Análise: Desconfiança alimenta medo dos paulistanos 45

25/11/2012-07h00

MAURO PAULINO DIRETOR GERAL DO DATAFOLHA ALESSANDRO JANONI DIRETOR DE PESQUISAS DO DATAFOLHA

A pesquisa divulgada hoje pelo Datafolha reflete o peso da violência urbana no imaginário do paulistano e também a distância existente entre o universo da gestão pública, da cobertura feita pela mídia e a realidade das ruas.

São raros os assuntos que em pesquisas de opinião alcançam quase a totalidade de conhecimento.

Apesar dos esforços de setores da imprensa para não propagarem a sigla, 98% dos moradores da capital já ouviram falar no PCC.

Mesmo com a relutância do governo em admitir uma guerra velada, 96% tomaram conhecimento da onda de homicídios dos últimos dias.

Eduardo Anizelli-02.nov.2012/Folhapress
Familiares de homem que foi morto a tiros no início deste mês observam local Jd. Arpoador, na zona oeste
Familiares de homem que foi morto a tiros no início deste mês observam local do crime no Jd. Arpoador, em SP

Se há algo democrático hoje em São Paulo é o medo. Quase todos os entrevistados revelam algum grau de temor de serem pessoalmente atingidos pela onda de violência. Essa tendência beira o pânico na periferia, regiões da cidade onde as chacinas são mais frequentes.

Para se ter ideia dos efeitos imediatos dessas mortes na rotina da população, a taxa dos que se sentem muito inseguros ao andarem à noite pelas ruas de seus bairros disparou 35 pontos percentuais se comparada à do DNA Paulistano realizado até o último mês de agosto.

Talvez porque boa parte dos moradores identifique naqueles que deveriam protegê-los uma ameaça concreta. O índice expressivo dos que enxergam a formação de grupos de extermínio por parte de policiais é equivalente ao dos que reconhecem a participação do PCC nos episódios recentes.

São significativas também as taxas dos que dizem ter mais medo do que confiança nas forças policiais, especialmente na Polícia Militar, principal responsável pela crise, segundo os paulistanos.

Com isso, num confronto entre polícia e bandido, apenas metade diz temer mais os bandidos.

O vetor que catalisa o medo é a desinformação gerada pela falta de transparência.

Para a grande maioria dos paulistanos, o governo vem escondendo dados sobre a onda de homicídios, há a impressão majoritária de que boa parte das vítimas era inocente e a imparcialidade da imprensa no tratamento dos episódios divide opiniões.

Os dados mostram um cenário preocupante do ponto de vista da opinião pública e historicamente familiar.

Grupos de extermínio, sonegação de dados, facções criminosas, imagem de parcialidade da mídia, disseminação do medo.

A gestão da segurança pública mantém raízes na repressão, é um tabu da redemocratização.

Fora dos períodos eleitorais, não há representação política reconhecida na periferia que dê voz aos que se encontram na linha de fogo. Não é surpresa que “a sigla” ameace ocupar esse espaço.

Folha de S.Paulo

Um Comentário

  1. Avatar de Ajuda nós Dr Grella, anuncie logo quanto será o AUMENTO !!!! converse com o Governador e mostre nosso desespero Ajuda nós Dr Grella, anuncie logo quanto será o AUMENTO !!!! converse com o Governador e mostre nosso desespero disse:

    Vamos falar de Saláriooooooo

    Vamos falar de Salárioooooooooo

    Vamos falar de Salárioooooooooooooo

    Vamos falar de Salárioooooooooooooooooooo

    Ajuda nós Dr Grella, anuncie logo quanto será o AUMENTO !!!! converse com o Governador e mostre nosso desespero

    Curtir

  2. PARALISAÇÃO

    > EM REUNIÃO NA CAPITAL , NO DIA 9 DE OUTUBRO DO SINDICATO DOS INVESTIGADORES DE POLICIA DO ESTADO DE SÃO PAULO, COM A PRESENÇA TAMBÉM DO ESCRIVÃO XAVIER – PRESIDENTE DO SEPESP.(SINDICATO DOS ESCRIVÃES DE POLICIA DO ESTADO DE SÃO PAULO, FOI COLOCADO EM PAUTA A PREOCUPAÇÃO DOS POLICIAIS CIVIS COM OS ASSASSINATOS DE POLICIAIS MILITARES E , SEM CONTUDO TOMADA DE MEDIDAS PRÁTICAS PELO GOVERNO ESTADUAL .
    > FOI DECIDIDO QUE HAVERÁ UMA PARALIZAÇÃO DE 24 HORAS DE TODA A POLÍCIA CIVIL DIA 28 DE NOVEMBRO, CASO O GOVERNADOR NÃO ENCAMINHE O PROJETO DE RESTRUTURAÇÃO DA POLICIA CIVIL PARA VOTAÇÃO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, E CUMPRIMENTO DOS PROJETOS DA POLICIA CIVIL JÁ APROVADOS E NÃO CUMPRIDOS PELO CHEFE DO EXECUTIVO, SENDO QUE ESTA CASA DE LEIS TEM SE EMPENHADO EM DAR UMA SOLUÇÃO EFICAZ PARA NOSSA INSTITUIÇÃO.
    > BREVE SERÁ DISTRIBUIDO O MATERIAL PARA DIVULGAÇÃO DO ATO ONDE SERÃO CONVIDADOS A PARTICIPAR ATIVAMENTE TODOS OS SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES POLICIAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO.
    _____________________________________________________________

    Curtir

  3. Vamos agradecer ao PSDB e ao oficialato da PMESP a atual situação da insegurança pública de SP,vocês como articuladores políticos,corruptos e levianos são fantásticos,transformaram a segurança pública em um palco político de sujeira e lama,que tranformou sujeira em apadrinhamento político,um trampolim sujo de sangue,banhado de licitações milionárias,transformando descomandantes em políticos,e policiais em miseráveis,sem informação,sem salários,sem liderança,sem vida social,sendo blindados por um regulamento disciplinar arcaico, onde impera a lei da mordaça,parabéns aos formadores de opinião deste Brasil Império,os policiais contidos e usados como massa de manobra em prol de proveitos próprios da classe dominante, na contra mão do direito público,viva os coronéis e as Subprefeituras,viva SP,mesmo onde não haja mais vida,¨viva¨…

