Amor de mãe é remédio que cura as feridas da alma, afirma psicanalista 8

Amor de mãe é remédio que cura as feridas da alma, afirma psicanalista

O filósofo e psicanalista Fabiano de Abreu aponta a importância do amor de mãe para diversas situações da vida dos filhos.

Há na mãe um amor como nenhum outro. Um sentimento de tão forte que não existem palavras com a força certa para o descrever.

O filósofo, psicanalista e especialista em estudos da mente humana Fabiano de Abreu descreve-o como: “um sentimento único que somente é explicado quando transcrito por quem realmente o viveu que, de tão raro e único, só pode ser revelado por intervenção de quem cognitivamente viveu este sentimento alguma vez na sua vida, a mãe.”.

Para o filósofo apenas quem passa por todo o processo consegue compreender a sua dimensão. É um dos casos em que a experiência da vivência é a peça chave para a sua compreensão na totalidade. Porque essa vivência é feita a dois, durante meses a fio, crescendo e sentindo juntos, mãe e filho, dois corpos num só.

“Quem não foi mãe não pode definir uma ideia nem aproximada do que realmente é este sentimento, afinal, só conhecemos os sentidos que sentimos ou será apenas uma mera imaginação sem sentido.”, explica Abreu.

“A compreensão sobre o ser gerado está nas nuances de um conhecimento que vem de dentro, da gestação, onde a mãe alimenta e providência o necessário para a nova existência. Nas mães de filhos adotados, alimentam os esforços que produzem os hormônios da satisfação e fazem do outro o alvo do seu cuidado e amor, querer dar o melhor hoje e amanhã.”, acrescenta o psicanalista.

Não há porto mais seguro do que o colo de uma mãe, seja nos seus braços quando pequenos ou no seu infinito amor que nos envolve para sempre. A mãe é sinônimo de pureza de sentimento, daqueles que apenas aumentam de dia para dia.

“Quando a alma está ferida, podemos buscar no mundo o remédio para o alívio, teremos conselhos e pensamentos que confortam a dor mas é na mãe, que encontramos a vontade de quem realmente quer o bem, sem trocas, sem propósitos, sem motivos e com um único sentido, o amor verdadeiro, único e indeterminável. “, declara Abreu.

A mãe é indispensável, insubstituível, “Aquela que nos conhece dentro da alma desde o nascimento até o desenvolvimento. Aquela que conhece o que nasceu e o que se transformou e que consegue com uma visão ampla e limpa fornecer a leveza que nos prende em consciência para encontrarmos a paz. “.

A mãe é balança na nossa vida, ela é o ponto do equilíbrio, o sentimento que se sobrepõe e faz a vida ficar mais quente.

“A emoção da mãe pode distorcer a razão para o tipo de sofrimento que feriu a alma do filho. Mas isso não pode ser usado como repulsa e sim como uma balança para o equilíbrio já que a total frieza da razão pode ferir a emoção e esta por sua vez alimenta a satisfação para a felicidade. “, refere o filósofo.

Temos nas nossas mães as redes da vida, que amam e amortecem quedas e decepções, temos nelas a porta sempre aberta e a compreensão em apenas um olhar.

Como realça Abreu, “Encontramos no amor da mãe o remédio da leveza de um amor verdadeiro. Daquele amor que podemos contar de olhos fechados, sem trocas. É pular de costas de um precipício e saber que ela estará lá para segurar. Mesmo que a emoção da mãe não argumente estratégias para resolver um problema na falta da razão. Ela serve para fazer enxergar na emoção, para que a razão seja usada no equilíbrio fazendo com que aumentem as chances para a solução.”

A mãe não é o exagero é o amor sem medida. Para ela seremos sempre um pequeno ser indefeso mesmo quando já sabem toda a nossa garra. A mãe protege sempre, vibra com as nossas conquistas mas espera sempre que retornemos a casa pois existe esse cordão umbilical invisível que as unem aos filhos para a eternidade.

“Não veja na mãe alguém exagerada que não entende nada. Veja na mãe alguém que te quer bem como ninguém e que trará soluções mediante as preocupações que revelam no seu bem estar. E quando o mundo virar de costas, a mãe estará de frente e de braços abertos para acolher e dar de comer pois ela só nasceu para fazer sobreviver. E para concluir, não vamos esquecer que se estamos aqui a ler este texto, é porque tivemos uma mãe que sofreu por nove meses para que pudéssemos nascer e ainda cuidou de nós após o nascimento.”, conclui.

