15/11/2012-00h08
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O suspeito de ordenar mortes de policiais militares em São Paulo, preso na tarde desta quarta-feira (14), disse que recebeu a ordem de chefes do PCC. Em depoimento à Polícia Civil, ele disse que a facção deu dez dias para que ele matasse cinco policiais. Essa era a condição para que ele tivesse dívidas perdoadas.
O suspeito não cumpriu o prazo e teve mais 30 dias para matar os PMs. O limite para os assassinatos acabaria no fim deste mês, segundo a polícia.
Leandro Rafael Pereira da Silva, o Léo Gordo, 28, disse que a facção criminosa afirmou que os crimes eram uma retaliação às injustiças praticadas pela Rota (a tropa de elite da Polícia Militar). Os policiais teriam matado diversos integrantes do PCC.
| Reprodução/Polícia Civil | ||
![]() |
||
| Polícia prende suspeito de ordenar mortes de PMs em SP |
Em um vídeo gravado pela Polícia Civil, Silva assumiu ter ordenado os crimes contra os policiais militares. Ele também disse que passou a gerenciar o tráfico de drogas no Campo Limpo, na zona sul, após sair da prisão no fim de julho.
Silva afirmou ter mandado outras pessoas, conhecidos como “soldados”, matarem os policiais. Welligton Viana Alves, o Baré, 32, foi apontado pelos policiais como “cavalo”, responsável por dirigir os veículos após os crimes. Ele também era o braço direito de Silva no comando do tráfico de drogas no Campo Limpo.
Durante depoimento, Silva afirmou ser dono de uma empresa de transporte executivo. Já Alves disse ter uma fábrica de molduras. Ambos tiveram a prisão temporária de 30 dias decretada pela Justiça.
Ambos são suspeitos de participar da morte de dois PMs em outubro. O cabo da Polícia Militar Renato Ferreira da Silva Santos, 29, morreu no dia 4 de outubro, no Jardim Arpoador, zona oeste. Flávio Adriano do Carmo, 45, policial do 3º Batalhão de Choque, foi morto no dia 13 do mesmo mês no Capão Redondo, zona sul.
De acordo com o delegado Celso Marchiori, titular da 5ª Patrimônio, a dupla tentou matar um policial da Rota. O policial seria executado em uma padaria, mas foi alertado por investigadores minutos antes dos suspeitos executarem o plano.
“A gente ligou para ele [policial] e pedimos para que ele saísse de lá imediatamente. No começo ele não acreditou, mas quando mostramos as escutas telefônicas e os suspeitos comentando que o plano tinha dado errado, percebeu que teve a vida salva”, disse Marchiori.
INVESTIGAÇÕES
A Polícia Civil disse ter identificado a dupla quando investigavam uma quadrilha suspeita de assaltos a caixas eletrônicos. Em algumas interceptações telefônicas, Silva teria aparecido como o chefe do bando e foi investigado individualmente.
Com eles, os policiais da 5ª Patrimônio (Delegacia de Investigações sobre Roubo a Bancos) do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) apreenderam uma pistola 9mm, um revólver calibre 38, um colete à prova de balas, uma pistola calibre 9mm, que tem as mesmas características das armas usadas para executar os PMs, e drogas.
| Felipe Souza/Folhapress | ||
![]() |
||
| Polícia apreende armas e colete à prova de balas com suspeitos de ordenar matar PMs em SP |
A polícia disse que já identificou outras cinco pessoas suspeitas de participar da quadrilha de Silva.
Os assassinatos dos policiais serão investigados pelo DHPP (Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa). Os suspeitos foram indiciados sob suspeita de tráfico de drogas, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, porte ilegal de armas e homicídio. (FELIPE SOUZA)


GRANDE XAVECO!!!!!!! Esse filho da puta. diz ter recebido ordens? Parte pode té ser, mas a grande verdade é que matam policiais para crescerem e se estabelecerem no crime, matam porque cadeia no Brasil é doce, e pra variar o que não falta é apoio pra vagbundo puxar cana. Esses lixos matam policiais porque os odeiam, vamos parar um pouco de “endeusar” o PCC, oras bolas , em vez de o bandido matar um policial porque não mata quem está lhe dando a ordem? E sabem muito bem que a polícia não vai se importar, vai investigar nas ,quem se importa com morte de vagabundo cometida por outro vagabundo?
