PEC da Polícia Penal – Agente penitenciário será reconhecido constitucionalmente como policial 65

Câmara aprova em primeiro turno PEC que transforma agente penitenciário em polícia

Com a proposta, que recebeu 402 votos favoráveis e 8 contrários, os policiais penais poderiam fazer a escolta e custódia de presos

Angela Boldrini
Brasília

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou em primeiro turno nesta quarta-feira (9) proposta de emenda à Constituição que cria a polícia penal, dando status policial para os agentes penitenciários.

Foram 402 votos favoráveis e 8 contrários. Ainda é preciso votar o texto em segundo turno para que a proposta, que já passou pelo Senado, seja promulgada.

A proposta inclui os agentes penitenciários no artigo 144 da Constituição, ao lado de policiais militares, federais, civis, rodoviários e ferroviários.

Eles serão vinculados tanto à União, no caso da polícia penal federal, quanto aos estados, no caso das estaduais e distritais. De acordo com a PEC, cabe aos novos policiais a segurança dos estabelecimentos penais.

Outras atribuições devem ser definidas por meio de lei específica de iniciativa do Executivo. Os agentes penitenciários já possuem porte de arma de fogo.

Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília
Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília – 18.set.2019 – Pedro Ladeira/Folhapress

Com a proposta, os policiais penais poderiam fazer a escolta e custódia de presos. De acordo com manifesto do Sindcop (sindicato de agentes penitenciários), “a PEC da Polícia Penal não atribui poderes de polícia aos agentes penitenciários”. “Ela simplesmente reconhece como uma atividade policial o poder de polícia que o agente penitenciário já tem dentro do sistema penitenciário”, dizem.

Eles afirmam não haver conflitos entre as competências que seriam atribuídas à polícia penal e às já existentes. “A Policia Civil não quer mais exercer a função de carceragem de presos provisórios. Vale lembrar que o estado de São Paulo ainda possui cerca de 2 mil presos nas carceragens da Polícia Civil. A Polícia Militar também não quer fazer custódia e escolta de presos”, afirmam no texto. A descrição de funções específicas não consta no texto da PEC.

Durante semanas, grupos de agentes penitenciários se manifestaram em Brasília pela aprovação da proposta. Eles permaneceram no plenário durante toda a sessão.

O texto teve amplo apoio de partidos da Casa, incluindo siglas de espectros políticos opostos. Deputados de partidos da oposição, como o PSOL, falaram a favor da matéria.

Segundo deputados da oposição ouvidos pela Folha, a estratégia política foi a de evitar se colocar em uma posição que fortalecesse o discurso de aliados do presidente Jair Bolsonaro de que as siglas de esquerda sempre se posicionam contra policiais.

Presídio masculino no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA), palco em 2013 de algumas das maiores rebeliões do país
Presídio masculino no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA), palco em 2013 de algumas das maiores rebeliões do país – 16.ago.2019 – Zanone Fraissat/Folhapress

Em seu discurso, por exemplo, Marcelo Freixo (PSOL-RJ) afirmou que é preciso que campos progressistas não vejam todas as polícias como contrárias aos direitos humanos e disse estar junto com a categoria para evitar a privatização de presídios.

Além disso, afirmam que a decisão pode tornar mais fácil uma regulamentação da carreira dos agentes.

O tema, porém, não é pacificado. Ao menos 38 entidades ligadas aos direitos humanos e segurança pública, como Pastoral Carcerária, Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e Conectas, assinaram carta contrária à proposta nesta segunda-feira (7).

“A criação de uma polícia penal intensifica as condições precárias dos trabalhadores do sistema penal para além de reduzir a transparência e o controle externo em um sistema prisional estruturado por problemas endêmicos de corrupção, violência e violação de direitos”, diz o texto.

