Falso policial trabalhou por um ano em delegacia de SP 32

Falso policial trabalhou por um ano em delegacia de SP

12/11/19 por Josmar Jozino

Informante da polícia, Cristiano Alleson Arruda da Silva tinha documento falso de investigador e mesa de trabalho no 90º DP (Parque Novo Mundo)

Documento, arma e equipamentos apreendidos junto do falso policial | Foto: Arquivo pessoal

O falso policial civil Cristiano Alleson Arruda da Silva, 42 anos, trabalhou aproximadamente um ano no 90º DP (Parque Novo Mundo), zona norte da cidade de São Paulo, onde tinha até mesa em uma sala no 1º andar da delegacia.

Na realidade, Silva jamais integrou os quadros da Polícia Civil e era apenas um “ganso” (informante, como se diz na gíria) dos investigadores e delegados do distrito policial.

A farsa de Silva acabou às 7h20 desta segunda-feira (11/11), em Embu das Artes, cidade na Grande São Paulo, quando ele foi preso pelos policiais militares Thiago Carneiro Arruda, 33 anos, e Eduardo Sidney Rodrigues, 37 anos.

Os PMs faziam patrulhamento na rua Itambé, no Jardim Santo Eduardo, quando suspeitaram do ocupante do veículo Hyundai IX 35, branco, com vidros escuros e placas FCR-7667.

O motorista do carro foi abordado pelos militares e se identificou como Cristiano Alleson Arruda da Silva. Ele alegou ser policial civil e apresentou uma carteira funcional em seu nome.

Os PMs acharam o documento estranho, fizeram uma pesquisa via Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) e foram informados de que não havia nenhum policial civil com aquele nome.

Veículo Hyundai IX35 utilizado pelo homem | Foto: Arquivo pessoal

Silva demonstrou nervosismo, mas insistiu em dizer que era policial civil e que deveria estar ocorrendo algum equívoco.

Desconfiados da farsa, os PMs o algemaram e, durante revista no Hyundai, encontraram uma pistola Taurus, calibre .40, com numeração raspada, carregada com 11 cartuchos.

No porta-malas do veículo havia um colete à prova de balas, com símbolo da Polícia Civil, além de um rádio HT de comunicação. No porta-luvas foi encontrado um distintivo metálico da Polícia Civil.

Os policiais militares apuraram também que o veículo dirigido por Silva estava com as placas adulteradas e que o carro era produto de roubo. Os documentos do automóvel eram falsificados.

Silva foi levado para o 1º Distrito Policial de Embu das Artes. Na delegacia foi constatado que o Hyndai havia sido roubado em 15 de março de 2017 na área do 49º Distrito Policial (São Mateus), zona leste da cidade de São Paulo.

O delegado Francisco José Videira autuou Silva em flagrante pelos crimes de posse e porte ilegal de arma, receptação, uso de documento falso, falsa identidade e usurpação de função pública.

Nos bastidores da Polícia Civil, os comentários são de que Silva “trabalhou” por um ano no 90º DP, na sala dos investigadores, e saiu de lá recentemente, após a mudança do delegado-titular e da chefia dos investigadores.

Há rumores também de que Silva chegou até a ser filmado por emissoras de TV, carregando presos na delegacia, durante entrevista coletiva sobre prisões de criminosos.

Fábio Paes Dominici, advogado do falso policial civil, afirmou à Ponte que não iria se manifestar sobre a prisão de Silva para não prejudicar a defesa de seu cliente.

Procurada pela Ponte, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo, liderada pelo general João Camilo Pires de Campos, nesta gestão de João Doria (PSDB), afirmou, por meio de nota, que “a Polícia Militar prendeu, em flagrante um homem, de 42 anos, por se passar por policial civil, na manhã desta segunda-feira (11), em Embu das Artes” e que “um carro roubado e outros objetos foram apreendidos”. Segundo a nota, “a Polícia Civil esclarece que a unidade não tem conhecimento sobre a pessoa citada”.

Atualização às 16h33 de terça-feira (12/11) – modificada para incluir posicionamento oficial da SSP

Falso policial trabalhou por um ano em delegacia de SP

  1. Ganso fazendo gansices, vai ser burro na casa do kct, carro berrando, arma cabrito, funcional pirata…

    Curtir

  2. Com um carro desse na “quebrada do Embu” tá pedindo pra ir preso mesmo, se fosse no centro do Embu nunca a PM iria puxar os dumentos pra ver se era verdadeiro ou não. Agora fico imaginando quantos informantes, opa, gansos não fazem isso? O negócio mais feio do que imaginei…

    Curtir

  3. Se for tirar todos os “Falsos ” policiais das delegacias do interiorzão, não sobrará ninguém kkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  4. ESSA ” MESA DE TRABALHO”, SÓ PODERIA ESTAR POSICIONADA NA PORTA DO TIRA CHEFE. K.K.K.K.K. E, ME AJUDE AÍ Ó !…