PARABÉNS AAO DEIC PELA CANA, LEVARAM O CARA VIVO, ASSIM DA PRA INICIAR UMA INVESTIGAÇÃO E CHEGAR A UMA CONCLUSÃO!!!!!!
É ISSO ai; ponto pra vcI CERSÃO, DELEGADO PORRETA , JÁ SUJOU MUITO O PÉ DE BARRO NOS FUNDÃO DA LESTE, DELEGADO OPERACIONAL , PlANTONISTA COM VASTA EXPERIENCIA, SE TODAS DELEGACIAS FOSSEM CHEFIADAS POR POLICIAIS EXPERIENTES E NÃO POR “APADRINHADOS cagões” esse partidinho do crime não seria nem agremiação!!!!!
CurtirCurtir
Parabéns aos tiras, aula de investigação.
CurtirCurtir
tudo mentira….o PCC é “lenda” e desde 2001, segundo o sr Godofredo ex-diretor do DEIC, ele não passa de “meia-dúzia de arruaceiros”….
CurtirCurtir
ORGULHO de ver a Polícia JUDICIÁRIA em ação!!!! Parabéns INVESTIGADORES de Polícia CIVIL!!!
CurtirCurtir
Parabéns ao DEIC,pela atitude, e que sirva de lição a Gambelandia .
CurtirCurtir
Delegada desafia PCC e ataca o secretário Delegada de Sorocaba adesiva carro para criticar postura inerte da Segurança Pública contra violênciaADRIANE SOUZA
adriane.souza@bomdiasorocaba.com.br
Indignada com a postura da Secretaria de Segurança Pública sobre os incidentes que aterrorizam a capital paulista, uma delegada de Sorocaba – que optou por manter sua identidade em sigilo – pagou para adesivar uma grande frase no vidro traseiro do seu veículo, na tarde de ontem: “Vem PCC tô facinha pra você! Se o secretário de segurança não tá nem ai, eu me preocupo. Poupe pais, mães de família e o coitado do povo inocente.”
A delegada disse ao BOM DIA que tomou esta atitude após a confirmação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmar, no início da tarde de ontem, que não tem plano de trocar o comando da Segurança Pública, mesmo após a crise que matou mais de uma centena de pessoas na região metropolitana. “Não tem nenhuma alteração”, afirma.
Constatação / A delegada atua na Polícia Civil há 23 anos. “Negar que a onda de violência existe e está chegando em Sorocaba é o mesmo que dizer que Papai Noel existe”, destaca. Com o ato de protesto, ela espera que mais pessoas decidam romper o silêncio e se manifestar contra a atual situação do Estado.
“A cegueira nas atitudes do secretário de segurança pública perante aos atos criminosos é inadmissível”, avalia. Além disso, ela afirma que existem denúncias de ameaças de bombas contra companhias da Polícia Militar e Distritos Policiais. “Não me conformo com este caos”, desabafa.
Pela Vida / Explicando a frase escolhida para estampar o vidro de seu carro, a delegada afirma que não suporta mais ver pessoas inocentes morrendo na guerra da capital. “Eu me importo com o povo do meu Estado. Gostaria que o secretário de segurança se importasse da mesma maneira”, diz.
Para resolver a questão que ameaça a se espalhar pelo interior de São Paulo, a delegada ressalta a importância da valorização do serviço de inteligência da Polícia Civil que, segundo ela, é capaz de detectar os reais ‘donos do tráfico’ e membros de facções criminosas. “Violência só gera violência, não é assim que se ataca bandidos. Criminosos são combatidos com inteligência”, avalia. A mesma conclusão foi tirada pelo especialista em segurança pública e professor universitário Gustavo Barata, na edição publicada pelo jornal BOM DIA de sexta-feira.
