Um Comentário

  1. Pessoal, cuidado, alguns tucanalhas invadiram um site que orienta sobre o meu cargo dentro do estado, os desgraçados tiveram a audácia de serem PRÓ-PSDB dentro de um site que luta contra o PSDB…DAQUI A POUCO OS TUCANALHAS VÃO INVADIR A NOSSA CASA!!!!

    Curtir

  2. FIQUEI SABENDO QUE VAI TER DANCA DAS CADEIRAS ALGUEM JA SABE DEMACRO DECAPE OS DEINTER VAO MUDAR DE NOVO ALGUEM JA SABE

    Curtir

  3. AOS QUE ESTÃO CONECTADOS NAS MÍDIAS E REDES SOCIAIS SE ENTENDEREM POSITIVO REPASSEM:

    O DESGOVERNO

    CRIA A IDEIA QUE VAI FAZER ALGUMA COISA PARA QUE SE MUDE O QUADRO REALDO GENOCÍDIO !!!

    PROPÔS PLEBISCITO VICIADO !!!

    A QUESTÃO IMEDIATA É A REPRESENTAÇÃO

    A NOSSA IDEIA MODELO SERIA O ISLANDÊS

    CADA 36 CIDADÃOS PLENAMENTE ALFABETIZADOS VOTAM EM UM DO SEU BAIRRO, DA SUA RUA, E DESTES PRIMEIROS ELEITOS SOBEM OS PLEITOS, ASSIM SUCESSIVAMENTE . . .

    VOTO MANUSCRITO IDENTIFICÁVEL E CONTAGEM COM TESTEMUNHAS REPRESENTANTES OFICIAIS

    (DETALHE PARA ESTE MODELO DE VOTO IDENTIFICÁVEL BIOMETRIA VCS JOVENS SABEM COMO FAZER ISTO TECNOLOGICAMENTE . . NÃO PODE HAVER DÚVIDA DE QUEM É O CIDADÃO ELEITOR E EM QUE ELE VOTOU, NUMA IDEIA OU UM REPRESENTANTE FÍSICO)

    VOTO PARA ESCOLHA DOS JUÍZES

    VOTO A TERMO – CAGOU SAIU – SEM DIREITO A FORO PRIVILEGIADO –

    EXECUTIVOS , LEGISLADORES E JUIZES NÃO É LOTERIA . . . É OBRIGAÇÃO FAZER O MELHOR PARA TODOS E PONTO FINAL . . REMUNERADOS DE ACORDO COM A MÉDIA NACIONAL .

    ESTA É A BASE

    REPRESENTAÇÃO DIRETA – VOTO IDENTIFICÁVEL PELO PRÓPRIO ELEITOR SE ESTE DESEJAR –

    MANDATOS A TERMO . . . TODOS – O MANDATO É DO ELEITO E NÃO DE UM PARTIDO . .

    TUDO COMEÇA NISTO –

    DEPOIS DISTO: INVESTIMENTO NA INTEGRAÇÃO SAÚDE/EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, INTEGRAL E COERCITIVA PARA TODOS OS MENORES . . . VCS ENTENDEM QUE A EDUCAÇÃO DO DANTE E DA GV SÃO BOAS ???? ENTÃO A PÚBLICA DEVE SER MELHOR . .TEMOS RIQUEZAS HUMANAS E MATERIAIS PARA ISTO !!!

    ISTO O PLEBISCITO DA DIUMA NÃO VAI CONTEMPLAR PQ ??

    O FUTURO É CONSEQUÊNCIA . . .

    Curtir

  4. SABE GENTE,FIQUEI CONTENTE SÓ POR SABER QUE A POPULARIDADE DE GERALDINHO CAIU. AGORA, SE VAI HAVER MUDANÇA DE CADEIRAS SÓ DEUS SABE. SERIA BOM SE HOUVESSE MESMO, PORQUE ESTÁ TUDO COMO ERA ,OU PIOR AINDA. ALGUÉM DISCORDA?

    Curtir

  5. Poxa pedro8777 , não fique preocupado com esta porcaria, fique preocupado e com o seu salário que uma porcaria, e não tem dança de cadeira nele, ele ficara assim até 2014.

    Curtir

  6. NÍVEL SUPERIOR TEM QUE SER PARA TODAS AS CARREIRAS , TENTAR ENTRUJAR REIVINDICAÇÃO DE INVESTIGADORES E ESCRIVÃES (lei 1067/08) EM DETRIMENTO DE OUTROS É SACANAGEM.
    A PAUTA TEM QUE POLICIA DE NÍVEL SUPERIOR (para todas as carreiras indistintamente).
    PARA EXISTIR APOIO DE TODOS, OS BENEFICIOS TEM QUE SER PARA TODOS, OU FAÇAM COMO OS DELEGADOS CORRAM SOZINHOS !!!
    MASSA DE MANOBRA NUNCA SEREI !!!!!

    SINDICATO UNICO JÁ !!!!!!!!!

    Curtir

  7. JÁ ESTÃO CONFIRMADAS A PRESENÇA DE 350 POLICIAIS DO INTERIOR PARA MOBILIZAÇÃO DO DIA 04 DE JULHO, ESPERAMOS QUE OS TIRAS DO DECAP MARQUEM PRESENÇA DESTA VEZ.

    Curtir

  8. A Polícia Civil de SP nunca irá acabar! O povo precisa de nós, somos nós quem o atendemos todos os dias nos plantões, seja de dia, com chuva, de madrugada, com frio, com calor…estamos sempre lá, atendendo o povo.
    O fato do Ministério Público continuar a investigar em conjunto dos policiais militares não implica na nossa função, pois o SERVIÇO PESADO somos NÓS; policiais civis quem faz.
    O que precisamos é APENAS de uma ATUALIZAÇÃO; uma REESTRUTURAÇÃO DE CARGOS OPERACIONAIS, mudando o paradigma do policial civil operacional, criando um cargo mais POLIVALENTE, dando incentivo salarial a esses operacionais, pra fazer voltar a força e ânimo que a polícia civil PRECISA TER.
    Só nos falta uma REESTRUTURAÇÃO DE CARGOS OPERACIONAIS. Com ou sem PEC 37 nós somos INDISPENSÁVEIS no atendimento da população.

    Curtir

  9. PESSOAL

    PESSOAL….

    CHEGA desse negócio de falar de PEC-37, já acabou, já foi, já era……
    Está ficando irritante esse negócio de PEC-37….

    ACHO que “foco” dos anseios e interesses POLICIAIS deve ser agora sobre ASSEMBLEIA UNIFICADA, no próximo dia 04/07

    Assembleia UNIFICADA da POLÍCIA…… dia 04/07…. ISSO DEVE SER NOSSO INTERESSE AGORA….

    Vossa Excelências Delegados desde já estão convidados….

    Curtir

  10. O momento é oportuno e devemos colar no Major Olímpio, o nosso, de todos, representante.
    O Governo nos odeia mas esta nos usando todos os dias em confrontos contra o cidadão que hoje acordou e reivindica seus direitos.
    Cadeia aos mensaleiros.
    Fim do foro privilegiado.
    Fim de salario para os malditos políticos.
    Fim da bolsa copa.
    Fim do uso de aeronaves civis e militares por esses escrotos.
    Fim de mordomias e a PEC 300 sai vitoriosa.

    Curtir

  11. Esse Agente Policial é um idiota mesmo, o mobralino vê se presta atenção como que um cargo Nível Fundamental como o seu quer na canetada virar Nível Universitário. Você não consegue sequer lutar pro seu cargo ser nível médio e quer pegar carona na luta dos Investigadores e escrivães, continue assim, não sirva de massa de manobra continue com seu pensamento de nível fundamental.

    Curtir

  12. Flavião pau mandado dos delegados que não querem reconhecer o Nível Universitário dos Investigadores e escrivães, fica pregando pra que todo mundo seja agente, de preferência com nível fundamental pros delegados poderem por a canga. Vá se fuder seu canalha.

    Curtir

  13. SR. “FALA MUITO”, NÃO ESQUETA COM ELE !, POIS S.M.J., ELE TRATA-SE DE UM “RETÓGRADO”.E COM UM DETALHE, O “ALOPRADO” SÓ ACEITA O ALE SUPERIOR, POIS A AÇÃO JÁ TRAMITA PERANTE O JUDICIÁRIO. ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  14. QUE DIFERENÇA FAZ A DANÇA DAS CADEIAS,SE MESMOS COM OS INDICES VERGONHOSOS,NÃO HAVERA AUMENTO DE SALARIO,NEM MUDANÇA DOS INTOCAVEIS!
    QUE SE FODA!ESTAMOS TODOS MORTOS,!

    Curtir

  15. Devemos nos preocupar com a Polícia Civil de SP e com os baixos salários, afinal nos estamos na merda. Esqueçam essa PEC 37, já era, os delegados marcaram toca mais uma vez.

    Curtir

  16. OS POLICIAIS DO INTERIOR ESTÃO SE MOBILIZANDO E VÃO ESTAR PRESENTES EM TODAS AS MOBILIZAÇÕES, AFINAL OS SINPOL’S DO INTERIOR SÃO OS QUE GARANTEM AINDA ALGUMA PRESSÃO NO GOVERNO.

    Curtir

  17. Espero que os policiais do DECAP e DEMACRO tirem suas bundas das cadeiras e saiam as ruas, em protesto, lutando por melhorias salariais e de condições de trabalho, os sindicatos estão fazendo sua parte. Vamos DECAP, DEMACRO e DEINTER rumo a grande GREVE 2013.

    Curtir

  18. Vamos aproveitar o MP e pedir a extinção de Delegados e Oficiais superiores, para contratar operacionais.
    Creio que São Paulo ficaria com um policial em cada rua tranquilamente.
    PELO FIM DOS MAÇANETAS.

    Curtir

  19. O AIPESP e o AEPESP precisam agir, precisam mobilizar seus associados a ir as ruas, protestar, lutar pelo ressurgimento da polícia civil, afinal, depois dessa PEC 37, parece que os únicos que se encontram em condições de lutar por alguma coisa, somos nos, os Policiais Civis Operacionais.

    O Sr. Rebouças tem mostrado disposição e força, precisamos retribuir,agora os sindicatos tem cumprido seu papel, espero que os policiais do DECAP e do DEMACRO possam comparecer nas próximas mobilizações e incomodar o governo, e se caso for, partir para GREVE.

    Curtir

  20. Único jeito de ressuscitar a Polícia Civil é ir as ruas, se ficarmos fechamos em nossas salas só a reclamar, de nada vai adiantar, temos o direito a mobilização, temos o direito de encher as ruas, os delegados só lutam por si, nos operacionais temos que lutar pela polícia civil e por nossos salários, afinal a maioria tem filhos pra tratar, a abertura de concursos se faz urgente. A única forma de cobrar é nas ruas, mobilizaremos todos os dias, e se for precisamos ficaremos acampados em frente ao prédio do DGP e ao Prédio do SSP, até que tenhamos o aumento salarial de 2013, afinal temos contas a pagar e a inflação não para de subir.

