O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou hoje a prorrogação da quarentena no estado até o dia 31 de maio. A decisão foi tomada nesta manhã, após uma reunião entre ele, o Centro de Contingência ao Coronavírus e secretários. Esta é a segunda vez que o político tucano estende o período de isolamento social como medida de combate à covid-19.
Ele ainda declarou que não está totalmente descartada a possibilidade de adotar um lockdown (fechamento total) em cidades do estado, embora a medida não esteja prevista.
O prefeito Bruno Covas (PSDB) afirmou que a quarentena também será estendida até 31 de maio na capital.
Em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, Doria se emocionou e ficou com a voz embargada ao anunciar o aumento do isolamento e ao falar sobre o Dia das Mães, que será celebrado neste domingo (10).
“Daqui a dois dias será o Dia das Mães. É o dia da celebração da família, do beijo, do abraço, do caminho. Neste ano, será diferente. Será um dia de solidariedade, de oração pela vida, pelos brasileiros. Palavras refletem sentimentos, e o sentimento agora é o da proteção. Mães são sempre as maiores protetoras e proteção. Esse é o sentimento que fui buscar nas lembranças da minha mãe, que perdi quando tinha 14 anos de idade. Como governador de São Paulo, gostaria de dar uma notícia diferente, mas o cenário é desolador. Teremos que prorrogar a quarentena até o dia 31 de maio”, disse Doria.
O estado tinha um plano de flexibilizar a quarentena a partir do dia 10 de maio e, para que cada cidade pudesse retomar o comércio parcialmente, era preciso estar na chamada área verde, de acordo com a taxa de isolamento social alcançada diariamente. Mas a degradação da situação da saúde fez com que São Paulo ficasse somente com áreas vermelhas e amarelas. Um integrante do Centro de Contingência ao Coronavírus revelou ontem ao UOL que estava difícil encontrar uma região que atendesse aos requisitos.
O governador afirmou que reabrir a economia neste momento colocaria em risco milhares de vidas.
Autorizar relaxamento agora seria colocar risco milhares de vidas, o sistema de saúde e, por óbvio, a recuperação econômica. Quero reafirmar aqui, em nome de todos os secretários, retomaremos sim, tão logo possível, na hora certa, no momento adequado. Esse momento, o mais triste da história do nosso país, vai passar. Vai passar se todo mundo ajudar
governador de SP, João Doria (PSDB)
Lockdown
Sobre a possibilidade de a cidade de São Paulo e outros municípios do estado adotarem um lockdown, João Doria afirmou que essa medida ainda não está prevista, mas que não está totalmente descartada.
O fechamento total já vem sendo adotado em capitais brasileiras, como São Luís e Belém.
“Não descartamos nenhuma outra medida mais restritiva. Não estamos propondo lockdown, mas ele não está descartado. Esperamos que isso não tenha que ser praticado, mas isso vai depender muito de vocês [cidadãos]”, disse Doria.
O governador ainda falou que a avaliação sobre a implementação do lockdown não seria política. Isso porque o PT, partido de oposição ao governo, anunciou que pedirá ao MP a decretação do isolamento total no estado.
“Não há nenhuma relação de política com saúde, com todo respeito ao partido [PT]. Aqui respeitamos a ciência. Neste momento, não temos o protocolo do lockdown. Acreditamos que as medidas adotadas, a ampliação da quarentena, e a consciência das pessoas podem ser suficientes.”
Bruno Covas complementou que a prefeitura ainda espera que as taxas de isolamento vistas no início da pandemia sejam retomadas, o que evitaria a necessidade de uma medida drástica.
Número de mortes cresce 193% e atrapalha plano de reabertura
O projeto de reabertura do comércio foi lançado em 22 de abril, com o nome de “Plano São Paulo”. A flexibilização das regras da quarentena foi condicionada à queda na curva de contaminação, testagem massiva de pessoas, alta taxa de isolamento social e disponibilidade de leitos no sistema de saúde. Nenhum dos critérios, porém, foi atingido.
Quando estes requisitos para a reabertura foram apresentados, o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, afirmou em coletiva que todas as regiões eram consideradas áreas amarelas e vermelhas. Desde então, o número de casos da covid-19 aumentou 159%, e o de mortes, 193%.
