EXTINÇÃO NA VACÂNCIA – A Polícia Civil beira o colapso funcional, segundo relatório do Tribunal de Contas do Estado 81

Por Leo Arcoverde e Isabela Leite, GNews

Polícia Civil de SP tem quase 9 mil agentes a menos que o ideal
GloboNews em Ponto
Polícia civil de SP tem quase 9 mil agentes a menos que o ideal

Polícia civil de SP tem quase 9 mil agentes a menos que o ideal

A Secretaria Estadual da Segurança Pública disse em nota que “tem adotado as medidas necessárias a atender às recomendações Tribunal de Contas do Estado” e que está em processo de contratação de maior efetivo (leia mais abaixo).

De acordo com o relatório, assinado pela conselheira Cristiana de Castro Moraes, relatora da análise das contas do governador, as oito carreiras da Polícia Civil possuíam um número de policiais 25% inferior ao ideal em 2018.

Proporcionalmente, o maior déficit era o de papiloscopistas (325 cargos vagos, o que representa 37% do efetivo necessário, de 875 agentes). Já o menor déficit era o de carcereiros, de 1% (21 servidores de um total 2.805).

O relatório é uma das peças que serão verificadas pela Assembleia Legislativa de São Paulo durante a análise das contas do governador, prevista para ocorrer neste segundo semestre.

Segundo o documento, entre os investigadores, carreira com maior quantidade de servidores na Polícia Civil, o déficit detectado pelo TCE em 2018 foi de 24% do efetivo ideal (faltavam 2.899 de um total de 11.957 agentes). O tribunal também detectou 722 delegados a menos do que número ideal (3.461 agentes).

Polícia Civil cumprindo mandado de busca domiciliar no interior de SP — Foto: Polícia Civil/DivulgaçãoPolícia Civil cumprindo mandado de busca domiciliar no interior de SP — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Polícia Civil cumprindo mandado de busca domiciliar no interior de SP — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Equipamentos

Além da análise de dados fornecidos pela própria Polícia Civil, para elaborar o documento, auditores do TCE visitaram, em 2018, 75 delegacias para entrevistar delegados, escrivães, agentes, investigadores e carcereiros.

Os policiais relataram uma série de problemas graves. Em 48% das unidades visitadas, houve relatos de problemas diários como lentidão e dificuldade de conexão na internet; 78% dos policiais entrevistados consideram a quantidade de viaturas à sua disposição insuficiente.

No relatório, o TCE faz a seguinte análise sobre o trabalho da Polícia Civil como um todo: “Por fim, considerando o déficit crítico de recursos humanos sem uma perspectiva de reposição, a precariedade das delegacias e a falta ou sucateamento dos recursos materiais, avaliou-se que a Polícia Civil está desprovida de recursos de toda ordem para cumprir adequadamente sua missão institucional, o que pode culminar, sem as devidas correções, em sua inoperância”.

No documento enviado à Assembleia Legislativa, como parte da análise das contas do governador, que deixou o governo em dezembro, o TCE faz oito recomendações à Polícia Judiciária: entre elas, estão o planejamento e a realização de concursos para “repor as necessidades de recursos humanos da Polícia Civil” e a verificação das “necessidades de infraestrutura dos Distritos Policiais”.

A diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno, avalia que o déficit no quadro atual de pessoal e de equipamentos da Polícia Civil afeta diretamente o trabalho de investigação nas delegacias no dia a dia, que é a função típica do órgão, e, consequentemente, prejudica a população.

“Considerando o déficit crítico de recursos humanos sem uma perspectiva de reposição, a precariedade das delegacias e a falta ou sucateamento dos recursos materiais, avaliou-se que a Polícia Civil está desprovida de recursos de toda ordem para cumprir adequadamente sua missão institucional, o que pode culminar, sem as devidas correções, em sua inoperância”, assinala o relatório do TCE.

Delegacia de Defesa da Mulher em Santos, no interior de SP — Foto: Maria Regina Freire Martins/divulgaçãoDelegacia de Defesa da Mulher em Santos, no interior de SP — Foto: Maria Regina Freire Martins/divulgação

Delegacia de Defesa da Mulher em Santos, no interior de SP — Foto: Maria Regina Freire Martins/divulgação

SSP diz estar tomando medidas de correção

Procurada, a Secretaria Estadual da Segurança Pública disse que está tomando as medidas necessárias para atender às recomendações do TCE e que estão em andamento processos para a contratação de maior efetivo.

