Escrivães fazem rodízio de DPs em Ribeirão Preto…são disputados ‘a tapas’ 45

Efetivo pequeno estaria atrapalhando andamento de inquéritos da Polícia Civil

Jucimara de Pauda

Foto: 19.mar.2012 – Tiago de Brino / Especial

Membros de conselhos de segurança dizem que escrivães são disputados ‘a tapas’ nos DPs

A falta de escrivães nos Distritos Policiais de Ribeirão Preto e o aumento de criminalidade na cidade mobilizaram os nove presidentes do Conselho de Segurança de Bairros de Ribeirão Preto. Segundo funcionários dos Distritos Policiais, a situação é caótica e os escrivães fazem rodízio entre os DPs para conseguirem manter o serviço em ordem.

Os presidentes se reuniram com o coordenador estadual dos Consegs, Edvaldo Roberto Coratto, para pedir mais efetivo para a Polícia Civil da cidade. Segundo eles, os delegados estão disputando “a tapas” o profissional que está em falta nos Distritos Policiais. “Vou levar o pedido ao novo Secretário de Segurança Pública que tomou posse”.

Na reunião, os presidentes dos conselhos citaram que a falta de escrivão é alarmante a ponto de um distrito emprestar o profissional para o outro. “Nossos Distritos Policiais estão falidos e precisamos de mais efetivo”, diz Honor Alberto Vicente, presidente do Conseg de Ribeirão Preto.

Segundo a reportagem apurou, os escrivães estão fazendo um rodízio entre os distritos. Um deles, por exemplo, sai três vezes por semana de Cássia dos Coqueiros para trabalhar em Ribeirão. A Seccional também está emprestando seus escrivães para os DPs.

Um delegado da Polícia Civil, que não quer ser identificado, confirmou à reportagem a falta de escrivão. “Não tem como aplicarmos tolerância zero na criminalidade sem efetivo humano.”
Integrantes do Conseg Oeste, na região da Vila Tibério, também acham um absurdo o pequeno número de policiais do 3º DP. “São poucos para atender uma região de mais de cem mil habitantes. É humanamente impossível”, diz Honor.

José Golfieri, do Conseg do Centro, afirma que Ribeirão Preto pede socorro para combater o aumento de criminalidade. “Estamos com poucos policiais que não dão conta de atender todas as ocorrências e isto precisa ser mudado”.

Por e-mail, a assessoria de imprensa da Delegacia Seccional informou que não comentaria o assunto porque o delegado seccional Adolfo Domingos da Silva Júnior estava fazendo correições nas cidades da região.

http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2012/11/22/escrivaes-fazem-rodizio-de-dps-em-ribeirao-preto.html

  1. Rodízio de Policiais Civis operacionais não é problema apenas de Ribeirão Preto. Praticamente todas as regiões do Estado estão com as mesmas dificuldades… Falta material humano para exercer as atividades de Polícia Judiciária. Faltam Policiais Civis de todas as carreiras, mas sobram viaturas e computadores.

    Curtir

  2. QUANDO ESCRIVÃO ACUMULA MAIS DE UMA DELEGACIA, QUANDO É DESLOCADO DE UM MUNICIPIO PARA OUTRO, COMO É O CASO COMENTADO, A PERGUNTA É A SEGUINTE:
    RECEBE A ACUMULAÇÃO DA MESMA FORMA QUE OS DELEGADOS?
    PERGUNTAR NÃO OFENDE (OU OFENDE?)

    Curtir

  3. RECENTEMENTE FORAM ENVIADOS PARA RIBEIRÃO PRETO NOVE ESCRIVÃES APROVADOS NO ÚLTIMO CONCURSO; JÁ PARA CAMPINAS (SITUAÇÃO CAÓTICA DE ESCRIVÃO TER 1.600 IP´s), SOROCABA, SJ CAMPOS NENHUM (VEJA REPORTAGEM SITE SINPOL CAMPINAS). FALTA FUNIONÁRIO EM TODO ESTADO. ABERTO CONCURSO PARA 233 ISSO É ABSURDO.

    Curtir

  4. e , nao e so la, escrivaes sao importantes e ninguem contrata… so vejo agente de tele…. a disputa e em qualquer lugar ou delegacia ,,,e eu nao sou da carreira… tenho o maior respeito e digo que nao e facil ser um escrivao, eu mesmo nunca na minha vida e nem os meus familiares o serao, seja pela funçao , pelo salario , dificuldades do dia a dia , responsabilidades e principalmente atuaçao… é um verdadeiro SACERDOCIO… sempre pensei assim, pois os ajudo no plantao ou em cartorios … n ao e facil ser escrivao… deveriam ser mais valorizados , como todo policial civil….

    Curtir

  5. Um cartório de um dp pesado já é uma carga extraordinária. Só de perceber a complexidade e os prazos dos feitos sob a guarda do policial, deixaria qualquer cidadão comum à beira de um colapso cardíaco. Mas… acumular serviços de outras delegacias… nem pagando a peso de ouro!