  1. Qual a necessidade disso? Já fazem escolta de presos basta ir aos Fóruns Criminais e ver com os próprios olhos Ag Penitenciários conduzindo presos para as respectivas audiências. Estão apenas criando um “nome fantasia “, e podem ter certeza, alguns integrantes da carreira vão criar asas…

    Curtido por 1 pessoa

    • Longe disso de só criar um nome!!
      Começa assim: Aprova isso aí, é só uma nomenclatura, aí aprova se, no dia seguinte temos mais gente no ART 144 da CF. Pronto, agora um deputado eleitoreiro cria um projeto para igualar direitos e por aí vai, quando for ver, a categoria segurança pública já vai tá englobando guarda municipal, porteiro de escola, de prédios guarda de banco, de empresas de valores, porteiro de boate, de puteiro de pronto socorro e por aí vai.

      Curtir

    • Já estão batendo asinhas..
      Têm o modus operandi de policial militar despreparado.
      Sem ser policia ostensiva, de manutenção de ordem pública, pre-julgam pela aparência qualquer transeunte que esteja na mesma calçada que eles. Se acham “Elite” porque andam “swatizados” a bordo de Hilux (igual ROTA?!).
      Daqui a pouco, vão querer tomar o lugar das Guardas Civis e entrar em qualquer beco onde entendam que se deparam com um “flagrante” de tráfico. Aí vão fazer quem nem GMs: deixar a função principal para caçar pé-de-chinelo em favela miserável.
      Quem vai garantir a segurança do patrimônio municipal? Um guarda, que vai querer ser polícia…
      Quem vai garantir a vigilância penitenciária: Um guarda, que vai querer ser policia…
      Conforme disse um comentarista, só espaço para político e promessa populista. É o círculo vicioso.
      P.S: E a seita agindo no interior das cadeias na cara dos “policiais penais”…

      Curtir

      • Melhor ler isso do que ser cego, é muita asneira para uma pessoa só falar meu Deus… as atribuições são relacionadas a execução penal, você acha mesmo que esses agentes vão se preocupar em correr atrás de bandido em favela ? esta de sacanagem né ! Para quem entende um pouco de legislação sabe que estava em desalinho essa situação das atribuições que agentes desempenham com a constituição, foi quase que uma correção para que isso não gere problemas futuros ja que nos dias de hoje está uma verdadeira caça as bruxas, e os agentes já desempenham atribuições policiais, revista pessoal, apreendem drogas e armas com visitas e em veículos dentro do perímetro dos presídios, fazem busca em celas e são responsáveis por impor regime disciplinar e penalidades ao preso que tem má conduta dentro do sistema, essas atribuições são relacionadas a atribuições de policia, portanto que em muitos estados ainda existe a carreira de carcereiro da policia civil com essas atribuições e em São Paulo até pouco tempo atrás tinha, viraram agentes no tapetão depois de anos em desvio de função….Eu ainda estou querendo entender esse seu desespero kkkk bateu um desespero no cara que ele desembestou em falar, isso é medo do que ? kkkk misturou alhos com bugalhos e até a guarda municipal ele colocou no meio, qual é sua preocupação referente a essa questão amiguinho ? você é PC ? se for! mostra bem o porque a policia civil está as mínguas, quer falar sobre desvio de função ? olhe na própria PC como funciona, quer falar sobre usurpar atribuições ? se preocupe com a PM , ela sim anda fazendo o papel da PC, por tanto que nem os aprovados em concursos da PC o governador anda chamando… a pc está falida por culpa das pessoas que fazem parte dela, é cada um que vou te contar enh kk so rindo !

        Curtir

        • “uma ótima classe que agora com esse nome de policia vai ser taxada de corrupta”.
          Primeiro, vá cuidar de recuperar todos celulares os que estão nas cadeias, nas celas, vai.
          Mas é para recuperar, não é para fazer leasing/aluguel de celular com detento não, viu?!
          “são responsáveis por impor regime disciplinar e penalidades ao preso que tem má conduta dentro do sistema”: isso vale pro pessoal da Seita que age dentro e fora dos presídios, ou só com “detento cachorro morto”?

