11/11/2012-06h29
Pedido de demissão na PM é o maior em 12 anos
AFONSO BENITES ROGÉRIO PAGNAN DE SÃO PAULO
a foi dedicada à Polícia Militar. Acordava cedo, vestia sua farda, botava a arma no coldre, fazia uma oração ao lado da mulher e ia para o batalhão na Grande São Paulo.
Neste ano, estava trabalhando em Guarulhos, cidade onde dois PMs foram assassinados na mais recente onda de violência. Em todo o Estado, ao menos 92 policiais foram mortos em 2012.
Foi exatamente por conta desses ataques que Gabriel, nome fictício, decidiu deixar a corporação. Disse que se cansou de ser alvo de ladrões.
“Você põe a ‘cara’ na mira do bandido e é chamado de violento. É hostilizado por quem você quer defender e o salário é uma piada”, disse.
Eduardo Knapp/Folhapress | ||
![]() |
||
Aryldo de Paulo, ex-policial, mostra bracal que usou na PM |
E Gabriel, que agora é supervisor de uma empresa de segurança, não está sozinho. Dos últimos 12 anos, 2012 já é o recordista em número de PMs que pediram demissão. Foram 440 até outubro.
Nem no ano dos ataques da facção criminosa PCC, em 2006, houve tantos pedidos de exoneração. De janeiro a outubro daquele ano, 411 PMs saíram por vontade própria.
Entre eles estava o então cabo Aryldo de Paula, que foi da Rota e da Força Tática (tropas de elite da PM), e hoje é advogado de policiais.
“Vi que não tinha o apoio de ninguém. Corria o risco de morrer e era chamado de ‘coxinha’ por algumas pessoas. Se me envolvesse numa ocorrência de resistência seguida de morte, mesmo estando certo, não teria suporte. Por isso, pedi para sair”, disse.
Para cinco comandantes de batalhões da PM ouvidos pela reportagem, a violência é o principal fator que influencia na saída dos militares. Mas há outros dois que precisam ser levados em conta: o salário baixo (o piso salarial de um soldado é de R$ 2.378) e a distância dos policiais até suas casas.
Há casos em que o PM é lotado em cidades a mais de 500 quilômetros de casa.
Quando perguntado sobre se sabia por que este ano registrou um recorde no número de PMs que pediram demissão, o comandante da corporação, coronel Roberval Ferreira França, disse que era boato.
Ao ser confrontado com os números que foram informados pela própria PM por meio da Lei de Acesso à Informação, o coronel mudou o discurso e afirmou que os dados não o preocupam. “Nosso ‘turnover’ (rotatividade) é baixo. Temos quase 100 mil policiais e menos de 0,5% pediram exoneração. Isso é sempre reposto.”
Desde o ano 2000, cerca de mil pessoas ingressam na corporação por ano. Nessa média, estão inclusos os oficiais recém formados pela Academia Militar do Barro Branco.
Para o deputado Olímpio Gomes (PDT), major da reserva da PM, o elevado número de pedidos de demissões demonstra que há muitas pessoas sem vocação na polícia.
“O salário é baixo, o risco é grande e, quando se põe na balança, alguns bons policiais saem para outras carreiras, como delegado federal ou agente rodoviário. Entre os que ficam, há aqueles que veem a polícia só como mais um emprego público”, disse.
—————————————-
Assim fica difícil dar crédito aos responsáveis pela condução das forças policiais deste Estado.
Falta sinceridade, transparência e, sobretudo, humildade ao prestar informações.
Ah, e como militar tem a obrigação de empregar o VERNÁCULO.
Não venha com estrangeirismos para enganar trouxa e mostrar falsa qualificação em gerenciamento ( a Ciência ).
O momento é grave!
O “turnover” no IML é elevadíssimo.
Desculpem a minha insistencia, mas acho que esse post é o mais recomendado para tratar desse assunto.
Quando não se está satisfeito em alguma fábrica, ou loja, ou qq que seja sua profissão, na iniciativa privada, existe a solução… se demitir ou ser demitido.
As diferenças começam aí…
Um torneiro mecânico, demitido da GM, por exemplo, pode arrumar emprego em outra montadora de carros, sua função e salário continuirá quase a mesma coisa.
No período de “desempregado” ele terá auxilio de “salário desemprego”… e também de seu fundo de Garantia…
Na Polícia Não..
para aqueles que entraram na PM, com 18 anos, e tem apenas uma profissão (policial) qual é o futuro dele se sair da PM??? Muitos dirão… coloca um cano na cinta e vai ser “frentista” de posto de gasolina…
Outra coisa… 29 anos trabalhados e um policial é demitido… ele não leva NADA, absolutamente NADA… nem se é dado o direito de vender sua LP para aliviar a situação… no outro mês… com as contas caindo o PM tem que se virar para pagar…
Eu Falo por mim, se pudesse voltar atrás, não entraria na polícia, e se existisse FGTS, já teria saído faz tempo. Acho que muitos não saem por causa disso.
Aí os números seriam diferentes, seriam 4.400 policiais.
CurtirCurtir
A POLICIA É MUITO BONITA PRA QUEM VER DE FORA,DEPOIS QUE VC ENTRA E COMEÇA A VER REALMENTE OKE É POLICIA,VC DESANIMA,E PASSA A VER QUE NAO VALE A PENA,SOU EX MAIKE,E TODO O TESAO PELA POLICIA NAO EXISTE MAIS,PRINCIPALMENTE DEPOIS QUE PASSEI PELO ROMAO GOMES E CONHECI MUITAS HISTORIAS LA,TODA ESSA MERDA QUE A ROTA FAZ,DE FICAR MATANDO VAGABUNDO EM HORARIOD E SERVIÇO É PURA BESTEIRA,CAI NO ROMAO E VC VAI ENTENDER OKE É SER SO MAIS UM NUMERO PRO ESTADO……NAO VALE A PENA…
CurtirCurtir
SEMPRE OUVIR QUE PM É DOS OFICIAIS,PROCURA SABER AI QUANTOS OFICIAIS DERAM BAIXA??VAMOS PARAR E CONTAR QUANTOS CORONEIS DERAM BAIXA NOS ULTIMOS DEZ ANOS??PROVAVELMENTE NENHUM,POR QUE ELES TAO POUCO SE LIXANDO PR TROPA,O SALARIO DELES É GORDO,,MUITOS BENEFICIO,VIATURA PRA LEVAR NA PORTA DE CASA,ENTAO TEM QUE MANDAR ESSA CORPORAÇAO PRA PUTA QUE PARIU,E PROCURAR OUTRO RUMO NA VIDA…
CurtirCurtir
FATO…
CurtirCurtir
Trabalho sem armamento, nao tenho fuzil, minha viatura nao e blindada, meu salário e uma porcaria, mas……… Estou feliz em ver o DG ser indiciado, por improbidade, o Serra lamentar por perder a eleicao , o Coronel da Pm, falar que as mortes de pms sao porque estão envolvidos com o crime organizado, e o Estado de Sao paulo, estar sendo chamado de ” bloos town ” , pela imprensa internacional.