    Curtir

  6. Nesta terça-feira, 31/7, a Federação Interestadual dos Trabalhadores Policiais Civis da Região Sudeste – FEIPOL-SE e o Sindicato dos Policiais Civis de Santos, Região e Vale do Ribeira – SINPOLSAN, foram recebidos em audiência pelo Sr. Delegado Geral de Polícia, Dr. Marcos Carneiro Lima.
    Durante mais de uma hora, o presidente da FEIPOL, Aparecido Lima de Carvalho, o Diretor de Coordenação, Jarim Lopes Roseira e o presidente do SINPOLSAN, Walter de Oliveira Santos, discorreram sobre as principais reivindicações da Categoria, mormente sobre a urgente necessidade de reposição do efetivo nas diversas carreiras.
    O Sr. Delegado Geral expôs as razões da defasagem do número de policiais, dizendo que no passado deixou-se de preencher os cargos já existentes, sob a alegação de falta de dotação orçamentária, o que se reflete nos dias atuais. Reconheceu que a situação é preocupante e que os concurso saem brevemente.
    Abaixo, o teor do oficio entregue pelos diretores da FEIPOL ao DGP:

    MATÉRIA CORREIO POPULAR – 24 DE JULHO DE 2012
    LEVANTAMENTOS FEITOS PELO SINPOL CAMPINAS SOBRE O DÉFICIT DE POLICIAIS CIVIS NA REGIÃO DE CAMPINAS COMEÇAM A DAR RESULTADOS COM PRONUNCIAMENTO DO GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN. (LEIA MATÉRIA COMPLETA NO SITE)
    FONTE: SITE SINPOL CAMPINAS

    CONCURSO PARA ESCRIVÃO: 244 VAGAS
    CONCURSO PARA INVESTIGADOR: 433 VAGAS

    ISSO IRÁ DEMORAR UM ANO PARA QUE SEJAM FORMADOS NOVOS POLICIAIS.

    A SITUAÇÃO NA PC ESTÁ RUIM PARA TODAS AS CARREIRAS MAS REALMENTE A COBRANÇA PARA OS ESCRIVÃES É O DOBRO.

    Curtir

  7. Todo mundo sabe que o escrivão é o cargo mais importante da policia civil, é o mais requisitado, o mais usado, o mais sobrecarregado, é quem mais trabalha e ainda é tirado de “loc” pelos colegas…. Caso haja remuneração diferenciada para o cargo haverá mais interesse e mais gente ficará no cargo…. Governador que tal um aumento pro escrivão???? A gente aguenta o tranco, mas precisamos de dinheiro pra motivar….
    No meu DP trabalho todos os dias, reveso apenas com um colega todos os domingos da delegacia polo, todos os feriados e finais de semana, e ainda tenho que ouvir merda de delegado readaptado/13…. fora as chamadas na corró por mal atendimento, ou atraso em ips…deu nos saco isso.

    Curtir

  8. Lá vem o escriba com esse papo de mais importanrte…é importantíssimo sim, porém cada um prestou concurso para carreira que deseja…. Sou tira mas faço, B.O., T. C., minhas Ordens de Serviço, planilho preso, levo o para a cadeia, expedientes em geral e muito mais, acho que todos nós devemos ser melhor respeitados. Infelizmente os escribas ficam sobrecarregados porque fazem trampo do delegado pra ficar bem na foto, ai virou cultura e ninguém mais agora sabe reverter isto. A melhoria tem que vir para todos os policiais bem como remuneração conforme à escolaridade exigida!

    Curtir

  9. Tem escrivão em Ribeirão Preto trabalhando em três cidades diferentes! A motivação é a diária (micharia), dos 10 que chegaram do novo concurso um infelizmente faleceu e outra passou num concurso melhor…..

    Curtir

  10. O déficit de policiais civis em cidades do interior do estado de São Paulo chega a 40%, segundo balanço do sindicato que representa a categoria. Entre os municípios prejudicados pela demora na solução de crimes estão Campinas, Limeira, Americana e Mogi Guaçu.

    “Campinas recebeu 45 policiais, mas saíram 90. Nós temos 645 municípios no estado de São Paulo e não dá um investigador por município. Isso não é política de segurança, nós apelamos para que o governo reveja essa situação”, criticou o presidente do Sindicato dos Policiais Civis da Região de Campinas, Aparecido Lima de Carvalho. Ele apontou que a função do escrivão é a mais prejudicada, seguida dos cargos de investigador e delegado.

    Sem solução
    O aposentado Leobino Dobelin contou que a Delegacia de Investigações Gerais (DIG), em Americana, arquivou a apuração sobre a morte do filho dele. O jovem foi assassinado em 2008, durante tentativa de roubo em Sumaré.

    “A minha esperança era de que o delegado se empenhasse. Ele é a pessoa responsável, eu não tenho competência para isso. Ele disse que não tinha como investigar e isso foi um choque muito grande”, lamentou. Procurado pela EPTV, o titular disse que o inquérito foi encaminhado ao Fórum, embora ninguém tenha sido apontado como responsável pelo crime.

    Contratações
    A Secretaria de Segurança Pública informou que o governo nomeará 157 delegados aprovados em concurso público, e reiterou que serão abertas 1 mil vagas para investigadores, 900 para escrivães e 1 mil agentes policiais. Contudo, não há prazo para que ele iniciem os trabalhos.