          Curtir

          • pai amado é muita groselha para um pessoa só falar, da onde vem esse tipo de gente? será que isso está dentro da PC ? não é possível kkkkk

            Curtir

      • Eduardo, vc disse tudo. Ja vi vários bondes da sap nas ruas de SP, os caras igual pm, com cara de brabão, braço para fora da vtr, enquanto dentro dos presídios …

        Curtir

  2. Existe todo tipo legislativa , rodoviária, ferroviária, judiciária , militar e federal
    Agora uma penitenciária qual problema ? Salário é o mesmo pessoal ficam na paz !

    Curtir

  3. uma ótima classe que agora com esse nome de policia vai ser taxada de corrupta e assassina. Porém quando se fala em respaldo legal para as atribuições dentro da execução penal essa pec veio para alinhar a logica.

    Curtir

  4. Muita vaidade para pouca coisa.

    Por isso a segurança não vai para frente: brigas de egos, nomenclaturas

    Eu aceito a nomenclatura Agente Penitenciário e ganhar um salário de perito

    Curtir

  5. Será que após o flagrante eleborado na delegacia poderá encaminhar o preso direto para penitenciária?

    Curtir

  6. Vai subindo!
    GCM, PM, ASP e Segurança do metrô e prefeituras.
    Vejam senhores são carreiras única.
    União!

    Curtir

  7. Vamos ver se agora vão retirar a PM da escolta de presos. Aliás, já que agora o Agente de Escolta e vigilância penitenciária é polícia, já podem embarcar o preso na DP para levar nas audiências de custódia nos Tribunais de Justiça. Os maiores beneficiados com isto são as polícias Civil e Militar.

    Curtir

  8. só espero que ñ suba pra cabeça eu sou puliça e vai em cana por desvio de conduta $$$$$$

    Curtir

  9. Aposto que se passar a da Polícia Científica vai passar também. Credo. Vai virar terceira ou quarta polícia mesmo.

    Curtir

  10. Boa tarde senhores,

    Informações do Gabinete do SSP dão conta de que o projeto encaminhado pelo Governador João Dória ao Secretário Meirelles está em fase final de aprovação. Esqueçam o que foi dito até agora. Na realidade o ponto polêmico do Projeto reside no fato de que a PM está entre os oito melhores salários da Federação, enquanto o da PC está margeando as últimas posições.
    A fim de não causar um mal estar estão tentando adequar o Projeto de forma a agradar ambas as instituições.
    Mas o que importa é que já existem os índices de aumento escalonado para os integrantes da Polícia Civil. Vamos lá:

    1) o RETP será EXTINTO, sendo criado um único salário (subsídio), somando-se os valores.
    2) Criação de um adicional para os policiais da ativa, o AECP, no valor de R$ 1.500,00 para as carreiras de nível médio, R$ 2.500,00 para as carreiras de nível universitário e R$ 3.250,00 para os Delegados de Polícia. O objetivo deste adicional é evitar a evasão em massa de mais 890 policiais aptos a se aposentar em 2020;
    3) Auxílio alimentação de R$ 820,00 a todos;
    4) Reajuste de 5,5 % em Novembro e 5,5% em Dezembro de 2.019;
    5) Reajustes de 9% + inflação do período em Abril e 9% + inflação do período em Outubro de 2.020 e 2.021, totalizando 36% em dois anos. Para 2.022 o Governo estudará o escalonamento a fim de tentar cumprir a meta de melhor salário do Brasil, ou ao menos deixar a Polícia Paulista entre os cinco melhores. (Nesse ponto reside o problema do Projeto, pois a PM seria contemplada igualmente à PC até o item 4, mas os reajustes de 2.020 e 2.021 somariam 18%, ou seja, metade do disponibilizado à PC);
    6) Existia a possibilidade de acrescer aos vencimentos dos Policiais Civis e Militares um Adicional de Periculosidade, em substituição ao de Insalubridade, que seria mais benéfico, no valor aproximado de R$ 1.200,00 para as carreiras operacionais, mas até o momento não foi confirmado.