    Curtir

  21. O Rebouças dá dando um exemplo de coragem e perseverança, nunca vi um sindicalista ir de porta em porta com um carro de som e um microfone chamar os policiais a mobilização, quem dera todos os sindicalistas e presidentes de associações tivessem essa disposição e essa valentia, afinal os maiores interessados são os próprios policiais, sindicato apenas organizam a mobilização e a GREVE, mas quem deve lutar são os próprios policiais, o SEPESP e o SIPESP juntamente dos SINPOL’S estão fazendo sua parte, espero que você Policial Civil faça a sua…

    Curtir

  22. O Rebouças esteve debaixo de chuva aqui no ABC para convocar os policiais para mobilização do dia 04 de julho, acho que agora não temos mais desculpas para irmos as ruas, e se caso for preciso, partir para GREVE.

    Curtir

  23. CARAMBA OS PETISTAS DO FLIT NÃO SE CONFORMAM COM A PEC 37 TER IDO PARA O VINAGRE
    FALEM DO GOLPE QUE O PT QUER DAR COM O NEFASTO PLEBISCITO…

    Curtir

  24. Quero mesmo é a dança das cadeiras, dança do governo, dança de greve, dança de salario!
    Que dancem todos!
    Seis aninhos e to fora dessa escravidão!
    Quanto a carro de som e sindicato, aqui no fundão não veio ninguem!
    Vou esperar, se passarem por aqui, eu vou! senão fcio esperando meus aninhos….

    Curtir

  25. Concordo com o Molina, em partes. Ocorre que ele expôs o mérito apenas das carreiras de escrivão e investigador, esqueceu-se dos carcereiros, dos agentes policiais, dos agentels e outros, que assim como qualquer OPERACIONAL, trabalham cumprindo as suas funções, ajudando a Polícia Civil de SP não parar.
    A Polícia Civil de SP nunca irá acabar! O povo precisa de nós, somos nós quem o atendemos todos os dias nos plantões, seja de dia, com chuva, de madrugada, com frio, com calor…estamos sempre lá, atendendo o povo.
    O fato do Ministério Público continuar a investigar em conjunto dos policiais militares não implica na nossa função, pois o SERVIÇO PESADO somos NÓS; policiais civis quem faz.
    O que precisamos é APENAS de uma ATUALIZAÇÃO; uma REESTRUTURAÇÃO DE CARGOS OPERACIONAIS, mudando o paradigma do policial civil operacional, criando um cargo mais POLIVALENTE, dando incentivo salarial a esses operacionais, pra fazer voltar a força e ânimo que a polícia civil PRECISA TER.
    Só nos falta uma REESTRUTURAÇÃO DE CARGOS OPERACIONAIS. Com ou sem PEC 37 nós somos INDISPENSÁVEIS no atendimento da população.

    Curtir

  26. Uma coisa é certa, TEMOS APENAS este ano de 2013!

    2014 é coisa para inflação e aí

    voltaremos a ouvir

    preciso ver a arrecadação, como está o sol, a posição de Marte com a Lua…

    Vamos lá pessoal!!!!! Vamos mostrar nossa força ao desGovernador!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  27. Gostaria de saber como seria essa reestruturação q tantos falam. Atendente Nec Policial não faz pericia nem prende virará oq? Agente de Policia (pode prender como qq outra carreira mas não é a função principal) ou Agente de Pericia (não faz pericia alguma quanto menos participa). Gostaria de saber pq esse carro de som não passa no IML e IC? Quem separou foram os legistas e peritos nós carreiras meio tamo só se fude… na mão dessa cambada. Tem q avisar essas assc. e sind. que nós somos Policiais civis e não cientificos como apregoam alguns iluminados da NASA. Esqueceram de nós? Carreira sofrida essa de Atepol, não tem amparo na SPTC (é considerado patinho feio da SPTC pq não tem atribuição legal em lei, não faz pericia nem policia só dirige e carrega peso – leva policia no nome diferentemente das outras carreiras da SPTC q leva pericial ou nada) e nem na civil q não nos ve como policiais e qdo tem essas movimentações nem chamados somos. Mesmo assim participo de tds as manifestações. NÃO ESQUEÇAM DA GENTE (carreiras meio da SPTC) pq nossos chefes e diretores já nos abandonaram faz tempo. Somos poucos e com isso o cabresto fica mais curto, ou seja, é muito mais facil dos chefes controlarem os servidores afinal como somos poucos não temos força nenhuma, nem sindicato temos porra!!!

    Curtir

  28. AGENTE POLICIAL disse:
    01/07/2013 ÀS 19:03
    NÍVEL SUPERIOR TEM QUE SER PARA TODAS AS CARREIRAS , TENTAR ENTRUJAR REIVINDICAÇÃO DE INVESTIGADORES E ESCRIVÃES (lei 1067/08) EM DETRIMENTO DE OUTROS É SACANAGEM.
    A PAUTA TEM QUE POLICIA DE NÍVEL SUPERIOR (para todas as carreiras indistintamente).
    PARA EXISTIR APOIO DE TODOS, OS BENEFICIOS TEM QUE SER PARA TODOS, OU FAÇAM COMO OS DELEGADOS CORRAM SOZINHOS !!!
    MASSA DE MANOBRA NUNCA SEREI !!!!!

    SINDICATO UNICO JÁ !!!!!!!!!

    Curtir

  29. GOSADO OS AGENTES E OS CARCEPAS QUEREM DE NIVEL FUNDAMENTAL PULAR PARA NIVEL SUPERIOR.
    AI É UM POUCO COMPLICADO NÉ.
    PASSEM PRIMEIRO PARA SEGUNDO GRAU DEPOIS SIM TENTEM SER DE NIVEL SUPERIOR.

    Curtir

  30. AO PAULOCANALHA NA PM O SOLDADO FAZ A MESMA COISA QUE O SUB TENENTE PATRULHANDO E PRENDENDO LADROES CERTO ´SO QUE O SALDADO É SOLDADO E O SUB TEN É SUB TEN ENTENDEUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
    NA CIVIL O AGENTE PODE FAZER A MESMA COISA QUE O TIRA SO QUE O AGENTE É AGENTE E O TIRA É TIRA ENTENDEUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    Curtir

  31. Extra! Extra! Extra! FLAVIAO, consegue ser supervisor cagueta e claro das faxineiras do DP dele, esta mandado pra caramba! ele e NU (NIVEL UNIFORMIZADO), usa uniforme azul com sapatos brancos para nao ser confundido com os demais funcionarios da faxina!

    Curtir

  32. ”QUANDO EM PERIGO O HOMEM CLAMA POR DEUS E CHAMA PELA POLICIA,PASSADO O PERIGO ELE SE ESQUECE DE DEUS E AMALDIÇOA A POLICIA”

    Curtir

  33. S.r Marco Ventura e outros Pseudo Policiais não sei se vcs é tiras ou Ou Escribas , mas devem ser um bando de calça branca maçaneta que nem em favela entra..Cadê a ética senhor do NU?? Nível Superior?? Vc não estudou ètica na Academia..Sou tira mas não sou igual a vcs seus manés..
    É por gente igual a vcs que a Civil de São Paulo está dividida. Vc já viu na Federal ou em outro Estado nível fundamental para Policiais?? o Máximo que eu vi foi nìvelmMédio. Aqui os Policias de São Paulo Super tiras e até algumas outras carreiras, se acham no Direito de menosprezar, humilhar, discriminar outras falando até em mobral..Vou falar apenas uma coisa esse Nível Superior será que nem a PEC 37 vai para o vinagre. Enquanto não fizerem carreira única e admititrem que nossa instituição presica de união e não divisão nunca irá para frente. Esses Sindicatos nada fazem pela gente.E por que que o Investigador e o Escrivão tem que ser Nivel Superior se um ex- President da Republica nem estudou???Esqueçe Tiras e Escribas vcs nunca serão Nível Universtitário. Esqueçe Vc nunca serão..ou melhor nunca seremos.. se quiserem ganhar igual ao Federias e como oJudicario e MP mudem de concurso..O PSDB vai continuar no Poder em São Paulo por castigo aos Soberbos e Maçanetas existentes na nossa gloriosa Poílcia CIvil.., que dentro dela exsitem muitos Bastardos Inglórios soberbos que denigrem e humilham a nossos prórpios irmãos!! Tornando nossa instiuição desacreditada vide a manifestação do povo contra a PEC 37 . A melhoria começa de dentro para fora e não de fora para dentro..Isso será só o começo das dores..
    Sabe quando vou em manifestação nunca mais por causa de gente como vcs..
    Esqueçam sem união nada irá acontecer..
    Sabem que vc parecem aqueles caras ricos ou galãs que perderam a Majestade e agora comem mortadela e arrotam peru, indignados epla prória incopetência e disputa de vaidades dentro da nossa instituição..
    Herança da Coroa Portuguesa Cabral e os degregados que vireram para este País e que ainda hoje tem esse pensamento que passa de geração em geração..coitadinhos e pobres de espirito!

