• Branco pobre e com beleza culturalmente aceita (ou seja, considerado bonito/a), quando bem arrumado é tratado com classe média. Quando desarrumado, é tido/a por estiloso/a. Branco pobre tem preferência em vaga de emprego quando disputada com o vizinho preto. Branco pobre tem preferência nas promoções em empresa privadas. Brancos são maioria nos cargos de confiança (direção) do serviço público.
      Neto de preto que não tenha traços de negritude (e tive um colega na faculdade que era neto de negra “preta”, mas o chamavam de “Thiago Lacerda”), leia-se: aquele que polícia não percebe a existência na rua, ou que não é confundido com entregador, com faxineiro, com balconista de lanchonete, com porteiro ou que o segurança do shopping não fica vigiando (e comunicando passos no rádio) ou que não tem um tratamento diferenciado em certos ambientes não passa pelas “experiências” daqueles inconfundivelmente… pretos.
      Exemplo: fui a um lugar este final de semana. Para clientes inquestionavelmente brancos, foi oferecida uma “provinha” generosa, degustação completa. Para “nós”, com a mesma capacidade de pagamento e conhecedores de produtos similares (portanto, capazes de distinguir um produto bom de um produto ruim), não foi oferecida a degustação, e quando “sugerida” a degustação, deu-se com má vontade… Mas os “brancos puro sangue” quase não precisaram adquirir o produto, de tanta degustação permitida…
      Em resumo: se os “patriotas” fossem maioria de pretos do tipo “preto pobre”, era cacete no lombo.

      Curtir

      • Eduardo, cacete …kkk Choveria bala ! Branco tem inveja de negro , estes – homens e mulheres – são mais inteligentes, fortes e bonitos. Tanto que subiram da África para a Europa e outras regiões. E com o passar dos séculos da pele negra e lisa ficaram brancos e peludos. Somos todos africanos…kkk Branco racista tem pau pequeno . Inteligência e beleza depende de nascer sob um teto, ter afeto dos pais, alimentos ricos em nutrientes. Cultura depende de escola com bons professores…E educação de excelência ninguém d á de graça, sempre foi privilégio de gente muito rica.

        Curtir

      • Prezado Eduardo,

        O Cerne da questão aqui não está na figura ou imagem da pessoa, mas, Lá na hora do Vestibular ou Concurso, onde se pergunta Qual sua cor!
        O Branco Pobre que Estudou junto Com o Negro Pobre, aquele meu vizinho de pele preta, já está na frente do branco pobre.
        A Desvantagem Aqui está no Vestibular e no Concurso, pois os Dois nasceram Pobre e em Escola Pública.

        Curtir

        • Você que pensa… Eu tive contato inicial com o que eles chamam de “letramento” racial, porque mesmo “sentindo o drama”, apesar de tudo, tem hora que cansa. É um esforço desproporcional…
          Sugiro esse “letramento”, para que você possa ter uma noção do que se discute a respeito do tema. Mas é preciso filtrar, também. E apesar disso, sem passar pelo drama, talvez você nunca entenda. É compreensível, de certa forma.
          E a rigor, se examinar bem, quando se discute “vantagem” das cotas está se dizendo o seguinte: eu (“não preto”) terei nota MUITO abaixo dos demais (“não pretos”), mas mesmo assim acho injustiça acabar com a minha cota de “raspa do tacho”.
          Entendeu? Se tiver cota, nem na raspa do tacho o “não preto” de nota baixa tem chance… Mas a dificuldade para um emprego que lhe proporcione condição de pagar faculdade seja bem menor. A dificuldade pode existir para ambos, mas para um, será menor e mais fácil de superar do que para outro. Um emprego com menor remuneração, empresa com subsídios, bolsas, chance que “crescer na firma”… Para o outro, motoboy, porteiro…
          E as cotas talvez sejam a única oportunidade para alguém preterido anos a fio conseguir, lá na frente, colocar seu filho em pé de igualdade com um “não preto”…
          Eu acompanhei alguns editais porque tinha a mesma dúvida sua. Vi muito “negão” na lista de cotas ser aprovado sem precisar delas, com vantagem… Mas vi muito “raspa de tacho” ficar de fora porque havia cotas.
          Agora, entre dois “notas baixas”, melhor investir naquele que talvez aproveite, de fato, o cavalo passando selado pela primeira vez na vida…
          Eu acho injusto “comigo” hoje ter cota e na minha época elas não existirem? Egoisticamente, acho. Mas são injustas algumas grandes dificuldades só por causa (e só a única causa, mesmo) da cor da pele.

