Editorial Tucano: cúpula da Segurança não quer guerra declarada aos matadores de policiais 25

Jornal A Tribuna de Santos

Um Comentário

  1. Murcharam, de novo…
    É só esperar pelo próximo episódio.
    E ainda murcharam com o rabinho baixo, porque no dia em que o Estado cumpria a sua parte, a bandidagem executava um PM da Rota. Mais ou menos assim: “Eu posso dar um tapa na sua cara e você deverá ficar quietinho, porque seu chefe assim deseja”. E mesmo tendo levado um “passa-moleque”, o Estado não pode fazer nada.
    E continuemos gastando dinheiro, em vez de investi-lo…

    Curtir

  2. E dá-lhe suspensão de folgas, férias, afastamentos e licenças prêmio dos praças, fora as escalas extras…
    E tudo sem direito a qualquer mínima compensação.
    Realmente, vai sair caro, mas omitiram quem vai pagar o preço.

    Curtir

  3. Finalmente o Governador caiu na real e percebeu que essa politica de dar carta branca para os assassinos da ROTA nao esta dando certo. Ele é tão inocente, como não previu que colocar um dos réus do massacre do carandiru no comando da ROTA daria a merda que está a segurança. Parece que o secretario vai ter que engolir mais essa.

    Curtir

  4. PORQUE A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO NÃO INSTAURA UMA CPI PARA APURAR A RELAÇÃO DO PODER PÚBLICO COM O PODER PARALELO?

    Curtir

  5. 01/10/2012 19h08 – Atualizado em 01/10/2012 20h18
    Professora é baleada em frente a escola na Zona Oeste de SP
    Crime aconteceu nesta segunda-feira (1º) no Rio Pequeno.
    Segundo a polícia, ela sofreu uma tentativa de assalto.
    Do G1 SP

    1 comentário

    Uma professora foi baleada em frente a uma escola na Zona Oeste de São Paulo no fim da tarde desta segunda-feira (1°). Segundo a Polícia Militar, a vítima sofreu uma tentativa de assalto.
    O crime aconteceu na Rua Joaquina da Lapa, no bairro do Rio Pequeno, por volta das 18h30. De acordo com a PM, três criminosos, todos adolescentes, participaram da ação e conseguiram levar o carro da professora. Eles foram detidos pouco depois.
    A vítima foi encaminhada para o Pronto-Socorro Sara. Ela foi atingida por um tiro no ombro e precisou ser internada, mas passa bem.
    O carro da professora foi recuperado. A polícia apreendeu também a arma utilizada pelos criminosos durante o assalto, um revólver calibre 32. Os suspeitos foram levados para o 89° Distrito Policial, no Portal do Morumbi, onde o caso será registrado. De acordo com a PM, todos possuíam passagem pela Fundação Casa.

    NEM A POBRE EDUCADORA TEM SEGURANÇA PARA VOLTAR PARA CASA! ESSE É O ESTADO DE SÃO PAULO QUE GERALDO ALCKIMIM É GOVERNADOR E PERTENCE AO PSDB !

    Curtir

  6. Sobral :PORQUE A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO NÃO INSTAURA UMA CPI PARA APURAR A RELAÇÃO DO PODER PÚBLICO COM O PODER PARALELO?

    Porque não é intere$$ante!

    Curtir

  7. O PSDBOSTA, esta brincando de fazer segurança há mais de 20 anos, tanto descaso e omissão que agora o resultado é este, policiais militares morrendo, a polícia civil desmotivada, e o imbecil do secrtino pinto dizendo que o P.C.C é lenda urbana, é muita incompetência!!!

    Curtir

  8. Já fez o acordo com o PCC pra ver se garante o Serra no segundo turno. Governo de merda.

    Curtir

  9. A ROTA MATA MAIS UM LIDER DO PCC, O PAU QUE BATE NO CHICO BATE TB NO FRANCISCO, AGORA AGUENTA, GENTE TA NA HORA DE USAR COLETE OU TIRAR LICENÇA PREMIO.

    Curtir

  10. SEM OBA OBA :
    A ROTA MATA MAIS UM LIDER DO PCC, O PAU QUE BATE NO CHICO BATE TB NO FRANCISCO, AGORA AGUENTA, GENTE TA NA HORA DE USAR COLETE OU TIRAR Ou se aposentar e viver em uma paLICENÇA PREMIO.

    Ou se aposentar e viver em uma praia deserta, ou um sítio isolado e nunca dizer para ninguém que é policial aposentado(a).

