUANTO O SR. SECRETÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA ( FERREIRA PINTO ) estão entrando para a H I S T Ó R I A e NÃO serão esquecidos tão cedo .
20 ANOS DE PESSOAS ligadas aos DIREITOS HUMANOS e que acham que a polícia nada mudou desde o tempo em que eles eram perseguidos politicamente .
PARTIDOS POLÍTICOS DESCONECTADOS (GOVERNO FEDERAL X GOVERNO ESTADUAL ) governando olhando para um passado TRISTE … NUNCA OLHANDO PARA O FUTURO . .. COMPARANDO BANDIDOS SANGUINÁRIOS com PRESOS POLÍTICOS …
RANCOR SEM FIM , MÁGOA DA POLÍCIA , VONTADE ZERO DE MELHORAR A SEGURANÇA DA POPULAÇÃO .
ATÉ QUANDO ?
O PAÍS PODE MELHORAR SEM MUDAR LEIS , SEM O CUMPRIMENTO TOTAL DAS PENAS , SEM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA NOSSAS CRIANÇAS ?
COM DUAS POLÍCIAS DIVIDIDAS sendo que uma não pode se expressar ( P.M.) E A OUTRA (CIVIL ) quando manifesta -se é AGREDIDA á BALAS de BORRACHAS e BOMBAS DE GÁS .
CurtirCurtir
VENTILA-SE NOVOS ATAQUES ……FIQUEM ESPERTOS E CARREGUEM OS PENTES !
CurtirCurtir
Caro colega, faço minhas as suas palavras, mas como vamos ter respaldo de alguém se o próprio judiciário mandou recolher alguns fuzis que eram cargas de alguns policiais??? Ao invés de dar-nos fuzis, nos tiram. Estamos a Deus dará. Tive a oportunidade de fazer alguns bicos no Rio de Janeiro e trabalhei com alguns policiais de lá. Todos tem seu fuzil de carga, inclusive 7.62, que são a maioria. Os .223 eles chamam de “melissinha”. O pessoal leva o fuzil pra casa e o usa diuturnamente, não importa se é pra instituição, pro bico ou pra defender sua família.
CurtirCurtir
galera naum vacilem…parece que o barato vai ferver mesmo…tem uma pá de loko mal intencionado…o governo sabe o que está pra acontecer e nada vai fazer….redobrem a guarda…naum vacilem….Deus nos proteja pra guerra!!
CurtirCurtir
PMs são baleados em SP e no ABC
Policial foi alvo de disparos na Vila Maria, na Zona Norte da capital.
Em Mauá, uma tentativa de assalto deixa PM ferido.
Do G1 em São Paulo
17 comentários
Dois policiais militares foram baleados por criminosos na Vila Maria, na Zona Norte de São Paulo, e em Mauá, no ABC, na noite desta quarta-feira (17).
Na Vila Maria, um policial militar aposentado foi atacado quando chegava em casa com a mulher, a filha de 6 anos e uma tia da esposa. Dois homens em uma moto, usando toucas ninja, deram dez tiros.
Três deles atingiram o PM, que foi levado para o hospital. Ele recebeu medicação e foi liberado. Os criminosos fugiram.
Em Mauá, um policial militar foi baleado em uma tentativa de assalto ao mercado da mulher dele. O PM de 30 anos estava de folga. Ele reagiu e levou tiros nas costas e nas pernas. O PM foi levado para o hospital e vai ter que passar por uma cirurgia. Ninguém foi preso.
