O REVANCHISMO DO AVESSO – Mais uma mancada do ex – DGP : a sociedade acha que “matar pobre é matar o marginal de amanhã” 15

Delegado-geral da Polícia Civil de SP, Marcos Lima:“A gente nunca teve chacina nos Jardins aqui em SP. Por que será?”
Delegado-geral critica ações da PM na periferia
Carta Capital

O delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Marcos Carneiro Lima, criou uma saia-justa nesta quinta-feira 22 ao afirmar, durante a posse de Fernando Grella Vieira na Secretaria de Segurança do estado, que moradores da região metropolitana tiveram suas fichas criminais acessadas pelo sistema interno da corporação antes de serem assassinados. Segundo o delegado, as mortes estão acontecendo na periferia porque a sociedade acha que “matar pobre é matar o marginal de amanhã”.

A fala de Carneiro Lima acontece após meses de atritos entre a Polícia Civil e a cúpula da Segurança Pública de São Paulo. Durante a gestão de Antonio Ferreira Pinto, que caiu na quarta-feira 21 diante da alta no número de assassinatos ocorrida no estado em 2012, a corporação foi deixada de lado e as investigações sobre o crime organizado passaram a ser concentradas pela Polícia Militar, sobretudo a Rota. A mudança aconteceu depois que policiais civis foram investigados por envolvimento e extorsão a integrantes do Primeiro Comando da Capital.
Desde então o delegado-geral da Polícia Civil se tornou uma das vozes mais críticas dos planos de segurança do governo Alckmin. Ele verbalizou as queixas mais uma vez ao dizer que as mortes de civis no período têm relação com os assassinatos de 95 policiais desde janeiro – a maioria cometida em sequencia desde setembro.
Para Carneiro Lima, ela legitima a ação dos criminosos responsáveis pela onda de violência na Grande São Paulo. De acordo com reportagem publicada pelo site da Folha de S.Paulo, o delegado diz ver “indícios” de ações de extermínio em São Paulo, mas a polícia ainda não foi capaz de identifica-los.
“A gente nunca teve chacina nos Jardins aqui em São Paulo. Por que será? Por que é tão fácil matar pobre na periferia? Por que ainda existe uma grande parcela da sociedade que acha que matar pobre na sociedade é matar o marginal de amanhã. Isso é uma visão preconceituosa da própria sociedade que encara que essa ação de matar é uma ação legítima. Não é legítima.”
Para Carneiro, é difícil solucionar os crimes em São Paulo porque eles possuem uma lógica diferente de outros lugares do mundo. “Em São Paulo existe um diferencial. Quem tem interesse em matar um único alvo no boteco, muitas vezes mata mais dois ou três inocentes. Daí a dificuldade da polícia chegar à autoria”, afirmou.
Muito trabalho. O novo secretário, por sua vez, declarou durante a cerimônia de posse que buscará novas formas de atuação policial para combater o crime em São Paulo. “O tempo agora é de trabalho, de muito trabalho”, declarou.
Ainda segundo a Folha de S.Paulo, Grella recebeu a incumbência de botar uma “focinheira” na PM para evitar abusos.
O novo secretário foi procurador-geral do Ministério Público por quatro anos. Com perfil de conciliador, ele foi nomeado em 2008 pelo então governador José Serra e reconduzido ao cargo em 2010
————————
A propósito (MUTATIS MUTANDIS  ) repetimos um de nossos comentários de dias atrás:

Complexo de inferioridade social e o revanchismo do avesso

Ferreira Pinto, muitos Delegados da Corregedoria, membros do Conselho e alguns Procuradores do Estado, são merecedores de morte bem lenta e dolorosa.

A maioria deles vindos de classe inferiores – como a maioria de nós policiais – procuram o serviço público como forma de ultrapassar barreiras sociais.

Querem mostrar para o mundo que apesar de não terem dinheiro, de não serem ricos, de descenderem de famílias pobres e sem nome e até de grupos sociais desprezados como imigrantes, nordestinos e negros, conseguindo fazer carreira têm algo de grande que os outros deverão respeitar…

Eu posso prender… Eu posso processar…Eu posso demitir…Eu posso indeferir direitos…Eu posso ameaçar…Eu sou uma autoridade e posso impor respeito.

É a síndrome do escravo condenada por Moisés durante a fuga do Egito, pois logo notou a tendência de  ex- escravo querer fazer o outro de escravo. Disso a regra: não faça a outrem o mal que fizeram contigo.

É a “revanche do avesso ” , nas palavras do mestre Fabio konder Comparato.

É uma revanche contra o passado, não é exercida contra os ricos e poderosos.

Impondo -se sob fracos, acreditam conquistar o respeito dos fortes.