    Uma das pautas incluídas seria a privatização do Hospital do Servidor Público, com a contratação de plano de saúde corporativo em três níveis (básico, intermediário e pleno), mas o Governo refutou a ideia, ao menos por enquanto, por não se tratar de um assunto tão simples de ser tratado, havendo a necessidade de um Projeto a parte neste sentido.

    Por enquanto é isso senhores. O anúncio oficial será feito por meio de coletiva de imprensa, as 14:00 horas do dia 31/10, na sede da SSP, onde estarão presentes o SSP, o DGP e Comandante Geral da PM, além do Governador Dória, o Vice Rodrigo Garcia e o Secretário Meirelles. Aguardemos o tão esperado dia 31/10.
    Forte abraço aos colegas !

    Curtir

    • Não sei quem inventou esse texto, mas que é uma mentira muito bem elaborada, é.

      Bom, vamos aguardar o dia 31. Este dia será o divisor de águas. Ou daremos uma chance ao Doria ou ele fará parte da safra de Alckmin, Serra e afins e acabará com seus 4% em 2022.

      Curtir

    • Ninguém é mais cético que eu acerca das intenções do Tucano Dória. Então vou analisar os pontos desse suposto reajuste que supostamente virá no final de outubro:
      .
      “1) o RETP será EXTINTO, sendo criado um único salário (subsídio), somando-se os valores.”
      – Só a extinção dessa excrecência chamada RETP que funciona na base do “Ó, agora metade do seu salário de fome chama-se RETP então você nunca mais vai ter horas extras ou banco de horas e seus superiores vão abusar muito disso” já seria fantástico. Mas inviável. Fariam o quê com as (Infinitas) horas extras dos policiais: Banco de horas? (AAHAHAHAH), pagar como horas extra? (AHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!!). Não vejo como tirar o RETP. O estado tem dó demais de pagar policiais para fazer isso.
      .
      “2) Criação de um adicional para os policiais da ativa, o AECP, no valor de R$ 1.500,00 para as carreiras de nível médio, R$ 2.500,00 para as carreiras de nível universitário e R$ 3.250,00 para os Delegados de Polícia. O objetivo deste adicional é evitar a evasão em massa de mais 890 policiais aptos a se aposentar em 2020;”
      – O Problema com “adicionais” é que eles tendem a não serem incorporados aos benefícios para efeito de aposentadoria e, eles minguam rapidamente com o tempo. E não vejo pra quê dar adicionais pra Delta. Não me lembro que haja evasão significativa deles. Além do quê, sairia mais barato fazer concursos pra preencher as 890 vagas já que o calça branca entra ganhando menos.
      .
      “3) Auxílio alimentação de R$ 820,00 a todos;”
      – Isso aumentaria de sobremaneira os custos do Estado vez que, pelo que entendi também seria dado à PM que tem um contingente enorme de Policiais. Espero que não aconteça pois ver Tucanos onerando os custos do Estado para dar Benefícios a policiais pode romper a ordem natural do universo e destruir tudo o que conhecemos. Em suma: Não boto fé.
      .
      “4) Reajuste de 5,5 % em Novembro e 5,5% em Dezembro de 2.019;”
      – Essa pode acontecer já que os percentuais estão MUITO ABAIXO de qualquer perda que os policiais tenham tido ao longo dos anos. É bem capaz de só vir isso. E o governo do Estado fazer uma propaganda brutal em cima.
      .
      “5) Reajustes de 9% + inflação do período em Abril e 9% + inflação do período em Outubro de 2.020 e 2.021, totalizando 36% em dois anos. Para 2.022 o Governo estudará o escalonamento a fim de tentar cumprir a meta de melhor salário do Brasil, ou ao menos deixar a Polícia Paulista entre os cinco melhores. (Nesse ponto reside o problema do Projeto, pois a PM seria contemplada igualmente à PC até o item 4, mas os reajustes de 2.020 e 2.021 somariam 18%, ou seja, metade do disponibilizado à PC);”
      – Muito complicado. Em política complicação significa má vontade e posteriormente truque. Ai existe um grande perigo de os Tucanos não darem nada e dizerem que deram tudo usando complexos cálculos matemáticos que nem Einstein entenderia.
      .
      “6) Existia a possibilidade de acrescer aos vencimentos dos Policiais Civis e Militares um Adicional de Periculosidade, em substituição ao de Insalubridade, que seria mais benéfico, no valor aproximado de R$ 1.200,00 para as carreiras operacionais, mas até o momento não foi confirmado.”
      – Faria mais sentido e sairia mais barato simplesmente aumentar o adicional de insalubridade que já existe. de todas, essa é a que tem mais chance de ser pura fumaça. Até por isso nem confirmaram. Ia dar muito na cara que era pura balela.

