…ou será que a rede clandestina de espionagem do Governo de São Paulo foi instalada em Unidades do Sistema Prisional…Por isso não querem o DEPEN desmantelando a teia de aranha do grampo ilegal supostamente criada pelo nosso J. Edgar Hoover 18

Depen detecta mais de 9 mil linhas telefônicas em presídios estaduais em doze meses

19/11/2012 – 21h15

Aline Leal Repórter da Agência Brasil

Brasília – De novembro de 2011 a novembro de 2012, mais de 9 mil linhas de celulares foram detectadas em presídios estaduais brasileiros por meio de um equipamento que se assemelha a uma maleta e que pertence ao Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen).

O Ministério da Justiça ofereceu ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, os serviços do único aparelho desse tipo do Depen para ajudar a conter a onda de violência no estado.

De acordo com Augusto Rossini, diretor do Depen, o aparelho, que custa mais de R$ 1 milhão, detecta com precisão o local onde está o aparelho celular. Os estados podem adquirir o seu próprio aparelho ou solicitar a presença de uma equipe do Depen em seus presídios.

O Ministério Público, autoridades judiciárias e a administração de penitenciárias podem solicitar o serviço de uma equipe do Depen com o aparelho. “Nossa equipe vai para o estado com a ferramenta tecnológica e com a metodologia para usá-la e, a partir da solicitação, nós conseguimos identificar as linhas que estão naquele local [presídio]”, diz o diretor.

Rossini disse que a partir da detecção do aparelho, quem solicitou o serviço pode  apreender o celular encontrado ou pode solicitar judicialmente o bloqueio da linha e uma interceptação telefônica.

Edição: Fábio Massalli

  1. Mas será que o governo já não tem algo parecido e se beneficia disso interceptando as linhas e ouvindo os presos?

    Curtir

  2. Sinceramente, acho que não há justificativa de benefício, qualquer que seja, ao se escutar conversas de presos que não poderiam gozar deste benefício. Aparelhos até podem entrar no sistema, mas é obrigação do Estado identificar, bloquear e apreender estes aparelhos.

    Particularmente considero um ato de improbidade e irresponsabilidade deixar que celulares sejam usados por presos sob pretexto de escutar as conversas e alimentar o sistema de inteligência, aliás isto me parece muito pouco inteligente.

    Certamente existem outros meios mais seguros para o Estado buscar informações. Ademais uma vez identificado o aparelho, pode-se iniciar um procedimento de investigação com inteligência a partir das ligações feitas e o cadastro da operadora, podendo assim ser feito o bloqueio a apreensão do aparelho, ou seja, não é preciso o aparelho ficar funcionando livremente dentro do sistema prisional.

    Foi infeliz o exemplo usado pelas autoridades ao justificar e a declarar a importância ou benfefício de aparelhos dentro do sistema. Caberia a partir dessas declarações um processo para se apurar responsabilidades deste tipo de conduta.

    Curtir

  3. Então… o celular é utilizado pra escutar as conversas. Más eu não entendo….. em alguns casos de execução de policiais, as conversas foram escutadas, gravadas, backupeadas….. más não foram divulgadas nem pros mais interessados (que Deus os tenham). Então me explica por favor: de que adianta?????

    Lembrei de um que visitou o outro todo quebrado no hospital e disse: “Cara… meu você não vai acreditar, dois dias antes eu sonhei direitinho com o seu acidente”.

    Se o governo tem interesse que os REEDUCANDOS utilizem celulares, por que é que fica execrando os agentes e dizendo que são corruptos e coniventes com o crime. Neste caso são coniventes com o governo.

    Bom….. se eu acho que eles são todos safados, eles podem achar que todos nós somos também.

    A diferença é eles falam diante das câmeras e microfones.

    Curtir

  4. SUPUNHA QUE O GOVERNO TENHA. MAS NÃO FEZ NENHUMA DIFERENÇA, POIS O CRIME CONTINUOU E COM MUITO MAIS INTENSIDADE.

    O POVO QUER PAZ. E PODER SAIR DE CASA, PASSEAR, DIVERTIR, VER OS AMIGOS (A)S, FAMILIARES E TER A CERTEZA QUE VOLTARÁ PARA CASA. COISA QUE HOJE QUASE NINGUÉM SE ARISCA SAIR DE CASA APÓS AS 22H00.