Nao sou guru mais disse a dias atras que seriamos comparados com cidades do México, agora só falta acertar na megasena.
Parabéns governador, o senhor vai ser lembrado para o resto da história como o pior governador
CurtirCurtir
11/11/2012 – 10h59
Com medo de crimes, Igreja cancela missas na periferia de SP
PUBLICIDADE
DE SÃO PAULO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A Igreja Católica informou ontem que igrejas estão cancelando reuniões e missas à noite devido à violência na periferia de São Paulo.
CurtirCurtir
Se a imprensa fizesse um levantamento sobre o “turnover” da PC aí sim chamaria a atenção!! Aposto meu saco que é bem mais que os 0,5% da PM.
CurtirCurtir
Boato,esse Coronel que se afastou da PMESP,para advogar para famíla senna,é um mijão,até quando vão ficar que mijando e fazendo o jogo do governo…,ter coragem é uma virtude,só falta ele falar que não tem coronel nas Subprefeituras,a PMESP é uma das piores instituições do Brasil para seus policiais,um soldado do PMESP demora em média 23 anos para ser promovido por antiguidade,quando na verdade deveria ser promovido em 10 anos,porém o número de vagas é insuficiênte,só que para os Majores eles dobraram o número de postos do dia para noite criendo o posto de Major operacional só para que as carreiras dos oficiais fluissem,eles só pessam neles(oficiais)por isso serão denunciados pelos próprios praças,sendo que muitos preferem encarar o PCC,que um coronel subserviênte do Estado,o bom vagabundo pensa na sua quadrilha,fica com a maior parte mais divide o ganho com a quadrilha,pois ele sabe que no final do filme será abatido se não o fizer pela própria facção.
CurtirCurtir
Mas como é possível a PM contemplar com promoção alguém que se afasta para cuidar de seus interesses particulares?
E ainda chegar a Comandante Geral.
É por isso que a tropa está desgovernada.
Por que não tem oficial de verdade no comando?
Daqueles que não fazem faculdade de Direito, muito menos Administração.
CurtirCurtir
Empresa privada: FGTS, seguro-desemprego, dissídio, vale transporte, adicional noturno, hora extra….Policia: RETP para trabalhar sob regime de escravidão, e qdo vc se aposenta q percebe ficou enxugando gelo, enqto a vida passava sob seus olhos e não tomou nenhuma iniciativa prá mudá-la.
CurtirCurtir
Ele quis dizer “coturnover” aquele “trem” de por nos pé.
CurtirCurtir
é incrível , eu odeio pcc e corja , mas tenho que admitir que , tal qual 2006 , estes malditos tiverm culhao e estao fodendo bem o mldito xuxu e desgraçado do pinto … coisa que a pc , parando só o IML ja poeria ter feio ,,, somos uns cuzoes , esta é a verdade , e nao adianta contar com a PM , eles sao caes de guarda , e caes de guarda obedecem seus donos , eles tem a mente lavada e cham que sao melhores e et et etc…… tudo plantado pelos oficiais inuteis e usurpadores de funções e dinheiro do estado.
CurtirCurtir
http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=/pais/milicias-agem-em-trafico-roubo-caixas-eletronicos-6695416
CurtirCurtir
Milícias agem em tráfico e roubo a caixas eletrônicos
Favoritar
Grupos de policiais atuam na periferia da capital paulista e em cidades da Grande SP
10/11/2012 – 23h00 | O Globo
SÃO PAULO – Nos últimos anos, as mortes diminuíram, mas o tráfico aumentou. É um tráfico que não mata, se não mexe com ele. É uma coisa mais velada. A gente percebe que aumentou porque vê mais gente envolvida, como um filho da vizinha, um conhecido antigo ou um morador da mesma rua, diz X., líder comunitária no Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo. Com 19 homicídios entre julho e setembro, o Campo Limpo e cinco bairros vizinhos estão entre os que mais sofrem com a onda de violência em São Paulo. Cada um deles registrou, no mínimo, 11 mortes no período.
Em São Paulo, a hegemonia da facção criminosa que atua nos presídios do estado está sendo confrontada nas ruas. Uma milícia de policiais, inativos e ativos, passou a disputar o controle de caça-níqueis e jogo do bicho com a facção na capital paulista, além de já ter conquistado pontos de venda de drogas na Baixada Santista. Além da milícia, que teria sido organizada a partir de 2008, há vários agrupamentos de policiais: matadores de aluguel, cobradores de propina de comerciantes em troca de segurança e envolvidos com roubos de caixas eletrônicos e de carga. Também há os que agem por conta própria, como justiceiros.
CurtirCurtir
No fim das contas, os moradores da periferia convivem com dois tribunais do crime. De um lado, o dos bandidos, que matam os que desobedecem às suas regras e normas. De outro, o dos policiais, que decidem os criminosos ou suspeitos que devem morrer afirma uma fonte, que não pode ser identificada.
A Corregedoria da PM em SP foi procurada para informar o número de PMs afastados ou punidos por crimes ligados a tráfico, jogos de azar/caça-níqueis e roubo a caixas eletrônicos. Foi pedida entrevista sobre investigação de homicídios praticados por PMs.
A assessoria da PM encaminhou a resposta por e-mail: Não existem milícias no estado de São Paulo. A Corregedoria apoia a Polícia Civil na investigação de PMs envolvidos com os crimes citados na demanda, cabendo à essa instituição o posicionamento sobre o procedimento apuratório nesses casos.
