Sindpesp prevê ‘apagão’ na Polícia Civil com nova previdência estadual 19

Sindpesp prevê ‘apagão’ na Polícia Civil com nova previdência estadual

Presidente do sindicato dos delegados, Raquel Kobashi Gallinati, entende que a proposta do governo de SP poderá tirar um terço do efetivo da instituição

Sindicado dos delegados teme "apagão" na polícia com a nova previdência paulista

Sindicado dos delegados teme “apagão” na polícia com a nova previdência paulista

Divulgação/Polícia Civil

O Sindpesp (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo) divulgou um estudo, nesta quinta-feira (5), no qual alerta para a possibilidade de redução de até um terço do efetivo da instituição como consequência do projeto de previdência social anunciado pelo governador João Doria (PSDB).

Leia também: Entenda ponto a ponto da reforma da Previdência de São Paulo

O levantamento, elaborado pela categoria com dados retirados do Diário Oficial paulista, apontou que 32% dos 28 mil policiais civis paulistas já reúnem condições para requerer a aposentadoria. Entre os delegados, a porcentagem é ainda maior (43% entre 2.564 profissionais). Entre os investigadores (8.590), cerca de 30,5% têm direito a iniciar o processo.

A presidente do Sindpesp, Raquel Kobashi Gallinati, considera irresponsável o projeto governista e entende que, após a entrada em vigor, poderá provocar um apagão na Polícia Civil paulista, pois as contratações de novos profissionais não deverá suprir a quantidade de perdas no setor.

Leia também: Deputados brigam durante sessão extraordinária na Alesp

“O ritmo das autorizações de concursos públicos do governo estadual não tem suprido, ao longo dos últimos anos, o déficit de funcionários da Polícia Civil, de modo que a defasagem de policiais somente aumentará a partir das novas regras”, avaliou a delegada.

Defasômetro mostra tabela com policiais em condições de solicitar a aposentadoria

Defasômetro mostra tabela com policiais em condições de solicitar a aposentadoria

Reprodução/Sindpesp

Direitos não adquiridos

A delegada Raquel Kobashi Gallinati explica que uma das principais reclamações da categoria em relação à reforma é a retirada de direitos adquiridos, como o abono permanência.

Publicidade

Fechar anúncio

“Fica na mão do governo a decisão se vão ou não receber o abono, além da aposentadoria por integralidade e a paridade. Assim, o governo decidirá, de acordo com sua conveniência, uma vez que o direito adquirido não está resguardado na PEC [Proposta de Emenda Constitucional] enviada pelo governo federal ao Congresso.

Atualmente, as funcionárias públicas do estado se aposentam aos 55 anos de idade e 30 anos de contribuição, enquanto os homens trabalham até os 60 anos e contribuem por 35 anos. Com a Reforma, as idades subiriam para 62 e 65 anos, respectivamente, e o tempo de contribuição seria de 25 anos para ambos. O tempo de contribuição diminuiria, mas o valor da contribuição aumentaria de 11 para 14% dos salários, calcula o Sindpesp.

“Nós entendemos que seja necessária uma reforma, mas entendemos também que não [seja realizada] com sacrifício demasiado, além da Constituição, ferindo todos os direitos dos servidores. E sem a discussão. Fere a democracia. E o estado democrático de direito”, complementou a delegada.

Déficit

A delegada Raquel Kobashi Gallinati também ressaltou que a Polícia Civil já sofre com um déficit de aproximadamente de 13 mil servidores e, após a aprovação da nova previdência estadual, tal rombo poderá chegar a 22 mil funcionários. “O governador João Doria não analisou as consequências de sua nova previdência social para a segurança pública”, finalizou.

Outro lado

A reportagem do R7 enviou um e-mail para a assessoria de imprensa da SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo) para obter uma posição do órgão sobre as críticas do Sindpesp em relação à proposta da previdência social do Estado, mas não houve resposta até a publicação desta matéria

  1. O Dr. Olim já mostrou qual o caminho a seguir, resta o pessoal tomar uma atitude de “cabra macho” e aposentar.

    Curtir

  2. Apagão????????????????? Tá apagada faz tempoooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E quem fica vai carregar tudo nas costas, o que vai gerar muita discórdia . Talvez seja essa a intenção né????

    Curtir

  3. Para apagar o que resta basta um sopro.
    Já não tem luz no fim do túnel faz tempo, apagar o que?
    Enfim, o último que sair apaga a luz.

