02/03/2011 – 08h41
Interior de São Paulo começa a oficializar “bico” de PMs
ARARIPE CASTILHO
DE RIBEIRÃO PRETO
O “bico oficial” de policiais militares, que começou há pouco mais de um ano na capital paulista, começa a se expandir pelo interior do Estado de São Paulo, com a adesão das prefeituras de Barretos (a 423 km de SP), na região de Ribeirão Preto (a 313 km de SP), e Sorocaba (a 99 km de SP).
Alckmin lança “bico oficial” de PMs em Sorocaba (SP)
Pagamento dos salários de “bico oficial” de policiais militares atrasa em SP
Outras 15 cidades paulistas já estudam aderir ao “bico” oficial, segundo o governo estadual. Por afetar o período de folga, a alternativa é alvo de críticas de especialistas e entidade de classe.
Chamado de Operação Delegada pelo Estado, o programa consiste na contratação de PMs pelos governos municipais para que trabalhem em dias de folga.
Os policiais aderem ao programa se quiserem. Remunerados pelas prefeituras, atuam com o mesmo equipamento da corporação, fornecido pelo Estado –farda, viatura, arma e colete.
Nas quatro cidades onde foi oficializado, o pagamento aos policiais varia de R$ 7,92 a R$ 16,66 a hora.
Em Barretos, os PMs que aderirem vão receber de R$ 10 a R$ 12,50 –valores maiores para patentes superiores. A Câmara da cidade aprovou anteontem a proposta do prefeito Emanoel Carvalho (PTB) para autorizar o convênio com a PM.
O petebista disse ter reservado R$ 30 mil por mês para o pagamento de “bicos”. Ele espera que em 30 dias os policiais comecem a prestar serviços ao município.
“É um meio de reforçar áreas da prefeitura em que a ação policial pode ser importante. Se tenho uma escola problemática, por exemplo, posso ter um homem lá.”
O número de policiais que serão liberados para os serviços em Barretos dependerá da disponibilidade do batalhão da cidade, segundo o prefeito. “Para o município é um bom negócio pagar a hora trabalhada”, disse.
A Prefeitura de Sorocaba deve gastar até R$ 120 mil por mês para a remuneração dos PMs que trabalharem nos dias de folga. A cidade pagará de R$ 12,50 a R$ 16,66 por hora. Valores superiores aos de São Paulo.
De acordo com o secretário de Segurança Comunitária da cidade, o coronel da reserva da PM Roberto Montgomery Soares, os trabalhos devem iniciar em 60 dias. “Haverá um treinamento para essa nova função”, disse.
Segundo Soares, além de policiamento, os profissionais terão função de fiscal enquanto estiverem de serviço para a prefeitura. Entre as responsabilidades estará a de fiscalizar venda de bebidas alcoólicas a menores.
GRANDE SP
Na capital paulista, onde a operação começou, a atividade foi apelidada de “bico oficial”, já que a remuneração é feita pela prefeitura.
Mogi das Cruzes, também na região da Grande São Paulo, oficializou ontem a atividade. Como nas outras cidades, o tempo de serviço será limitado em 12 horas por dia e 96 horas por mês.






Pau Mandado
Nunca escrevi neste blog, apesar de acompanhá-lo e agora a tarde, uma de minhas colegas me chamou para avisar que você havia feito menção a meu respeito; bem como, atribuindo-me a identidade “Jow”.
Em primeiro lugar, tenho pena de você, pois com certeza me conhece o bastante para ser o covarde que foi – não se identificando.
Pondero que neste espaço existem pessoas capazes de interpretar e analisar mensagens que possuem por único objetivo, desestabilizar pessoas que desagradam e atrapalham interesses de outras.
Dessa forma, não tenho o menor receio em aqui postar, não apenas para afirmar que nunca postei neste espaço, mas para reafirmar que se assim o fizesse, nunca me valeria de “fake”.
Sem dúvida, assim como o próprio autor deste blog, admiro a Dra. Maria Inês, razão pela qual não me arrependo de nada que fiz aqui na Corregedoria. Local onde conheci a história de perto de inúmeros “bandidos”, que neste espaço, através de seus “fakes” ficam utilizando uma pobre e enfraquecida classe de delegados, manobrada por uma meia dúzia que continua vendendo toda a Polícia Civil.
Tem colega que no DELPOL PC paga de honesto e nós bem sabemos quais são suas maiores características. Eles sabem e aqui não vou citar nomes, pois ao carto o autor deste tópico seja um deles.
Enfim, graças a Deus pude trabalhar com uma diretora com “D” maiúsculo, que em nenhum momento deixou a gente na mão – faria tudo de novo.
Porém, a Administração Pública, mais uma vez, mostrou sua cara, através de declarações que vão “de” encontro com a verdade e ela “caiu” em pé, ao contrário do SSP que declarou que não sabia de nada.
Nosso SSP sabia sim, desde o início e por si só deveria ter tido a dignidade que nossa ex-diretora teve.
Ponto final, mais um capítulo acabou, mas alguns “bandidos” insistem em prejudicar todos aqueles que brigaram por uma Polícia Civil um pouco melhor.
Não me importo, pois de pessoas iguais a você, tenho pena, pois não é “mulher” (você sabe que eu te conheço, né?) suficiente, entre uma notinha e outra, para jogar a real e me encarar de verdade.
abraço a todos
Mário Aidar