Partidos políticos, organizações criminosas com alvará de funcionamento 8

Partidos são corruptos para 81% dos brasileiros, afirma ONG

10 Jul 2013

Transparência Internacional: 27% admitem pagamento de suborno

Cássio Bruno – O GLOBO

BRASÍLIA

Pesquisa divulgada ontem pela ONG Transparência Internacional revela que 81% dos brasileiros acreditam que partidos políticos são “corruptos ou muito corruptos”. O Congresso Nacional aparece em seguida entre as instituições mais desacreditadas pela população, com 72%. O estudo faz parte do Barômetro Global da Corrupção 2013.

Além dos partidos e do Congresso, o levantamento indica ainda que 70% dos entrevistados creem que a polícia é corrupta. O sistema de Saúde aparece logo em seguida, com a percepção de que é corrupto ou muito corrupto entre 55% dos entrevistados.

É a oitava versão da pesquisa global sobre a percepção da corrupção. No Brasil, foram 2.002 entrevistados. No levantamento, o setor público brasileiro atingiu nota de 4,6 no grau de corrupção, numa escala de 1 a 5, na qual 5 representa o mais corrupto.

Ricardo Caldas, professor de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), é autor de estudo que corrobora os números da entidade internacional.

Fiz pesquisa que mostrou que 85% dos brasileiros não confiam em políticos. Ou seja: a classe política está desacreditada por causa da corrupção – ressaltou Caldas.

Maioria diz que pode fazer diferença

Os brasileiros demonstram consciência sobre sua importância para combater a corrupção. Entre os entrevistados, 81% disseram que podem fazer a diferença para combater o crime. No entanto, apenas 68% das pessoas estão dispostas a denunciar a prática, enquanto a média mundial é de 80%. Como argumento, 44% afirmam que não denunciam os corruptos por medo.

– Acho que o melhor exemplo são os milhões de pessoas que saíram às ruas. Isso mostra que os brasileiros não querem ficar em casa esperando que um milagre aconteça – afirmou, ao “Jornal Nacional”, Alejandro Salas, diretor da Transparência Internacional.

Dos entrevistados, 27% admitiram que pagaram suborno para ter acesso a serviços públicos e a instituições no último ano. O trabalho mostra ainda que dois terços daqueles que receberam propostas de suborno negaram a oferta, sugerindo, segundo os pesquisadores, que os governos, a sociedade civil e o setor empresarial devem intensificar seus esforços para conseguir que as pessoas contribuam para reverter a corrupção.

O Barômetro Global da Corrupção 2013 alerta também que em vários países os entrevistados demonstraram não confiar nas instituições encarregadas de combater a corrupção e outros delitos. Em 36 países, eles citaram a polícia como o setor mais corrupto. Nos mesmos locais, a polícia é apontada como responsável por 53% dos pedidos de suborno.

Para os entrevistados de 51 países, os políticos são os mais corruptos. Nos mesmos países, 55% dizem acreditar que o governo defende interesses particulares.

Um Comentário

  1. Na verdade maioria deseja estar em situações que possam lhe dar vantagens, por este, e alguns outros hábitos, sou convicto que devemos parar de culpar os portugueses e mudarmos a nojenta cultura do:

    Toma-lá-dá-cá.

    Se liga São Paulo

    Acorda Brasil

    Curtir

  2. e não vai mudar.
    senadores votaram contra a indicação de suplentes. portanto os parentes e apadrinhados continuarão a mamar,não nas tetas do governo,mas nas nossas tetas.
    fizeram e continuarão a fazer ouvidos moucos aos clamores do povo nas ruas.
    só mudarão algumas coisas, evidentemente aquelas que não vierem a prejudicar seus interesses pessoais.

    Curtir

  3. O brasileiro é corrupto. É só ter oportunidade. Ou a população não compra produtos piratas? Ou a população não faz rabichos de ligações de energia elétrica, água, TV a cabo? Ou não aceita caixinha para agilizar algum serviço? Ou não compra bens com o preço “mais em conta” e de origem desconhecida? Ou não saqueia carga em acidentes de trânsito ou mercadorias dos comerciantes em manifestações populares? Ou comerciante não compra mercadoria furtada ou roubada para depois vender com preços mais baixos em seu estabelecimento? Ou não mistura outros produtos para aumentar a produção dos seus? Ou não apaga a data de vencimento de produtos e os coloca novamente à disposição dos consumidores? Ou não…..É tanta falsidade que ficaria aqui até a amanhã. Como é fácil apontar o dedo sujo em direção aos outros!!!