    Curtir

  4. Esposa de Policial :
    Vamos agradecer ao PSDB e ao oficialato da PMESP a atual situação da insegurança pública de SP,vocês como articuladores políticos,corruptos e levianos são fantásticos,transformaram a segurança pública em um palco político de sujeira e lama,que tranformou sujeira em apadrinhamento político,um trampolim sujo de sangue,banhado de licitações milionárias,transformando descomandantes em políticos,e policiais em miseráveis,sem informação,sem salários,sem liderança,sem vida social,sendo blindados por um regulamento disciplinar arcaico, onde impera a lei da mordaça,parabéns aos formadores de opinião deste Brasil Império,os policiais contidos e usados como massa de manobra em prol de proveitos próprios da classe dominante, na contra mão do direito público,viva os coronéis e as Subprefeituras,viva SP,mesmo onde não haja mais vida,¨viva¨…

    “…o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.” – Rui Barbosa

    Curtir

  5. Sobre “desconfiança” na Polícia falada na reportagem acima:
    Isso é uma pena, pois a esmagadora maioria de policiais é formada por pessoas de bem e pais de família.
    Resta saber qual o tratamento a eles dispensado pela sociedade!!
    Falei em Policiais, independente de instituições!

    Curtir

  6. O moderador já havia dito que o militarismo não deixou nada de bom. Verdade, o psdb vai sair derrotado em 2014 por ele mesmo. A segurança pública sempre foi um grande entrave a todas administrações do partido, desde covas. Nunca souberam fazer uma leitura. Deram a segurança pública a militares/promotores, todas as decisões, ainda que de outras secretarias tiveram o dedo torto deles. O grela não sairá desse perfil. Não que seja mau ou incompetente, mas foi um desses e isso é como queloide, não sai. Um militar sempre quer a guerra, um promotor sempre a condenação, ambos a qualquer preço e eu, povo estou no meio. Gostaria que soubessem que para solução desse problema não existe mistério, bastar alguém fora dessas características.

    Curtir

  7. Nestes momentos de guerra e crise institucional

    Que vivemos que alertamos sua chegada

    Nao adianta nada mudar nomes !!!!!!!!

    Fica pccssdb ou pccpt ou pccmmdb

    Este modelo acabou

    A farsa demoniocratica chegou ao fim

    Agora ou se perpetua o genocídio

    Ou alguém com muita coragem no mínimo

    Escancara as estranhas do krimi dentro do istadu

    O dr blazeck nao merece esta arapuca

    Que estão lhe seduzindo . . .

    Repito o momento e de entregar

    A cadeira. A sala. O prédio do dg só para o pccssdb

    Eles que arrumem um dg coligado. . .

    Curtir

  8. 25/11/201217h58 > Atualizada 25/11/201219h12
    Jovens fogem de unidade da Fundação Casa em Ferraz de Vasconcelos (SP)

    Do UOL, em São Paulo
    Comunicar erroImprimir
    Ao menos 43 jovens fugiram neste domingo (25) de uma das unidades da Fundação Casa (que abriga infratores com menos de 18 anos), antiga Febem, em Ferraz de Vasconcelos, localizada a 45 quilômetros de São Paulo.

    A Corregedoria Geral da Fundação informou em nota que até o momento 11 internos foram recapturados, e a Policia Militar continua fazendo buscas na região. Já foi instaurada uma sindicância para apurar o episódio.

    Segundo a assessoria da Fundação, por volta das 13h30 dois adolescentes se envolveram em uma briga e outros aderiram à confusão, dando origem à fuga. Em seguida os jovens quebram os cadeados dos portões e pularam o muro do centro socioeducativo. Três funcionários ficaram feridos ao tentar conter os internos e foram levados para hospitais da região.

    O centro tem capacidade para atender 56 adolescentes, mas no momento da fuga abrigava 61 jovens. A assessoria informou que o Tribunal de Justiça autoriza o funcionamento da unidade com a capacidade estendida em 15%.

    Curtir

  9. THOREAU :
    Nestes momentos de guerra e crise institucional
    Que vivemos que alertamos sua chegada
    Nao adianta nada mudar nomes !!!!!!!!
    Fica pccssdb ou pccpt ou pccmmdb
    Este modelo acabou
    A farsa demoniocratica chegou ao fim
    Agora ou se perpetua o genocídio
    Ou alguém com muita coragem no mínimo
    Escancara as estranhas do krimi dentro do istadu
    O dr blazeck nao merece esta arapuca
    Que estão lhe seduzindo . . .
    Repito o momento e de entregar
    A cadeira. A sala. O prédio do dg só para o pccssdb
    Eles que arrumem um dg coligado. . .