    Curtir

  11. batman :
    Finalmente o Governador caiu na real e percebeu que essa politica de dar carta branca para os assassinos da ROTA nao esta dando certo. Ele é tão inocente, como não previu que colocar um dos réus do massacre do carandiru no comando da ROTA daria a merda que está a segurança. Parece que o secretario vai ter que engolir mais essa.

    O batman vai dar o toba para Robin,e para de falar bosta….

    Curtir

  12. Até porque não são eles que estão morrendo , então fodam-se os praças da PM e suas familias , pra eles são todos escória do mesmo saco , quero ver o PCC matar coronél ou qqer outro oficial , HIPÓCRITAS !!!!

    Curtir

  13. Vejo aí dois erros:

    1) O erro de colocar o crime e os criminosos como entidades quase “respeitáveis”, inseridas oficialmente na sociedade.

    É aceitável, por exemplo, um empresário, numa negociação, deixar de radicalizar para evitar que o outro empresário também radicalize.

    É tática compreensível um patrão deixar de radicalizar com seus funcionários para que eles também não radicalizem numa greve lícita, mas desinteressante ao tal patrão.

    Enfim, vários podem ser os exemplos em que evitar a radicalização, ou, por outra, até aderir a ela, pode ser conveniente, em razão da postura ou das potencialidades do interlocutor.

    Mas o governo não pode ter o crime como interlocutor!!!!

    Se o governo opta por não radicalizar com o crime, isto significa o que? Que irá contemporizar com ele???

    2) O governo já optou por não radicalizar há muito tempo. Desde o governo Montoro, que foi alertado sobre os “Serpentes Negras” e nada fez, deixando livre o embrião do hoje PCC.

    A verdade é que o governo já optou por “enxugar gelo” desde, pelo menos, maio de 2006.

    Ora, querer erigir a ROTA a posição de combatente-mór do crime organizado é prova disto!

    ROTA é uma tropa reserva do Comando Geral da PM para apoio operacional à atividade fim da PM, que é “patrulhamento” e, portanto, “polícia ostensiva”, vale dizer: polícia de quarteirão.

    Quisesse o governo implodir o PCC por dentro, não investiria em confronto a granel à lá “matamos mais um hoje, hein?!” (a ROTA mata um enquanto surgem 5 chefias novas no PCC).

    Quisesse o governo atacar o PCC em seu núcleo duro, investiria pesadamente em INVESTIGAÇÃO, mas investigação para valer, com autonomia para verificar, principalmente, quem dá apoio ao PCC fora das prisões. Não há como não ter autoridades graúdas envolvidas nisto. Não há como não ter gente da iniciativa privada lastreando isto, seja lavando capitais, seja dando algum tipo de apoio, nem que seja dando empregos fictícios a quem precisa progredir de regime de cumprimento de pena (já repararam como nos pedidos de progressão de regime, os condenados sempre têm, garantidos, empregos cá fora???).

    ROTA dando trombada e zerando um aqui e outro ali só aumenta a insegurança geral mesmo, apesar de, para mim, não ser nada lamentável a morte de qualquer criminoso.

    O que precisa haver é INVESTIGAÇÃO de baixo para cima, mas podendo-se alcançar “os de cima”, aqueles engravatados e perfumados que não enfrentam, sozinhos, uma guarnição inteira “de” ROTA, nem morrem crivados de balas na periferia trajando shorts jeans e chinelos havaianas nos pés.

    Quisesse o governo impor um golpe forte e real no PCC investiria em quem tem competência legal para fazer tal INVESTIGAÇÃO.

    Curtir

  14. Esse batman deve ser algum afiliado do Marcola, se liga mane, se a ROTA te pega vc ja era, otario………

    Curtir

  15. Falou tudo…
    Mas a política, de todos os partidos, está dominada pelo câncer.
    Em todo o tipo de atividade onde há participação de alguns políticos, há forma de lavagem de dinheiro, inclusive mediante a prestação de serviços públicos (cooperativas disto, daquilo), etc.
    Em resumo, não há como acabar com o crime. Pelo menos por enquanto.