A atual gestão tem adotado as medidas necessárias a atender às recomendações Tribunal de Contas do Estado (TCE), que em seu relatório apontou também o crescimento nas taxas de elucidação de boa parte dos crimes de maior potencial ofensivo bem como a melhoria das ferramentas de tecnologia da informação destinadas ao controle estatístico de ocorrências por parte da instituição.

A SSP investe continuamente em efetivo, tecnologia e aperfeiçoamento do trabalho policial. Estão em andamento concursos para contratação de 2.750 policiais civis, entre delegados, investigadores, escrivães e agentes policiais. Um novo certame para outras 2.750 vagas já foi autorizado para o próximo ano.

O objetivo da pasta é realizar concursos anuais para todas as polícias. Quanto à infraestrutura, 120 delegacias serão reformadas neste ano em parceria com a iniciativa privada. As obras deverão ser concluídas em janeiro de 2020. A previsão é que a partir do primeiro semestre do ano que vem outras unidades de polícia judiciária sejam reformadas. A Polícia Civil trabalha também na modernização da frota veicular e do parque tecnológico da instituição.”

Problemas apontados pelo relatório do TCE de SP:

– 8.821 policiais de déficit, o que representa 25% do efetivo ideal

– 34.720 policiais constituem o efetivo ideal para a Polícia Civil

– 25.899 policiais formam o efetivo atual

– 48% das Unidades enfrentam problemas diários como lentidão e dificuldade de conexão na internet

– 78% dos policiais entrevistados consideram a quantidade de viaturas insuficiente

– 60% das Unidades consideraram o local para armazenamento das apreensões inapropriado

  1. Não precisa de pessoal, precisa-se é que um monte de preguiçosos trabalhem. Tem um monte de encostados que nada fazem. Outros tantos que não fazem nem o básico.
    Vários lugares com 2 secretárias, semana magra e gorda. Agente de tele, TB, não precisa, remaneja. Se procurar nesses diversos departamentos, tem um monte de gente.

    Curtir

    • O problema não são SOMENTE os vagabundos.

      Falta de gestão (agente de tele atendendo telefone na diretoria), falta de concurso, excesso de aposentadorias etc.

      Curtir

    • Amigo, concordo que tem muito encostado sim, mas ainda assim prevíamos de efetivo.
      A regra geral no interior aqui é: mais da metade em um dp não são PC. Guardas municipais no plantão e funcionarios da prefeitura como escrivão ad-hoc. Na investigação, onde trabalho, em mais da metade dos dias perco fazendo escolta e audiência de custódia. Depois vem me cobrar produção. A maioria da pc passa dos 45 anos, precisa renovar.

      Curtir

  2. Engraçado que ha anos se vê denuncias, relatos e indicativos do sucateamento material, profissional e institucional da policia civil bandeirante, mas só agora é que resolvem notificar as autoridades? Dar enfase midiático ao fato?Seria porque atual secretário não pertence ao parquet e dai os conselheiros perderam o medo de escrever ou seria revanchismo ao atual governador que abandonou o barco e modelo de gestão do seu antecessor?

    Curtir

  3. Ahhhhhh vá ??!!!! O TC descobriu a America. Só nao descobriu, ou, se descobriu nao falou que a culpa dessa insolvência mora e morou no Palacio dos Bandeirantes.

    Curtir

  4. boa noite ; sem falar que mais da metade dos dps, ficam fechados a noite e final de semana com escala de agentes policiais, carceireiros ou de investigadores so para cuidarem dos predios. note-se que nessas escalas nao tem escrivão. no DEMACRO as delegacias sao trancadas a chave e com alarme. veja a economia de funcionarios osciosos nesse departamento DEMACRO. o DECAP podia copiar. ok

    Curtir

  5. Ex carceireiros. as vezes quando vou na textil abril, sabado a tarde, sempre vejo no 12 DP-Pari, um agente pelo menos sentado no banquinho olhando pro ceu sem fazer nada, as custas do governo, lota esse funcionario pra trabalhar em outro DP e passa a chave no 12 . Vejo que a falta e de gestao e nao de funcionarios.

    Curtir

  6. Ex carceireiros. As vezes quando vou na textil abril, sabado a tarde, sempre vejo no 12 DP-Pari, um agente pelo menos sentado no banquinho olhando pro ceu cuidando do predio. Sera que falta funcionario mesmo. me poupe.

