Confronto entre PCC e PM na Baixada Santista é recorrente, diz Josmar Jozino no livro Xeque-Mate 16

Confronto entre PCC e PM na Baixada Santista é recorrente, diz livro

da Livraria da Folha

O confronto entre Polícia Militar e facções criminosas transformou a Baixada Santista no palco do novo faroeste brasileiro. “As baixas, dos dois lados, aconteceram em maior número na Praia Grande, Santos, São Vicente e Guarujá”, conta o repórter Josmar Jozino em “Xeque-Mate”.

Divulgação
Relata a ação dos tribunal do crime e dos letais boinas pretas em São Paulo
Relata a ação dos tribunal do crime e dos letais boinas pretas em SP

Segundo o autor, a guerra já acontecia no Estado de São Paulo, mas se intensificou após os ataques de maio de 2006. A execução de policiais fora do horário de trabalho é uma das marcas das mortes no “varejo”.

“Na Baixada Santista, os PMs não eram alvo dos bandidos somente quando estavam de folga”, diz Jozino. “Mesmo fardados e em serviço ou na volta do trabalho, os policiais eram atacados”.

Com o subtítulo “O Tribunal do Crime e os Letais Boinas Pretas”, o livro apresenta o cenário atual da segurança pública de São Paulo.

O jornalista, considerado um especialista na facção criminosa PCC, também assina “Casadas com o Crime”, um retrato dos presídios brasileiros e finalista do Prêmio Jabuti 2009 na categoria de livro-reportagem, e “Cobras e Lagartos”, edição sobre o partido do crime, ganhou menção honrosa no Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos de 2005. Atualmente, escreve para o “Agora São Paulo”, do Grupo Folha.

Abaixo, leia um trecho de “Xeque-Mate”.

*

Acabou, mano

No início da madrugada de 6 de abril de 2009, o soldado Edmundo Andréa Júnior, de 32 anos, do 39º Batalhão do Interior, foi morto a tiros no bairro Catiopã, em São Vicente. Ele trabalhava na escolta de presos. Quando foi executado estava de folga.

Júnior recebeu um telefonema e marcou um encontro. O soldado foi ao local combinado e sofreu uma emboscada. Nada foi roubado do PM. Nem a moto nem a arma que carregava na cintura. Um mês antes, o tenente Sílvio França da Silva foi executado a tiros em São Vicente. O assassinato aconteceu na Vila Valença. A família do oficial presenciou o crime. A vítima também estava de folga naquele dia. De acordo com a Polícia Militar, Silva sofreu tentativa de sequestro relâmpago.

Em 23 de março, criminosos mataram o soldado Márcio Luiz Bueno, na Praia Grande. A PM informou que o policial foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte) quando fazia um serviço particular. Transportava malote com dinheiro.

Em 3 de agosto de 2008, criminosos mataram mais um policial militar na Baixada. O soldado Mauro de Lara Torquato foi assassinado com tiros de fuzil na Vila Caiçara. Em 3 de outubro do mesmo ano, o soldado Marcos Rantiguieri foi morto com 18 tiros de fuzil. No dia 19 de outubro, o cabo Anderson Lira teve o mesmo destino trágico.

As mortes dos policiais militares aterrorizaram a população da Baixada Santista. O comando da PM sempre alegou que os assassinatos de seus homens eram casos pontuais e que não tinham qualquer relação com ações de integrantes do PCC.

*

“Xeque-Mate” Autor: Josmar Jozino Editora: Letras do Brasil Páginas: 282 Quanto: R$ 33,00 (preço promocional*) Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra

  1. Esse cara é pago pelos malas?? ganha quantou qto pra escrever isso? ou é filiado ao “partido”? ou ao PT? um deles é, se não, todos!!!! Nada mais leviano, hipócrita e bandido do que isso. Deve ter ganhado uma boa bolada.

    Curtir

  2. 5 mil policiais protestam em Madri contra medidas de austeridade
    “Cidadãos, pedimos perdão por não poder prender os verdadeiros responsáveis por esta crise: banqueiros e políticos”, afirmava um dos cartazes exibidos pelos policiais

    Cerca de 5.000 policiais procedentes de toda a Espanha se manifestaram neste sábado (17) no centro de Madri para denunciar as reduções de salário e de pessoal, três dias depois da greve geral contra as medidas de austeridade.

