Não sou contra negociar com o crime organizado, diz sociólogo 58

19/11/2012-07h23

Folha de S.Paulo – Cotidiano

MARIO CESAR CARVALHO DE SÃO PAULO

Em situações emergenciais, quando as mortes se acumulam numa guerra sem fim, é preciso negociar com o crime. Loucura? O sociólogo Claudio Beato, 56, um dos maiores especialistas em segurança no país, diz que não.

Ele cita o levante da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) em 2006, no qual houve aparentemente um acordo com o governo, como contraexemplo. “Se houve acordo, por que não fazer isso de forma transparente?”

Os exemplos bem-sucedidos de negociações com criminosos, segundo ele, vão dos EUA a El Salvador, onde a igreja intermediou acordos. No Brasil, a polícia faz acordos informais com o crime, de acordo com ele, que deveriam ser institucionais.

Para Beato, ligado ao PSDB de Minas, a falta de transparência só aumenta a sensação de insegurança, como diz nesta entrevista.

Pedro Silveira/Folhapress
O sociólogo e especialista em segurança pública Claudio Beato
O sociólogo e especialista em segurança pública Claudio Beato

*

Folha – São Paulo tinha uma política de segurança que era considerada exemplar. O que aconteceu para essa política desmoronar?

Claudio Beato – Não acho que ela está desmontando. Os números não apontam para uma situação dramática. O que está acontecendo é um aumento de homicídios.

O que houve foi um investimento alto na última década, em que alguns departamentos, como o de homicídios, souberam aproveitar os recursos. Teve avanço grande na investigação, o que resultou na queda dos homicídios de mais de 70% em dez anos.

E o investimento em prisões? O que deu errado?

O sistema em São Paulo cresceu muito e você perdeu o controle do interior das prisões para facções. O sistema prisional brasileiro é falido.

Você prende muita gente, mas isso acaba piorando a criminalidade fora das prisões. É uma massa que fica sob controle dos grupos que mandam nas prisões.

É o que aconteceu com o PCC, com o Comando Vermelho. O problema de São Paulo é que é um Estado rico e lançou mão do aprisionamento mais ou menos sem critério, e agora está pagando o preço.

Qual é a alternativa a essa política de aprisionamento?

É não deixar o crime acontecer. Como se faz isso? É preciso conhecer muito bem o contexto em que os crimes ocorrem. Mas não existe no Brasil a ideia de uma polícia que atue para que os crimes não aconteçam.

Onde há polícias assim?

William Bratton é o grande reformador de polícias. Reformou a polícia de Nova York e de Los Angeles. Ele defende que você precisa entender o crime, intensificar a análise criminal para não deixar o crime acontecer.

Isso está muito longe do modo de agir da polícia brasileira. Há unidades como a Rota [tropa da PM paulista] e o Bope [tropa da PM do Rio] que saem à rua com a ideia de guerra contra o crime.

Qual o problema da tal guerra contra o crime?

A tendência dessa tática é o que aparentemente está acontecendo em São Paulo: vira uma guerra particular entre a polícia e as facções.

Seria uma guerra da Polícia Militar contra o PCC?

Não tenho dúvidas. A dúvida é: qual o tamanho disso? O secretário [Antonio Ferreira Pinto] vem com uma questão muito fantasiosa: de que o PCC não tem importância.

Não é bem assim. O fenômeno contrário também ocorre em meios acadêmicos, que acreditam que foi o PCC que diminuiu o crime em São Paulo. É fantástico! Você pensar que uma organização tenha capacidade de controlar crimes domésticos, em botequins, do tráfico. É o que um amigo americano chama de “big gang” [grande gangue, e um trocadilho com “big bang”, explosão que teria originado o universo].

Entre esses dois opostos, é difícil saber qual é o tamanho do PCC. Seria um grande serviço para a sociedade, e a própria polícia, saber exatamente o que está acontecendo. A falta de informação aumenta a sensação de insegurança.

O que você acha da decisão da Secretaria da Segurança de São Paulo de usar a Polícia Militar contra o tráfico?

É uma armadilha achar que as PMs possam resolver o problema de segurança pública, como se fosse possível fazer isso sem ter uma atividade mais investigativa, que é própria da Polícia Civil. É um erro esquecer da Polícia Civil. Mas o erro maior é conviver com as duas polícias.

O ideal seria a fusão?

O ideal seria acabar com o modelo definido pela Constituição de 1988, de duas polícias. Você precisa de uma polícia de ciclo completo, com patrulhamento ostensivo e investigação. Nos países onde a polícia faz isso o resultado é mais efetivo. Você junta as qualidades das duas.

Há uma crença de que a PM é imune à corrupção.

Corrupção é muito comum entre a Polícia Militar. Hoje a corrupção está bem distribuída entre as duas polícias. O tema das reformas das polícias é urgente. A divisão das polícias é artificial.

SP vive uma situação de pânico, que o governo tenta minimizar com a alegação de que a polícia já enfrentou situações piores e venceu. Você acredita nisso?

Um dos problemas é que a área de segurança não é muito transparente. É fato que a polícia de São Paulo enfrentou um problema muito mais grave em 2006. Como é que resolveu? Alguém sabe? Tem um monte de lendas, de boatos. Eu até hoje não sei o que aconteceu em 2006.

Há quem diga que houve um acordo com o PCC.

Se houve acordo, por que não fazer isso de forma transparente? El Salvador acabou de fazer um grande acordo com as Maras. São grupos mais violentos e com inserção social muito maior do que o PCC. Em El Salvador, houve um investimento muito grande em prisões duras, como algumas de São Paulo. As prisões funcionaram, mas a situação fora piorou. Houve negociação para tirar alguns líderes dessas prisões desde que ajudassem a controlar a situação fora. Foi intermediado pela Igreja Católica.

Você acha que o governo deveria negociar com o PCC?

Não sou contra a negociação, eventualmente, e de forma pontual. Vou falar uma coisa que será muito criticada. Isso aconteceu em Boston. O projeto mais conhecido de controle da violência nos EUA, chamado “Cessar-Fogo”, foi feito por meio de um conjunto de ações da polícia, prendendo de forma mais focalizada o que eles chamam de alavancas do crime.

Houve também ofertas de empregos, melhoria de condições sociais. E a negociação com as gangues foi feita pelos pastores. Eles sentaram com as gangues e policiais e negociaram um cessar-fogo. Em Medellín [Colômbia] também houve acordo.

Os governos federal e o paulista travaram uma disputa sobre quem sabe mais sobre o crime em SP. Isso faz sentido?

Isso é deplorável. Em 2006, foi combinado que a PF e a Polícia Civil trocariam informações, mas isso só acontece quando há uma força-tarefa.

Eu tenho uma crítica muito grande à maneira como a polícia trata informação no Brasil. Inteligência aqui é ficar escutando celular de preso. Isso é uma parte.

