Policial civil atirou contra seis por disputa de escolta a muambeiros em SP 32

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

16/10/2019 13h00

Resumo da notícia

  • Policial que cobra por escolta brigou com homem que também queria prestar o serviço
  • Além de atingir o rival, o policial acertou outras cinco mulheres durante a briga
  • Policia alegou legítima defesa e segue com escolta a muambeiros na região central

Na manhã de 6 de outubro, um domingo, seis pessoas foram baleadas na região do parque Dom Pedro 2º, centro da capital paulista. Segundo as primeiras informações, divulgadas pela PM (Polícia Militar), houve uma briga entre ambulantes. Depoimento do autor do crime à delegacia, no entanto, aponta para outra motivação.

O UOL identificou com investigadores que houve uma briga envolvendo um policial civil e um muambeiro pela disputa da escolta de vendedores que chegam do Paraguai com mercadorias contrabandeados e que precisam de ajuda para conseguir chegar até a região da rua 25 de março.

Um homem e cinco mulheres foram baleados por volta das 10h10 daquele domingo. O policial civil conhecido como Ricardo Firmeza, se apresentou ao 1º DP (Distrito Policial), na Sé, e assumiu ter atirado contra as seis pessoas. O sobrenome dele não foi confirmado.

Um inquérito foi instaurado contra o policial. Alegando legítima defesa, ele foi liberado. A reportagem apurou que ele continua prestando serviço de escolta ilegal na região.

Naquela manhã, havia dezenas de muambeiros na região. Eles tinham acabado de chegar do Paraguai. Em média, chegam 20 ônibus por dia do país vizinho até a região, de acordo com investigadores. De lá, eles costumam ser escoltados por policiais em folga até a região da 25 de março.

Testemunhas do crime, entrevistadas pelo UOL sob anonimato, apontam que um muambeiro, sem emprego e não identificado, começou a querer disputar esse serviço de escolta e bateu boca com Ricardo Firmeza.

As testemunhas disseram que o muambeiro deu um tapa no rosto do policial, que revidou atirando. Imagens de câmeras de segurança mostram o policial atirando contra o muambeiro que já estava no chão. O estado de saúde dele era considerado grave, mas a polícia não atualizou a informação. Além dele, outras cinco mulheres foram atingidas em áreas do corpo que não geram risco de morte.

Ricardo Firmeza trabalhava no DHPP (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa). Ao ser identificado prestando serviços de escola para muambeiros, foi deslocado ao 36º DP, na Vila Mariana. A reportagem não conseguiu localizar o policial, nem sua defesa.

Procurada, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) informou que “o caso é investigado pela Corregedoria da Polícia Civil, que recebeu o inquérito policial instaurado pelo 1º DP”.

“Vítimas e testemunhas foram ouvidas e imagens de câmeras de segurança da região solicitadas”, diz a secretaria

  1. A verdade é que essas escoltas de muambeiros já virou disputa antiga entre policiais e PCC. A reportagem omitiu isso, pois é praticamente certo que a “vítima” baleada pelo policial seja mala, afinal alguém já viu paisano querendo fazer escolta?

    Não trabalho no centro de SP, mas já é fato notório que o PCC está mandando em quase tudo nesses locais de comércio popular, e de pirataria.

    Curtir

  2. Só me resta dizer uma coisa “mais uma vaga em aberto pra tira” esse lixo vai pra rua quero ver quem vai dar emprego de esxolta pra esse lixo que se diz investigador kkkkkkkk bico nao é confiavel só lembram de vc pq tem porte de arma caso contrario quer que se foda; se eu ver um policia fazendo bico eu meto ele no papel e foda se.

    Curtir

        • Blindada boca de veludo já está velhinho , só toma leite de tromba, não sabe mais o que fala, o tapa na cara deixou ele retardado , pelo menos não deve mais caguetar ninguém

          Curtir

  3. Como se fosse a 1ª vez que isso acontecesse no local. Essa área é cheia de polícia achacando muambeiros ou dando cobertura para as falcatruas que acontecem no local.Feirinha da Madrugada, Shopping do Pari, Largo da Concórdia, tudo boca de propina. Aquela que o Seccional disse que iria acabar.

    Curtir

  4. Aguardando os comentários do Vitória na Guerra e Tira Véio dizendo que esse PC merece tudo de ruim e bla bla bla….

    Opa, pera, não é PM….então abafa, é um fato isolado

    Curtir

    • Circo Completo

      Já que está ansioso para ver meu comentário, se masturbe então…

      Independentemente da Polícia que for, fez, e foi pego, vai responder.

      Agora, PUTA CAGADA fez o Polícia.

      Se me acompanha sabe da minha posição: CADA CACHORRO QUE LAMBA SUA CACETA.

      Simples assim!

