VEREADORES QUEREM CONVOCAÇÃO DO CORONEL RENATO PERRENOUD PARA EXPLICAÇÕES SOBRE PRÁTICAS DE ASSÉDIO MORAL E MÉTODOS DE TORTURA NA GUARDA MUNICIPAL DE SANTOS 11

responder a”para dipol@flitparalisante.com

data8 de junho de 2011 18:11
assuntoRenato Perrenoud, reportagens

ocultar detalhes 18:11 (2 horas atrás)

Guerra, favor publicar as reportagens envolvendo o secretário de segurança de
Santos, Renato Perrenoud. Aquele mesmo do caso das adolescentes grávidas que
eram obrigadas a se desligarem do programa guardião cidadão da Prefeitura de
Santos, por ordens dele. Como sempre, falou que não sabia de nada, quando
questionado a respeito.
Agora mais um caso envolvendo esse Coronel. Tortura  em indigentes pela GM de
Santos, da qual ele é chefe. Novamente vai dizer que não sabia de nada, não
compactua com isso, foi traído por subalternos e blá blá blá.

Reportagens abaixo:

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=97537&idDepartamento=11&idCategoria=0

Quarta-feira, 8 de junho de 2011 – 07h09

Papo com editor

Polícia abre inquérito para apurar suposta tortura a moradora de rua de Santos

Eduardo Velozo Fuccia

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar supostos sequestro e tortura que teriam sido cometidos por cinco integrantes da Guarda Municipal (GM) de Santos contra uma moradora de rua de 19 anos, natural de Poços de Caldas (MG). Segundo a vítima, ela foi abordada na Ponta da Praia e deixada em um matagal no Bairro Fabril, em Cubatão, próximo às margens da Via Anchieta.

A violência física que a jovem afirmou ter sofrido por volta das 4h30 do último sábado, além de revestida de caráter de sadismo,avilta completamente a dignidade da pessoa humana. De acordo com ela, os guardas, sendo quatro homens e uma mulher, lhe desferiram socos e pontapés, aplicaram golpes de cassetete na sola de seus pés e ainda cortaram os seus cabelos.

Consumada a surra, a vítima contou que foi jogada em um matagal, enquanto os guardas, todos uniformizados, foram embora em uma Kombi branca como logotipo da corporação.

O local para onde a moradora de rua foi levada fica próximo à empresa MD Papéis. Um vigilante que ali trabalhava foi quem primeiro manteve contato com a jovem e acionou a Polícia Militar.

O policial militar Carlos Roberto Pupo levou a vítima ao Pronto-Socorro Central de Cubatão e, posteriormente, a conduziu à delegacia daquele município “Ela estava bastante assustada, apresentava os cabelos cortados de forma irregular e andava com dificuldade, porque dizia que bateram com cassetete na sola de seus pés”, declarou o delegado Gilvan Marcílio de Freitas Júnior.

Boletim de ocorrência versando sobre ” sequestro, tortura e lesão corporal” foi registrado por Freitas Júnior, que ainda expediu guia de exame de corpo de delito para a vítima, que vestia roupas características de indigente, conforme observou. Porém, segundo informações extra oficiais, a jovem não passou pelo Instituto Médico-Legal(IML) de Santos para ser examinada.

Guarda Municipal
 
Por meio de nota produzida ontem pela Secretaria de Comunicação de Santos (Secom), o Comando da Guarda Municipal informou que “ainda não foi notificado oficialmente sobre o caso, mas já está levantando informações para adotar as medidas cabíveis”. 

A Tribuna também tentou ouvir ontem o secretário municipal de Segurança, Renato Penteado Perrenoud, mas não conseguiu.

Indigentes estavam numa pizzaria na Ponta da Praia

A jovem, natural de Poços de Caldas, relatou na Delegacia de Cubatão que dormia na desativada Pizzaria Cristal, situada na esquina da Avenida Epitácio Pessoa com a Rua Coronel Pedro Arbues, na madrugada do último sábado, quando lá encostou a Kombi da Guarda Municipal e, dela, desembarcaram cinco integrantes da corporação.

O imóvel onde funcionou a pizzaria está em visível estado de abandono e se transformou em abrigo de moradores de rua. Além da jovem,outros quatro indigentes que ali estavam, segundo ela, foram obrigados a entrar no veículo. Não houve reação e, ainda conforme avítima, o carro oficial circulou por vários locais. Os abordados foram liberados um a um, em pontos diferentes.

Última a permanecer na Kombi e sem o testemunho dos demais moradores de rua, a vítima acusou os guardas de agressão e de a abandonarem em Cubatão. Excetuada a tortura, o caso lembra denúncias recorrentes de exportação de indigentes promovidas por prefeituras inescrupulosas, que tentam se livrar de moradores de rua levando-os para outros municípios.

Como a suposta ação criminosa teve início na área do 3º DP de Santos, o boletim de ocorrência foi encaminhado para essa unidade, conforme determinou o delegado seccional Rony da Silva Oliveira. Na segunda-feira, o delegado assistente do distrito da Ponta da Praia, Fábio Pierry, instaurou inquérito e determinou uma série de providências para esclarecer o episódio.

 

 

http://www.atribuna.com.br/noticias.aspnoticia=79831&idDepartamento=5&idCategoria=2

Segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011 – 18h28

Atividades administrativas

Gestantes serão transferidas para atividades administrativas, diz secretário

Luigi Di Vaio

 

Créditos: Irandy Ribas

Secretário Renato Perrenoud anunciou mudanças

As bolsistas do Programa Guardião-Cidadão, da Secretaria de Segurança de Santos, poderão extrapolar o limite de 15 faltas consecutivas se vierem a engravidar. Em caso de gestação, elas serão transferidas para atividades administrativas e estarão liberadas do uso de uniforme.