Eu vi no MIT [Massachusetts Institute of Technology] um sistema em que você consegue seguir o movimento de todos os celulares de Nova York, e você pode destacar dois celulares. É uma ferramenta fantástica. Você saberia como criminosos se movimentam fora dos presídios.

Em 2006, a Promotoria analisou mais de 500 contas bancárias atribuídas ao PCC e o resultado foi pífio. As contas eram de R$ 300, R$ 400.

Talvez o PCC não seja essa coisa toda que as pessoas pensam. Talvez a parte mais organizada do crime não seja o PCC, sejam estruturas organizadas internacionalmente.

O problema é a falta de transparência da segurança. Tudo é tratado como segredo. Isso é uma herança da comunidade de inteligência da ditadura militar, do SNI [Serviço Nacional de Informação].

Não temos essa informação organizada e clara para o público. Nos atentados em São Paulo, não se sabe quantos são acertos de atividades paralelas de policiais, quantos são retaliações do tráfico ou execuções da polícia.

O resultado é que todo mundo começa a fazer suposições e isso gera insegurança. Se o secretário da Saúde enfrentasse uma epidemia de cólera, imagina a quantidade de informação que ele teria de dar. O secretário da Segurança não fala. Não é só em São Paulo. Não há prestação de contas.

Um Comentário

  1. “Para Beato, ligado ao PSDB de Minas”…
    PAREI DE LER LOGO QUE CHEGOU À PALAVRA PSDB…OU SEJA, ESSE SENHOR E SUAS PALAVRAS, PARA MIM, SÃO LIXO!!!
    TOTALMENTE SEM CRÉDITO!!!!

    Curtir

  2. o especialista é ligado ao PSDBOSTA, disse que há muio investimento na policia. kkkkkkk meu holerite é uma merda.

    Curtir

  3. Sociólogo, voces não sabem nem definir porque a vaca caga achatado e o cabrito em bolinhas!!! vão querer entender de criminalidade, deixem de ser hipócritas e menos teóricos, a prática é totalmente diferente, como a bosta da vaca e do cabrito…

    Curtir

  4. Pelo menos uma coisa eh certa, deixa os cães adestrados tomar conta do crime organizado eh brincadeira…cabeças ocas que se contentam em aceitar um bico que o fazer trabalhar a semana inteira para receber uma migalha…lamentavel!
    Por isso que toda policia deveria ter policiais com N.U. para nao se sujeitarem a aceitar essa humilhação.

    Curtir

  5. COMECEI A LEI; ME VEIO UM GOSTO DE VÔMITO À GARGANTA, AÍ PAREI. IMPRESSIONANTE A QUANTIDADE DE ESPECIALISTAS QUE SURGEM DO NADA, E AINDA POR CIMA, UM DOS MAIORES DO PAÍS. ESSA IMPRENSA TAMBÉM DEVERIA USAR MELHOR ESTA PALAVRA “ESPECIALISTA”. MAIS UM PORTA VOZ DESTE GOVERNO LIXO E BANDIDO.

    Curtir

  6. A polícia americana não precisa negociar muito com bandido. Lá, bandido que mata policial é condenado a morte ou passa o resto da vida na cadeia.
    No Brasil, mata-se policial para saldar dívida com facção criminosa; A condenação não passa de 30 anos com beneficios de progressão. Simples assim!!!

    Curtir

  7. Muito bom artigo.
    Vejo que o este blog está se tornando um forum permanente de exposição de análise de pessoas com sugestões e propostas pra melhorar a nossa segurança.
    Parabéns ao blog.

    Curtir

  8. É MENTIRA QUE BOSTON, O ESTADO DE BOSTON, EUA

    FEZ ACORDOS COM CRIMINOSOS

    O QUE EXISTE SÃO AJUSTES DENTRO DOS CENTROS PRISIONAIS

    EM RAZÃO DA SELVAGERIA ENTRE GANGUES

    E NÃO ACORDOS . . .

    OS EUA SÃO EXTREMAMENTE VIOLENTOS E A POPULAÇÃO CARCERÁRIA

    DE CRIMES GRAVES, LONGAS E PERPETUAS SÓ CRESCE . . .

    MARAS SALVA TRUTCHAS É UMA PRAGA MAIA DESGRAÇADA

    OUTRO GRUPO DE ANTROPÓFAGOS QUE VAGAM PELA AMERICA

    IMPONDO O TERROR AOS CRENTES TOLERANTES E INCAUTOS

    NADA DISTO PODE SERVIR DE EXEMPLO

    A UM LUGAR CIVILIZADO, O QUE NUNCA FOMOS

    PORTANTO

    SR “””MAIS UM ESPECIALISTA””””

    COLOQUE SEUS DIPLOMAS NA PAREDE

    E APRECIE O VAZIO DAS VOSSAS DESGRAÇAS E EXISTÊNCIAS . . .

    O QUE TEMOS AQUI

    SÃO OS TRÊS PHODERES ABSOLUTAMENTE TOMADOS PELO KRIMI

    QUE DEU CRIA IMEDIATA A

    “””””DEMONIOCRACIA GENOCIDA””””””

    UM MIX DE FALACIAS

    COISA NOVA PARA O MUNDO . . .

    E POR SER NOVA CABE QUALQUER PROPOSITURA

    ATÉ NEGOCIAR COM FACÇÃO, GRUPO CRIMINOSO, MAFIA ????

    ADORARIA VER VC FALAR ESTA LEVIANDADE

    A SIR WISTON LEONARD SPENCER-CHURCHILL

    E POSAR COM ESTA FACE !!!

    A ÚNICA LINGUAGEM QUE O CRIME RECONHECE

    É O DINHEIRO ALHEIO, CANA DURA OU A BALA

    SE ALGUÉM ME PROVAR

    QUE EXISTE UMA QUARTA, AGRADEÇO . . .

    O MAL DO MUNDO MODERNO

    CHAMA-SE TOLERÂNCIA . . . POLITICAMENTE CORRETO . . .DIREITOS HUMANOS !!!

    NÃO PODE HAVER TOLERÂNCIA

    COM QUEM DELIBERADAMENTE

    PRATICA O MAL AO PRÓXIMO . . NENHUMA TOLERÂNCIA . . . NENHUM ACORDO . . .

    ISTO É UM CICLO QUE NASCE

    E SE PERPETUA

    DENTRO DO ISTADU . . .

    CONCORDO SE AFIRMAREM QUE O KRIMI É O ISTADU

    PCCSSDBS PCCS CVS TCS ESTÃO SÓ BRIGANDO E QUERENDO A PARTE DELES

    ISTO EU CONCORDO !!!

    O RESTO SÃO VITIMAS E ALGOZES !!!