A milícia tem sido identificada na periferia da capital e na Grande São Paulo, como em Cotia, Carapicuíba e Taboão da Serra, com homens que circulam de moto e toucas ninja escondendo o rosto. Moradores pedem a volta das bases comunitárias fixas da PM, mantendo não só a localização como os policiais nelas.
Para Rildo Marques de Oliveira, conselheiro estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana e coordenador do Movimento Nacional de Direitos Humanos, SP vive disputa violenta de três grupos:
As pessoas têm medo. Quando aparece a moto preta, os moradores se trancam em casa diz Oliveira.
CurtirCurtir
Sinceramente….
Polícia que da entrevista falando em “turnover” se revelou.
que escorregada hein???…..esse dá ré no quibe.
atende pela porta dos fundos
vira homem coronézinho.
fala que em Homem seu porra.
CurtirCurtir
Sabe o que é pior…
Quem tem competência, sai fora…
Enquanto isso, ficam na PM, os loucos, os desanimados, os frustrados, os incompetentes, os mafiosos, os “olho de vidro” e principalmente…
Os estudantes, que usam a PM para trampolim (O Estado investe 1 ano no profissional, e depois não colhe o fruto desejado)
Todos perdem. População, Estado e Polícia. Todos.
CurtirCurtir
Nunca teremos, caso mantenha-se a mesma política de segurança,o mesmo estado de São Paulo que tínhamos há quinze anos, quando o pcc era apenas um “time de futebol”, a PM ainda não encontrava-se tão aliada ao Governo e a Polícia Civil ,mesmo que à sua maneira ainda era respeitada, com seus opalas,veraneios e santanões tudo remendado, mas funcionava, pouco mais funcionava. O investigador ou qualquer que fosse a carreira metia a barca dentro da garagem de casa, vagabundo não passava nem perto, em bar que policial tomava suas cervejas não colava nóia, pé de china e zé mané pagando de “facção”. Ladrão que era ladrão dava até o cu pra não ir pra cadeia, pois nas chefias dos distritos o couro comia, sem contar que eram duzentos ladrões, um cheirando o peido do outro, ninguém suportava aquele bafo de cadeia. Nós não paramos para pensar, mas tudo que vemos hoje são resultados das mudanças ocorridas em 1988, a verdade é que a nossa Constituição é linda e maravilhosa, as leis infra também, mas essas na sua grande maioria para serem aplicadas em países da Europa,países com cultura e educação avançadas.
Nós achamos que as polícias de quinze ou vinte anos funcionava, mas na verdade nós policiais faziamos ela funcionar aos trancos e barrancos, pois quantos colegas não arrumaram “broncas de pau” quantas entidades não se levantaram contra a violação dos direitos humanos. A imprensa por sua vez viu na crescente onda de violência um ótimo negócio , e é claro que a violência só iria crecer com o enfraquecimento das Polícias. Nenhum policial inteligente nos dias de hoje vai querer arrumar processs para levantar serviço ou informação, os bons promotores , juizes e desembargadores de outrora, também sabiam que polícia nunca teve bola de cristal, é claro que sempre tivemos um ou outro que “jogou contra”, mas cá entre nós se todas as arbitrariedades tivessem sido levadas a fundo 50 por cento dos policiais teriam sido presos e demitidos ( os outros 50 por cento ou eram maçanetas ou cagões, zé mané na polícia sempre existiu).
Muitos policiais, independente da carreira, cansaram-se , cada um está cuidando de sua vida, O GRANDE PROBLEMA ALÉM DAS LEIS QUE RETIRARAM TODO O PODER DAS POLÍCIAS, FOI A PRÓPRIA POLÍCIA , SE NÃO BASTASSE A IMPRENSA, O MP, JUDICIÁRIO , OUVIDORIA, ONGS E DEFENSORIA PARA FERRAR, OS PROPRIOS POLICIAIS , PRINCIPALMENTE ALGUNS CORREGEDORES E OUTROS QUE TINHAM O “ANIMUS FUDENCIUS” , CONTRIBUIRAM E MUITO PARA A NOSSA CAMINHADA RUMO À FOSSA. SEMPRE EXPUSEMOS NOSSOS PROBLEMAS A TODOS, QUANDO O CERTO ERA LAVARMOS NOSSAS “ROUPAS SUJAS EM CASA”. Promotores da nova geração , aliados aos delegados e oficiais fudencios não pensavam uma vez antes de acionar a imprensa para mostrar qualquer cagada que a polícia cometesse, NÃO ESTOU DIZENDO QUE NÃO ERA PRA PUNIR, MAS NÃO ERA PRA EXPOR OS ACONTECIMENTOS AOS QUATRO CANTOS.
Agora é tarde , não tem mais volta, a Polícia Civil é uma instituição desacreditada,desmotivada, nãoo produz absolutamente nada se levarmos em consideeração o número de crimes que ocorrem e o número de criminosos que agem , quem nela ingressa atualmente ,com certeza e para prestar concursos futuros para outras instituições e carreiras, ou querem estabilidade, tão somente isso. Mas é isso mesmo que os novatos tem que fazer eles não podem agir de outra forma,SE OS MAIS VELHOS NÃO QUEREM ARRUMAR “BRONCA”, imaginem os novos policiais.
Não esperemos greve, movimentos ou coisas do tipo porque nenhum policial deixará de ir pro bico ou pro seu comérercio pra participar de um movimento que pode não dar certo, ninguém vai se arriscar ” tomar um bonde” seja lá onde estiver trabalhando , para desacertar a vida, ainda que o salário seja baixo , frente as demais instituições, ningúem vai trocar o certo pelo duvidoso, o governo não atrasa o pagamento, não manda embora e grande parte dos policiais já se conformaram em não ter uma satisfação profissional ,porque creio eu que a satisfação do policial é tirar bandido da rua, mas “enxugar gelo não dá”
É claro que agora vem um monte de “expert” em segurança pública , mas podem falar o que quiserem, trocar secretário, DG, o Comandante geral e cúpulas da civil e militar, não esqueçamos que as polícias são órgãos do Executivo, e tem que agir na legalidade, e as nossas leis não favorecem em nada o trabalho policial. SEM MUDANÇAS PROFUNDAS NA LEGISLAÇÃO TUOD QUE VIER É BALELA. Todo investimento em viaturas, armas , novos batalhões, delegacias, centrais disso e daquilo será mero despedício de dinheiro público. É TRISTE SABER QUE; O PADEIRO SAI DE MADRUGADA E PRODUZIRÁ O PÃO, O MOTORISTA DE ONIBUS SAI AS RUAS E TRANSPORTA CADA PASSAGEIRO AO SEU DESTINO, O PEDREIRO LEVANTA CASAS, O MECANICO CONSERTA O CARRO, MAS O POLICIAL NADA PRODUZ.