É por isso que gente como Ferreira Pinto e outros – como quase toda a “elite” do funcionalismo público estadual – é violenta e cruel com os seus semelhantes que estão abaixo de si; nunca contra os que estão acima.

Infelizmente há muito comportamento desse tipo entre os policiais que lidam diretamente com a população.

Com uma agravante, porque são chibatados pelos superiores e pelo Governo acabam descontando na população.

Um Comentário

  1. Gostaria muito que o DG não ficasse falado a prestação, se é para falar vem fala tudo que tem para falar e pronto, se vai ficar no cargo ou não e coisa de pouco interesse, toma posição , todos estão de passagem, o PINTO , se foi, outros tbem tomaram o mesmo destino, assim fica certo que a SSP e fabrica de aposentado amargurado, então meu caro nao carrega nada com você, diga agora enquanto suas informações podem ser uteis para algo, livro de memórias “ninguém lê”. Concordo que so pobre ta levando chumbo, seja policial ou população.

    Curtir

  2. KILL THE POOR – DEAD KENNEDYS
    Efficiency and progress is ours once more
    now that we have the neutron bomb
    it’s nice and quick and clean and gets things done
    away with excess enemy
    but no less value to property
    no sense in war but perfect sense at home:
    The sun beams down on a brand new day
    no more welfare tax to pay
    unsightly slums gone up in flashing light
    jobless millions whisked away
    at last we have more room to play
    all systems go to kill the poor tonight
    Gonna
    kill kill kill kill kill the poor:tonight
    Behold the sparkle of champagne
    the crime rate’s gone
    feel free again
    o’ life’s a dream with you, miss lily white
    jane fonda on the screen today
    convinced the liberals it’s okay
    so let’s get dressed and dance away the night
    While they:
    kill kill kill kill kill the poor tonight

    Curtir

  3. Dr.Carneiro ……o Senhor fala, fala, fala e opina, opina, opina…

    Mas, JAMAIS

    vi o senhor falando algum instante em valorização salarial do policial civil.

    ah, desculpe….falou sim:

    Falou que os policiais civis tiveram um grande aumento de 27,5%.

    Que representou liquido no meu holerith 150 reais.

    Dr.Carneiro…o senhor foi uma grande decepção.

    De verdade…..aposente…….

    cumpra sua palavra e aposente…..

    ah, e com o belo aumento de 27,5% como o senhor gosta de propagar em entrevista,

    Curtir

  4. Quanto a sindrome do ex-escravo eu tenho outra teoria para explicar o excesso de rigor dos superiores heirarquicos contra seus subordinados e a benevolência com os poderosos. É a sindrome do marido impotente. O cara não consegue satisfazer sexualmente a esposa, e não quer passar pelo vexame de ser cobrado e não corresponder a cobrança, então ele chega em casa valente, briga e a agride. Assim ele mantem o papel de MACHO sem ser cobrado sexualmente. Assim são nossas autoridades: impotentes contra o crime em geral, pois as leis não dão margem para autoritarismos, mas querem ter seu ego massageado, então se voltam contra os subordinados “pisoteando-os”. Assim conseguem se achar autoridade.Felizmente os novos delegados vem abandonando essas ideias.

    Curtir

  5. NÃO SE ESQUEÇA DE UMA COISA DOUTOR MARCO CARNEIRO: O SENHOR É DELEGADO AQUI NA CAPITAL, COMO EM SOROCABA OU SÃO JOSE DO RIO PRETO.JÁ O CARGO DE GOVERNADOR É RENOVADO APOS QUATRO ANOS. SE O SENHOR PASSAR SEIS MESES EM CADA DELEGACIA DE SP, SE APOSENTARA E NÃO TERÁ PASSADO POR TODAS. ENTÃO APROVEITA E SOLTA OS CACHORROS.

    Curtir

  6. Dr. Marcos. eu sempre tive o maior respeito pelo sr. enquanto foi policial de verdade , mas depois que passou a D.G. ficou calado esse tempo todo e deixou a Polícia Civil acabar e ficar largada e desamparada. Só comece a falar se for pra ajudar a instituição e os policiais e não afogar suas mágoas do cargo que ocupou de figurante.
    Quer levantar uma bandeira ? levante a bandeira da pec300.

    Curtir

  7. Tudo isso é medo de se aposentar. Esta falando a favor do PCC? Esta com medo dos manos quando se aposentar do despreso da classe, pede escolta, uma vez DG sempre DG.
    Pode ficar sossegado, como os pobres que morrem em chacinas nas periferias, soldados, investigadores, carcereiros e agentes peninteciarios, tambem morrem devido aos baixos salários moram perto das “comunidades” tão protejidas pela politicagem, como o sr ressalta agora, Porque não morre oficiais superiores e diretores da polcia civil? porque moram nos jardins ou bairros bons bem distantes das periferias.

