Polícia Civil de São Paulo pode perder 30% do efetivo em 2020 45

A informação é do presidente do Sindicato dos Funcionários da Policia Civil de Santos e Região, Márcio Pino, que prevê greve

29 NOV 2019Por Da Reportagem07h30

Na DDM de Santos, a informação é que muitas vezes o escrivão que atende é do 7º Distrito, sem receber qualquer adicional financeiro.Foto: Nair Bueno/DL

Investigação prejudicada, impunidade favorecida. Cerca de 30% do efetivo da Polícia Civil do Estado de São Paulo já ingressou com pedido de aposentadoria em função da proposta de Reforma da Previdência, apresentada pelo governador João Doria (PSDB). Isso significa que, durante o ano de 2020, São Paulo diminuirá seu efetivo em 7,2 mil policiais, baixando de 24 mil para 16,8 mil, pelo menos até que novos concursos sejam realizados e profissionais sejam admitidos.

A informação é do presidente do Sindicato dos Funcionários da Policia Civil de Santos e Região (Sinpolsan), Márcio Pino, que prevê greve. Segundo ele, o Estado deveria ter um efetivo de 32 mil policiais civis. Portanto, atualmente, já há uma defasagem de oito mil. A proposta de Dória foi encaminhada à Assembleia Legislativa no dia 13 e tramita em caráter de urgência.

“Uma greve já está em andamento em pleno verão. Dória está agindo de forma arbitrária e antidemocrática, querendo uma reforma sem debate com a categoria. Durante a campanha, ele havia prometido que não alteraria o sistema de previdência. A resposta está aí. Vamos ter que lidar com um novo déficit de pelo menos 15 mil policiais. E a população é que vai sofrer por essa má gestão”, dispara Pino, alertando que, na Baixada, a defasagem passará de 400 para cerca de 800 policiais.

O sindicalista ainda ressalta outro problema não menos grave. As delegacias da Defesa da Mulher (DDM) do Estado não contam com efetivo suficiente para atender o público feminino e os policiais, ao contrário do prometido, não são especializados em atender essas vítimas. “Muitos cobrem plantões deficitários e os afastamentos, por problemas de saúde, são grandes”, afirma Pino.

Segundo o sindicalista, na DDM de Santos, muitas vezes o escrivão que atende é do 7º Distrito, sem receber qualquer adicional financeiro. “Falta efetivo em todas as delegacias. Cubatão e Guarujá não possuem delegados assistentes. Isso é desumano. Os profissionais chegam a trabalhar quase 60 horas semanais, sendo que a Constituição preconiza 44. Santos realiza cerca de 1.500 procedimentos mês. Nas demais, são no mínimo 500. Se tiver que ouvir todo mundo, sequer dá para emitir uma medida protetiva”, afirma.

Recentemente, Doria anunciou apoio às mulheres reduzindo os índices de violência. Destacou o cumprimento de uma das suas principais promessas de campanha, a proteção a mulher com a ampliação do horário de funcionamento das DDMs, criação de aplicativo e implantação da Casa da Mulher, aberta 24 horas. “Quem ouve, certamente, até acredita. Nos resta saber a opinião de quem precisa do serviço. Como uma mulher poder ser prontamente atendida se não há profissionais suficientes nas DDMs?”, dispara Pino.

Pino ainda ratifica que categoria tem trabalhado com coletes à prova de balas vencidos. “O Governo foi notificado setembro”, dispara, lembrando que o Sindicato ingressou com uma ação judicial em função da insegurança e que os policiais ainda não receberam as diárias da Operação Verão do ano passado. “São cerca de R$ 3 mil por policial, que o Estado não paga. Durante a greve, vamos mostrar que o sucateamento da polícia civil continua bem grande”, finaliza Pino.

Peritos

Ainda ontem, o presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, informou que entre os dias 21 e 27 últimos, cerca de 300 pedidos de aposentadoria foram protocolados, somente na Capital. O número de pedidos dos profissionais do Interior do Estado, que representam 60% do efetivo do órgão, ainda não foi contabilizado, pois segue via malote e deve ser recepcionado em aproximadamente 15 dias.

As 300 requisições superam a média e podem agravar ainda mais o déficit de efetivo da categoria. Responsável pelas perícias criminalísticas e médico-legais, a Secretaria de Polícia Técnica-Científica (SPTC) tem 3,5 mil servidores em seu quadro de funcionários.