CurtirCurtir
BOM DIA AMIGOS POLICIAIS, QUERO COMENTAR SOBRE A MATERIA EXIBIDA HOJE PELA MANHA COM RELAÇÃO A UMA PRISÃO DE TRAFICANTES NA CIDADE DO GUARUJA, ESTES FORAM PRESOS E COM ELES ENTRE DROGAS UMA VASTA GAMA DE ARMAS TAMBEM FOI APREENDIDA. OCORRE QUE AS PESSOAS DETIDAS ESTAVAM CRIMINOSOS DO RIO, SIM SENHORES, O COMANDO VERMELHO TAMBEM JA SE INSTALOU EM NOSSO ESTADO. A MAIS DE OITO MESES CONVERSANDO COM COLEGAS DO RIO RECEBI A INFORMAÇÃO DE QUE O COMANDO ESTARIA VINDO PARA SÃO PAULO, PORQUE AS AÇÕES NO RIO ESTÃO OBRIGANDO QUE TRAFICANTES DE LA VENHAM PROCURANDO OUTRAS CIDADES. DIANTE DISTO PODEMOS ENTENDER O PORQUE DE ATAQUES DIRETOS CONTRA POLICIAIS, POIS NO RIO, A ORDEM E O ENFRENTAMENTO DIRETO. TAMBEM EXISTE DENUNCIAS DE QUE IMIGRANTES VINDOS DA NIGERIA E QUE SERVIAM O EXERCITO DE LA, ESTARIAM TRABALHANDO PARA O TRAFICO EM NOSSO ESTADO, DAI OUTRA EXPLICAÇÃO PARA TANTO USO DE FUZIS EM NOSSO ESTADO. A POLITICA DE SEGURANÇA NÃO ESTA PREPARADA PARA ENFRENTAR ESTES FATOS. DIANTE O EXPLANADO, RECOMENDO CAUTELA, A AQUELES QUE CONTINUAM A EXERCER A ATIVIDADE POLICIAL EM NOSSO ESTADO. DISSE UM COMENTARIO OUTRO DIA QUE NOS DA POLICIA CIVIL, ATE AGORA NÃO ENTRAMOS NO MEIO DESTA GUERRA, MAS MAIS DIA MENOS DIA, ALGUMA EQUIPE QUE IRA CUMPRIR AQUELAS ORDENS DE SERVIÇOS QUE SEMPRE CUMPRIMOS, E QUE NOS DEIXAM LONGES DE NOSSAS ATIVIDADES QUE E A INVESTIGAÇÃO. ENTRARAM EM ALGUM BAIRRO E SEREMOS RECEBIDOS A TIROS TAMBEM DE FUZIL, E ESTA EQUIPE ESTARA SO, APENAS COM SUAS .40, E O RESULTADO NOS SABEMOS QUAL SERA.
VEJO DEPUTADOS, FALAREM EM ATOS ECOMENICOS, MISSAS,ETC, MAS NOS SABEMOS QUE ISSO E PURA PURPURINA, NA ATUAL SITUAÇÃO. ESTAMOS ENTRANDO EM UMA NOVA FASE DE POLICIA PAULISTANA, AQUELA QUE FICA A MERCE DE CRIMINOSOS, E A SOMBRA DO ESTADO DE DIREITO. O DESMANDO FEITO POR PARTE DO GOVERNO PAULISTA, ESTA CRIANDO PELA TOTAL FALTA DE PREPARO, POR PARTE DA POLICIA MILITAR, A CRIAÇÃO DE GRUPOS DE MILICIAS, DE PRAÇAS QUE AO TERMINO DE SEU TURNO, TRANSFORMAM-SE EM JUSTICEIROS, E NOS ESTAMOS VENDO OS RESULTADOS NOS JORNAIS.
NÃO CABE A MIM JULGAR SE E CERTO OU ERRADO, MAS SEI QUE E UMA RESPOSTA POR PARTE DOS SOLDADOS PELO OSTRACISMO POR PARTE DO COMANDO. QUANTO A NOS, VEJO DEPARTAMENTOS PARADOS, E POLICIAIS SEM MOTIVAÇÃO, PARA O COMBATE DIRETO.
SENHORES E SENHORAS ESTAMOS SOS.
DESCULPEM PELO DESABAFO.