    Curtir

  5. Como pode o Governador do mais rico Estado da Federação vir a público falar que as escutas telefônicas interceptadas vão prejudicar as vendas de drogas para os traficantes, quando estes telefones deveriam ser apreendidos e seus usuários punidos. A onda de violência no Estado continua, os representantes da SSP sumiram no feriado (foram viajar), do Secretário não se ouve mais falar. O dever do Estado é dirimir as diferenças onde estão as nossas autoridades, somente ouço falar de coronéis da pm especialistas em segurança (imcompetentes) que tentam a qualquer custo mudar o que está escrito na ConstituiçãoBrasileira, para eles é muito fácil por detrás de suas mesas ganhando um salário maior que Juristas do Supremo Tribunal, e claro acarretando um grande prejuízo para os cofres do Estado dse SP já que fazerm sua própria folha de pagamento e com corregedoria própria, assim é facil falar da Polícia Judiciária e querer acabar com ela. Eles não entendem nada do Estado de Direito são igualmente burros no Cabresco, fiquei indignado ao ver Policiais dançando em uma Academia do Barro Branco de Santa Catarina, enquanto os nossos verdadeiros Militares (Forças Armadas) não tem munição para 1 hora de combate em caso de guerra. É portanto uma vergonha, perdemos o valor da vida humana, principamente no Estado de São Paulo.

    Curtir

  6. antonio carlos de araujo :
    Como pode o Governador do mais rico Estado da Federação vir a público falar que as escutas telefônicas interceptadas vão prejudicar as vendas de drogas para os traficantes, quando estes telefones deveriam ser apreendidos e seus usuários punidos. A onda de violência no Estado continua, os representantes da SSP sumiram no feriado (foram viajar), do Secretário não se ouve mais falar. O dever do Estado é dirimir as diferenças onde estão as nossas autoridades, somente ouço falar de coronéis da pm especialistas em segurança (imcompetentes) que tentam a qualquer custo mudar o que está escrito na ConstituiçãoBrasileira, para eles é muito fácil por detrás de suas mesas ganhando um salário maior que Juristas do Supremo Tribunal, e claro acarretando um grande prejuízo para os cofres do Estado dse SP já que fazerm sua própria folha de pagamento e com corregedoria própria, assim é facil falar da Polícia Judiciária e querer acabar com ela. Eles não entendem nada do Estado de Direito são igualmente burros no Cabresco, fiquei indignado ao ver Policiais dançando em uma Academia do Barro Branco de Santa Catarina, enquanto os nossos verdadeiros Militares (Forças Armadas) não tem munição para 1 hora de combate em caso de guerra. É portanto uma vergonha, perdemos o valor da vida humana, principamente no Estado de São Paulo.

    Curtir

  7. GOVERNO DE GOIAS E DO DISTRITO FEDERAL ESTAVA EMARANHADO PELA QUADRILHA DO CARLINHOS CACHOEIRA, ENTAO OS DOIS GOVERNADORES FORAM ATE A CPI, ENTAO, O GOVERNO DO PSDB EM SAO PAULO, CLARAMENTE ESTA ALIADO COM PCC QUE FINACIA CAMPANHA POLITICA DESTA CORJA .
    COMO PODE O GOVERNADOR FICAR TAO INERTE E NAO RESOLVER A SITUAÇÃO, NAO TROCAR A CUPULA DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PUBLICA, DA PM E DA POLICIA CIVIL, NAO ADOTAR MEDIDAS EFICAZES DE EXTREMA URGENCIA .
    GOVERNO PODERIA FAZER TUDO PARA RESOLVER, MAS NADA FAZ, DEIXANDO OS COXINHAS MORREREM, AGORA QUERO VER PCC MATANDO OFICIAIS, DELEGADOS, JUIZES E PROMOTORES, POIS A ESCALADA DA VIOLENCIA DO CRIME ORGANIZADO SO TENDE A AUMETAR , AI TALVEZ AS COISAS MELHOREM

    POR ISSO “A TOGA” NA VERDADE TERIA MEDO DE IMPOR SETENÇAS LONGAS CONTRA OS CRIMINOSOS, TEMENDO REPRESALIA . QUERO VER UM JUIZ DE PEITO, SO TEM AQUELE CARA LA NO MATO GROSSO, QUE TEM DE ANDAR COM ESCOLTA DA FEDERAL 24 HORAS POR DIA, PARABENS PARA ESTE JUIZ – NAO RECORDO DO SEU NOME, MAS TODOS OS CONHECEM .