MAS O QUE FAZER SE A POPULAÇÃO , QUE PRECISA IR AO BAILE FUNK, ASSISTIR SALVE JORGE DA GLOBO, VER O TIMÃO OU TUDO MAIS, PREFERE VER SEUS FILHOS BATENDO EM PROFESSORES, XINGANDO OS PMS DE “COXINHAS” E SE ENTUPINDO DE DROGAS A TER UMA POLÍCIA ENÉRGICA. E VIVA AOS B.OS DE MERDA ELABORADOS NOS DISTRITOS E VIVA AS OCORRENCIAS DE MERDA ATENDIDAS PELA PM E VIVA AOS HOMENS DE MERDA DESSE ESTADO!!!!!!!
CurtirCurtir
É LAMENTÁVEL. UMA COISA QUE NÃO ESPERAVA ERA AUTORIDADES FICASSEM COMO POLÍTICO… MENTIROSOS, DESONESTOS, PICARETAS E SACANAS, TEMOS EXCEÇÕES CLARO, MAS MUITO POUCO. ESTAMOS PERDIDOS. SÃO TANTAS MENTIRAS.
CurtirCurtir
11/11/2012 – 06h29
Pedido de demissão na PM é o maior em 12 anos
PUBLICIDADE
AFONSO BENITES
ROGÉRIO PAGNAN
DE SÃO PAULO
Quase uma década de sua vida foi dedicada à Polícia Militar. Acordava cedo, vestia sua farda, botava a arma no coldre, fazia uma oração ao lado da mulher e ia para o batalhão na Grande São Paulo.
Dez morrem em mais uma noite violenta na Grande SP
Neste ano, estava trabalhando em Guarulhos, cidade onde dois PMs foram assassinados na mais recente onda de violência. Em todo o Estado, ao menos 92 policiais foram mortos em 2012.
Foi exatamente por conta desses ataques que Gabriel, nome fictício, decidiu deixar a corporação. Disse que se cansou de ser alvo de ladrões.
“Você põe a ‘cara’ na mira do bandido e é chamado de violento. É hostilizado por quem você quer defender e o salário é uma piada”, disse.
Eduardo Knapp/Folhapress
Aryldo de Paulo, ex-policial, mostra bracal que usou na PM
E Gabriel, que agora é supervisor de uma empresa de segurança, não está sozinho. Dos últimos 12 anos, 2012 já é o recordista em número de PMs que pediram demissão. Foram 440 até outubro.
Nem no ano dos ataques da facção criminosa PCC, em 2006, houve tantos pedidos de exoneração. De janeiro a outubro daquele ano, 411 PMs saíram por vontade própria.
Entre eles estava o então cabo Aryldo de Paula, que foi da Rota e da Força Tática (tropas de elite da PM), e hoje é advogado de policiais.
“Vi que não tinha o apoio de ninguém. Corria o risco de morrer e era chamado de ‘coxinha’ por algumas pessoas. Se me envolvesse numa ocorrência de resistência seguida de morte, mesmo estando certo, não teria suporte. Por isso, pedi para sair”, disse.
Para cinco comandantes de batalhões da PM ouvidos pela reportagem, a violência é o principal fator que influencia na saída dos militares. Mas há outros dois que precisam ser levados em conta: o salário baixo (o piso salarial de um soldado é de R$ 2.378) e a distância dos policiais até suas casas.
Há casos em que o PM é lotado em cidades a mais de 500 quilômetros de casa.
Quando perguntado sobre se sabia por que este ano registrou um recorde no número de PMs que pediram demissão, o comandante da corporação, coronel Roberval Ferreira França, disse que era boato.
Ao ser confrontado com os números que foram informados pela própria PM por meio da Lei de Acesso à Informação, o coronel mudou o discurso e afirmou que os dados não o preocupam.
“Nosso ‘turnover’ (rotatividade) é baixo. Temos quase 100 mil policiais e menos de 0,5% pediram exoneração. Isso é sempre reposto.”
Desde o ano 2000, cerca de mil pessoas ingressam na corporação por ano. Nessa média, estão inclusos os oficiais recém formados pela Academia Militar do Barro Branco.
Para o deputado Olímpio Gomes (PDT), major da reserva da PM, o elevado número de pedidos de demissões demonstra que há muitas pessoas sem vocação na polícia.
“O salário é baixo, o risco é grande e, quando se põe na balança, alguns bons policiais saem para outras carreiras, como delegado federal ou agente rodoviário. Entre os que ficam, há aqueles que veem a polícia só como mais um emprego público”, disse.
CurtirCurtir
SÓ HÁ UMA GRANDE DIFERENÇA ENTRE OS LIDERES DO CRIME E OS DA POLÍCIA:
Os líderes do crime são “operacionais”, roubam, sequestram, matam e determinam que os inimigos( POLICIAIS E DESAFETOS) sejam caçados, ninguém chega a ser chefe de facção por puxar o saco dos demais bandidos, aliás bandido não puxa saco de bandido, cada um vai na sua “caminhada” , mete a bronca aufere seu lucro, divide e investe ( seja na defesa de parceiros presos, seja pra corromper o sistema). Todo chefe de quadrilha já amassou barro, começou roubando carro, mercadinho ou com uma biqueirinha e outras modalidades, até porque ninguém chega numa quebrada falando que é bandido sem ter um curriculo ou no mínimo uma matricula da SAP.