    Curtir

  11. No dp em que sou escravisado, aqui no interior, todos investigadores e escrivães, tem mais de dezoito anos de profissão, e quando se aposentarem, daqui a uns cinco anos, somente eu, que tenho apenas oito anos de profissão, ficarei no dp 24 hrs por dia, pelo menos serei chefe dos tiras e dos escribas…é um sonho realizado..

    Curtir

  12. xiii, se falássemos a verdade, digo as autoridades falassem a verdade, a PC teria se dada como extinta. Tirando o descompromisso nosso e principalmente das autoridades em reclamar das situação, somos Heróis, com o que temos para trabalhar 24hs por dia e sete dias na semana.
    Outra coisa, agora que todo mundo vai registrar ocorrência é assim 6 horas por dia sentado, e a cada hora trabalhada 15min de descanso. Pelo menos é o que a lei diz para atendentes de telemarketing, pois é um serviço desgastante, os atendentes são submetidos a muita insatisfação e reclamações. Imagine você nos balcões de lamentações deste estado. Pobre estado usando e abusando dos heróis policiais.
    Consulte a NR 17. Chegou a hora do governo parar de cobrar e começar a cumprir.
    Essas unidades gestoras estão comprando qualquer lixo para colocar em nossa bunda, tem que ter certificado ergonômico. Ficam ai comprando um amontoado, para ficar falando que esta cuidando do funcionário. Se o ministério do trabalho entrar em uma delegacia vai ver que poderemos entrar com ações de danos no valor de R$900.000,00.
    Consulte este link, pode ler tudo, mas está no final do documento no anexo II: http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812BE914E6012BEFBAD7064803/nr_17.pdf
    Qualquer semelhança é caso de justiça trabalhista, a bem do ser super humano policial.

    Curtir

  13. Não ofende perguntar. E a resposta também não deve ofender. Delegados recebem quando acumulam unidades porque existe uma lei que instituiu uma gratificação denominada GAT e seu fundamento legal é o acumulo de TITULARIDADE.

    APARECIDO LOUREIRO JANNONE :
    QUANDO ESCRIVÃO ACUMULA MAIS DE UMA DELEGACIA, QUANDO É DESLOCADO DE UM MUNICIPIO PARA OUTRO, COMO É O CASO COMENTADO, A PERGUNTA É A SEGUINTE:
    RECEBE A ACUMULAÇÃO DA MESMA FORMA QUE OS DELEGADOS?
    PERGUNTAR NÃO OFENDE (OU OFENDE?)

    Curtir

  14. Só por todos os inquéritos sobre a mesa do Delegado apenas com os conclusos, para ele despachar. Tomar conhecimento sobre o inquérito e não apenas assinar.

    Curtir

  15. Robson :
    Rodízio de Policiais Civis operacionais não é problema apenas de Ribeirão Preto. Praticamente todas as regiões do Estado estão com as mesmas dificuldades… Falta material humano para exercer as atividades de Polícia Judiciária. Faltam Policiais Civis de todas as carreiras, mas sobram viaturas e computadores.

    Não falta material humano não, o que falta é a distribuição de formar coerente desse material humano, é só ir no Palácio da Polícia, onde tem escrivão servindo café, atendendo telefone, e etc. O que falta é competência, para não falar outra coisa, para tirar os apadrinhados dos departamentos e colocarem os mesmos para trabalharem.

    Fecharam o Detran e as ciretrans, para onde foram os policiais que lá estavam? Aqui na capital, fecharam as delegacias de crimes de transitos, a DCT, onde foram parar os escrivães que lá trabalhavam, pois os IP, já foram redistribuidos para o DECAP, porém, os escrivães até agora nada, ou seja, os apadrinhados tudo, quem não tem padrinho, morre pagam.

    Curtir

  16. 23/11/2012 17h41 – Atualizado em 23/11/2012 17h59
    Sobe para 11 o número de presos em operação contra o tráfico no ABC
    Com os presos foram apreendidos fuzis de uso exclusivo.
    Policiais encontraram cerca de 50 kg de drogas na ação.
    Do G1 São Paulo, com informações do Globo Notícia

    Comente agora

    Subiu para 11 o número de presos em uma operação da Polícia Civil de combate ao tráfico de drogas no ABC. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em favelas de Cidade Ademar, na Zona Sul de São Paulo, e em Diadema. Uma adolescente foi apreendida.
    Com os presos foram apreendidos dois fuzis de uso exclusivo das Forças Armadas, centenas de munições, dois carros e cerca de 50 kg de cocaína e maconha. Toda droga seria distribuída em São Bernardo do Campo, também no ABC.
    A ação, batizada de Operação Ferrazópolis, foi deflagrada pela Delegacia Seccional de São Bernardo do Campo. De acordo com a pasta, a polícia investigava, havia um mês, os pontos do comércio ilegal de drogas, onde elas eram manipuladas e para onde seriam distribuídas.

    Curtir

  17. 23/11/2012 – 20h25
    Polícia Civil prende suspeito de ordenar mortes em “tribunal do crime” em SP
    PUBLICIDADE
    DE SÃO PAULO

    Policiais da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, prenderam na manhã desta sexta-feira (23) um suspeito de ordenar mortes em um “tribunal do crime” da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

    Ex-secretário elogia a Rota e nega ter afastado Polícia Civil
    Dez são baleados na Grande São Paulo; três morrem
    Militante antiviolência é morta com três tiros em chacina em São Paulo

    Em conversas gravadas pela chamada Operação Ferrazópolis, Vicente Amaro Júnior, 48, conhecido como Véio, teria discutido o assassinato de ao menos duas pessoas.