Além disso, a pandemia deixou de estar restrita à região da Grande São Paulo. Um estudo do Instituto Butantan divulgado ontem mostrou que 38 cidades passam a ter casos da covid-19 a cada três dias. A doença está em 371 dos 645 municípios paulista. A previsão é que até o final do mês todas as cidades tenham habitantes infectados.
As UTIs dos hospitais da Grande São Paulo estão com 89% de ocupação. A Secretaria de Saúde já falou em enviar pacientes para o interior e abrir negociação com hospitais privados, medida que a prefeitura de São Paulo já precisou adotar. Outro fator que impediu a reabertura dos negócios foi o isolamento social insuficiente.
Por fim, a taxa de adesão ao isolamento fechou em 47% nos últimos três dias, percentual insuficiente diante dos 55% vistos como necessários.
O governador havia falado que cidades com menos de 50% estavam excluídas de qualquer possibilidade de reabertura do comércio. O estado monitora 104 municípios, e levantamento do UOL mostrou que 66 deles não atingiram o mínimo estipulado por Doria.
Fácil esses milionários dizerem fica em casa.
E quem depende do trabalho de cada dia para sobreviver? Quer que fique em casa? Ajude com algo digno, não essa mixaria de R$600,00 que não compra nem um pão com manteiga no mÊs
CurtirCurtir
Da minha parte esse otário não ganha pra mais nada, é um idiota , que tenta ludibriar a todos com aquela oratória estilo Padre ,com aquela fala mansa e calminha, se fazendo de empático, quando na verdade a realidade financeira dele muito se distancia da realidade do povo paulista .
E apropósito não faltará a ele veículos com os números pares e impares
CurtirCurtir
O Governador João Dória está certo, não se pode confiar no Estado brasileiro ora governado por um bosta louco que socorre banqueiros com mais de 1 trilhão de reais e arrisca a vida do pobre a passar por humilhação e ser contaminado nas imensas filas da Caixa Econômica por miséria de 600,00 reais.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Dória é um MALDITO que NUNCA está certo…NUNCA…sobre NADA!
Foda-se Bolsonaro.
Mas apoiar Dória é uma excrescência.
Aliás, em SP ele fez e faz exatamente o que quer…não dá para culpar o Bolso.
CurtirCurtir
Ele não gosta da pra polícia, ok. Mas é o único que esta fazendo alguma coisa…quer dizer, ele, Covas e demais governadores. Se não fossem eles estávamos com 30.000 mortes.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Papo furado.
Não há um estudo verdadeiro que consiga ratificar isso.
Em NY, com todas as restrições…até Cuomo teve que admitir que além da curva ascender, 2 terços dos contaminados estavam em casa…seguindo rigorosamente a quarentena.
Dória só prática proselitismo…e tem tonto que cai no discurso MENTIROSO dele.
COVAS…além do nome ser maldito, ele próprio também o é.
Fez a CAGADA de fechar ruas de uma das Megalópoles mundiais…voltou atrás 1 dia depois…
Agora vai impor um rodízio de veículos inexequível…os pontos de ônibus e terminais vão lotar…será um caos…vai ter que voltar atrás…é um playboy imbecil de uma família MALDITA desde a origem.
CurtirCurtir
Esse Dória parece uma criança mimada. Poderia ter feito N coisas, mas não fez. Ele já queria o lockdown desde o início, mas a todo momento fala que se baseia na ciência e não no achismo. Vamos ver se é verdade olhando para alguns fatos… Ele cumpriu promessas de campanha? Pq não foram feitos os hospitais de campanha desde o início? Pq não foram atrás de mais médicos? Como o “Walking Covas” era vice do Dória, então é seguro afirmar que as decisões de um passa pelo outro. Logo pergunto qual foi a ciência utilizada na implementação das “blitz educativas” feitas por PMs no qual fez o maior congestionamento e não tinha um cartaz de Corona vírus se quer? E outra… Para que 20 PMs e não sei quantas viaturas para fechar duas faixas? Não seria melhor aproveitá-los para sua verdadeira missão? Ainda falando de ciência e não achismo o que Dória acha da ciência explicando os baixos números de policiais Civis e com salário defasado? Ele não segue a ciência? Então a ciência diz para a PC fechar as portas?