As alterações foram anunciadas nesta segunda-feira pelo secretário Renato Perrenoud, ao atender o convite da Câmara para prestar esclarecimentos sobre o caso.

Segundo apurou a reportagem, jovens assinavam uma Declaração de Ingresso, onde se comprometiam a não engravidar. Se isso acontecesse, seriam automaticamente desligadas do serviço.

Pedido de desculpas

Perrenoud pediu desculpas publicamente sobre a elaboração da “Declaração de Ingresso” e classificou a elaboração da “Declaração” como “um ato isolado de um servidor”. O secretário acredita ser possível a identificação do responsável pelo documento durante o inquérito administrativo.

No ano passado, duas bolsistas engravidaram. Uma teve o filho e deverá ser reintegrada ao programa. O programa hoje conta com 20 rapazes e sete garotas. Eles recebem R$ 810,00, auxílio-alimentação de R$ 33,00 e seguro de vida

ATÉ QUANDO VEREMOS ESSES QUE NÃO TEM AFINIDADE NENHUMA COM O SENSO DE JUSTIÇA
OCUPANDO CARGOS DE COMANDO NA segurança pública???

Um Comentário

  1. A REPÚBLICA DA DITADURA DOS ESTRELINHAS, AÍ EM SANTOS O PREFEITO TAMBÉM É DO PSDB OU DO DEM, SE FOR TÁ EXPLICADO A BARBÁRIE COVARDEMENTE COMETIDA.

    Curtir

  2. Covardia, inescrupulosos, nem dá para dizer o que realmente penso, iria para moderação
    .PQP., parece que só contratam psicopatas.

    Curtir

  3. GC: Outra instituicão que não serve pra nada. só pra dar cargos pros Oficiais da PM e do Exercito.

    Curtir

  4. O INDIVIDUO FICA CINCO ANOS NO BARRO BRANCO FAZENDO O QUE?

    LAVAGEM CEREBRAL,SO TEM MINHOCA NA CABEÇA

    TEM MAIS É QUE COLOCAR A GCM PRA CUIDAR DOS BENS MUNICIPAES
    MAS OS MENINOS QUEREM SER POLIÇA [quase todos são ex cochinhas]

    Curtir

  5. O pior, estes oficiais que estão se disseminando nos comandos da gcm do brasil todo, estão militarizando uma guarda que é civil, os caras marcham, fazem ordem unida etc, estão fazendo um arremedo piorado de uma policia que é equivocadamente militarizada.
    Desmilitarização já!.

    Curtir

  6. Guarda Municipal é feita para cuidar de patrimonio publico e não para ficar pagando de policia por aí.
    Ninguém colocam eles nos seus devidos lugares, acontece isso aí !!!!

    Curtir

  7. Essa guarda municipal ainda tem muito que aprender com a civil e a PM: tem que matar, senão vira testemunha depois…

    Curtir

  8. Sou Guarda Municipal em Santos e fico triste duplamente com essa notícia. Uma por essa denúncia de Tortura por parte de integrantes da corporação, digo denúncia porque até então está sob investigação então pessoal que já tá jogando pedra é porque está levando pro lado pessoal. Minha segunda tristeza é de como os guardas que trabalham pela cidade vem sendo recebido pela população que não sabe distinguir os maus profissionais dos bons. Eu acordo as 4 da manhã para entrar as 6h e chego em casa 8 da noite e nunca deixei de cumprir com minhas responsabilidades, já salvei vidas e já prendi criminoso armado sendo que eu não porto arma. Não quero e nunca quis ser polícia, se eu quisesse teria prestado concurso pra PM e com certeza teria passado. O que acontece é que em um flagrante delito TODO E QUALQUER CIDADÃO tem o direito de atuar só que o quarda que gosta de prestar um bom serviço a comunidade não vê isso como um direito mas sim como um dever, dentro da lei que rege o serviço da GM eu poderia muito bem simplesmente pegar meu celular e ligar 190..
    Não venho aqui pra defender o Secretário pois sei de muito podre que acontece na corporação e ele não merece minha defesa mas venho aqui defender o bom nome da Corporação e dos integrantes que trabalham pela cidade. Reflitam sobre isso e não generalizem, a GM de Santos ainda possui bons profissionais, infelizmente o que ela não possui é uma boa chefia.

    Curtir

  9. concordo com meu companheiro,que vcs possam me perdoar ´so quem e Guarda sabe o que passa quando esta atuando,as vezes situaçoes perigosas,triste ver as pedras que lançam sobre a Guarda Municipal somos profissionais,como os caros,infelizmente nunca reconhecidos mais o bom profissional não precisa ser reconhecido ,ele se satisfaz em ver seu serviço cumprido com reponsabilidade e serenidade, nunca quis ser PM me orgulho muito de ser Guarda Municipal de Santos e amo minha profissição ,mais tem situaçoes que a propria população pede nosso auxilio,e o que fazer nesta hora disser simplesmente,isso não e problema meu,para uma pessoa que esta desesperada,ja passei por situaçoes que tive que tomar atitudes pois não havia como acionar a PM,pergunto o que fazer virar as costa e simplesmente ignorar, e solidaridade e o amor ao proximo fica a onde,ja ajudei muitas pessoas desesperadas,não porque queria dar uma de PM, mais achei meu dever ajudar as pessoas,pois uma vida vale mais que qualquer dinheiro ou posição o rotulos simplesmente me senti na obrigação me orgulho disto,e peço o mesmo ,que o meu colega de farda, reflitam ainda realmente possui bons profissionais na GM,hoje me encontro aposentada por motivos de saúde,e sinto muita falta da corporação de estar atuadando e servir e ajudar os munícipes da minha cidade.GMF Alix

    Curtir

Os comentários estão desativados.