“Há anos a SPTC tem carência preocupante de recursos humanos, o que impacta diretamente nas investigações policiais, no tempo de atendimento de um local de crime e de expedição de laudos. Com a precoce saída de servidores experientes, aumentará ainda mais o déficit e, consequentemente, a sobrecarga dos profissionais que ficam”, alerta Becker.

Governo

O Governo do Estado resumiu que somente nos últimos 10 dias, foram nomeados 1.815 novos policiais civis e autorizada abertura de 2.750 vagas, sendo 250 delegados, 900 investigadores e 1.600 escrivães. O número de pedidos de aposentadoria no período citado corresponde a 0,4% do efetivo.

O número de DDMs 24 horas passou de uma para 10 e a de Santos, desde março, opera ininterruptamente no atendimento e acolhimento às vítimas de violência. Inclusive a DDM foi reclassificada como 1ª classe. Todas as delegacias contam com o Protocolo Único de Atendimento, que garante um padrão no acolhimento. (Carlos Ratton)

  1. Acabou!
    Só não esqueçam de apagar a luz para não dar mais despesa…
    😂😂😂😂😂

    Curtir

  2. Nem reestruturação de carreiras para dar uma oxigenada não sai, devido a inúmeros motivos.
    Aí fica isso aí. Detalhe: Acho que já vi todas as carreiras nos DPs com exceção do Legista. Mentira! Já vi um no DHPP. Kkkk
    Reestrutura para tirar o conforto de alguns pq o negócio já faliu e o Doria já prometeu a pá de cal. Ficar nessa vaidade pode deixar jogar. Detalhe: mesmo q todos fossem a favor de virar apenas uma carreira o Governo não iria aceitar, pois tem que aumentar uma merreca p alguns.

    Deixa eu ir para meu barranco na curva para eu me deitar. Fui.

    Curtir

    • Pois é…vc tem toda a razão.
      Não há esperanças…que não a dos tolos.
      Acabou!
      Pá de cal…
      Já era…
      Escafedeu-se…
      Só peçam, por favor, para o último apagar as luzes!!!

      🤣🤣🤣🤣🤣

      Curtir

    • Sd. Jamiro continua achando que a decadência da PC, valoriza de algum modo a PM. Acorda, companheiro, o desmonte vai chegar em vocês, vide a situação dos seus irmãos de farda em outros estados.

      Curtir

      • Se chegar…o Estado acabou…
        Aí já era tudo.

        Outro motivo para rir, pois não quero chorar.

        🤣🤣🤣

        Curtir

        • Jamiro, vc considera a PC inimiga da PM?
          Se não, deveria ter vergonha de zombar da situaçao q os nossos governantes nos deixaram.
          Tive uma curta passagem pela PM. Conheci bons e maus . Hoje estou na PC, MAS jamais zombaria de penúria alguma da PM.

          A POLÍCIA, meu amigo, quando perde, perdemos nós e nossas famílias.
          Talvez hoje Vc ou n precisemls de ajuda, mas amanha algum familiar nosso, um filho ou neto estara desamparado.
          Isso é motivo de piada?

          Desculpe. Mas sempre vejo vcs desmerecendo nossa Polícia e pra quem amam ela é muito incômodo.

          Curtir

          • Ah fala sério…

            Que penúria?
            Um bando de Delegados filhos de papai ganhando bem para trabalhar 24 x 96.

            Outros tantos que tem como função colher digitais ou dar manutenção à aparelhos de telecomunicações arcaicos.
            Outros ainda que servem tão somente para abrir e fechar cadeados de celas.

            A única classe que trabalha na Civil são os escrivães.

            Investigadores…😂😂😂
            A PC de SP investiga o quê?
            Achacadores sim…isso tem de monte…

            E vc vem me dizer que eu não posso tirar um sarro…

            Se fosse na PM vcs só não estariam se matando de rir pois a maioria estaria escondida sob mesas com medo do descontrole total da criminalidade.

            É mentira?
            Olhem o que houve no Ceará em 13 dias ..

            Nem FN…Nem GLO…nada deu conta.

            Aliás, pq será que a PC de lá não resolveu o problema do estouro da criminalidade….

            Sem a PM o Estado acaba.
            Sem a PC, talvez melhore e muito.

            Ademais, depous dessa Reforma da Previdência, mesmo se o Dória der R$ 2000 de aumento salarial só para a PC…ainda assim…que vantagem alguém honesto terá em ingressar nessa joça?

            Méritos do DELEGADO OLIM e da DELEGADA GRACIELA.

            ÓTIMOS REPRESENTANTES…DOS DELEGADOS!

            A-C-A-B-O-U!!!

            Curtir

            • Segura a sua onda, Jamiro. Já encheu o saco esse seu falatório. Parece um papagaio fardado.