    DELTA UNO – ORIGINAL :
    Vejo aí dois erros:
    1) O erro de colocar o crime e os criminosos como entidades quase “respeitáveis”, inseridas oficialmente na sociedade.
    É aceitável, por exemplo, um empresário, numa negociação, deixar de radicalizar para evitar que o outro empresário também radicalize.
    É tática compreensível um patrão deixar de radicalizar com seus funcionários para que eles também não radicalizem numa greve lícita, mas desinteressante ao tal patrão.
    Enfim, vários podem ser os exemplos em que evitar a radicalização, ou, por outra, até aderir a ela, pode ser conveniente, em razão da postura ou das potencialidades do interlocutor.
    Mas o governo não pode ter o crime como interlocutor!!!!
    Se o governo opta por não radicalizar com o crime, isto significa o que? Que irá contemporizar com ele???
    2) O governo já optou por não radicalizar há muito tempo. Desde o governo Montoro, que foi alertado sobre os “Serpentes Negras” e nada fez, deixando livre o embrião do hoje PCC.
    A verdade é que o governo já optou por “enxugar gelo” desde, pelo menos, maio de 2006.
    Ora, querer erigir a ROTA a posição de combatente-mór do crime organizado é prova disto!
    ROTA é uma tropa reserva do Comando Geral da PM para apoio operacional à atividade fim da PM, que é “patrulhamento” e, portanto, “polícia ostensiva”, vale dizer: polícia de quarteirão.
    Quisesse o governo implodir o PCC por dentro, não investiria em confronto a granel à lá “matamos mais um hoje, hein?!” (a ROTA mata um enquanto surgem 5 chefias novas no PCC).
    Quisesse o governo atacar o PCC em seu núcleo duro, investiria pesadamente em INVESTIGAÇÃO, mas investigação para valer, com autonomia para verificar, principalmente, quem dá apoio ao PCC fora das prisões. Não há como não ter autoridades graúdas envolvidas nisto. Não há como não ter gente da iniciativa privada lastreando isto, seja lavando capitais, seja dando algum tipo de apoio, nem que seja dando empregos fictícios a quem precisa progredir de regime de cumprimento de pena (já repararam como nos pedidos de progressão de regime, os condenados sempre têm, garantidos, empregos cá fora???).
    ROTA dando trombada e zerando um aqui e outro ali só aumenta a insegurança geral mesmo, apesar de, para mim, não ser nada lamentável a morte de qualquer criminoso.
    O que precisa haver é INVESTIGAÇÃO de baixo para cima, mas podendo-se alcançar “os de cima”, aqueles engravatados e perfumados que não enfrentam, sozinhos, uma guarnição inteira “de” ROTA, nem morrem crivados de balas na periferia trajando shorts jeans e chinelos havaianas nos pés.
    Quisesse o governo impor um golpe forte e real no PCC investiria em quem tem competência legal para fazer tal INVESTIGAÇÃO.

    Curtir

  16. Eduardo :
    Falou tudo…
    Mas a política, de todos os partidos, está dominada pelo câncer.
    Em todo o tipo de atividade onde há participação de alguns políticos, há forma de lavagem de dinheiro, inclusive mediante a prestação de serviços públicos (cooperativas disto, daquilo), etc.
    Em resumo, não há como acabar com o crime. Pelo menos por enquanto.

    DELTA UNO – ORIGINAL :
    Vejo aí dois erros:
    1) O erro de colocar o crime e os criminosos como entidades quase “respeitáveis”, inseridas oficialmente na sociedade.
    É aceitável, por exemplo, um empresário, numa negociação, deixar de radicalizar para evitar que o outro empresário também radicalize.
    É tática compreensível um patrão deixar de radicalizar com seus funcionários para que eles também não radicalizem numa greve lícita, mas desinteressante ao tal patrão.
    Enfim, vários podem ser os exemplos em que evitar a radicalização, ou, por outra, até aderir a ela, pode ser conveniente, em razão da postura ou das potencialidades do interlocutor.
    Mas o governo não pode ter o crime como interlocutor!!!!
    Se o governo opta por não radicalizar com o crime, isto significa o que? Que irá contemporizar com ele???
    2) O governo já optou por não radicalizar há muito tempo. Desde o governo Montoro, que foi alertado sobre os “Serpentes Negras” e nada fez, deixando livre o embrião do hoje PCC.
    A verdade é que o governo já optou por “enxugar gelo” desde, pelo menos, maio de 2006.
    Ora, querer erigir a ROTA a posição de combatente-mór do crime organizado é prova disto!
    ROTA é uma tropa reserva do Comando Geral da PM para apoio operacional à atividade fim da PM, que é “patrulhamento” e, portanto, “polícia ostensiva”, vale dizer: polícia de quarteirão.
    Quisesse o governo implodir o PCC por dentro, não investiria em confronto a granel à lá “matamos mais um hoje, hein?!” (a ROTA mata um enquanto surgem 5 chefias novas no PCC).
    Quisesse o governo atacar o PCC em seu núcleo duro, investiria pesadamente em INVESTIGAÇÃO, mas investigação para valer, com autonomia para verificar, principalmente, quem dá apoio ao PCC fora das prisões. Não há como não ter autoridades graúdas envolvidas nisto. Não há como não ter gente da iniciativa privada lastreando isto, seja lavando capitais, seja dando algum tipo de apoio, nem que seja dando empregos fictícios a quem precisa progredir de regime de cumprimento de pena (já repararam como nos pedidos de progressão de regime, os condenados sempre têm, garantidos, empregos cá fora???).
    ROTA dando trombada e zerando um aqui e outro ali só aumenta a insegurança geral mesmo, apesar de, para mim, não ser nada lamentável a morte de qualquer criminoso.
    O que precisa haver é INVESTIGAÇÃO de baixo para cima, mas podendo-se alcançar “os de cima”, aqueles engravatados e perfumados que não enfrentam, sozinhos, uma guarnição inteira “de” ROTA, nem morrem crivados de balas na periferia trajando shorts jeans e chinelos havaianas nos pés.
    Quisesse o governo impor um golpe forte e real no PCC investiria em quem tem competência legal para fazer tal INVESTIGAÇÃO.

