Policial não é auxiliar – Assine petição em apoio do projeto de Lei Complementar nº 33/19 58

POLICIAL NÃO É AUXILIAR. EU APOIO O PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 33/19.

https://secure.avaaz.org/po/community_petitions/OAPP_SP

O Projeto de Lei Complementar nº 33/19, que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, tem por objetivo conferir justiça e dignidade à carreira dos Auxiliares de Papiloscopista Policiais do Estado de São Paulo.

Por mais de 60 anos*, esses policiais foram denominados de Datiloscopistas Policiais. Acontece que atualmente são classificados como Auxiliares de Papiloscopista Policiais, o que é absolutamente inapropriado, a ponto de desprestigiar tanto os integrantes da carreira quanto a própria instituição.

Não há dúvida de que o termo “auxiliar” é incompatível com o protagonismo da atividade policial. Aliás, essa nomenclatura não é empregada em nenhum dos cargos das polícias militar e federal. E mais, em nenhum outro estado da federação existe o cargo de Auxiliar de Papiloscopista Policial.

Tudo isso demonstra que é fundamental a aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 33/19**, para que os Auxiliares de Papiloscopista Policiais do Estado de São Paulo voltem a ser denominados de Datiloscopistas Policiais, em respeito sobretudo ao interesse público.

Fortalecer as carreiras policiais é fortalecer a própria Polícia.

* Em 1925, já havia o cargo de Datiloscopista (Dactyloscopista) da Polícia Civil do Estado de São Paulo: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/doe-png-690c51f4-bab2-488b-8471-6259ccbbccfe

** Acompanhe a tramitação do PLC nº 33/19 pelo link: http://www.al.sp.gov.br/propositura/?id=1000263565

    • Não sou da carreira de papiloscopista nem de auxiliar e acho justo o pedido pois tudo que venha a melhorar a carreira e a instituição e válido. Esse novo policial já demonstrou não ter espírito de corpo se levando apenas por vaidade

      Curtir

      • Não esquenta a cabeça que esse tem meia hora. Já já a vida ensina ele.
        Auxiliar? Bom então o auxiliar de necrópsia se lascou. Estão tentando JUSTAMENTE se tornarem de técnico em necrópsia. Sinceramente… Vaidade. Podia virar todos agentes! Preferem voltar ao Dactiloscopista só p não ter auxiliar no nome.
        Pode me chamar de Prostituta/Porteiro/Necro/Auxiliar Pol desde que me pague bem!

        Mais uma coisa…
        Essa é para o Sr novo policial… TODOS são auxiliares da Autoridade Policial e Todos policiais e carreiras auxiliam na Investigação.
        Não existe essa de “minha carreira é melhor, é isso aquilo outro”. O que manda na Polícia é Peito e coragem e não distintivo ou carreira diferente. É claro que há carreira com Chefia. É mais fácil contar as que não têm e só não têm cadeira estas outras carreiras por OLHO GORDO de alguns administradores.

        Tudo a mesma tranqueira. Auxiliar? Sim. Todos são.

        Curtir

            • Esse cara não é policia e nunca vai ser, por isso fica semeando discordia. Não deem atenção para esse idiota.

              Curtir

          • Se fosse Delegado a eu ficava com inveja com salário de R$10.000,00 inicial.
            Investigador inicial R$ 3.000,00.
            Vc tão insignificante quanto aos outros carteira preta.

            Curtir

        • Não é disso que se trata. Não se trata de vaidade, e sim de dignidade, tanto que outras categorias já pleitearam o mesmo (https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=329884). Nunca alguém irá perguntar aos integrantes de uma carreira se eles querer ter o nome digno ou o salário digno. E ainda que isso ocorresse algum dia, todos sabem o que é prioritário em matéria de trabalho. Transformar a carreira em outra já existente (agente policial) é juridicamente mais complexo. Vide Súmula Vinculante nº 43/STF.

          Curtir

          • Tem uma porrada de colega ainda na ativa que prestou concurso para Datiloscopista, e não para AuxPapi.