    Curtir

  7. A falta ´pode ser de escrivaes. segundo minha estatisticas. a maioria e do sexo feminino, algumas casam e logo pedem exoneraçao. outras tiram seis meses licenca maternidade e desfalcam as escalas. outras mais safadinhas e bonitinhas ficam só na Diretoria, Nas demais carreiras nao tem tanta mulher. ok. e isso.

    Curtir

  8. A falta ´pode ser de escrivaes. segundo minha estatisticas. a maioria e do sexo feminino, algumas casam e logo pedem exoneraçao. outras tiram seis meses licenca maternidade e desfalcam as escalas. outras mais safadinhas e bonitinhas ficam só na Diretoria, Nas demais carreiras nao tem tanta mulher. ok. e isso. obs e quando tem concurso, abre 100 para escrivao e 500 para investigador. assim nao dá ; falta gestao mesmo.

    Curtir

  9. Como já disseram acima, não falta tanta gente assim não!!! Escalas absurdas de 3 vezes por semana não deveria existir em nenhum departamento,seccional ou delegacia ; inclua-se neste todas as carreiras. Quanto às delegacias, não há como fechá-las sem alguém tomando conta, todos nós aqui sabedores do que existe dentro de um DP. Outras delegacias mais recentes que dividiram área de outra e hoje, com movimento muito baixo, deveriam ser EXTINTAS DEFINITIVAMENTE, delegacia não pode ficar fechada tampouco com deficit de funcionários, como algumas especializadas (idoso,deficiente,DDMs e outras). Com certeza ninguém terá culhão de enxugar e acertar o horário dos seus dentro da sua própria casa. As carreiras de tira porteiro e secretária escrivã também deveriam acabar . Já referente às viaturas, deveriam ser vistoriadas anualmente, assim verificando o estado e uso das mesmas, há muita viatura nova detonada por mau uso, quando quebra cai naquelas autorizadas das UGEs, volta pior , sendo cobrado valores absurdos. Tem muito o que ser feito aqui, mas duvido que alguém o faça. Outra coisa incoerente é o GAT, tradicional calaboca/segura a tropa que os delegados ganharam, sendo acrescido ao salário deles valores maiores do que o mensal de muitos, enquanto o resto da equipe não ganha absolutamente nada.

    Curtir

  10. Só tem 37% dos paps necessários. Fácil de resolver, sem concurso. Só passar nas chefias dos Investigadores e ver quem é investigador mesmo….é o que menos tem. Sem concurso dá pra resolver boa parte do problema. A pessoa prestou concurso pra carcereiro, auxiliar de pap, auxiliar de necropsia, operador de telecomunicações e tá fazendo serviço de investigador? IC é uma polícia separada agora. Devolve todo esse pessoal pra origem e aí da pra saber o que falta na polícia civil mesmo e pode se fazer cobrança. Lá no Ic deve ter uma chefia dos aux pap.

    Curtir

    • Estava indo bem até comentar em tom de deboche “chefia dos aux pap”. Irmãozão, auxiliar de papi não é menos polícia do que você, nem é uma carreira menor do que qualquer outra. O que há são atribuições distintas. Por coerência, ou você acha absurdo existir chefia de qualquer cargo, ou você acha normal tudo isso. Aux papi não é polícia de segunda categoria. Não desmereça os colegas.

      Curtir

    • Pode ter chefia de tira, de escrivão, mas não de auxi papi? Pelo que eu saiba, auxi papi não é mesmo polícia que ninguém.

      Curtir

  11. De melhoria salarial ninguém fala…, se não der salários dignos, ninguém vai querer entrar na polícia e quem já estiver vai sair ou não fazer nada!

    Curtir

  12. Em parte a culpa é do Governo e em parte maior é dos dirigentes da Polícia Civil que preferem se acomodar com as cadeiras que conquistam, não tem coragem necessária como tiveram outrora os dirigentes doas anos 80 que enfrentavam Governador e renunciavam ao cargo em benefício da Instituição, tudo isso junto foi favorecendo a Polícia Militar que vai implantando o seu Ciclo Completo.