              Curtir

  3. “…autorizada abertura de 2.750 vagas, sendo 250 delegados, 900 investigadores e 1.600 escrivães.”
    Mas e concurso de Agente Policial? Salário mais barato e exercício e função de Polícia Judiciária ( investigação). Deveriam abrir o dobro de vaga para Agente.
    900 vagas de Investigador pra mim é pra fortalecer o cargo.

    Curtir

  4. Já consigo ver o Futuro da Polícia Civil: um monte de Velhos trabalhando o dobro, sem tempo para se cuidar, ganhando uma miseria, em estado de miséria, Barrigudos de Cabelos Brancos desmotivados atendendo a população acabados.

    Curtir

  5. Aqui em São Paulo não acontece nada. Todos nós sabemos o porquê. Porque nossos dirigentes são cooptados pelo governo com coletorias, impropriamente nominadas de diretorias ou seccionais. O coletor senta na cadeira, arregimenta seus arrecadadores e “phoda-se” o restopol.

    Isso desde sempre ou há pelo menos duas décadas, por conta disso, a grande maiorias dos coletores continuam os mesmos, só trocando de coletoria ou o nome dela.

    Diante do mais do mesmo ao longo de vários anos, os que sobrevivem do famélico salário policial outra alternativa não tem, senão a de se aposentar caso reúna as condições necessárias para fazê-lo e arrumar outro emprego que complemente sua renda de modo a possibilitar condições mínimas de vida digna própria e da família.

    Trocando alhos por bugalhos, recuperaram alguns gramas daquela tonelada de ouro levada do aeroporto? Causa no mínimo muita estranheza, meia dúzia de presos e nada da carga roubada. Estranho né MP, cadê vc nessa estória.

    Curtir

  6. Este governo é só perfumaria. Estamos nos arrastando em razão da enorme defasagem de pessoal, não dando conta sequer de atender minimamente a demanda da população, corroborada com a não menos expressiva defasagem salarial e o governo inaugurando DEIC’s no interior. No Código de Defesa do Consumidor isso quer dizer: “propaganda enganosa”, tipo “reconhecimento facial”. Teve vários crimes nos blocos carnavalescos de SP, inclusive tiros e facadas no de Pinheiros. Cadê o reconhecimento facial que disseram que seria empregado? Só mentira, só perfumaria.Tem delegacias que você entra e só encontra um funcionário e um vira latas tomando conta do prédio.

    Curtir

  7. Daaaa, descobriram a pólvora. Isso vem acontecendo direto nas delegacias. O Restopol está lotado em uma unidade e também é escalado em outra no seu dia de folga. É obrigado a trabalhar em duas e nem recebe o defect.. Se não, punição. ‘ os primeiros garantidores dos direitos dos cidadãos ‘ .

    Curtir

    • onde está Dejec? Restruturação?outros Estados estão se organizando para reposição salarial e a POLICIA CIVIL PAULISTA nada.

      Curtir

  8. ESTA PERTO QUE O DELEGADOS PEDIREM AOS FUNCIONÁRIOS : , PELO AMOR DE DEUS NÃO APOSENTEM PORQUE SENÃO A DELEGACIA FECHA. ACREDITO QUE JÁ TEM EXEMPLOS .

    Curtir

    • Delegado pedir ao “funcionário”, desde quando Delegado é patrão? quem demite é o secretário, através do governador, funcionario do delegado é o que ele coloca lá na chefia a base do maldito cargo de confiança e que adminstra um lucro extra.. o restopol são policiais concursados subordinados e não funcionários.

      Curtir

  9. Da minha parte nunca confie em políticos e muito mesmo em delegados para cuidar do meus interesses, por isso entrei com MS contra a administração ganhei tudo, paridade, integralidade e manutenção na classe, vendo que a vaca estava indo a passos largos pro brejo não esperei me aposentei.
    Agora só resta torcer para que, os poucos bons amigos que cultivei nesta caminhada na Polícia Civil, também consigam se aposentar o mais rápido possível, visto que nem direito adquirido este governador não respeita.
    E pior é ver que o atual DG e o OlimPARK não moveram uma palha se quer para ajudar os policiais que ainda tem alguns anos pela frente.

    Curtir

  10. Particularmente mandei executar meu MS no dia 6/12/19, e em fevereiro, já na condição de aposentado. Desde que entrei na PC só vejo piora salarial e funcional, além da perda da condição do poder de polícia. Boa sorte aos colegas que terão de permanecerem.

