Nomeação de 250 delegados em São Paulo é insuficiente 26

Faltam mais de 900 delegados de Polícia no estado de São Paulo; déficit na Polícia Civil chega a 14 mil

Policia
PoliciaFoto: Divulgação

Foi publicada sábado, 1, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, a nomeação de 250 delegados de Polícia aprovados em concurso, que. Após a posse, eles iniciarão o curso na Academia de Polícia (Acadepol).

A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP) reconhece os esforços do governo do estado em preencher as vagas em aberto na Polícia Civil. Entretanto, o último concurso foi realizado há três anos e, em se mantendo esse ritmo, o déficit de 14 mil policiais civis nunca será reduzido. Vale destacar também que os baixíssimos salários – São Paulo paga os piores salários do país aos seus policiais – fazem com que estes profissionais deixem os cargos para outras carreiras mais atraentes. Ou seja, a evasão cresce em ritmo mais acelerado do que a contratação.

“A Associação dos Delegados tem estudos para novos modelos e mudanças na Instituição, bem como propostas para recomposição salarial e fortalecimento da Polícia Civil. Tentamos diuturnamente conversar com o governador, mas nos causa estranheza a falta de diálogo que ele tem com as entidades de classe”, pontua Gustavo Mesquita Galvão Bueno, presidente da ADPESP.

Além de um planejamento estruturado para recomposição do déficit de profissionais na Polícia Civil do estado de São Paulo, é necessário e fundamental a valorização e pagamento de salários dignos aos policiais civis, para que a carreira seja de fato atraente e esses profissionais permaneçam na Instituição.

Com 70 anos de história, a ADPESP é a maior entidade representativa de Delegados de Polícia em todo o Brasil, com mais de três mil associados.

Fonte: Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo

  1. https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/02/04/pm-agride-mulher-gravida-de-cinco-meses-no-interior-de-sp.htm

    Guerra publica para que o Jamiro explique. Poderia criar uma web série e publicar quantas cagadas semanais a mega corporation acomete a parte maia pobre da população. Estava vendo um video de um programa policial que até o aguia foi usado para perseguir uma mulher, carro sem queixa, pq ela se recusou a descer do carro dela enquanto o policial apontava uma arma na cara dela. A ARROTA acabou com a lateral do carro da mulher. Desmaiaram a mulher, bateram, e no fim das contas até o ipva estava pago. Esses coxinhas viu…..a minha eu quero com catupiry.

    Curtir

  2. E o mais engraçado é que parece que só existem delegados na sua na instituição Polícia Civil. Têm que melhorar para todas as carreiras… O governo de São Paulo já se ligou que a instituição é desunida por isso não está nem aí para que os delegados peçam….

    Curtir

  3. Para a SS paulista ñ faltem recursos e concursos, posto imediato, integralidade e paridade de salário, promoções, dejem e dejec, armamento glock, …, às custas dos paulistas e mediante serviço pífio peranto o custo.
    “””Se ñ concorda conosco então é meu inimigo!”””
    Perfeita SS!

    http://www.defesanet.com.br/pm/noticia/35502/Atentado-contra-a-Policia-Militar-e-a-sociedade-paulista/

    Curtir

  4. Como insuficiente?

    Se existe “profissional” dispensável e, normalmente, inútil na PC é Delegado.

    Escrivães…esses sim, muitíssima falta fazem ao dia a dia.

    Delegados…só existem em pouquíssimos países do mundo e se deixarem de existir o trabalho da PC seguiria até de forma mais eficiente.

    Curtir

    • Em menos países ainda ,existe a polícia militar ,então pelo seu raciocínio ,vamos acabar com as duas coisas ,delegados e a PM né kkkk.

      Curtir

      • Jamiro sendo Jamiro. Muitos anos usando bombeta esquenta a cabeça e inutiliza o cérebro.😄

        Curtir

  5. Se existe “profissional” dispensável e, normalmente, inútil na PM é o oficial.

    Praças…esses sim, muitíssima falta fazem ao dia a dia.

    Modelo militarizado de polícia só existe em pouquíssimos países do mundo, e se (deixarem) deixasse de existir, o trabalho de policiamento preventivo seguiria até de forma mais eficiente.

    Curtir

  6. Realmente falta Delegado!

    O Chefe da investigação e do cartório deveria ser o Delegado. Extingue o Chefe dos Escrivães e Investigadores que as coisas iram andar melhor. Afinal o Delegado é o verdadeiro Chefe de Polícia.