    A primeira vítima é o vigilante Alex Sandro Santos Cruz, de 37 anos. Ele foi morto no dia 24 de outubro, em Diadema, na Grande São Paulo. Segundo a polícia, Véio discutiu a morte de Cruz em ligações telefônicas.

    A outra vítima é Anderson da Silva Cirqueira, 29, conhecido como Beiço. Interceptações telefônicas feitas no dia 30 de setembro revelaram uma conversa entre Véio e outro homem, Ricardo Araújo Galvão, o Boto. Na chamada, ambos discutem a morte de Cirqueira –ele foi encontrado morto no dia seguinte.

    Segundo a investigação, a dupla decidiu assassinar o jovem porque ele teria estuprado uma garota.

    De acordo com Rafael Rabinovici, delegado seccional de polícia de São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, também na Grande SP, Véio era um dos responsáveis pelo tráfico de drogas na zona sul de São Paulo e na região do ABC, na Grande São Paulo.

    Operação Ferrazópolis

    Ver em tamanho maior »

    Leandro Machado/Folhapress
    AnteriorPróxima
    Logotipo colado em um tablete de cocaína. Segundo polícia, ele funciona como espécie de “marca”, para que a origem da droga seja identificada com mais facilidade no mercado
    OPERAÇÃO

    A Operação Ferrazópolis prendeu outras 11 pessoas –três delas, mulheres– suspeitas de pertencer à mesma quadrilha. Uma das mulheres era menor.

    As prisões ocorreram em Diadema (Grande SP) e em uma favela de Cidade Ademar, na zona sul de São Paulo.

    Com os suspeitos, foram encontrados cerca de 50 quilos de maconha e cocaína, dois fuzis AK-47, seis frascos de éter, R$ 1.700 em dinheiro, uma máquina de contar cédulas, uma balança de precisão, cinco carros e uma moto.

    No banco de trás de um dos carros, um Renaut Clio prata, havia um compartimento que era usado, de acordo com a polícia, para esconder drogas e armas. (LEANDRO MACHADO)

    Curtir

  18. É PRECISO QUE SE ABRA URGENTEMENTE:

    2500 VAGAS PARA ESCRIVÃO;

    1500 VAGAS PARA INVESTIGADOR.

    Curtir

  19. 23/11/2012 – Controlar tropa é um dos desafios de Grella

    Delegados e coronéis ouvidos pelo Estado disseram ontem que os principais desafios para o novo secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, são recuperar o controle da Polícia Militar para o combate da onda de assassinatos nos bairros da periferia da Grande São Paulo e aumentar o índice de esclarecimento de crimes pela Polícia Civil, como instrumento de combate ao crime organizado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    “Essa crise é um problema que envolve principalmente a PM”, disse ontem um delegado de classe especial que dirige uma seccional na Grande São Paulo.

    Os coronéis foram muito críticos à gestão do atual comandante-geral da PM, Roberval Ferreira França, por causa de seu estilo de comando, considerado imperial por muitos deles. “Se ele conversar cinco minutos com você, vai tentar mostrar que sabe mais de jornalismo do que você”, disse um coronel. Outro oficial afirmou que França tem um perfil técnico, que seria muito mais útil à corporação em um cargo ligado à área de tecnologia. “Foi por suas qualidades técnicas que eu o promovi”, disse o ex-comandante-geral Álvaro Camilo.

    Cotados

    A formação da equipe de Grella também será fundamental para definir o futuro da segurança em São Paulo. O procurador de Justiça Antônio Carlos da Ponte deve fazer parte do grupo. Ele vai ocupar o cargo de secretário adjunto. Ponte foi promotor no 1.º Tribunal do Júri no julgamento do massacre da cela-forte do 42.º Distrito Policial – 18 presos foram mortos por asfixia após 50 deles serem trancados em uma cela-forte no fim de uma rebelião. Ponte conseguiu a condenação a 536 anos de prisão em 1993, a maior até então aplicada pela Justiça paulista.

    O nome do procurador ainda não foi anunciado oficialmente por Grella, mas o procurador-geral, Márcio Elias Rosa, já concordou com sua liberação da instituição – Ponte é um de seus assessores diretos. Falta ainda definir quem será o chefe de gabinete de Grella e quem deve comandar as Polícias Civil e Militar.

    O nome mais cotado para assumir a PM é o do atual secretário-chefe da Casa Militar, coronel Benedito Roberto Meira. O coronel Meira é homem próximo do presidente estadual do PSDB, Pedro Tobias – ambos fizeram carreira na cidade de Bauru, no interior paulista. Meira era capitão quando prendeu pessoalmente, em 1999, o então prefeito de Bauru Antônio Izzo Filho, acusado de corrupção – Tobias era então vereador na mesma cidade.

    Aos colegas, sempre defendeu que a Polícia Militar priorize as apreensões de armas de fogo e armas brancas, além da captura de foragidos e prisões em flagrante. Seu nome – muito citado no Palácio dos Bandeirantes – seria uma aposta para pacificar os coronéis. A desmotivação dos coronéis seria uma das razões por trás do descontrole da tropa e do aumento da criminalidade.