    O “Cara” vai abraçar uma pica

    Curtir

  10. Srs. Flitadores:
    Peço licença para utilizar este espaço democrático para expor minha indignação.
    Sou Agente Penitenciário e como tal informo que sinto-me humilhado pela imprensa, população, políticos, defensores dos direitos humanos e até mesmo por muitos policiais civís e militares.
    Ocorre que em razão de alguns casos isolados de corrupção, prevaricação e até trafico de drogas praticados por alguns agentes penitenciários (posso lhes garantir que são muito pucos), muitas pessoas simplesmente generalizam e tacham como “farinha do mesmo saco” toda a categoria.
    Acompanho este blog e vejo as reclamações tanto de vocês civís, quanto as dos militares e posso dizer que o sistema é muito cruel e injusto com vocês. Entretanto, vejo que mesmo diante de tanto sofrimento e tantas adversidades ainda lhes restam o orgulho e a honra.
    Pois quero que saibam que o sistema é muito mais cruel e injusto conosco, Agentes Penitenciários, Basta uma rápida analise e verão que tudo que está ruim pra vocês está muito pior pra nós: Salário, plano de carreira, condições de trabalho, falta de equipamento, falta de valorização, falta de funcionários, apadrinhamentos, etc,etc,etc.
    Além de tudo isto ainda temos a “Hiper-lotação”, as doenças que vão desde as “tiriças”, tuberculose, gripe H1N1 e todas as demais doenças transmitidas pela aproximação com o infectado e, a pior de todas: as doenças psicológicas, causadas principalmente pelo emparedamento e tensão das 12 horas de plantão e também devido ao fato de muitos ficarem anos longe da família aguardando transferência para o interior.
    É público e notório o avanço do crime organizado no Estado e no País. No momento eles estão demonstrando a quem duvidava o quanto eles são fortes. Sendo assim, peço a vocês que imaginem que uma determinada vtr abordou uns malas e com eles encontraram uma lista com o nome, o endereço residencial, o local e horário de trabalho e a escola dos filhos, e este nome era o seu. O que você faria??????????
    (Calma, era só os seus dados, não tava escrito que era pra te matar!)
    Pois bem, saibam que nós Agentes convivemos com isso diariamente pois vira e mexe tem um mala dizendo que sua irmã morou na rua em que moramos, que seu sobrinho estuda na mesma escola que nosso filho, etc, etc,. Ainda assim continuamos morando e trabalhando no mesmo local e mantendo nossos filhos na mesma escola, até porquê mesmo mudando mais cedo ou mais tarde eles descobrem, pois além do vagabundo tem ainda mais oito visitantes que ele pode incluir no seu rol de visitas as quais também podem te reconhecer e fatalmente falará pro preso. Isto faz-nos sentirmos verdadeiros reféns da da facção. É tenso, más isto ainda não é o pior, pois, nós lidamos bem com a nossa condição de refém!! O pior mesmo é ser tachado publicamente de correria de preso, de corrupto, de facilitador, de conivente, etc, etc, etc.
    Saibam que a maioria esmagadora dos Agentes Penitenciários e porque não dizer dos Agentes de Escolta (muralhas), são pessoas dignas, pais e mães de família, honestos e que preservam acima de tudo os valores éticos e morais. Mesmo diante da situação degradante imposta pelo Estado nós exigimos da bandidagem que se mantenham no seu devido lugar ou seja, eles são bandidos nós não! Cobramos isto veementemente apesar da fragilidade.
    Não podemos dizer que sentimos orgulho ou que nos sentimos honrados em exercer uma das piores profissões do mundo, más podem ter certeza que sentimos orgulho em poder sustentar nossos filhos com dignidade oferecendo a eles condições para que tenham opções melhores de trabalho e sustento. E sentimo-nos muito honrados por sermos trabalhadores honestos e incorruptíveis, mesmo diante de tantas adversidades e tantos sofrimentos.
    Desta forma, manifesto aquí minha indignação com as pessoas que julgam injustamente ferindo letalmente a honra e a moral de toda uma categoria. Afinal, estamos na mesma situação injusta e cruel imposta pelo PSDB.
    Abraço à todos e parabéns pelo Blog.

    Curtir

  11. Logo virá! Cobrança,aumento de serviço, escala extra,operações fantasiosas, mau humor acirrado de chefe com medo de bonde e por ai vai…. Salário!!! esquece.

    Ajuda nós Dr Grella, anuncie logo quanto será o AUMENTO !!!! converse com o Governador e mostre nosso desespero :
    Vamos falar de Saláriooooooo
    Vamos falar de Salárioooooooooo
    Vamos falar de Salárioooooooooooooo
    Vamos falar de Salárioooooooooooooooooooo
    Ajuda nós Dr Grella, anuncie logo quanto será o AUMENTO !!!! converse com o Governador e mostre nosso desespero

    Curtir

  12. “Maldito homem que acredita e coloca sua vida nas mãos de outro homem”. Esqueçam este governo, o novo SSP, o novo DGP e foco em sacar este maldito PSDB do governo, daqui há dois anos.

    Curtir

  13. Já injetaram a anestesia!! NU, reestruturação e salário de procurador!!!
    Vai vendo o como seremos trouxa pela enésima vez.
    Que dó.

    Curtir

  14. Nada acontecera em beneficio dos policiais, sejam civis ou militares…. Alias, o que acontecera será a partir de terca feira uma mega operação em SP e grande SP, chamada de operação sem folga, envolvendo Pm e Pc todo efetivo a noite para coibir o extermínio noturno!!

    Curtir

  15. Informações e que policiais trabalharam em uma semana correspondente ao um mês de trabalho!!! Resta aguardar para ver se não e pura especulação!

    Curtir

  16. Não tô nem aí, não vou me foder para segurar cadeira de chefe novo.
    Podem inventar a operação que for, o que é certo é que enquanto não houver salário decente não haverá polícia decente e motivada…enrolar é a palavra !

    Curtir

  17. 24/11/2012 – 08h30
    Leitor critica passividade do governo de SP ante a violência
    LEITOR ROBERTO DOGLIA AZAMBUJA
    DE BRASÍLIA (DF)

    É estarrecedora a passividade do governo de São Paulo ante a violência que consome vidas numa proporção maior do que a de alguns países em guerra.

    A situação é excepcional e alarmante e exige medidas drásticas.

    O que espera o governo para proibir que motocicletas circulem com duas pessoas, se este é o modo mais comum de os criminosos agirem?

    Por que demorou tanto a aceitação de uma ajuda federal?

    Se os crimes têm ocorrido à noite, por que não se pensa em toque de recolher em algumas áreas?

    Ao invés disso, o governador se pronuncia todos os dias reduzindo a significância da ação delituosa.