    Curtir

  5. Qto a ser detido com uma funcional falsa e por portar uma arma “gelada”, isso já é um crime.
    Agora tem que ver e provar se realmente o maldito tinha mesa e frequentava mesmo o 90 DP ou se isso se trata apenas de fofocas, tem que provar, embora eu não duvide.
    Tem vontade de ser policial e não teve condições de passar em um concurso público em nenhum estado do Brasil, então procure uma outra profissão e bola pra frente.
    Querem ver acabar com essa palhaçada da existência de ganso na PC e na pm?
    Mete na cadeia junto com presos do scc, e já aproveitem e transfiram os mikões presos do Romão Gomes também.
    Não me venham com essa de que os presos da pm ou os gansos não podem ficar com outros presos não, lugar de bandidos é tudo junto, São considerados de alta periculosidade, né Hater?
    Vejam o Roni Lessa, o pai da menina Eloá que já vestiram essa PORRA de farda e hoje estão presos em presídio comum e estão muito bem de saúde, então que essas tranqueiras vivam tudo junto, não é não Hater?

    Curtir

  6. Ponto 1: A mentirosa do mentiroso é de Agetel.

    Ponto 2: Desde quando Copom consegue pesquisar se a pessoa é PC?
    Vai puxar o RG e constará restrito, de quem bloqueou consulta no sistema, é claro.

    Mas sei lá né…a imprensa deve estar certa!

    Curtir

    • A pesquisa é feita na página do D.O…… no Diário Oficial não tem essa de “informação restrita”….. lá tudo é público e notório….

      Curtir

    • O CEPOL e o COPOM tem um canal direto onde se comunicam. O COPOM chama o CEPOL via rádio e pede para o CEPOL consultar se o individuo é Policial Civil mesmo. É assim que funciona irmão. É a nossa Central de Comunicações que tem a informação e passa ao COPOM apos solicitação. E vice versa.

      Curtir

  7. Na pesquisa deve ter constatado que o indigitado estava ” procurado”. K.K.K.K.K. E, me ajudem aí ó !….

    Curtir

  8. Nem todos os pcs constam constam restrito.
    Ganso que produz$$$$ e bem visto; mas se der alguma rola, a rola e única e exclusiva dele, e darão um jeito de colocar toda nele e se isentarem de responsabilidades.
    Maior parte de chefes quer que plantão se foda; querem e prodcao$$$$$$
    O antigo chefe não levou pra sua nova do porque estava cansado de te lo ao lado.
    Talvez baixou o espírito da santidade no chefe corrupto, já vi isso antes. Deixa de lado a roubalheira por um tempo.

    Curtir

  9. Agora só falta esse “ganso”, ir no Ministério do Trabalho, formalizar uma reclamação trabalhista contra os responsáveis pelo D.P. K.K.K.K.K. E, me ajudem aí ó !….

    Curtir

  10. Podia olhar a foto antes de escrever, o documento falso é de AGENTE DE TELECOMUNICACÓES POLICIAL , nao de Investigador.

    Curtir

  11. Cargo comissionado só exite na Polícia Civil.
    Dizem que antigamente filho de bacana nem prestava concurso, só colocava o nome na Acadepol.
    Incrível mesmo é que esses funcionários comissionados nunca ganharam carteira de carcereiro. Por que será?

    Curtir

  12. Daqui a pouco aparece um conscrito frustrado (Vitória?) latindo que, de alguma forma à culpa é da PM.

    Ou tentando tergiversar querendo colocar a PM dentro desse ZULU que é só da PC…

    A ver!

    Curtir

  13. Será que o dito cujo “”abria “” talão……………kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  14. essa pulica acabou os seccionais se blindaram de uma forma na corro e no Mp que agora os amigos podem tudo, roubar gansear recolher, esta uma putaria sem tamanho e o povo que se ferra, todo dia neguinho sendo extorquido e na corro a ordem e: se receber denuncia manda vir aqui mesmo que seja flagrantw manda vir aqui, ou seja esta pior que na epoca dos 50 do deic

    acabou de veZ

    Curtir

  15. Sr. Gansopol !, no final da década de 80 e início da década de 90, lá na zona centro, tinha ganço a dar com pau, ou sejam : no 4º D.P. existia um metido a Escrivão, só que o danado era um seboso contumaz, comia e dormia no D.P. , mas não tomava banho: ganso que se dizia rico: ganso: esse ganso por você citado, ou seja, o tonelada, assim como outros diversos. Com relação ao tonelada, ele era useiro e vezeiro em comparecer no 3º D.P. Em certa ocasião, perguntei para o majura, quem era aquele gordo, quando obtive a resposta de que era seu ex colega de faculdade. Rapaz !, para minha surpresa anos depois, o mesmo tonelada ingressou como Delegado de Polícia, mas só que s.m.j., o diploma era falso, sendo incontinenti posto no olho da rua. K.K.K.K.K. E, me ajude aí ó !….