    Caríssimos Flitadores,

    Penso diferente, ou seja, É APENAS O PENSAMENTO DELES -” O POLITICAMENTE CORRETO”………….RS..RS.., OU SEJA………………HIPÓCRITAS ACOVARDADOS PELO POLITICAMENTE CORRETO…….GOSTARAM DO TROCADILHO…….

    Abraços.

    Curtir

  17. Prezados Flitadores,

    Em continuidade do meu comentãrio no ítem 16, apenas como embazamento, ouvi no dia de hoje, em minhas palavras e lembranças, o comentário do renomado jornalista Alexandre Garcia, acerca de um “politico” que foi “Secretário da Segurança Pública de Minas Gerais” que teria declarado a todos que o ouvissem através da IMPRENSA, que “BANDIDO DO RIO DE JANEIRO QUE ENTRASSE EM MINAS GERAIS NÃO SAIRIA VIVO DAQUELE ESTADO”, mais ou menos nestes moldes, ENTÃO, COM TAL PUBLICIDADE, MINAS GERAIS NÃO TEVE PROBLEMAS COM OS BANDIDOS EVADIDOS DO RIO DE JANEIRO, APÓS AQUELAS AÇÕES MILITARES DE INVASÃO DE MORROS………….É aí Senhores, eu QUESTIONO………………..ATÉ ONDE O POLITICAMENTE CORRETO E O INCORRETO, COMO ACABO DE MANIFESTAR, ME PERDOE O NOBRE JORNALISTA, É O CORRETO NAS TRATIVAS DE SEGURANÇA PÚBLICA, CLARO, PARA DEIXAR CLARO AOS FLITADORES, COMPACTUO DA ATITUDE DESTE SECRETÁRIO QUE PROFERIU TAL FRASE DURANTE SEU PERÍODO DE SECRATÁRIO.

    Que, venham as contestações, rs..rs..rs.

    Abraços…
    ,

    Curtir

  18. Gente, com todo respeito à memória da Hebe, um ser iluminado…
    Mas o tucanalha Chuchupiscolé, arriou as calçolas!
    E abriu as portas e as pregas do bandeirantismo paulista!
    Quantos policiais estão morrendo e suas famílias sendo duplamente vitimadas, pela perda do ente e pelo descaso do Desgoverno PCCSDBosta e os poderosos querem que a sociedade policial foda-se e extingua-se, juntamente com os malas do PCC!
    Violência gera violência! E atrocidades fomentam mais atrocidades! Mortes ensejam mais mortes! Impunidade prolifera mais impunidade! E perdas acarretam mais perdas!
    O Governo perdeu a vergonha na cara! O PCC perdeu o medo e o limite! E os policiais estão perdendo a vida, mas tudo bem, são apenas números! E a sociedade perdeu a Paz!
    Dizem as más linguas que nos próximos dias as mortes serão vingadas com mais mortes, praticadas pelos exterminadores sociais!
    Estão vangloriando-se que irão aplicar o estatuto aos criadores dele!
    Onde estão os poderes que deveriam fiscalizar o Estado, os agentes públicos e os criminosos!

    Curtir

  19. TUDO ISSO É A AUSÊNCIA DO ESTADO, NA VERDADE, OS POLICIAIS REPRESENTAM O ESTADO, MAS A BEM DA VERDADE, O ESTADO ABANDONOU OS POLICIAIS Á MUITOS ANOS, SÓ PODIA DAR NISSO !