    Curtir

  13. Trabalhei 33 anos e digo o que vi,a polícia com exceção do saudoso Blazek sempre teve a sua frente chefias ou que eram absolutamente desonestas ou absolutamente hipocritas. Tenho para mim que a última espécie era até mais prejudicial que os ladrões visto que se faziam de capachos para não perder o cargo e ainda perseguiram os demais. Funcionava assim o cara chegava as 10 e saia as quatro e botava vc em 5 plantões por mês três delegacias e uma cadeia e cobrava produtividade. Aqui no interior só começou a mudar co. A ações na justiça e a campanha do sindicato e da associação. Me aposentei com ação na justiça e até o último dia de serviço “neguinho” me escalou para plantão de final de semana e claro que “mandei tomar no …e não fui”. Foi um prazer inominavel a aposentadoria sair no diário oficial no diário de sábado e estar na administração para entregar armas e distintivo as 8 hrs e virar as costas sem dar tchau com a decisão da justiça concedendo integralidade e paridade.

    Curtir

  14. eu cheguei a ver escrivao trabalhando na secretaria da fazenda. coloca todo mundo na funcão de origem e vera que não tera defict. sei de um investigador que foi pra brasilia trabalhar com o irmao deputado. outro que seguiu a esposa que passou para juiza no RS. tudo com o aval da chefia. .

    Curtir

  15. Raciocinemos como gestores. Você investiria em uma instituição cuja a meta de 100%, obtivesse menos de 7%? Pois é esse o índice de elucidação de crimes de homicídios de autoria desconhecida. Sem corporativismo, você investiria?

    Curtir

  16. eu cheguei a ver escrivao trabalhando na secretaria da fazenda. coloca todo mundo na funcão de origem e vera que não tera defict. sei de um investigador que foi pra brasilia trabalhar com o irmao deputado. outro Investipol seguiu a esposa que passou para juiza no RS. tudo com o aval da chefia. Lembrei de outro caso que o colega foi para Rondonia trabalhar com madeira e deixou seu salario com a chefia. ficou lá quase 5 anos.

    Curtir

  17. vou parar de meter o pau. ideia aumenta o salario e recontrata os colegas que se aposentaram nos ultimos 10 anos. aqueles que quiserem obviamente;

    Curtir

    • que ideia sem sentido.

      Quem aposentou tem, no mínimo, 55 anos. Voce deve ser daqueles que acha bonito e compatível policial atuando com 65 anos de idade.

      Como um policial se dedica à profissão fazendo bico ? Salário digno e exclusividade.

      Curtir

      • Este Bobão do “Gabriel” que fez vários comentários idiotas, sem fundamento algum…só demonstra a inveja e a frustração ee não ter conseguido pasaar num concurso da Policia Civil SP….
        Nunca será….Nunca!!

        Curtir

    • Tanta gente precisando aposentar e vc dá uma ideia dessa? Kkkkkk

      Colocar antigão que não usa computador pra fazer o quê?

      Curtir

    • Precisamos de salario sim, mas também de funcionários.
      A regra geral no interior aqui é: mais da metade em um dp não são PC. Guardas municipais no plantão e funcionarios da prefeitura como escrivão ad-hoc. Na investigação, onde trabalho, em mais da metade dos dias perco fazendo escolta e audiência de custódia. Depois vem me cobrar produção.

      Curtir

  18. São Paulo realmente é o Estado do Retrocesso:
    “EXTINÇÃO NA VACÂNCIA – A Polícia Civil beira o colapso funcional, segundo relatório do Tribunal de Contas do Estado”.
    ” Já o menor déficit era o de carcereiros, de 1% (21 servidores de um total 2.805)”. O cargo de carcereiro não foi extinto?
    Este cargo de carcereiro só não existe em SP até o início desse ano?
    .
    “Polícia Civil cumprindo mandado de busca domiciliar no interior de SP — Foto: Polícia Civil/Divulgação”. Notem que nim mandado de busca a PC sempre está com a GCM junto, vergonha l, deveria ter mais agentes.
    .
    “Proporcionalmente, o maior déficit era o de papiloscopistas (325 cargos vagos, o que representa 37% do efetivo necessário, de 875 agentes).” Qualquer a gente fazendo um cursinho básico na Acadepol pode fazer esta função. Só o DGP baixar portaria igual a DGP 30, qualquer policial civil pode assinar, não podendo alegar ignorância.
    .
    Se for levar a risca mesmo não deveria ter investigador na polícia trabalhando no administrativo. Deveriam estar nas delegacias cumprindo ordens dos delegados.
    .
    Pra só existe duas carteiras a vermelha e a preta.
    .
    Os delegados deveriam mostrar quem chefia a polícia civil se é o chefe dos investigadores ou delegados.