    Curtir

  18. Renato Ferreira Camargo (1939 – 2012) – Investigador de polícia, historiador e jornalista
    Postado por Folha.com.br em 26 novembro, as 0:25 Em Brasil/Mundo

    26/11/2012- 00h10
    ESTÊVÃO BERTONI
    DE SÃO PAULO
    Renato Ferreira de Camargo dizia que aprendeu a pesquisar história e a se aprofundar no tema para fazer seus livros por causa do trabalho que exerceu durante 30 anos: o de investigador de polícia.
    Filho de um ferroviário e de uma confeiteira, nasceu em Tatuí (SP) e se mudou para São Paulo com o desejo de entrar para a Guarda Civil Metropolitana, o que conseguiu.
    Trabalhava na capital e morava em Santo André, onde a mulher, Eunice, foi professora. Admitido na Polícia Civil, atuou no Dops (Departamento de Ordem Política e Social), como conta o filho Christian.
    Em 1974, voltou para Tatuí. Gostava de ser policial, apesar dos perigos -já ficou um tempo internado depois de ser baleado na perna e no tórax.
    Em 1980, pensando em, posteriormente, fazer concurso para delegado, formou-se em direito. Mas acabou, após a aposentadoria, enveredando pela história. Em 2001, aos 63 anos, graduou-se em jornalismo.
    Ao todo, lançou 11 trabalhos, entre os quais “Memórias de Tatuí”, “Achegas para a História Tatuiense” e “Tatuí, Capital da Música”. Produziu ainda o CD “Alma Cabocla”, com poemas de Paulo Setúbal.
    Foi sócio dos institutos históricos e geográficos de Sorocaba e Itapetininga e colunista de “O Progresso de Tatuí”.
    Orgulhava-se de ter fundado, nos anos 70, os Alcoólicos Anônimos da cidade. Não bebia desde aquela época.
    Era de ficar na praça de Tatuí, conversando com os amigos. Tinha uma coleção de 5.000 CDs e 10 mil fotos, que a família quer digitalizar.
    Viúvo há oito anos, morreu na terça (20), aos 73, de câncer. Teve dois filhos e neto.

    Fonte: Boainformacao.com.br http://www.boainformacao.com.br/2012/11/renato-ferreira-camargo-1939-2012-investigador-de-policia-historiador-e-jornalista/

    Curtir

  19. Renato Ferreira Camargo (1939 – 2012) – Investigador de polícia, historiador e jornalista
    Postado por Folha.com.br em 26 novembro, as 0:25 Em Brasil/Mundo
    26/11/2012- 00h10
    ESTÊVÃO BERTONI
    DE SÃO PAULO
    Renato Ferreira de Camargo dizia que aprendeu a pesquisar história e a se aprofundar no tema para fazer seus livros por causa do trabalho que exerceu durante 30 anos: o de investigador de polícia.
    Filho de um ferroviário e de uma confeiteira, nasceu em Tatuí (SP) e se mudou para São Paulo com o desejo de entrar para a Guarda Civil Metropolitana, o que conseguiu.
    Trabalhava na capital e morava em Santo André, onde a mulher, Eunice, foi professora. Admitido na Polícia Civil, atuou no Dops (Departamento de Ordem Política e Social), como conta o filho Christian.
    Em 1974, voltou para Tatuí. Gostava de ser policial, apesar dos perigos -já ficou um tempo internado depois de ser baleado na perna e no tórax.
    Em 1980, pensando em, posteriormente, fazer concurso para delegado, formou-se em direito. Mas acabou, após a aposentadoria, enveredando pela história. Em 2001, aos 63 anos, graduou-se em jornalismo.
    Ao todo, lançou 11 trabalhos, entre os quais “Memórias de Tatuí”, “Achegas para a História Tatuiense” e “Tatuí, Capital da Música”. Produziu ainda o CD “Alma Cabocla”, com poemas de Paulo Setúbal.
    Foi sócio dos institutos históricos e geográficos de Sorocaba e Itapetininga e colunista de “O Progresso de Tatuí”.
    Orgulhava-se de ter fundado, nos anos 70, os Alcoólicos Anônimos da cidade. Não bebia desde aquela época.
    Era de ficar na praça de Tatuí, conversando com os amigos. Tinha uma coleção de 5.000 CDs e 10 mil fotos, que a família quer digitalizar.
    Viúvo há oito anos, morreu na terça (20), aos 73, de câncer. Teve dois filhos e neto.

    Fonte: Boainformacao.com.br http://www.boainformacao.com.br/2012/11/renato-ferreira-camargo-1939-2012-investigador-de-policia-historiador-e-jornalista/

    Curtir

  20. Precisamos de salario, o resto, sempre conseguimos “da um jeito”. SALARIO DIGNO PARA TODA POLICIA CIVIL JÁ, PASSOU DA HORA ! É isso que importa.

    Curtir

  21. Ja que precisamos de representantes na politica para obtermos melhorias de salario e etc…porque não nos unirmos ao reformulado Partido ARENA, pelo que andei lendo eles tem no estatuto algo muito interessante no que diz respeito a segurança publica.

    Curtir

  22. Pena capital :
    Logo virá! Cobrança,aumento de serviço, escala extra,operações fantasiosas, mau humor acirrado de chefe com medo de bonde e por ai vai…. Salário!!! esquece.