    Curtir

  4. Lembro-me quando era pequeno, morador da periferia da capital de SP.
    Quando via uma viatura da Polícia Civil minha mãe sabendo que eu queria me tornar policial me dizia ” olha filho, estude para se tornar um deles. Se for policial seja Civil. É outra história!” Cresci vendo o respeito que uma barca da PC impunha á época.

    Por incrível que pareca, o tempo passou. Ouvi os conselhos de minha mãe e passei pela PM e por escolha vim para a PC.
    Se eu soubesse como isso aqui estava……Ah minha mãe! Ao menos te dei um pouco de orgulho.
    Mas em 2020 mudo os rumos.

    Curtir

  5. O que sempre digo só fica pra quem tá bom: Chefe dos Investigadores ladrão com direito a viatura descaracterizada, gasolina do estado e um salário estimado hoje em R$ 9.000,00 e um bando de puxa saco pra ficar num lugar bom como na política.
    Tem que acabar um esse cargo comissionado de chefe porque pra fim não passa de formação de quadrilha e os Agentes tem que criar vergonha na cara e parar de puxar saco e trabalhar corretamente…
    Se não tiver bom pro Agente se aposenta simples, nada de fazer serviços sujos pro chefe dos Investigadores.
    Pouco com Deus muito, muito sem Deus não nada.
    Tem que Extinguir o cargo de chefe dos Investigadores que acabará a quadrilha, consequentemente a liberdade em fazer uma investigação sem perseguição e forjado, área livre para qualquer cargo da polícia Judiciária investigar igual a Polícia Federal.
    Delegado é o Chefe de Polícia, porque 99% dos assédios morais são cometido por chefes ignorantes. Graças a Deus nunca tive problemas com Delegado, por que será?
    Porque quem realmente tem discernimento das coisas, inteligência e o poder da caneta não fica dando o famoso bonde nem perseguindo funcionários.

    Curtir

    • Vc nunca teve problema com delegado porque deve ser um lambe saco de delegado, se quer ser Investigador estude e passe no concurso ou melhor estude e passe para delegado e para de mimi ai segundo vc será o chefe de policia.
      Mas lembre-se quem nomeia o chefe dos Investigadores é um Delegado.

      Curtir

  6. Por que a Polícia Civil do Estado de São Paulo não vai pra frente?
    Porque tem uma salada de cargos batendo cabeça, onde só um poderia resolver o Delegado que teve formação acadêmica para tanto: Sociologia
    Ciência Política
    Introdução ao Direito
    Português Jurídico
    Direito Romano
    Psicologia Jurídica
    Direito Civil
    Direito Penal
    Direito Constitucional
    Direito Econômico
    Direito do Trabalho
    Direito Administrativo
    Direito Penal
    Direito do Trabalho
    Direito Processual
    Direito Tributário
    Direito Civil (estudo de contratos)
    Direito Civil
    Direito Processual
    Direito Empresarial
    Direito Tributário
    Prática Jurídica (Cível)
    Prática Jurídica (Penal)
    Direito Eleitoral
    Direito Internacional Público
    Ética do Profissional Jurídico
    Prática Jurídica (Trabalhista)
    Prática Jurídica (Administrativo)
    Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

