BRAZ ADAMIS AGRADECE A CITAÇÃO E LEMBRANÇA FEITA POR CARONTE 17

BRAZ ADAMIS:

Caronte:
Boa Tarde!
Senhoras e Senhores.
Estou atento as propagandas de marketing visando o honrado enaltecimento e engrandecimento daquela que podemos chamar de “Invejável Instituição Bandeirante”.
Não há dúvidas que algumas Praças da Polícia Militar, os ativos e principalmente os inativos, mereçam serem agraciados com uma medalha de Honra ao Mérito. Seria desleal de minha parte, caso eu fizesse algum tipo de crítica ou comentários negativos. E sabem por quê?
Desde os meados do inicio do século passado, a Força Pública do Estado sempre esteve presente, fosse aonde fosse. Porém ela nunca caminhou sozinha.
Sempre esteve acoplada a outras Organizações e principalmente à Política. Podemos citar algumas tais como: Milícia do Brig. Tobias de Aguiar; Polícia Marítima; Polícia Florestal; Polícia Rodoviária, etc., e que aos poucos foram se aglutinando.
E quando queriam ou tinham oportunidade de fazer política, sabiam fazer muito bem, tomemos como exemplo:
“Evangelina Wright Paes de Barros Oliveira”, uma das primeiras vítimas da participação do Brasil na 2ª Grande Guerra. “Morreu em meio a Lua de Mel”. A sublime inspiradora da Campanha pró-Avião Ambulância, que tomou o seu nome em plena Guerra.
Poderia aqui citar durante horas outras proezas; A vida dentro dos Quartéis; a Vida de Caserna; O Regulamento; a Distinção de Praças e Oficiais; A discriminação entre Oficiais Combatentes “Sangue Azul” e dos demais Quadros existentes, como exemplos, aqueles oriundos das Praças (Administrativos), Médicos, Dentistas, Farmacêuticos, e até Capelão, porém, não é o meu intuito neste exato momento.
Pretendo apenas em breves palavras dizer que hoje sinto certa simpatia. Não por serem ou estarem melhores organizados. Mas sim, por respeitarem mais os seus subordinados.
Cheguei inclusive a testemunhar numa oportunidade, quando estávamos tendo aulas no DETRAN, para o CFC, ter a honra de assistir aulas ministradas por Praças, inclusive, sendo uma delas o Vereador pelo PV. Sargento PM Abouani e, poder contemplar ao meu lado, Oficiais da PM, sendo avaliado didaticamente por Praças.
Aquele instante, aquela imagem, ficará gravada eternamente em minha memória. Para mim, testemunhar e presenciar aquele ato, foi sem sombra de dúvidas, uma ducha fria para lavar a alma e poder sentir e dizer: “O mundo tem solução”–“O mundo tem solução”…
A Polícia Militar de hoje somente a conheço no patrulhamento de rua, nas Delegacias de Polícia ao apresentarem ocorrências à Autoridade Policial.
Mas quero deixar aqui gravado nomes que sem sobra de dúvidas por muito tempo fizeram parte da minha vida e hão de permanecer em minha memória até os fins dos meus tempos. – Antonio Belarmino da Silva; Zigomar Barbosa; Antonio do Espírito Santo Neto; Marcelo Borjar; Ananias da Silva; Homero Júlio Pereira Junior; Renato Aldarvis; Petter Smania Flores; Hilton Brandão Parreira Filho; Conte Lopes; José Figueiredo; Robert Eder Neto; José Aurélio Pereira Cardamone; Osvaldo Ascêncio; José Eduardo Pacheco; Antonio Barbaresco; Luiz Antonio Tovani; Carlão; Santão; Boaventura da Silva; Valter Cicerelli; Antonio David Vela; AntonioMariano; Oswaldo Alambert Filho; Bolinha; Tupizinho e Tupizão; Antonio Viegas Filho; Edmundo Bernardo; Campos Verde; Hudson Tabajara Camilli; Antonio Coscione; Ubirajara Nassif Antunes, exímio corredor do Autódromo de Interlagos, perseguido inúmeras vezes pelo serviço reservado da PM, e, magnânimo professor de inglês e, meu Chapa; Sebastião Bráz Adamis, nobre professor de karatê; Adalto Francisco Landgraf; Grande Faria; Luiz Alberto Bucceroni; Jorge Luiz de Oliveira; José Luiz Begotti; Dídimo Lacava; Grande Lima; Oswaldo Araujo; Nei Catarino Cunha; Edmar Moreira; Lazzarini; Idário Ferreira Neves; Walter de Oliveira Baptista; Paulo Correa; José Cícero Ferreira; Atirador de Skol “Elite” Moura; Wanderlei Antonio da Silva; Chulé; Alexandre; Piu-Piu, entre outros vários que tive a honra de trabalhar e que devido ao grande espaço de tempo e de memória, sem desmerecê-los, não posso aqui decliná-los. Este que agora escreve esta por demais, emocionado e cansado, não tendo mais a mesma disposição de outrora.
Estes que eu declinei, muitos já faleceram, aposentaram, se exoneraram ou foram demitidos.
Mas uma coisa é, certo dizer e afirmar:
Foram excelentes companheiros, dignos de confiança e ávidos no trabalho. E, serão sempre merecedores de medalhas de Honra ao Mérito.
Feliz é aquele que se propõe a exercer dignamente sua profissão, debaixo de entraves e situações impares e adversas, e, ao final galgar e augurar tão merecido descanso e poder saborear de tão rico passado, e ter plena convicção de ter atingido o seu pleito.
Muito obrigado!
E mais uma coisa: O importante nisto tudo não é se mostrar presente. È saber se respeitar e reconhecer, com isto seus valores fluirão naturalmente.