    Curtir

  9. AHHH ,CIDADÃO TRANQUILO, CHUPA O MEU PAU!!!
    VC É UM LIXO, UM MERDA, ELEITOR DE BOSTA DO PSDB, SEU FILHO DA PUTA!!!
    VAI BUSCAR A SUA MÃE NA ZONA E DEIXA ESTE FORUM EM PAZ, SEU CANALHA!!!
    GENTE QUE ESTÁ DO LADO DO PSDB,PRA MIM É INIMIGO, VC É UM CANALHA, CANALHA, AHHH, ENFIA O DEDO NO SEU CU E RASGA CIDADÃO TRANQUILO!!
    QUERO VER SE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA MORRER E OU QUANDO VC FOR ASSALTADO ,AÍ SIM QUERO VER ONDE VAI ESSA SUA RETARDADICE!!!
    SEU GAY, ESTRUME!!! VÁI CHUPAR O PAU DO ALCKIMIM ,VAI!!!

    Curtir

  10. O ¨CIDADÃO TRANQUILO¨É OFICIAL DA PM,SERÁ UM NOVO SUBPREFEITO DE SP,VENDE A TROPA EM TROCA DE APADRINHAMENTO POLÍTICO.

    Curtir

  11. Não vi nada que aproveite-se em termos de segurança, somente palavras que não ajudam em nada, tenho uma pesquisa em mãos, há 20 anos atrás a população era de 8 milhões de pessoas em São Paulo, tanto a Policia Civil quanto a Militar tinham à época 135 mil homens, hoje, São Paulo em um todo tem 42 milhões de pessoas e as Policiais continuam com o mesmo numero de homens, ainda naquela época um Policial ganhava 10 salarios minimos, hoje 5…E pessoas ainda tem coragem de dizer que sabem algo de segurança é melhor falar sobre outras coisas, pois, é injusto, desumano, ridiculo o que esta sendo feito com os Policiais, um prédio se constrói com um bom alicerce, se faz segurança com Policiais bem pagos e que tenham condições de trabalho não essa balburdia que os Policiais encontram-se sem o minimo necessario para desempenharem seus papeis, alias desafio qualquer pessoa sobre este tema e ganho de qualquer um, pois, conhece muito essa area e nada esta sendo feito para resolver esse problema, fala-se muito porém, ninguem esta fazendo NADA.

    Curtir

  12. SINCERIDADE, eu gostaria de saber o que esse “cidadão tranquilo” vem fazer aqui neste forum??
    Que eu saiba este forum aqui, é para as pessoas descontentes com os desgovernos do PSDB em SP e para aqueles que são servidores públicos estaduais de SP, eu no caso, fuio servidor estadual,muito prejudicado,alías pelo governo do PSDB, NO CASO, do SERRA!
    Mas esse cidadão tranquilo???
    Ao meu ver, esse ser vem aqui e escreve coisas apoiando o govern odo PSDB, pô, já não basta que, de 4 em 4 anos os malas votam no PSDB para nos fuder em SP, vivem criticando os funcionários públicos, e agora, quando existe um forum para que a gente possa participar, eu meu deparo com um mala desses protegendo o PSDB!!!
    Mesmo com essa desgraça toda de morte acontecendo todos os dias, o cara vem com o nick de “cidadão tranquilo”, isso é cuspir na nossa cara!!!
    FOARA “CIDADÃO TRNAQUILO”” FORA!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  13. os caras falam, falam, falam, dão idéias até que simples e aplicaveis …mas quero ver o desgovernador, o secretino e demais politiqueiros colocarem as mesmas em prática….tão nem ai , isso sim…..querem o dele$$$$ e a população que se vire , por isso que chegamos onde chegamos

    Curtir

  14. AMIGO DR. GUERRA, POR FAVOR POSTA AI EM PRIMEIRA PÁGINA.

    Academia do Barro Branco: Cadetes dançando balé.

    Curtir

  15. O CORONEL JOSÉ VICENTE FALOU ONTEM EM REDE NACINAL(BAND)QUE APENAS TRINTA POLICIAIS FORAM EXECUTADOS POR ¨BANDIDOS¨,OS OUTROS OU TINHAM LIGAÇÃO COM O CRIME,UM TAVA SAINDO COM MULHER DE TRAFICANTE E ETC,OU SEJA,SEGUNDO O LIXO DO CORONEL A CULPA É DOS PRÓPRIOS POLICIAIS.

    Curtir

  16. OLÁ ESPOSA DE POLICIAL, BEM, ACHO QUE A SUBPREFEITURA PARA ELE NÃO DÁ MAIS, JÁ QUE O HADDAD VAI METER UM PÉ NA BUNDA DESSES OFICIAIS DA PM!!!
    FALTA ISSO ACONTECER EM 2014, AJUDE POR FAVOR, NA MOBILIZAÇÃO DE TIRAR O PSDB DO PODER EM 2014!

    Curtir

  17. Boa Tarde!

    Senhoras e Senhores.

    Se você quer tentar saber o que realmente acontece por detrás dos bastidores, ai vai uma dica: Perca algumas horas de sua vida e observe:

    O movimento nas Padarias, Restaurantes e Pizzarias do seu Bairro; Num Bairro de Periferia e de gente pobre e depois num Bairro de gente nobre; Em plena Rua Augusta, por exemplo, e veja quantas investidas os Agentes da Vara de Menores e Fiscais da Prefeitura fazem vistorias e quantas realmente visitam os famosos inferninhos para ver se estão de acordo com a legislação vigente; Em plena Rua Guaianazes e adjacências e observe atentamente o movimento de todas as Lojas de vendas de peças de motos novas e usadas; Perambule em plena Rua Santa Efigênia e adjacências, nos Bairros do Brás e Pari e, tente entender porque poucos ou todos os empresários não fornecem notas fiscais ao consumidor ou tão somente o famoso e indigesto “Cupom Fiscal”; Fique de vigília em algum cemitério ou acompanhe algum membro de família que teve a infelicidade de perder um ente querido e que tem de conviver com a famosa exploração dos inocentes; Comece a se questionar porque temos que pagar IPVA- 4% ao ano + Taxa anuais de licenciamentos por um prazo de 20 anos; Controlar; Imposto no combustível para podermos circular com o veículo; Pedágios absurdos nas Estradas; altos juros nos Bancos; IPTU; Taxa disto ou daquilo; Imposto sobre a nossa comida; Imposto sobre nossos ganhos mensais; Imposto sobre nossas vestimentas; Imposto para morrer e tem até imposto depois que se morre, pois se os seus descendentes vivos não pagarem, fatalmente você será amolado no seu hipotético leito eternal; Controle absoluto e o aluguel absurdo de R$ 16,00 reais mês para utilizar o aparelho do famoso “Via Fácil ou Sem Parar” e, quem de fato deu esta facilidade para que esta empresa lucre sozinha e sem concorrência e sem fazer quase nada para isto, pois é um lucro estupendo de cerca de + ou – R$ 30.000.000,00 mês, muito mais que muitas empresas que trabalham diariamente no mercado normal de trabalho com uma competição desenfreada e descomunal e, por aí a fora…

    Pois bem! Falar disto ou daquilo é fácil, o duro é levantar ou arrazoar contextos em que realmente se tem domínio e poder sobre o respetivo assunto.