    Ciência Política
    Introdução ao Direito
    Português Jurídico
    Direito Romano
    Direito Civil
    Direito Constitucional
    Direito Internacional Público
    Ética do Profissional Jurídico
    Prática Jurídica Trabalhista
    Psicologia Jurídica
    Quem tem discernimento para ser Chefe de Polícia é o Delegado, este sabe com sua inteligência se um Agente é capaz de exercer certas funções e não o Investigador.
    Reestruturação como em outros Estados que ganham muito mais do em São Paulo, assim como nos moldes da Polícia Federal. Só assim a polícia vai pra frente.
    Na minha carreira Polícial pude constatar com a devida vênia, que 70% dos Chefes dos Investigadores são ignorantes, ladrão, burros metidos a honesto cheio de puxa saco -Aposenta- 30% dos Chefes dos Investigadores são novos educados, inteligentes, respeitosos, honestos e não agem ingnorantemente as espreitas prejudicando seu irmão de distintivo.
    O sistema corrupto vem da politica.
    Se só ficar policial honesto a polícia ganhará credibilidade.
    O que é mais difícil é ver bandidos pagando de santo e implicanedo com policial honesto, ainda perseguindo policial honesto perdendo tempo e dinheiro com apenas o intuito de denegrir o próprio colega de profissão.
    Agentes dignidade própria.
    Investigador não serve pra ser Chefe porque tratam seus supostos subordinados com arrogância, ignorância, desconfiança, inverte o ônus da prova e investigação…
    Chefe dos Investigadores só poderiam ser chefe se aprendessem com os Sargentos da Polícia Militar e fizessem curso na Escola Superior de Sargentos e a respectiva Reciclagem na Acadepol.
    PM ninguém fica para trás. União
    PC cada um por si e Deus pra todos.
    Tem de deve haver intercâmbio entre as Policiais Civis, Federal e Militares de com se comportar e se unir.
    Ninguém de fora pode opinar na Polícia devemos nos impor como lei e respeitado, as corregedores não devem deixar qualquer um do povo deitar e rolar em cima de um colega de profissão muito menso advogados/povão que acham que estão acima da Polícia.
    Delegado tem que ter peito e Chefe do Investigadores tem que ser Extintos.
    A gente não precisa de Bandidos, Estelionatários, Traficantes para fazer Polícia Judiciária, nem prejudicar colegas sem culpa formada.
    Nunca fui injustiçado graças a Delegados que tem inteligência maior do que do Chefe dos Investigadores. Graças a Deus!

    Curtir

    • Estas chefias são assim mesmo. Eu ainda nunca trabalhei com um chefe 100% honesto, mas 100% gente fina um monte. 😂😂

      Parecem ser um “mal necessário” para não sujar o bom nome do “Seu Titu”. Kkkk

      Isso não vai mudar nunca. Quem investiga político? Quem tem a cadeira sempre ganha o PLUS. Deu “dor de cabeça”, vai trabalhar na divisa, montanha ou com vista para o mar se o policial for do DECAP.
      Para quem não interessa uma reestruturação de carreiras? Só vc ver os comentários “separatistas”. Kkkk

      Faça algo se não estiver feliz, pq essa lenga-lenga irá continuar até se fecharem as portas.
      Só leve em conta estas coisas se quiser bater de frente com o Investigador Chefe Ladrão…

      O cara tem experiência de sobra em tudo em questão de “maldade” e “pilantragem”.
      O cara tem rabo preso com gente grande e vice-versa.
      O cara, provavelmente, tem Contatos na corregedoria e, talvez, até na política.
      Vc terá de saber quais são as recolhas dele, de quem recebe e quando recebe entre milhares de outras presepadas.

      Na boa… Não vale à pena. Mais fácil vc mudar de local de trabalho, carreira ou profissão. Nós mesmos prostituímo-nos. Carreiras sem Sindicato, pois é Natimorto. Sem esperança mesmo. Aí as carreiras que detêm a maioria dos policiais dão passa moleque nos outros e assim por diante em todas as carreiras. O mais triste é quando depois de muitos anos fazendo um curso na ACADEMIA p primeira classe e vc vê “os doutores sem doutorado” falando as mesmas groselhas de sempre. Cansei de deixar sem graça essas figuras na frente dos outros alunos. Quando ficam sem resposta (coisa mais comum naquele lugar) eles dizem o famoso: cada um com seus problemas!
      Fácil dizer isso quando sua carreira é a detentora da maioria dos policiais ou é quem detém as rédeas de negociações.

      Que se exploda tudo!!! Faço a minha e que se exploda o resto ou ache ruim. Ninguém me ajuda ou ajuda minha carreira, então eu dou meus pulos. Afinal ninguém lutará por mim ou paga as minhas contas.

      Sucesso colega e muita paciência… Afinal vc tem muita grama para pastar ainda.

      Curtir

    • Quem tem discernimento para ser Chefe de Polícia é o Delegado, este sabe com sua inteligência se um Agente é capaz de exercer certas funções e não o Investigador. ( kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)

      Pelo amor de Deus amigo menos vai, bem menos! Delegado que sai da Faculdade e passa num concurso da CIVIL, não tem noção do que é ser Polícia, e vc vem me falar que ele sabe mais que um antigão que está a anos na Polícia, menos vai bem menos!

      Pode ate saber de Lei, mas sobre o trabalho Policial nao!