 
 

Biografia

Fabiano de Abreu é membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo com sede na Inglaterra conseguindo alcançar o maior QI registrado com 99 de percentil o que equivale em numeral a um QI acima de 180. Especialista em estudos da mente humana, é membro e sócio da CPAH – Centro de Pesquisas e Análises Heráclito, com sede em Portugal e unidades no Brasil e na Holanda.

Especialista em estudos da mente humana,  Fabiano de Abreu tem como objetivo primário alcançar a psique através da matéria. Abreu possuí a profunda convicção que tudo na vida tem uma explicação e uma razão final dentro de um raciocínio lógico determinado. Conforme refere, “Mediante as razões há somente uma razão que impera e na falta de consenso a estatística encontra a solução.”.

Com base neste pensamento, dedica-se ao estudo da neurociência que em conjunto com neuroplasticidade tenta compreender a psicanálise.  Há um todo que é necessário estudar e conjugar para compreendermos a nossa personalidade. Esta, incluí desde a  alimentação até aos comportamentos determinados através da ética e da moral. A finalidade é encontrar caminhos para melhorar o nosso bem-estar.  Criou a teoria da ‘Psicoconstrução – Arquitetura da mente humana’ onde concluí a existência de uma mente primitiva impressa a partir da hipófise no esfenóide. Seus estudos encontram técnicas para resolver ou amenizar problemas comportamentais e de personalidade.

Criou poemas filosóficos para escolas de Minas Gerais para alunos que estavam desinteressados em aprender filosofia. “Assim como o funk não sai da cabeça por causa da rima, a rima facilita na absorção do conhecimento filosófico já que, ela contém o ingrediente emocional para o armazenamento mental.”. Recordista na criação de personagens para a imprensa, apontou a filosofia como responsável pela criatividade já que, antes de criar um personagem, ele faz o que chama de ‘mapeamento da alma’ para criar uma ‘propriedade intelectual’ que chame a atenção do jornalista e do público. Seus livros foram doados para universidades e bibliotecas do Brasil, Portugal, Angola, Paraguai e Espanha. Dedica parte da sua vida à produção gratuita de conteúdos que contribuam para um conforto social. Possui colunas nos maiores portais de resiliência e humanas da lusofonia que somam mais de 100 milhões de seguidores em suas redes sociais.

Livros

Viver Pode Não Ser Tão Ruim – Frases filosóficas

Viver Pode Não Ser Tão Ruim – Vol 2 – Das frasetas ao contexto

Como se tornar uma celebridade – Filosofando a imprensa

MF Press Global – Moda – Dicas de especialistas da moda

MF Press Global – Saúde – Dicas de especialistas de saúde

Mini CV 

Fabiano de Abreu – Psicanalista, neuropsisanalista, poeta, filósofo e jornalista

Registro 0.0543 0 Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica e CBPC

Registro Intel Reseller Tecnology – Especialista em tecnologia: 10381444

Registro FENAJ: 0035228/RJ

Registro Jornalista Internacional IFJ: BR16791

Membro Mensa número: 1625BR

Currículo como pesquisador: http://lattes.cnpq.br/1428461891222558

Certificado no curso de Neurociência e Psicologia – Udemy

Especialização em Neuroplasticidade com Gregory Caremans – Na Brain Academy – Londres

Especialização em Filosofia no curso História de La Ética pela Universidad Carlos III de Madrid

MBA em Autorealização, Propósito e Sentido da Vida pela PUC RS

*Caso precise de documentos que confiram a veracidade das informações aqui contidas, por favor, retorne o email.  

  1. MÃES, QUE NÃO SÃO MÃES DE SANGUE TAMBÉM TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL, MUITAS VEZES MULHERES MÃES SÃO INGRATAS COM SEUS FILHOS, POR ISSO MUITA DAS VEZES VEMOS ASILOS LOTADOS, MAS ISSO É PANO PRA MANGA PRA OUTRO ASSUNTO

    Curtir

  2. Muitas mães foram condenadas à morte pela COVID por causa dos atos genocidas de um Filho da Puta que foi eleito Presidente do Brasil.

    Curtir

    • Mas a peste chinesa tem origem na China…. como assim o presidente é o culpado? Óhhhh meu Deus…. não to entendendo mais nada….

