Delegado acusa Corregedoria de favorecer “caciques”
Denúncia de ex-integrante do órgão aponta tratamento diferenciado para apurar casos de delegados graduados
Autor diz haver pressão para que Corregedoria não aponte culpados à Promotoria; envolvidos negam as acusações
ANDRÉ CARAMANTE
DE SÃO PAULO
Denúncia feita por delegado que atuou até abril na Corregedoria da Polícia Civil acusa o órgão de tratamento diferenciado em apurações contra delegados que chegaram ao topo da carreira.
Mais: aponta pressão da cúpula da Corregedoria para não responsabilizar policiais por crimes em inquéritos que podem se converter em processos criminais na Justiça.
As acusações são do delegado Mário Rui Aidar Franco, que foi por dois anos da Corregedoria e, hoje, é plantonista em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo.
Elas foram feitas à direção da Polícia Civil e da Secretaria da Segurança Pública. Os envolvidos negaram as acusações.
Há uma orientação, diz Franco, para que delegados da “classe especial”, a elite da Polícia Civil, só sejam investigados por iguais.
O problema é que a divisão que apura os crimes de policiais civis não tem delegado de classe especial. Estão nessa categoria 114 dos 3.300 delegados do Estado.
A orientação aos delegados partiu de José Ferreira Boucinha Neto, um dos chefes do órgão, segundo gravação obtida pelaFolha de uma reunião feita em março.
Boucinha Neto é acusado por Franco de ter dito que o chefe da Corregedoria, Délio Montresor, deveria estar sentado “no vaso sanitário”. O delegado, que não é de classe especial, nega.
A denúncia feita por Franco acusa a Corregedoria de se esforçar para não apontar culpados nos inquéritos enviados ao Ministério Público.
“Indiciamento [de suspeitos] só serve para tomar dinheiro”, disse Boucinha Neto, na reunião gravada.
Esses inquéritos podem -a depender da avaliação do promotor- resultar em denúncia à Justiça do policial investigado. Délio Montresor afirma que isso não ocorre.
Há 900 apurações criminais na Corregedoria atualmente.
Na gravação, Boucinha Neto brinca com o sobrenome do secretário Antonio Ferreira Pinto ao dizer não saber se ele continuaria à frente da Segurança Pública.
Franco cita outros exemplos de “ingerência”. Uma envolve o delegado Waldomiro Milanesi, chefe da Divisão de Capturas e que já foi do gabinete do secretário.
ORDEM
Ele disse ter recebido ordem para ouvir Milanesi no início de investigação contra dois policiais, o que, avalia, causou vazamento de dados.
Os policiais receberam R$ 50 mil cada um por ajudar a elucidar uma tentativa de sequestro. Eles disseram que o dinheiro havia sido foi prêmio da família da vítima.
A suspeita da Corregedoria, porém, era que eles estivessem envolvidos no crime.
Milanesi havia trabalhado com os dois policiais e negou interferência no caso, que segue em investigação. Após as denúncias, Franco e a noiva, a delegada Roberta Silva, também ex-Corregedoria e hoje na delegacia de Barueri (Grande SP), passaram a ser investigados.
FOLHA.com
Veja as denúncias do delegado e ouça áudio
folha.com.br/ct932205
sugiro que ouçam o audio, é algo muito grave.
deveria ser, de imediato, pelo dipo, ser requisitado a instauração de ip.
CurtirCurtir
quem presidiria o ip?
CurtirCurtir
o mp deveria “investigar” e, como base nas provas, oferecer denuncia perante o mm.juiz competente.
será que tomará alguma providencias, mesmo envovendo o ssp, membro do proprio?
sera que, mais uma vez, terminará numa suculenta pizza, feita na pizzaria de um delegado midiatico?
CurtirCurtir
Perplexo ( comentário transportado do primeiro post mal formatado )
Enviado em 20/06/2011 as 13:05
Será que isso tem a ver com aquele RDO da Corregedoria em que o Dr. Aidar consta como averiguado, por anotar o horário de entrada e saída dos colegas delegados? Não entendi nada.
CurtirCurtir
QUE CAQUETA…KKKKKK
CurtirCurtir
O áudio da reportagem e os comentários que estão sendo feitos no site da Folha, mostram uma das mazelas da Polícia Civil.
Parece que o Secretário e o Delegado Geral foram convocados às pressas para falar com o Governador, que vai exigir uma correição das apurações da Corró e das decisões do Conselho da Polícia Civil.
Os oportunistas de plantão do Ministério Público, já estão querendo atuar, inclusive com uma maior atuação do GECEP.
Mais mudanças deverão ocorrer.
CurtirCurtir
Dr. Mario, ao que conheço é marido de uma Promotora de Justiça, ou foi, não tem rabo preso e mais possui notável saber jurídico, sabe que o esta fazendo e vai encontrar pela frente contudo tem plena condição de defender-se, pense o que quizerem mas se tivessemos uma meia duzia como ele muita coisa mudaria a nosso favor!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Dr. Mario, ao que conheço é marido de uma Promotora de Justiça, ou foi, não tem rabo preso e mais possui notável saber jurídico, sabe que o esta fazendo e o que vai encontrar pela frente depois desta denuncia, contudo tem plena condição de defender-se, pense o que quizerem mas se tivessemos uma meia duzia como ele muita coisa mudaria a nosso favor!!!!!!!!