    Ajuda nós Dr Grella, anuncie logo quanto será o AUMENTO !!!! converse com o Governador e mostre nosso desespero :
    Vamos falar de Saláriooooooo
    Vamos falar de Salárioooooooooo
    Vamos falar de Salárioooooooooooooo
    Vamos falar de Salárioooooooooooooooooooo
    Ajuda nós Dr Grella, anuncie logo quanto será o AUMENTO !!!! converse com o Governador e mostre nosso desespero

    TAI UM COLEGA QUE SABE DAS COISAS ! O RESTO ESTA ACREDITANDO EM MILAGRES.
    1- DG NÃO ADMINISTRA O DINHEIRO DO ESTADO
    2- VAI COLOCAR DOS DEPARTAMENTOS, DELEGADOS QUE TOCAM NA MESMA BANDA, OU SEJA, VÃO OCUPAR CARGOS PARA COBRAR SERVIÇOS, PARA MOSTRAR TRABALHO, TEREMOS RONDAS, CANCELAMENTOS DE FERIAS, E MAIS RONDAS, E OS CHEFES, E DIVISIONARIOS, COBRANDO SERVIÇOS CASO CONTRARIO, BONDE !
    3- O ORÇAMENTO JA FOI DIVULGADO PELO GOVERNO, E NÃO VI NADA SOBRE A SEGURANÇA.
    4- ,O DG ESTA APENAS TAPANDO BURACO, PELA INCOMPETENCIA DO DG ANTIGO, ESTE TERA QUE MEDIAR OU BOTAR PANOS QUENTES, NOS ANTIGOS PROBLEMAS DA POLICIA CIVIL, FALTA DE ARMAMENTO DE GUERRA, FALTA DE POLICIAIS, FALTA DE TUDO, MAS A RECOLHA VAI DE VENTO EM POPA.
    5- DENTRO NA NOSSA INSTITUIÇÃO, TEMOS CLASSES BRIGADO POR SI SO, UM COM NIVEL UNIVERSITARIO, OUTRA COM CARREIRA JURIDICA, E OUTRAS NEM SEI SE TEM ASSOCIAÇÃO, CASO TENHAM, DEVERIAM MANDAR AS FAVAS.
    6- O MP, TA AI SEM PODER INVESTIGAR, ENTÃO PODEMOS ESPERAR ELES COM TUDO EM CIMA DE NOSSAS INVESTIGAÇÕES, E METENDO O PAU NOS DELEGADOS.
    7- OS DPS, COM ESTE ABSURDO DE CENTRAL DE FLAGRANTE, MATOU O DECAP,
    8-NOS DEPARTAMENTOS VIRARAM CENTRAIS DE RECOLHA, E NINGUEM VIVE DE SALARIO.
    9- O GOVERNADOR, MUDOU O SECRETARIO, PORQUE AQUELE LOUCO, PEITOU O MINISTRO DA JUSTIÇA, COLOCOU OUTRO APENAS POR ISSO, E A PRESSÃO DA MIDIA, NA QUESTÃO DAS MORTES EM SP, MAS NADA FALOU PARA O NOVO SECRETARIO, SOBRE MUDANÇAS NAS CLASSES DA POLICIA, OU MESMO O QUE MAIS INTERESSA, SALARIOS, PORQUE TANTO FAZ SER INVESTIGADOR OU PAPILOSCOPISTA. ESTAMOS NA MESMA AGUA DE SALSICHA, A COR E ATE BONITA MAS………
    NO RESUMO DA OPERA, ESTAMOS NA MESMA, E NINGUEM PERCEBEU.
    MUDANÇAS, SOMENTE NAS ELEIÇÕES DE 2014, ISSO QUE VOTARMOS CORRETOS, CONTRA O PSDB.

    Curtir

  23. “Governador anuncia mudanças”

    A única coisa que precisa de mudanças agora é nos números do holerite. Especialmente naquela parte onde está escrito “vencimentos”. Um dígito a mais ia bem pacas!

    Curtir

  24. Pena capital :
    Logo virá! Cobrança,aumento de serviço, escala extra,operações fantasiosas, mau humor acirrado de chefe com medo de bonde e por ai vai…. Salário!!! esquece.

    Ajuda nós Dr Grella, anuncie logo quanto será o AUMENTO !!!! converse com o Governador e mostre nosso desespero :
    Vamos falar de Saláriooooooo
    Vamos falar de Salárioooooooooo
    Vamos falar de Salárioooooooooooooo
    Vamos falar de Salárioooooooooooooooooooo
    Ajuda nós Dr Grella, anuncie logo quanto será o AUMENTO !!!! converse com o Governador e mostre nosso desespero

    Por isso mesmo acabei de pedir licença Prêmio.

    Curtir

  25. Temos é que pressionar os Deputados Federais a aprovarem a PEC 300. Vamos sindicatos, agendem reunião com a Dilma (vamos cobrá-la) promessa de campanha. Só falta colocar em pauta a ultima votação na Câmara Federal, este é o caminho, porque esperar aumento no âmbito Paulista, só de Policiais assassinados…

    Curtir

  26. Deinter 7 – Salto – Horario de trabalho: de segunda a sexta das 08: ás 18:00
    Escala de sobreaviso no sabado
    escala de sobreaviso no domingo
    escala de plantao noturno.

    Tudo isso com 7 policias, plantao noturno apenas um tira na delegacia. sem contar que tem que tomar conta de preso tambem

    Curtir

  27. Por que só a Polícia paga a conta do aumento da criminalidade ? Por que só o policial é cobrado para diminuir a onda de violência que se espalhou pelo Brasil ? Por que essa mídia, vendida e politiqueira, só sabe escrachar e desmoralizar os policiais em rede nacional ? Por que a imprensa não atribui essa bandalheira criminal em que se tornou o País, também aos políticos e ao judiciário, que insistem em manter leis frouxas e juízes comovidos emocionalmente com a vagabundagem ? Por que não faz diariamente, como tem feito com os policiais, uma campanha atribuindo a responsabilidade a esses poderes? Há que se cobrar maior rigor no cumprimento das penas e acabar com tantos benefícios concedidos a esse bando de marginais, que muitas vezes nem esquentam a cadeia e são soltos antes que se termine o relatório da prisão. Temos visto todos os dias prisões de elementos com várias passagens criminais e que estão soltos nas ruas, roubando, traficando e matando. A lei e o judiciário que os liberta. Que lhes concede visitas íntimas, saídas temporárias, regime semi-aberto e até, pasmem, salários. Não interessa a ninguém o endurecimento das leis. Não interessa aos poderosos fechar a tranca, pois correm o risco de ficarem do lado de dentro. Os policiais não irão resolver o problema da segurança. Eles estão preocupados com a própria sobrevivência, com a garantia da própria segurança e de seus familiares.

