Human Rights Watch se diz preocupada com mortes cometidas por policiais de SP
ANDRÉ CARAMANTE
DE SÃO PAULO
A organização de direitos humanos Human Rights Watch entregou nesta segunda-feira (29) uma carta ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), para demonstrar “preocupações” sobre “execuções extrajudiciais” cometidas por policiais.
O documento é assinado por José Miguel Vivanco, diretor da Human Rigths, e também foi entregue para o procurador-geral de Justiça de SP, Márcio Fernando Elias Rosa, e outras nove autoridades, dentre elas o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella, e o comandante Polícia Militar, coronel Roberto Meira.
Veja a íntegra da carta encaminhada ao governo paulista
Ao ponderar que o governo de SP tem obtido resultados positivos na redução dos homicídios dolosos (intencionais) no Estado, a Human Rights classifica como alta a média semanal de seis mortos por policiais.
“As informações analisadas pela Human Rights Watch sugerem que apesar da queda no total de mortes causadas por ação policial no Estado e de iniciativas importantes implementadas pelo governo, falsos registros de ocorrências policiais e outras formas de acobertamento são problemas sérios no Estado”, afirma a entidade.
A análise dos boletins de ocorrência de “resistências [à prisão] seguidas de morte”, que era como São Paulo classificava até 2012 mortes cometidas por policiais em supostos confrontos, também revelaram que policiais transportaram 379 pessoas a hospitais, sendo que dessas, 360 –ou aproximadamente 95%– morreram.
O levantamento ainda mostra que a Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), tida como a tropa de elite da PM paulista, matou 247 pessoas em três anos (2010, 2011 e 2012).
“Provas colhidas nos casos analisados em São Paulo revelam um claro padrão: policiais executam pessoas e, em seguida, acobertam esses crimes”, afirmou José Vivanco.
Ainda segundo ele, a solução do problema passa pela responsabilização dos policiais envolvidos, “deixando claro que não haverá impunidade”.
No documento, a Human Rights Watch faz uma série de recomendações para a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Cientifíca e Ministério Público Estadual para tentar evitar que “execuções extrajudiciais” promovidas por policiais não fiquem impunes.
Procurada pela Folha na tarde desta segunda-feira, a Polícia Militar não se manifestou até o momento sobre o documento emitido pela Human Rights Watch.
Em nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) afirmou que a carta “reconhece as providências relevantes da pasta para reduzir a letalidade em ações policiais” e destaca entre elas o fim do termo “resistência seguida de morte”, agora denominado “mortes em decorrência de intervenção policial”.
“Estas recomendações são bem-vindas e vêm ao encontro da nossa proposta de estabelecer que estas entidades façam um controle social das nossas atividades”, afirma o secretário Fernando Grella sobre as recomendações feitas pela entidade na carta encaminhada o governo.
Grella acrescentou ainda que “a maioria destas medidas, porém, já está em curso, o que pode ser mensurado pelos resultados na redução da letalidade policial. As demais serão levadas em consideração.”
Com todo respeito não lembro de ter visto a Human Rights Watch se dizer preocupada com mortes cometidas contra policiais de SP ano passado.
CurtirCurtir
Simples, se acreditam mesmo que a policia mata “pessoas” demais, desarmem os policiais, resolvido.
CurtirCurtir
Quando publicaram a mesma notícia e que 2 policiais civis haviam sido presos por maus PMs a grande maioria desse blog foi contra os colegas e a favor dos PMs!
CurtirCurtir
Esta consignada na íntegra da ”HUMAN RIGHTS WATCH” ( BONITO NOME) que a ROTA matou 247 MALACOS em 3 anos!!
Diante deste quadro, podemos chegar a seguinte conclusão:-
247 dividido por 3(ANOS) = 82,3 MALACOS POR ANO
82,3 dividido por 12(MESES) = 6,8 MALACOS POR MES
vejam bem como se pode constatar não chega a 2 vagabundos por semana.!!!!