    Curtir

    • Isso iria acabar com muitas coisas ruins como desentendimentos entre carreira. Iria dar mais união.
      Cada Cartório tem um Delegado chefe presidente do inquérito e investigação.
      Reestruturação igual a Polícia Federal.

      Curtir

      • Basta acabar com a PM e colocar aquele monte de oficial encostado para fazer bo e atender o público, deixando os escrivães livres para auxiliar os Delegados na condução dos IPs.

        O que faz um major? Um capitão?

        Vamos colocar pra fazer bo!

        Os praças seguem nas ruas combatendo o crime….

        Curtir

    • Ciclo completo . modelo atual ta falido . e uma vergonha menos de 1 por cento e investigado . nao precisa unificar as policias. Isso jamais acontecera. A pm e afins tem condicoes de investigar juntamente com a pc. Vamos abrir a concorrencia e ver quem de verdade trabalha se e a pc ou a pm .

      Curtir

  7. 250 nomeados, tomam posse 200, porque 50 já passaram em outros concursos que pagam mais. Durante a adadepol outros 50 desistem, pela lavagem cerebral dizendo que todos os policiaiis são ladrões e que pode sobrar para o majura, etc. Ao assumirem o plantão, depois de um ano ouvindo estorinha na acadepol, mais 50 pedem exoneração ao verem a falta de estrutura e a cobrança absurda, lei de abuso de autoridade, MP, PM enchendo o saco, chefia na correria, titular ogro, etc. Dos 100 que sobram 50 são apadrinhados e vão trabalhar em departamentos fazendo semana gorda, semana magra, na prática ficam 50 quebrandro pedra nos plantões.

    Curtir

  8. noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/02/05/suspeitas-familia-morta-abc.htm

    C.A.

    Curtir

  9. Em relação a Deltas sou meio ambíguo: Tem gente (muita) que acha que Delta não faz falta nenhuma. Eu estou no meio termo. Muitas vezes o pessoal do plantão decide até melhor sem ele, mas por outro lado tem coisa que é bom deixar o Delta decidir pois ele é (muito) mais bem pago que nós pra isso.

    Curtir

  10. Jamiro,

    Atiraram no musico, na mesma semana atiraram nas costas de um homem em fuga armado com uma faca, espancaram uma gravida e hoje tem o caso de Campos de Jordão (tortura pq quis aplicar punição e falso testemunho pq mentiu quando apresentou a ocorrencia).

    Os oficiais deveriam se preocupar mais com seus comandados.

    Coxinha é coxinha e ponto.

    Responde se puder Jamiro: Existe algum coxinha de Tatico ou Rocam que não seja correria?

    Charlie não corre com ladrão amigão.