    Além de Meira, outros nomes são examinados, inclusive entre os mais jovens na lista dos 61 coronéis da PM.

    Curtir

  20. Sou escriba há muito tempo…, muito tempo…
    Ser Escriba há um pouco de loucura e de sacerdósio…

    Sem Escrivão, literalmente, TODA a nossa “puliça” pára… (bastaria uma inemaginavél greve ou sumiço repentino de todos os escrivães… e viriam o – caos – que se tornaria a nossa puliça)

    É o escrivão que, literalmente, faz sedimentar todas as atribuições da dita polícia judiciária, tornando literal o mundo real,
    Outros que sofrem também são os carcereiros (lógico, aqueles que estão na tranca trabalhando), outra carreira policial desprezada, menoscabada.

    Mas o escriba é aquele que carrega o “piano pesado”, de verdade, de qualquer delegacia; isso é fato, não adiante negar…

    Apesar dos pesares, que em tudo quanto é lugar, existem vagabundos, preguiços e omissos, em todas as classes e carreiras, mormente nesta nossa PULIÇA Civil.

    Mas fica a pergunta…
    Responda quem puder…

    QUEM atualmente, em sã consciência, vai querer ser ESCRIVÃO nesta nossa puliça…????

    Senão vejamos: concurso para ESCRIBA, salário inicial: R$ 2.700 e a exigência de nível SUPERIOR em qualquer área….

    ESCREVENTE do TJ/SP (concurso em andamento), salário inicial de R$ 4.000 e a exigência de nível MÉDIO (qualquer segundo grauzinho feito em qualquer escolinha fulé serve)….

    ESCRIVÃO, trabalha feito um ESCRAVÃO, não é valorizado, é exigido em tudo e por todos, e ainda, qualquer “b…” sobra pinto na Corró….., trabalha incessantemente, aos finais de semana, feriados e à noite (deixa de ter vida social, familiar, e no final ganha um monte de doenças, etc.). em resumo Escrivão só se fode…..

    ESCREVENTE, trabalha durante a semana, no horário de expediente do Fórum, faz aquilo que foi destinado à fazer, por sua carreira, têm finais de semana (prolongados, inclusive) livres, não trabalha à noite, nem feriados, etc. etc., têm vale refeição, plano de saúde, e plano de carreira, etc. etc. (têm os que trabalham no plantão judiciário, mas GANHAM bem para isso, etc.).

    POIS bem, QUEM vai querer ser ESCRIVÃO atualmente…???
    É uma carreira fada a extinção, ninguém quer fazer o SOMENTE o escriba sabe fazer…

    No último concurso, é sabido, que MUITOS escrivães abandonaram o curso na acadepol antes de terminar, outros, já pediram exoneração logo de cara (quando viram o tamanho da pica que enfrentariam)

    Nossa carreira, desvalorizada, desprestigiada, desmotivada….

    Quem quer ser ESCRIBA …. ainda??????

    só Eu aqui…

    Curtir

  21. Bixigão :
    Todo mundo sabe que o escrivão é o cargo mais importante da policia civil, é o mais requisitado, o mais usado, o mais sobrecarregado, é quem mais trabalha e ainda é tirado de “loc” pelos colegas…. Caso haja remuneração diferenciada para o cargo haverá mais interesse e mais gente ficará no cargo…. Governador que tal um aumento pro escrivão???? A gente aguenta o tranco, mas precisamos de dinheiro pra motivar….
    No meu DP trabalho todos os dias, reveso apenas com um colega todos os domingos da delegacia polo, todos os feriados e finais de semana, e ainda tenho que ouvir merda de delegado readaptado/13…. fora as chamadas na corró por mal atendimento, ou atraso em ips…deu nos saco isso.

    Pois é, ser escrivão, hoje em dia, está ainda mais dificil, o aumento dos feitos não teve acompanhamento do numero de escrivães.
    Na polícia civil de SP tem 2 cargos que eu posso dizer que são “propícios a fazer um louco”, que é o escrivão; com sua carga de serviços sempre abarrotada, pressão sempre em ciam dele, e o outro é o carcereiro; que trabalha num ambiente estressante em demasia, encarando a morte todas as vezes que adentra ao recito dos presos.
    Não que não há ossos de ofício às demais carreiras, mas essas duas aí são as do topo da lista do perigo e estresse.

    Curtir

  22. kkkkkkkkkkkkkk
    acho que surtei….kkkkkkkkk
    agora que o leite derramou os caras vão falar com o novo secretário ??????
    kkkkkkkkkkkkk

    agora sim que vou ter ” braço curto “”””

    Curtir

  23. ROBERTO
    23/11/2012 às 22:02 | #22
    ********O nome mais cotado para assumir a PM é o do atual secretário-chefe da Casa Militar, coronel Benedito Roberto Meira. O coronel Meira é homem próximo do presidente estadual do PSDB, Pedro Tobias – ambos fizeram carreira na cidade de Bauru, no interior paulista. Meira era capitão quando prendeu pessoalmente, em 1999, o então prefeito de Bauru Antônio Izzo Filho, acusado de corrupção – Tobias era então vereador na mesma cidade.*****

    O Tobias não é o que gosta do PCC, e deixou isso claro. Já avisei olha a anestesia, ta sendo injetada.
    Esse tobias devia ir pra vala, como foram já 200 irmão policiais. VAGABUNDO, suas palavras me doem até hoje. VAGABUNDO, FILHA DA P….