    COMO PODE ALGUÉM ACREDITAR, SOMENTE UM TOLO ACREDITA QUE O SERVIDOR PÚBLICO, SEJA ELE DE QUALQUER ÁREA, É APENAS UM SERVIDOR E NADA MAIS, ANTES DE TUDO ELE É UM HOMEM OU UMA MULHER COM ASPIRAÇÕES DE PROSPERAR FINANCEIRAMENTE E PROFISSIONALMENTE, SÃO TODOS PASSIVOS DE ERROS, É NORMAL QUE ALGUNS TEM MAIORES OU MENORES GANÂNCIAS, MAS TODOS TEM, MESMO QUE NÃO FAÇA OU PARTICIPE DE COISAS ILÍCITAS, MAS NO FUNDO TEM DESEJOS DE PROSPERAREM DE ALGUMA MANEIRA, É AI QUE MUITOS SE LANÇAM, POR TOTAL DESESPERO DE VER OS ANOS PASSAREM E NÃO HÁ O MÍNIMO PROGRESSO FINANCEIRO E PROFISSIONAL, ENTÃO O SUJEITO ACABA CEDENDO AS TENTAÇÕES DAS POSSIBILIDADES QUE SÃO LHE APRESENTADAS NO DIA A DIA E, POR FIM, MUITOS PARTEM PARA O MUNDO DO CRIME, COM CERTEZA NOSSOS POLÍTICOS SÃO OS PÉSSIMOS EXEMPLOS E GRANDES RESPONSÁVEIS PELA MAZELA NAS POLÍCIAS, NÃO É RARO VERMOS NA TV SENADORES, DEPUTADOS, GOVERNADORES, PREFEITOS, VEREADORES, SECRETÁRIOS ETC SENDO EXONERADOS E CASSADOS POLITICAMENTE EM RAZÃO DE INÚMERAS FALCATRUAS, SAQUEIAM OS COFRES PÚBLICOS E UTILIZAM OS CARGOS PARA AS MAIS DIVERSAS MODALIDADES DE CORRUPÇÃO.
    O QUE A SOCIEDADE DEVE FAZER É EXIGIR QUE OS GOVERNADORES E A PRESIDENTE DA REPÚBLICA ELABOREM UM PLANO DE SEGURANÇA PÚBLICA ONDE INCLUAM OS POLICIAIS NA CATEGORIA DE SERVIÇOS ALTAMENTE ESSENCIAIS E DE GRANDE RISCO E PAGUEM A ELES SALÁRIOS DIGNOS; QUE FAÇAM UM PLANO DE CARREIRA ONDE TODOS POLICIAIS TENHAM A CERTEZA QUE PRESTAR SERVIÇOS DE ALTO RISCO AINDA É GRATIFICANTE E VALE A PENA FINANCEIRAMENTE, COM A CERTEZA DE UMA APOSENTADORIA GARANTIDORA DE UMA VELHICE DIGNA E TRANQUILA, POIS SOMENTE SER UM BONECO COM UMA ARMA NA CINTURA NÃO É O SUFICIENTE PARA OS HOMENS E AS MULHERES PRESTAREM SERVIÇOS DE BOA QUALIDADE E SE AFASTAREM DA LINHA QUE DIVIDE A POLÍCIA HONESTA E A CRIMINALIDADE. É UM ERRO GRAVE DO PODER EXECUTIVO COM TOTAL CONIVÊNCIA DO PODER LEGISLATIVO TRATAR OS POLICIAIS TÃO INDIGNAMENTE COM SALÁRIOS INCOMPATÍVEIS COM A PROFISSÃO. REPITO, O POVO TEM QUE EXIGIR DOS NOSSOS GOVERNANTES MEDIDAS CONCRETAS PARA QUE POSSAMOS TER A POLÍCIA CONFIÁVEL QUE TODOS NÓS QUEREMOS E SONHAMOS.
    ABRO UMA PARENTESES PARA EXPLICAR UMA BRUTALIDADE QUE COMETE NOSSOS GOVERNANTES CONTRA OS POLICIAIS ( todos policiais são submetidos a exames psicológicos na fase de admissão, todos psicólogos examinadores sabem muito bem o potencial que o policial possui em reagir nos casos de extremas necessidades de matar ou morrer, portanto, o policial possui as mesmas características dos criminosos no quesito coragem de matar ou morrer, porque não roubar ou traficar também? tem coragem para isso também; A diferença é que o policial tem formação moral e a maioria não se rende ás tentações do dinheiro fácil, mas tem muitos que não conseguem ver seus familiares passando por dificuldades financeiras e ai é o perigo, muitos fazem a jornada dupla, ou seja, muitos prestam os serviços para a polícia e para a criminalidade e acaba jogando contra a sociedade . Infelizmente o Brasil é carente de Governantes e legisladores sensatos ).
    NÃO CREIO QUE A POLÍCIA PAULISTA SEJA CORRUPTA GENERALIZADAMENTE, MAS EXISTE SIM OS CORRUPTOS, ISSO NÃO É PRIVILÉGIO DO ESTADO DE SÃO PAULO E SIM DE TODOS ESTADOS DA FEDERAÇÃO !