    Bom, se o seu raciocinio é bom o meu é muito melhor. Acorda….pegue seu banquinho e saia de mancinho…A Polícia Civil não te pertence mais.

    Curtir

  8. ESTAVA LENDO A PAGINA DA IG : iG São Paulo | 22/11/2012 05:53:5
    Noite violenta deixa pelo menos 14 mortos e 8 feridos em São Paulo:

    O SUPOSTO REPORTER ( DIGO SUPOSTO REPORTER POR QUE TODOS AO ESCREVEREM DIZEM SUPOSTA TROCA DE TIRO , SUPOSTO BANDIDO ( CARA COM MAIS DE 10 CRIMES ) E ESTE SUPOSTO REPORTER ESCREVEU O SEGUINTE:

    Três supostos confrontos entre suspeitos e a Polícia Militar deixaram um saldo de quatro mortos e um ferido. Não há policiais entre os baleados.

    OBSERVEM A TRISTEZA DO SUPOSTO REPORTER AO NOTICIAR QUE NÃO HÁ POLICIAIS BALEADOS .

    Curtir

  9. Aos soldados de bem, sei que sao a maioria! O Governador do Est de SP e seu partido que esta no poder ha decadas em Sao Paulo covardemente nao investiu em projetos sociais que seriam fundamentais para conter o nivel de violencia que agora esta fora de controle. O fez para que o negocio de seguranca pudesse atingir os lucros de hoje e tambem para que pudesse usar o combate a violencia como arma politica. A Eleicao de Fernando Haddad em Sao Paulo demonstra que o tiro saiu pela culatra e o mesmo acontecera em 2014. Mas o meu ponto e’ que ao faze-lo o PSDB atraves da figura do Governador sucateou a estrutura da PM em Sao Paulo e permitiu que o fascismo ganhasse forca na estrutura, transformando a mesma em uma instituicao perversa que usa a violencia como arma de intimidacao da sociedade.

    Mas voces unidos tem um poder gigantesco, voces podem inclusive destituir o Governador e o PSDB do Governo. Iniciem a revolucao em Sao Paulo, eliminem os verdadeiros criminosos que estao no Palacio do Planalto e no alto comando das corporacoes. Rebelem-se contra essa situacao na qual sao igualmente vitimas. Voces nao tem nada a perder mas um mundo a conquistar! Sejam voces a vanguarda de uma mudanca que o Pais tanto merece.

    Curtir

  10. ESSA IMPRENSA É DO CACETE, DETESTAM PC E COXA , SEMPRE TENTAM NOS FUDER, MAS ESTES MERDAS TODOS DIAS LIGAM PARA O DP QUERENDO SABER DOS BOs, NAO PASSEM NADA PARA ESTA CORJA . TORCEM CONTRA NOSSA CLASSE

    Curtir

  11. CERTO DIA ME CONVIDARAM PR SER CHEFE. PRIMEIRAMENTE EXIGI O MEU ‘TIME’, CONDIÇÕES DE TRABALHO E APOIO DA AUTORIDADE. VIERAM COM AQUELE DISCURSO, POLICILA NÃO TEM ,VIATURA SEM CHANCE E O DELEGADO NÃO QUER ARRUMAR PROLEMA; MANDEI ENFIAR A CADEIRA NO ………
    PRIMEIRO QUE ARROZ FEIJAO E BIFE EU CONSIGO FORA DA POLÍCIA, SEGUNDO QUE NÃO CONSEGUIRIA CHEGAR EM CASA E ENCARAR A FAMÍLIA. QUE PORRA DE HOMEM SOU EU, TENHO OU NÃO TENHO CONVICÇÃO. NAO MINHA CHEFIA E DELEGACIA TRABALHA COMIGO QUEM EU CONHEÇO E QUERO, SE U NÃO DER RESULTADO QUE SEJA COBRADO E PUNIDO. AGORA IMPOR PESSOAL E CONDIÇÕES. CHUPA QUE É DE UVA!!!!! E É POR ISSO QUE TÁ CHEIODE DR 2 CLASSE TITULAR E CHEFE PARAQUEDA. POIS ESSES SÃO AQUELES QUE NÃO TEM VERGONHA DE SE OLHAREM NO ESPELHO E SE SENTIREM UNS M,,,,,,,,,

    Curtir

  12. OPERAÇAO DANÇA DAS CADEIRAS QUEM DA MORDOMIA A MAIS ?????????????////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

    Curtir

Os comentários estão desativados.