    Curtir

  34. O MODERADOR OLHA O COMENTÁRIO DOS CARAS COM AS DEMAIS CARREIRAS MOBRAL???
    VCS SÓ PEGAM O IP QUANDO INTERESSA??

    Curtir

  35. Policia do Futuro é Policia Unida !!!! :
    Qual é de fato? A Atribuição do Agente Policial na PCSP no Sec XXI.
    Relato de caso apresentado ao Curso Específico de Aperfeiçoamento de Agente Policial de 3º Classe, ministrado na Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo, exigido como Trabalho de Conclusão de Curso.
    Professor Orientador: XXXX. XXX
    AGENTE POLICIAL: AGENTE DA POLÍCIA OU MOTORISTA POLICIAL?
    INTRODUÇÃO
    Na Polícia Civil de São Paulo há diversas carreiras que atuam na preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio, enfim segurança da população no sentido de se sentirem em paz.
    Para essa proteção o Estado utiliza seus agentes, mãos fortes, garantia do efetivo exercício de direitos dos cidadãos pertencentes a uma Sociedade justa, solidária e democrática.
    Naquela Sociedade justa, solidária e democrática que delegou parte de sua liberdade ao Estado, os agentes estatais representam o mais fiel fim estatal, ou seja, o Estado como uma ficção jurídica somente pode atuar e materializar sua força coativa tuteladora da paz social, por meio desses homens e mulheres honrados.
    A Polícia é uma parcela do Estado e da Sociedade, e particularmente voltado à segurança pública, assim, seus agentes, homem ou mulher, que atuam como parte do estado a serviço da polícia/segurança, também o são.
    Nesse contexto, é muito valioso definir cada atribuição daqueles que representam o Estado para cumprirem perfeitamente suas funções, pois se o agente sabe indubitavelmente o que fazer com certeza irá ao encontro do fim procurado pelo ente Estado, a pacificação social e a plenitude do ser humano.
    A Segurança Pública está prevista na Constituição Federal Brasileira de 1988, e nela a Polícia tem um papel importantíssimo de efetivadora do desejo estatal, ficando subordinada ao chefe do executivo estadual, o Governador.
    O Governador mediante projeto de Lei enviado a casa legislativa estadual respectiva, divide as carreiras dos integrantes desse quadro essencial a justiça criminal, cria cargos e suas atribuições.
    Na Polícia Civil de São Paulo, dividida em cargos para uma melhor atuação do fim estatal, há diversas carreiras bem definidas como: Delegado de Polícia (Autoridade Policial) e seus agentes, designados genericamente como “agentes da autoridade”.
    Entre esses agentes estão: Auxiliares de Papiloscopistas, Papiloscopistas, Carcereiros, Investigadores, Agentes Policiais, entre outros.
    Alguns cargos têm denominação, atribuição e exercício consolidados há muito tempo na lei, doutrina e jurisprudência, como podemos citar aqueles chamados de Investigadores, Detetives, Inspetores… Que mesmo com denominação diferente, atuam da mesma forma e com as mesmas obrigações e direitos, todos buscando exercitar a finalidade estatal.
    Há um caso peculiar de agente estatal, cuja denominação, cargo e atribuição causam conflitos na atuação do agente estatal ligado à segurança pública, é o caso do Agente Policial.
    Com essa denominação, e sendo como outros “agentes da autoridade” ele tem atribuição de direito não mais legalmente existente de Motorista, e efetivamente e de fato exercício de atividade fim igualmente atribuída a outras carreiras policiais como investigadores, carcereiros, escrivães. É atualmente um “ad hoc” concursado.
    Alguns dizem que o Agente Policial é o servidor mais “versátil” quanto ao seu uso pela administração, pois não tem uma atribuição, doutrinariamente e juridicamente reconhecida, ou seja, sem função definida, é muito útil, mas sem valor real.
    O tema desse trabalho de conclusão de curso de aperfeiçoamento de Agente Policial de 3º Classe é demonstrar faticamente a sua verdadeira atribuição, ou seja, se é: Agente da Polícia, Motorista, ou outra coisa.
    Os usuários do serviço público da região geográfica dessa Delegacia se diferenciam daqueles das periferias e dos bairros mais distantes, na área do 27º DP há empresas, bairros e residências de alto padrão, alem de shoppings para a classe média e alta.
    É absolutamente normal, ocorrências das mais simples às mais complexas envolvendo artistas ou pessoas com influência na política ou sociedade, como também, mas eventualmente, pessoas simples no sentido de posses, todas necessitando dos serviços dos agentes do estado que atuam nessas dependências de segurança pública – as Delegacias.
    Comparavelmente é possível descrever uma Delegacia de Polícia como um Hospital Público, ressalvadas suas diferenças estruturais e de pessoal, elas têm semelhanças nos atendimentos peculiares feitos pelos agentes estatais que lá atuam.
    Quando qualquer cidadão precisa de auxílio na área da Saúde, imediatamente vai a um Hospital Público, seu caso sempre é “urgente”, desde uma dor de barriga causada por gula ou uma apendicite estuporada, não cabe ao agente estatal que o atenderá diagnosticar o mal, mas pode efetivamente encaminhá-lo e aconselhá-lo enquanto não é atendido pelo Doutor (Médico).
    Pelas regras técnicas que aprendeu e pela experiência do cotidiano, o primeiro agente estatal que atende o usuário do serviço público, exercita o fim estatal, ou seja, o estado só existe para dar plenitude aos anseios dos cidadãos, com isso, ao atender bem e corretamente o usuário (que é um cidadão na acepção genérica da palavra) o agente exercita o poder estatal.
    Para o usuário-cidadão, a visão quanto à personificação do Estado se reflete no agente que vê, ou seja, para ele o agente é o Estado, e assim, de atende mal o Estado simplesmente não atende seu fim, imagina que se paga impostos e dá parte de sua liberdade para ter benefícios, tem a reflexão direta somente na sua necessidade de atendimento e conseqüente fruição desse direito. Não reflete metafisicamente se o Estado está ali presente ou não, quer saber apenas se será atendido ou não.
    Assim, para um usuário do serviço público o que importa é: se foi atendido o seu desejo, se atendeu mal ou se atendeu bem, e a conseqüência lógica disso é o reflexo da conscientização do ente fictício chamado Estado, personificado na forma do agente estatal. É assim que o usuário reconhece o Estado.
    E como o usuário reconhece o agente do estado? Essa pergunta é respondida quando vemos os requisitos para ser agente do estado, que em sua maioria provém por concurso publico e as características e atribuições inerentes à sua profissão.
    Para a Saúde, a característica inerente à profissão é o “jaleco branco”, vestimenta secularizada por demonstrar assiduidade e sentimento de paz.
    O usuário da Saúde ao procurar o Estado-Instituição, chamado Hospital, para atendê-lo, verá um Doutor a cada “jaleco branco” que surgir a sua frente, para ele não importa inicialmente se é Auxiliar, Técnico de Enfermagem, Motorista de Ambulância, Estagiário ou até mesmo Médico, o que deseja é ser bem atendido pelo ente estatal (Hospital) representando por seus agentes que exercitam o fim almejado pela Sociedade, como também pelo Estado que efetiva os direitos postos e garantidos na Constituição Federal Brasileira de 1988.
    O mesmo fenômeno de conscientização ocorre em outros órgãos ou instituições estatais que atendem o público, inclusive na segurança pública e especialmente no atendimento prestado pelos seus agentes nas Delegacias e outros Departamentos.
    Quando um usuário requer atendimento deseja que o Estado se materialize e o atenda, e isso ocorre somente quando o agente estatal tem consciência do que pode ou não fazer, a primeira noção de consciência ou imediata, se dá na pessoa do agente e só depois mediatamente ao ente fictício Estado, ocorre normalmente quando reflete sobre as boas ou más ações governamentais, e pensa assim: “É! O governo é bom, pois me atendeu quando precisei.” ou vice versa.
    AGENTE DA POLÍCIA OU MOTORISTA?
    Segundo o Manual Operacional do Policial Civil, na pag.68 prevê de fato a atribuição dos Agentes Policiais, desenvolvendo atividades típicas à dos Investigadores, senão vejamos:
    Outros policiais, eventualmente, poderão integrar uma equipe de investigação, principalmente o Agente Policial (…). Na Polícia Civil paulista, atualmente, os Agentes Policiais têm suas funções muito assemelhadas às dos Investigadores de Polícia. (MARCHI DE QUEIROZ, 2003. pag. 68 grifos nossos).
    Relevante explanação, sobre a figura do Agente Policial é contida no Manual de Polícia Judiciária, afeta aos trâmites administrativos e documentais policiais, vejamos, segundo Hélio Tornaghi (apud) os efeitos e os sujeitos da prisão em flagrante:
    Aponta Helio Tornaghi, na prisão em flagrante, três importantes efeitos: “1) a exemplaridade que serve de advertência aos maus; 2) a satisfação que, restitui a tranqüilidade aos bons; 3) o prestígio que, restaura a confiança na Lei, na ordem jurídica e na autoridade. (…)
    Visando atendê-los, o Estado, na defesa de sua própria existência, e no interesse da manutenção da ordem, da segurança, e da tranqüilidade, exerce, imediata e exemplarmente, sua principal finalidade, fazendo com que o autor da infração penal, ainda mesmo antes da sentença condenatória, responda pelo ato que praticou. Descoberto no ato de sua realização, sua captura em flagrante pode ser realizada por agentes do próprio Estado ou por qualquer do povo. (MARCHI DE QUEIROZ, 2003. pag. 123 grifos nossos)
    Diferencia ainda o mestre Tornaghi, sobre a prisão facultativa e obrigatória definindo essa última como:
    Compulsoriamente são obrigados a efetuar a captura de quem está praticando ilícito penal e, portanto, em estado de flagrância, as autoridades policiais e os seus agentes. (grifos nossos)
    Seria fácil, somente com as definições desses manuais, obter a definição da atribuição finalística do Agente Policial, mas ainda podemos citar outra definição do fim estatal exercitado por meio de seus agentes:
    Todos os demais servidores públicos, à exceção dos agentes policiais, nestes incluídos os policiais militares, os Peritos criminais, os médicos Legistas, e outros integrantes de carreiras policiais, na realização de captura em flagrante, podem, como qualquer do povo, efetuar a prisão. (MARCHI DE QUEIROZ, 2003. pag. 123 grifos nossos)
    Portanto, outros servidores “podem” prender e os servidores policiais – agentes da autoridade – devem prender em pura atividade fim estatal/policial.
    Não seremos ingênuos na definição da palavra posta acima, afirmando que o Agente Policial é mesmo “agente policial” usado genericamente na citação. Pois sabemos que agente policial é gênero e na sua família encontram-se tanto os investigadores, carcereiros, escrivães, como também o próprio Agente Policial, todos legítimos “agentes” da Autoridade Policial.
    Essa definição se encontra espalhada em quase todos os documentos policiais referindo-se aos agentes policiais genericamente, inclusive naqueles pertinentes ao uso de viaturas policiais e ocorrências envolvendo as mesmas, vejamos no pequeno trecho abaixo, o que diz a Resolução SSP-23, de 10 de março de 1983, sobre acidentes de trânsito envolvendo viaturas policiais:
    Art. 2º As autoridades e agentes policiais que primeiro tomarem conhecimento da ocorrência, que implique apreensão ou remoção do veículo, deverão tomar as providências necessárias para a perfeita individualização do veículo, que cumpre submeter à pericia, e o correto encaminhamento ao local devido. (MARCHI DE QUEIROZ, 2003. pag. 425 grifos nossos).
    Também nessa Resolução não há definição específica da atribuição do Agente Policial como motorista exclusivo da viatura policial, é usado o termo para todos os policiais que eventualmente utilizam a viatura e possam vir a participar de ocorrências.
    Percebe-se que o termo Agente Policial guarda pertinência lógica e direta de agente da autoridade policial e dentro do organograma estatal é Agente da Polícia, pois serve à Instituição Policial e não a uma determinada pessoa investida.
    Essa servidão ao Estado e não a um indivíduo advém de princípios constitucionais dispostos no artigo 37 da CRFB, sendo o principal o da Impessoalidade, que segundo Nestor Sampaio Penteado Filho seria:
    O principio da impessoalidade, também chamado de principio da finalidade administrativa, impõe à administração agir sempre dentro de um equilíbrio, evitando perseguições políticas deletérias (infelizmente corriqueiras no serviço público, mormente na atividade policial, à vista do comportamento de certos chefes medíocres), assim como na concessão de benesses aos apaziguados ou protegidos.
    Destarte, esse princípio completa o da legalidade, na medida em que o administrador público deverá sempre buscar a finalidade legal, com transparência, pois age de acordo com a vontade dela e não de acordo com a sua própria vontade.
    Quaisquer desvios de finalidade do ato praticado importam na sua nulidade por excesso de poder ou desvio de finalidade. (PENTEADO FILHO, 2008. pag. 200)
    Historicamente o cargo de Agente Policial deriva da antiga denominação de Motorista Policial, conforme descrevia a Lei Complementar Nº. 494, de 24 de dezembro de 1986, que teve sua denominação alterada conforme vemos a seguir:
    Artigo 8º – Os cargos de Motorista, pertencentes ao Quadro da Segurança Pública, ficam com sua denominação alterada para Agente Policial, devendo ser integrados no nível inicial da respectiva série de classes. (grifos nossos).
    A Lei Complementar Nº. 929, DE 24 DE SETEMBRO DE 2002, modificadora do artigo 5º da Lei Complementar Nº. 494, de 24 de dezembro de 1986, alterou o requisito para o cargo de Agente Policial de 1º Grau para 2º Grau (antigo ensino médio), nivelando a graduação para o mesmo grau dos Investigadores e Escrivães de Polícia, nada esclarecendo sobre a atribuição do novo Agente Policial, ou seja, houve criação e denominação do cargo, mas não houve legalmente as especificações de suas funções.
    Neste interstício de 24 de dezembro de 1986 a 06 de maio de 1987, houve omissão normativa da atribuição do Agente Policial e, mediante uma portaria, definiu-se as funções de tal atividade essencial a justiça criminal, como sendo:
    Portaria da Delegacia Geral de Polícia nº 12 de 06 de maio de 1987.
    Art. 1º – Incumbe aos Agentes Policiais:
    I – Dirigir os veículos patrimoniados na Divisão de Transportes do DADG, bem como aqueles cujo uso pela Polícia Civil, tenha sido legalmente autorizado:
    II – Nos termos do decreto 9543 de 01 de março de 1977:
    a) inspecionar o carro antes da partida e durante o percurso;
    b) requisitar ou providenciar a manutenção preventiva do veículo, compreendendo especialmente:
    (…)
    Art. 2º – É vedado atribuir ao Agente policial incumbência própria de outras carreiras policiais. (PORTARIA DGP – 12, 1987 grifos nossos).
    Destarte a preocupação do Chefe da Polícia Civil em regulamentar a atribuição, que legalmente é conferida pelo Poder Hierárquico e Regulamentar, acreditamos que a definição da atribuição do Agente Policial foi incorreta pelo meio e conteúdo utilizado.
    No direito administrativo brasileiro tem-se a figura da portaria que é espécie do gênero do ato ordinatório e, segundo o Mestre Hely Lopes Meirelles seria:
    Atos administrativos ordinatórios são os que visam a disciplinar o funcionamento da Administração e a conduta funcional de seus agentes. São provimentos, determinações ou esclarecimentos que se endereçam aos servidores públicos a fim de orientá-los no desempenho de suas atribuições. Tais atos emanam do poder hierárquico, razão pela qual podem ser expedidos por qualquer chefe de serviço aos seus subordinados, desde que o faça nos limites de sua competência.
    (…)
    São atos inferiores à lei, ao decreto, ao regulamento e ao regimento. Não criam, normalmente, direitos ou obrigações para os administrados, mas geram deveres e prerrogativas para os agentes administrativos a que se dirigem, de outras autoridades administrativas, quando esta for a espécie de ato estabelecido em lei, a portaria.
    (…)
    Além da função ordinatória precípua, esses atos se prestam também à investidura de servidores subalternos em suas funções e a transmissão de determinações superiores gerais ou especiais, concernentes ao serviço e a seus executores.
    Dentre os atos administrativos ordinatórios de maior freqüência e utilização na prática, merecem exame as instruções, as circulares, os avisos, as portarias, as ordens de serviço, os ofícios e os despachos.
    (…)
    Portarias – Portarias são atos administrativos internos, pelos quais os chefes de órgãos, repartições ou serviços, expedem determinações gerais ou especiais a seus subordinados, ou designam servidores para
    funções e cargos secundários. (MEIRELLES, 1989, pag. 160, grifos nossos)
    Como vimos a Portaria é instrumento hábil para expedições de determinações gerais ou especiais aos seus subordinados, não se hierarquizando com a Lei, logo, para cada ato administrativo deve ter sua respectiva direção.
    Somente por Lei ou Projeto de Lei de iniciativa exclusiva do Chefe do Executivo pode-se criar cargos e de conseqüência lógica material, suas atribuições, isso ocorreu efetivamente com a Lei Complementar que criou o cargo de Motorista Policial, definindo sua denominação, atribuição, deveres e direitos inerentes ao cargo público.
    Mas isso não ocorreu, pois com a Lei Complementar Nº. 494, de 24 de dezembro de 1986 que alterou a denominação do cargo e, nem mesmo em uma segunda oportunidade com a Lei Complementar Nº. 929, DE 24 DE SETEMBRO DE 2002, modificadora do artigo 5º da Lei Complementar Nº. 494, de 24 de dezembro de 1986, não se retificaram ou ratificou a impropriedade.
    Percebe-se a omissão legislativa, atualmente ainda perdura e não se sanou o vício formal, uma simples portaria extrapola a competência do administrador, ela é inferior à Lei, e só existe para complementá-la nos limites legais, para atribuir novas funções ou regularizar as já existentes.
    Sobre a vigência das Leis, o Código Civil na sua Lei de Introdução, especifica claramente essa questão, dispondo que:
    Art.2º Não se destinando à vigência temporária, a lei terá vigor até que outra modifique ou revogue.
    Parágrafo 1º. A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com incompassível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior (BRASIL, 2010. pag. 239 grifos nossos)
    A Lei Complementar Nº. 494, de 24 de dezembro de 1986, revogou expressamente a Lei de criação, denominação e atribuição do antigo Motorista Policial, assim, a antiga é letra morta e enterrada, e em nosso direito pátrio ela nunca se repristinará.
    Metaforicamente podemos imaginar a Lei do cargo de Agente Policial, como uma anomalia administrativa jurídica, pois se retirou, mediante portaria, parte de um cadáver (Lei que deu atribuição de motorista) e a enxertou em um ser vivo (Lei Complementar Nº. 494, de 24/12/1986) criando-se uma coisa, que não é Motorista – pois a Lei jaz falecida – e nem Agente da Polícia, pois a Lei nova não diz isso.
    Como quem vive de passado é museu, cabe analisar atualmente com se desenvolve o trabalho desse importante ator na distribuição de justiça e pacificação social, finalidade estatal.
    No corrente ano (2011) os corredores da Academia de Polícia do Estado de São Paulo têm sido agitados por passos dos mais variados, desde novos integrantes da carreira policial bem como policiais mais antigos, que voltam à magnífica Casa de Ensino para reciclagem de conhecimento e aperfeiçoamento de seu trabalho na defesa do Estado, da Sociedade e da República.
    A Polícia antes a serviço de um Estado repressor passou a ser uma Policia Republicana, ou seja, não mais atende aos interesses dos gerentes estatais com ações pontuais e determinadas por interesses escusos, passou a ser legítima representante estatal na garantia e exercício dos direitos da população, agindo em favor de um todo.
    Em setembro de 2010, se abriu vagas para o Curso Especial de Aperfeiçoamento de Agente Policial de 3º Classe, requisito necessário para ascensão de classes (da 3º para a 2º), até o topo da classe, especial. Concorreram aproximadamente 300 candidatos para 80 vagas, tendo o curso iniciado em 04/10/2010, com alguns desistentes justificados.
    Oportunidade única de rever velhos companheiros de sala de aula e verificar quais modificações ocorreu em suas personalidades, pois a polícia como Instituição, pode tanto moldar ou/e enaltecer o caráter do homem, ampliando suas virtudes ou defeitos.
    Interessante frisar que nos primeiros dias de curso foi-nos entregue uma “analise do cargo” do Agente Policial, confeccionado pela Academia de Policia por meio da Seção de Psicotécnica do Núcleo de Orientação Psicológica, transcrevemos alguns apontamentos das análises descritas:
    2. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES.
    Dirigir viatura policial ou veículo afim, estando sob sua responsabilidade os cuidados essenciais quanto à higiene, manutenção, conservação e bom funcionamento dos mesmos, no período em que os estiver utilizando.
    (…)
    Participar de flagrantes, podendo até ser condutor.
    (…)
    Atender ocorrências policiais quando fizer parte de equipe que execute esse tipo de atividade.
    (…)
    Observação: o Agente Policial, no dia a dia, como se ode perceber tem atividades similares ao do Investigador de Polícia.
    5. PONTOS CRÍTICOS.
    O maior desafio é a discriminação em determinados setores, pelo Investigador de Polícia e autoridade.
    Existe discriminação entre “tira” e o agente, com diferença de salário e hierarquia, sendo este último alvo de chacota. (HADAD, 2005. pag.?)
    A leitura detalhada dessa análise de cargo desmistifica o senso comum de que o Agente Policial é o Motorista e reforça o entendimento de que é de fato Agente da Polícia, pois como explanamos anteriormente ele efetivamente deve prender (flagrante obrigatório/compulsório), pois é policial e agente da autoridade, além disso, participar não é a mesma coisa que ser autor, senão vejamos o que Mirabete diz a respeito: “Fala-se em participação, em sentido estrito, como a atividade acessória daquele que colabora para a conduta do autor com a pratica de uma ação que, em si mesma, não é penalmente relevante. “ (Manual. pag. 18 grifos nossos)