    Curtir

  28. AI QUE VONTADE!!!

    Homens acusados de roubar burro são amarrados ao animal no México
    Eles foram espancados por moradores da cidade de Otumba.
    Após oito horas de negociação, suspeitos foram entregues à polícia.
    Da Reuters

    142 comentáriosQuatro homens que foram acusados de roubar dois burros na cidade de Otumba, no México, foram amarrados a um dos animais e espancados pela comunidade local neste domingo (25).

    Os homens ficaram amarrados por cerca de oito horas, período no qual sofreram abusos físicos. Após uma longa negociação, os moradores entregaram os suspeitos de roubo para a polícia, segundo a mídia local.

    Homens foram presos a burro e espancados após serem acusados de roubo no México (Foto: Alejandro Dias/Reuters)

    Curtir

  29. 26/11/2012 – 14h06
    Alckmin pede pena maior para menores infratores em SP
    PUBLICIDADE

    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse na manhã desta segunda-feira (26) que defende o aumento da pena de menores que cometerem crimes graves.

    “Vamos fazer um trabalho para modificar a lei atual porque ela tem equívocos. O primeiro é que o menor fica no máximo três anos apreendido e sai com a ficha limpa, não importa quantos nem quais crimes ele cometa. A pena para crimes mais graves deve ser maior, para estabelecer um limite ao criminoso”, disse o governador.

    Alckmin também defendeu que os infratores sejam transferidos para penitenciárias especiais após completar 18 anos. Ele reforçou que a Fundação Casa foi feita para abrigar apenas crianças e adolescentes. “Em todos os lugares do mundo é assim. Não pode misturar com outros presos.”

    Essa análise foi feita após o governador ser questionado sobre os 43 internos que fugiram ontem (25) de uma unidade da Fundação Casa na Grande SP. Ele afirmou que ao menos três deles tinham mais de 18 anos e não poderiam estar lá.

    Ele disse que os infratores maiores de idade recapturados assinarão um Boletim de Ocorrência e serão transferidos para penitenciárias.

    REJEIÇÃO

    Uma pesquisa feita pelo Datafolha e divulgada ontem pela Folha apontou uma queda na aprovação do governo de Geraldo Alckmin. O índice de paulistanos que consideram a administração ótima ou boa caiu de 40% em setembro deste ano para 29% na última quinta-feira (22).

    Sobre a pesquisa, o governador disse que vai redobrar o trabalho para asfixiar as facções criminosas que agem no Estado, principalmente da área financeira para melhorar os índices de segurança. “São Paulo vai vencer de novo e superar essas dificuldades. O tráfico de drogas está por trás disso, afirmou”.

    TROCA DO COMANDO

    Sobre o anúncio da troca dos comandos das polícias Civil e Militar, o governador disse ter certeza de que o novo delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Maurício Souza Blazeck, e o coronel Benedito Roberto Meira, atual chefe da Casa Militar do governo, estão preparados para assumir o cargo. Eles vão apresentar uma série de propostas para combater o crime organizado em breve.

    “Nossa tolerância é zero para qualquer tipo de ilícito, como demonstramos ao prender até policiais. Toda a patrulha foi presa, desde o tenente até o soldado”, disse, ao se referir à prisão dos policiais de executar um homem no Campo Limpo, na zona sul de São Paulo.

    O governador encerrou a entrevista dizendo que não vai reduzir o salário dos Policiais Militares e que vai anunciar a posse de mais 185 delegados a partir da semana que vem. A maioria será destinada para a área investigativa. (FELIPE SOUZA)

    Curtir

  30. EU SEMPRE DIGO QUE OS GRANDES CRIMINOSOS ESTÃO NAS MANSÕES E NÃO NAS FAVELAS, AI ESTA OS RESULTADOS.

    PF prende 33 acusados de quebra de sigilo e crime contra o sistema financeiro
    Na ação, documentos e computadores foram levados da casa do presidente da Federação Paulista de Futebol e vice-presidente da CBF, Marco Polo Del Nero

    Agência Brasil | 26/11/2012 14:47:26 – Atualizada às 26/11/2012 14:53:43

    A Polícia Federal (PF) iniciou nesta segunda-feira (26) a Operação Durkheim, na tentativa de acabar com duas organizações criminosas que agiam na venda de informações sigilosas e em crimes contra o sistema financeiro nacional. A PF cumpriu 87 mandados de busca e apreensão e prendeu 33 pessoas, nos Estados de São Paulo, Goiás, Pernambuco, do Pará, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

    Marco Ambrósio/Futura Press
    Fachada do prédio da Polícia Federal, em São Paulo
    Durante a operação, agentes da PF estiveram na casa do presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) e vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero. O cartola teve documentos e computadores apreendidos e foi encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos . Em seguida, foi liberado

    O inquérito policial foi instalado em setembro de 2009, quando o órgão passou a investigar o suicídio de um policial federal na cidade de Campinas. Durante os trabalhos, suspeitou-se de que havia um esquema de utilização de informações sigilosas, obtidas em operações policiais, com o objetivo de extorquir políticos, suspeitos de participar em atos de fraudes em licitações.

    Em nota, a PF salientou que “no decorrer do inquérito, foram identificadas duas organizações criminosas atuando paralelamente e de modo independente. As duas tinham como elo uma pessoa investigada, que atuava com os dois grupos criminosos”.

    Os investigadores da PF descobriram a existência de uma grande rede de espionagem ilegal. Os criminosos que se apresentavam como detetives particulares vendiam informações sigilosas que eram repassadas, ilegalmente, por pessoas com acesso a banco de dados como, por exemplo, funcionários de empresas de telefonia, bancos e servidores públicos. Na lista de vítimas, estão políticos, desembargadores, uma emissora de televisão e um banco.

    A outra organização tinha como atividade principal a remessa de dinheiro ao exterior por meio de atividades de câmbio sem autorização do Banco Central.