Já os chefes de polícia, sejam eles militares ou civis, principalmente os civis, chegam aos cargos de direção na maioria das vezes por motivos que todos os operacionais já sabem, QUANTOS CHEFES (Delegados ,Investigadores, escrivães etc…) são indicados por políticos, empresários e “amigos influentes” sem nunca ter puxado um plantão , sem nunca ter feito uma ordem de serviço nos fundões da Leste e Sul, e é óbvio que quem trabalha na polícia,não consegue fazê-lo sem arrumar problemas na corregedoria, e logo quem tem b”bronca vai ficando com “X” nas costas e por fim não pega chefia alguma.
No crime os comandados respeitam seus chefes porque sabem da legitimidade do poder deles, aliás até os admiram e respeitam a “caminhada no crime” desses. NA POLÍCIA QUANTOS NÃO SÃO OS POLICIAIS QUE DEBOCHAM E ‘DÃO CHAPÉU’ EM ALGUNS CHEFES POR NÃO ACEITAREM, MAS TEREM QUE ‘ENGOLIR’ O CARGO DE CHEFATURA, é óbvio que o polícia mais experientes fica frustrsado em ser comandado por alguém que foi indicado por ter uma “corrida” e pior ainda quando o chefe é um fulano que nunca prendeu ninguém , não tem história pra contar. DEFINITIVAMENTE PRA SER CHEFE DE FACÇÃO O FULANO TEM QUE SER BANDIDO DE VERDADE.
NÃO SE FORMA LÍDERES EM GABINETES DE DELEGADOS OU SECRETÁRIO DE SEGURANÇA ÀS PORTAS FECHADAS, LÍDERESÃO FORMADOS NAS RUAS, SÃO ESCOLHIDOS ENTRE OS PARES DA MESMA INSTITUIÇÃO. PODEM TROCAR O D.G. , TROCAR O COMANDANTE DA PM, DIRETORES DE DEPTO E TUDO MAIS , SE OS NOMEADOS NÃO FOREM VERDADEIROS E “LEGITIMOS” LÍDERES , NUNCA OS COMANDADOS EXERCERÃO SUAS FUNÇÕES COM GARRA E RESPEITOS MÚTUOS.
SÓ HÁ UMA GRANDE DIFERENÇA ENTRE OS LIDERES DO CRIME E OS DA POLÍCIA:
Os líderes do crime são “operacionais”, roubam, sequestram, matam e determinam que os inimigos( POLICIAIS E DESAFETOS) sejam caçados, ninguém chega a ser chefe de facção por puxar o saco dos demais bandidos, aliás bandido não puxa saco de bandido, cada um vai na sua “caminhada” , mete a bronca aufere seu lucro, divide e investe ( seja na defesa de parceiros presos, seja pra corromper o sistema). Todo chefe de quadrilha já amassou barro, começou roubando carro, mercadinho ou com uma biqueirinha e outras modalidades, até porque ninguém chega numa quebrada falando que é bandido sem ter um curriculo ou no mínimo uma matricula da SAP.
Já os chefes de polícia, sejam eles militares ou civis, principalmente os civis, chegam aos cargos de direção na maioria das vezes por motivos que todos os operacionais já sabem, QUANTOS CHEFES (Delegados ,Investigadores, escrivães etc…) são indicados por políticos, empresários e “amigos influentes” sem nunca ter puxado um plantão , sem nunca ter feito uma ordem de serviço nos fundões da Leste e Sul, e é óbvio que quem trabalha na polícia,não consegue fazê-lo sem arrumar problemas na corregedoria, e logo quem tem b”bronca vai ficando com “X” nas costas e por fim não pega chefia alguma.
No crime os comandados respeitam seus chefes porque sabem da legitimidade do poder deles, aliás até os admiram e respeitam a “caminhada no crime” desses. NA POLÍCIA QUANTOS NÃO SÃO OS POLICIAIS QUE DEBOCHAM E ‘DÃO CHAPÉU’ EM ALGUNS CHEFES POR NÃO ACEITAREM, MAS TEREM QUE ‘ENGOLIR’ O CARGO DE CHEFATURA, é óbvio que o polícia mais experientes fica frustrsado em ser comandado por alguém que foi indicado por ter uma “corrida” e pior ainda quando o chefe é um fulano que nunca prendeu ninguém , não tem história pra contar. DEFINITIVAMENTE PRA SER CHEFE DE FACÇÃO O FULANO TEM QUE SER BANDIDO DE VERDADE.
NÃO SE FORMA LÍDERES EM GABINETES DE DELEGADOS OU SECRETÁRIO DE SEGURANÇA ÀS PORTAS FECHADAS, LÍDERESÃO FORMADOS NAS RUAS, SÃO ESCOLHIDOS ENTRE OS PARES DA MESMA INSTITUIÇÃO. PODEM TROCAR O D.G. , TROCAR O COMANDANTE DA PM, DIRETORES DE DEPTO E TUDO MAIS , SE OS NOMEADOS NÃO FOREM VERDADEIROS E “LEGITIMOS” LÍDERES , NUNCA OS COMANDADOS EXERCERÃO SUAS FUNÇÕES COM GARRA E RESPEITOS MÚTUOS.
CurtirCurtir
Caros.
Só quem vive a PM dia a dia que percebe uma coisa.
Como diria um amigo a PM não quer nem saber da sua principal missão (art 144)
Em vez de policiamento preventivo fardado a PM faz…
Investigação (p/2)..
Campanha do Agasalho.
Doação de Sangue
Solenidades
Proerd
Medalhinhas para políticos
Programas de TV
Assessorias de prefeituras, de tudo q tipo…
Cursos de Educação Física (2 anos sem função)
Hollerith
Polícia Judiciária Militar (3% do efetivo está intimamente ligado a SJD)
Convido a todos a fazer uma conta.
1- Todas as companhias PM possuem 1 Sgt e um Auxiliar para a função de SJD.
2 – Todos os Batalhões, possuem 1 tenente e 4 auxiliares (sargentos) para a função SJD.
3 – Todos os CPA/CPI possuem 1 tenente e 6 auxiliares para a Função SJD.
4 – A Corregedoria PM possue cerca de 500 homens (função SJD)
5 – Centros de Suprimento/ Assessorias/ Especializadas/ Bombeiros… possuem SJD
agora vamos juntar tudo isso.