    Curtir

  20. batman :
    Finalmente o Governador caiu na real e percebeu que essa politica de dar carta branca para os assassinos da ROTA nao esta dando certo. Ele é tão inocente, como não previu que colocar um dos réus do massacre do carandiru no comando da ROTA daria a merda que está a segurança. Parece que o secretario vai ter que engolir mais essa.

    Curtir

  21. Esse batman é um puta de um cuzão, esta a favor das ultimas determinações do governador, junto com esse secretátio que já passou da hora de ir embora, e nunca mais falar em policia, isto se ele tiver vergonha na cara. A gerra já foi declarada se o nosso ilustre governador não tomar uma atitude, que com certeza não vai tomar, nós policiais e a população estaremos perdidos.Teremos que justiça com as próprias mãos.

    Curtir

  22. QUE INVEJA, AQUI NO ESTADO DE SÃO PAULO OS PRESOS TEM O PODER PARALELO, MANDAM EXECUTAR POLICIAIS .

    02/10/2012 – 18h54
    Cartas de presos de NY revelam detalhes da vida na cela solitária
    PUBLICIDADE

    MOSI SECRET
    DO “NEW YORK TIMES”

    As cartas manuscritas chegaram às dezenas, vindas de homens que, em linguagem cheia de erros mas dolorosa, descreveram como era enlouquecer.

    “Sinto que estou começando a ter uns comportamentos de isquitzofrenia”, escreveu um homem. “Ouço vozes ecoando quando tento dormir.” Outro disse que sua mente “apodrece” com “pensamentos que são incomuns ou antinaturais, e você se pergunta de onde diabos eles vieram?”.

    Eles são detentos do sistema carcerário do Estado de Nova York, condenados por uma gama grande de crimes, incluindo tráfico de drogas e homicídio. Foram tirados da população carcerária geral e colocados em prisão solitária –ou, no jargão deles, na “caixa”–, onde viveram em celas minúsculas, do tamanho de um elevador, isolados de praticamente qualquer contato humano. Os motivos foram diversos: participação em brigas, fumar, usar drogas. Em muitos casos, porém, detentos são isolados por crimes mais graves, como apunhalar outros detentos, atacar carcereiros ou fazer tentativas de fuga.

    Tendo ficado prisioneiros de sua própria imaginação por semanas, meses ou, em alguns casos, anos a fio, os homens –muitos dos quais já sofriam de doenças mentais– colocaram sua paranoia, raiva, ansiedade e esperanças no papel, com descrições em alguns casos literárias e em outros, quase indecifráveis. Mais que qualquer outra coisa, os textos transmitem uma consciência tenebrosa de que suas identidades estavam se fragmentando –um sentimento tão desconcertante para alguns que os levou a tentar pôr fim a suas próprias vidas.

    O cabedal de cartas escritas por mais de cem detentos à União de Liberdades Civis de Nova York (NYCLU), que se correspondia com os homens para reforçar suas tentativas de combater a prática da detenção solitária, traz novos insights sobre um mundo fechado e que geralmente só é visto por uma pessoa de cada vez.

    As cartas podem acrescentar novos elementos no debate nacional sobre se manter detentos em isolamento extremo é ou não castigo cruel e incomum. Recentemente muitos Estados americanos vêm abandonando a prática, que foi tema de audiências federais no verão deste ano mas ainda é largamente aplicada no Estado de Nova York.

    Em qualquer dia dado, quase 4.500 detentos no Estado estão em detenção segregada, cerca de metade deles em detenção solitária e metade em celas com outro detento. A informação é da NYCLU, que planejava publicar na terça-feira um relatório de 72 páginas sobre suas conclusões. Uma cópia do relatório foi entregue ao “New York Times” com antecedência.