      Curtir

  11. Não precisa mais ninguém ter o título de polícia não caraio, só a PC e a científica/técnica já é o suficiente.
    Criem um novo quadro na PC de patrulheiros e aos poucos coloquem em prática o desejo do Mário Covas de aquartelar os coxas, aos poucos, no máximo em vinte e cinco anos, essas pragas vão sumindo.
    A GCM que cuide das praças e prédios públicos, os coxas que sejam tropas de choque ESPALHADOS em batalhões pelo estado e os agentes penitenciários que continuem cuidando de presos caraio, já não tá bom meu?
    Todos empregados e cada um no seu quadrado né?
    De quem é o iate hein coroné?
    Quem são os mikões traficantes do batalhão da pm de Botucatu hein?
    Tó cansado de cobrar explicações e os nego se escondem viu, é foda.

    Curtir

  12. Eu particularmente não acredito em nada do que foi exposto aí acima. Pergunto : e como fica a minha integralidade e paridade ?. Portanto, se de fato ocorrer ele primeiro tem que rasgar a Constituição Federal, se persistir, nosso Egrégio Poder Judiciário está aí para resolver a pendenga. Se esse “engomadinho” vier a imitar o padrinho dele, sem sombra de dúvidas que ocorrerá uma enxurrada de ações contra o erário estadual. Só para alertá-lo, coincidentemente ontem, recebi informação do Escritório do Dr. Mauro Del Ciello, no qual me informaram que minha ação dos quinquênios foi ganha no ano passado, cuja $oma passa dos setenta pilhas. Eita Tambaba, logo mais estarei aí com minha gatinha ! E, me ajudem aí ó !….

    Curtir

    • Amigão, paridade e integralidade? Você também quer a gratificação pra policial da ativa? Não está feliz com seus %%%%%%%%%%%??? faça me o favor, viu? Espero que ele dê 5% de aumento nos 4 anos e 6 mil de gratificação pros da ativa, sorry.

      Curtir

    • isso já foi feito na Saúde há algum s anos atrás.l pelo xuxu…4000 de produtividade médica para todos medicos da ativa, sem reajuste no base, sem direito a incorporacao proporcional na aposentadoria e sem extensão aos aposentados. Precedente tem.

      Curtir

  13. K.K.K.K.K.K. Ó ( f.b.i.), filho bastardo e indeterminado !, Só não estou hoje lá, em virtude de que aquele canalha do ” maduro”, teu companheiro, ter mandado jogar óleo na praia. Ei, me ajude aí ó !. ..

    Curtir

  14. Se os caras forem enquadrados no RETP, aqui em São Paulo, irão ganhar mais do que a gente.

    Curtir

  15. Eu sou Agente Penitenciário, no meu demonstrativo de pagamento da Fazenda vem RETP, regime especial de trabalho policial.
    Eu tranco vagabundo, escolto para fórum e hospital, tenho porte de arma, inclusive para calibres restritos.
    Por que não ser policia?
    Será ego por parte de alguns deuses do Olimpo?