          Curtir

        • Ahhh! Mas tem muito “não preto” utilizando-se com bastante “profissionalismo” vagas reservadas aos deficientes (PCD) em concursos, e muito antes da lei de cotas raciais… Aliás, mesmo antes das cotas raciais nunca vi candidato preto postulando vaga de PCD.
          Mas tá cheio gente que, sem um “papel de médico na mão”, você jamais diria ser ser “deficiente”.
          E vá ver as notas de alguns cotistas “PCD não pretos” em relação aos contemplados pelas cotas raciais. Vai ter uma surpresa…

          Curtir

          • KKK Ora, depois do Vinicius de Moraes eu sou o branco mais preto do Brasil , irei prestar vestibular e concurso como negro. Sou portador de TRANSETNIA, olho no espelho e me vejo como o Jimi Hendrix , Peter Tosh, Pixinguinha , Machado de Assis, Baden Powel e outros …E quero ver quem vai dizer que não sou africano. E gosto de um terreiro, samba de Clara Nunes , Roberto Ribeiro e do Zeca Pagodinho ( meio branco, mas com a alma negra ) .

            Curtir

  1. Que “movimento terrorista” é esse, em decorrência do qual até hoje (e já decorridos mais de 60 dias de seu início) ninguém morreu, ninguém saiu gravemente ferido?! O que tenho visto, isso sim, é um número significativo de pessoas acampadas em frente aos quartéis do Exército, pedindo “socorro” que não veio e nem virá na forma implorada.
    É bem verdade que nesse período “excessos” foram cometidos, tanto por parte dos manifestantes, quanto, mais ainda, por parte de órgãos de comunicação (leia-se Globo, CNN, Folha, dentre outros) e dos três poderes, em especial do TSE e STF, com destaque para o ministro Alexandre de Moraes.
    Não é possível se aceitar as atitudes inconstitucionais, ilegais e arbitrárias principalmente de Alexandre de Moraes, que flagrantemente abusa do poder, sob os olhos cândidos de seus pares.
    Constata-se, com facilidade, que o objetivo dos manifestantes, ontem, era uma “ocupação” pacífica dos “prédios” que servem de sede aos três poderes, em repetição de situações já praticadas anteriormente por militantes da esquerda. Tanto assim, que o dia escolhido foi um domingo, com os “prédios” todos desocupados.
    Só que, infelizmente, em todos esses tipos de “movimentos” há uma minoria que se excede, e daí a quebradeira, agravada por infiltrados e maximizada pelos órgão de imprensa.
    Ninguém, em sã consciência, apoia atos criminosos contra pessoas e/ou contra o patrimônio público. E seus autores que sejam responsabilizados n forma da lei, principalmente observados os princípios da ampla defesa e do contraditório.
    No mais, “manifestações pacíficas” são constitucionalmente permitidas e, neste instante, enquanto escrevo, ouço que o ministro Alexandre de Moraes “determinou” prisões, afastamento do governador do DF, desocupação dos espaços ocupados por “manifestantes” em frente os quartéis etc.
    Em tudo isso, quem atenta mais contra a democracia? Quem instiga mais o povo com suas atitudes autoritárias?
    Pobre Brasil, cujo povo, em sua maioria, lê mal, vota mal, raciocina mal, avalia mal!!!
    No primeiro turno votei em Ciro, e no segundo turno, como não me identifico nem com Bolsonaro nem com Lula, não votei.

    Curtir

  2. Uns idiotas travestidos de patriotas, fazendo a mesma coisa que alguns jogadores, envergonhando a gloriosa camiseta canarinho do Brasil, resolveram vilipendiar o Estado Democrático de Direito, as casas dos três poderes, o povo brasileiro e a imagem internacional do Brasil, já bem arranhada em razão da fracassada política de relações internacionais dos últimos anos.

    O Secretário de Segurança do DF passeando com seu padrinho em Orlando. O governador não viu nada, não ouviu nada, não sabia de nada, foi pego de surpresa, desculpa, bla, bla, bla…

    O protagonista intelectual dessa patifaria foi internado as pressas em Orlando com dor de barriga

    A única coisa boa que aconteceu foi assistir os patriotas derrubarem um PM do cavalo e sentarem o porrete nele, no PM, é lógico, felizmente preservaram o cavalo.

    Sentir na pele, provar do próprio veneno.

    Já tão dizendo que quem derrubou o PM e sentou o porrete nele, eram petistas infiltrados no movimento.

    Curtir

  3. Infelizmente, não enxergam que na eleição passada votaram no messias e elegeram o lúcifer. Tumor social que precisa ser extirpado pelos meios legais, antes que a metastase derrube o Estado Democrático de Direito alcançado com suor e sangue dos verdadeiros patriotas que tombaram nos anos de chumbo que jamais gostaríamos de reviver. O mico vai passear nos parques da Disney e os idiotas nas celas da Papuda. Parabéns!

    Curtir

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS.. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s