Quem mandou não ter grandes advogados, amigos poderosos ou dinheiro para propinas? 11

Policial honesto vai pra rua, mas da amargura

Quando vemos um carro da PM atravessar sinal vermelho, correr em velocidade proibida ou fazer barbeiragens no trânsito, sabemos que nada vai acontecer com seu tripulante. A não ser que seja um policial honesto atrás de algum bandido. Porque aí o bicho pega, e ele será severamente punido. O policial, é claro.

É o que está acontecendo com o soldado Rogério Weiers. Ele corre o risco de perder o terreno onde mora com a mulher e dois filhos, em Embu (São Paulo). Isso porque, em 1999, durante uma patrulha, trocou tiros e perseguiu um veículo suspeito na contramão da rodovia Régis Bittencourt.

Na perseguição, o carro da polícia bateu em outro, que sofreu perda total. Os marginais fugiram. E aí começou o pesadelo de Weiers: a Procuradoria Geral do Estado quer que o soldado pague pelo prejuízo material. Essa dívida, na época de R$ 9.716, hoje está em torno dos R$ 50 mil.

É que o Estado é muito rigoroso, todos sabemos. Os caras são durões, não é mesmo? Como não deram moleza nem fizeram acordo sobre a forma de pagamento, a solução que acharam foi a de tomar a única propriedade do PM. Um terreno modesto, onde fica uma residência humilde, em parte ainda sem reboco. Casa de trabalhador.

E assim seria feito, se o soldado, no mais legítimo desespero, não postasse um vídeo na internet contando sua história. Em cinco dias, foram mais de 11 mil exibições. Os paisanos compraram a briga do policial. E vários colegas também se dispuseram a ajudar.

 

Desabafo,o Governo do Estado de São Paulo penhorou minha casa.

Fosse ele um servidor público corrupto, um meliante fardado, jamais estaria passando por isso. Primeiro, teria arrumado testemunhas falsas. No máximo, pagaria a despesa com o dinheiro do tráfico de drogas ou da bandidagem pura e simples.

Mas como é um homem humilde, mesmo usando com distinção o uniforme da Polícia Militar, teve que atingir a mídia para ser ouvido em seus direitos. Ele quer pagar. Assume o erro. Acha justa a sua punição. Mas quer ser tratado com respeito.

Para a procuradoria, aí já é pedir demais. Quem mandou não ter grandes advogados, amigos poderosos ou dinheiro para propinas? Está pensando que o Estado é duro com todo mundo? Não. Todos sabemos. Milhões são desviados dos cofres públicos, sem que retorne um único centavo.

Nada a ver com as mansões dos grandes traficantes, aquelas que nunca são confiscadas, nem mesmo localizadas. O Estado está preocupado em botar seus homens na rua. Literalmente.

BLOG DO PROVOCADOR: por Marco Antonio Araujo

Um Comentário

  1. Governo honesto né?
    Paga todos os precatórios, paga bons salarios, fez licitação honesta, não protege politicos desonestos,não gasta a toa,um exemplo por assim dizer.
    Um governo chinfrin, meia boca.

    Curtir

  2. PODES CRER. as procuradoria acredita que todos os policias são corruptos
    e anda montado na grande. ´e so procurar essas informações e terão a confirmação
    ainda perdura a antiga demagogia.
    te dou a vtr,te dou a carteira, pago o combustivel, eo estado ta cheio de ladrão
    pra que o aumento

    Curtir

  3. isto é o estado amigos, não alcança o grande exatamente por ter vários endereços, mas o o pequeno sim, é fácil de achar!

    Curtir

  4. é por esta e outras que acredito que o codigo penal e outros nada mais são que uma cobra, só mordem quem, andam sem descalso!

    Curtir

  5. Essas leis ultrapassadas, esses legisladores arcaicos e letárgicos, os governantes
    descompromissados com os interesses da população, a mídia vendida, funcionários em
    estado de pobreza, o povo sem assistência, e a politicagem se exibindo com vias rápidas, desvios de verbas, alguns enriquecem durante a marolinha de forma absurda.
    Demissões, mortes, e que lhes importa?
    Pessoal,vivemos nas trevas oportunistas do gananciosos e ociosos larápios do erário público. E merecemos, pois repetimos e pedimos bis.