Agora gostaria de saber se esta tal ”ORGANIZAÇÃO”, saberia informar o número de Policiais e cidadãos de bem que morreram nas mãos dos malas EM 2010, 2011 E 2012???? é muito maior que 2 por semana fuii!!!!!!!!
CurtirCurtir
Gozado né, ninguém se preocupa com a morte das vítimas de latrocínio, crimes de transito, homicídios………..muito menos com a morte de policiais, recorde no ano passado. É mais um hipócrita que tem de dar o rabo prá ladrão mesmo!!!!!!! Fui!!
CurtirCurtir
Esses caras do human rights watch, são um bando de vagabundos só isso 50.000,00 (cinquenta mil) mortos por ano nessa republiqueta e os caros vem encher o saco por meia dúzia de “pobrezinhos”. Pró inferno!!!!
CurtirCurtir
Eles só enchem o saco aqui.. Em Minas matam muito mais, em Goias nem vou comentar..kkkkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
HOMEM BomBA
CurtirCurtir
a matéria só deixa de evidenciar que aqui em SÃO PAULO – os ” agentes ” não usam flores para perpetrarem seus crimes, mas sim cada vez mais armas de grosso calibre – SE FOR ANALISAR DIREITO ESTÁ CONTA, ESTÁ BAIXA AINDA………..
CurtirCurtir
O que eu percebo é que o Governo tem muito receio dessas entidades. Ou seja, devem ter um poder fudido. Qual? Temos que nos atentar para isso. É a chave da popularidade. O que esses caras têm, o que advogam e onde, e para quem. Por que têm tanta força? Nossos setores de inteligência deveriam estudar isso também.
CurtirCurtir
Tem que ter concurso pra carcereiro, umas 4 mil vagas.
Tem delegado reabrindo cadeia no interior.
Se liga tiragem, os carcereiros são na maioria idosos, e estão pra se aposentar, e tem delegado reabrindo cadeia no interior.
CurtirCurtir
AQUI VC TEM A CARA DE QUEM NUNCA VAI SE IMPORTAR COM MORTE DE UM POLICIAL ???
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.hrw.org/&prev=/search%3Fq%3Dhuman%2Bright%2Bwatch%26safe%3Dactive%26biw%3D1280%26bih%3D905
Human Rights Watch
350 Fifth Avenue, 34th Floor
Nova Iorque, NY 10118-3299
EUA
Tel: 1- (212) 290-4700
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.hrw.org/&prev=/search%3Fq%3Dhuman%2Bright%2Bwatch%26safe%3Dactive%26biw%3D1280%26bih%3D905
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.hrw.org/&prev=/search%3Fq%3Dhuman%2Bright%2Bwatch%26safe%3Dactive%26biw%3D1280%26bih%3D905
ESTA É PARA OS CRÉDULOS DE PLANTÃO . .VEJAM AS APLICAÇÕES . . .
http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&hl=pt-BR&prev=/search%3Fq%3Dhuman%2Bright%2Bwatch%26safe%3Dactive%26biw%3D1280%26bih%3D905&rurl=translate.google.com.br&sl=en&u=http://www.hrw.org/sites/default/files/related_material/financial-statements-2012.pdf&usg=ALkJrhiITNxi167vE7ixeCx9mu0RocMnBw
CurtirCurtir
http://www.hrw.org/our-people
CurtirCurtir
Tem no código penal “mortes em decorrência de intervenção policial”.
CurtirCurtir
Um governo sério não curvar-se ia diante dessa organização de direitos humanos sem antes dizer a eles que os bandidos estão muito audaciosos e enfrentam a polícia em superioridade de indivíduos e de armamentos, quando citam os números dos bandidos mortos dá uma falsa impressão que todos que morreram eram inocentes e teriam sido executados, o governo do estado não conhece a palavra soberania??? Deixe que nós cuidemos de nossa segurança e se estão tão preocupados com essa merda que intervenham nesse estado nesse país e façam as coisa funcionarem agora ficar dando opinião lá de Novas Iorque sem conhecer a frio nossa realidade é foda,o engraçado é que a grand maioria da população não está nem ai pra essa merda de Direitos Humanos, só não consigo entender porque mijam tanto pra essa organização, só pode ser treta!!!!!