São 120 batalhões – entre especializadas (choque) e de area. 120 tenentes e 480 sargentos auxiliares
Em média cada batalhão possui 4 companhias …
aproximadamente 480 COMPANHIAS … 480 Sargentos e 480 auxiliares…
São 20 CPA/CPI – ou seja + 20 tenentes e mais 120 auxiliares
a Correg com 500 homens…
Eu Gostaria que algum site de notícias SÉRIO, fizesse essas contas
Quem quiser fazer as contas certinhas, acesse o Quadro Particular de Organização da PM… e some, eu já fiz isso.
São 3.000 policiais envolvidos diretamente com a função DISCIPLINA. Não fazem policiamento, não abordam, não dão segurança a ninguém.
CurtirCurtir
Concordo com você. Falta tanta coisa. Lembre-se do fator multiplicador. Insalubridade e fator 1.4, aposentadoria em 25 anos de serviços prestados.
CurtirCurtir
PRECISO DE DIREITOS TRABALHISTAS, ALIÁS ESTAMOS SENDO EXTERMINADOS PELO SALÁRIO DE FOME E PELO PCC…
CurtirCurtir
Dois mentirosos,o DGP e o Cmt geral não sabiam de nada…,pergunto pro Cmt geral se ele sabe que os praças estão ganhando líquido menos de 3mil reais ao mês…,se ele sabe que mentir em rede nacional faz com que a credibilidade que ele já não tinha vai pra PQP,pergunto se uma Subprefeitura vale mais que a vida de um policial,pergunto se as 19 mil pistolas doadas pela PMESP para outros Estados do Brasil não poderiam ter sido doadas para os próprios policiais da PMESP,sendo que muitos não tem armas particulares,doar equipamento do Estado de SP,para outros Estados onde os policiais ganham bem mais que os policiais de SP,é no mínimo uma falta de vergonha na cara,pergunto porque tantas licitações da PMESP,doar 19 mil pistolas .40,e adquirir pistolas novas do mesmo calibre,no mínimo isso gera dúvidas,haja vista que o ministério público já acusou e suspendeu as licitações da PMESP,eu não tenho mais palavras pra relatar os crimes praticados pelos descomandantes dessa instituição arcaica e militarizada.
CurtirCurtir
Vamos mandar email para o Ministério Público,o DGP,e o CMT GERAL DA PM,devem responder criminalmente pelas mentiras declaradas em rede nacional,(não sabiam de nada,a polícia federal e o ministério público estão mentindo)isso no mínimo é crime,vamos fritar esses homens que vendem os policiais pro PCC em troca de apadrinhamento político.
CurtirCurtir
Plenamente de acordo!
Ao pessoal que manja bem de Direito aqui, qual a possibilidade jurídica disso se tornar realidade???
Oficiais pm “executivos de polícia”… ah vai se foder!
CurtirCurtir
O MUNDO CORPORATIVO
Não adianta qualquer Delegado ou Oficial da PM inserir no meio da Polícia a ideia de “Mundo Corporativo”.
Em um lugar onde a lei disciplinar beira a inconstitucionalidade. Onde os proncipios do Direito do Trabalho é esquecido. Onde o direito é apenas para punir.Onde o principio da razoabilidade não é observado. Onde a data base só existe no papel. Onde a vaidade humana é critério de chefia. Não temos qualquer chances de melhora.
No “Mundo Corporativo” os dirigentes não tomam qualquer atitude sem antes consultar o juridico, temendo consequencias negativas. Aqui é de qualqer jeito e de qualquer forma.
Nossos “CEO´s” tem muito que aprender, inclusive descer das “tamancas” para proteger seus “colaboradores” (entendam subordinados).
Comparar “Mundo Corporativo X Funcionalismo Publico”, acredito ser assunto para tese em doutorado em administração.
Como disse um colega da PC: “Se o Policial ver a luz no final do túnel, volte correndo, pois é o trem em sua direção”.
CurtirCurtir
Descupe-me Dr, mas na policia civil acontece a mesma coisa, conheço um delegado que se afastou por 08 anos para mandato eletivo e foi promovido por merecimento e delegados que continuram no plantão todo esse tempo não foram. E não duvido que ele chegue a Seccional, etc . Politicamente ele é bem relacionado. A
sacanagem é geral
CurtirCurtir
Quem se afasta para cumprimento de mandato eletivo de regra é promovido por merecimento, pois dizem que o mérito foi ter representado o órgão com dignidade durante o exercício do mandato. Também quem acaba afastado para assessoria de políticos acabam recebendo promoções.
Mas afastamentos para cuidar de assunto de interesse particular ( o bico ) que eu saiba nunca rendeu promoção.
A informação acima é no sentido de que ele trabalhava para a família Sena: fazia bico.
CurtirCurtir
Esse sujeito esteve ontem no programa CANAL LIVRE exibido pela Band, as 00:00hs, falando sobre a violência em S. Paulo.
Assisti até o final e ele não respondeu objetivamente a nenhuma pergunta, tanto que os jornalistas insistiam nas mesmas após respostas evasivas, mas ele insistia no discurso pronto e “florido”.
“Estamos investigando pra cá, estamos investigando pra lá”, a velha “está tudo sob controle” e “estamos com recorde de prisões”.
Logo os jornalistas perceberam que ele não falaria bosta nenhuma apesar das interpelações…..
CurtirCurtir
Esse sujeito é mais um fantoche do Secretário.
CurtirCurtir
A entrevista do comandante da pm ontem a noite na bandeirantes foi digno de dó.
Vc observa claramente um ser humano totalmente forjado na mentira e com respostas prontas.
Inacreditavelmente o cara fala em 8 estágios de combate ao crime organizado, e em nenhum desses estágios ele cita o “material humano”, ou seja, o policial propriamente dito.
Seria como ver uma criança jogando playstation. Ela compra um exército de 50 mil bonequinhos, que não comem, não bebem, não tem família e tem que sair fazendo operações e matando zumbis.
Poucas vezes fiquei tão envergonhado de um representante policial na tv. Eu sei que a PC de SP esta muito mal representada no comando. Um DGP totalmente sem habilidade nenhuma pra falar, e qdo abre a boca só fala besteira.
Mas, o comandante da pm ontem se superou.
Cagou e cagou grande para todos os policiais membros de sua corporação.