    Cerca de 400 policiais federais atuaram na operação que, além das prisões, também cumpriu 34 mandados de condução coercitiva – quando a pessoa é levada para prestar depoimento e depois é liberada, caso de Marco Polo Del Nero. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo e 67 acusados serão indiciados.

    Os acusados vão responder pelos crimes de divulgação de segredo, corrupção ativa, corrupção passiva, violação de sigilo funcional, por interceptação telefônica clandestina, quebra de sigilo bancário, formação de quadrilha, realização de atividade de câmbio sem autorização do Banco Central do Brasil, evasão de divisa e lavagem de dinheiro. As penas variam de um a 12 anos de prisão.

    Curtir

  31. 26/11/2012 12h29 – Atualizado em 26/11/2012 12h57
    Grella aposta em integração de polícias para combater violência
    Secretário de Segurança de SP deu entrevista ao SPTV nesta segunda.
    Novo comando da PM deverá colocar mais policiais nas ruas.
    Do G1 São Paulo

    41 comentários

    O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella, aposta na integração entre as polícias Civil, Militar e Técnico-Científica para combater a onda de violência que atinge a capital e a região metropolitana. Neste fim de semana, 22 pessoas foram mortas na Grande São Paulo entre a noite de sexta (23) e madrugada desta segunda-feira (26). Em entrevista ao SPTV, Grella adiantou que terá reuniões diárias em seu gabinete com os chefes das três polícias do estado.
    “A sociedade espera uma polícia que aja conjuntamente, uma união de esforços para que as informações não se percam e para que tenhamos bons resultados”, disse Grella. Nesta segunda-feira, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) anunciou a troca de comandos das polícias Civil e Militar. O novo delegado-geral da Polícia Civil será Luiz Mauricio Blazeck, que assumirá o posto no lugar de Marcos Carneiro Lima. Já o novo comandante-geral da Polícia Militar será Benedito Roberto Meira, que entrará no lugar de Roberval França.
    saiba mais
    Secretaria da Segurança troca comando da Polícia Civil e PM
    Suspeito é morto em tentativa de assalto na Zona Leste de SP
    Veja perfis de vítimas da violência em outubro na Grande São Paulo
    Grella adiantou que o serviço de inteligência será reformulado e que o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que investiga todos os casos de morte ocorridos, será reforçado. “Pedimos ao novo delegado-geral que viabilize a força necessária para esse departamento”, afirmou o secretário.
    Segundo ele, já foi pedido que as investigações dessas mortes sejam agilizadas, incluindo aquelas em que policiais militares são suspeitos de extermínio. “Nenhuma morte ficará sem esclarecimento”, garantiu. Grella lembrou que o sucesso das apurações depende da rapidez com que a Polícia Técnico-Científica chega ao local do crime – isso deverá ser priorizado por sua gestão à frente da SSP.
    Em relação à PM, Grella informou que o novo comandante da corporação deverá colocar mais policiais nas ruas. “Vamos trabalhar também o fortalecimento dos comandos das polícias, especialmente da PM, para que o comandante possa colocar mais policiais na rua de maneira organizada, obediente e que atue com inteligência. Isso é fundamental nas próximas horas para começarmos a reverter esse processo que aí está”.
    “[O meu compromisso como secretário é] trabalhar muito e intensamente para fazermos que São Paulo retorne aos índices [de criminalidade] de meses atrás, índices históricos, frutos de uma política de segurança responsável que vem sendo praticada nos últimos anos”, afirmou Grella. Segundo ele, o estado passa por um momento “desfavorável”.

    Curtir

  32. IMAGINEM SHÓ, EU QUE ADORO SAIR A NOITE ATRAS DE MEUS BOFES, NEM TÔ PODENDO, NO JOCKEY NÃO SE TEM SEGURANÇA. ADORAVA FICAR LÁ ARRUMANDO MACHO, NO BUTANTAÃ A PM TÁ ATRAPALHANDO, ALIAS ELES ADORAM ESCULACHAR NÓS BIBAS, MAS PRENDER BANDIDÕES DO PCC ah VIXE MARIA!!!!!!! NO CENTRO OS PMS ESTÃO TODOS MACHÕES, MAS BEM Q DE VEZ EM QYANDO UNS ESTRELAS DA MEGANHA VÃO LÁ ATRÁS DE UMAS FANTASIAS. EU ESTOU MUITO TRISTE , SÃO PAULO JÁ ERA VOU VOLTAR PRA MINAS GERAIS , ESSE ESTADO É MUITO LOUCO, EM VEZ DE SÓ AS BICHAS TOMAREM NO C… A POPULAÇÃO INTEIRA ESTÁ LEVANDO NO RABICÓ!!!!!!!!!!!!!!!!
    AGORA MUDARAM O CORONER E O DELEGADO, AI MEU DINDIN, SERÁ Q ELES SÃO MEUS CLIENTES !!!!! AI COMO TO BANDIDAAAAAAAAAAAA!!!!!
    FALO ISSO PORQUE TA CHEIO DE MACHÃO Q ME PROCURA PRA SER MENININHA. COISA MAIS FEIA Q TEM E BICHA ENRUSTIDA!!!!!!!!
    CERTA VEZ SAI COM UM POLICIAL FORTAO , TODO RASGADO PENSEI Q ELE IA ME COMER BRM GOSTOSO , MAS IMAGINEM !!!!! O SAFADINHO ESTAVA COM UMA CALCINHA BEM PEQUENININHA POR BAIXO DA FARDA, SENTEI O REIO NELE, E O DELEGAY Q ADORAVA FODER COM OS SUBORDINADOS FOI LOGO SE ALGEMANDO E PEDINDO UM CACETETE!!!!!!!
    O MUNDO TÁ DE PERNA PRO ALTO EU É QUE NÃO CONFIO NESSES MOLECÕES MALHADOSE BONBADOS. FUI

    Curtir

  33. THE AND :

    Pena capital :
    Logo virá! Cobrança,aumento de serviço, escala extra,operações fantasiosas, mau humor acirrado de chefe com medo de bonde e por ai vai…. Salário!!! esquece.