      Curtir

  5. esse firmeza e carcereiro e recolha de delegacia
    nao sabia que estava na merda fazendo bico para moambeiro e olha que agora ameacaram os moambeiros e os onibus estao parando na cantareira onde amigo do GOLIAS esta arrebentando de ganhar grana , onde se manda foto aqui? la chega droga arma etc

    Curtir

  6. Rezo e torço diuturnamente para que esse “engomadinho”, quando do eventual anúncio de aumento, valorize o N.U. dos Tiras e Escribas, da seguinte forma: Aqueles que efetivamente possuam o nível superior, seja agraciado com o N.U.efetivo, enquanto que aqueles de nível médio com o de médio e por derradeiro aqueles que possuem o nível daquele sujeito que está trancafiado em Curitiba, o respectivo nível. K.K.K.K.K. Rapaz, o que tinha de anarfas correndo para essas faculdades de
    fins de semana, como diz aquela gíria, não estava no gibi. Aí sim !, os anarfas, principalmente esses três pederastas acima, iriam parar de falar asneiras pelo furico e iriam estudar. Como já disse, essas três tranqueiras, não valem uma bufa de minha cachorrinha. Vão estudar, cambada de ociosos. K.K.K.K.K.K.K.K E, me ajudem aí ó !……

    Curtir

  7. Esse transgressor, logo mais estará no olho da rua,. Espero que ele não venha aqui e diga que é ” ex tira por opção”. K.K.K.K.K.K. E, me ajudem aí ó !….

    Curtir

  8. Fernandão bundão, pára de cheirar o bagulho do chefe ! K.K.K.K.K.KK.E, me ajude aí ó !…

    Curtir

  9. Ei, seboso fedorento !, vai lavar esse furico galado, pois está exalando mau cheiro até por essas bandas. Eita tranqueira da porra !. K.K.K.K.K.K. E, me ajude aí ó !…

    Curtir

  10. Pczão, vem fazer uma gulosa no paizão !. K.K.K.K.K.K.K.E, me ajude aí ó !…..

    Curtir

    • Não cansa de passar vergonha, e um doente mental mesmo, acho que o tapa na cara e a cabeçada no seu da boca afetou não só a dignidade mas a cabeça tb, como pode ser tão demente.

      Curtir

    • Quer q eu coloque uma peruca p ficar igual suas amigas de tromba tambem? Vc nao me engana nao menina levada, vc eh do babado!

      Curtir

  11. Ó Lixão anarfa !, aqui é Classe Especial puro sangue.K.K.K.K.K.K.K. E, me ajude aí ó !…..

    Curtir

  12. Ei, bicholas ! agora apareceu mais um para o time de vocês, ou seja um tal de Franchesckobicha. Cuidado, pois pelo ânimos que ele demonstrou, vocês vão ter que domá-lo, pois ele demonstrou na fala que teria perdido uma “mamatazinha” e encontra-se duro. K.K.K.K.K.K. E, me ajudem aí ó !….

    Curtir

  13. Esse engomadinho está governando do jeito que eu gosto !. Pois logo mais essas tranqueiras acima, irão tão somente cuidar dos cães e cavalos dos respectivos batalhões. E, não adianta cara feia. Ei !, avistou um classe especial, incontinente é bater os cascos e ofertar continência. Mais um aviso !, desobedeceu, é Romão gomes direto. k.k.k.k.k.k.k.e, ME AJUDE AI Ó !.

    Curtir

  14. K.K.K.K.K.K.KK… É o ” quarteto em si “, ou seja, quatro bicholas contumazes que idolatram trombas, visto que consoante os incessantemente e diversos acessos, não as tiram das respectivas bocas para mamarem o leite.K.K.K.K.K.K.K.K. E, me ajudem aí ó !….

    Curtir

  15. ta filtrando tudo heimmm falou do rei é bloqueado

    meu ip189.33.209.4.4

    para ninguem vender kkkkkk fumaças nem informacoes

    Curtir

  16. Pra meter alguém no papel, primeiro vc terá q se alfabetizar.
    Pois, com essa escrita sua, por certo você se formou no sobral! … O resto do antigo MOBRAL
    Analfabeto!

    Curtir

  17. O CARA EXECUTOU O OUTRO QUE ESTAVA CAIDO NO CHÃO, JA FORAM ENVIADAS IMAGENS AO mp QUERO VER O DISTRITO JUSTIFICAR O ABAFO DA TRAGEDIA, O CARA ESTA SOLTO TRABALHANDO? POR BEM MESNO SE VAI PRESO ESSA POLICIA VIROU POLICIA DE LADRAO E ASSASSINO ESSE CARA ESTA DESCONTROLADO ERA RECOLHA AGORA ESTA NA MERDA ESTA SURTANDO

    Curtir

  18. Cada comentários que tenho vergonha de ser Policial Civil há 20 anos…Meu Deus…Tenha pena deste Brindadão…

    Curtir

Os comentários estão desativados.