            Curtir

          • Auxiliar é auxiliar e ponto.
            Ainda mais depois de colocar no coisa de outros:”Transformar a carreira em outra já existente (agente policial) é juridicamente mais complexo”.
            Cada cachorro que lamba sua casseta.
            Eu ia votar a favor, mas agora Não.
            Antenção Extintos Carcereiro não votem a favor nem outros colegas votem porque não merecem.
            Não querem ser desmerecidos mas querem desmerecer os outros. Tomara que não dê certo. Se não tem cargo de Auxiliar de Papiloscopista em nenhum outro Estado também não tem cargo de Dactiloscopista em nenhum outro Estado.

            Curtir

            • camarada desqualifica os carteira preta e depois vem ditar o que eles devem fazer. brincalhão mesmo.

              Curtir

          • Muito complexo. Vide Carcereiros. Não pode existir transposição de cargos. No caso vc trabalha na PC como policial e com uma simples canetada pode transformar todos os cargos em apenas um. Sua interpretação da súmula vinculante 43 é diferente das dos demais. MUITO COMPLEXO. Kkkkkk
            Como já disse todos auxiliam na investigação e todas as carreiras, acredito eu, são “apoio”. Quem conduz investigação é Delegado e não Investigador.

            Curtir

            • No caso dos carcepol, já tinha sido extinto o cargo. As coisas são mais complicadas para os auxpapipol.

              “A Suprema Corte, ao interpretar o disposto do art. 37, II, da Carta Republicana, assentou que o provimento aos cargos públicos somente se dá através de concurso. Todavia, foram criadas diversas fórmulas para superar essa exigência, posteriormente declaradas inconstitucionais pelo STF. A jurisprudência pacífica deste Tribunal excetua apenas aquelas situações onde se EXTINGUE uma carreira e se aproveita seus servidores na nova classificação funcional, desde que haja correspondência e pertinência temática entre aquelas carreiras. Destaco, nesse sentido, a decisão proferida no julgamento da ADI 2335/DF, (…). Entendo, assim, que a transposição dos agravantes não observou os critérios estabelecidos pelo STF para considerar constitucional o aproveitamento de servidores de uma carreira para outra. (…) No mesmo sentido, verifico que a transposição dos reclamantes para carreira diversa daquela na qual foram aprovados em concurso público afronta a Súmula Vinculante 43, (…). [Rcl 26.103 AgR, rel. min. Ricardo Lewandowski, dec. monocrática, j. 30-10-2017, DJE 252 de 7-11-2017.]

              Curtir

          • Então quer dizer que os Extintos Carcereiros deveriam solicitar a troca de nomenclatura para não ser desmerecidos?
            Que tal essa: Agente de Execução Policial?
            Agente de Polícia?
            Agente de Investigação Interna Policial…

            Curtir

    • A proposta é bem vinda. O novopolicial não conhece a palavra mais importante da vida que é RESPEITO.

      Curtir

    • Sim, auxiliar é auxiliar. Porém, não é esse o caso. Quando se lê as atribuições do cargo, constata-se que tais policiais têm atribuições próprias. Por isso, a nomenclatura atual é descabida, não refletindo as tarefas desempenhadas pelos ocupantes do cargo. E mais: prestigia o interesse público o rebaixamento gratuito de mais de 800 policiais civis? Eles buscam apenas recuperar o denominação que um dia já lhes pertenceu, e devem ter seus motivos para isso. É lamentável ver (arremedos de) policiais torcendo contra a medida. Fortalecer a parte é fortalecer o todo.

      Curtir

    • Novopolicial, embora você nem seja policial, merece ser agradecido pelo comentário, pois “quem luta contra nós reforça os nossos nervos e aguça as nossas habilidades; o nosso antagonista é quem mais nos ajuda”. Muito obrigado.

      Curtir

  1. Projeto ultrapassado. O correto seria a elaboração de um novo projeto, visando a unificação das carreiras de auxiliar de papiloscopista e papiloscopista. A única coisa que os auxiliares de papiloscopistas não podem fazer é assinar laudo técnico. A eleboração destes laudos pode ser aprendida em pocos meses, e a demanda tem aumentado com as recentes inovações tecnológicas no IIRGD.

    Curtir

    • O problema é que há diferença entre o salário do papi e do auxi. Com os carcereiros e agentes, por exemplo, foi mais fácil, pois já ganhavam o mesmo.