    Gente estamos tomando um injeção de anestesia. Veja a formação das coisas, estamos sendo enganado novamente. Vamos abraçar a merda de novo, esta se formando o cenário.
    Estou possesso agora!!!
    Desculpe, mas ver o olimpio e agora esse tobias, não dá, e pura enganação, coitado do povo, nos tomamos no c…, mas o povo é tratado como a prostituta viciada em crack.

    I N J E Ç Ã O DE A N E S T E S I A É I S S O Q U E E S T Ã O T E D A N D O T O M E A S U A H O J E E E S P E R E , E S P E R E , E S P E R E !!!!!
    V A I E S P E R A N D O ?

    Curtir

  24. APARECIDO LOUREIRO JANNONE :
    QUANDO ESCRIVÃO ACUMULA MAIS DE UMA DELEGACIA, QUANDO É DESLOCADO DE UM MUNICIPIO PARA OUTRO, COMO É O CASO COMENTADO, A PERGUNTA É A SEGUINTE:
    RECEBE A ACUMULAÇÃO DA MESMA FORMA QUE OS DELEGADOS?
    PERGUNTAR NÃO OFENDE (OU OFENDE?)

    Vou responder! Ganha sim, Ler, Stress,Ulcera,Dor de Cabeça mas não vai 12.000,00, 17.000,00…….pesquise o Portal da Transparência…….Vc vai se surpreeder…………

    Curtir

  25. nesta situação caotica, o governo não tem condição imediata de formar policiais,todos sabemos que precisa no minimo dois anos para um policial passar a pronto, porque não contratar nos termos da lei trabalhista,por este periodo de dois anos policiais recem aposentados, que ainda podem ser util, e tem bastante experiencia.2º opção fechem alguns distritos, ou terão que contratrar gansopol .Dorlei Morales Investigador de Policia cl especial.

    Curtir

  26. dorlei Morales :nesta situação caotica, o governo não tem condição imediata de formar policiais,todos sabemos que precisa no minimo dois anos para um policial passar a pronto, porque não contratar nos termos da lei trabalhista,por este periodo de dois anos policiais recem aposentados, que ainda podem ser util, e tem bastante experiencia.2º opção fechem alguns distritos, ou terão que contratrar gansopol .Dorlei Morales Investigador de Policia cl especial.

    Boa idéia “Dorlei Morales”, mas enquanto houver funcionários das Prefeituras cedidos para atuarem nas Delegacias, ganhando a merreca que ganham, pois o salário é correspondente aos “cargos para os quais passaram nos concursos das respectivas Prefeituras, não haverá alterações nesse sentido. Pagar pouco, cobrar de quem efetivamente conquistou o cargo de Policial, seja em qualquer uma das carreiras, a administração se sente confortável, e do jeito que a carruagem anda, daqui a pouco vamos ver faxineiros(as)das Prefeituras elaborando Boletins de Ocorrência.

    Curtir

  27. dorlei Morales :
    nesta situação caotica, o governo não tem condição imediata de formar policiais,todos sabemos que precisa no minimo dois anos para um policial passar a pronto, porque não contratar nos termos da lei trabalhista,por este periodo de dois anos policiais recem aposentados, que ainda podem ser util, e tem bastante experiencia.2º opção fechem alguns distritos, ou terão que contratrar gansopol .Dorlei Morales Investigador de Policia cl especial.

    Até que seria uma solução, mas já imaginou se voltarem aqueles antigões folgados que só estarão ali pelo dinheiro e não para trabalhar? Acho que o melhor seria fazer como na PM, contratação de “escrivães temporários”, para serviços cartorários e elaboração de BO, gente com idéias novas e bom físico.

    Curtir

  28. Aposentada :

    dorlei Morales :nesta situação caotica, o governo não tem condição imediata de formar policiais,todos sabemos que precisa no minimo dois anos para um policial passar a pronto, porque não contratar nos termos da lei trabalhista,por este periodo de dois anos policiais recem aposentados, que ainda podem ser util, e tem bastante experiencia.2º opção fechem alguns distritos, ou terão que contratrar gansopol .Dorlei Morales Investigador de Policia cl especial.

    Até que seria uma solução, mas já imaginou se voltarem aqueles antigões folgados que só estarão ali pelo dinheiro e não para trabalhar? Acho que o melhor seria fazer como na PM, contratação de “escrivães temporários”, para serviços cartorários e elaboração de BO, gente com idéias novas e bom físico.

    Será que nós três somos da mesma região e cada um sabem que é o outro.??????

    Curtir

  29. Será que nós três somos da mesma região e cada um sabem que é o outro.??????
    Leia-se: … cada um sabe quem é o outro….

    Curtir

  30. Cacete de Agulha :Não ofende perguntar. E a resposta também não deve ofender. Delegados recebem quando acumulam unidades porque existe uma lei que instituiu uma gratificação denominada GAT e seu fundamento legal é o acumulo de TITULARIDADE.