OLA MEU QUERIDO, QUEM DIGITA É O BRAZ , NÃO CONSEGUI SABER SEU NOME NO SITE , MAS GOSTARIA DE SABER, MUITO OBRIGADO PELA CITAÇÃO E A LEMBRANÇA DE MIM E DE TODOS . EU TAMBÉM TENHO MUTAS SAUDADES . A VIDA ME LEVOU PARA OUTROS CAMINHOS, MAS SEMPRE ESTAREI DO LADO DA JUSTIÇA . AGRADEÇO MAIS UMA VEZ, FORTE ABRAÇO , DEUS ABENÇOE.

Um Comentário

  1. Meu caro S.Braz.Adamis.

    Meu querido você me conheceu muito bem e, posso lhe assegurar que não mudei muito, porém, os anos para mim foram difíceis, muitas incursões de trabalho, perseguições e bastantes calos e cicatrizes, tudo derivado do serviço.

    Mas podes ter uma certeza, aqueles amigos e companheiros de serviço “existiram” e, sempre estarão na minha memória e tenho muito orgulho e saudades.

    Dos jogos de dominó no horário de almoço, daqueles jogos de futebol de salão na quadra das Freiras (hoje Shopping Higienópolis), daquelas sacanagens dos Oficiais em pegar as melhores Praças (Lima, Faria, Claudião, etc…) e formarem o melhor time, para nunca perderem. Mas que no final, às vezes não surtiam muito efeito, visto que eu e o Gavenas, entre outros doidões “verdadeiros pernas de paus”, ficávamos na defesa e quando estes Oficiais vinham conduzindo a bola até o nosso gol, com o fim de nos humilhar, tamanha era a surpresa, dávamos bordoada e era bola pra um lado e Oficial para o outro.

    Ai o “Renatinho” vinha querendo impor a sua “Estrela”, sem muito efeito é claro, a satisfação interior e a alma ali naquele momento estava “lavada”.

    E O Bucceroni, dando uma de professor de Educação Fisica, e sempre vendendo aquelas delicias de doces para pagar a mensalidade da Faculdade.

    A! vidinha dificil, mas muito prazeirosa, ali sim tínhamos muitos amigos.

    Quando entrei nesta página e comecei a tecer comentários e sugestões sobre assuntos diversos, confesso que fiquei apreensivo e preocupado, afinal, viemos de uma época onde “fantasmas” ainda nos perseguem, frutos de perseguições políticas e profissionais. Mas esta já é outra história.