    Ajuda nós Dr Grella, anuncie logo quanto será o AUMENTO !!!! converse com o Governador e mostre nosso desespero :
    Vamos falar de Saláriooooooo
    Vamos falar de Salárioooooooooo
    Vamos falar de Salárioooooooooooooo
    Vamos falar de Salárioooooooooooooooooooo
    Ajuda nós Dr Grella, anuncie logo quanto será o AUMENTO !!!! converse com o Governador e mostre nosso desespero

    TAI UM COLEGA QUE SABE DAS COISAS ! O RESTO ESTA ACREDITANDO EM MILAGRES.
    1- DG NÃO ADMINISTRA O DINHEIRO DO ESTADO
    2- VAI COLOCAR DOS DEPARTAMENTOS, DELEGADOS QUE TOCAM NA MESMA BANDA, OU SEJA, VÃO OCUPAR CARGOS PARA COBRAR SERVIÇOS, PARA MOSTRAR TRABALHO, TEREMOS RONDAS, CANCELAMENTOS DE FERIAS, E MAIS RONDAS, E OS CHEFES, E DIVISIONARIOS, COBRANDO SERVIÇOS CASO CONTRARIO, BONDE !
    3- O ORÇAMENTO JA FOI DIVULGADO PELO GOVERNO, E NÃO VI NADA SOBRE A SEGURANÇA.
    4- ,O DG ESTA APENAS TAPANDO BURACO, PELA INCOMPETENCIA DO DG ANTIGO, ESTE TERA QUE MEDIAR OU BOTAR PANOS QUENTES, NOS ANTIGOS PROBLEMAS DA POLICIA CIVIL, FALTA DE ARMAMENTO DE GUERRA, FALTA DE POLICIAIS, FALTA DE TUDO, MAS A RECOLHA VAI DE VENTO EM POPA.
    5- DENTRO NA NOSSA INSTITUIÇÃO, TEMOS CLASSES BRIGADO POR SI SO, UM COM NIVEL UNIVERSITARIO, OUTRA COM CARREIRA JURIDICA, E OUTRAS NEM SEI SE TEM ASSOCIAÇÃO, CASO TENHAM, DEVERIAM MANDAR AS FAVAS.
    6- O MP, TA AI SEM PODER INVESTIGAR, ENTÃO PODEMOS ESPERAR ELES COM TUDO EM CIMA DE NOSSAS INVESTIGAÇÕES, E METENDO O PAU NOS DELEGADOS.
    7- OS DPS, COM ESTE ABSURDO DE CENTRAL DE FLAGRANTE, MATOU O DECAP,
    8-NOS DEPARTAMENTOS VIRARAM CENTRAIS DE RECOLHA, E NINGUEM VIVE DE SALARIO.
    9- O GOVERNADOR, MUDOU O SECRETARIO, PORQUE AQUELE LOUCO, PEITOU O MINISTRO DA JUSTIÇA, COLOCOU OUTRO APENAS POR ISSO, E A PRESSÃO DA MIDIA, NA QUESTÃO DAS MORTES EM SP, MAS NADA FALOU PARA O NOVO SECRETARIO, SOBRE MUDANÇAS NAS CLASSES DA POLICIA, OU MESMO O QUE MAIS INTERESSA, SALARIOS, PORQUE TANTO FAZ SER INVESTIGADOR OU PAPILOSCOPISTA. ESTAMOS NA MESMA AGUA DE SALSICHA, A COR E ATE BONITA MAS………
    NO RESUMO DA OPERA, ESTAMOS NA MESMA, E NINGUEM PERCEBEU.
    MUDANÇAS, SOMENTE NAS ELEIÇÕES DE 2014, ISSO QUE VOTARMOS CORRETOS, CONTRA O PSDB.

    Curtir

  34. COMEÇO A OUVIR MÚSICAS DE NATAL, PAPAI NOEL, DÉCIMO TERCEIRO, A ACLAMAÇÃO DA MÍDIA PARA CONSUMIR ETC. ESTOU AQUI PENSANDO COMO QUE VOU FAZER, POIS MEU 13º JÁ FICOU PARA O BANCO DO BRASIL, TENHO EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS QUE TERMINAM SÓ EM 2020. A CONTA ESTA ESTOURADA COMENDO O ESPECIAL NO BANCO DO BRASIL, O CARTÃO DE CRÉDITO SÓ CONSIGO PAGAR A METADE DA FATURA. FICO CÁ PENSANDO, TO FODIDO. OUÇO BOATOS NA DELEGACIA QUE TENHO QUE DAR MAIS PRODUÇÃO, POIS COM AS MUDANÇA TEREMOS MUITAS COBRANÇAS. FICO PENSANDO CÁ COMIGO, TO FODIDO. OUÇO DIZER QUE O PCC VAI MATAR POLÍCIA, MAS NÃO SABE QUEM SERÁ A VÍTIMA, FICO CÁ PENSANDO, TO FODIDO. UNS DIZEM QUE VAI MELHORAR O SALÁRIO, OUTROS DIZEM QUE NÃO VAI, FICO CÁ PENSANDO, TO FODIDO. ALGUNS DIZEM QUE O GOVERNADOR GERALDO ALCKIMIM VAI SER MENOS RUIM PARA A POLÍCIA, OUTROS DIZEM QUE ELE NUNCA SERÁ, FICO CÁ PENSANDO, TO FODIDO. ALGUÉM AI TEM UMA SUGESTÃO PARA MIM?

    Curtir

  35. Segurança Pública

    Olimpio Gomes (PDT) criticou a liminar obtida pelo governo do Estado que resultou na redução dos salários dos policiais. O parlamentar lamentou as mortes ocorridas nos últimos dias na Grande São Paulo e fez ainda críticas sobre a postura do governo em relação à onda de violência que atinge o Estado. “O maior inimigo da segurança pública é o crime organizado e um governo desorganizado”, disse. (IR)

    Curtir

Os comentários estão desativados.