    Curtir

  6. pois é eu que sou honesto vivo no cheque especial.
    Final de mês é aquela dureza!
    Enqaunto isso vejo colegas trocando de carro por um mais novo, casa de praia e o caraio a quatro.

    Não sei se o inferno existe, mas espero que sim pois senão vou ter ficado no preju, sendo honesto a vida toda, enquanto os sujos se dão bem.
    Polícia corrupto, quando tá sem dinheiro aperta os recolhas.
    Polícia honesto, quanto tá sem dinheiro, vai refinanciar o carro, a casa, as cuecas.
    Acho que vou abrir uma consultoria igual a do PALÓFI (não sei que ramo atua, alguém sabe?) pra ver se multiplico meu patrimonio por 10 ou 20 que nem ele.

    Curtir

  7. DQA? :

    Dr.Guerra, quanto a ir para a rua da amargura.
    Foi o que lhe aconteceu, faça um vídeo e jogue na rede.

    DQA?
    Estou a milhões de milhas da rua da amargura; jogarei na rede o e-mail abaixo, que acabei de responder:

    Caro Guerra,
    muito obrigado pela atenção em divulgar o 1º Encontro dos Delegados de SP!
    Novamente, quero colocar-me à sua disposição no que eu puder lhe ser útil!
    Sorte na vida, fique com Deus.
    ( nome suprimido )
    Delegado de ( unidade suprimida )

    de roberto conde guerra
    para: hotmail.com>

    data2 de junho de 2011 18:38
    assunto Re: Muito Obrigado
    enviado porgmail.com

    ocultar detalhes 18:38 (1 hora atrás)

    (nome suprimido), não por isso. Aliás, publico com alegria e gratidão.
    Sorte na vida sempre tive: pude durante 23 anos trabalhar com colegas maravilhosos e policiais amigos.
    Fui feliz 90% do tempo; pena que os vencimentos nunca foram suficientes para uma vida mais confortável.
    Os FDF sempre foram minoria.
    Que o Criador também te abençoe; que você faça uma carreira sadia e honrada.
    Um grande abraço!

    Curtir

  8. Dr.Guerra,

    Entendi!!!!!!!
    Ou penso ter entendido. Este espaço tem grande abrangência, como já disse o Anjo Nr 13, quem acessa, sabe o que está rolando, quem não acessa fica por fora.
    Uma grande verdade!
    Sempre precisaremos do Sr.para qualquer tipo de divulgação de interesse da classe.
    De qualquer forma, “rua da amargura” é força de expressão.
    Se lhe ofendi, perdão!!!

    Curtir

ADVERTÊNCIAS SOBRE A LIMITAÇÃO DO CONTEÚDO O conteúdo deste blog , salvo quando expressamente indicada a fonte , não possui valor acadêmico , científico , acusatório/probatório. Trata-se de obra diletante, de caráter exclusivamente informativo e opinativo, desprovido dos conhecimentos técnicos específicos. Apesar do esforço constante na busca da exatidão e do compromisso com a verdade dos fatos, este material está sujeito a equívocos inerentes à limitação de meios, dados públicos e interpretação de fontes s disponíveis. Não há, em nenhuma hipótese, intenção de alimentar ódio específico ou institucional. Busca-se apenas contribuir para o debate público e a necessidade de defesa da sociedade. Incentiva-se a análise crítica, o respeito a todas às pessoas e instituições do Estado de Direito e o acolhimento de eventual retificação/retratação caso se faça necessário. Solicita-se a compreensão de possíveis limitações linguísticas nos textos publicados neste espaço decorrentes de opinião subjetiva e da diversidade de assuntos tratados. Ressalta-se que, em hipótese alguma, se pretende promover generalizações negativas ou atribuir condutas impróprias indiscriminadamente a categorias profissionais ou instituições. Por princípio , em todos os campos da atividade humana – especialmente no funcionalismo público – a maioria das pessoas e titulares de cargos é integra, desempenhando suas funções de forma digna, legal e comprometida com a construção de uma sociedade mais justa. Eventuais críticas ou análises aqui apresentadas são pontuais e opinativas, jamais configurando juízos generalizantes. Recomenda-se, especialmente, a consulta a fontes e oficiais para informação definitiva sobre os fatos. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com