    IMPLORO QUE O PCC PARA DE MATAR OS COXAS NA FRENTE DA FAMILIA E DE SUAS CASAS, HUMILHAÇÃO TOTAL, MAS SABE COMO É NE – O COELHO SEMPRE SAI DA TOCA .

    PSDB, FALENCIA NA EDUCAÇÃO, CRIOU UMA GERAÇÃO DE BURROS, MASSA DE MANOBRA, FALIU A SAUDE, FALIU A SEGURANÇA PUBLICA, AGORA METODOS DO PCC TA SENDO IMITADO LA NO SUL DO BRASIL .

    AGORA ENTENDO PORQUE MINHA MAE DETESTAVA MARIO COVAS .

    PSDB SO E BOM DE PROPAGANDA E LERO LERO

    GOVERNADOR QUEM NAO VAI RETROCEDER UM MILIMETRO É O PCC , VOCE SO REPETE ESTA PORRA DE FRASE, PARECE UM PAPAGAIO COM AGULHA QUEBRADA, POIS ATE MESMO UM PAPAGAIO CONSEGUE DIZER OUTRAS FRASES .

    CADE A SOLUÇÃO VERDADEIRA E PLAUSIVEL COM A ATUAL SITUAÇÃO, ESTAMOS EM UMA SITUAÇÃO QUE NAO EXISTE PALAVRA, PIOR QUE UMA GUERRILHA URBANA, NA VERDADE CLASSIFICO COMO UM TERRORISMO URBANO FOMENTADO PELO CRIME ORGANIZADO

    Curtir

  8. PQPCCSDBosta! Fudeu Geral do! Chupa, Pinto ou Ali Babá nos ovos de ouro do Pinto? disse:

    Não vão aceitar com medo da casa cair e o Governo Federal sabe de tudo e ofereceu a ajuda para foder geral!
    A PF e o MPF estão em cima, já que o MPE está arregado com o Pinto!
    A improbidade administrativa não vai fazer nada?
    As adversidades não incorrem emprejuízo ao Patrimônio Público?
    Será que todo mundo mija pro Pinto, mesmo ele cagando e andando pro MPE e PF?
    Se ele diz que o MPE é pirotecnica e que tem um bando de moleques incompetentes, vai ver que sabe pontualmente do que fala!
    A Fornneria do MPE deve ser bem grande e operacionalizada por Chantico… rsrsrs
    Pizza, bello!

    Curtir

  9. GPZIM :
    Então… o celular é utilizado pra escutar as conversas. Más eu não entendo….. em alguns casos de execução de policiais, as conversas foram escutadas, gravadas, backupeadas….. más não foram divulgadas nem pros mais interessados (que Deus os tenham). Então me explica por favor: de que adianta?????
    Lembrei de um que visitou o outro todo quebrado no hospital e disse: “Cara… meu você não vai acreditar, dois dias antes eu sonhei direitinho com o seu acidente”.
    Se o governo tem interesse que os REEDUCANDOS utilizem celulares, por que é que fica execrando os agentes e dizendo que são corruptos e coniventes com o crime. Neste caso são coniventes com o governo.
    Bom….. se eu acho que eles são todos safados, eles podem achar que todos nós somos também.
    A diferença é eles falam diante das câmeras e microfones.

    SE ALGUÉM ESCUTOU E NÃO TOMOU PROVIDENCIAS FOI OMISSO E CO-AUTOR DAS MORTES. OU SERÁ QUE LEVOU VANTAGENS DOS GRAMPOS CLANDESTINOS.
    A PERGUNTA:
    QUEM VIGIOU OU DEVERIA VIGIAR OS VIGILANTES ?
    PORQUE ESSES SUPOSTOS VIGILANTES NÃO USARAM AS ESCUTAS PARA EVITAR AS MORTES DE POLICIAIS, OU ESSES VIGILANTES BENEFICIARAM-SE DO DINHEIRO DO CRIME ORGANIZADO.
    CABE A JUSTIÇA IDENTIFICAR, INTERROGAR E PUNI-LOS NA FORMA MAIS RÍGIDA DAS LEIS, PARA QUE SIRVA DE EXEMPLO AOS FUTUROS “VIGILANTES”

    Curtir

  10. ANOTEM

    O MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

    DO “PATTEO” DO COLÉGIO

    AOS MIRANTES FRONTEIRAS BANDEIRANTES . . .