      Curtir

  7. Agente Secreto, me parece que vc esta no veneno com os chefes dos investigadores. O que eles aprontaram com vc ?? Colega (é assim que me refiro a todos os integrantes da nossa instituição), faça seu trampo, trate todos com cordialidade, mas sem ser trouxa, imponha-se quando necessário e toque a vida irmão.

    Curtir

  8. Bom Dia
    Senhoras e Senhores.

    Esse descaso proposital com a Polícia Civil do Estado de São Paulo começou desde a administração do finado André Franco Montoro que reconheceu a Academia do Barro Branco como sendo de nível superior e por conseguinte, equiparou o salário dos Oficiais da PM com os Delegados de Polícia.

    Diga-se de passagem, os mesmos Oficiais que recebiam à época o mesmo salário que Investigadores e Escrivães de Polícia.

    Mesmo hoje com o reconhecimento do nível superior para as Carreiras de Investigadores e Escrivães não chega a nada, pois ganharam o reconhecimento, mas não levaram os louros salariais.

    Então desde então a Polícia Civil vem sendo preterida, pois sua verba orçamentária bem como as contratações dependem de verbas da Secretaria da Fazenda, diferentemente dos da PM.

    Seguindo esse pensamento percebemos que tanto o governo atual quanto os anteriores nunca estiveram a favor de uma política de segurança no tocante a investigações, elucidações e prisões, pois se assim pensassem de modo positivo não teríamos mais de cem mil mandados de prisões para serem cumpridos no Estado de São Paulo.

    Enfraquecem a Polícia Civil, deixam de efetuar novos concursos e ainda desestimulam eventuais interessados pois a política de aposentadoria e direitos não são respeitados.

    É uma vergonha ter que observar que o Estado mais rico da Federação é o que não cumpre com sua obrigação tampouco respeita servidor público.

    Diante deste pensamento chego a pensar:

    Essa reforma previdenciária é necessária mesmo ou o Estado deveria fazer o seu papel e agir de acordo com as necessidades e cortar o mau pela raiz e começar a extinguir benefícios a quem de fato não merece?

    Podemos imaginar que exista benefícios estratosféricos, mas estes são de fato merecidos ou foram propiciados por leis que já deveriam ter sido extinta?

    Será que existe dependentes que recebem a décadas sem nunca terem trabalhado e o que pior o aposentado ter morrido à décadas e seus pretensos dependentes nem serem mais filhos e eventuais netos?

    Ou ainda pior:

    Com a criação da SPPREV aonde foi parar todo patrimônio do IPESP?

    Acho melhor começarmos a pensar com mais cuidado sobre certas atitudes negativas que querem nos implantar.

    Caronte

    Curtir

  9. Agente secreto, vc pegou a grade da faculdade de Direito dos Delegados e fez uma tese que por eles terem estudado esta grade são os unicos capazes de gerir uma Delegacia, ok… a pergunta é.. vc ja viu o edital para ser Investigador e Escrivão de Policia ? Cai a maioria desta grade e muito mais que não ensinam na Faculdade de Direito… Alem disso, muitos são formados em outras faculdades… hj a rande maioria dos Escrivaes e Investigadores passaram na Ordem dos Advogados .. procura se informar estamos em 2019 quase 2020..

    Curtir

    • Sou Atendente de Necrotério e tbm tenho OaB
      Aliás., a formação dos novatos e muitos antigos é tão boa quanto as dos Nível Universitário.
      A policia tem boa formação, oq falta e dar eficiência pra essa mão de obra subutilizada.

      Curtir

    • Bom dia ,apesar de vc estar certo na sua colocação ,ainda percebo a distinção entre carreiras ,sempre umas se achando melhores que as outras,te garanto que não só investigadores e escrivaes possuem condições de tirar a OAB,mas sim integrantes de todas as carreiras possuem essas condições.
      Vc pode até pensar como eu ,porém na hora de escrever citou apenas tira e escriba,se foi esse o caso ,minhas desculpas , se não foi, vc é só mais um a defender a divisão que existe hj , abraços

      Curtir

    • Polícia de alto nível que vive de salário nível médio praticando atribuicoes de delegados com medo de uma ripada. Sem comentários adicionais, afinal correm da cartilha sipesp/ sepesp com o diabo da cruz. Tem mais é que levar no lombo mesmo…

      Curtir

Os comentários estão desativados.