Agora o óbvio para quem não conhece o Agripino… Primeiro diz que deveria ser X o isolamento social, depois Y e posteriormente afirma que a ciência não funciona bem assim… Não obstante cria números embasados na “ciência”, faz ele mesmo (com o Covas) trânsito na capital e por fim coloca a culpa no Povo, por não seguir suas recomendações a risca, e no Bolsonaro.
Será que o IPTU do comércio fechado eles vão cobrar? Por que o único que está dando grana mesmo (a contragosto diga-se de passagem) é o Bolsonaro. Dória e Covas compraram radares móveis, aumentaram o imposto de transmissão de bens imóveis de falecidos bem nesta época e estão recapeando as ruas de SP em locais que não precisava (alguns locais precisava e ficaram muito bom, tem que ser imparcial).
No fim para Dória e Covas a ciência funciona para os outros e não para eles.
Para Bolsonaro não existe ciência, mas apenas comunistas e pessoas que querem seu trono tal qual a série GOT.
Governador tem que ceder também. Não é só Bolsonaro. Caso contrário fica parecendo três crianças… Tem que ter tanto de isolamento, se tiver 1% abaixo do que eu quero vão ser assim! Aí o Covas fica comemorando do lado e e e e e e. Depois vem Bolsonaro dizendo que os doías quebraram seus brinquedos e xingando aos prantos os pais de Dória e Covas a tal “extrema imprensa”.
Um monte de oportunistas e aproveitadores.
Um tá aí de gaiato, pq se aproveitou da mentira do Dória. O outro ganhou de raspão do comunista (que era outro lixo diga-se de passagem, mas talvez melhor que este traste), se apoiando no “Bolsodoria”. Por fim o cara que venceu devido ao ranço que a maioria pegou da ORCRIM PT.
Democracia? Isso aí? Militar no Governo é coisa boa? Não vejo solução além do meteoro para o Brasil.
CurtirCurtir
Gostaria de alguém com CORAGEM que fizesse um estudo comparativo:
Quantos morreram por coronavirus até hoje
Quantos morreram por depressão, fome e outras doenças indiretas e derivadas do isolamento. (ex: suicídio )
Me desculpem, mas, como ja dito, pneumonia e acidente de trânsito matam mais que coronavirus.
Nem por isso, teve campanha fiqeu em casa ou proibiram a produção de motos
CurtirCurtir
Gostaria de saber como é feito esse calculo de isolamento!!! Aos meus olhoes o movimento na rua, entre pedestres e veiculos, caiu mais de 60%!!!!! Agora meter o louco e restringir veículos na madruga já é demais né??? Tem família que somente um dos integrantes ainda tem emprego, e o cara trabalha há 35 km de sua residencia, entra num dia e sai no outro. É prá matar o povo de fome mesmo….e toda a culpa esses hipócritas /falsos estão jogando na esfera federal…..como todos aqui já esperavam!!!
CurtirCurtir
Jamiro, faço minha as suas palavras!!!!!!
CurtirCurtir
Considerações peripatéticas sobre o Agripino e a sua “gestão” nesta pandemia!
Já apareceu o primeiro espertão que conseguiu ganhar uma “licitação” da secretaria de saúde onde uma casa no c….da periferia de Jandira, é a sede da tal uma empresa vencedora da licitação, empresa fundo de quintal, cuja razão social dá conta que o ramo de atividade desta empresa é gráfico.
Tal empresa vai receber R$ 14.000.000,00 (quatorze milhões) de reais para fornecer 1.000.000,00 ( um milhão) de aventais descartáveis.
Pois bem, a reportagem da Record foi até o local e em contato com o proprietário do imóvel, que informou ter alugado para o espertão, e que o aluguel está há 6 (seis) meses atrasados.
Mau sinal…..
Ou seja, ato de corrupção na veia!
Mas por óbvio o gestor sobre isso não falou uma só palavra, em todas as suas mediações de entrevistas que este faz diariamente.
Só não seguiu o exemplo do Estado de Santa Catarina, onde o secretário foi obrigado a pedir demissão por conta de atos de corrupção!
E por sinal alguém poderia me explicar como alguém que não tem cargo no governo consegue aparecer mais que o secretário da saúde.
No Mundo policial um cara que; Se passa por policial, anda como policial vive em departamentos policiais, e só anda com policias…. e NÃO é policial é o famoso GANSO.
O governado colocou um GANSO para coordenar esta crise, coisa de gestor!
O ganso que não tem nenhum cargo, não tem salário, não tem comissionamento, mas é o linha de “frente” da força tarefa!