    ESTA CERCADO POR UM COMPLEXO DO ALEMÃO

    SIM

    UM ANEL

    EXATAMENTE IGUAL AS FAVELAS DO COMPLEXO DA MARÉ NO RJ

    O MORUMBHY XABA PALCO DO PALÁCIO DO DESGOVERNO

    É UM MOSAICO DE MT2 DE BILHÕES COM MICRO FAVELAS . . .

    SE O MUNICÍPIO DE SÃO PAULO É ISTO !!! É ASSIM É FATO !!!

    O QUE OS SRS ESTÃO ESPERANDO PARA ACREDITAR

    EM UM NOVO PARALELO 17 ???? JÁ É REALIDADE !!!

    VIVEMOS EXATAMENTE O QUE OUTROS JÁ VIVERAM

    E QUEM NÃO QUISER ENXERGAR

    VAI PAGAR CARO . . . JÁ PAGA !!!!

    NESTE CENÁRIO

    O MÍNIMO SERIA UM SERVIÇO PÚBLICO DE SEGURANÇA PÚBLICA ALINHADO

    E SEUS SERVIDORES MUITO BEM REMUNERADOS

    E EM CONSTANTE EVOLUÇÃO ATUALIZAÇÃO

    O M Í N I M O !!!!!!!

    AAAAAAAAAPARTIDÁRIO!!!!!!! AAAAAAAPOLÍTICO !!!!!!!!!

    Curtir

  11. QUEM VIGOU, OU VIGIARÁ OS VIGILANTES ? :

    GPZIM :
    Então… o celular é utilizado pra escutar as conversas. Más eu não entendo….. em alguns casos de execução de policiais, as conversas foram escutadas, gravadas, backupeadas….. más não foram divulgadas nem pros mais interessados (que Deus os tenham). Então me explica por favor: de que adianta?????
    Lembrei de um que visitou o outro todo quebrado no hospital e disse: “Cara… meu você não vai acreditar, dois dias antes eu sonhei direitinho com o seu acidente”.
    Se o governo tem interesse que os REEDUCANDOS utilizem celulares, por que é que fica execrando os agentes e dizendo que são corruptos e coniventes com o crime. Neste caso são coniventes com o governo.
    Bom….. se eu acho que eles são todos safados, eles podem achar que todos nós somos também.
    A diferença é eles falam diante das câmeras e microfones.

    SE ALGUÉM ESCUTOU E NÃO TOMOU PROVIDENCIAS FOI OMISSO E CO-AUTOR DAS MORTES. OU SERÁ QUE LEVOU VANTAGENS DOS GRAMPOS CLANDESTINOS.
    A PERGUNTA:
    QUEM VIGIOU OU DEVERIA VIGIAR OS VIGILANTES ?
    PORQUE ESSES SUPOSTOS VIGILANTES NÃO USARAM AS ESCUTAS PARA EVITAR AS MORTES DE POLICIAIS, OU ESSES VIGILANTES BENEFICIARAM-SE DO DINHEIRO DO CRIME ORGANIZADO.
    CABE A JUSTIÇA IDENTIFICAR, INTERROGAR E PUNI-LOS NA FORMA MAIS RÍGIDA DAS LEIS, PARA QUE SIRVA DE EXEMPLO AOS FUTUROS “VIGILANTES”

    É ISSO AI, ESSE DESGOVERNADOR CONFESSOU PUBLICAMENTE A PRÁTICA ILEGAL; DEVE-SE APURAR QUEM OBTEVE AS INFORMAÇÕES SOBRE AS MORTES DOS COLEGAS.
    FAMILIARES DE COLEGAS MORTOS, PROCUREM MEIOS JURÍDICOS, IMPRENSA, ÓRGÃOS, PF, ETC, PARA QUE SE APUREM ESSES FATOS.

    Curtir

  12. SAI 13…………… :

    QUEM VIGOU, OU VIGIARÁ OS VIGILANTES ? :

    GPZIM :
    Então… o celular é utilizado pra escutar as conversas. Más eu não entendo….. em alguns casos de execução de policiais, as conversas foram escutadas, gravadas, backupeadas….. más não foram divulgadas nem pros mais interessados (que Deus os tenham). Então me explica por favor: de que adianta?????
    Lembrei de um que visitou o outro todo quebrado no hospital e disse: “Cara… meu você não vai acreditar, dois dias antes eu sonhei direitinho com o seu acidente”.
    Se o governo tem interesse que os REEDUCANDOS utilizem celulares, por que é que fica execrando os agentes e dizendo que são corruptos e coniventes com o crime. Neste caso são coniventes com o governo.
    Bom….. se eu acho que eles são todos safados, eles podem achar que todos nós somos também.
    A diferença é eles falam diante das câmeras e microfones.