    Comentar medidas de outros países e tentar igualá-los ao nosso cotidiano e às nossas Leis é extremamente complicado, pois todos sabem de antemão que a nossa Lei e o nosso Povo é bem diferente e, nestes países de primeiro mundo, elas são seguidas ao extremo e se aqui estas forem aplicadas, todos sabem que os primeiros a verbalizarem serão os políticos, pois caso os Senhores ainda não se atentaram, são os políticos que criam Leis neste País e a nós simples mortais e honestos funcionários públicos, apenas nos sobra tentar fazê-las com que se cumpram.

    Agora! Fazer acordos com marginais e desocupados presos, isto sim é uma ofensa e uma vergonha, pois demonstra que realmente nós estamos impotentes e fadados a sermos ou virarmos literalmente moedas de troca, massa de manobra e ao infeliz escravagismo.

    Caronte.

    Curtir

  18. ËX-SERVIDOR¨,TALVEZ A SUBPREFEIURA NÃO SEJA,PORÉM ELE É COGITADO PELO PSDB PARA SER O NOVO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA,E TEM MAIS,UM CORONEL ACUSADO DE FRAUDAR LICITAÇÕES QUE ULTRAPASSAM 300 MILHÕES DE REIAS FOI ELEITO PARA VEREADOR PELO PSDB,OU SEJA ESSA CORJA GANHA APADRINHAMENTO POLÍTICO EM OUTROS CARGOS PÚBLICOS.

    Curtir

  19. O que dificulta o emprego de ações concretas e eficazes no combate a criminalidade, está no discurso, na pregação e nas teses de intelectualóides, sociólogos pervertidos, psicólogos com sérios problemas de desvio de conduta e religiosos fundamentalistas.
    “Intelectuais são, em geral, pessoas muito desonestas. Eles não pensam em si mesmos como irresponsáveis, mas costumam atribuir esta característica a outras pessoas com grande facilidade. Ao criarem explicações sociológicas e psicológicas para desvios de comportamento, eles acabam por desumanizar os criminosos.

    Anthony Daniels ou Theodore Dalrymple(psiquiatra inglês,especialista do sistema prisional, do comportamento dos criminosos e do vício em drogas trabalhou em prisões britânicas em países africanos como Tanzânia, África do Sul e Zimbábue. Autor de 22 livros.)

    Curtir

  20. Esposa de Policial :
    O CORONEL JOSÉ VICENTE FALOU ONTEM EM REDE NACINAL(BAND)QUE APENAS TRINTA POLICIAIS FORAM EXECUTADOS POR ¨BANDIDOS¨,OS OUTROS OU TINHAM LIGAÇÃO COM O CRIME,UM TAVA SAINDO COM MULHER DE TRAFICANTE E ETC,OU SEJA,SEGUNDO O LIXO DO CORONEL A CULPA É DOS PRÓPRIOS POLICIAIS.

    Apenas 30 policiais, que pouquinho.
    O coroné vai fazer visita nas cadeias com um celular no cu.

    Curtir

  21. Enoja ler, quiça saber que nossos representantes já o fizeram, ressumo
    – na somatória;
    – Ta Tudo Dominado por safas oficial e oficiosos;

    Oficial:

    – parlamentares de todas as casas legislativas, membros do judiciário, do ministério publico, dos poderes executivos e assessores, funcionários publico dos diversos seguimentos,
    – incluso policiais fardados da forças estaduais, como também para os verdadeiros militares;
    – Marinha, Exercito e Aéreonautica, que usem o estado para auferir vantagens direta ou indiretamente.

    Oficioso:

    Aqueles que não estão no acima, partindo do momento que pratique
    – homicídios, assaltos e demais agressões ao bom conviver,
    – salvo situações familiares, ou então, situações especificas comprovada, exemplo;
    – desvio psíquico.

    EM TEMPO

    Se liga São Paulo,

    Acorda Brasil

    Curtir

  22. “Especialista” em segurança, sociólogo, acordo com PCC, precisa dizer que esse cidadão não entende nada de polícia? Não sei pq colocam tópico assim, talvez seja somente para ficarem xingando o babaca.

    Curtir

  23. ESPOSA DE POLICIAL, VC ESTÁ CERTA!
    EM UMA CIDADE VIZINHA DA MINHA, UM CAPITÃO DA PM CONSEGUIU SER ELEGER VEREADOR, E ADVINHE POR QUAL PARTIDO???
    -PSDB, CLARO!!!
    COM CERTEZA OS OFICIAIS DA PM ESTÃO DO LADO DO GOVERNO DO PSDB,MAS ISSO PODE SER MUDADO EM 2014, JUNTOS, SOMOS MAIS!!!!!!!!

    Curtir

  24. Novas Técnicas de combate ao crime. :

    Já que o Brasil gosta de imitar tudo que é estrangeiro. Simples . Imite a Policia Japonesa, onde os policiais tem aulas de ética e postura segundo uma filosofia milenar. Vá aprender AIKIDO, KYODO, IAIDO que é mais util como filosofia de vida, além de ser bom para a saúde.

    Curtir

  25. Faço uma pergunta….
    Simples pergunta…

    Por que esse ‘entendido’ em segurança pública não resolve sair à noite, sozinho, perambulando por algumas vielas de certas periferias e bairros remotos de São Paulo…????

    Quero vêr o sossegado ‘entendido’, o senhor ‘sabe-tudo-de-segurança-pública’ conseguir andar livremente sem ser “brutalmente assaltado” ou morto por qualquer marginal.

    Ahhh!!! Quem sabe nas suas idéias iluminadas ele conseguia “negociar” com os bandidos e deixam ele sair pelo menos de cuecas???

    Estado que é Estado democrático, de verdade, não se sujeita à pior das bandidagens, Estado não pode estar sujeito à facções criminosas…
    Perde-se o princípio de autoridade e domínio do Estado sobre a sociedade
    É a inversão de valores, a subversão do Estado ao poder do Crime… isso não pode ocorrer…

    Ou será que melhor estaríamos nas mãos do PCC ao invés do PSDBosta….????

    Curtir

  26. GENTE ESTÃO ATEANDO FOGO EM ONIBUS AGORA ! DEVE SER ATAQUES PELO FATO DE UM DOS LIDERES DO COMANDO SER TRANSFERIDO PARA O PRESIDIO DE RONDONIA ( BETO TIRIÇA)
    XIIIIIIIIII, SO UMA FRASE “CHUPA FERRERINHA !”