    O grupo de defesa das liberdades civis descreveu os dois tipos de encarceramento como “arbitrários, inumanos e inseguros”, argumentando que as autoridades carcerárias têm poder discricionário excessivo para enviar detentos a celas segregadas por períodos longos, mesmo por infrações menores.

    O relatório não pede a abolição da detenção solitária, mas recomenda que o departamento correcional estadual adote normas mais restritivas que reservem o isolamento para castigar detentos pelos delitos mais violentos e que o Estado faça um censo de suas celas para averiguar quais detentos realmente merecem estar nelas.

    Um porta-voz do departamento correcional, Peter K. Cutler, limitou as declarações que deu numa entrevista na segunda-feira, porque o relatório ainda não tinha sido divulgado. “A segregação disciplinar é algo que levamos muito a sério no sistema carcerário”, disse Cutler. De acordo com ele, os fatores pelos quais o departamento pauta sua ação são o comportamento do detento e a segurança das prisões. “Há um processo. Isso não é feito de modo unilateral.”

    “Os detentos têm direitos e nunca devem ser sujeitados a violência”, falou em comunicado à imprensa Donn Rowe, presidente da Associação Benevolente de Carcereiros e Policiais do Estado de Nova York. “Mas suas queixas anônimas também devem ser recebidas com uma dose apropriada de ceticismo, e é preciso lembrar ao público que o sistema carcerário de Nova York abriga alguns dos indivíduos mais violentos e problemáticos do país.”

    Nas cartas, os detentos –cujos nomes reais não foram divulgados pela NYCLU porque, segundo a organização, eles poderiam ser alvos de represálias por parte das autoridades carcerárias– aceitaram a responsabilidade pelos crimes que cometeram fora da prisão, mas questionaram se seu comportamento dentro da prisão justificava o tratamento recebido. Eles criticaram autoridades de saúde mental, enfermeiros e carcereiros que, segundo eles, ignoram suas queixas.

    “Por favor, alguém me ajude”, escreveu um homem que, meses depois, tentaria o suicídio. “Preciso de AJUDA!”

    Os detentos começaram a cumprir suas penas entre a população carcerária geral em prisões espalhadas pelo Estado. Foram transferidos para celas segregadas depois de infringir as regras. Eles foram acusados de brigar, fumar cigarros e apresentar resultados positivos em exames de drogas, entre outros comportamentos. Um deles disse que foi autuado por “olhar inapropriadamente e perseguir”, depois de olhar para o traseiro de uma carcereira quando ela se abaixou para pegar suas chaves.

    A maioria dos homens acabou ficando em um dos dois presídios estaduais dedicados exclusivamente a celas de isolamento, o Upstate Correctional Facility, na cidade de Malone, perto da fronteira canadense, e a Southport Correctional Facility, em Pine City. A monotonia era a regra durante 23 horas por dia. Eles recebiam suas refeições através de fendas nas portas. Durante uma hora por dia podiam exercitar-se numa pequena jaula metálica conhecida como “o canil”.

    Os homens “pescavam”, ou seja, passavam bilhetes, livros e revistas um para o outro, usando folhas rasgadas com tubos de pasta de dente em cima para dar peso. Mas passavam a maior parte do tempo olhando as paredes.

    “A água da pia tem cor leitosa”, escreveu um detento. “Não é branca, mas não é transparente. Nosso chuveiro é muito quente e continua a pingar mesmo depois de o desligarmos –pinga sem parar. Devido à umidade do chuveiro e da pia, estamos começando a notar mosquitos, também conhecidos como ‘moscas-das-frutas’. As paredes são marcadas com símbolos de gangues, desenhos demoníacos, muco, fezes e ferrugem. Não somos autorizados a desinfetar nossas celas. Há pasta de dentes endurecida sobre minhas lâmpadas, paredes, cama, o teto, as portas e as aberturas para entrar ar. No meu chuveiro há vários adesivos, mofo, resíduo de sabonete e o que parecem ser gotinhas de sangue ressecado.”

    Curtir

  23. romano de romeu silva :
    Esse batman é um puta de um cuzão, esta a favor das ultimas determinações do governador, junto com esse secretátio que já passou da hora de ir embora, e nunca mais falar em policia, isto se ele tiver vergonha na cara. A gerra já foi declarada se o nosso ilustre governador não tomar uma atitude, que com certeza não vai tomar, nós policiais e a população estaremos perdidos.Teremos que justiça com as próprias mãos.