    Curtir

    • Vou responder sua pergunta com outra: E PRA QUÊ SER POLÍCIA? Só vão arrumar piça pra cabeça, ter o Zé Povinho no seu pé enchendo o saco, te desrespeitando e filmando tudo o que você faz, loucos pra arrumar “Um furo” pra mandar pro Fantástico. Fora o MP no pé, com uns promotores que odeiam policiais e se realizam quando metem um processo criminal nos costas de um policial. Se você tem porte de arma pra calibres restritos e recebe RETP devia dar graça a Deus por NÃO SER POLICIAL. Esta tendo as vantagens sem ter os prejuízos. Eu disse a mesma coisa para os GCM quando eles começaram com esse negócio de “Carreira Policial”. Dai foram igualados à Policia por uma canetada da Dilma e hoje tem vários respondendo piça na justiça que nunca responderiam sem a “carreira Policial”. Tem gente que é feliz e não sabe.

      Curtir

  16. Acho que os médicos e enfermeiros que tratam dos presos, quando enfermos. Também deveriam compor uma nova Polícia a Polícia Médica, pois, eles também tiveram contato com presos.

    Curtir

  17. A pior coisa no ser humano é a falta de entendimento. Tecendo críticas em algo que desconhece.
    Aos sabidos, leiam o projeto ai venham para o debate.
    Parecem os presos, vem chorando, lamentando algo que nem aconteceu, só sabem questionar.
    Chupa essa manga….

    Curtir

  18. Boa noite,

    Tenho duvidas quanto aos policiais penais…Os antigos diretores de penitenciarias serão agora Delegados ou Coronéis da Policia Penal?o ASP sera sordado ou agente policial? Serão ostensivo ou investigativo? vao usar farda ou distintivo?

    ajuda ai….

    Curtir

  19. Parabéns pela conquista!

    Por hora bônus, depois o ônus, ser Polícia muda muito, os olhares se voltam mais, todo cuidado é pouco.

    De qualquer forma, se é o que pretendiam, conquistaram e quanto mais Polícia pra mim, melhor.

    Boa sorte companheiros na nova empreitada.

    Curtir

  20. A solução da segurança pública é enxugar o Art 144, não o aumentar mais…

    Daqui a pouco a ANVISA e o IBAMA irão querer se tornar polícias também.

    Curtir

  21. Ei, apareceu mais um trouxa otariano aí acima. Ele quis dizer que, quer mais é que os aposentados se fodam e, torce para que os bônus sejam altos e os aumentos pequenos. Quero ver, quando essa tranqueira se aposentar, se é que vai !. Portanto, torço para que lhe sobre apenas alguns trocados para ele fazer algumas visitas lá no ” bom prata “. Quando de minha aposentadoria, aquele majura cachaceiro, veio com um papo de que eu iria perder esse tal de ” abono permanência “, quando não dei ouvidos e não titubeei em zarpar. Vou mais além, mesmo após aposentado, graças ao bom Deus, logrei êxito de formar em Bacharel de Direito dos Filhos. Cuidado cambada !, Pelo pedigree, sem sombra de dúvidas que serão Juíza e Promotor, respectivamente. E, me ajudem aí ó !…

    Curtir

  22. Essa turma ao invés de vir aqui falar asneiras, deveriam mais é ir estudar. Vão estudar cambada de anarfas. E ainda querem aumento salarial. Quer ver eles ficarem com inveja !. Ei turma , o ” picão” aqui do paizão é especial, só faz N.U. !k.k.k.k.k.k.k. E, me ajudem aí ó !….

    Curtir

    • Parabéns. Forme bem os dois para livrar a cara do pai! Kkkk
      Pelo menos SEUS filhos ESTUDARAM.

