Déficit de delegados de polícia aumenta 63% em São Paulo 18

Falta de nomeação de aprovados e reforma da previdência estadual acentuam quadro

SÃO PAULO

O estado de São Paulo tem atualmente um quadro deficitário de 12.985 policiais civis, diz o Sindpesp (Sindicato dos Delegados de Polícia). Os dados são de dezembro de 2019, do balanço publicado mensalmente pela entidade.

Entre 2017 (primeiro ano avaliado) e 2019, mostra o índice, o débito do efetivo aumentou 15,4%. Apenas considerando os delegados, o déficit cresceu 63,5% no período, passando de 578 para 945 os cargos vagos.

Na sexta-feira (10), o governador João Doria (PSDB) homologou o último concurso para delegado de polícia, realizado em 2017, mas os 346 aprovados ainda aguardam a convocação.

“O quadro afeta não só naqueles que têm condições e expectativa de iniciar suas atribuições e estão esperando a convocação, mas também aqueles policiais que têm que trabalhar em condições precárias, em jornadas exaustivas, muitas vezes em sobreaviso de 24 horas ininterruptamente, com apenas uma folga por semana”, explica Raquel Gallinati, presidente do Sindpesp.

“A polícia tem o dever de combater a criminalidade. Com a Polícia Civil diminuindo e precarizando seus quadros, a população é a maior prejudicada.”

Aposentadoria

Apenas em dezembro de 2019, foram protocolados 972 pedidos de aposentadoria, o que acentua ainda mais a gravidade da situação do efetivo, diz o Sindpesp,

Segundo o sindicato, a partir deste ano 32% do efetivo da Polícia Civil do estado já estarão em condições de se aposentar.

Com a iminência da aprovação da reforma da previdência estadual, que torna mais rígidas as regras para concessão de aposentadoria, a tendência é que os policiais que já reúnem os requisitos, solicitarão o benefício.

“Infelizmente, falta vontade política para que o problema da reposição do quadro seja revertido, e a tendência é piorar com os pedidos de aposentadoria, podendo haver um apagão da Polícia Civil”, diz Gallinati

O que diz o governo

A SSP (Secretaria da Segurança Pública) afirma que o governador João Doria autorizou a contratação de mais de 20 mil novos policiais, sendo 5.400 novas vagas para a Polícia Civil.

“Do concurso de 2017, 1.815 aprovados foram nomeados em novembro de 2019, sendo que 1.453 compareceram à posse em dezembro e já estão na Academia de Polícia.”

A pasta diz que está em andamento a nomeação de outros 850 aprovados, sendo 250 para vagas de delegados e 600, de investigadores, e afirma que devem acontecer novas contratações.

“O governo de São Paulo autorizou a abertura de mais 2.750 vagas para concursos da Polícia Civil, sendo 250 delegados, 900 investigadores e 1.600 escrivães.”

A SSP diz que os editais devem ser lançados ao longo de 2020.

  1. João DORIA honro vc sempre e sera o presidente deste país e a puliça civil feche as portas de vez pois nao serve pra nada

    Curtir

  2. E fora delegado tem um monte de remanescente não convocado ainda dos concursos de ensino médio. A SSP nem se dá ao trabalho de mencionar…

    Curtir

  3. Uéé´…..déficit somente de delegados???? O maior déficit está nas outras carreiras, escrivão principalmente. Déficit aliás, está no meu defasado holerite que permanece igual ao longo da década, aí fica um déficit nas minhas contas, as quais dispararam em relação ao meu salário. E dá-lhe promessas de salário decente, compatível a um lugar caro prá se viver, o estado de São Paulo. Depois dessa aparecem 5%, aí aumenta-se a aliquota de outro encargo onde acaba virando 2%. Nunca imaginei que um dia veria essas condições na nossa Polícia Civil. E esse déficit vai ficar bem maior, quem tem tempo cai fora. Lamentável!!