    “Cidadãos, pedimos perdão por não poder prender os verdadeiros responsáveis por esta crise: banqueiros e políticos”, afirmava um dos cartazes exibidos pelos policiais, que marcharam até ministério do Interior convocados pelo sindicato majoritário Sup.

    “Todos os anos, saem entre 1.500 e 2.000 policiais e entraram apenas 125. Por isso, em três ou quatro anos, haverá mais insegurança e mais delitos na Espanha”, advertiu José María Sánchez Fornet, em um discurso feito ante o ministério.

    Curtir

  3. Pago pelos malas porque…,só se for o comando da PM,pois declara que todas essas mortes não tem ligação com o crime organizado:¨são apenas fatos isolados¨

    Curtir

  4. Conforme reportagem o PM, morto dentro de açougue em Guarulhos era da “corró”, se for ta estranho…. 2º em uma semana!

    Curtir

  5. O próximo chefe da policia, deveria ser uma mulher, isso iria diminuir a violência, como no Rio, sabe!

    Curtir

  6. ATÉ QUANDO VAI ESTA PATIFARIA DO SR°GOVERNADOR E SEU SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PUBLICA OMITIR DADOS SOBRE HOMICÍDIOS DE POLICIAIS ELES PROTEGEM O PCC E CHUTAM OS POLICIAIS!!!!!!!! É GEITO É ESTE MESMO SR° GOVERNADOR FICA DO LADO DOS MALAS LÁ TEM MAIS VOTO QUE OS DOS POLICIAIS.MAS QUE SE DEPENDER DOS POLICIAIS E CIDADÃO HONESTOS DOS POLÍCIAIS E SUAS FAMÍLIAS E AMIGOS DO ESTADO DE SÃO PAULO O PSDB VAI SER BANIDO DE NOSSA HISTÓRIA 2014 VEM AI…… QUE NÃO CAIA NO ESQUECIMENTO A TRAIRAGEM DO GOVERNO COM OS POLICIAIS DE SP DEIXANDO QUE MARGINAIS OPINEM SOBRE QUEM VIVE O QUEM MORRE E COMO NÃO BASTASSE ALASTROU PARA OUTROS ESTADOS A INCOMPETÊNCIA DO GOVERNO PSDB AONDE A POPULAÇÃO ESTÃO SOFRENDO TAMBÉM COM ATAQUES QUE PARTIRAM ORDENS DE MARGINAIS PAULISTAS, QUE O GOVERNADOR TANTO INSISTE EM PROTEGER E AGORA FALAR O QUE ………..DIS AI ……

    Curtir

  7. 17/11/2012 19h29 – Atualizado em 17/11/2012 19h45
    Morre PM baleado dentro de açougue em Guarulhos
    Sargento estava com o filho, de 5 anos, quando foi atingido.
    Um dos criminosos foi baleado e morreu em acidente após o assalto.
    Do G1 São Paulo

    2 comentários

    O policial militar que foi baleado dentro de um açougue em Guarulhos, na Grande São Paulo, morreu na tarde deste sábado (17). Segundo a PM, o ataque aconteceu por volta das 13h, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, no bairro Cocaia. Um dos suspeitos também foi morto.
    O sargento Edir Almeida, de 42 anos, estava com seu filho, de 5 anos, quando dois criminosos entraram no estabelecimento. Um foi direto ao caixa e o outro brigou com o PM, que foi atingido por dois tiros. O assaltante que pegava o dinheiro também disparou, mas atingiu seu colega e uma pessoa que estava no açougue.
    saiba mais
    Policial militar é baleado dentro de açougue em Guarulhos
    Morre baleado na Zona Sul e chega a 8 número de mortos na Grande SP
    A dupla fugiu em uma moto, mas poucos metros depois bateu em um carro. O criminoso que estava baleado morreu na hora. O outro ficou ferido no acidente e foi levado para um hospital, sob custódia da polícia.
    O sargento tinha 16 anos de serviço na PM e a última função dele era na Corregedoria. Com sua morte, já são 93 os policiais assassinados no estado neste ano.
    Madrugada violenta
    Oito pessoas morreram entre a a noite desta sexta-feira (16) e a madrugada deste sábado na Grande São Paulo em ataques e em confronto com a polícia. As mortes ocorreram nas zonas Sul, Norte e Leste da capital e em Embu das Artes, na Grande São Paulo. O número de mortes nesta madrugada é superior à média diária de assassinatos no mesmo mês do ano passado (veja tabela).

