A morte ronda a policia civil
Além do Nilton investigador de Policia que se suicidou por não
aguentar a pressão, temos outro caso ocorrido em São José dos Campos
no dia de páscoa. O investigador de Policia Skinhead que estava sendo
sindicado e processado criminalmente também não suportando a pressão
suicidou-se dentro de sua casa com um tiro de ponto 40 na cabeça. Até
quando a sociedade irá suportar e permitir que tais fatos continuem a
ocorrer?
Não é mais possivel convivermos com a pressão criminosa e desumana
imposta a policiais civis. Não sei se são todos culpados ou inocentes,
o que não posso admitir como cidadão e ser humano é o terrorismo de
Estado imposto a policia civil por sua propria Corregedoria e pelo
Ministério Público e, por Magistrados que por medo muitas vezes temem
conceder liminar em habeas corpus quando está evidente o
constrangimento ilegal.
O senhor Secretário de Estado dos Negócios da Segurança Pública volta
e meia fala em moralização da policia, entendo eu que estamos as
voltas é com a extinção da policia civil, talvez com o suicidio de
inumeros policiais. O salario já é uma vergonha, as condições de
trabalho desumanas, a pressão da corregedoria vergonhosa, a sanha do
Ministério Público latente e a inapetencia do Poder Judiciario claro.
Parece que o verdadeiro Governador é o Secretário Ferreira Pinto,
portanto indago: Que poder tem sua Excelência sobre o Governador do
Estado? Em primeiro lugar não entendo como o Secretário não foi
trocado no episodio da escrivã de policia criminosamente desnudada, na
sequência seu encontro a sorrelfa com o jornalista da Folha de São
Paulo e agora o caso do automóvel do comandante geral da PM que
relembro : O comandante geral vai a um evento com um carro importado
superior ao do Governador do Estado, o Governador diz a imprensa que
estava mandando recolher o veículo e que ninguém poderia também usar
carro blindado… No dia seguinte o Secretário edita uma portaria
autorizando o comandante geral da PM a continuar a usar o veiculo e,
ao que tudo indica continua a usar veículo blindado. Que posição
tomará o senhor Governador? Respondo : Nenhuma!
É vergonhoso o estado de coisas que vivemos, para que um veículo
importado? Para longas viagens? Ora senhores leitores, em viagens
longas o comandante geral certamente se deslocará usando um dos
helicópteros da policia militar, pois duvido que o mesmo vá a São José
do Rio Preto, Marilia, ou mesmo ao Vale do Paraíba a bordo de sua
luxuosa Captiva.
Diz também o comandante geral que os vectras comprados para os
coronéis PM’s são porque ao se deslocarem não podem ou não querem ser
abordados pelo povo, pois são executivos de policia. Isso no mínimo é
vergonhoso. A obrigação do policial militar ou do policial operacional
civil é estar em viatura caracterizada e atender as necessidades e
reclamos da população, é necessário que algumas coisas mudem no seio
da policia militar. Porque não há expediente as quartas-feiras depois
do meio dia? Porque não se vê capitães na rua? Lugar de policia é na
rua! Mas com condições. O comandante geral usa uma Captiva, os
coronéis Vectras e, os soldados, cabos e sargentos? Viaturas antigas e
sem nenhum conforto para quem passa 12horas nela sentado.
O Jornal Folha de São Paulo traz matéria informando que enquanto a PM
recebeu milhões a policia civil recebeu quirera. E o que me espanta é
que o chefe da policia civil, Delegado Carneiro tenta justificar o
injustificavel, dizendo que falta planejamento a policia civil. O que
falta são policiais em cargos de diretoria sem apego a cadeira mas com
apego a Instituição. É injustificavel entre outras coisas que o
delegado geral aceite que a corregedoria fique fora da área de atuação
da delegacia geral, como se isso fosse normal.
É preciso que se verifique quem hoje está em cargo de direção, pois o
senhor Secretário que prega a moralidade deveria estar mais atento
para não correr o risco de ser pego pela própria palavra.
Quantos policiais civis precisarão morrer para que as coisas mudem?
Quantos precisarão ser punidos com suspensão ou mudança de local de
trabalho por dizer o que pensam? Eu particularmente posso até não
concordar com o que alguns dizem,mas defenderei até o fim o direito
que eles tem de proferi-las. Pois afinal, parece que vivemos em uma
democracia, ou não?
João Alkimin