    Curtir

  4. com todo respeito aos senhores excelentíssimos doutores autoridades policiais, a situação chegou nesse ponto por unica e exclusiva culpa de vossas excelências! explico!
    faltou efetivo para manter unidades territoriais o que os diretores fazem? elaboram planos mirabolantes de atendimento, onde só o delegado iria receber pelo acumulo de unidades e os demais iriam trabalhar sem nada receberem, fecham as unidades e transferem para outras a responsabilidade de registro!
    falta funcionários nas unidades do interior, e o que os senhores fazem? permitem cozinheiro e servente utilizarem viaturas da policia civil a trabalharem como policiais, sejam investigadores, carcepols, agentes e escrivães! puxando saco dos prefeitos e terem de se submeter a seus devaneios.
    Viatura quebrou o que senhores fazem? mandam suas equipes nos desmanches arrumarem peças e ver nas oficinas ilegais um QSA de mão de obra.
    Prédio da unidade policial esta condenado, o que os senhores fazem? mandam os funcionários arrumarem cimento e tinta, fazer quebra-galhos nas fiações para não perderem suas cadeiras.
    Viram políticos com promessas de melhoria e o que fazem? ficam ao lado do governo votando contra sua instituição.
    um colega ou subordinado pede socorro por assedio ou por estar sendo perseguido, o que senhores fazem? não o atendem e ainda metem a caneta pra se livrar do cara e posar de parceiro da gestão!
    Vários promotores passaram na pasta de segurança, demitiram vários policiais a toque de caixa e muitos estão retornando por força de ordem judicial. o que senhores fazem? NADA. mandam esses servidores aos piores locais para que provem o gosto amargo do fel.
    Ajudam juízes, políticos, empresários, promotores, mas na hora do aperto, pedem aos companheiros de função e subordinados apoio e suporte.
    esta defasado em 63% e ninguém da população ou dessa casta a qual os excelentíssimos sempre estão a disposição falam ou emitem uma noticia a respeito disso. sabe por que?
    porque os senhores outrora valorosos agentes públicos imprescindíveis para a plicação da justiça e da lei, não mais fazem falta! ninguém nota a falta de delegados no plantão. tem outros funcionários ali que emitem o registro sem sua decisão da ocorrência. Isso foi um tiro no pé que vossas excelências mesmo se propiciaram. e agora não vão conseguir reverter jamais essa situação.

    Curtir

  5. E quando passar a Reforma da Previdência Estadual, tal qual quer João PINÓQUIO Dória, este quadro tende a se agravar ainda mais.

    Curtir

    • Quero saber das mudanças! Estão falando por aí que o delegado geral vai se aposentar? Alguém sabe se procede???

      Curtir

  6. Se esse for o caminho para unificar com a PM, bola para frente.

    Pelo menos na reforma ficaremos bonito na foto.

    Curtir

  7. discordo, tem muito delta encostado nos departamentos é sô procurar, os amigos dos amigos!!!!!

    Curtir

  8. Meu comentário foi abduzido daqui e não entendi o porquê!!!!

    Não sei nem se vamos receber essa tal alimentação gorda aí não!!

    No site do governo onde tem nossos salários e benefícios, só consta a atualização do salário com os 5%!

    A alimentação continua igual 248,40.

    Entrei em contato com o recursos humanos do governo e eles disseram que não são responsáveis pelo depto e não sabem dizer nada a respeito!

    Outra coisa, assistência jurídica é só para PMs como consta na lei! Mais um passa muleque na civil como sempre!

    Curtir

  9. Não querendo botar lenha na fogueira, mas quem irá querer ser Delegado em SP se todos os outros estado pagam bem melhor? Só masoquista mesmo. Ou quem tem alguma tara por PSDB

    Curtir

    • Agepol Escriba:

      ” Mas quem irá querer ser Delegado em SP ”

      Ora, milhares de advogados , serventuários da justiça , PMs e todos os membros de todas as carreiras policiais civis que não sejam médicos-legistas . Pois até perito criminal presta concurso para Delegado . Da mesma forma que temos de centenas de milhares de jovens querendo ser PM ou Policial Civil apenas para ter um emprego estável e uma renda acima de um salário mínimo!

      Curtir

  10. Vai melhorar quando todos forem tratados de forma igual, ou seja, quando acabar. disse:

    Com esse governo, bem conhecido ha 20 anos, só fica nessa polícia quem não tem tempo para se aposentar, louco ou quem está firme e forte na coleta. Fica ai esperando melhorar que você sai direto pro cemitério. Já era, esquece. Até delegado deputado meteu papel para se aposentar, quem é zé do plantão tá esperando o que?

    Curtir

  11. E por que a administração iria se preocupar em repor Delegados se as delegacias estão funcionando sem eles ou com alguns deles respondendo por vários distritos ao mesmo tempo?

    Curtir

Os comentários estão desativados.