CurtirCurtir
VAMOS REAFIRMAR
ORGANIZAÇÃO DE DIREITOS DUS MANOS É ISTO !!!
SÓ QUE DUS MANOS CAUCASIANOS !!! TEM TAMBÉM !!!
MANDA ELES POREM A CARA DELES COM O NRA
http://home.nra.org/
CurtirCurtir
SÓ NO BRASIL QUE A HUMAN RIGTHS WATCH APITA E TODO MUNDO MIJA!!!
ESSA CAMBADA DE FALSOS DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS QUE SÓ DEFENDE A FAMÍLIA DE VAGABUNDO VEM AQUI, DÁ PALPITE, FALA UM MONTE DE MERDA E O GOVERNO FROUXO ABRE AS PERNAS PRÁ ELES!
LÁ NOS ESTADOS UNIDOS NÃO EXISTE VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS?
LÁ NÃO EXISTE CORRUPÇÃO?
A POLÍCIA DE LÁ NÃO ERRA?
VÃO CUIDAR DO SEU QUINTAL!!!
SE AQUI TIVESSE UM GOVERNANTE DE SACO ROXO, MANDAVA ESSE BANDO DE VAGABUNDOS PRÁ CASA DO CHAPÉU E CORTAVA VERBAS E TODAS AS MORDOMIAS QUE ELES TEM.
EU NUNCA VI UM CORNO DESSES NO VELÓRIO DE UM POLICIAL MORTO EM COMBATE, E NEM CUIDADO DOS DIREITOS DA FAMÍLIA DO DEFUNTO.
POR QUÊ NÃO VÃO METER O BEDELHO NA CHINA? NA CORÉIA DO NORTE?
AGORA, COMO AQUI É A CASA DA MÃE JOANA, ONDE TODO MUNDO CHEGA E ONDE TODO MUNDO MANDA, FICA ESSA ZONA E ESSA CAMBADA DE SAFADOS DANDO IDÉIA FURADA!
BALA NO LADRÃO! E CHUTE NO RABO DESSES VAGABUNDOS QUE SÓ DEFENDEM VAGABUNDOS!
CurtirCurtir
Fiquei feliz de vê-lo de volta! Parabéns, saúde e sucesso! Fazia falta pois vc e sua moral retilínea não se envergam! Nós sabemos como a covardia, injustiça, vileza, omissão, canalhice e vendilhagem doem pacas! Graças ao bom Deus as iniquidades caem por terra!
CurtirCurtir
PAU NO CU DOS DIREITOS HUMANOS, MANDA ESSES FILHOS DA PUTA IR VER OS DIREITOS HUMANOS NA SUA TERRA,
O SOLDADO QUE VAZOU DOCUMENTOS PARA O WIKILIAQUES, MOSTRA AS FORÇAS ARMADAS ATIRANDO EM PESSOAS QUE NÃO TINHA NADA A VER COM A GUERRA. (GUERRA FORJADA PARA ANGARIAR MAIS PETRÓLEO), UM BANHO DE SANGUE DE INOCENTES. E TODO MUNDO FICA QUIETINHO. AS VEZES CHEGO A PENSAR QUE A CHINA ESTA CERTA, NINGUÉM COLOCA A CARA COM OS CARAS E TODO MUNDO QUER FAZER NEGÓCIOS COM ELA, TAMBÉM PUDERA (ELES SÃO MAIS UM BILHÃO E MEIO DE HABITANTES)
REFLEXÃO: penso logo existo – o estado me dá uma arma logo tenho que me defender e defender a sociedade e simples assim.
CurtirCurtir