    Curtir

  19. A reportagem não abordou um tema relevante, esta conta não bate:

    -Valor recebido do Abono Permanência

    Menos

    -Valor gasto com Transporte

    Menos

    -Valor Gasto com refeições

    Menos

    -Desgaste físico (Piça na corregedoria, Audiências no Fórum e Plantões noturnos)

    Somando tudo o valor é inferior ao A.P., então qual o motivo de 30% ainda estar trabalhando?

    Resposta:

    A- Aguardando decisão judicial reconhecendo a paridade e a integralidade.
    B- Bico (puxa plantão para alguém)
    C- Não consegue ficar sem fazer uma paradinha
    D- Se ficar em casa vai acabar cometendo um maria da penha
    E- É louco mesmo
    F- Todas as respostas anteriores

    Resumindo:
    O dia que o Judiciário reconhecer o direito a integralidade e da paridade, como é direito nosso, a situação piora.

    Curtir

  20. Solução, carreira única, com fé publica. Todos podem fazer tudo! Podendo alçar a Delegado através de concurso público, requisito: nível superior em Direito e 5 anos na carreira única.

    Curtir

  21. Carreira única com qualquer curso superior, como no FBI. A polícia investigativa precisa de profissionais com capacidade de abstração e raciocício lógico. Coisas muito raras em profissionais do direito!

    Curtir

  22. Beira do colapso? Fala sério! À Polícia Civil só resta e extinção. A instituição não tem capacidade de repor o efetivo por concurso público, enquanto isso a Militar irá renovar com 5400 PMs através de dois editais dos quais um em andamento e o outro em agosto próximo.

    Curtir

  23. A PM é mais visível para a população. Investir mais na PM da mais retorno em termos de voto. Somente um político que se preocupasse realmente com os problemas mais básicos da população, como segurança pública por exemplo, investiria mais na polícia investigativa. Todo poder emana do povo, que não o exerce por culpa de seus representantes!

    Curtir

  24. entao so contra escrivão porque a populaçao so reclama da demora do plantão para fazer um b.o .

    Curtir

  25. O plantão e a vitrine da Policia Civil. Investe em mais Escrivaes e terminais de computadores estilo atendimento poupa tempi.

    Curtir

  26. Basta acabar com DPPC Decade e colocar os cada quais em suas carreiras sem os desvios políticos ai sim não faltaria ninguém e dar uma valorizada no Escrivao

    Pode acabar com denarc dppc decade dipolares dar uma reduzida corregedoria enxugar e remanejar as viaturas
    Pronto tudo feito

    Curtir

  27. já mandei 2 comentários e não foram aprovados ainda.
    Enquanto isso, tem gente aqui que só fala asneira e passa tudo de boa…que sistema de moderação ultrapassado

    Curtir

  28. Acho que é um bom momento para lembrar: Eu não votei no PSBD. Aliás, até fiz campanha contra e tirei uns votos deles. Pena que não o suficiente.

    Curtir

  29. me desculpe a sociedade só precisa da policia civil para fazer b.o. bato na mesma tecla , contrate mais escrivaes e aumenta os terminais de computadores. caramba.

    Curtir

  30. voces acham que a policia civil fica procurando carros roubados, pessoas desaparecidas e principalmente os suspeitos. claro que nao, A civil serve só para cartorio dos Policiais militares, guardas municipais e da propria populaçãp.

    Curtir

  31. porque que muitos policiais nao querem o DHPP, Eu respondo. lá a maiorias dos policiais trabalham, inclusive o setor de investigação.

    Curtir

    • Cara voce é um cara muito Infeliz…. você deiza transparecer toda sua Frustração e Inveja dos Policiais Civis…. pra voce…”Nunca será…Nunca”

      Curtir

  32. É necessário o aumento de pessoal.
    Também é necessário que se adote de uma vez o horário de 12 x 36 ou de 12 x 24 / 12 x 48.
    Com isso, muito do déficit de pessoal vai ser equacionado.
    Mas ratifico, é necessário contratação de pessoal urgentemente.
    Do contrário, se deixarem como esta, é óbvia a intenção de se acabar de vez com a PC. Tal qual a Ferroviária Federal.

    Curtir

    • de novo esse papo?