    APARECIDO LOUREIRO JANNONE :QUANDO ESCRIVÃO ACUMULA MAIS DE UMA DELEGACIA, QUANDO É DESLOCADO DE UM MUNICIPIO PARA OUTRO, COMO É O CASO COMENTADO, A PERGUNTA É A SEGUINTE:RECEBE A ACUMULAÇÃO DA MESMA FORMA QUE OS DELEGADOS?PERGUNTAR NÃO OFENDE (OU OFENDE?)

    Só para complementar. No Deinter em que trabalho, os Delegados estão recebendo o GAT, não por acumulo de titularidade.

    Vou desenhar: Delegado ASSISTENTE (e não Titular) de qualquer Unidade que acumula plantões eventuais, ou seja, é “chefe de alguma equipe de plantão”, também recebe o GAT.

    Já o Escriba que faz expediente e igualmente concorre aos mesmos plantões, não precisa nem falar né?

    Isso tá certo? Será que alguém poderia solucionar esse discrepância e também pagar o “Gratificação de Acumulo de Função” GAF, para quem acumula expediente e plantões??

    Fica a deixa aos nosso sindicatos de classe

    Curtir

  31. O SISTEMA É PHODA, CRUEL E DESUMANO :

    Cacete de Agulha :Não ofende perguntar. E a resposta também não deve ofender. Delegados recebem quando acumulam unidades porque existe uma lei que instituiu uma gratificação denominada GAT e seu fundamento legal é o acumulo de TITULARIDADE.

    APARECIDO LOUREIRO JANNONE :QUANDO ESCRIVÃO ACUMULA MAIS DE UMA DELEGACIA, QUANDO É DESLOCADO DE UM MUNICIPIO PARA OUTRO, COMO É O CASO COMENTADO, A PERGUNTA É A SEGUINTE:RECEBE A ACUMULAÇÃO DA MESMA FORMA QUE OS DELEGADOS?PERGUNTAR NÃO OFENDE (OU OFENDE?)

    Só para complementar. No Deinter em que trabalho, os Delegados estão recebendo o GAT, não por acumulo de titularidade.
    Vou desenhar: Delegado ASSISTENTE (e não Titular) de qualquer Unidade que acumula plantões eventuais, ou seja, é “chefe de alguma equipe de plantão”, também recebe o GAT.
    Já o Escriba que faz expediente e igualmente concorre aos mesmos plantões, não precisa nem falar né?
    Isso tá certo? Será que alguém poderia solucionar esse discrepância e também pagar o “Gratificação de Acumulo de Função” GAF, para quem acumula expediente e plantões??
    Fica a deixa aos nosso sindicatos de classe

    PS. Deixo clarom que acho justo o pagamento do GAT nas condições que mencionei aos Delegados.

    Só não pode ser admissível as demais carreiras não fazerem jus a esse benefício

    Curtir

  32. Escriludida :
    Será que nós três somos da mesma região e cada um sabem que é o outro.??????
    Leia-se: … cada um sabe quem é o outro….

    Será Escriludida? mas a falta de pessoal é generalizada no estado

    Curtir

  33. Aposentada :

    Escriludida :Será que nós três somos da mesma região e cada um sabem que é o outro.??????Leia-se: … cada um sabe quem é o outro….

    Será Escriludida? mas a falta de pessoal é generalizada no estado

    Provavelmente a “estória” é a mesma, só muda o endereçoa.

    Curtir

  34. Espero que o atual Secretário coloque a PM /SP bem na função típica dela, prevista na CF/88, por que é um tal de investigar, nunca visto antes, quer investigar vem para polícia civil e pronto.

    Curtir

  35. Valeu a tentativa, mesmo com a 9ª Vara da F.P. julgando a ação improcedente. Mas o negócio é não ficar de braços cruzados. Um dia dá certo.

    Ação Coletiva Sobre Adicional de Local de Exercício de Acordo com o Salário dos
    =================================================================
    Delegados.
    ========

    Dados do Processo

    Processo: 0038160-52.2011.8.26.0053

    Classe: Procedimento Ordinário

    Área: Cível

    Assunto: Adicional de Fronteira
    Local Físico: 22/11/2012 15:13 – Recebimento – Recebimento da sala.
    Distribuição: Livre – 10/10/2011 às 13:50
    9ª Vara de Fazenda Pública – Foro Central – Fazenda Pública/Acidentes
    Valor da ação: R$ 31.000,00
    Partes do Processo
    Reqte: Sindicato dos Escrivães de Polícia do Estado de São Paulo

    Reqdo: Fazenda do Estado de São Paulo
    Movimentações
    Data Movimento

    22/11/2012 Sentença Registrada

    21/11/2012
    Julgada Improcedente a Ação – Sentença Completa
    =========================================

    Diante do exposto, julgo IMPROCEDENTE a ação, nos termos do artigo 269, inciso I do Código de Processo Civil.

    Curtir

  36. 25/11/2012 – 07h00
    Onda de violência derruba aprovação de Geraldo Alckmin
    PUBLICIDADE

    DE SÃO PAULO

    A onda de violência que atinge São Paulo derrubou a aprovação do governador Geraldo Alckmin (PSDB), segundo pesquisa do Datafolha.