A delegada finaliza seu depoimento avaliando seu próprio trabalho: “graças a Deus nunca precisei matar ninguém durante toda minha carreira, sei que corro o risco de sofrer retaliação pelo meu desabafo e, por isso, espero contar com o apoio da imprensa, isso se o PCC (Primeiro Comando da Capital) não me pegar primeiro.”
Entrevista de especialista fundamenta visão de delegada
Respondendo as perguntas do BOM DIA, o professor universitário, doutor em direito e especialista em segurança pública Gustavo Barata chegou a mesma conclusão que a delegada: é preciso integrar as forças policiais e valorizar o setor de inteligência da Polícia Civil. Confira trechos da entrevista:
Em Sorocaba, 90% dos pontos de venda de drogas pertencem ao PCC. O comércio de entorpecentes é a principal fonte de renda da facção atualmente. Como é possível combater isso?
A palavra-chave é inteligência. A investigação é muito importante para identificar os reais causadores dessa conduta. Sem esse trabalho, as prisões serão esporádicas, de pequenos traficantes. O trabalho da Polícia Civil identifica os reais fornecedores e distribuidores das drogas, denominados ‘grandes traficantes’. Porém, o trabalho investigativo precisa ser completo, com escutas telefônicas e determinação de pontos de lavagem de dinheiro. Tudo isso acaba convergindo para o combate efetivo e prisões dos criminosos. Por isso, as forças policiais precisam trabalhar de forma integrada.
O fato de o Governo do Estado negar a existência do PCC contribuiu para o fortalecimento da facção?
Claro. Se você nega que algo existe, você não atua e, com isso, aquilo cresce ainda mais. Essa negativa fez com que a facção criminosa se tornasse algo imenso, sem o comando do Estado perceber.
Boatos de mudanças não são desmentidos por assessoria
Na manhã de ontem, um boato de que o Secretário de Segurança Pública Antônio Ferreira Pinto poderia deixar o cargo tomou conta da internet e, principalmente, das redes sociais.
A comoção foi gerada após o apresentador da rede Bandeirantes de televisão, José Luiz Datena, dizer em seu programa que, segundo informações recebidas, a troca de comando seria articulada pelo Palácio dos Bandeirantes, após a onda de ataques na capital paulista e região metropolitana.
A assessoria de imprensa da secretaria de segurança pública optou por não se posicionar sobre o fato. “Não podemos negar, nem confirmar o assunto, pois as informações que temos ainda não são oficiais”, destaca uma das assessoras da secretaria por telefone. A questão foi respondida após a declaração do governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin afirmar que não pretende mudar o comando da Segurança Pública.
A possibilidade de mudança surgiu após a morte do servente Paulo Batista do Nascimento, 25 anos, que teria sido rendido e baleado por policiais e, na ocasião, o governador classificou o incidente como intolerável.
Ao menos 90 policiais foram assassinados no Estado em 2012. Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram um crescimento de 102,82% no número de vítimas de homicídio no mês de setembro, só na capital paulista, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em todo o Estado, o aumento foi de 26,71% no mesmo período.