    Curtir

  4. ESTA CORRUPÇÃO CREDENCIADA, COMEÇA COM A MALDITA VERBA PARLAMENTAR DISTRIBUÍDA AOS 26 PARTIDOS, NO VALOR DE BILHÕES, EU DISSE BILHÕES, QUAL É A SERVENTIA DESTA DISTRIBUIÇÃO A SOCIEDADE BRASILEIRA., ANALISE E COMENTE, ONDE DIVIDEM APENAS COM OS DONOS DOS PARTIDOS, A COMEÇAS DO DIRETÓRIO NACIONAL, ESTADUAL E AS MIGALHAS AOS DIRETÓRIOS MUNICIPAIS… PEDRO BAIANO, DE CÍCERO DANTAS – BA. – MONGAGUÁ – SP

    Curtir

  5. RATIFICO O CONSTANTE ACIMA, ONDE SE LER, VERBA PARL
    AMENTAR, LEIA-SE VERBA PARTIDÁRIA… PEDRO BAIANO…

    Curtir

  6. TEMOS SUCESSO EM NOSSA ILUSTRAÇÃO

    O PRÓXIMO PASSO

    É A REPRESENTAÇÃO DIRETA

    OU O SUFRÁGIO UNIVERSAL É REAL

    A REPRESENTAÇÃO É DIRETA

    E O ELEITOR TEM CAPACIDADE

    OU CONTINUAREMOS A PATINAR . . .

    NOSSOS SISTEMAS TODOS SÃO VICIADOS NA ORIGEM . . .

    QUEM SABE REALMENTE ESTES APARENTES HUMANOS

    ACORDEM . . . E FAÇAM VALER SUAS VIDAS

    NÃO PRECISAMOS DE POLÍTICOS PRECISAMOS DE BONS ADMINISTRADORES

    APENAS ISTO . . ESTADO SOCIAL . .

    Curtir

  7. Bom Dia!

    Senhoras e Senhores.

    “Terra longínqua e espaço também remoto; pessoas se cultuando “NOBRES” e acima de qualquer “SUSPEITA”; mantêm exacerbados e como hábito ou fetiche, o endeusamento do “FORTE, do BELO e do EXAGERADO“; em nenhum momento se preocupam em deixar duvidas a respeito de seus caprichos ou desejos mundanos; praticam descaradamente o poder clássico em cima dos fracos e dos oprimidos; usam e abusam de seus variados e ocultos dotes para desespero geral; satisfazem-se unicamente da desgraça alheia; usam da força bruta de seus asseclas fardados para impor regras unilaterais e convenientes a uma única jerarquia; e, entre outros tantos desígnios, é um salve-se quem puder”.

    De quem estamos falando?

    Se disseres que estamos falando dos Gregos, dos Romanos ou de qualquer outra Casta Religiosa ou Política que evidentemente rastejou neste mundo, tentou ou por algum tempo dominou o mundo e que hoje jaz nos livros, nas catacumbas de alguma igreja ou lápides de alguma ruína do velho mundo, indubitavelmente poderás estar certo. MAS, se refletires bem e por fim, colocares seus pensamentos em ordem, verá que infelizmente neste mundo vil, tudo que existiu, tenta retornar com mais força lá das fronteiras e das entranhas do mais malcheiroso mundo dos infernos.

    E a nós se deixarmos, somente nos caberá o ônus do sofrimento e dos desagrados da bulimia e da perversidade.

    Pareceremos e padeceremos também como outros tantos famélicos perambulando em círculos no deserto à espera de um milagre ou a procura de um salvador.

    Chegam de eventuais quarenta anos ou quarenta ladrões.

    Expurguem estes Ali Babás.

    Cacete e bala neles.

    Caronte.

    Curtir

Os comentários estão desativados.