      12×36 – 42 hora semanais (equilibrando as semanas)
      12×24 e 12×48 = 48 horas semanais

      a CF limita a 44 horas semanais. RETP somente em casos de necessidade (toque de recolher, operações etc). Má gestão ou falta de concurso

      E os editais da PC esclarecem que os PC´s trabalharão em 40 horas semanais.

      Se voce curte fazer 8 horas extras grátis, problema (sorte) é seu (sua).

      Curtir

  33. esses dias policiais militares foram presos dormindo no HC. fazendo bico oficial. Veja eu já escutei policial civil se gabar de que abria o talao da viatura, depois ia para o clube e ficava o dia todo na piscina. A tarde voltava para o DP encerrava o talão e que sentia a falta dele. Entao me desculpe , nao existe falta de efetivo. Falta e vergonha na cara e trabalhar.

    Curtir

  34. Déficit de papiloscopistas: 37%. Déficit de auxiliares de papiloscopista: 36%. Com poucos policiais atuando na área, a perícia papiloscópica virou artigo de luxo em São Paulo.

    Curtir

  35. É verdade Gabriel, mas se age assim é com a conivencia de superiores, enquanto o resto ta ralando na rua, cumprindo OS, intimando, removendo preso, fazendo expediente…e por aí vai. Essa estória de semana magra/gorda não deveria existir, enquanto isso falta gente em todos os lugares.

    Curtir

  36. Pois é, a culpa não foi do Mario Covas, Nem do Geraldo P. Alckmin, Nem do Serra e nem do “competentíssimo” atual, Mr. John (putaria) Dória… A culpa é do mordomo…

    Curtir

  37. TODAS AS ASSOCIAÇÕES, DAS CARREIRAS POLICIA CIVIL, SEMPRE COBROU DAS AUTORIDADES SUPERIORES, A DEFASAGEM DE FUNCIONARIOS , QUESTÕES SALARIAIS E CONDIÇÕES DAS DELEGACIAS , VISTO QUE HOJE PARA REVERTER ESTE QUADRO SERÁ MUITO DIFÍCIL. APOS A GESTÃO DO PARTIDO DO PSBD TEVE COMO MENTE DE SUCATEAR A P. C. . QUERO SOMENTE DAR EXEMPLOS; O JUDICIARIO E A NOSSA CO – IRMÃ P. M., MINISTERIO PUBLICO., TRIBUNAL DE CONTAS E DEFENSORIA PUBLICA ETC. ( pior cego é aquele que não quer enxergar). PELO VISTO VEM AI MAIS UMA AVALANCHE DE LEIS QUE AINDA MAIS VEM NOS PREJUDICAR, QUEM ESTIVER VIVO ; VERÁ !

    Curtir

  38. Triste realidade, mas um colega já tinha me alertado em 2016 que a Polícia Civil ia existir só no papel igual a Polícia Ferroviária Federal. Acho que ele estava certo, ou será que ele era um profeta!?

    Curtir

  39. Voces acham que esta certo o colega passar em concurso PUBLICO, ir para a academia e após tudo isso, vai para um plantãosó só atender telefone e guardar preso no corró; Ta errado.Coloca a GCM para fazer isso.O lugar de Policial Civil, e na Rua, investigando de verdade. Nada contra a GCM, que seriam bem vindos aos Distritos Policiais E só o governo fazer um convenio com a Prefeitura. Tem tanto GCM, e que poderiam ser bem mais úteis. Assim não precisaria fazer mais concurso e aproveitaria os policiais já existentes. ok.

    Curtir

    • Gabriel

      Vc está equivocado.
      A melhor escola para Policial Civil é o plantão, lá você aprende de tudo e grandes canas foram dadas nos plantões ou em função desse.
      Lembrando, tem policia e Polícia.
      Ninguém sai super polícia da Acadepol, lá aprende o básico juntando com a escolaridade que você já veio com ela.
      Coloca apenas cada macaco no seu galho, de resto tudo flui bem.