    Curtir

  11. JAMIRO,
    .
    Delegado é inútil. Útil mesmo é oficial da PM. Tão útil quanto buzina em avião. Ficam quatro anos para aprender marchar e cantar “sentido frente ordinário marche”. Depois ficam mais vinte e seis puxando saco de político para ter promoção. São muito competentes, tipo o comandante de companhia onde a companhia inteira foi presa por tráfico e ele “não sabia de nada”.
    .
    Não é porque o escrivão escreve que ele é o responsável pelo ato, isso se chama reduzir a termo. Ou vai me dizer que na PM o escrivão não faz o mesmo que na PC? Só que aqui demoramos em média duas a três horas para fazer um flagrante, aí vocês levam quase dez horas para fazer um flagrante de crime militar que nem deveria existir (polícia que responde por Código Penal Militar nem no playstation), do tipo do cabo que comeu o lanche do sargento que estava na geladeira do cassino.
    .
    O trabalho de um oficial da PM pode ser feito por qualquer policial. Quem faz policiamento é praça, soldado, cabo e sargento. Oficial faz politica e puxa saco de político. Quer ver um monte de oficial inútil caçando promoção basta ir no Palacio dos Bandeirantes, na Alesp, na Camara Municipal, no MP, no TJSP, no TJM, na CET, na Federação Paulista de Futebol, etc. Verdadeiras sanguessugas de praças e do erário.
    .
    Parem um dia todos os oficiais da PM, do segundo tenente ao comandante geral, para ver o que acontece. NADA! Parem uma semana, parem um mês. Agora, parem os delegados.
    .
    É óbvio que não existem delegados em todos os países do mundo, em alguns deles não existe nem ministério público, mas sempre haverá o servidor público com a atribuição de fazer o que os delegados no Brasil fazem, e a exceção de China e Coreia do Norte, e outras ditaduras, não são policiais militares.
    .
    O trabalho que os delegados fazem no Brasil, na maioria dos países são feitos por juízes ou promotores. Nosso sistema é muito bom, um dos melhores do mundo. O problema é que nunca foi realmente implementado e é sabotado diariamente por uma instituição invejosa que deseja para si nossas atribuições. Pesquisa quem fazia o radiopatrulhamento antes da Ditadura, e verifica se a criminalidade era em maior ou menor número do que hoje. Verifica desde o tempo que vocês vem atuando como jagunços nas periferias se a criminalidade diminuiu ou aumentou.
    .
    Veja o que a doutrinação militar e a lavagem cerebral é capaz de fazer com o policial. Basta analisar o caso do PM prendendo uma mulher grávida por suposto crime de tráfico de drogas. Claro que para vocês a atuação do PM tentando prender uma perigosíssima senhora gestante, ajoelhando sobre sua barriga e esbofeteando-a trata-se de ato bravura. Afinal, ela ousou desobedecer a ordem do PM que teve a cabeça feita por um oficial que lhe diz que sua palavra “tem fé pública”.
    .
    A doutrinação militar faz vocês acharem que não podem ser questionados. O video da mulher gestante sendo presa com um policial ajoelhando sobre sua barriga, em pouco difere da abordagem daquele tenente da PM do Paraná às moças que tocavam instrumentos de percussão numa praça pública. Mas para vocês trata-se apenas do caso isolado nº 1.550/2020.
    .
    Para vocês, em sua grande maioria, a prisão de alguém retira imediatamente todos os seus direitos. Claro que vocês não admitem, porque o mundo de vocês se resume a isso, mas o militarismo é bom para as forças armadas e péssimo pra polícia.
    .
    A formação de vocês é uma piada no quesito polícia, sociedade e direitos humanos. O que prevalece é a formação militar. Lembro das aulas de direitos humanos ministrada nos cursos de formação, onde davam a aula só pra cumprir a grade, mas menosprezando tudo aquilo que falavam. Na prática fica subentendido que aquilo não é sério e que direitos humanos é algo que só serve para proteger criminosos.
    .
    A Polícia Militar é o último elefante branco que sobrou da Ditadura iniciada em 1964 com o canalha do CASTELO BRANCO, seguida por COSTA E SILVA, MÉDICI, GEISEL e FIGUEIREDO que quebraram o país e entregaram o espólio pro JOSÉ SARNEY, com inflação de mais de 300%. E praticaram mais atos de terrorismo do que os terroristas que queriam implantar o comunismo.

    Curtir

    • Colega, gostaria de te dar um abraço depois desse excelente texto.

      Curtir

    • Belíssimo texto Dr. Claudio, sempre mostrando profundo conhecimento do assunto e inteligência.
      Dr. falar diretamente para o ” general ” jamiro, é como enxugar gelo. Ele não entende nada, é só amargura e rancor em seus comentários.
      O que a inveja não faz.

      Curtir

    • “Parem um dia todos os oficiais da PM, do segundo tenente ao comandante geral, para ver o que acontece. NADA! Parem uma semana, parem um mês. Agora, parem os delegados.”

      Parcialmente voce tem razao. Faltou dizer que se os delegados pararem, ninguém vai sentir falta também. Basta autorizar os chefes dos escrivães a ratificar uma voz de prisão.

      Afinal, convenhamos, um bom escrivão, com auxílio de um bom agente (investigador, carcereiro etc) faz um flagrante sem dificuldade.

      Na prática, o “primeiro garantidor dos direitos” do cidadão é o restopol.

      Curtir

  12. Funcionário que é bom não tem, mas o Doria continua inaugurando delegacias; hoje foi uma em Ibiúna/SP. Cadê os Cardeais da PC? Alguém vai cobrar concurso?

    Curtir

  13. COITADO DO COXA JAMIRO KKK

    PARABENS DELEGADO JCLAUDIO, DEU UMA AULA DE SEGURANÇA PÚBLICA!!!

    Curtir

Os comentários estão desativados.