      Curtir

    • gatão, to esperando 2 concursos já, se acha que eu quero ficar mofando na PCSP? CONTUDO, GATÃO, ME AJUDA AÍ Ó, amo a instituição, quem sabe não ficar? 🙂

      Beijos e me ajuda aí ó, 5%, + 15 mil reais para os da ativa, e viva a polícia mais bem paga do multiverso.

      Curtir

  23. A PM faz o serviço da PC (investigação)
    A GCM faz o serviço da PM (patrulhamento ostensivo)
    O GAECO faz as investigações de repercussão de mídia
    O que será que os ASPs vão querer fazer além de cuidar dos presos ?
    Ninguém desses aí vão querer atender no balcão da lojinha o povão, as Marias Prenhas, os plantões noturnos e o escambal…

    Curtir

  24. parabens aos colegas das penitenciárias, o governo somente esta esta reconhecendo o que senhores ja realizam.
    deus ilumine que os senhores copiem o modelo da PRF., ou seja carreira unica,
    em sp a promulgacao provocara a extincao da sap, indo para a ssp, como outros governos queriam.
    porque no futuro sera privatizado, com o pessoal agora policia, sendo aproveitado em outras areas.

    Curtir

  25. nomenclatura ñ paga dívida de ngm!!! chega no mercado e dá uma carteira eu sou puliça, o caixa vai ter responder o q eu tenha a ver cm isso, problema é seu quem mandou vc ñ estudar, vamos parar de pecuinhas, estamos tds fudidos!!!

    Curtir

    • Entra na farmácia depois mostre seu distintivo ,fale eu sou pulica e não tora a grana que vc vai ver , to preocupado com meu salario , nomenclatura não paga divida , para de ser invejosos.

      Curtir

  26. Livrar minha cara !, Ò seu “nada” ! aqui o ” patuá” é mais limpo do que o véu da noiva. Meus filhos estudaram e continuam estudando, e se Deus quiser, eles irão ser logo mais no futuro o que eu disse acima. Só para te explicar seu anarfa. A menina, pois a considero uma menina, em novembro do ano passado fez a primeira fase do exame da O.A.B. logrando êxito em passar e na segunda fase, salvo engano em fevereiro p. passado, esplendidamente passou na segunda fase e, com um detalhe, só colou grau em Setembro p. passado. Ei ! seu zemané o ” picão” do paizão é especial ou não. E, me ajudem aí ó !….

    Curtir

    • Parabéns. Não é todo pai que consegue propiciar isso aos filhos. Estão fazendo faculdade pública ou particular? Pública vc é o cara! Particular vc é mais o cara ainda por conseguir pagar! 🤣🤣🤣🤣

      Curtir

  27. Não lhe interessa ! Este aqui” mata a cobra e mostra o pau”. Minha filha quando tinha de quinze para dezesseis anos, foi trabalhar na firma onde ela está até o presente, na condição de jovem aprendiza. Ao completar dezoito anos foi efetivada como funcionária da empresa e por derradeiro, no mês passado ela foi devidamente registrada como Advogada da mesma empresa. E, só de “bronca”, paguei a CNH pra ela e comprei um Sedan/Clio, 2014 e dei de presente. Esqueceste deste Mackenzista de Carteirinha seu otário !. E, me ajudem aí ó !…

    Curtir

    • É o q recebo tentando tratar bem o viado mentiroso. Tem um filho é uma filha como se vc só transa de costas e quando está de frente é tapa na cara, bolada no queixo, cabeçada no seu da boca e testada na barriga com direito a engasgo.