      Curtir

  2. Melhor ideia projeto era transformá-los em papis, esse negócio de ser um auxiliar de uma carreira é motivo de gozação, do tipo: “você carrega a mala do papiloscopista, se ele te mandar engraxar seu sapato, você tem que fazer…kkkkkkkkkkkkkkkkkk e coisas do tipo. Ao menos esse Projeto é melhor que mantê-los como auxiliares.

    Conheço muitos aux papis que são melhores que muitos papis; carreira não quer dizer nada, só uma mera nomenclatura.

    Quem conhece o pessoal de lá sabe o que digo, pois muitos desempenham a mesma atividade.

    Polícias do SAID tem das duas carreiras, alguns delessão auxiliares, que por sua vez são melhores que os papis. Mas tem muito papi bom.

    Curtir

  3. esta na hora unificar todas as carreiras, porque na hora dos direitos todos sao iguais, mais de carregar o piano…

    Curtir

  4. Vou assinar esse abaixo-assinado. Assim como juiz não pode ser chamado de auxiliar de desembargador; assim como promotor não pode ser chamado de auxiliar de juiz, assim como delegado não pode ser chamado de auxiliar de promotor, assim como papiloscopista não pode ser chamado de auxiliar de perito, assim como investigador e escrivão não podem ser chamados de auxiliar de delegado; não pode ser mantida a denominação atual do cargo de Auxiliar de Papiloscopista. A carreira tem mais de 800 policiais. A quem interessa rebaixar gratuitamente um número tão grande de policiais? Policial não pode ter nome que o expõe à chacota. Essa medida já deveria ser sido aprovada há muito tempo.

    Curtir

  5. Concordo que Auxiliar de Papiloscopista desprestígia está classe policial que também merece respeito. Porém se por um lado não existe Auxiliar de Papiloscopista em nenhum estado, também não existe Dactiloscopista Policial em nenhum outro estado.
    O certo mesmo é ter uma Reestruturação, porque isto que estão querendo é um retrocesso na polícia.
    Qualquer cargo na Polícia Civil sabe colher digital e até fazer análise.
    No interior tem funcionário da prefeitura fazendo esse serviço.
    Polícia Judiciária é:
    Delegado. Escrivão. Agente. Papiloscopista.

    Curtir

    • O ideal seria ter apenas Papiloscopista, mas se for para ter dois policiais atuando na área, que os dois tenham nome digno (e salário digno também). Acho que tem Datiloscopista em Amazonas e Rondônia.

      Curtir

  6. Se fosse Delegado a eu ficava com inveja com salário de R$10.000,00 inicial.
    Investigador inicial R$ 3.000,00.
    Vc tão insignificante quanto aos outros carteira preta.

    Curtir

    • Agente dando ponto pra delegado e falando que carteira preta é insignificante? Ah, ha ha.

      Curtir

    • Estou começando a concordar com suas repetições.

      Enquanto uns se preocupam com salário e condições de trabalho, outros estão discutindo por causa de nomenclatura.

      Passem-me a nomenclatura de Auxiliar de Investigador e dobre meu salário. Aceito ser “zoado” o resto da minha vida.

      Curtir

      • Os polícia de SP tão fadado a ganhar pouco. A questão é ganhar pouco e ter um nome digno ou ganhar pouco e ter um nome indigno.

        Curtir

  7. Auxiliar é auxiliar e ponto.
    Ainda mais depois de colocar no coisa de outros:”Transformar a carreira em outra já existente (agente policial) é juridicamente mais complexo”.
    Cada cachorro que lamba sua casseta.
    Eu ia votar a favor, mas agora Não.
    Antenção Extintos Carcereiro não votem a favor nem outros colegas votem porque não merecem.
    Não querem ser desmerecidos mas querem desmerecer os outros. Tomara que não dê certo. Se não tem cargo de Auxiliar de Papiloscopista em nenhum outro Estado também não tem cargo de Dactiloscopista em nenhum outro Estado.

    Curtir

    • Ninguém está desmerecendo ninguém. O pessoal fez apenas o que pareceu ser mais simples, até porque se falassem que preferem integrar a carreira de agente policial, iriam ouvir o seguinte: “por que vocês não prestam então concurso para agente policial?”. É apenas isso.

      Curtir

        • Sem argumentos? Cara só faltou eu desenhar! Seus comentários que são totalmente sem noção. Aliás… É possível que esse Agente Secreto e vc seja a mesma pessoa. Nem vou perder tempo com vc! Sua opinião foi devidamente registrado novamente no Departamento do Foda-se!