      Curtir

  40. Repetindo de nôvo:
    FLITPARALISANTE – 24/07/2019 ÀS 20:32
    De ultima hora, analisei melhor e votei no Dória, não me arrependo! Se pegarem meus post’s de época, verão que votei nele e por quais motivos. Como ele mesmo disse ontem na entrevista com o Datena, e sendo um dos motivos de meu voto para ele, “o voto você dá para o político e não para o partido”.(votei no Dória). Acreditei nele e continuo acreditando. VAI DAR AUMENTO REAL SIM e até o final do ano vai divulgar isso (após a aprovação da reforma da previdência), e para que se chegue até o segundo maior salário do Brasil para as “Polícias”, será nada longe de 100%, aguardem!!! Escalonado por óbvio, até 2022. Ele tem apenas 6 meses de governo e o seu antecessor, Marcio França, nem havia enviado à ALESP uma previsão de aumento salarial para nossa categoria e jogando a fumaça que aumentaria nosso salário, isso que me chamou a atenção na época, ninguém percebeu isso ? Ora, se não há previsão, o governo não pode dar nada para o funcionalismo. Com suas palavras, o governador deixou claro que até o final do ano enviará à ALESP nossa proposta de aumento para ser pago ano que vem, 2020, em diante. Quem quiser acredite, quem não quiser, não acredite, simples assim.
    O que gostei da atitude e de suas palavras, é que as Polícias são independentes, mas, trabalhando juntas! Isso começa a mudar a mentalidade de alguns de que minha Polícia é melhor que a sua. Somos irmãos, uns sem e outros com FARDA, simples assim. Ahh ia me esquecendo, a POLÍCIA CIVIL não vai acabar não viu! Apenas, “CADA UM NA SUA”.

    Curtir

  41. Wagner Nogueira Santos

    Agradeço a reprodução do meu texto!

    Parafraseando o colega C.A.

    “É o que penso”

    Curtir

  42. Há anos ficamos ficamos custodiando e cuidando de milhares de presos de graça para o Estado, ou seja, ganhávamos para trabalhar de polícia judiciária e exercíamos de graça para o Estado as funções de funcionários da administração penitenciária. Agora, que os presos foram transferidos em parte para a SAP, trabalhamos de graça para o Estado fazendo o serviço daqueles que estão faltando na instituição. Entende? É sempre assim. Só no nosso ….

    Curtir

  43. cpm certeza, no plantão, o policial civil apreende de tudo,( lê jornal e fica no faccebook,) “cana?” meu poupe.

    Curtir

      • nos DP´s pelos quais eu passei, só existiu e existe “policia” mesmo.

        Mas são “Policia” em facebook, internet e whats app.

        Curtir

    • Nem ia ter o trabalho de te responder, mas, vamos lá.

      Acredito que nem Polícia vc deve ser, Policial Civil nem pensar.

      Anteontem, 2 POLICIAS de um plantão, da região do ABC paulista, levantou e prendeu 2 lixo que entraram em uma residência, roubaram e estupraram mão e filha.

      Tantas e tantas dessas acontecem nos plantões, e fora o que já sobe pra chefia semi-pronto.

      Tem muitos Polícias bons em plantões da vida, acredite.

      Curtir

  44. Esse Gabriel é uma piada. É serviço de GCM dar pelado, é serviço de GCM comparecer em locais de crime, é serviço da GCM dirigir viatura da Civil, etc….
    Vou traçar o seu perfil: Agente Policial antigo que não faz nada no plantão.

    Curtir

  45. “No IC deve ter chefia de aux papi”. Agente 86, pelo que entendi, você acha normal ter chefia dos tiras, chefia dos escrivães, mas não chefia dos aux papi, é isso? Apenas para lembrar, na Polícia Civil, tirante a carreira de delegado, todas as outras são dispostas no plano horizontal. Não existe hierarquia entre cargos, e sim atribuições distintas. Aux papi não é menos polícia que ninguém, tanto que conheço vários chefiando equipe.

    Curtir

  46. Um certo dia um homem cometeu atentado violento pudor contra minha de 9 anos na saída da Escola. Minha esposa estava chegando no local, e correu para comunicar o crime ao plantão e prender o suspeito. Ela foi orientada para fazer 190 ou buscar ajuda na companhia ao lado. Nisso ela entrou na Companhia e de pronto embarcou na viatura e o suspeito foi detido ainda perto da Escola. Isso virou um TC na mesma Delegacia. Segundo minha esposa, O PM estava saíndo de servico e memo assim prestou seu serviço. Minha esposa disse que na Delegacia todos estavam conversando e nem deram bola para Ela.

    Curtir

  47. continuando, Ela me avisou momentos depois. sai do meu plantão em outra Cidade, e quando cheguei, me identifiquei como colega, quando entao o Delegado de um pouquinho de atenção no caso e mandou acelerar o TC.

    Curtir

  48. Na extinção de carcepol com fica os aposentados em relação a funcional

    Curtir

Os comentários estão desativados.