    Da mesma forma o eminente processualista Yshida explana com maestria sobre o flagrante sendo: a) Sujeito ativo é aquele que efetiva a prisão, podendo ser: (a1) flagrante facultativo: qualquer do povo, existindo inclusive a possibilidade de apreensão de coisas (RTJ58/34); (a2) flagrante compulsório: autoridade policial e agentes que têm obrigação de realizar a prisão. (Processo, pag. 161 grifos nossos).
    Se aceita tal posição de que o Agente Policial participa de flagrante e pode prender, estaremos retirando-o do seio policial e inserindo-o como um simples cidadão ou agente público de outras secretarias sem a função de polícia judiciária, e a própria realidade do cargo demonstra incompatibilidade, pois o flagrante para ele é, de fato e de direito, obrigatório e não facultativo, assim, bastaria verificar as implicações penais de uma ou outra posição para se ter certeza de que o Agente Policial é agente da autoridade, com seus direitos e deveres inerentes ao cargo.
    Podemos ressaltar a própria definição do cargo e de sua atribuição prevista na Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério de Trabalho e Emprego do Governo Federal, onde classifica o Agente Policial como:
    Código (3518) Títulos (Agentes de investigação e identificação)
    (3518-10) INVESTIGADOR DE POLÍCIA: Agente policial, Comissário de polícia, Detetive de polícia, Inspetor de polícia. (3450-Código Internacional CIUO88- Inspectores de policía y detectives). (BRASIL, 2010 grifos nossos)
    Convém lembrar que essa classificação do M.T.E (Ministério do Trabalho e Emprego) teve a participação de especialistas de diversas áreas, inclusive da : Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo; Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP-SP); Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (SSP/SP); Polícia Civil do Estado de São Paulo; Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, contando com nomes de Delegados ativos e influentes que se propuseram ao aperfeiçoamento do trabalho policial.
    No retorno à Academia encontramos colegas que saíram após o curso inicial e foram para plantões e ainda lá permaneciam e outros que estão 100% operacionais (Garra/DEIC) e outros ainda especializados em informática, inteligência, investigação, trabalhando até na Corregedoria, etc. O que impressionou é que a maioria nunca trabalhou como Motorista, e mais, apenas um (01) trabalhava na “Frota” mesmo assim em serviço burocrático, evidente fica a verdadeira atividade do Agente Policial, ou seja, é Agente da Polícia.
    Para confirmar essa realidade decidimos realizar uma pesquisa para saber onde efetivamente trabalham os Agentes Policiais que estavam na Academia para a realização do Curso de Aperfeiçoamento, dos alunos presentes 66 se dispuseram a colaborar e declinaram onde trabalhavam, segue abaixo em forma de gráfico o resultado encontrado:
    Obs- O gráfico não pode ser reproduzido no envio do trabalho (Márcio)
    Analisando o gráfico acima apresentado, podemos perceber que a maioria trabalha em plantões policiais, em atribuições afetas ao ofício de uma Delegacia, ou seja, atender ao público, prender, custodiar presos, participar da lavratura do flagrante como condutor ou testemunha, cumprir Ordens de Serviço, investigar, confeccionar Boletins de Ocorrência, quando devidamente autorizado.
    Percebe-se também que o serviço de Motorista não existe de fato, eventualmente pode-se prever o uso da viatura, mas como qualquer outro agente da autoridade ou Agente da Polícia.
    Muitos trabalham em setores especializados tipicamente operacionais de investigação e ação como: GARRA; DEIC, DISE, DIG ou em outros setores especializados administrativos Corregedoria, Gabinete do Secretário, Capturas e com certeza não trabalham nesses locais trocando óleo de viatura ou somente dirigindo-as, e sim temos vários como chefes, que é cargo de confiança, ou outra função hierarquicamente superior, mesmo recebendo uma remuneração inferior, enfim o que vale é a competência do homem ou mulher Agente Policial.
    Na sua obra Lei Orgânica da Polícia Civil de São Paulo o professor e também Delegado de Polícia Ricardo Ambrosio Fazzani Bina, expõe de maneira clara e brilhante, as pessoas que devem submissão à Lei 207/1979 (Lei Orgânica da Polícia Civil de São Paulo):
    A LOPC definirá cargos, os direitos e deveres dos policiais civis no exercício de suas funções, a remuneração, a jornada de trabalho, as transgressões disciplinares, os procedimentos administrativos e demais normas pertinentes à Instituição Policial Civil. (BINA, 2006 pag.32 grifos nossos).
    Logo após, o professor transcreve parte da LOPC e sua aplicação nos diversos cargos, estando o Agente posterior ao Investigador, vejamos:
    I – Delegado de Polícia;
    II – Escrivão de Polícia;
    III- Investigador de Polícia;
    IV – Agente Policial;
    V – Agente de Telecomunicações Policial;
    VI – Papiloscopista Policial;
    VII – Auxiliar de Papiloscopista Policial;
    VIII – Carcereiro Policial;
    (…)
    Os cargos de I ao VIII são da Polícia Civil e os demais, da Superintendência da Polícia Técnico-Científica. (BINA, 2006 pag.32 grifos nossos).
    De todos os policiais, aqueles que trabalham efetivamente em plantões policiais são os: Delegados, Escrivães, Carcereiros, Investigadores e Agentes Policiais, sendo que eventualmente encontramos em algumas delegacias, oficiais administrativos ou outros servidores.
    Como dissemos anteriormente, a necessidade de saber exatamente qual é a atribuição do Agente Policial poderá contribuir significativamente para o exercício da cidadania, para com o próprio policial e também para o usuário da segurança pública. A polícia e o policial reconhecendo-se saberão agir melhor e atender aos anseios da Sociedade, sobre isso Rolim, comentando sobre a eficácia das polícias, nos traz uma nova perspectiva de estruturação policial:
    Parece claro que uma estrutura policial reconhecidamente competente em seu trabalho e que receba, por conta disso, o respeito e a admiração popular terá maiores possibilidades de exercer sobre esta mesma população uma influencia positiva e, nesta relação, de ver aumentar as suas próprias possibilidades de êxito. Pelo contrário, uma estrutura de polícia que se descubra desmotivada, que não possua qualquer projeto quanto ao seu próprio futuro e que esteja fragilizada por práticas internas de corrupção e violência só poderá reforçar entre a população os piores valores ali já existentes. Enquanto isso, ela aumenta o fosso que a separa das possibilidades virtuosas derivadas de uma relação democrática e respeitosa com o público a que deva servir. (ROLIM, 2006. pag. 39 grifos nossos)
    Caros leitores, termino como comecei, justificando aquilo que disse e, talvez agora, um pouco mais convencido do meu papel como Agente da Polícia e não Motorista, pois como reafirmei em diversas passagens desse Trabalho de Conclusão de Curso, é que o que vale é a atitude do homem e não o seu rótulo e se estou policial é para servir o próximo, garantir a continuidade do estado democrático de direito por meio da Instituição Policial, bem como a manutenção da paz social que, se conseguida, tanto eu quanto minha família se beneficiará, enfim, o desejo de uma Sociedade que reconheça o homem por aquilo que faz e não por mera denominação.
    Cito um último autor e seus escritos morais – Bobbio – como exemplo daquilo que imagino ser o desejo e a finalidade do Estado e da Sociedade.
    A conduta que precisa ser justificada é a que não está conforme as regras. Não se justifica a observância da norma, isto é, a conduta moral. A exigência da justificação nasce quando o ato viola ou parece violar as regras sociais geralmente aceitas, não importa se morais, jurídicas ou de costume. Não se justifica a obediência, mas a desobediência, e isto se se considera que ela tenha algum valor moral. Não se justifica a presença numa reunião obrigatória, mas a ausência. Em geral, não há nenhuma necessidade de justificar o ato regular ou normal, mas é necessário dar uma justificação ao ato que peca por excesso ou por falha, sobretudo se se deseja salvá-lo. (BOBBIO, 202 pag. 54-55).
    CONCLUSÃO
    A discriminação em geral se reveste de diversas formas, algumas vezes mais visíveis e outras camufladas em gestos ou expressões, veladas, submetendo o homem a transformar-se num objeto, um número, uma coisa.
    Quando isso acontece de um homem para outro, reconhecer a discriminação fica mais fácil, mas quando se dá por alguém ou Instituição que deveria representar os anseios do povo como o Estado, fica muito difícil lutar contra ela.
    O Estado discrimina negativamente mais nos direitos do que nos deveres, os chefes querem que se cumpra a Lei pela necessidade do trabalho policial, para permanecer o “status quo” aceitam que o Agente Policial seja agente da autoridade, ocupe cargo de confiança e trabalhe em outras funções, mas no momento de requerer direitos é um Motorista, àquele que dirige viaturas e troca óleo, não sendo possível pareá-lo ou dar-lhe garantias como outras carreiras policiais.
    Agente da Polícia nos deveres, Motorista nos direitos, e Agente Policial na manutenção da estrutura policial atual.
    Hoje, segundo dados da Intranet da Polícia Civil de São Paulo, há um universo de 2559 Agentes Policiais na ativa, espalhados pelo estado de São Paulo.
    No Curso de Aperfeiçoamento (CEA) para Agente Policial de 3º Classe ministrado na Academia da Polícia Civil de São Paulo neste ano de 2010, 80% dos integrantes tinham Nível Superior, alguns Especialistas e outros cursando Mestrado, alguns até com mandato eletivo, todos buscando aperfeiçoamento pessoal e profissional para transformar a imagem de, uma antiga, polícia repressora da Ditadura para outra, atual e nova, Polícia Cidadã a exemplo da Constituição Brasileira de 1988.
    Acreditamos que no universo total de Agentes Policiais a proporção de formação deva ser a mesma, pois a maioria era oriundo do DEINTER (Departamento do Interior) e DEMACRO (Departamento da Macro SP), representando cidades importantes como: Pirassununga, Cesário Lange, São Bernardo do campo, Santo André, Presidente Prudente, Botucatu, Sorocaba, Diadema, Presidente Venceslau, Inhandeara, Tupã, Assis, Itapevi. Mogi das cruzes, Itapetininga, Osasco, entre outras.
    Esse TCC teve o intuito de sugerir mudanças para a reestruturação das carreiras policiais, de todas, num modelo para valorizar as atividades policiais com a criação, denominação e atribuição dos cargos e conseqüentemente valorização de seus ocupantes.
    Sentimos que a reestruturação da Polícia Judiciária deve passar necessariamente pelo conhecimento do policial como um cidadão (homem ou mulher), que faz parte de uma Sociedade, que é parte do Estado, que tem capacidade de ação, formação familiar e acadêmica bem estruturada para contribuir para um futuro mais justo e pacífico, para todos os brasileiros e para as gerações futuras.