    Meu querido eu poderia ficar aqui e declinar inúmeras casos e você se esborrachar em risadas, mas, aguçarei mais a sua curiosidade:

    – Houve uma época em que você estava meio fraco em matemática e, lhe dei de presente um belo livro, aonde acima de tudo, já vinha com respostas e creio que lhe foi de grande valia.

    – Sempre fico no meio dos figurantes, para assim poder apreciar melhor as paisagens e situações, com se fosse aquele famoso diretor de filmes americano “Alfred Hitchcock”.

    – E, os últimos serão sempre os primeiros.

    A você meu amigo um grande abraço e quem sabe podemos nos falar pessoalmente, garanto que será interessante nos reencontrarmos.

    Aos amigos tudo, aos inimigos “Cassetete e Porrada”.

    Às vezes revejo e ouço comentarem dos amigos, Netão (aposentado), o Renatinho (Cel PM Reserva), Brene (Sgt PM aposentado – Marilia/SP) entre outros.

    Um abraço

    Caronte.

    Curtir

  2. CARONTE,sou Delegado de Polícia,exerço atualmente as minhas funções no DIRD,e em minha ótica de entendimento,como a de muitos colegas,a Polícia como valorosa Instituição que mantém a Ordem Pública,auxiliando a comunidade no seu mister,é uma só,embora ainda haja dois Comandos,a realidade é una e indivisível,sendo certo que,as duas Instituições se completam e formam um braço comum no trato com a Segurança Pública no Brasil.Acredito piamente que,qdo menos esperarmos,tereremos uma Instituição só,exercendo a função Preventiva e Repressiva,considerando o Comando único das duas Corporações,como sói acontecer no Mundo inteiro,e já que estamos em uma aldeia globalizada,a realidade logo se formará,cotejando as duas em um só corpo operativo e diretivo.Realmente,fiquei bem emocianado com as palavras supra,de Policiais da velha e boa guarda,semblante de experiência e verdadeiras e maravilhosas histórias de vida funcional e pessoal a serem contadas e se possível escritas em um livro,cujas experiências podem seguramente serem passadas às novas gerações de Policiais que muito têm a aprender com os Policiais antigos e dotados de larga experiência profissional em assuntos de sua elevada competência.Como filho de Militar,meu pai,Oficial do Exército,herói da Segunda Guerra,Professor de Educação Física forjado na AMAN,Instrutor no CPOR,ensinou-me grandes e lídimas experiências de vida,até hoje sinto muitas saudades dele,e confesso que com estas bonitas palavras postadas neste espaço da Internet,emocionei-me e me vi forçado a tecer algumas considerações a respeito do que li,por sinal muito bem escrito por Policiais de escol que só dignificam a farda e o distintivo das suas valorosas Corporações.CARONTE e BRAZ ADAMIS,parabéns pelos comentários postados,fico imaginando as bonitas histórias que vcs devem ter em suas memórias.Obrigado.

    Curtir

  3. O mais importante das instituições sao os seres humanos que a fazem. Parabens pela postagens isto o que temos de bom e que atualmente esta faltando….
    um grande abraço a todos……

    Curtir

  4. Sr Caronte e Sr. Braz,

    Espero, que após esta postagem, os senhores e o s demais tenham a oportunidade de se reencontrarem.
    Abraços.

    Curtir

  5. Se a contecimento passado na Alameda Barros em Higienópolis/SP te remete lembranças… Use o meu email para firmamos contato.

    Curtir

  6. sou dessa geração, sendo citado no texto do Caronte, lembro-me de 95% dos nomes citados e joguei muita bola no Colégio das Freiras e no Pacaembu….. na época era o tenente vela, hoje inativado.

    Curtir

  7. Antonio David Vela :
    sou dessa geração, sendo citado no texto do Caronte, lembro-me de 95% dos nomes citados e joguei muita bola no Colégio das Freiras e no Pacaembu….. na época era o tenente vela, hoje inativado.