    Para 43%, PM que mata bandido não deve receber punição
    Análise: Desconfiança alimenta medo dos paulistanos

    O índice de paulistanos que consideram o governo ótimo ou bom caiu de 40% em setembro deste ano para 29% na última quinta-feira.

    Nesse período, o percentual dos que avaliam que a gestão é ruim ou péssima subiu de 17% para 25%.

    O governo é regular para 42% -esse índice era de 40% há dois meses.

    A avaliação de Alckmin no quesito segurança é pior do que a do então governador Cláudio Lembo durante os ataques do PCC (Primeiro Comando da Capital) em maio de 2006, quando 154 pessoas morreram em oito dias.

    Para 63%, a atuação do governador na área de segurança é ruim ou péssima. Em 2006, 56% tinham essa mesma avaliação sobre Lembo. O índice de 63% é o maior desde 1997. Há 15 anos, quando Mário Covas (1930-2001) governava o Estado e os homicídios passavam por uma explosão, 57% classificaram a atuação dele na segurança como ruim ou péssima.

    O governo não informa o número de mortos em ataques durante a atual crise. Há, no entanto, alguns indicadores oficiais de que a violência está aumentando.

    Em outubro, houve um salto de 113% no número de vítimas de homicídios dolosos (praticado com a intenção de matar) quando se compara com o mesmo mês de 2011.

    A pergunta sobre a avaliação do governador foi feita em primeiro lugar na pesquisa, antes que o tema da segurança fosse introduzido, para evitar que esta questão contaminasse as respostas.

    Alckmin é responsabilizado diretamente pela crise, segundo o levantamento. Para 55% dos paulistanos, ele tem muita responsabilidade sobre os ataques –o mesmo índice atribuído ao comando da Polícia Civil.

    Só o comando da Polícia Militar, com 62%, obteve um percentual superior ao do governador quando se pergunta quem teve muita responsabilidade sobre a crise.

    A presidente Dilma Roussef (PT) é apontada por 39% como alguém que teve muita responsabilidade sobre a onda de violência.

    Praticamente 3 em cada 4 paulistanos (ou exatos 71%) dizem acreditar que o governo Alckmin está escondendo informações sobre as mortes das últimas semanas.

    Pouco mais da metade dos entrevistados (53%) dizem sentir mais medo do que confiança na Polícia Militar.

    Durante os ataques do PCC, em maio de 2006, esse índice era de 56%. Os que dizem ter mais medo do que confiança na Polícia Civil são 46%.

    Apesar de algumas rádios e emissoras de TV nunca pronunciarem o seu nome, o PCC é conhecido por 98% dos paulistanos.

    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1190939-onda-de-violencia-derruba-aprovacao-de-geraldo-alckmin.shtml

    Curtir

  37. A lei orgânica da polícia civil deveria dispor sobre o número máximo de inquéritos policiais para cada escrivão. Para se acompanhar e “tocar” até 200 IPs. já é um número mais que suficiente. As autoridades ou qualquer outro que acha pouco entre numa sala e vá tentar “tocar” mais do que isso, prá ver se consegue fazer um bom trabalho. Escrivão é classe desunida, deveriam pressionar os sindicatos e associações para essa importante mudança.

    Curtir

  38. Vou passar outro natal com minha família sem presentes, sem peru, sem castanhas, sem panetone, sem churrasco, sem vinhos. O Banco do Brasil tomou até meu 13º salário. Não é culpa do Banco não, é culpa do Governo de SP que me paga uma miséria de salário, ai eu fico desesperado e vou lá no banco fazer empréstimos, fiquei atolado em dividas até 2020. Ainda querem que eu vá combater crimes? Não vou, fico enrolando o tempo todo até o fim do turno e não quero nem saber se a ladrãozada esta roubando, quero que se fodas vítimas que votam nessa merda de governo. Trabalho do tanto que ganho, ou seja, ganho quase nada !

    Curtir

  39. A CARREIRA DE ESCRIVÃO DE POLÍCIA IRÁ MELHORAR NO DIA EM QUE SE RECUSAREM A FAZER SERVIÇOS DE DELEGADOS DE POLICIA. ALIÁS, LOGO LOGO OS DELEGADOS VÃO DESAPRENDER E VIRARÃO ASSISTENTES DOS ESCRIVÃES. ESSE SONHO HÁ DE UM DIA SE TORNARÁ REALIDADE!.

    Curtir

  40. O Conceito deveria ter uma outra conotação.
    Para atrair novos candidatos para a PC, o Governo deveria mudar seus conceitos. “Venham para ficar”. Tirar a ideia de “trampolim” para outras carreiras públicas ou ainda aproveitar o salário para custear algum curso superior e consequentemente pedir exoneração. O salário e o local de exercício seriam motivos para que eles venham e fiquem na PC. Salário digno e sabendo que vai trabalhar perto de sua casa, no meu ponto de vista, ajudaria melhorar as condições de serviço da PC. Ex. O candidado mora em Pres. Prudente; então, ele após cursar a academia volta para sua região. E não como ocorre hoje. O candidato é da região de Pres. Prudente e após a academia fica no Decap ou Demacro. Como uma pessoa que mora no interior de SP, ganhando R$2.800,00/mês vai se sustentar.

    Curtir

Os comentários estão desativados.