CurtirCurtir
agora a merda bate no ventilador!!
CurtirCurtir
VERGOOOOOONHAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Mario Aidar Murro em Ponta de Faca. Jogou merda no ventilador mas a merda voltará e cairá na cara dele e da namorada RBD. São os delpols da vanguarda. Vão guardá um piça gigante no rabo.
CurtirCurtir
ISSO É COMUM ,EM TODAS AS POLICIAS TUDO ACABA EM PIZZA . EM BRIGA DE ELEFANTE O PREJUDICADO É A GRAMA.
CurtirCurtir
QUANTOS POST EU LI AQUI NO FLIT HÁ ANOS QUE DIZIAM QUE A CORRÓ SÓ PEGAVA PEIXE PEQUENO.
CurtirCurtir
TA AÍ Ó…FINALMENTE UM COROJOSO COMPROVOU O QUE MUITA GENTE JÁ SABIA…
CurtirCurtir
BOM DEPOIS DESSA…OU ESSE DOUTOR VAI FICAR COM FAMA DE GAY…OU DE LOUCO…NA CIVIL É ASSIM…SER HONESTO É SER X-9 É SER VIADO ENRUSTIDO…OU LOCÔ TOTAL…FAMOSO LOCKE…NÃO ESCAPA
CurtirCurtir
PRA CORRÓ EXISTEM TRÊS CASOS:
AQUELE QUE JÁ CAIU NA IMPRENSA(E aí tem que apurar direitinho)…
QUEM TEM GRANA PRA PAGAR…
E AQUELES QUE TEM ALGUM TIPO DE AUTORIDADE SEJA POLICIAL OU POLÍTICA…
SE VC FOI PRA CORRÓ E NÃO SE ENCAIXA EM NENHUM DESSES CASOS PODE CONTRATAR UM BOM
ADVOGADO…rsrsrs
CurtirCurtir
Máfia da saúde
“Estamos perplexos e estarrecidos em relação ao escândalo envolvendo o alto escalão do governo Alckmin”, disse Carlos Giannazi (PSOL) sobre as fraudes no sistema público de saúde do Estado. O deputado ainda afirmou que “o governo estadual é autoritário com seus servidores que realmente trabalham, e, ao mesmo tempo, é complacente com essas quadrilhas”. Ele ainda citou a terceirização do sistema de saúde como uma das ações do governo que tem precarizado o setor e pediu que a Comissão de Saúde convoque o secretário da Saúde e envolvidos para prestar esclarecimentos. (DK)
Servidores públicos
Sobre o reajuste de 42% para o magistério paulista, Olimpio Gomes (PDT) afirmou que o governo do Estado está apenas “mascarando algo que não corrigirá nem a inflação que deve acontecer neste período”. Gomes ainda observou que se transformar o salário dos servidores públicos, referente ao período de 1º/1/1995 a 1º/1/2011, em Ufesps, “o piso salarial de todas as categorias profissionais caiu 50%”. O parlamentar ainda disse ser “vergonhoso ter que assistir o Estado com superávit de arrecadação e tratando dessa forma os seus servidores públicos”. (DK)
Questão de saúde pública
Edson Ferrarini (PTB) disse que acompanhou, pela televisão, o julgamento, no STF, acerca da realização da Marcha da Maconha. Segundo ele, o relator do processo, ministro Celso de Mello, leu “peça jurídica maravilhosa, citando diversos autores, para defender o direito de reunião, mas o enfoque estava distorcido. Porém o ministro falava como se estivéssemos num país onde ninguém tem direito de expressão”. Ferrarini também afirmou que “maconha não é uma questão de liberdade, mas de saúde pública. O ministro correu na pista errada”. (DK)
Esvaziamento de presídios
“A regra que vale para o sistema penitenciário do Estado de São Paulo, que abriga mais de 40% dos presos de todo o país, vale também para o Acre e outros Estados menores”, criticou Fernando Capez (PSDB) referindo-se à Lei 12.403/2011, que busca outras medidas de restrição que não seja a prisão. Ele ainda endossou discurso do deputado Edson Ferrarini acerca da Marcha da Maconha. “É uma marcha inadequada quando temos as cracolândias, as drogas destruindo vidas. No entanto, defendo a posição do STF quando diz que a marcha não caracteriza apologia a fato criminoso”, ponderou. (DK)
“Elefantes brancos”
Vitor Sapienza (PPS) elogiou iniciativa dos deputados da Casa ao lançarem diversas frentes parlamentares e comentou a Frente Parlamentar em Defesa da Revisão do Número Mínimo de Lugares nos Estádios de Futebol, da qual é membro. “A Federação Paulista de Futebol (FPF) exige que os clubes inscritos nas séries A1 e A2 tenham, no mínimo, 15 mil assentos; na série A3, 10 mil; e na segunda divisão, 5 mil”, explicou. Segundo Sapienza, essa “medida absurda” faz com que os prefeitos paulistas se preocupem em construir “elefantes brancos”, estádios com capacidade superior ao necessário, em vez de investir na infraestrutura da cidade. (DK)
Trem no Grande ABC