    SE ALGUÉM ESCUTOU E NÃO TOMOU PROVIDENCIAS FOI OMISSO E CO-AUTOR DAS MORTES. OU SERÁ QUE LEVOU VANTAGENS DOS GRAMPOS CLANDESTINOS.
    A PERGUNTA:
    QUEM VIGIOU OU DEVERIA VIGIAR OS VIGILANTES ?
    PORQUE ESSES SUPOSTOS VIGILANTES NÃO USARAM AS ESCUTAS PARA EVITAR AS MORTES DE POLICIAIS, OU ESSES VIGILANTES BENEFICIARAM-SE DO DINHEIRO DO CRIME ORGANIZADO.
    CABE A JUSTIÇA IDENTIFICAR, INTERROGAR E PUNI-LOS NA FORMA MAIS RÍGIDA DAS LEIS, PARA QUE SIRVA DE EXEMPLO AOS FUTUROS “VIGILANTES”

    É ISSO AI, ESSE DESGOVERNADOR CONFESSOU PUBLICAMENTE A PRÁTICA ILEGAL; DEVE-SE APURAR QUEM OBTEVE AS INFORMAÇÕES SOBRE AS MORTES DOS COLEGAS.
    FAMILIARES DE COLEGAS MORTOS, PROCUREM MEIOS JURÍDICOS, IMPRENSA, ÓRGÃOS, PF, ETC, PARA QUE SE APUREM ESSES FATOS.

    De onde será que a Rota tira as infos para as ações de elite (vulgo execução) que tem feito?

    Curtir

  13. A impressão que tenho é que o Governador Geraldo Alckimim do PSDB não quer combater efetivamente a criminalidade, não mostra empenho e tão pouco valoriza os Policiais paulistas que ganham uma miséria de salários. Quem estiver contra a segurança pública estará contra a sociedade. Precisamos rever nossos votos na próxima eleição !

    Curtir

  14. 20/11/2012 11h53 – Atualizado em 20/11/2012 20h54
    Gilberto Carvalho compara violência em São Paulo a ataques na Palestina
    Morre mais gente em SP do que em ataque no Oriente Médio, diz ministro.
    Carvalho disse que ‘finalmente’ o estado aceitou ajuda do governo federal.
    Priscilla Mendes
    Do G1, em Brasília