http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/37880/Delegada+desafia+PCC+e+ataca+o+secretario+
CurtirCurtir
QUANDO FALO QUE O PCC É UM BANDO DE COMEDIA NINGUEM ACREDITA. O LAGARTO TINHA “DIVIDA” COM O PCC. AGORA O PCC É BANCO PRA TER DIVIDA? NA ÉPOCA DA CASA DE PEDRA, O LADRÃO CHEGAVA E SE VIRAVA SOZINHO, NÃO TINHA ESSE NEGOCIO DE FACÇÃO PRA DAR SEGURANÇA PRO LADRÃO. SINDICALIZARAM O CRIME, O OTARIO TEM QUE PAGAR PRA SER LADRÃO. É QUE O MARCOLA TEM QUE USAR CUECA DE SEDA E A MULHER ANDAR DE BMW. A VERDADE QUE NÃO EXISTE MAIS LADRÃO, É UM BANDO DE COVARDE QUE TEM QUE FAZER GANGUE PRA NÃO SER ZUADO NA CADEIA. ATÉ PRA COBRAR OUTRO LADRÃO PRECISA DO AVAL DO PARTIDO. NO TEMPO DA DETENÇÃO, E QUEM É POLICIA SABE DISSO, EXISTIA A SEGUNDA SANGRENTA. LADRÃO OLHOU PRA VISITA DO OUTRO, DEPOIS DA VISITA A CHAPA ESQUENTAVA. NÃO PAGOU DIVIDA DE DROGA, O TRAFICANTE COBRAVA, SOZINHO, SEM ESSA DE PARTIDO.E O QUE EU FALO, BANDO DE COVARDE, SÓ PEGA NA CROCODILAGEM OU NO BOLÃO. SOZINHO É UMA MENINA. JA DEI PAU EM LADRÃO QUE QUANDO SAIU DA CARCERAGEM TAVA CAGADO DE TANTA MADEIRADA QUE TOMOU. HOJE VAI FAZER ISSO, PRA VER SE O SUPLICY NÃO DEITA NO MEIO DA RUA E COMEÇA A ESPERNIAR, SE OS REPORTERES VÃO DIZER QUE ESPACANDARAM UM POBRE SERVENTE QUE FOI PRESO.
CurtirCurtir
BELO TRABALHO DO DEIC, E O CERSÃO É UM EXCELENTE DELEGADO, JA TIVE O PRAZER DE TRABALHAR COM ELE, AINDA NAS FILEIRAS DO PLANTAO POLICIAL.
CurtirCurtir
A GRANDE VERDADE É QUE EXISTE UMA ALIANÇA DO PCC COM OS POLITICOS E SEJAM ELES PT, PSDB, PC DO B, TODOS ELES!!! é mta grana que corre nesse pcc, esses regimes RDD com certeza são de mordomia, policiais que sabem do que acontece deveriam jogar tudo no ventilador, o povo deve saber , a imprensa fdp deveria colaborar e assim nas urnas o povo daria uma resposta, VOTOS NULOS, extinção do nº de vagabundos lá em Brasilia, exigencia da saude, segurança e educação sob pena de multa… presidios com trabalhos forçados seem visitas intimas etc judiciario sem corrupção, extinção subprefeituras que dao dinheiro p traficantes etc SEM ELEIÇÃO DE VAGABUNDOS na proxima campanha eleitoral povo brasileiro!!
CurtirCurtir
Daqui 3 anos esse verme vai estar nas ruas novamente para acabar de cumprir o trato. As vezes penso porque se gasta tanto dinheiro com justiça, se o máximo que se consegue é manter um verme destes no máximo 3 anos na cadeia. Enquanto isso no Planalto Central, tudo é maravilhoso. Reforma do CP não é prioridade. O xuxu disse que não tinha provas de que o alto escalão do pcc, que não existe, estava ordenando a matança dos irmãos PM’s, por isso não poderia mandá-los para presídios Federais. E agora? Resta alguma dúvida?
Tirando a dor dos familiares dos nossos irmão PMs, covardemente assassinados, virou palhaçada.
CurtirCurtir
Amigo leitor acima falou pouco + falou tudo!
CurtirCurtir
PARABÉNS A EQUIPE DA ROUBO A BANCOS, SOB A DIREÇÃO DO DR CELSO MARCHIORI.
UM SERVIÇO NOTA DEZ, DIGNO DE ELOGIOS E APLAUSOS, SENDO A MAIOR RECOMPENSA DESSES POLICIAIS FOI SALVAR A VIDA DO RO(OTARIANO) “PELEZÃO”, “CAMISA DEZ” QUE RESISTIU A ACREDITAR NA VERACIDADE DO FATOS, ACHANDO QUE O SUPER TELHADA E SUPER PINTO O PROTEGERIAM..