    Curtir

  16. Para se saber se é verdade ou não que esse “ganso” exercia indevidamente função policial no 90º DP é OBRIGAÇÃO DA CORREGEDORIA apurar. Se esse absurdo for constatado, devem ser identificados, investigados e responsabilizados o DELEGADO DE POLÍCIA TITULAR E O INVESTIGADOR CHEFE da unidade. O que fazia esse ganso lá além da provável RECOLHA? Se não bastasse o absurdo de terem desviado meia tonelada de maconha apreendida nessa delegacia, agora essa! É uma demonstração inequívoca de total abandono, falta de fiscalização e controle dos escalões superiores da instituição.

    Curtir

  17. Perto da garagem Alfredo Issa, existia um bar na decada de 80 e 90 que era a sede dos gansos…..inclusive tinha até o chefe dos gansos……

    Curtir

  18. Parece que ultimamente o passatempo preferido dos meganhas é fuder com a gloriosa subjugada civil. Poderiam muito bem ter esclarecido o impasse sem provocar tanto escândalo como quando fazem quando lhes interr$$a. E o mais decepcionante é ler alguns Robocops agindo como se não soubessem da existência de certas’aves’nas dependências públicas e como muitos deles ajudam. Às vezes penso que será que esse espaço realmente é frequentado por policiais.

    Curtir

      • Dr. Guerra, folgo em vê-lo bem e um grande abraço. Infelizmente essa via é apenas em um único sentido, pois já vi muitas ‘picas’ voando para meganhas sendo resolvidas da melhor maneira, inclusive pelo amigo quando no terceirinho. Que Deus continue abençoando e iluminando o seu caminho.

        Curtir

  19. Em se confirmando que este ganso tinha como “sede” de exercício o 90ºDP, que m….
    Mais uma para a conta deste distrito!
    Recentemente nesta, mesma, delegacia queriam incinerar entulho no lugar de bagulho, até agora a alta casa censora NÃO colocou ninguém para dentro.
    Fico imaginando o titular na época destes fatos explicando, não sei de nada, não via nada, não ouvi nada, e digo mais; “fui traído, não deve ter confiado nos chefes dos escrivães e investigadores, dois FDPs”.

    Curtir

  20. Mas tinha uma delegacia na 6a seccional que vc ia na “Final de Semana”, ou “Passear no Parque”, ouvindo um racionais, que tinha telefonista, dois carcepa, dois tira e dois Motorola e um majura, que era aquele que pegava papel higiênico neve. Quem foi em cana foi o tira gordo e outro com 35 anos de polícia. Acho que os gansos foram exonerados.

    Curtir

  21. No Demacro , isso é normal, não é só mesa que ganso tem, dirige viatura também, só não participa de escala de custódia kkk, Falta uma visita surpresa nas delegacias , Guarulhos é pioneira nisso, e olha que já tomaram ferro com esses gansos e não aprendem kkk (2º,6º,7º,5º) são os maiores criadores de aves,com direito a puleiro próprio.

    Curtir

  22. O mais do mesmo. Não vai dar em nada. Desde sempre foi assim, porque desde sempre temos os mesmos dirigentes e vamos ladeira abaixo. disse:

    Pro Governador, pro SSP, pro DG tá tudo bem, nunca a polícia esteve tão boa como agora. Pra que recompor o efetivo da polícia. O MP nem se fala, “olho de vidro” é pouco pra tanta irregularidade, quiça ilegalidade. GECEP só faz o que cai no colo, o GAECO ainda faz alguma coisa. E o policial honesto, que entrou pela porta da frente da instituição através do concurso público, esse tá “phodido”, só plantão e escala extra e se não tratar bem o “gansopol”, responsável pela movimentação financeira da delegacia e o extra do titular e do chefe de investigadores, basta ele pedir e você estará transferido, seja quem for, inclusive delegado.

    Curtir

  23. e aquele ganso LUCIANO preso na 1 Seccional com outro policial, por recolher a proprina para aquela unidade por mais de 6 anos? acreditem que pelo que falam foram todos absolvidos?
    ali so tem isso

    Luciano
    Paraná
    zoinho
    Tuca aquele da materia do 101 DP
    etc etc

    me ajuda ai ohhhhhh

    Curtir

  24. e aquele ganso LUCIANO preso na 1 Seccional com outro policial, por recolher a proprina para aquela unidade por mais de 6 anos? acreditem que pelo que falam foram todos absolvidos?
    ali so tem isso

    Luciano
    Paraná
    zoinho
    Tuca aquele da materia do 101 DP
    etc etc kkkkkkk

    me ajuda ai ohhhhhh

    Curtir

Os comentários estão desativados.