    Curtir

  27. ESTE CARA TRABALHOU ONDE NA POLÍCIA, PARA SABER O SIGNIFICADO DE SEGURANÇA E AINDA QUAL FOI AS VANTAGENS DO ACORDO HAVIDO EM 2.006, DERAM ASAS AOS DIABOS E ELES APRENDERAM A VOAR, O MESMO FOI FEITO, DEVIDO PROTEÇÃO DOS TAIS DIREITOS HUMANOS, QUE SEMPRE PROTEGERAM LADRÕES E OUTROS CRIINOSOS, AGORA PAGUEM O ¨PATO ¨ . É DA TURMA DO LADO DE LÁ? ISTO POR SER UM – P.C.C., SABE-SE DA CRIAÇÃO DO (2º ) S.C.C., AÍ ESTÁ ÀS EVIDÊNCIAS. PACIÊNCIA? PEDRO BAIANO-75a – CÍCERO DANTAS – BA.

    Curtir

  28. http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1187121-faccao-infiltra-criminosos-em-curso-de-explosivos-em-sp.shtml
    É TEMOS QUE COMEÇAR A APREENDER COM O PCC, POIS ELE TÁ RECOLHENDO DOS ASSOCIADOS MENOS QUE O GOVERNO DESCONTA EM MINHA FOLHA SALARIAL, TÁ FORNECENDO EQUIPAMENTOS MELHORES QUE AS POLÍCIAS FORNECEM PARA NÓS (CADE A MUNIÇÃO, CADE OS COLETES? CADE MINHA GLOCK? ) E AGORA DÁ TREINAMENTO COISA QUASE INEXISTENTE NA POLÍCIA CIVIL: EXPERIMENTA TENTAR CONSEGUIR UM CURSO QUE VALHA A PENA NA ACADEPOL, SEM TER APADRINHAMENTO! SALÁRIO ENTAO – MELHOR NEM COMENTAR… POR SORTE A MAIORIA DOS QUADROS DA PC E DA PM TEM ÉTICA E MORAL DE SOBRA, SENAO JÁ TERIA DESCAMBADO PARA O OUTRO LADO! ESPEREMOS POR DIAS MELHORES (OU PELO MENOS POR UM GOVERNO MELHOR)!

    Curtir

  29. http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Fcotidiano%2F1187121-faccao-infiltra-criminosos-em-curso-de-explosivos-em-sp.shtml&h=qAQEsPfSaAQGak7X6f8LtLZla-MNHPswRQcoGNWXWk_-zxA&enc=AZMbTjhB5fJIQSeo5tkqGLREg0qZexG2LOJGGyKYC8hXccta6sP2dOhdcrtl42ON6mO7hL33JgzJs8RtQmsKnzh8
    É TEMOS QUE COMEÇAR A APREENDER COM O PCC, POIS ELE TÁ RECOLHENDO DOS ASSOCIADOS MENOS QUE O GOVERNO DESCONTA EM MINHA FOLHA SALARIAL, TÁ FORNECENDO EQUIPAMENTOS MELHORES QUE AS POLÍCIAS FORNECEM PARA NÓS (CADE A MUNIÇÃO, CADE OS COLETES? CADE MINHA GLOCK? ) E AGORA DÁ TREINAMENTO COISA QUASE INEXISTENTE NA POLÍCIA CIVIL: EXPERIMENTA TENTAR CONSEGUIR UM CURSO QUE VALHA A PENA NA ACADEPOL, SEM TER APADRINHAMENTO! SALÁRIO ENTAO – MELHOR NEM COMENTAR… POR SORTE A MAIORIA DOS QUADROS DA PC E DA PM TEM ÉTICA E MORAL DE SOBRA, SENAO JÁ TERIA DESCAMBADO PARA O OUTRO LADO! ESPEREMOS POR DIAS MELHORES (OU PELO MENOS POR UM GOVERNO MELHOR)!

    Curtir

  30. http://folha.com/no1187121
    É TEMOS QUE COMEÇAR A APREENDER COM O PCC, POIS ELE TÁ RECOLHENDO DOS ASSOCIADOS MENOS QUE O GOVERNO DESCONTA EM MINHA FOLHA SALARIAL, TÁ FORNECENDO EQUIPAMENTOS MELHORES QUE AS POLÍCIAS FORNECEM PARA NÓS (CADE A MUNIÇÃO, CADE OS COLETES? CADE MINHA GLOCK? ) E AGORA DÁ TREINAMENTO COISA QUASE INEXISTENTE NA POLÍCIA CIVIL: EXPERIMENTA TENTAR CONSEGUIR UM CURSO QUE VALHA A PENA NA ACADEPOL, SEM TER APADRINHAMENTO! SALÁRIO ENTAO – MELHOR NEM COMENTAR… POR SORTE A MAIORIA DOS QUADROS DA PC E DA PM TEM ÉTICA E MORAL DE SOBRA, SENAO JÁ TERIA DESCAMBADO PARA O OUTRO LADO! ESPEREMOS POR DIAS MELHORES (OU PELO MENOS POR UM GOVERNO MELHOR)!

    Curtir

  31. Boa noite:
    Não há motivo de espanto para o comentario do socióçogo em questão.
    Ele une as duas condições que costumeiramente tendem a defender os criminosos.
    Ele é sociólogo e ligado ao PSDB.
    Quer dizer, ele é um amante de criminoso registrado na assocoação.

    “Para Beato, ligado ao PSDB de Minas, a falta de transparência só aumenta a sensação de insegurança, como diz nesta entrevista.”

    Isso demonstra claramente as tendencias politicas do PSDB. “partido socialista de b…”

    Curtir

  32. PCC DEVIA SE EXEMPLO PRO GOVERNO , ADOREI O COMENTARIO DANNIBALE.
    CURSO NA POLICIA -ACADEPOL É IMPOSSIVEL, MUNIÇÃO A MESMA DEPOIS DOS

    ATAQUES DO PCC – DO ANO DE 2006. COLETE NUNCA TIVE , AINDA QUASE QUE COMPREI UM, VIATURA UM LIXO, MUITOS SABEM QUE A PALIO WEEKEND, DE UMA HORA PARA OUTRA PERDE A FORÇA E TEM DE FICAR DESLIGADA UNS MINUTOS, DEPOIS NOVA PARTIDA E RUMO EM FRENTE .

    SO ENTENDE DE SEGURANÇA PUBLICA QUEM TRABALHA NA AREA, O RESTO É PALPITEIRO E DESCONHECE A REALIDADE .
    NEGOCIAR COM MALAS É A CARA DO PSDB ALIAR -SE AO CRIME ORGANIZADO PARA TER SUAS CAMPANHAS POLITICAS FINANCIADAS

    SOCIOLOGO E DIREITOS HUMANOS NO BRASIL É RETAGUARDA PARA BANDIDO E ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS – PAPEL INVERSO DE PROTEÇÃO AOS MALAS E ANIMUS FUDENCIO NO CU DA POLICIA .