Alex Manente (PPS) comemorou início das obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), na região do Grande ABC, que integrará diversos municípios. Ele também comentou que, nos próximos anos, muitos outros investimentos serão feitos na região. Manente ainda lembrou a sanção ao PLC 6/2005, que cria a Região Metropolitana de São Paulo e afirmou que “uma secretaria, com a função de reorganizar a região, conseguirá canalizar de maneira adequada o dinheiro público, fazendo com que a população tenha acesso a um serviço de qualidade”. (DK)
Marcha da Maconha
Edson Ferrarini (PTB) criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em liberar a Marcha da Maconha aos manifestantes favoráveis à descriminalização da droga. Segundo o deputado, os ministros permitiram a manifestação alegando o direito à liberdade de expressão. “Se preocuparam com a (liberdade de) expressão mas não com o jovem que vai ver essa passeata e achar que a maconha não faz mal”, reclamou Ferrarini. O deputado citou os malefícios que a droga, que ele considera uma porta de entrada para outras substâncias, pode provocar. “O STF não esqueceu do direito à liberdade, mas esqueceu do problema da saúde pública”, disse. (DV)
Aumento salarial
Olimpio Gomes (PDT) concordou com o pronunciamento de Edson Ferrarini e discorreu a respeito da Cracolândia. “É o símbolo da vergonha, é a omissão das polícias militar e polícia civil, das prefeituras, da Secretaria da Saúde e do governo estadual. É a representação do descaso”. O parlamentar ressaltou que faltam cerca de dez dias para a Assembleia entrar em recesso, de forma que restam apenas cinco datas possíveis para a votação do aumento salarial dos policiais. Entretanto, o projeto do reajuste ainda não foi enviado à Casa. “Se apresentaram uma farsa para os servidores da Educação, imagina o que vão apresentar para os da Segurança Pública”. (DV)
Reajuste
Carlos Giannazi (PSOL) considerou uma farsa o projeto apresentado para o reajuste salarial dos servidores da Educação. De acordo com o deputado, além de não cobrir a inflação de cada período em que o salário não foi modificado, o valor será parcelado em quatro anos. Giannazi pediu apoio de todas as bancadas da Casa, para que as emendas apresentadas por ele sejam aprovadas. O parlamentar explicou que a sua principal emenda garante o reajuste em uma única parcela e de acordo com a database. Também se referiu aos servidores do sistema prisional e suas condições de trabalho. O deputado sugeriu um aumento salarial para essa categoria. (DV)
CurtirCurtir
Já postei aqui anteriormente,
ainda vou viver para vêr criada a “Corregedoria” da “Corregedoria”…
Precisamos de uma “corró” para a corró…..
Sempre foi sabido que “Delpol” recebe tratamento diferenciado de “peão”, operacional…
Delpol sempre foi tratado com mais delicadeza na corró…. isso é sabido
CurtirCurtir
Alguém está assistindo o jornal da BAND….???????????????
CurtirCurtir
Nossa que novidade, ia citar algumas figurinhas, que até passaram uma temporada na Zaki Narchi, 1751, mas desisti, vai que sobra um passaralho ou um carpano pra mim.
CurtirCurtir
SÓ PODRIDÃO ! ! !
CurtirCurtir
“AGRADECIMENTO AO DIVINO PAI”
Pai eu agradeço por tu ter nascido, vivido e me ensinado a discernir e separar os “Bons dos Maus”, de ser honesto, bom pai, bom esposo, bom amigo e principalmente, bom companheiro.
No transcorrer de sua nobre vida, ensinastes a ser objetivo e paciente no aprendizado e nos ensinamentos, hoje com certeza, consigo discernir e distinguir a relação ao meu modo de vida e a convivência com outros.
Você me disse que todos os bens materiais que tínhamos dentro de casa, apesar de poucas aos olhos de muitos, na sua vã filosofia, era o suficiente para uma vida, tudo derivado do fruto, suor e sacrifícios e, portanto, tínhamos que usá-los, usufruí-los e zelá-los com cuidado e respeito para que durasse e se repassasse.
Procuro com fidelidade e na sua total integralidade enviá-lo adiante estes ensinamentos e o seu modo de vida aos seus netos e, desejo que saibam recepcioná-los assim como eu, com amor e respeito, para assim passar-se de gerações em gerações.
Aonde quer que estejas, quero que saibas:
Deste seu e sempre filho,
Amo-te muito…
Caronte.
CurtirCurtir
Doutor Guerra, parabens pelo seu trabalho espero que o senhor retorne o mais breve possivel……. ABRAÇOS……..AMIGOS da Policia Civil……
CurtirCurtir