    Curtir

  8. O que o colega Revolução Já citou no post anterior, referente ao preso de apelido “Piauí”, que o mesmo não teria sido removido para Rondonia e sim outro preso ido em seu lugar, É MUITO GRAVEEEEEEE!!!!. Se alguém tiver essa informação, avise-nos, por favor. Se for verdade, é um murro na nossa cara e da sociedade também, é o fim do fim das Polícias, desse partido que governa o estado e todos os envolvidos nessa mentira, gravíssima, prefiro não acreditar!!!Fui!!!!!!

    Curtir

  9. é, foi estranha a remoção do Piauí,com o rosto coberto, dando azo a muita especulação.Não entendo a proteção que se dá aqos nomes e rostos de maus-feitores, por alguns jornais,em geral. Inocente, até prova em contrário(que nunca aparece), se aplica a processos,a órgãos oficiais, mas na imprensa, que é nosso farol, que nos norteia, para saber quem é quem, é incabível.

    Curtir

  10. Faço a seguinte pergunta para vocês fliteiros: o que você tem feito nesses últimos dias para combater a criminalidade que vem lhe ameaçando de morte? reflita e responda para você mesmo, não é preciso escrever aqui !

    Eu não defendo o governo de SP, acho que ele é letárgico, péssimo líder, porém, creio que não podemos esperar por uma decisão sábia por parte dele, mesmo porque não é o perfil desse governo, isso esta provado, mas tenho convicções que não podemos ficar esperando ação por parte do governo para evitar que sejamos brutalmente assassinados como os 93 policias que já não pertencem mais a esse planeta terra, temos que agir com firmeza , afinal de contas é o nosso que esta na reta e não o do governo, ele esta lá no palácio bem confortável e filosofando coisas com coisas, apenas isso. Estou falando que qualquer um de nós poderá ser o nº 94 a qualquer momento. Estamos vivendo tempos difíceis, temos que agir com firmeza e sem vacilos, pois da guerra restará apenas histórias, para isso temos que permanecer vivos para contar.

    Curtir

  11. 18/11/2012 01h18 – Atualizado em 18/11/2012 05h10
    Quatro pessoas são baleadas na Grande SP neste sábado
    Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas.
    Em São Paulo, motoqueiros atiraram contra um motorista.
    Do G1, em São Paulo

    Quatro pessoas foram baleadas na noite deste sábado (17) na Grande São Paulo. Duas morreram. Com isso, chega a dez o número de mortos em ataques e em confronto com a polícia entre a noite desta sexta-feira (16) na Grande São Paulo.
    As mortes aconteceram em Guarulhos às 22h40. Testemunhas disseram à polícia que dois homens em uma moto passaram atirando, matando duas pessoas. De acordo com a polícia, outra pessoa foi atingida no abdômen. Ele foi socorrido e passava por uma cirurgia na madrugada deste domingo (18). O caso foi registrado no 7º Distrito Policial de Guarulhos.
    saiba mais
    Morre baleado na Zona Sul e chega a 8 número de mortos na Grande SP
    Em São Paulo, um homem foi atingido por seis tiros por volta das 23h deste sábado na Zona Sul da cidade. Ele foi socorrido e até as 5h deste domingo não havia informações sobre seu estado de saúde.
    De acordo com a 3ª Companhia do 37ª Batalhão da Polícia Militar, homens em motos o cercaram e fizeram os disparos. De acordo com o 47º Distrito Policial, que investiga o caso, há suspeita de que ele tenha sido confundido com um policial militar.
    Violência
    Na noite de quinta-feira (15), uma criança de 1 ano e 8 meses foi atingida no pescoço por um disparo, em São Bernardo do Campo, no ABC. Segundo a Polícia Civil, o carro em que o menino estava com a mãe foi alvo de disparos porque não deu passagem a outro veículo com criminosos. Minutos antes, os homens teriam atirado em um jovem de 17 anos na Estrada Galvão Bueno, perto do local em que o bebê foi morto. O corpo de Pedro Henrique Patrocínio Manga foi enterrado na tarde de sexta-feira.