    SINDICATO UNICO JÁ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  36. ESTA ASSEMBLEIA UNIFICADA FALA REESTRUTURAÇÃO DA POLICIA. QUAL SERÁ O MODELO ?
    DEVE SER NOS MOLDES DA PF:
    DELEGADO DE POLICIA
    ESCRIVÃO DE POLICIA
    AGENTE DE POLICIA JUDICIARIA
    PERITO

    SINDICATO UNICO JÁ !!!!!

    Curtir

  37. AÍ GALERA DO LITORAL !!!!!!!!!!!!!

    O TRANSPORTE É GRATUITO TÃO ESPERANDO O QUE PARA ADERIR ???? ATÉ AGORA SÓ TEM 40 PESSOAS INSCRITAS NO SINDICATO…

    PORRA VOCÊS VIVEM RECLAMANDO QUE QUEREM AUMENTO MAS NÃO COMPARECEM NAS MANIFESTAÇÕES…

    TIREM AS BUNDAS DAS CADEIRAS SAIAM DO CONFORTO DAS SUAS CASAS E APOIEM PORRA !!!!

    Curtir

  38. Não ao plebiscito. Sim ao referendo.

    Deveria haver a profissionalização dos políticos brasileiros, sendo que todos os candidatos teriam que possuir nível superior em políticas públicas ou sociais.

    Acabar com foro privilegiado dos políticos.

    Aumentar a pena e tornar o crime de “colarinho branco” hediondo.

    Reestruturação de nossa PC, carreira única e sindicato único.

    greve já

    fala sério

    Curtir

  39. união pcs.
    está mais do que provado que falar causa impacto mas de nada adianta.políticos são insensíveis a esse comportamento.
    só radicalizando existe possibilidade de um reconhecimento.
    só mandando as partes esperarem a Autoridade para serem atendidas surtirá efeito pois, como bem disse o colega no vídeo não temos capacidade intelectual alguma para decidir se o fato é crime ou não.(sabemos mas não ganhamos para issoe, ademais, deve existir um cartaz na delegacia dizendo que tem um delegado 24 horas para atender a população-ao menos a adpesp disse isto).
    e, dia 4 iremos saber se os delegados estão ou não com os demais.

    Curtir

  40. Documento Projeto de lei Complementar
    No Legislativo 23 / 2009
    Ementa Autoriza o Poder Executivo a instituir a promoção a classe imediatamente superior dos integrantes da Polícia Civil.
    Regime Tramitação Ordinária
    Indexação APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA, AUTORIZAÇÃO, CLASSE ESPECIAL, CLASSE INICIAL, LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL 418/1985, LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL 673/1991, PODER EXECUTIVO, POLÍCIA CIVIL, PROMOÇÃO
    Autor(es) Mauro Bragato
    Apoiador(es)
    Situação Atual Último andamento 07/04/2010 PRONTO PARA A ORDEM DO DIA
    Pareceres
    Nº Legislativo Resultado Resumo Relator Comissão Ver
    1 650 / 2010 favorável favorável Baleia Rossi Comissão de Constituição e Justiça
    1 651 / 2010 favorável favorável Orlando Morando Comissão de Segurança Pública
    1 652 / 2010 favorável favorável Edson Giriboni Comissão de Finanças e Orçamento

    Curtir

  41. 1.5.5 As respostas às impugnações serão disponibilizadas em um único arquivo no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/pc_df_13_escrivao, na data provável de 4 de julho de 2013.

    2 DO CARGO DE ESCRIVÃO DE POLÍCIA

    2.1 REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

    2.2 DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: atividade de nível superior, com atribuições relativas ao cumprimento das formalidades legais de polícia judiciária necessárias aos inquéritos, processos administrativos e demais serviços cartorários de apoio a autoridade policial, além de outras atribuições inerentes ao cargo, previstas em legislação específica, notadamente no art. 100 do Regimento Interno da PCDF, aprovado pelo Decreto Distrital nº 30.490, de 22 de junho de 2009.

    2.3 SUBSÍDIO: R$ 7.890,05.

    2.4 JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais.

    Curtir

  42. Requisitos continua: andar na Vtrs e pagar de Tira, tirar plantão para o tira que faz bico, fazer BO e não os Tiras, Agentes e Carcereiros, diga-se de passagem gostam de acender O Delegado para que o Tira faça o serviço que é de sua alçada. A Carreira de Escrivão ´so existe no Brasil herança da coroa Portuguesa..

    Curtir

  43. UOL HOJE:
    SUS-MÉDICOS AMEAÇAM PARALIZAÇÃO NACIONAL DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO AMANHÃ
    BANCÁRIOS:GREVE NACIONAL 5A.FEIRA
    PERUEIROS BLOQUEIAM A PAULISTA

    DIA 4…BEM VAMOS VER O QUE ACONTECERÁ…(será que só o interior vai comparecer)

    Curtir

  44. AGENTE POLICIAL disse:
    01/07/2013 ÀS 19:03
    NÍVEL SUPERIOR TEM QUE SER PARA TODAS AS CARREIRAS , TENTAR ENTRUJAR REIVINDICAÇÃO DE INVESTIGADORES E ESCRIVÃES (lei 1067/08) EM DETRIMENTO DE OUTROS É SACANAGEM.
    A PAUTA TEM QUE POLICIA DE NÍVEL SUPERIOR (para todas as carreiras indistintamente).
    PARA EXISTIR APOIO DE TODOS, OS BENEFICIOS TEM QUE SER PARA TODOS, OU FAÇAM COMO OS DELEGADOS CORRAM SOZINHOS !!!
    MASSA DE MANOBRA NUNCA SEREI !!!!!

    SINDICATO UNICO JÁ !!!!!!!!!

    Tá mais que certo.

    Curtir

  45. a covardia de uns macula os demais.
    ” não podemos deixar o controle das investigações nas mãos dos corruptos”
    autor: Felipe Locke Cavalcanti
    Presidente da associação paulista do ministério público

    E, ATÉ AGORA NINGUÉM( que controla as investigações) INTERPELOU JUDICIALMENTE ESSE SENHOR PARA QUE APONTE OS CORRUPTOS.

    Curtir

  46. MAIS UMA VEZ ESQUECERAM DA PC:

    ESTADAO

    Projeto dá gratuidade de ônibus para PM sem farda A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de São Paulo deu parecer de legalidade ao projeto que concede gratuidade da tarifa de ônibus (R$ 3,00) para policiais militares e guardas civis-metropolitanos sem o uso da farda.
    A proposta, do vereador Eduardo Tuma (PSDB), é uma demanda de sindicatos e de associações de policiais que reclamam sobre a insegurança de PMs que precisam estar de uniforme para conseguir andar de graça no transporte coletivo municipal.
    A base governista também apoia o projeto. Atualmente muitos PMs pagam a passagem para não terem que andar fardados, por causa do risco de serem reconhecidos por bandidos. No Estado de São Paulo são 100 mil PMs.
    A justificativa do projeto também fala que “mesmo em dias de folga, os policiais têm dever permanente de zelar pela segurança da população, o que significa dizer que sempre devem estar de prontidão, independentemente de fardamento.”
    Só neste ano, dois PMs morreram em tentativas de assaltos a ônibus nos estados de Alagoas e de Pernambuco, logo após bandidos reconhecerem eles pelas fardas.

    VAMOS MANDAR E-MAILS PARA O NOBRE VEREADOR

    Curtir

  47. Caro AGENTE POLICIAL: A reestruturação nos moldes da PF que você cita, acredito que você quer se enquandrar como Agente de Polícia Judiciária, certo? Por quê não se torna Escrivão de Políca. VÁ ESTUDAR, e aproveita para levar o FLAVIÃO junto.

    Curtir

  48. Por quê os Agentes Policiais e Carcereiros não aproveitam o momento para reivindicar o nível médio? Até para oficial administrativo do Detran é exigido ensino médio. É MUITO DESCRÉDITO.

    Curtir

  49. Senhores!
    Não consigo entender porque os investigadores e escrivães (maioria entrou na época do 2º grau) ficam raivosos quando houvem alguém dizer que precisamos de uma REESTRUTURAÇÃO DE CARGOS OPERACIONAIS, visando reorganizar a estrutura arcaica dos cargos operacionais, melhorando o PERFIL DO OPERACIONAL.
    Os senhores não notaram que até pra soldado PM já se exige o nível médio? Por que não termos um cargo operacional mais POLIVALENTE, um policial civil mais direcionado a estudar e se habilitar às diversas funções prestadas por nossa instituição, podendo ele exercer as variadas funções de acordo com a necessidade local de cada unidade?
    Os senhores não acham que isso iria acabar com aqueles colegas que NEM B.Os querem fazer, afirmando eles que NÃO SÃO ESCRIVÃES PRA FAZER BOs? Não iria acabar com as mordomias de alguns operacionais que se escondem atrás de cargos, não se importando com nada do trabalho, dizendo que estão ali só pro 5º dia útil?
    Eu acho que a Polícia Civil precisa de um OPERACIONAL POLIVALENTE, alguém que recebesse um salário decente, mas que fosse um policial que pudêssemos contar pro que desse e viesse, dinamizando os trabalhos por nós realizados.
    Acho, no meu pouco saber, que a PRIMEIRA COISA a ser feita nessa polícia seria a tão sonhada REESTRUTURAÇÃO DE CARGOS OPERACIONAIS. Isso iria DINAMIZAR as feituras dos nossos serviços.
    É o que acho!

    Curtir

  50. 02/07/2013 – Esclarecimento sobre GAT para DECAP e DEMACRO

    Objetivando atender ao pleito dos associados, a ADPESP encaminhou ofício a Diretoria do Departamento de Polícia Judiciária da Capital – DECAP e do Departamento de Polícia Judiciária da Macro região de São Paulo – DEMACRO, visando obter informações acerca do não pagamento da Gratificação por Acúmulo de Titularidade – GAT aos Delegados de Polícia. Os dignos Diretores do DECAP e DEMACRO responderam que encaminharam nossas solicitações aos Senhores Delegados de Polícia Seccionais, a quem cabe o respectivo pagamento da gratificação, de quem esperamos ainda as informações pertinentes.
    Assim buscando dar continuidade às ações que objetivam o pagamento da GAT aos Delegados de Polícia em exercício no DECAP e DEMACRO, o Departamento Jurídico protocolizou no dia 27 de junho de 2013 o pleito de cumprimento da sentença obtida no Mandado de Segurança n° 0003414-61.2011.8.26.0053, onde a ADPESP obteve a concessão da segurança, no sentido de que a Administração Pública seja obrigada ao pagamento da gratificação, inclusive em relação aos atrasados. Tal Mandado de Segurança já havia sido apreciado em grau de recurso, onde a decisão foi unânime a favor da ADPESP.

    A diretoria da ADPESP reforça sua contínua atenção e luta pelos direitos adquiridos pela e para a Classe.

    Curtir

  51. Esse negócio de jogar as carreiras para 1 grau é sacanagem do sindicato dos tiras, portanto chorem pois também não vão ganhar como Nível Universitário principalmente se o PSDB ganhar…

    Curtir

  52. REESTRUTURAÇÃO DA POLICIA CIVIL

    DELEGADO
    ESCRIVÃO DE POLICIA
    AGENTE DE POLICIA JUDICIARIA
    PERITO

    SINDICATO UNICO JÁ !!!!!!!!