    Curtir

  11. O reajuste salarial de 2020 deveria ser anunciado no mês de Março, data base e inclusive o bônus !

    Curtir

    • Se anunciar o aumento, vai ser igual ao ano passado. A partir de janeiro de 2021 . kkkkkkkk
      Tô acreditando mais em mula sem cabeça, saci pererê e até na Inocência do Lula,do que nas promessas do Doróquio.

      Curtir

    • O Reajuste salarial de 2020 já foi anunciado meu filho…foi anunciado no final de 2019.
      Foi de 5%.
      2019 = 0%
      2020 = 5%
      Agora é rezar para 2021 ter mais 5%, que deverá ser anunciado no final de 2020.

      Tá ruim?

      Para acalmar procure o vídeo do DELEGADO OLIM absolutamente “entorpecido pelo whisky com cocaína” aos berros de “João Governador”…

      É de arrepiar pingüim!

      Curtir

  12. O jeito é cair fora mesmo!!!! Quem pode vaza, senão fica carregando tudo nas costas!!! Não foram cumpridos:
    – Reajuste salarial com holerite inferior somente ao DF.
    – Não mexeria na nossa previdencia.
    – Pagaria tipo um abono de permanencia substancial prá que ficasse mais um pouco.
    Depois de sermos enganados, assim como a maioria do funcionalismo estadual, não tem outra alternativa a naõ ser sair!!

    Curtir

  13. Kkkkkkkk

    E depois querem que a gente atenda bem o público nas delegacias, cumpra as metas, produções, estatísticas, etc….

    O negócio é o amoitamento tático, freio de mão lá em cima e olho de vidro sempre.

    Curtir

    • Por que os policiais civis estao tao desmotivados e a PM pelo contrario, fazendo patrulhamento e apresentando flagrantes todos os dias.

      Curtir

      • Por que será???? Quer uma dica Gabriel……..vai lá no blog da PM defender seus pares, defensor nato e malha protetora da sociedade, piada do Datena ……………..vai pra puta que te pariu…seu bosta……..seu corno…tá dormindo de calcinha, valentão de merda…

        Curtir

        • Eu respondo a pm ganha menos trabalha mais usa a farda como fardo e mesmo assim da o seu melhor defendo s sociedade . A civil ganha um pouco mais trabalha menos e nao tem comprometimento nenhum com a sociedade.

          Curtir

          • Vai toma no ……… Vem aki no Blog que é casa da Polícia Civil querendo esculhambar………….vai se fode

            Curtir

            • Uiiiiiiii
              A boneca pegou ar..
              😂😂😂😂🦌🦌🦌🦌🦌🦌🦌🦌🦌🦌🦌🦌🦌🦌🦌🦌🦌🦌🦌🦌🦌🦌🦌🦌🦌🦌🦌🦌

              Curtir

        • O explorado, sob risco de morte, satisfeito com a própria condição.
          Lobotomizado.
          Policial vive de adrenalina.
          Isto não é maravilhoso?
          kkkk

          Curtir

  14. Eu me pergunto e pergunto à todos, apesar de saber a resposta: Quantas ações civis o Sindicato dos Delegados de Polícia, dos Investigadores, a Associação dos Funcionários da Polícia Civil do Estado de São Paulo, dos Delegados, ingressou para a defesa dos direitos difusos e coletivos até a presente data, em toda a história da corporação? Nenhuma? Uma? Meia dúzia? Por que não ingressam? Medo? Política? O que ocorre? Portanto, não há nada do que reclamar! Instrumentos jurídicos tem, mas não usam, portanto, nada a reclamar.

    Curtir

    • Não se preocupe que em uma ou duas semanas teremos várias operações “segura cadeira” pra deixar o governador e nossos diretores contente. Se a PC ficar sem gente este ano, não tem problema; triplique a carga de serviço do “mané” que estiver na escala.

      Curtir

  15. O GOVERNADOR DE MINAS GERAIS, O COMERCIANTE ZEMA, CONCEDEU 41 % DE AUMENTO À POLÍCIA MINEIRA. ZEMA É PARTIDÁRIO E APOIADOR DE BOLSONARO, O PRESIDENTE MILITAR NÃO-COMUNISTA QUE O DR. GUERRA DETESTA !

    Curtir

  16. o deputado caue alterou o texto aprovado na emenda aglutinativa! Foi aprovado que policiais que entraram apos 2003 até a complementar teriam 100% da media dos 80 maiores salarios! No texto final dele ele colocou 100% da média dos *80% maiores salarios!! fdp! muda muito!!

    Curtir

Os comentários estão desativados.