    Curtir

  8. Caronte :
    Meu caro S.Braz.Adamis.
    Meu querido você me conheceu muito bem e, posso lhe assegurar que não mudei muito, porém, os anos para mim foram difíceis, muitas incursões de trabalho, perseguições e bastantes calos e cicatrizes, tudo derivado do serviço.
    Mas podes ter uma certeza, aqueles amigos e companheiros de serviço “existiram” e, sempre estarão na minha memória e tenho muito orgulho e saudades.
    Dos jogos de dominó no horário de almoço, daqueles jogos de futebol de salão na quadra das Freiras (hoje Shopping Higienópolis), daquelas sacanagens dos Oficiais em pegar as melhores Praças (Lima, Faria, Claudião, etc…) e formarem o melhor time, para nunca perderem. Mas que no final, às vezes não surtiam muito efeito, visto que eu e o Gavenas, entre outros doidões “verdadeiros pernas de paus”, ficávamos na defesa e quando estes Oficiais vinham conduzindo a bola até o nosso gol, com o fim de nos humilhar, tamanha era a surpresa, dávamos bordoada e era bola pra um lado e Oficial para o outro.
    Ai o “Renatinho” vinha querendo impor a sua “Estrela”, sem muito efeito é claro, a satisfação interior e a alma ali naquele momento estava “lavada”.
    E O Bucceroni, dando uma de professor de Educação Fisica, e sempre vendendo aquelas delicias de doces para pagar a mensalidade da Faculdade.
    A! vidinha dificil, mas muito prazeirosa, ali sim tínhamos muitos amigos.
    Quando entrei nesta página e comecei a tecer comentários e sugestões sobre assuntos diversos, confesso que fiquei apreensivo e preocupado, afinal, viemos de uma época onde “fantasmas” ainda nos perseguem, frutos de perseguições políticas e profissionais. Mas esta já é outra história.
    Meu querido eu poderia ficar aqui e declinar inúmeras casos e você se esborrachar em risadas, mas, aguçarei mais a sua curiosidade:
    – Houve uma época em que você estava meio fraco em matemática e, lhe dei de presente um belo livro, aonde acima de tudo, já vinha com respostas e creio que lhe foi de grande valia.
    – Sempre fico no meio dos figurantes, para assim poder apreciar melhor as paisagens e situações, com se fosse aquele famoso diretor de filmes americano “Alfred Hitchcock”.
    – E, os últimos serão sempre os primeiros.
    A você meu amigo um grande abraço e quem sabe podemos nos falar pessoalmente, garanto que será interessante nos reencontrarmos.
    Aos amigos tudo, aos inimigos “Cassetete e Porrada”.
    Às vezes revejo e ouço comentarem dos amigos, Netão (aposentado), o Renatinho (Cel PM Reserva), Brene (Sgt PM aposentado – Marilia/SP) entre outros.
    Um abraço
    Caronte.

    Wilson Roberto da Silva… wilson.brigada@terra.com.br

    Curtir

  9. 19/06/2012 17:21
    Da Tribuna
    Da redação

    Sem proposta concreta

    Olímpio Gomes (PDT) anunciou que o seu partido firmou aliança com o Partido dos Trabalhadores e com o Partido Democrático Trabalhista para o lançamento dos candidatos Alexandre Peres (PT) como prefeito e Eduardo Tonin (PDT) como vice-prefeito para a cidade de Indaiatuba. “Desejo toda a felicidade e que essa parceria prospere”, disse. O deputado criticou a reunião da comissão parlamentar mista criada com a finalidade de avaliar as possibilidades de valorização das carreiras de investigador e de escrivão de Polícia realizada na terça-feira, 19/6. “A reunião só serviu para lamentar o fato de que ainda não recebemos nenhuma proposta concreta do governo”, finalizou. (DA)

    Curtir

  10. Veja nossa situação em São José dos Campos Dr. Gerra:
    Quarta-feira, 20 de Junho de 2012
    São José dos Campos
    15º / 25º
    Tempo nublado com períodos de nublado parcialmente e chuvas
    Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto
    REGIÃO
    June 19, 2012 – 04:00
    Delegado da DIG vai prestar depoimento
    O delegado titular da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de São José, Osmar Henrique de Oliveira, que prestará depoimento

    antonio basílio/ o vale

    Osmar Henrique de Oliveira, acusado por de porte ilegal de armas, deve depor hoje, às 15h, no Fórum de São José dos Campos