    Curtir

  12. SE A FEDERAL ENTRAR NESSA DE LEVAR UM COITADO
    NO LUGAR DO PIAUI, PODE FECHAR TODAS AS POLICIAS
    QUE FOI TUDO VENDIDO.
    ALIAS QUEM TRABALHA NA RUA SABE QUE O PIAUI
    É CABEÇA DE BRAGRE NUNCA FOI CABEÇA DE NADA
    A UNICA COISA QUE FAZ É OBEDECER ORDEM DO COMANDO
    É OUTRA ACEROLA [vaqle por des laranja]
    AGORA CABE AOS COLEGAS DOPRESIDIO COLOCAR ESSA SITUAÇÃO
    EM PRATOS LIMPOS OU ENTÃO FECHAR TUDO E DEIXAR
    ESSE PARTIDO DE MALDITOS CAVAREM AS PROPRIAS SEPULTURAS
    QUEM PLANTA XUXU NUNCA VAE COLHER MORANGA
    NO MAXIMO PODE RECOLHER A MERDA QUE ESTA DEIXANDO PELO CAMINHO

    Curtir

  13. ta brincando :
    SE A FEDERAL ENTRAR NESSA DE LEVAR UM COITADO
    NO LUGAR DO PIAUI, PODE FECHAR TODAS AS POLICIAS
    QUE FOI TUDO VENDIDO.
    ALIAS QUEM TRABALHA NA RUA SABE QUE O PIAUI
    É CABEÇA DE BRAGRE NUNCA FOI CABEÇA DE NADA
    A UNICA COISA QUE FAZ É OBEDECER ORDEM DO COMANDO
    É OUTRA ACEROLA [vaqle por des laranja]
    AGORA CABE AOS COLEGAS DOPRESIDIO COLOCAR ESSA SITUAÇÃO
    EM PRATOS LIMPOS OU ENTÃO FECHAR TUDO E DEIXAR
    ESSE PARTIDO DE MALDITOS CAVAREM AS PROPRIAS SEPULTURAS
    QUEM PLANTA XUXU NUNCA VAE COLHER MORANGA
    NO MAXIMO PODE RECOLHER A MERDA QUE ESTA DEIXANDO PELO CAMINHO

    GOSTEI DESSA ÚLTIMA FRASE E JÁ VOU UTILIZÁ-LA EM PARTE, PARA LANÇAR O SLOGAN QUE TODOS NÓS POLICIAIS, DEVEMOS USAR NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2014, PARA ENTUPIR OS OUVIDOS DESSA POPULAÇÃO EMBURRECIDA:
    – QUEM PLANTA CHUCHÚ, VAI COLHER PEPINOS !

    Curtir

  14. Boa noite!
    O motivo do meu comentário é que o senhor anda meio por fora dos fátos ocorridos com relação as execuções dos pm na baixada. tudo começou por o Ten pm Silvio França da Silva, já que o primeiro citado em seu livro, estava sendo investigado por o mesmo e logo depois da execução do tenente, o Soldado edmundo recebeu uma ligação e em uma emboscada, foi também covardemente executado. O Ten Pm: Silvio França, foi executado no dia 07/03/2009. Gostaria muito que o senhor, entrasse em contato comigo, pois tenho fótos dos envolvidos e muitas outras informações que poderiam levar a esses executores de pms. Agora quanto a alguns da corporação dizer que tudo é latrocinio e ficar por isso mesmo é que fede muito, pois não é preciso ser um períto para saber que muitos deles estão envolvidos e se afastaram logo en seguida dos fátos, para não levatarem suspeitas, mal sabiam eles que eram exatamente isso o que faziam. Se o senhor quizer e se interessar eu estou disposta a dá nomes e mostrar faces, para que não morrar muito outros, pois a corporação do 39/bpm/i não tá nem ai para quem já se foi ou se vai, eles só querem é receber os seus dindins no fim do mes e ponto.
    Ps: tenho nomes, fótos, vídeos e muitos outros documentos que derrubará a cara de pau de BANDIDOS FARDADO, POIS ERA EXATAMENTE ISSO QUE O TENENTE TENTAVA FAZER QUANDO FOI EXECUTADO E TODOS OS OUTROS QUE ELE INVESTIGAVA POR FAZER PARTE DA CORREGEDORIA DO 39BPM/I TAMBÉM FORAM TIRADOS DE SUAS FAMÍLIA E A POLICIA DIZ QUE É INOCENTE,,, BESTEIRA! ELES SÃO É COVARDES MESMO.
    POSSO AJUDAR SIM!
    ABRAÇOS E OBRIGADA!

    Curtir

Os comentários estão desativados.