      Curtir

  3. Senhor Guerra

    Sempre o admirei pelo seu senso democrático, há dias observo que os “copia-cola” e os vídeos que outrora foram banidos pelo amigo, retornaram as postagens.
    Se possivel nos esclareça se liberou geral ou apenas para falar mal do Presidente da República?

    C.A.

    Curtir

    • É capaz de ter liberado. Ele nunca lembra de nada nestas horas. Agora que Bolsonaro caiu de vez na opinião da maioria, pode dar o copia e cola da ESCRILUDIDA MORTADELENTA!!!!
      Chegou a colocar que ele estava convicto que Bolsonaro era o melhor para o País e depois colocou fotinho do Haddad/Manuela. Kkkkkk
      Chegou a dizer que Doria era melhor que o França, pois o último destruiu São Vicente.
      Disse que foi uma benção ser demitido e que não deseja voltar e depois disse que voltaria por conta própria.
      Disse que não assumiria um cargo de DGP com 15 anos de carreira. Kkkkk
      Disse que nunca foi santo, mas cobra postura ilibada dos outros.
      Em fim…. Tem que filtrar TUDO que ele escreve ou afirma. Muito raro ele dar o braço a torcer.
      É aquela máxima: enquanto sou servidor os benefícios são necessários, quando não sou os benefícios são um absurdo a ser cortado.

      Eu me divirto com isso. Ninguém é santo e muito menos senhor da razão. Além de que todos estão sujeitos ao erro. Alguns tentam arruma-los ou mudam de opinião (quando não é sabedoria acaba sendo outra coisa pior).

      Em suma: provavelmente liberou. Pq ele tá revoltado com o Bolsonaro.

      Por mim pode dar impeachment ou qualquer coisa do tipo. O importante era aquele traste do Haddad/PT não levar. Não tenho corrupto ou político de estimação.

      Difícil é aguentar o “parabéns ao envolvidos” ou algo do tipo. Vc é obrigado a votar e depois tem que aguentar este tipo de comentário.

      #copiaecolacontraBolsonaropode RS
      Seja bem vinda novamente Scriper/Escriludida/Maria, irmã do Toninho, dona de rendas de aluguéis de imóveis, beneficiária MOR do PT com 20 anos de “pulissa”! Estávamos com saudades!!! Cadê o Blindado?

      Aguardando suas piadinhas com conotação sexual ou tiradinhas toscas. RS

      Curtir

  4. Ministério da Lama
    POR FERNANDO BRITO · 13/05/2020

    Os depoimentos dos ministros militares do Planalto, pelo que se sabe até agora, são de total pusilanimidade.

    Os reclamos de Bolsonaro, segundo Braga Netto e Augusto Heleno, de que a queixa estúpida era sobre a segurança pessoal do presidente, embora inacreditável, a cargo do Gabinete de Segurança Institucional, de Heleno e de Abin, de Alexandre Ramagem.

    Luiz Eduardo Ramos, mais prudente, pediu para corrigir, ao final, suas declarações, para dizer que “não se recordava” da ordem dada para trocar o comando da Polícia Federal.

    Os generais mentem, claro, e descaradamente.

    Estão mergulhados num poço de lama que ajudaram a construir.

    Condenam as Forças Armadas e, em especial, o Exército Brasileiro, à ímundícia em que estão todos os cúmplices deste genocídio avacalhado.

    Avacalhado, sim, porque não é possível classificar de outra forma um presidente que, no dia em que nos aproximamos das mil mortes por dia, está preocupado com a modelagem de bíceps e glúteos nas academias de ginástica. Quem sabe também não sugere o açaí com proteinato dos “bombados” como remédio para o Covid-19?

    O país está se dissolvendo, enquanto um bando de lunáticos se encastela em Brasília e na Avenida Paulista aberrar por sangue, morte e golpe. Dentro do Planalto, sob os olhos dos generais que servem de babá ao enfant terrible presidencial.

    Há uma covardia geral, na suposição de que as Forças Armadas garantiriam Bolsonaro contra os freios legais a que está sujeito.

    Jamais o saberemos, se não o enfrentarmos.

    Curtir

  5. Ao comentário…….Maria parabéns ao comentário….excelente ……..Na Policia Civil se todas as autoridades e seus subordinados raciocinassem me prol da Democracia…………..não estaríamos na situação atual……….O MILITARISMO destruiu o País ………..a desculpa dessa turma era PT……..AGORA é o Sergio Moro………..Quem gosta de MILITAR é Quartel

    Curtir

Os comentários estão desativados.