    Curtir

  53. REESTRUTURAÇÃO DA POLÍCIA

    DELEGADO DE POLICIA SUPERIOR
    ESCRIVÃO DE POLICIA SUPERIOR
    INVESTIGADOR DE POLÍCIA SUPERIOR
    AGENTE DE POLÍCIA JUDICIÁRIO FUNDAMENTAL E MÉDIO
    PERITO SUPERIOR

    Curtir

  54. Acordem! Acham que vão receber um subsídio de Delegado de Polícia, que por sua vez é igual ao de um Perito Criminal?
    Isso só vai acontecer o dia que essas duas carreiras receberem o subsídio que fazem jus e não o que recebem agora.
    Se vão lutar por subsídio melhor, tem que ser para todos, a começar os de Delegados e Peritos. Acordem!
    Delegados e Peritos: R$ 14.970,60
    Investigador, Escrivão e Técnicos: R$ 7.514,33.
    Só com uma reestruturação de carreiras e subsídios melhores.
    Acordem ai ow!

    Curtir

  55. O agente policial, quer ser igual ao FLAVIAO, entrar como INVESTIGADOR pela porta dos fundos isto e no tapetao, sem FACU, e sem concurso publico, vou dar uma ideia, todas outras carreiras deveriam ser transformadas em ESCRIVAES, que esta faltando bastante! ai ninguem quer!

    Curtir

  56. 03/07/2013 – 03h01
    Policiais de SP planejam passeata até Palácio dos Bandeirantes

    Publicidade

    DE SÃO PAULO

    País em protesto Um grupo de 2.000 policiais e agentes penitenciários ligados a sindicatos deve se reunir amanhã em uma assembleia unificada para definir uma série de medidas que visam pressionar o governo do Estado a conceder reajustes salariais e benefícios para as carreiras.

    Representantes de entidades de PMs e de carreiras da Polícia Civil devem participar.

    Policiais em formação foram escalados durante protestos em SP

    Segundo os organizadores do evento, após o encontro deverá ocorrer uma passeata pelas ruas da região central de São Paulo que poderá seguir até o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

    “Vamos debater se já vamos na quinta ou em outra oportunidade para o Palácio. Queremos que o governo sinalize que vai nos receber até o dia 31, caso contrário podemos tomar atitudes mais duras”, afirmou o presidente do Sindicato dos Investigadores de Polícia de São Paulo, João Batista Rebouças.

    O representante do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária, Daniel Grandolfo, disse que não descarta uma greve geral.

    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/07/1305332-policiais-de-sp-planejam-passeata-ate-palacio-dos-bandeirantes.shtml

    Curtir

  57. Anonimo em furia disse:
    02/07/2013 ÀS 9:51
    Gostaria de saber como seria essa reestruturação q tantos falam. Atendente Nec Policial não faz pericia nem prende virará oq? Agente de Policia (pode prender como qq outra carreira mas não é a função principal) ou Agente de Pericia (não faz pericia alguma quanto menos participa). Gostaria de saber pq esse carro de som não passa no IML e IC? Quem separou foram os legistas e peritos nós carreiras meio tamo só se fude… na mão dessa cambada. Tem q avisar essas assc. e sind. que nós somos Policiais civis e não cientificos como apregoam alguns iluminados da NASA. Esqueceram de nós? Carreira sofrida essa de Atepol, não tem amparo na SPTC (é considerado patinho feio da SPTC pq não tem atribuição legal em lei, não faz pericia nem policia só dirige e carrega peso – leva policia no nome diferentemente das outras carreiras da SPTC q leva pericial ou nada) e nem na civil q não nos ve como policiais e qdo tem essas movimentações nem chamados somos. Mesmo assim participo de tds as manifestações. NÃO ESQUEÇAM DA GENTE (carreiras meio da SPTC) pq nossos chefes e diretores já nos abandonaram faz tempo. Somos poucos e com isso o cabresto fica mais curto, ou seja, é muito mais facil dos chefes controlarem os servidores afinal como somos poucos não temos força nenhuma, nem sindicato temos porra!!!
    Também gostaria de saber porque os Policiais Civis que estão a serviço da SPTC não são informados dessas manifestações????

    Curtir

  58. CALÇA BRANCA…..PORÉM AINDA MOTIVADO!
    não se iluda com esses comentários de reestruturação na polícia civil são paulo.
    não existe nenhum interesse do governo em reestruturar a polícia pois advoga a cartilha de Maquiavel ” dividir para governar”.
    jamais aglutinará carreiras. está de bom tamanho como está..você não vê como ninguém se entende.é disto que o governo gosta.
    esses comentários,acredito, são colocados para mudar o foco, ou seja, movimento por melhores salários.

    Curtir

  59. A BEM DA VERDADE QUANDO ESCREVÍ ACIMA QUE NINGUÉM HAVIA INTERPELADO JUDICIALMENTE O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO
    CONSTA DO SITE DA ADPESP QUE ESSA ASSOCIAÇÃO AJUIZOU UMA INTERPELAÇÃO MAS, INFELIZMENTE, O TEOR SÓ É DE ACESSO AOS ASSOCIADOS.
    ASSIM, SABEMOS O QUE PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DO MP FALOU MAS O QUE CONSTA DA INTERPELAÇÃO NÃO.
    ESPERAMOS QUE A INTERPELAÇÃO SEJA NO SENTIDO DE QUE ESSE SENHOR APONTE OS CORRUPTOS QUE COMANDAM AS INVESTIGAÇÕES NA POLÍCIA CIVIL.

    Curtir

  60. O TÓPICO ACIMA É: “ASSEMBLEIA GERAL DIA 04/07…….RUMO A GREVE.”

    TODO MUNDO AQUI FICA COMENTANDO O ANO INTEIRO SOBRE GREVE. VIVEM FALANDO MAL DOS PRESIDENTES DOS SINDICATOS. FICAM FALANDO MAL UM DOS OUTROS. CRITICAM NIVEL SUPERIOR PARA ESCRIVÃES E TIRAS. FAZEM MIL E UMA CRITICA.

    AGORA QUANDO TEM UM TÓPICO, TODO MUNDO MUDA DE ASSUNTO.

    QUEREM SABER: VOCÊS SÃO TODOS UNS IDIOTAS!

    QUERO VER QUEM VAI NA PASSEATA AMANHÃ?

    HOJE EM DIA A MAIORIA TEM CELULAR COM INTERNET. ENTÃO COLOQUEM AS FOTOS DA PASSEATA EM TEMPO REAL, PARA PROVAR QUE FORAM LÁ E POSTEM AQUI OU NO FACEBOOK, ETC. ASSIM, DEPOIS NÃO ADIANTA FICAR INVENTANDO QUE FORAM NA PASSEATA, OU FALANDO MAL DE TODO MUNDO OU FUGINDO DO ASSUNTO.

    GREVE JÁ!

    Curtir

  61. Escrirevoltado falou tudo….parem de postarem bostas….
    Se quisermos saber sobre: camera de deputados….investigacao do mp…e outras coisas q postam….eu naum estaria procurando neste topico.
    Entramos aqui para saber as ultimas novidades da nossa reuniao e ver sua aceitacao…so me interessa em saber quando e quantas pessoas vao…
    nao podemos perder o foco….postem assuntos pertinentes e q contribuam aos diversos cargos da Policia Civil e

    Curtir

  62. Tem gente postando sentencas e sobre fatos envolvendo PM…., com todo respeito, se eu quizesse saber sobre a PM estava olhando outro site…naum interessa saber de reportagem e assuntos envolvendo a referida instituicao…o tema aqui…só para lembrar é MOBILIZACAO DA POLICIA CIVIL…Policia Civil, naum Militar….vamos nos concentrar e preocupar o q nos realmente importa…MELHORES SALARIOS…

    Curtir

  63. Caro Flavião!!
    Admiro em muito seus comentários e novas idéias. Vc demonstra ser um indivíduo culto e politizado. Não se deixe ofender pela minoria, que injustificadamente temem pelas inevitáveis mudanças que estão por vir. São conservadores. Acredito que existe um nome técnico para isso. Salvo engano de minha parte, chama-se misoneismo, ou medo do novo. Sou Carcereiro há quinze anos. possuo nível superior completo. Não tenho interesse em me submeter a novo concurso na policia. Trabalho na chefia dos investigadores há 10 anos. Dei inúmera canas e elucidei diversos crimes, alguns dos quais, me renderam elogios. Nunca existiu divergências entre mim e meus parceiros, investigadores, agentes entre outros. Causa-me indignação e estranheza a revolta de alguns. Digo alguns, pois recuso-me a acreditar que a grande maioria de escrivães e investigadores com nível superior compactuem com a tentativa de hostilizar as demais carreiras, uma vez que na hora do pega pra capar, vc não deixa de receber ajuda de colegas em razão da carreira. ” O todo é muito mais do que a mera soma das partes” a polícia é um todo. Precisamos de pessoas novas, com novas idéias, projetos e que tragam a luz mudanças satisfatórias e que tragam qualidade e resultados satisfatórios no trabalho realizado. Lembrem-se, esquecemo-nos que um dia aosentaremos. Nossos filhos, esposas e demais entes certamente necessitarão da Polícia. Um Forte Abraço e Disponha deste humilde Agente Público lotado na 3ª Seccional.

    Curtir

  64. 03/07/2013 18:00
    Da Tribuna
    Da Redação

    Encontro de Casais

    Welson Gasparini (PSDB) comentou o Encontro de Casais com Cristo (ECC), lembrando a importância deste evento em sua vida pessoal e política, parabenizando as instituições católicas por lutarem pela preservação da família. “O Encontro de Casais com Cristo foi importante para minha vida política, pois me fez rever antigas práticas e enxergar a necessidade de pautar minhas atitudes segundo a ideologia social-cristã”. (VF)

    Insegurança pública

    Luis Claudio Marcolino (PT) falou da necessidade de investir nos servidores da Segurança Pública. E afirmou: “Este é um dos temas que acabam sendo deixados de lado pela Casa”. Segundo o deputado, o governo federal liberou investimentos para a segurança pública, que não foram aproveitados pelo governo estadual e discorreu a respeito dos arrastões que estão acontecendo em São Paulo por falta de policiamento. (VF)

    LDO e emendas

    Olimpio Gomes (PDT) informou sobre a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, na madrugada de 3/7, e criticou o governo estadual por não executar as emendas aprovadas ao Orçamento anterior. Segundo o deputado, isso desmoraliza a Assembleia perante a opinião pública. “Todos os anos apresentamos as mesmas emendas, que são desconsideradas.” (VF)

    Plebiscito

    “Na Grécia Antiga, os mitos e as divindades eram usadas para explicar eventos da natureza. Tales de Mileto e outros pensadores passaram a explicar a natureza pela própria natureza. Pelo conhecimento, mudaram a realidade”, disse Rafael Silva (PDT). Ele usou tais referências para criticar o plebiscito proposto pela presidente Dilma Rousseff. “O povo é bom, mas não recebeu a informação necessária para tomar as decisões para o país”. (VF)