    12 comentários

    O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, comparou nesta terça-feira (20) os ataques à Palestina, que está em conflito com Israel na faixa de Gaza, à onda de violência da região metropolitana de São Paulo. Carvalho disse que “finalmente” o estado aceitou ajuda do governo federal para enfrentar o problema.
    “A gente estava alarmado com os mortos na Palestina e as estatísticas mostram que só na Grande São Paulo em um dia você tem mais gente perdida, assassinada do que num ataque desses”, afirmou o ministro.
    Ele conversou com a imprensa após participar, no Palácio do Planalto, da cerimônia de instalação da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica.
    saiba mais
    Dois são mortos na madrugada desta terça-feira na Grande SP
    Governo ofereceu rastreador de celular para SP, diz Depen
    À tarde, o PSDB, que comanda o governo do estado, divulgou nota em que diz que a declaração de Carvalho “revela ignorância e má-fé”. “É lamentável que o governo federal mantenha no cargo um ministro de Estado que especializou-se no ofício de degradar o cargo que ocupa para fazer politicagem eleitoral. A frase revela ignorância e má-fé”, diz a nota, assinada pelo presidente estadual do PSDB, Pedro Tobias.
    Na madrugada desta terça-feira, duas pessoas morreram e seis foram baleadas na região metropolitana de São Paulo. Na noite de domingo (18) para segunda-feira (19), foram 13 mortos e ao menos 10 feridos.
    Gilberto Carvalho afirmou que “a organização do crime se torna cada vez mais alarmante” e saudou a parceria do governo de São Paulo com o governo federal. “O passo que eu quero saudar, é esse passo que finalmente houve uma aceitação por parte do governo de São Paulo dessa parceria como governo federal. Eu acho que todos temos que ganhar com isso, particularmente a população de São Paulo”, disse.
    O ministro ponderou, no entanto, que “a gente nunca deve vender ilusões” ao afirmar que o combate ao crime organizado demandará tempo e “não será fácil”. “O combate será o adequado, real, sem medidas fáceis, e sem soluções de mera repressão. Nós não teremos o resultado tão rápido quanto nós gostaríamos”, declarou.
    Sistema carcerário
    Gilberto Carvalho comentou a declaração do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre o sistema carcerário brasileiro. Na semana passada, Cardozo disse que preferiria morrer a passar “muitos anos” em uma penitenciária do país.
    “O ministro Cardozo tem razão e honestidade em fazer esse reconhecimento”, afirmou Carvalho. “Acho que é dever nosso, de fato, batalhar, lutar e trabalhar para mudar essa condição. […] Não dá para ficar insensível, naturalmente, a essa condição desse empilhamento humano”, declarou.
    Alianças
    O ministro afirmou que 2013 será o melhor ano do governo Dilma. A presidente, disse Carvalho, conversará com todos os partidos da base em busca de “harmonia” com os aliados.
    “Esse final de ano para nós é muito importante preparando o ano de 13 (2013), que nós sabemos será o melhor dos nossos anos em todo o governo”, disse o ministro, “Temos uma grande esperança no ano que vem, não apenas pela questão econômica, mas pela própria maturação natural dos projetos”.
    Desde o fim das eleições municipais, Dilma já se reuniu com líderes do PMDB, PT, PSD, PP e PSB. As conversas deverão ser retomadas a partir dessa semana, já que a presidente ficou fora do país desde a última quinta-feira (15) para participar, na Espanha, da Cúpula Ibero-americana. Ela retornou a Brasília na manhã desta terça-feira.
    “É evidente que o acordo político, a integração política, a facilidade com que os processos se desenvolvam no Legislativo é muito importante para a gente. Essa é a razão da preocupação da presidente em ter muita harmonia com a base aliada para que nada se torne obstáculo a esse propósito nosso de fazer acelerar o trabalho do governo”, afirmou Gilberto Carvalho.

    Curtir

  15. 20/11/2012 – 14h24
    Para Cardozo, país deve parar de ‘jogar sujeira debaixo do tapete’
    PUBLICIDADE

    DA AGÊNCIA BRASIL

    Ao defender hoje ações conjuntas entre os Poderes para melhorar o sistema carcerário no país, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que o Brasil precisa deixar de “jogar a sujeira para debaixo do tapete” e enfrentar os problemas nas prisões.

    Ministro da Justiça diz que ‘preferia morrer’ a ir para penitenciária brasileira
    Após polêmica, Cardozo diz que governo criará 42 mil vagas em prisões
    Ministros do STF afirmam que fala de Cardozo sobre presídios é positiva
    Ayres Britto chama de ‘triste’ afirmação de ministro sobre prisão
    Prisão brasileira é ‘medieval’ e viola direitos, afirma ministro da Justiça

    O ministro fez as declarações ao chegar à Câmara dos Deputados para participar de uma audiência pública. Segundo Cardozo, o problema carcerário “é uma questão histórica, que vem de décadas. Infelizmente, o ato de colocar sujeira para debaixo do tapete vai resolvendo [a questão] no cotidiano, mas acumula a sujeira e um dia ela aparece, estamos vivendo esse problema agora. Ou enfrentamos esse problema ou o problema continuará provocando violência e problemas reais para toda a sociedade”.

    O ministro ainda defendeu que a separação de presos por grau de periculosidade poderia desarticular as organizações criminosas que atuam dentro dos presídios brasileiros. “Não podemos ter no sistema carcerário uma escola de criminalidade. Temos que ter um sistema que recupere e não amplie a potencialidade criminosa”.

    “Os chefes do crime organizado têm que ir para presídios de segurança máxima, têm que ficar isolados. Aquelas pessoas que têm pequeno potencial ofensivo devem ou seguir um caminho de penas que não sejam restritivas de liberdade ou, se forem restritivas de liberdade, [devem ser] colocadas em estabelecimentos que não as transformem em marginais organizados. Essa questão é de fundamental importância”, frisou Cardozo.

    O ministro ressaltou que o problema nos presídios do país é grave e emergencial e que precisa ser enfrentado conjuntamente por todas as esferas de poder.