Que coisa linda!
Como nos sabemos geralmente o GANSO só se presta a fazer o que faz em troca de por algum no bolso, sempre por fora!
Voltamos ao caso dos R$ 14.000.000,00, ou será só uma coincidência?
Eu burro que sou, vou deixar de dar expediente, na minha clínica no Jardim Europa, que atende só os ricos e famosos, para fazer trampo voluntário para o governador nem por um BARALHO…
Tirem as suas conclusões….
No mais o Agripino só está fazendo o que sabe fazer de melhor média com a mídia, a Folha de São Paulo e o site UOL não publicaram nada sobre a farra dos aventais, por que será?
Deve ser por conta dá grana que o governador coloca nestas empresas a título de “propaganda institucional” da sua supimpa “gestão”.
E para quem tiver interesse pesquisei o nome do ganso no site da transparência do Estado de São Paulo e não consta qualquer remuneração em nome deste!
CurtirCurtir
Apoiadores de Bolsonaro fizeram ‘tiro ao alvo’ com Maia, Doria e Witzel; veja fotos
Atiraram balões com água
Participaram de ato no sábado
Manifestantes atiram balões com água em ‘tiro ao alvo’ na Esplanada dos Ministérios, em Brasília Sérgio Lima/Poder360/Drive – 9.mai.2020
PODER360
10.maio.2020 (domingo) – 5h50
atualizado: 10.maio.2020 (domingo) – 7h45
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro fizeram 1 “tiro ao alvo” com políticos e ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) em ato com pautas anti-Congresso no sábado (9.mai.2020). Os manifestantes escolhiam uma das pessoas disponíveis e atiravam 1 balão com água em direção ao cartaz.
Receba a newsletter do Poder360
todos os dias no seu e-mail
seu e-mail
OK
As fotos impressas como “alvo” são de Alexandre de Moraes (ministro do STF), Rodrigo Maia (presidente da Câmara), Sergio Moro (ex-ministro), João Doria (governador de São Paulo), Joice Hasselmann (deputada pelo PSL de São Paulo) e Wilson Witzel (governador do Rio de Janeiro).
Veja fotos do momento, registradas pelo repórter fotográfico do Poder360 Sérgio Lima:
Ato foi realizado em Brasília no sábado (9.mai) Sérgio Lima/Poder360 – 9.mai.2020
Momento em que balão com água explode no rosto do presidente da Câmara, Rodrigo Maia Sérgio Lima/Poder360 – 9.mai.2020
Manifestante atira balão em direção a cartaz com políticos Sérgio Lima/Poder360 – 9.mai.2020
Faixa com políticos e autoridades como “alvo” Sérgio Lima/Poder360 – 9.mai.2020
Rosto do governador João Doria (PSDB) sendo atingido por 1 balão em manifestação em Brasília
https://www.poder360.com.br/congresso/apoiadores-de-bolsonaro-fizeram-tiro-ao-alvo-com-maia-doria-e-witzel-veja-fotos/
CurtirCurtir
O silêncio das autoridades legislativas e judiciárias diante das provocações dos bolsomínios, me fazem crer que não estamos vivendo na república das bananas, mas dos bananas.
CurtirCurtir
dos omissos, dos acovardados, dos pelegos e daqueles que em toda carreira policial adentraram em uma favela………….beberrões e puxa sacos….
CurtirCurtir
corrigindo…….nunca adentraram em uma favela ou realizaram prisões.
CurtirCurtir
Sr. Pescador, obrigado por complementar meu raciocínio!
CurtirCurtir
Sr. Analista de plantão estamos largados á própria sorte, melhor dizer á sorte alheia
CurtirCurtir
O ditador oportunista está preocupado somente com as próximas eleições presidenciais de 2022. Em seu discurso, sua única preocupação é atacar o Presidente Bolsonaro. O vírus está disseminado entre a população e a tensão entre ambos vai levar o País a ter milhares de mortos seja pela Covid 19 ou por outras causas decorrentes da situação econômica e social degradantes que estão por vir.
CurtirCurtir
E tem idiota defendendo Dória ainda. 30 anos de PSDB em SP foi pouco. O cara come m*rda e afunda o prórpio país se precisar só pra tirar Bolsonaro do poder. Esquerdismo é doença.
CurtirCurtir