    Eu prefiro ser cuzão do que ser touxa como voce. Voce quer guerra então se alista la no exercito americano e vai morrer no Iraque. A policia não ganha para morrer covardemente na mão de vagabundo. A policia serve para prender vagabundo. A ROTA tava cotucando onça com vara curta. Os malas não tem nada a perder o policial tem ele tem que sustentar sua familia essa guerra não é dele. Quem devia estar morrendo eram os PMs da ROTA que deviam resolver seus problemas de desacordos comerciais com o PCC no PROCON

    Curtir

  24. Reflexão adicional…
    Talvez eu esteja enganado – até porque na época do Montoro eu estava na melhor parte da infância -, mas o descaso com a segurança é bem anterior e sempre existiu. A diferença era que havia certo temor em razão de peculiaridades daqueles tempos e da atuação forte, “exemplar” contra os então denominados “subversivos”.

    Estava lendo uma reportagem muito antiga no OESP (década de 70), dando conta da criação do GARRA. Segundo o jornal, o Grupo seria formado por policiais civis do DEIC e militares da ROTA, que atuariam no combate aos roubos a bancos (ações que se atribuíam aos “terroristas”).

    Também segundo a reportagem, o então SSP Erasmo Dias prometia à equipe mais empenhada do GARRA, como premiação, um fuzil M-15 e duas Remington semi-automática cal. 12.
    OESP, de 14/10/1976, pg 29…Faça a busca em http://acervo.estadao.com.br

    Se desde a década de 70 tratam a segurança dessa forma (concedendo equipamento como prêmio), naturalmente isso não acabaria bem.

    Montoro talvez só tenha posto às claras a deficiência do sistema…

    DELTA UNO – ORIGINAL :
    Vejo aí dois erros:
    1) O erro de colocar o crime e os criminosos como entidades quase “respeitáveis”, inseridas oficialmente na sociedade.
    É aceitável, por exemplo, um empresário, numa negociação, deixar de radicalizar para evitar que o outro empresário também radicalize.
    É tática compreensível um patrão deixar de radicalizar com seus funcionários para que eles também não radicalizem numa greve lícita, mas desinteressante ao tal patrão.
    Enfim, vários podem ser os exemplos em que evitar a radicalização, ou, por outra, até aderir a ela, pode ser conveniente, em razão da postura ou das potencialidades do interlocutor.
    Mas o governo não pode ter o crime como interlocutor!!!!
    Se o governo opta por não radicalizar com o crime, isto significa o que? Que irá contemporizar com ele???
    2) O governo já optou por não radicalizar há muito tempo. Desde o governo Montoro, que foi alertado sobre os “Serpentes Negras” e nada fez, deixando livre o embrião do hoje PCC.
    A verdade é que o governo já optou por “enxugar gelo” desde, pelo menos, maio de 2006.
    Ora, querer erigir a ROTA a posição de combatente-mór do crime organizado é prova disto!
    ROTA é uma tropa reserva do Comando Geral da PM para apoio operacional à atividade fim da PM, que é “patrulhamento” e, portanto, “polícia ostensiva”, vale dizer: polícia de quarteirão.
    Quisesse o governo implodir o PCC por dentro, não investiria em confronto a granel à lá “matamos mais um hoje, hein?!” (a ROTA mata um enquanto surgem 5 chefias novas no PCC).
    Quisesse o governo atacar o PCC em seu núcleo duro, investiria pesadamente em INVESTIGAÇÃO, mas investigação para valer, com autonomia para verificar, principalmente, quem dá apoio ao PCC fora das prisões. Não há como não ter autoridades graúdas envolvidas nisto. Não há como não ter gente da iniciativa privada lastreando isto, seja lavando capitais, seja dando algum tipo de apoio, nem que seja dando empregos fictícios a quem precisa progredir de regime de cumprimento de pena (já repararam como nos pedidos de progressão de regime, os condenados sempre têm, garantidos, empregos cá fora???).
    ROTA dando trombada e zerando um aqui e outro ali só aumenta a insegurança geral mesmo, apesar de, para mim, não ser nada lamentável a morte de qualquer criminoso.
    O que precisa haver é INVESTIGAÇÃO de baixo para cima, mas podendo-se alcançar “os de cima”, aqueles engravatados e perfumados que não enfrentam, sozinhos, uma guarnição inteira “de” ROTA, nem morrem crivados de balas na periferia trajando shorts jeans e chinelos havaianas nos pés.
    Quisesse o governo impor um golpe forte e real no PCC investiria em quem tem competência legal para fazer tal INVESTIGAÇÃO.

    Curtir

Os comentários estão desativados.