    “Se tentarmos tapar o sol com a peneira não vamos resolver nada no Brasil. É necessário colocar o problema à luz. Isso não tem nada a ver com aquele caso ou com aquele julgamento. Essa é uma realidade que está posta nestes dias. E é necessário que nós, como governo federal, governos estaduais, magistrados e Legislativo, assumamos o nosso papel e a nossa responsabilidade. É isso que defendemos e sustentamos. Chamando a coletividade para a ação”, completou.

    Segundo ele, o governo federal tem feito a sua parte e, no ano passado, abriu 7.000 vagas em presídios e haverá capacidade para mais 17 mil detentos em unidades que ainda serão construídas. Até 2014, acrescentou, devem ser entregues mais 40 mil vagas.

    “Estamos fazendo um esforço hercúleo, mas é muito importante que não tentemos empurrar a responsabilidade para o outro. Esse é um problema que tem que ser enfrentado em conjunto. A violência que vivemos na sociedade brasileira, tristemente, quando decorrente de organizações criminosas, passa pelo problema prisional”, disse o ministro.

    Curtir

  16. SP: suspeitos do PCC são presos tentando levar celulares a cadeia
    20 de novembro de 2012 • 19h19 • atualizado às 19h43

    Reduzir
    Normal
    Aumentar
    Imprimir
    Notícia
    Fotos

    Josias Aparecido dos Santos é um dos presos por ligação com o PCC e tentativa de jogar telefones dentro de penitenciária no interior de SP
    Foto: Cícero Affonso/Especial para Terra

    Comentar5
    CÍCERO AFFONSO
    Direto de Martinópolis
    A Polícia Militar de São Paulo prendeu nesta terça-feira cinco homens que tentavam arremessar aparelhos de telefonia celular para dentro do presídio Tacyan Menezes de Lucena, na cidade de Martinópolis (a 539 km da capital). Foram presos Carlos Eduardo Lima dos Santos, 22 anos; Danilo Sampaio de Almeida, 25 anos; Jaime Junior Mota, 22 anos; Josias Aparecido dos Santos, 33 anos, e Robson dos Santos, 23 anos, todos já com passagens anteriores pela Justiça e suspeitos de pertencerem ao Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa que age dentro e fora dos presídios paulistas.
    Segundo a polícia, a suspeita existe pelas tatuagens dos criminosos. Eles ocupavam um Gol que transitava nas imediações do trevo de Indiana e a polícia já vinha monitorando o veículo, pois uma denúncia anônima dava conta de que o grupo se preparava para levar a encomenda ao presídio. Durante o monitoramento, os ocupantes do carro jogaram os objetos que levavam. Eram seis aparelhos, todos equipados com carregadores e baterias, que estavam embalados com espumas e fitas adesivas.
    Embora tenham negado a ação, a polícia apurou que o bando pretendia arremessar os objetos para dentro do presídio. “Esses telefones seriam utilizados para que os integrantes da facção continuassem as ordens de ataques violentos que vêm ocorrendo, além de assaltos, tráfico de entorpecentes e assassinatos”, explicou o delegado Marco Antonio Mantovani, que presidiu o flagrante.

    Curtir

  17. Publicado em 21/11/2012 às 19h27: atualizado em: 21/11/2012 às 20h20

    Vanessa Beltrão, do R7
    Reprodução/Rede Record
    Marcos Carneiro disse que a decisão de colocar o cargo à disposição não tem relação com a ação do MP movida contra ele e mais nove delegados Após o secretário de segurança pública de São Paulo, Antônio Ferreira Pinto, pedir exoneração do cargo nesta quarta-feira (21), o delegado geral da polícia civil de São Paulo, Marcos Carneiro, afirmou em entrevista ao R7 que vai colocar o cargo à disposição.

    — Nessa situação de transição, é natural que os comandantes que têm o cargo de confiança coloquem à disposição do novo chefe para não criar nenhum embaraço.

    Essa é a segunda vez que o delegado Marcos Carneiro sinaliza que pode deixar o cargo. Em entrevista ao R7 no último dia 14, ele já tinha afirmado que iria entregar o cargo, caso fosse notificado pela Justiça.

    Junto com mais nove delegados, ele é réu em uma ação do Ministério Público para regularizar pátios particulares em São Paulo para guardar veículos e máquinas caça-níqueis apreendidas no Estado. A grande questão é que os carros eram armazenados nos locais sem licitação.

    Leia mais notícias de São Paulo

    Segundo Marcos Carneiro, a decisão de colocar o cargo à disposição não tem relação com a ação do MP, mas a “uma atitude protocolar que é natural na administração pública”.

