Bolsonaro diz que vai adotar caneta Compactor porque ”Bic é francesa”
Segundo o presidente, a nova marca será usada para assinar o indulto de fim de ano para policiais presos ”injustamente”
O presidente Jair Bolsonaro afirmou, na noite desta quinta-feira (29/8), que indultos de fim de ano serão dados a “policiais presos injustamente”, que teriam sido condenados por “pressão da mídia”.
A assinatura do documento seria feita “com caneta Compactor porque a Bic é francesa”, falou rindo o presidente em live transmitida pelo Facebook, ao sugerir um boicote à França.
O presidente ainda chamou o dinheiro oferecido pelo presidente francês, Emmanuel Macron, para combater incêndios na Amazônia de “esmola”. “O Brasil vale muito mais do que 20 milhões de dólares”, afirmou. “O Macron me acusou de mentiroso, colocou em jogo a nossa soberania sobre a Amazônia”, completou.
A tensão entre os dois países começou quando o presidente francês, Emmanuel Macron, criticou a forma como Bolsonaro está lidando com as queimadas na Amazônia. Depois de o presidente brasileiro ofender a primeira-dama francesa com um comentário em uma rede social, Macron declarou que “espera que brasileiros tenham presidente à altura do cargo”. Com isso, Bolsonaro disse que só aceitaria o dinheiro francês com um pedido de desculpas de Macron.
Bolsonaro ainda disse que verbas que vêm de outros países acabam indo para ONGs, e que na opinião dele, “o problema não é desmatar é desmamar esse pessoal”.
Terras indígenas em pauta
Na mesma oportunidade, Bolsonaro voltou a falar da demarcação de terras indígenas. De acordo com o presidente, hoje 14% do território nacional recebe essa classificação e que, se ele atendesse a todos os pedidos que existem, esse número subiria para 20%. “A agricultura vai ficar inviabilizada. Eu não vou usar minha caneta, a não ser que seja obrigado, para demarcar mais áreas”, decretou.
O general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que estava ao lado do presidente, acrescentou que as demarcações já existentes precisam ser revistas. “Essas demarcações merecem todas ser revistas porque existem provas de fraudes”, disse.
Imprensa como inimiga
Boa parte da live foi dedicada a críticas à mídia. De acordo com Bolsonaro, a imprensa “potencializa” e muitas vezes “mente”. Entre as críticas do presidente, está a derrubada do veto pelo Congresso Nacional à lei da fake news nesta quarta-feira (28/8). O veto ocorreu em junho, quando a Lei nº 13.834/2019, que atualiza o Código Eleitoral, chegou à mesa do presidente da República e aumenta para até oito anos a pena para quem propaga notícias falsas em eleições.
Para Bolsonaro, não há sentido na pena estabelecida pela publicação de notícias falsas por cidadãos e porque os erros de jornalistas não são punidos da mesma forma. “A imprensa vive errando porque o repórter não pode pegar oito anos de prisão?”
De acordo com ele, “acontece” da pessoa enviar uma notícia que não seja verdade. “Um clique você pega uma pena maior do que um ‘teco'”, afirmou comparando a propagação de fake news com um homicídio.
, É APENAS UM OPORTUNISTA MALANDRO VAI SUGAR O BRASIL ATE CONSIGUIR DEPOIS VAI SAIR DE BANDA COM A FAMILIA PARA O ESQUECIMENTO SE CONSEGUIR ESCAPAR DA CADEIA. JA TEM MUITAS DIVIDA DO PASSADO
A SER REVISTA.
CurtirCurtir
Desemprego galopante, lei de abuso de autoridade a caminho, PIB crescendo 0,4% e é isso só nesse tipo de baboseira que esse cara pensa
CurtirCurtir
Se o cara não ajuda policiais reclamam. Se ajuda também reclamam. Vocês precisam se decidir se é bom ou ruim Bolsonaro ajudar policiais.
CurtirCurtir
Pois é…pensei o mesmo.
CurtirCurtir
E a Renault, Peugeot, Citroen, Danone? Carrefour, Saint-Goban (material de construção)?
Até o Extra (Pão de Açúcar) é de francês: Casino.
Ele quer mais brasileiros desempregados?!
CurtirCurtir
Leroy Merlin, Michelin…
CurtirCurtir
Qto aos policiais que serão beneficiados, aqueles de Osasco que foram condenados recentemente entraram na lista?
O trafica do batalhão da cidade Botucatu/SP já está preso? Se estiver também vai fumar uma maconha em dezembro?
O coronel Lima se for preso agora também será beneficiado?
Todos estes policiais foram citados dioturnamente na mídia caraio.
CurtirCurtir
Policiais presos injustamente?
Ah tá
CurtirCurtir
Deve estar sobrando dinheiro, já que gastar dinheiro com caneta que não escreve é jogar dinheiro fora!
CurtirCurtir
Superintendente da PF do Rio é exonerado do cargo. Acorda Moro! Embarcaste numa canoa furada! Essa não é a sua praia!
CurtirCurtir
Esse “dorinha” está rumando a passos largos para o mesmo buraco que seu “padrinho” se enfiou. Lembram que na eleição passada em dizia que no nordeste, o chuchu não tinha votos nem pra encher uma kombi. Pois bem, no dia da eleição, na seção em que eu votei, pude perceber que de cada dez votos, seis eram em prol do Bolsonaro, quatro do “andrade”, e esse decujo eleitoral angariava apenas um voto. Achei que pela maldade que ele nos fez, 4% de votos foi até de mais. E, me ajudem aí ó !…
CurtirCurtir
Elegemos um ditador se republiqueta que acha ser talentoso a ponto de fazer standup. Emprega amigos, familiares, atribui a si aura messiânica, cria inimigos imagináveis para combater e justificar a própria incompetência, homenageia os próprios filhos com condecorações oficiais, persegue quem o contraria. Qualquer semelhança com Chávez e Fidel não é mera coincidência.
CurtirCurtir
Ta falando do Lula? Por que bateu certinho.
CurtirCurtir
Guerra posta isso:
https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2019/08/5676395-projeto-para-acabar-com-delegacias-divide-area-da-seguranca-publica.html#foto=1
Sinceramente achei boa a ideia do Witzel, e achei infundado os argumentos dos que criticaram, o foco da PC é investigação e ponto final, no mais, a PM realizando no local a ocorrencia ja ta bom, nao tem o minimo sentido manter esse modelo velho de plantao..BO que nao ajuda em nada e drena os recursos das duas policias. Com todo respeito aos colegas que pensam diferente. Pena que em SP algo assim vai demorar mil anos.
CurtirCurtir
Um cara que merece ser indultado é o DR PROTOGENES QUEIROZ. A OPERAÇÃO SATHIAGRAHA teria evitado a Lava Jato, mas os implicados eram do PSDB, aí já viu.
CurtirCurtir
Vale Protógenes (seus desvios), mas não vale Moro?
Autoridade neste país de responsabilidade não aprende…
A sorte e o azar de um ou outro é o momento do cometimento da arbitrariedade.
Sem contar que o Juiz Federal de São Paulo fou premiado com o TRF… Caiu pra cima!
CurtirCurtir
Cabo Bruno vai ser reintegrado. Receber todas as promoções e os salários atrasados e ser aposentado como coroné.
CurtirCurtir