      Curtir

  28. Os caras deveriam agradecer. Policiais não precisarão mais levar presos para audiência de custódia, definitivamente liberará a PM e a Civil de escoltas para FORUM e HOSPITAL, toda a parte de administrativa referente a presos definitivamente será nossa.
    Não mudará nada além disso no âmbito do policiamento quem é de rua continuará na rua, não faremos policiamento, apenas definitivamente custódia será nossa.
    *
    Liberação para policia civil investigar e PM fazer a ostensiva.
    *
    Não teremos nada de ficar carteirando, o cara que falou besteira ai acima deve desconhecer o sistema.
    Seremos incluídos na constituição coisa que deveria ter sido feita e regulamentada há tempos.
    Fora a parte de custódia de rua, para a policia e para nós será a mesma coisa, pois quem tranca criminoso é o Agente Penitenciário, além de manter a custódia que é definida pela justiça.
    *
    Vai parar essa coisa de PM fora de Sâo Paulo ter que fazer escolta.
    Vai parar essa coisa de Civil ter que levar presos para a inclusão em CDPs e levar para audiência de custódia.
    *
    Alguns policiais, por favor leiam o projeto e ai sim, questionem.
    *
    Um grande abraço

    Curtir

    • Parabéns, eu apoio. Trabalho nos confins do Demacro e nós que escoltamos e levamos pra custódia. A única careta que faço é: muda essa cara de sordado fodão. De resto, sejam felizes.

      Curtir

    • Se, além de mudar o nome, voces abraçarem os CDP´s e as audiências de custódia, realmente esse projeto é benéfico.

      Curtir

  29. Seu safado, eu quero mais é que você vá tomar bem no olho de seu furico ! Já te disse que de costas eu transo com tua mãe, ou seja, eu deito de costas e ela vem por cima, aí o paizão empurra o picão. Seu lixão, você calado é um ótimo poeta, mais quando abre este teu ” boi ” só sai merda. E, me ajudem aí ó !…

    Curtir

  30. “Puliça penal”ou Agente Penitenciário,todos os meses meus 6.500 reais tá na conta e outra coisa quando a civil leva preso na unidade em que eu trabalho eles chegam lá mortos de fome querendo almoçar, nós dizemos não e eles pegam a marmitinha azeda e vão almoçar.

    Curtir

  31. 12 anos de escravidão disse:

    Pois é, reciclamos os lixos que os senhores recolhem, tu tens razão.

    Curtir

    • Reciclam…?
      Pelo nivel do comentário…
      Qual o índice de reincidência?!
      Mais um grupo de “Salvadores da Patria” se incrustando no texto constitucional.
      Mais um grupo invocando miséria alheia para benefício próprio.
      Veja: já não se respeita a revisão geral anual porque a Constituição foi distorcida.
      E em grau de importância, então os agentes da Fundação CASA seriam mais relevantes do que essa Polícia de fato (de fato, usaram poder até hoje não concedido), porque lidam com pessoas em formação…
      Olha o nível do comentario: falar de marmita azeda… Nem GM age assim.
      A Polícia Civil vai ter muito trabalho. Vai sobrar I.P sobre desvios desse povo.
      E o MP logo, logo vai usar esse povo.

      Curtir

  32. Eduardo

    Não sou procurador da classe e tão pouco julgo ser salvador da pátria. Todavia, disseram ai acima que Civil, PM e GCM não precisam mexer em marmitas azedas.
    O comentário não foi usado por mim, pois apenas respondi que os lixos quem recolhe é a polícia, logo nos guardamos, temos que reciclar, separar por faccao, por crimes, matrículas e etc.
    Ninguém quer pagar de nada, apenas ser reconhecidos pelo serviço que prestamos.
    Afinal, eu entrei muito em pavilhões com quase 400 presos sem arma.
    Hoje trancamos tudo no botão, cadeias automatizadas
    E você é Polícia?, por acaso já trancou criminoso? Se sim, deve saber do que estou dizendo.

    Curtir

  33. Eduardo

    Eu não me preocupo em ser policial, afinal fiz prova para agente. Prefiro o meu em $$….

    Curtir

  34. PEC DA POLÍCIA PENAL ENTROU NA PAUTA PARA VOTAÇÃO. PODERÁ OCORRER DAQUI ALGUNS MINUTOS

    Curtir

Os comentários estão desativados.