    — O novo secretário tem a liberdade de formar a nova equipe. A estrutura não para. Muda o comando, mas a parte operacional continua no mesmo ritmo.

    Ele também reafirmou que ainda não foi notificado pela Justiça sobre a ação do Ministério Público. A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo informou que todas as cartas precatórias já foram enviadas para os envolvidos no processo desde o dia 5.

    Mesmo sem a confirmação de que irá deixar o cargo, Marcos Carneiro já falou em tom de despedida.

    — Encaro isso como natural. Cumprimos a nossa missão e tentamos fazer o melhor.

    O novo secretário de segurança pública será o ex-procurador-geral de Justiça de São Paulo, Fernando Grella Vieira. Ele deve ser empossado no cargo nesta quinta-feira (22).

    Leia mais notícias na nova home do Portal R7

    Curtir

  18. Você está em Notícias > São Paulo

    Novo secretário de Segurança de SP promete enfrentar o crime dentro da lei
    Fernando Grella Vieira assume no lugar de Antonio Ferreira Pinto, demitido em meio à guerra não declarada entre Polícia Militar e Primeiro Comando da Capital (PCC)
    22 de novembro de 2012 | 0h 45
    Notícia
    A+ A- Assine a Newsletter Bruno Paes Manso e Marcelo Godoy, de O Estado de S.Paulo
    O novo secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, afirmou na quarta-feira, 21, que não vai ceder um milímetro no combate ao crime organizado. “Haverá enfrentamento dentro da lei e do respeito aos preceitos constitucionais”, disse ao Estado, acrescentando que “não vai haver ruptura” em relação à atual política de segurança. “Vamos fazer aprimoramentos.”

    Veja também:
    Número de vítimas de homicídios cresce 114% em outubro
    Secretário de Segurança Pública de São Paulo deixa o cargo
    Julia Dualibi: Os bastidores da troca de comando na Segurança
    Violência mata mais do que conflito na Palestina, diz ministro

    Ex-procurador-geral de Justiça, Grella assume no lugar do também procurador Antonio Ferreira Pinto, demitido na segunda-feira, em meio à guerra não declarada entre Polícia Militar e Primeiro Comando da Capital (PCC) que já matou 93 policiais e fez os homicídios subirem 92,3% na capital (de 78 casos para 150) em outubro, em comparação a 2011 – o governo antecipou em quatro dias a divulgação dos números de violência no Estado para evitar desgaste do novo secretário.

    A queda de Ferreira Pinto começou a se desenhar quando o PCC decidiu matar policiais militares para vingar a morte de seus integrantes em ações das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota). As execuções começaram em junho. Há dois meses, o governador Geraldo Alckmin procurava um nome para substituir o homem que chefiava a pasta da Segurança desde 2009. Um de seus secretários, Saulo Abreu (Transportes) chegou a se reunir com policiais em busca de uma alternativa a Ferreira Pinto.

    A presença constante da violência em São Paulo nos jornais deu ao governador a certeza de que deveria mudar. “Nós reconhecemos as dificuldades que estamos passando e vamos nos empenhar de forma redobrada nesse trabalho”, afirmou Alckmin. Na quinta-feira passada, ele convidou Grella, que lhe pediu tempo para avaliar.

    O ex-procurador-geral avaliou o quanto o cargo mudaria sua vida e respondeu a Alckmin na segunda-feira. No mesmo dia, o governador chamou Ferreira Pinto para dizer que precisava do cargo. Ferreira sentiu o impacto. Tinha confiança de que não sairia. Ficou acertado que pediria demissão na quarta-feira – Alckmin anunciou a mudança às 11 horas.

    Desafio. Grella toma posse nesta quinta-feira, 22. Ele vai se reunir com as chefias das Polícias Civil e Militar e ouvir Ferreira Pinto. “Vou me inteirar dos dados. O desafio será enorme. A segurança pública é complexa. Vou abrir a pasta à sociedade, ouvir todos os segmentos. Sei que o trabalho será duro e o momento é sério.” De fato, na noite de anteontem, mais dez pessoas foram mortas na Grande São Paulo – sete com indícios de execução e duas em supostos tiroteios com a PM. A sucessão de fatos ameaça não dar trégua ao novo chefe da segurança. / COLABOROU JULIANA DEODORO

    Curtir

Os comentários estão desativados.