SOU APENAS UM POLICIAL CANÇADO, E VENDO COLEGAS SEREM MORTOS POR UM GRUPO APENAS DE 40 INDIVIDUOS COMO O SR SERCETARIO DISSE.
CurtirCurtir
Na Baixada Santista, PMs revelam desmotivação para caça ao PCC
18 de outubro de 2012 • 08h13
Reduzir
Normal
Aumentar
Imprimir
Notícia
Comentar1
DASSLER MARQUES
Direto de Santos
Nas noites de terça e quarta-feira da última semana, a onda de violência que provocou 18 mortes em cinco dias, na Baixada Santista, atingiu seu auge. Não do ponto de vista estatístico, mas pela sensação de terror que se espalhou com direito a toque de recolher informal. Há oito dias, escolas de Santos dispensaram os alunos do período noturno antes do horário habitual, cooperativas de táxi sugeriram fim do serviço aos motoristas e até viaturas da Rota orientaram a população para permanecer em casa. Tudo por conta da guerra informal e nada silenciosa entre policiais militares e integrantes do Primeiro Comando da Capital, o PCC.
Colegas defendem PM morto e confirmam recompensa de R$ 500 mil do PCC
Veja os ataques a PMs e ônibus incendiados em SP
Homicídios, estupros e roubos crescem em SP em 2012
Quatro policiais militares ouvidos pelo Terra, que por receio de represálias preferiram não se identificar, relatam desmotivação e falta de respaldo do Estado na caça aos criminosos muito bem organizados. Dois deles, soldados que participam de operações na caça ao tráfico, revelam medo pelo que pode gerar a morte de um bandido ao próprio policial. “O povo tem que saber como funciona. Hoje para trabalhar é ‘embaçado’. Se o ladrão for conceituado no crime, houver uma ocorrência com troca de tiros e eu matar o cara, no mês seguinte vão me buscar em casa. O crime tem dinheiro e não tem rotina. O PM honesto não tem dinheiro e tem rotina”, descreve um dos soldados.
Colega de farda, um outro soldado relata situação recente que um companheiro vivenciou. “O bandido foi pego em flagrante e ofereceu R$ 100 mil ao policial em meia hora, mas ele não aceitou, ‘hoje não é seu dia’, disse para o cara. Depois, ele (bandido) deu R$ 130 mil para o promotor e foi para a rua. E aí ele vai atrás de quem? Vai atrás do policial que prendeu e não tem proteção”, critica.
Os dois soldados lembram da morte do sargento Marcelo Fukuhara, que foi assassinado a tiros de fuzil na Ponta da Praia, em Santos, na madrugada do último dia 7. “É tudo muito organizado. Os caras tinham um carro IX35 (da marca Hyundai) e com certeza é quente, não é roubado. Não vão colocar dois fuzis e quatro caras dentro de um carro roubado. É carro quente, do crime. Hoje os bandidos têm naipe de playboy (rico). E se ele quiser te pegar, é questão de tempo”, diz um dos PMs.
PCC oferece respaldo a filiados
O quadro provoca desmotivação nos policiais, asseguram. A medida emergencial adotada pelo Governo do Estado, além de colocar policiais administrativos na rua, foi reduzir a folga da corporação no início do mês. Um dos soldados entrevistados conta ter trabalhado 12 horas, por 10 dias consecutivos. Boa parte dos assassinatos a homens de farda ocorre quando não estão a serviço.
“Na verdade, isso (revogar folgas) protege os vagabundos, porque os policiais de folga vão atrás de vingança com os bandidos. Se quer me proteger, me dá segurança. Como vou trabalhar 10 dias sem folga com atitude e energia? Não dá”, afirma. “Do que adianta fazer bloqueio de trânsito para pegar carro de trabalhador? Se fosse para fechar a biqueira da favela fazendo operação, todos os dias e por 12 horas, eu ficaria com gosto. Até três meses se fosse preciso.”