    PARABENS PCC PELA SUA LINDA CAMINHADA, PALMAS PARA VOCES, RETRATO DA INEFICIENCIA OU INTERESSE DESTE GOVERNO .
    BELEZA VER TANTOS VICIADOS NO CRACK, POLICIAL MORANDO NAS QUEBRADAS JUNTO DOS INIMIGOS, SEM CONDIÇÕES FINANCEIRA E PIOR DE TUDO, SEM MENOR RESPALDO .

    PELO MENOS O PCC FAZ UM CORRE PARA OS IRMÃOS, JA O GOVERNO NOS TIRA A COBERTA, NOS DEIXA SEM MENOR RESPALDO, INCLUSIVE SEM RESPALDO DAS INTITUIÇÕES DO PODER JUDICIARIO E DO MINISTERIO PUBLICO
    A MODA HOJE EM DIA É FUDER O POLICIAL, NAO VIRAM A CRIAÇÃO DE SERVIÇO DE SAC NA CIVIL

    PIOR DE TUDO O POVÃO VOTA NESTES CARAS,NENHUMA OUTRA INSTITUIÇÃO MATA MAIS QUE O ESTADO, NA SAUDE, NA SEGURANÇA PUBLICA, NAS VARIADAS MODALIDADES DE NEGLIGENCIAS, COMO POR EXEMPLO ATE MESMO UMA SIMPLES MANUTENÇÃO EM UMA RODOVIA. NINGUEM DESRESPEITA MAIS O CIDADAO DO QUE O ESTADO.

    ATENÇÃO NAO ROUBE, O ESTADO DETESTA CONCORRENCIA

    COXAS , ME DESCULPE COMENTAR MORRAM COM DECENCIA, POIS O GOVERNO NAO ESTA AI PARA VOCES . PELO MENOS O PCC DA AUXILIO FUNERAL, DA CESTA BASICA, BUZAO DE TRASNPORTE, PELO MENOS OS CARAS SAO BONS ADMINSTRADORES, LEVANTAM A FICHA DOS POLICIAIS, HABITOS, LOCAIS DE TRABALHO, PERFIL PSICOLOGICO DO POLICIAL (SE O CARA É VIOLENTO, SE ACEITA PROPINA) E A POLICIA TA DORMINDO, OS CARAS ESTAO CARREGADOS DE IFORMAÇÃO E A POLICIA TA NO ESCURO CARALHO, DESINFORMADA, DESINGANADA E AINDA GANHANDO MENOS .

    Curtir

  33. Pudera eu tivesse capacidade pra ser oficial fardado, não tenho preparo pra isso, é muito difícil. Talvez por isso ganhe bem assim, e melhor e são prestigiados aqui como o Sr Dep Olimpico.
    Parece inclusive que a população gosta deles – mais votados na capital, 3 num total de 55, quase 10%. Vox populi , vox dei.
    Muito menos ser subprefeito, não é para qualquer.
    Talvez por isso os homicidios desabaram na capital no ano passado, menos de 9 mortes/100mil.
    O Dr Guerra, nosso mestre ensinou bem, para quem não faltou na aula, quando falta argumentos, capacidade intelectual, ai…é agressividade.

    Ainda que eu fosse eleitor do PSDB, não sou, ao contrário talvez de muitos e…até maioria que opina aqui e fica constrangido de assumir – nem deve, ninguém é obrigado.
    Democracia é assim, aceitar o governo de quem tem mais votos!!! senão entender isso, é sofrimento. A democracia precisa de democratas verdadeiros.

    Fiquem tranquilos, tudo vai melhorar….o Brasil, segundo o PT, está cada vez melhor, estamos a caminho de ser a 5ª economia do mundo em breve.
    Dr Guerra parabéns pelo blog, a qualidade dos comentários e postes continua evoluindo, após sua moderação democrática.
    Pediria para todos agora de pé, em homenagem à data cantarmos: http://www.youtube.com/watch?v=m-mOcJVu9WE. Obrigado.

    Curtir

  34. CUIDADO, Estão propiciando a formação de uma organização criminosa monstro no Brasil; que poderá se chamar “FARB” – FORÇAS ARMADAS REVOLUCIONÁRIAS DO BRASIL (exemplo das FARC; que é formada por traficantes e marginais diversos na Colômbia).
    Só há um negociação com marginal; que é RENDA-SE, OU “RENDA-SE”!
    Não devemos se curvar aos criminosos, pois eles são marginais sem nenhuma relação com a cidadania e respeito ao próximo.
    O marginal quer impor o terror, pois ele é vagabundo, não quer trabalhar, mas quer dinheiro para ter casa boa, carro novo, bebidas caras, viagens, e para tal ele quer IMPOR MEDO nos cidadãos de bem.
    O marginal quer se sentir importante, ele deseja ser respeitado, ele quer te encarar e espera que você, em sinal de respeito profundo único, abaixe a sua cabeça e peça licença pra seguir adiante o seu caminho.
    O marginal quer se drogar, e curtir com a sua cara, sorrir lhe fazendo de palhaço, quer lhe intimidar e rir por isso, quer lhe humilhar e sorrir feliz.
    O problema do Brasil é que estão surgindo sujeitos filhinhos de papai, que no conforto das suas casas em condomínios fechados, resolvem filosofar em prol de uma “irmandade entre o bem e o mal”, como se fossemos personagens do seu desenho infantil preferido, onde ele escolhe que o diabinho bonitinho vermelhinho deve se abraçar em confraternização com o anjinho azul fofinho.
    Pois é, nós não somos personagens de desenhos infantis, muito menos bonecos ventríloquos nas mãos de moça desses filhinhos de papai tratados com danoninho pelas mamaezinhas. Vivemos num mundo real, cheio de problemas sérios pra vencer, incluindo o mal da violencia que é gerada por sujeitos vagabundos; que resolveram ganhar a vida numa boa, e ainda curtindo uma com a cara dos cidadãos de bem, que eles resolvem intimidar, roubar, furtar, extorquir, ameaçar e aterrorizar pela violencia empregada.
    Mas como então resolver esse problema grave da violencia dos marginais? -Ora, violencia se combate com violencia!
    Para isso foi criada a POLÍCIA, que é o braço armado da sociedade, e que está aí pra defender com rigidez a parte boa da sociedade.
    Enfim, negociar com marginal armado? Só se for pra ele escolher qual calibre ele quer ser ferido, se por um calibre .40, .45, 9mm etc.

    Curtir

  35. O tal Beato pode ficar a favor ou contra como qualquer cidadão tem sua opinião, porém é apenas a opinião dele e nada vale oficialmente, portanto nem carecia de notícia pois estamos acostumados com tantas pessoas ditas especialistas de segurança dando palpites. O fato é que o PSDB paulista gerou no ventre de São Paulo um monstro chamado pcc, hoje esse monstro tem 20 anos de idade e mata muitas pessoas todos os dias aqui no Estado de São Paulo.