          Curtir

    • O sujeito acredita que tem a carreira dos extintos carcereiros na mão. Talvez acredite também que se chame Napoleão Bonaparte.

      Curtir

  8. O termo auxiliar, sobrepõe ou define hierarquicamente duas carreiras que trabalham exercendo, praticamente, as mesmas funções, inclusive com vários setores dentro e fora do IIRGD sendo chefiados pelos auxiliares.
    Qualquer outro projeto, neste momento, vai esbarrar no impacto ao orçamento do Estado, existem outras alternativas, mas neste momento são inviáveis.
    Quanto aos colegas, se é que posso chamá-los assim, que falam um monte de besteiras, não sabem nem da própria carreira, quanto mais a dos outros, além de trabalhar contra, falta união, motivo pelo qual a PC se encontra nessa decadência.

    Curtir

  9. Admiro e votei no Cel Telhada mas ele é militar e não civil.
    Falar de cargo na Polícia é meio complexo porque você faz concurso pra Soldado e chega a Sargento e faz função de Investigador P2.
    Trazer a nomenclatura de Dactiloscopista é a mesma coisa que trazer o cargo de Investigador para Detetive. Estas nomenclatura são antigas e de outra realidade do passado. Estamos nos anos de 2020 e o certo é todos serem Agentes como na Cia e FBI.

    Curtir

    • O Sistema da Polícia Civil é o mesmo da Polícia Federal e até do FBI e Cia. Por isso tem que ser Delegado, Escrivão, Agente, Papiloscopista, Perito e Médico Legista.

      Curtir

    • sobre a nomenclatura, acho que são coisas diferentes. concordo que não teria sentido trocar investigador por detetive, mas se a nomenclatura a ser substituída fosse, por exemplo “ajudante de investigador de polícia”, faria sentido a mudança para detetive, caso já existisse a carreira dos investigadores de polícia e a lei impusesse obstáculo para a unificação das carreiras.

      Curtir

      • Detetives seria a nomenclatura adequada aos investigadores, pois eles detectam os vestígios. Quem investiga vestígios são os Peritos. Quem conduz a Investigação não é o Delegado? Sei lá.

        Curtir

  10. abaixo assinado com 525 assinaturas…. muito bom… tomara que dê tudo certo… são paulo está em dívida com a polícia civil e principalmente com esses policiais, que têm o pior salário da instituição e a pior nomenclatura. que se faça justiça a esse guerreiros.

    Curtir

  11. Como diria um colega: -Não sei pra que servem os Papiloscopistas, mas devem ser, muito, importante, pois são os únicos que têm seus auxiliares de carreira.

    Curtir

    • tbm ja ouvi isso. qual a carreira mais importante da policia? eh a dos papi. eh a unica que tem auxiliar exclusivo. o q n falta eh piada.

      Curtir

  12. porra… n bota um nome que zoa os cara… devem achar que o auxi é o cara que a limpa a privada do dp… troca isto logo…

    Curtir

  13. Bom dia…Não se trata de nome mas, de posicionamento político identitário. O fato de não gostar do que me nomeia não restringe a minha função policial…brigar por isso seria apenas vaidade. No meu entender, todo policial e o próprio sistema integrado ao Estado, e o próprio Estado, é servidor da sociedade que o criou para servi-la. Antes ainda, somos funcionários publicos estaduais…concursados…com direitos politicos restritos, uma gama de pessoas caladas, oprimidas, desarticuladas. Existe uma classe invisivel que são os Oficiais Administrativos…ninguém fala por eles. Um dia houve um cargo/função policial denominado Dactiloscopista Policial…porque mudaram para Auxiliar papapapapa…? e vem a pergunta: se mudaram porque eu/nós não podemos mudar? O quel nos impede? E respondo: a idéia introjetada de que você não pode, não deve e não faça…idéia de gado. Quanto mais desarticulada a carreira mais fácil é o domínio…pensemos nisso. Só há duas escolhas possiveis, ou se posiciona politicamente para nanter direitos e provocar mudanças em nome da sociedade como um todo, ou se contenta com o mimimi do politicamente conveniente de quem, de quatro em quatro te bota de quatr…colhendo os teus votos democraticamente te fodendo…

    Curtir

Os comentários estão desativados.