Mais um que provavelmente ao chegar em casa não deve ter coragem de olhar nos olhos de seus filhos e sua mulher (caso tenha…pq o cara é meio estranho).
Chegou aonde chegou passando por cima de muita gente e de muito sangue derramado.
Uma lástima.
Negou o pcc, negou os ataques a policiais e ainda falou que o crime diminuiu. Se esquivou de tudo e jogou a responsabilidade para a secretaria da administração penitenciaria.
E é tão vendido que qdo rapidamente questionou-se o salário policial, ele me sai com a pérola que “o STF ta julgando num momento a ação de blablabla”,….
Sei lá….as vezes eu acho que os mike merecem um líder desse, as vezes não (pq tem muito mike gente boa).
Mas que eles estão fudidos com esse Comando …ah se tão..
Eu se fosse mike, jamais protegeria alguém ou atenderia solicitação da população.
Não tenho dúvida nenhuma: Pau no cu da população que deixam esses caras permanecerem no comando.
E pau no cu da globo, da folha e da uol.
CurtirCurtir
É o cara certo no lugar certo na hora certa.
Ele está apenas de olho em seu próprio futuro ( que já está bem garantido ).
É o típico homem que faz carreira.
Não conhece nada em profundidade.
Decorou alguns conceitos e algumas frases de efeito, alguns estrangeirismos…
É o que o Secretário encontrou de melhor para ser Comandante Geral, pois tem uma cara de “bom homem”.
Em certos postos o mais importante é aparência, né?
Na PC é a mesma merda: Desgualdo, Jordão, Maurício, Domingos e Carneiro…
Tudo cara de santo!
CurtirCurtir
Alguém tem o link do vídeo da entrevista com o Roberval Taylor Traidor?
Quero dar risadas tb!
CurtirCurtir
Parabens pelo texto sou de sua epoca! qdo falamos isso para os outros, nao passamos de contador de estorias, tenho saudades, e somos trocados por delegados que gostam dos tiras novos que fazem BOS, estou indo embora pelo tempo mas tenho boas recordacoes como o colega!, malas, vizinhos e comerciantes nos respeitavam , a democracia e isto e passar a mao na bunda do guarda! fiz um bom patrimonio vou feliz, e boa sorte para quem fica!
CurtirCurtir
Finalmente algum bom senso, um monte de gente aqui fica pregando que “o negócio é sentar bala em vagabundo”,o próprio governador sinaliza que este é o caminho dando todo poder à Rota, mas na hora em que a casa cair, quando alguma camera estiver apontando, quem roda é quem puxou o gatilho. E roda sozinho sozinho, desempregado, preso e humilhado. Então se arriscar pra que, pra virar outro Cabo Bruno?
CurtirCurtir
CurtirCurtir
E acaba virando estatistica para o governo. Mais um mau exemplo expulso da PM/PC.
CurtirCurtir
Olha o novo rit do momento:
Menina assanhada não vai sair por que ? Toque de recolher, toque de recolher. É o Alckimim e vc
CurtirCurtir
Boa Noite!
Senhoras e Senhores.
No meu entendimento, existem quatro tipos de pessoas que adentram as Policias:
1ª – Aquele que já possui certo conhecimento da profissão e acaba seguindo os mesmos passos e caminhos dos seus amigos e parentes;
2ª – Aquele que opta por uma profissão que em primeiro momento, lhe dê certas garantias e constância;
3ª – Aquele que categoricamente já nasce ou acha que adquiriu aptidão quando ingressou ou serviu às Forças Armadas em época do Alistamento Militar; e,
4ª – Aquele que: Já assistiu muitos filmes americanos do tipo CSI; Já leu muitos livros Policiais e de Enigmas; acredita que já desvendou muitos crimes daqueles apresentados em filmes de suspense, etc….
Realmente!
Os acima elencados estão sujeitos e propensos a galgarem uma pasta, porém, é necessário que se diga que:
“Dentre todos os interessados acima”, somente alguns estarão aptos ou compatíveis para preencherem definitivamente as vagas e a exercerem a contento suas atribuições, pois num primeiro momento, muitos que se apresentam, não possuem perfil muito menos estomago para o cargo.
Num País onde muitas vezes a mão de obra qualificada é extremamente escassa e, diga-se de passagem, por demais desvalorizadas e, ainda assim, exige-se demais dos concorrentes, num primeiro momento, muitos não têm opções e, como verdadeiros kamikazes e de corpo alma e cabeça, atiram-se nos primeiros concursos públicos que aparece, pois apesar dos baixos salários imaginam que as coisas um dia podem melhorar e a sua sorte também pode mudar.
Mas no decorrer deste árduo trajeto acaba percebendo que se está exigindo muito mais do que efetivamente esta sendo recompensado e, ao final já definitivamente cansado e frustrado, visualiza que seu mundo e esperanças estão se desmoronando e devido a outros fatores adversos à sua pessoa, seus sonhos tornaram-se “pesadelos”.
Aquele mundo cheio de ilusões, esperanças e pensamentos positivos, esvaiu-se quando pressente que em determinados momentos, encontram-se sós e desamparados e sem àquele famoso jargão: “Espírito de Corpo”.
“Às duras penas” acaba por concluir que, de nada, absolutamente nada, serviu todo aquele empenho e dedicação à profissão, pois, caso não sejas agraciados com os olhares dos seus superiores, fatalmente poderá ser interpretado como um mero serviçal que, não vez mais do que a sua obrigação.
Naquele afã de alcançar o sucesso profissional, acaba se deparando com os indigestos e indelicados momentos onde a discriminação e os famosos desvios de conduta e de valores acabam se confrontando frente a frente, e neste crucial momento, apresenta-se entre a cruz e a espada e, percebe que tudo aquilo que definitivamente fazia a sua diferença, até aquele momento, de absolutamente nada valeu.
Por fim, percebe que no fundo no fundo não passou de mais um nesta amaldiçoada massa de manobras, onde somente os protegidos obtêm sucesso garantido.
Caronte.
CurtirCurtir
12/11/2012 – 15h35
Jornais internacionais repercutem onda de violência em SP
PUBLICIDADE
DE SÃO PAULO
A onda de violência que atinge a região metropolitana de São Paulo há quase quatro semanas ganhou destaque em jornais internacionais nos últimos dias. Ao todo, já foram registrados 92 assassinatos de policiais, sendo que parte deles estava de folga durante os ataques.