    Curtir

  36. Com todo respeito ao ilustre professor, não se negocia com o crime organizado com as ‘mãos na cabeça’.

    E mais: a situação é dramática. Veja os números. São números de guerra.

    Creio que é invitável a imediata redução das garantias individuais de certos criminosos e o recrudescimento da legislação penal, inclusive da execução penal.

    O RDD precisa ser aperfeiçoado, ou melhor, façamos um Super-RDD.

    Curtir

  37. Quanta merda que a gente é obrigado a ouvir neste pais, daqui a pouco vão falar em colocar o marcola pra secretário de segurança, para acabar de vez com os ataques.. vai toma no cu.

    Curtir

  38. 19/11/2012 11h32 – Atualizado em 19/11/2012 14h22
    13 são mortos na madrugada desta segunda-feira na Grande SP
    Outros 10 foram feridos entre a noite de domingo e esta madrugada.
    Três foram assassinados em Taboão da Serra.
    Do G1 São Paulo

    160 comentários

    Um homem foi morto a tiros na noite deste domingo (18) em Osasco, na Grande São Paulo. Ele foi encontrado na Rua Alberto Cortez. O caso foi regisrado no 1º Distrito Policial do município, mas deve ser investigado pelo Setor de Homicídios de Osasco por ser um crime de autoria desconhecida.
    Na mesma noite, um homem foi baleado durante uma briga em um bar na Rua Bernardo José de Lorena, em Perus, na Zona Norte da capital paulista. Ele foi atingido na cabeça e no peito, e foi socorrido por outras pessoas que estavam no estabelecimento para um pronto-socorro da região. Segundo a Polícia Militar, porém, o homem já deu entrada morto no hospital.
    Com os dois casos, o número de mortos entre a noite deste domingo e a madrugada desta segunda-feira (19) sobe para 13 na Grande São Paulo. O número de mortes nesta madrugada é superior à média diária de assassinatos no mesmo mês do ano passado, de 6,6 assassassinatos por dia na Grande São Paulo (veja tabela).
    saiba mais
    Homem que saía de boate morre em assalto na Zona Leste de SP
    Em noite violenta, Grande SP tem 12 baleados, 5 pessoas morreram
    Dois morrem em ataques na Grande SP na madrugada deste domingo
    Na Ponte Rasa, na região de Ermelino Matarazzo, um homem de 26 anos tinha saído de uma boate e voltava para casa na noite deste domingo. No caminho, foi abordado por um ladrão. O jovem reagiu e levou dois tiros no abdômen. Ele chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
    No Jardim São Carlos, na região de São Miguel Paulista, um homem de 23 anos também foi assaltado. Ele foi abordado por dois homens em uma moto. Os criminosos roubaram o tênis e R$ 50. Antes de fugir, eles deram dois tiros na vítima. Os disparos acertaram as costas do jovem. Ele foi levado para um hospital da região e não corre risco de morrer.
    Em Guarulhos, na Grande São Paulo, um homem também foi morto a tiros na Estrada do Elenco, no bairro Bananal, na noite deste domingo. O caso foi registrado no 7º Distrito Policial da cidade. A delegacia vai investigar as circunstâncias e as motivações do crime.
    Em Taboão da Serra, seis amigos – alguns deles menores de idade – faziam um lanche na Rua 14 de Novembro, no Jardim Comunitário, no limite com Embu das Artes, quando foram baleadas por volta de 0h30. Três morreram. Outros três ficaram feridos e foram levados ao Pronto-Socorro Antena, e não correm risco de morrer. Os sobreviventes contaram à polícia que três homens deram os tiros. Os atiradores conseguiram fugir. O caso será registrado no 1º Distrito Policial de Taboão.
    Na Zona Sul de São Paulo, outro crime ocorreu na Favela da Minhoca. De acordo com a PM, também por volta de 0h30, três homens e uma mulher estavam na Rua Pinheiro Chagas quando foram surpreendidos por atiradores em um carro. Segundo testemunhas, dois homens desceram de um Celta prata de quatro portas, fizeram os disparos e fugiram. Um homem e a mulher morreram.
    Também na Zona Sul, três pessoas foram mortas depois de fugir de um bloqueio policial, no Capão Redondo, de acordo com a polícia. Os suspeitos foram perseguidos e bateram em carros estacionados pela via. Segundo a polícia, houve troca de tiros. Os três foram atingidos pelos disparos na Rua Pedro Faber.
    Na Zona Leste, na região da Vila Jacuí, Alessandro dos Reis, de 22 anos, foi baleado por dois homens que estavam em uma moto de entrega de pizzas. Ele tinha ido à padaria perto de casa quando foi atingido. Ele foi socorrido, mas não resistiu. Na mesma região, outras duas pessoas foram baleadas.

    A polícia registrou mais dois casos de pessoas baleadas no Centro de São Paulo. Um homem estava ferido na Avenida Duque de Caxias, em Santa Cecília. O outro, foi encontrado na Rua Barão de Itapetininga, perto da Praça da República. Os dois foram levados para o Pronto-Socorro da Santa Casa.
    O fim de semana foi marcado pela violência na capital e na região metropolitana. Entre a noite de sexta-feira (16) e a madrugada de domingo, 12 pessoas foram mortas em ataques criminosos ou em confronto com a polícia. Com isso, pelo menos 25 pessoas foram mortas neste fim de semana na Grande São Paulo.

    Curtir

  39. O que você acha da decisão da Secretaria da Segurança de São Paulo de usar a Polícia Militar contra o tráfico?
    É uma armadilha achar que as PMs possam resolver o problema de segurança pública, como se fosse possível fazer isso sem ter uma atividade mais investigativa, que é própria da Polícia Civil. É um erro esquecer da Polícia Civil. Mas o erro maior é conviver com as duas polícias.
    O ideal seria a fusão?
    O ideal seria acabar com o modelo definido pela Constituição de 1988, de duas polícias. Você precisa de uma polícia de ciclo completo, com patrulhamento ostensivo e investigação. Nos países onde a polícia faz isso o resultado é mais efetivo. Você junta as qualidades das duas.
    Há uma crença de que a PM é imune à corrupção.
    Corrupção é muito comum entre a Polícia Militar. Hoje a corrupção está bem distribuída entre as duas polícias. O tema das reformas das polícias é urgente. A divisão das polícias é artificial.
    SP vive uma situação de pânico, que o governo tenta minimizar com a alegação de que a polícia já enfrentou situações piores e venceu. Você acredita nisso?
    Um dos problemas é que a área de segurança não é muito transparente. É fato que a polícia de São Paulo enfrentou um problema muito mais grave em 2006. Como é que resolveu? Alguém sabe? Tem um monte de lendas, de boatos. Eu até hoje não sei o que aconteceu em 2006.
    Há quem diga que houve um acordo com o PCC.
    Se houve acordo, por que não fazer isso de forma transparente? El Salvador acabou de fazer um grande acordo com as Maras. São grupos mais violentos e com inserção social muito maior do que o PCC. Em El Salvador, houve um investimento muito grande em prisões duras, como algumas de São Paulo. As prisões funcionaram, mas a situação fora piorou. Houve negociação para tirar alguns líderes dessas prisões desde que ajudassem a controlar a situação fora. Foi intermediado pela Igreja Católica.