    BOM DIA SÃO JOSÉ
    O delegado titular da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de São José, Osmar Henrique de Oliveira, prestará dep oimento à Justiça hoje, às 15h, no processo em que é acusado de porte ilegal de armas e de manter um arsenal de armas de fogo em sua sala, quando era titular do 5º DP (Distrito Policial), na zona leste da cidade.
    Oliveira foi intimado a participar da audiência de instrução e julgamento na 5ª Vara Criminal. Este é o último passo antes da sentença.
    Nesta fase, o juiz ouvirá o depoimento pessoal das partes e as testemunhas.
    O delegado chegou a ser preso em 16 de junho de 2009, por integrantes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime), após denúncia anônima. À época, segundo a promotoria, Oliveira tinha em sua sala um fuzil, um revólver Magnum 357, uma espingarda, duas pistolas marca Glock, uma carabina, uma pistola com numeração raspada e uma sacola com munição para fuzil e pistola.
    A reportagem entrou em contato com o advogado do delegado da DIG, Emerson José de Souza, mas não obteve retorno. Em março, quando a Justiça marcou a data da audiência, o advogado de Oliveira afirmou que as acusações eram “infundadas”.
    “Essa história de arma com numeração raspada não procede. Todas as armas estavam totalmente justificadas”, disse. “Ele é um delegado atuante e sempre combateu o crime organizado, sempre combateu o PCC”, afirmou.

    Curtir

  11. Antonio David Vela :
    sou dessa geração, sendo citado no texto do Caronte, lembro-me de 95% dos nomes citados e joguei muita bola no Colégio das Freiras e no Pacaembu….. na época era o tenente vela, hoje inativado.

    Bom Dia!

    Senhoras e Senhores.

    Ao Sr. Antônio Davi Vela, profissional impar dentro da Polícia Militar, mesmo pelo pequeno espaço de tempo que trabalhamos juntos, transmitiu excelente postura e profissionalismo e, sempre respeitou seus subordinados. Oriundo de família humilde, sempre se destacou diante de seus pares e, acredito que hoje lucra dos seus ótimos frutos.

    Ao meu caro Sebastião Bráz Adamis, meus sinceros agradecimentos e afirmo: “Acredito que continuo como sempre fui” e, posso te adiantar que se eu fizesse uso do meu antigo apelido, certamente muitos me reconheceriam. Como a ideia não é sensacionalismo ou exibicionismo, lhe ofereço umas novas dicas, porém, insisto em permanecer anônimo: “Eu adorava fazer mapas e sempre estava depois do almoço, junto com o Tupizão, Zigomar, Junior o famoso “let’s go” e o Faria na sala ao lado do P1, assistindo ou jogando dominó e eu também gostava muito de tirar um barato no velho Bernardo”.

    Caronte.

    Curtir

  12. Bom Dia!

    Senhoras e Senhores.

    Este ambiente nos faz viajar no tempo, rever amigos e companheiros de trabalho e tricotar comentários a respeito de assuntos variados e em certas ocasiões dizer algumas coisas que muitas vezes estão entaladas na garganta.
    Mas acredito que o intuito deste espaço não é a de denegrir ou desmoralizar ninguém, porém ainda existem pessoas que realmente precisam sair de seus palacetes acarpetados, descerem de seus saltos altos e vestirem as sandálias da humildade.

    Caronte.

    Curtir

  13. Aí Dr. Guerra, vai estourar mesmo aquela bronca da empregada grávida que abortou, é confirmado que um mp. que obteve notoriedade,e levou um esfrega de um cardeal da corregedoria em rede nacional,esteve em um departamento que esteve em evidencia nos ultimos dias,mais exatamente na quinta delegacia de uma das divisões. A bronca postada ´vai estourar mesmo!