No fim de semana, 31 pessoas foram mortas na Grande São Paulo. A maior parte dos casos tem autoria desconhecida. Outros ocorreram em troca de tiros com policiais e bandidos. As mortes foram ocorreram entre a noite de sexta e o início da noite de ontem. Nos finais de semana anteriores, as mortes chegaram a 12 e a 20.
Na maior parte dos casos, os criminosos estavam em motos ou carros quando atiraram em pessoas que passavam pela rua. Também há registro de ataques a ônibus. Na semana passada, um cobrador ficou gravemente ferido e colegas decidiram paralisar o atendimento à população em protesto.
Veja a repercussão da onda de violência em São Paulo em alguns dos principais jornais do mundo.
Reprodução/Bbc.co.uk
BBC (Reino Unido)
O site da BBC destacou na última semana o acordo firmado entre o governo de São Paulo e do governo federal para tentar conter a onda que violência que atinge a região metropolitana de São Paulo, que já deixou mais de 90 policiais mortos.
A publicação destacou a “criação de um centro de inteligência conjunta, que irá coordenar o trabalho das forças de segurança estaduais e federais” e a transferência de prisioneiros para as prisões federais, que foram chamadas de “prisões mais seguras”, pelo site.
A BBC também lembrou a onda de violência ocorrida em 2006 promovida pela facção criminosa PCC. O site aponta que ocorreram motins em quase todas as prisões de São Paulo na ocasião para impedir transferências de presos.
Reprodução/Miamiherald.com
Miami Herald (EUA)
O Miami Herald publicou no último sábado dados sobre a onda de violência que atinge São Paulo. Segundo a publicação, ao menos, 140 pessoas foram assassinadas na cidade nas duas últimas semanas.
O jornal destaca ainda que as mortes começaram a aumentar “drasticamente” em setembro e destaca que já ultrapassou os 980 assassinatos nos nove primeiros meses do ano. “As vítimas incluem 90 policiais, a maioria deles a tiros enquanto estavam de folga”, destaca.
A publicação também citou o PCC e as ordens que a facção teria dado de dentro de presídios. Lembrou ainda a onda de violência ocorrida em 2006 e destacou os boatos de toques de recolher registrados nas últimas semanas em alguns pontos de São Paulo.
Reprodução/Clarin.com
Clarín (Argentina)
O site espanhol Clarín.com diz: São Paulo em guerra: a cidade mais rica do Brasil na mira dos traficantes.
A reportagem cita as mortes dos últimos dias e os ataques contra o transporte público na cidade. Ela aponta que o início da onda de violência se deu em maio deste ano, quando a Rota (a tropa de elite da Polícia Militar) matou criminosos que se reuniram na zona leste de São Paulo.
A manifestação organizada no domingo (11) pelo arcebispo metropolitano, dom Odilo Pedro Scherer, e os toques de recolher em bairros, além da suspensão de missas em algumas igrejas também foram descritas na reportagem.
A matéria ainda cita a investigação feita pela diz que a Polícia Militar investiga a relação entre a onda de violência e as atitudes da polícia em várias operações.
Reprodução/Ibtimes.com
Internacional Business Times (EUA)
A matéria do site Internacional Business Times cita a criação do gabinete que vai integrar os governos estadual e federal para combater a violência em São Paulo.
O texto “Brasil aumenta segurança de São Paulo, após ações de fação criminosa” aponta as medidas apresentadas na semana passada para conter as ações criminosas no Estado, como a transferência de presos para penitenciárias de segurança máxima e o aumento do patrulhamento em portos, aeroportos e áreas de fronteira usada por traficantes.
CurtirCurtir
Pra que coronel na PM e outros oficiais, só para inflarem a folha de pagamento do estado; o que um coronel faz um tenente também faz. porém, quem realmente atende o povo é o soldado. Acabe, com o militarismo no Brasil. E já que não conseguem mudar o sistema de segurança no Brasil, que copiem os americanos e formem uma só policia.
CurtirCurtir
SEGUNDO SSP EM MATERIA DE JORNAIS NO COMEÇO DO ANO, ACABARIA COM AS CADEIAS NO ESTADO TODO E REESTRUTURARIA OS CARCEREIROS E AGENTES.
Polícia Civil não terá mais carcereiros até o fim de 2012
Agentes se tornarão investigadores. Decisão anunciada pelo governador Geraldo Alckmin integra plano de fechar as prisões dos distritos policiais
Alckmin: “Não ter presos em distritos traz uma vantagem na eficiência, na investigação, ou seja, em todo o trabalho do policial civil”
Segundo o governo, será o primeiro estado do país a acabar com a função. A medida faz parte da estratégia de Alckmin de zerar o número de presos nos distritos policiais. Atualmente, há por cerca de 6.500 presos em delegacias, segundo o governador. No início do próximo ano, informou, 2.000 mulheres detidas em carceragens civis serão transferidas para presídios. “Não ter presos em distritos traz uma vantagem na eficiência, na investigação, ou seja, em todo o trabalho do policial civil”, diz o governador.
Até o final de 2012, 6.164 vagas estão previstas para serem abertas em dez novos presídios, segundo levantamento feito pelo site de VEJA a partir de dados oficiais da Secretaria de Administração Penintenciária (SAP). O custo estimado é de aproximadamente 370 milhões de reais. Hoje, estão em contrução 14 carcerargens no interior de São Paulo. As obras fazem parte do plano de expansão do sistema penitenciário paulista. Até 2014, 49 novas unidades devem ser erguidas a um investimento de 1,5 bilhão de reais. Ao todo, serão geradas 39.000 vagas. Neste ano foram inaugurados cinco novos presídios. De acordo com a assessoria da SAP, 173.457 pessoas estão em detenção provisória ou cumprindo pena em penitenciárias estaduais.
Os carcereiros deverão passar por um curso de reciclagem para se tornarem investigadores.
CurtirCurtir
É fico vendo tudo q esta acontecendo será q é uma boa eu entrar na pm.
Salario baixo sem nenhum tipo de seguro.
CurtirCurtir