    Curtir

  40. 19/11/2012 – 19h55
    Governo federal oferece aparelho para rastrear celulares em presídios de SP
    PUBLICIDADE
    FERNANDA ODILLA
    DE BRASÍLIA

    O Ministério da Justiça ofereceu ao governo de São Paulo uma maleta de cerca de R$ 1 milhão capaz de rastrear celulares dentro de penitenciárias. O governo paulista, contudo, ainda não solicitou formalmente uma das principais armas do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) para silenciar as organizações criminosas dentro das prisões.

    Em um ano, o aparelho do Depen já localizou e identificou 9.289 linhas telefônicas em presídios de seis Estados e no Distrito Federal. Em junho deste ano, por exemplo, foram rastreados 458 celulares num presídio de Ribeirão Preto (a 131 km de São Paulo) e 32 em Araraquara (a 273 km de São Paulo).

    Chamado de GI-2, o equipamento identifica com precisão o número do aparelho e o chip. Contudo, não bloqueia nem é capaz de interceptar conversas, apenas rastreia os aparelhos.

    “Uma vez identificada a linha, pode-se ir à cela e recolher fisicamente o aparelho. Ou pode-se solicitar o bloqueio ou a interceptação”, explica Augusto Rossini, diretor-geral do Depen.

    Segundo ele, qualquer governo pode comprar o equipamento e juízes, integrantes do Ministério Público, policiais e autoridades estaduais também podem solicitar os serviços de técnicos do Ministério da Justiça.

    O Depen comprou a maleta em 2008 e, desde então, tem usado o aparelho nos presídios federais e, se solicitado, em penitenciárias nos Estados. Segundo Rossini, uma equipe do Ministério da Justiça vai ao presídio rastrear os aparelhos e linhas telefônicas. Ele não revela, contudo, se outros órgãos federais tem o mesmo equipamento.

    SANTA CATARINA

    Em janeiro deste ano, a maleta do Depen rastreou 2.094 celulares em 21 presídios de Santa Catarina.

    Na noite desta segunda-feira (19), o diretor-geral do Depen também negou que o governo federal tenha montado uma força-tarefa para conter a onda de violência em Santa Catarina. Ele admitiu, contudo, que funcionário do Ministério da Justiça está no Estado fazendo vistorias de rotina em prisões locais.

    Curtir

  41. O desanimado :

    Novas Técnicas de combate ao crime. :

    Já que o Brasil gosta de imitar tudo que é estrangeiro. Simples . Imite a Policia Japonesa, onde os policiais tem aulas de ética e postura segundo uma filosofia milenar. Vá aprender AIKIDO, KYODO, IAIDO que é mais util como filosofia de vida, além de ser bom para a saúde.

    por isso que a mulher desses trouxas gayzões aí dão para os policiais civis, kkkkk, além de cornos são viadões dançarinos, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  42. ORAORA,se nao e o mesmo Mario Sergio que se encontrou com o Secretario no Shopping para receber documentos a sorrelfa.

    Curtir

  43. O entrevistado já disse hoje, na FSP, painel do leitor, que não disse aquilo que a chamada propunha ser sua tese…
    E a FSP, em resposta, disse exatamente aquilo que ele disse que queria dizer e foi dito.
    Resumo: tal como a Sandy (do possível prazer no verso), também sentiu como a mídia pode distorcer sem falar mentira…
    Aliás, quem lembra daquela publicidade da FSP com a figura e Hitler???

    Curtir

  44. “Não sou contra negociar com o crime organizado, diz sociólogo” fdp fica 1 semana de farda nas ruas de sp então! vá visitar os filhos do pms mortos, seja homem… ABSURDO!!! olha o natal de tantas familias de pms, civis, gcms que morreram….

    Curtir

  45. joao alkimin :
    ORAORA,se nao e o mesmo Mario Sergio que se encontrou com o Secretario no Shopping para receber documentos a sorrelfa.

    muito bem lembrado…. só podia ser o vendidão….

    Curtir

  46. Sociólogo deve ser tudo bicha. Acham que o Brasil é cor de rosa. Negociação com mala? Ah tá! Só se for com o cano do 7,62 apontado na testa do vagabundo.

    Curtir

  47. O objetivo final do marginal, bandido, ladrão é TOMAR À FORÇA os bens patrimoniais conquistados com trabalho por um contribuinte de impostos do país. Portanto como se pode negociar com uma casta que se une para TOMAR bens dos outros usando a violência? Só pode ser uma piada do estado essa história.

    Curtir

  48. Na boa, este ‘expecialista’ não entende nada, absolutamente nada de segurança pública.
    A ideia é muito pobre, fraca, pouco inteligente e zarolha.

    Curtir

  49. Os ‘senões’ do artigo ficam para a TOTAL OBVIEDADE (mais redundante, impossível), mais do que evidente, do entendimento sobre a extinção deste sistema policial arcaico, pertencente ao século XIX e a fraca constatação (totalmente óbvia, ‘refrisando’,…) de que a “PM” não seja imune à corrupção.
    É constrangedor e grandemente vexatório testemunhar como a moral e o QI da Humanidade continua tão ralé, tão baixo,…
    Mesmo depois de tudo o que Deus tem feito.
    Deprimente!

    Curtir

  50. Só faltou esse f.d.p. falar que temos que dar a bunda tb pros vagabundos….. peraí…. se bem que ia ter uns coleguinhas que iriam adorar…..kkkkkk

    Curtir

  51. Não importa, podem falar o que for, isso nunca é resolvido….
    Os policiais mortos viram estatistica…..

    Toda vez que eu leio o noticiário eu fico preocupada….
    Toda a vez que eu vejo meu pai vontando do trabalho, dá vontade de chorar, porque eu tenho medo de nunca mais vê-lo……
    Toda a vez que eu ouço meu pai saindo ainda no escuro para trabalhar eu fico apreensiva…
    Eu cresci com a minha mãe sempre me lembrando que eu jamais poderia contar aos meus amiguinhos a profissão do meu pai…..
    Eu cresci ouvindo ofensas à profissão do meu pai……

    Sempre tive pena dele, porque o meu pai ama a policia e acredita que ela tem uma função social…..Meu pai acredita que está ajudando as pessoas toda e vez que veste sua farda…

    Eu não tenho certeza se meu pai vai voltar hoje…..
    Eu não tenho certeza se meu pai está vivo neste momento….

    Isso sim é triste………
    saber que dependendo do que acontecer hoje, amanhã só terei lembranças….

    Curtir

Os comentários estão desativados.