De acordo com os PMs, a sensação dos bandidos junto ao PCC é totalmente oposta à que os policiais têm em relação ao Estado. “Eles pagam R$ 600 por mês (para o PCC) pelo status. E se forem presos ou morrerem, têm advogado e auxílio para a família. Você viu o que a mulher do sargento (Marcelo Fukuhara) falou? Que ninguém procurou ela”, compara um dos soldados, com um atestado: “sabe quem mais perde com isso? É a população.”
CurtirCurtir
Pingback: Outubro sangrento « Jornal Flit Paralisante | Via Media
segundo informações os malas estão querendo atingir o número de 111 policiais executados este ano. Querendo cobrar as mortes dos bandidos no Carandiru em 1992.
CurtirCurtir
está ficando cada vez pior, virou rotina, acordar todo dia e ficar sabendo de mais dois ataques a policiais pela internet, um em Mauá e outro a um PM reformado no Parque Novo Mundo. Ex- Policial Rodoviário. Hoje em dia ficar parado em comércio fazendo bico ou simplesmente comprando algo, ou mesmo alguém da vizinhança sabendo que você é ou foi um dia um policial , já é risco de morte …sair de casa agora só de colete e praticamente com a pistola carregada até os dentes…..
CurtirCurtir
http://www.band.uol.com.br/primeirojornal/conteudo.asp?ID=100000542782
Cadastro este que pode ter sido fornecido até pela própria ssp.
CurtirCurtir
18/10/2012 20:24
População pode apresentar emendas on-line ao Orçamento 2013
Da Redação
.
Os cidadãos do Estado de São Paulo também poderão apresentar emendas ao Orçamento estadual 2013 (PL 589/2012), através do Portal da Assembleia, até 5/11, período em que o projeto ficará em pauta.
Diferentemente das sugestões de audiências em que os cidadãos apresentam temas e propostas de políticas públicas, no portal é possível elaborar a própria emenda ao projeto de lei, da mesma forma que os parlamentares o fazem. O cidadão se cadastra e escolhe um deputado a quem encaminhar a sua emenda.
Há um tutorial passo a passo que explica como preencher os formulários e as exigências legais para remanejamento de recursos e que também informa como é elaborado o Orçamento.
Esse canal de interação com a população possibilita que as emendas on-line sejam automaticamente encaminhadas para o correio eletrônico do deputado escolhido. Para isso, basta o cidadão acessar o Portal da Alesp http://www.al.sp.gov.br e clicar no ícone Propostas de Emenda ao Orçamento, localizado à direita da tela.
CurtirCurtir
CurtirCurtir
O que escreveu é uma grande verdade….mas kde a coragem para
tomar tudo que não e declarado. desses porras ,enfia-los da cadeia de cabo a rabo
com primeiro ano sem visita, conforme vc disse…mas acretido sim que vão executar os
111 policiais este ano para cobrar a bronca da detenção.pois não prenderam nem a assassina do coronel ubiratãn…estamos ferrados mexicanização de sp. issi é fato
CurtirCurtir
Pouco importa que seja PSDB,ou PT,na prefeitura,policiais estão sendo mortos,eu digo ¨MORTOS¨,esta noite um sargento do tático do 13 BPM-M foi executado no centro de SP,e um Bombeiro,eu disse ¨BOMBEIRO ¨aponsentado foi executado,e após ser alvejado os meliantes passaram em cima dele com o carro usado no crime,gente vamos acordar,vocês estão discutindo se a atividade delegada vai continuar…vc vai precisar estar vivo para isso.
CurtirCurtir
Vou repetir um comentario anterior… PMs PAREM DE TRABALHAR, SE REUNAM, FAÇAM UMA MOBILIZAÇÃO GIGANTESCA PARA VER SE MUDA ALGUMA COISA NO ESTADO DE SP SENÃO MAIS 27 IRÃO MORRER !!!
CurtirCurtir