PARABÉNS A EQUIPE QUE DEUS OS PROTEJA E ABENÇOE SUAS FAMÍLIAS. POIS OUTRA FOI POUPADA DA DOR DA PERDA DE UM ENTE QUERIDO.
UM ALÔ AO SUPER PINTO, CARNEIRINHO E ROBERVAL “FALA BONITO”, USEM ESSE ATO E APRENDAM A FAZER POLÍCIA E NÃO POLITICAGEM, PEÇAM PARA SAIR.
CurtirCurtir
UÉ MAS A AROTA NÃO TA INVESTIGANDO O TAL PCC, O P2 NÃO SABIA DISSO, DÁ LICENÇA AINDA TEM MIKE QUE VEM AQUI FALA GROSELHA.
CurtirCurtir
primeiramente parabens aos pc pela cana,excelente serviço,agora que o segundo mala podia chegado zerado no dp podia,so um ladrao da pra investigar,mas de qualker jeito,parabens aos pcs…
CurtirCurtir
Pois é, o LEO GORDO vai ficar ainda mais gordo, com o mantimento que vamos fornecer pra ele, e vamos pagar a água, remédios e a energia elétrica pra ele assistir a sua novela preferida, o filme da noite e tals.
CurtirCurtir
Tem marginal que não deveria ir pra cadeia, deveria ir pra vala.
CurtirCurtir
O que mais me deixa indignado é que com tanta prova, tanto indicio (inclusive levados a Justiça) que o PCC existe, o Governador vem a TV dizer que os niveis de segurança (ou insegurança) estao normais. O Governador vem a TV dizer que SP é maior que a Argentina (que se foda a Argentina, não pode ocorrer crime aqui em SP, onde eu e meus filhos moram). O Secretario (se Deus quiser futuro ex-secretario) diz que o PCC so tem 30 membros e todos estao presos. HAHAHA, acho que ele esqueceu de contar o PORCO GORDO que foi preso agora. O Governador, o Secretario, me ajuda ai vai 1!!!
CurtirCurtir
Na humildade; primeiramente eu chego pra me expressar ,enquanto o governo apostar na repreensão do policiamento hostil vai ser isso certo,resumindo a pm oprime, humilha,tortura e mata tanto cidadão ou bandidos certo ! O sistema é a causa as mortes são as consequência de um sistema opressor, vai morrer policiais ,vai morrer bandidos vai morrer inocentes e o crime não vai acabar ! Quem financia essa merda toda ? Tá de jato e não é preso na leva jato ! A Pm são peões num tabuleiro complexo de xadrez ,o polícial coloca a farda e acha que é imortal e sabemos que não é bem assim ,quem mata morre! ,se o mundo jaz do maligno eis a lei do cão,você que ler esse comentário e achar que estou errado ,experimenta ser jovem do subúrbio e ser abordado de madrugada é tapa na cara exculaxo,pisa na sua cabeça gospem Na sua cara e tortura você; sem você dever nada ,então sempre haverá o melhor do pior pra quem se achar o terror ,graças a Deus quem me guarda não dorme ,Deus abençoe os irmao que estão na correria livre os da algema da opressão e da arma de fogo ,eu peço paz nas quebrada paz no mundo porque guerra é Mato,e vocês policiais saibam chegar e troca ideia de homem pra homem ,a farda não faz vocês mais homem nem que um moleque certo ,resumindo é isso eu não estouro champanhe quando morre polícial,mais também não acendo velinha não ,em São Paulo de cada 10 jovem assassinado 6 é a pm que mata .Então oque os irmão faz é equilibrar a balança,tem que mudar o modo de tratar as pessoas, porque eu um jovem de 32 anos fui abordado pela pm agressivamente me atropelaram antes de me levantar estava sendo pisoteado e com um fuzil na minha cabeça,não tenho passagem na polícia e estou cursando minha segunda faculdade ,agora imagina oque eles fazem com os criminosos.entao a medida a ser tomada pra evitar mortes é a apostar no armamento da população pois enquanto haver opressão haverá retaliação.
CurtirCurtir