    Curtir

  14. Fausto de Souza Nascimento :
    CARONTE,sou Delegado de Polícia,exerço atualmente as minhas funções no DIRD,e em minha ótica de entendimento,como a de muitos colegas,a Polícia como valorosa Instituição que mantém a Ordem Pública,auxiliando a comunidade no seu mister,é uma só,embora ainda haja dois Comandos,a realidade é una e indivisível,sendo certo que,as duas Instituições se completam e formam um braço comum no trato com a Segurança Pública no Brasil.Acredito piamente que,qdo menos esperarmos,tereremos uma Instituição só,exercendo a função Preventiva e Repressiva,considerando o Comando único das duas Corporações,como sói acontecer no Mundo inteiro,e já que estamos em uma aldeia globalizada,a realidade logo se formará,cotejando as duas em um só corpo operativo e diretivo.Realmente,fiquei bem emocianado com as palavras supra,de Policiais da velha e boa guarda,semblante de experiência e verdadeiras e maravilhosas histórias de vida funcional e pessoal a serem contadas e se possível escritas em um livro,cujas experiências podem seguramente serem passadas às novas gerações de Policiais que muito têm a aprender com os Policiais antigos e dotados de larga experiência profissional em assuntos de sua elevada competência.Como filho de Militar,meu pai,Oficial do Exército,herói da Segunda Guerra,Professor de Educação Física forjado na AMAN,Instrutor no CPOR,ensinou-me grandes e lídimas experiências de vida,até hoje sinto muitas saudades dele,e confesso que com estas bonitas palavras postadas neste espaço da Internet,emocionei-me e me vi forçado a tecer algumas considerações a respeito do que li,por sinal muito bem escrito por Policiais de escol que só dignificam a farda e o distintivo das suas valorosas Corporações.CARONTE e BRAZ ADAMIS,parabéns pelos comentários postados,fico imaginando as bonitas histórias que vcs devem ter em suas memórias.Obrigado.

    Dr maçaneta , espero estar aposentado o dia que este absurdo acontecer , se acontecer , DEUS ME LIVRE !!!!!!!!

    Curtir

  15. Policia ?? Militar ??? :

    Fausto de Souza Nascimento :CARONTE,sou Delegado de Polícia,exerço atualmente as minhas funções no DIRD,e em minha ótica de entendimento,como a de muitos colegas,a Polícia como valorosa Instituição que mantém a Ordem Pública,auxiliando a comunidade no seu mister,é uma só,embora ainda haja dois Comandos,a realidade é una e indivisível,sendo certo que,as duas Instituições se completam e formam um braço comum no trato com a Segurança Pública no Brasil.Acredito piamente que,qdo menos esperarmos,tereremos uma Instituição só,exercendo a função Preventiva e Repressiva,considerando o Comando único das duas Corporações,como sói acontecer no Mundo inteiro,e já que estamos em uma aldeia globalizada,a realidade logo se formará,cotejando as duas em um só corpo operativo e diretivo.Realmente,fiquei bem emocianado com as palavras supra,de Policiais da velha e boa guarda,semblante de experiência e verdadeiras e maravilhosas histórias de vida funcional e pessoal a serem contadas e se possível escritas em um livro,cujas experiências podem seguramente serem passadas às novas gerações de Policiais que muito têm a aprender com os Policiais antigos e dotados de larga experiência profissional em assuntos de sua elevada competência.Como filho de Militar,meu pai,Oficial do Exército,herói da Segunda Guerra,Professor de Educação Física forjado na AMAN,Instrutor no CPOR,ensinou-me grandes e lídimas experiências de vida,até hoje sinto muitas saudades dele,e confesso que com estas bonitas palavras postadas neste espaço da Internet,emocionei-me e me vi forçado a tecer algumas considerações a respeito do que li,por sinal muito bem escrito por Policiais de escol que só dignificam a farda e o distintivo das suas valorosas Corporações.CARONTE e BRAZ ADAMIS,parabéns pelos comentários postados,fico imaginando as bonitas histórias que vcs devem ter em suas memórias.Obrigado.

    Dr maçaneta , espero estar aposentado o dia que este absurdo acontecer , se acontecer , DEUS ME LIVRE !!!!!!!!

    Policia ?? Militar ??? Se o que foi sabia mente profetizado pelo Fausto de souza Nascimento, não ocorrer, certamente vc estará muito mal aposentado KKKKKKKKKKKKKKKKK.

    Curtir

Os comentários estão desativados.