    Falecimento e fórum

    Orlando Bolçone (PSB) comunicou o falecimento da ex-primeira dama de São José do Rio Preto, Carmen Vetorazo, e prestou condolências à família. O deputado falou do Fórum de São José do Rio Preto, com obras paralisadas, que não está conseguindo atender as demandas da população. Citou a licitação aprovada pela prefeitura da cidade para contratação de mão de obra para a retomada da reforma. “Esta obra é muito importante para dar continuidade aos serviços à população”. (VF)

    Farra dos pedágios

    “O PSDB tem privatizado as estradas paulistas, que são concessionadas para grandes empreiteiras e construtoras, que obtêm altíssimos lucros”, disse Carlos Giannazi (PSOL). “A população não aguenta mais essa farra dos pedágios, que são os mais caros do país, daí as manifestações como a ocorrida na SP 232, em Cosmópolis”, continuou o deputado. Ele ainda disse que a população é literalmente roubada pelas concessionárias, que não são fiscalizadas pela Artesp e têm complacência do governo estadual. (MF)

    Noite vergonhosa

    “A noite de terça foi uma das mais tristes e vergonhosas deste Parlamento, que aprovou o PL 650/2012, que autoriza a venda de diversas áreas no Estado. A única trava de legalidade foi a emenda que determina que os imóveis acima de R$ 50 milhões tenham sua venda aprovada pela Assembleia”, afirmou Adriano Diogo (PT). Dirigindo-se à presidente Dilma Rousseff, Diogo pediu a convocação de uma Constituinte exclusiva para reforma política. O deputado ainda exibiu cena do filme Piaf, onde é entoada a Marselhesa, “em homenagem ao povo nas ruas, que não aguenta mais a classe política”. (MF)

    Legislativo deve legislar

    Após citar as contingências que levaram à Revolução Francesa, quando houve rebelião popular contra privilégios de classe, Fernando Capez (PSDB) disse que os deputados deveriam fazer sua parte. Há 705 vetos na Ordem do Dia esperando por votação, a maioria a projetos de autoria parlamentar, disse Capez, que citou várias proposituras de sua autoria vetadas, e afirmou que gostaria de discuti-las e votá-las. Dentre elas, o PL 386/2007, que trata de veículos com perda total, e o PL 845/2010, que trata de penalidades a serem aplicadas à prática de maus-tratos aos animais. (MF)

    Alienações em Araraquara

    Comentando a aprovação do PL 650/2012, que trata da alienação de prédios públicos do Estado, Roberto Massafera (PSDB) falou que, após negociações entre o governo e os parlamentares, o número de imóveis caiu de cerca de 670 para 278. Entre os que deixarão de ser alienados estão os que abrigam a regional do DER e também a sede da Polícia Rodoviária e a Cetesb de Araraquara. “Pelo menos lutamos em nome de nossa região”, finalizou Massafera. (MF)

    Poema

    Welson Gasparini (PSDB) leu o poema Sinto Vergonha de Mim, de Ruy Barbosa, considerando-o adequado aos últimos acontecimentos no país, que disse atravessar uma fase difícil. Para ele, a reação popular traz esperança de que as injustiças e a corrupção sejam suprimidas no Brasil. (MF)

    Fim da Sutaco

    O anúncio do governador, no dia 28/6, de que irá extinguir a Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco) foi lamentada por Luiz Cláudio Marcolino (PT). A autarquia, que tem entre suas atividades a comercialização de peças dos cerca de 80 mil artesãos cadastrados, gera emprego e renda, disse o deputado, que considerou a medida impopular. (MF)

    Curtir

  65. O PESSOAL DE BAURU E RIBEIRÃO PRETO ESTARÃO PRESENTES, QUERO VER SE OS POLICIAIS DO DECAP E DO DEMACRO QUE MORAM AO LADO, VÃO TIRAR A BUNDA DA CADEIRA E ADERIR A MANIFESTAÇÃO.

    Curtir

  66. Carcepol com Nível Superior disse:
    03/07/2013 ÀS 17:58
    Caro Flavião!!
    Admiro em muito seus comentários e novas idéias. Vc demonstra ser um indivíduo culto e politizado. Não se deixe ofender pela minoria, que injustificadamente temem pelas inevitáveis mudanças que estão por vir. São conservadores. Acredito que existe um nome técnico para isso. Salvo engano de minha parte, chama-se misoneismo, ou medo do novo. Sou Carcereiro há quinze anos. possuo nível superior completo. Não tenho interesse em me submeter a novo concurso na policia. Trabalho na chefia dos investigadores há 10 anos. Dei inúmera canas e elucidei diversos crimes, alguns dos quais, me renderam elogios. Nunca existiu divergências entre mim e meus parceiros, investigadores, agentes entre outros. Causa-me indignação e estranheza a revolta de alguns. Digo alguns, pois recuso-me a acreditar que a grande maioria de escrivães e investigadores com nível superior compactuem com a tentativa de hostilizar as demais carreiras, uma vez que na hora do pega pra capar, vc não deixa de receber ajuda de colegas em razão da carreira. ” O todo é muito mais do que a mera soma das partes” a polícia é um todo. Precisamos de pessoas novas, com novas idéias, projetos e que tragam a luz mudanças satisfatórias e que tragam qualidade e resultados satisfatórios no trabalho realizado. Lembrem-se, esquecemo-nos que um dia aosentaremos. Nossos filhos, esposas e demais entes certamente necessitarão da Polícia. Um Forte Abraço e Disponha deste humilde Agente Público lotado na 3ª Seccional.

    HARA SÃO BONS, MAS NUM PASSARUM PRA NÍVEL SUPER RIOR.
    NUM É OSTILIZAÇÃO É QUESTÃO DE COMPETENCIA COMPROVADA POR VIAS LEGAIS. O NEGÓCIO E TODOS OCÊIS E EU QUERE PRANO DE CARRERA, COM PARTES DAS VAGAS DESTINAS A INTREGRANTE DA PROPRIA POLICIA CIVIL.
    DESPOIS DISSO, EU, NA MINHA HUMIRDE OPINIÃO AQUERDITO SER LEGAL.
    VAMO PARANDO DE QUERER CE LEITÃO PRA PODE MAMA DEITADO.

    Curtir

  67. 13:04
    Os policiais civis reunidos em assembleia na Liberdade decidiram seguir em passeata até a Avenida Paulista.

    13:04
    Os investigadores da Polícia Civil reivindicam: equiparação com salarial com funcionários de nível superior; reposição salarial – eles alegam que acumulam prejuízos desde 1999; e cobram a revogação da lei 1062, de 1998, que estabelece a redução de 40% dos salários dos escrivães na aposentadoria.

    13:27
    Os policiais fecharam a Rua Vergueiro, sentido Paraíso, na passeata em direção à Avenida Paulista.

    13:43
    A assembleia do Sindicato dos Investigadores do Estado de São Paulo com a participação do Sindicato dos Agente de Segurança Penitenciária e da Associação dos Delegados da Policia Civil do Estado de São Paulo, entre outras entidades ligadas à segurança pública.

    13:45
    Na pauta aprovada na assembleia, constam itens como: tornar compatível o salário de escrivães e de investigadores com salários de nível superior; incorporação de adicional local de exercício para investigadores, escrivães e aposentados; aposentadoria integral; carreira jurídica para delegados; reestruturação da carreira de agente penitenciário e reposição das perdas com a inflação.

    14:07
    Com um erro na construção da frase, policiais tentam dizer em faixa que Brasil não receberá a copa em 2014. Protesto fechou a Rua Vergueiro, e agora segue rumo à Avenida Paulista.

    14:14
    Os policiais bloqueiam os dois sentidos da Avenida Paulista, na altura da Rua Teixeira da Silva. Eles caminham sentido Consolação.

    15:02
    Protesto de policiais chega ao Masp e encontra com integrantes da Feira da Madrugada, que também fazem manifestação na Avenida Paulista, informa o repórter Márcio Pinho.

    15:05
    A CET recomenda que o motorista evite a Avenida Paulista por causa dos manifestantes que bloqueiam parte da via nesta quinta-feira.

    http://g1.globo.com/sao-paulo/protestos/2013/cobertura/

    Curtir

  68. 04/07/2013 – 14h44
    Manifestação de policiais fecha av. Paulista, no centro de SP

    Pela segunda vez em menos de três horas, a avenida Paulista foi palco de um protesto nesta quinta feira. Policiais militares da reserva, investigadores da Polícia Civil e agente penitenciários marcham pela avenida e bloqueiam o tráfego nos dois sentidos.

    O grupo pretende chegar ao vão livre do Masp, onde fará um protesto.

    Mais cedo, uma manifestação de bancários e metalúrgicos interditou uma faixa da Paulista.

    Agora, o ato é composto por cerca de 300 policiais civis e militares da reserva, além de agentes penitenciários. Policiais militares são proibidos de fazer greves e manifestações e, por isso, muitas vezes são representados por familiares e policiais da reserva.

    Durante a manhã, os manifestantes participaram de uma assembleia na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, na Liberdade, centro da cidade.

    Eles reivindicam: reajuste dos salários das categorias, redução da quantidade de carreiras na Polícia Civil, contratação de mais agentes penitenciários e diminuição na lotação das cadeias.

    Durante a assembleia, o deputado estadual Olímpio Gomes (PDT), major da reserva da PM, afirmou que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) quer receber o grupo ainda hoje.

    No entanto, os policiais e agentes rechaçaram a ideia. Eles alegam que o convite é uma estratégia para “desmobilizar o movimento”.

    “Conseguimos uma vitória. Tivemos a sinalização que seremos recebidos. Agora, eles [governo] precisam atender às reivindicações”, disse João Batista Rebouças, presidente do Sindicato dos Investigadores do Estado de São Paulo.

    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/07/1306152-protesto-de-policiais-bloqueia-trafego-da-av-paulista-no-centro-de-sp.shtml

    Curtir

  69. Protesto de policiais civis interdita avenida Paulista
    Categoria faz manifestação por reajuste salarial e benefícios para a carreira

    Cerca de 500 delegados, investigadores, escrivães e agentes penitenciários ocupavam totalmente a avenida Paulista, interditando os dois sentidos da via, junto à rua Peixoto Gomide, por volta das 15h10 desta quinta-feira (4). De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), havia lentidão no local.

    A passeata deve seguir pela avenida Paulista e acabar no vão livre do Masp. Os manifestantes se reuniram nesta manhã com o Governo do Estado para pedir por reajustes salariais e benefícios para a carreira. A Polícia Militar informou que o ato é pacífico.

    http://noticias.r7.com/sao-paulo/protesto-de-policiais-civis-interdita-avenida-paulista-04072013

    Curtir

  70. Daniel Grandolfo
    há ± 1 hora
    Governador cede a pressão e chama comissão para negociar agora no palácio dos bandeirantes!
    Obrigado aos companheiros que participaram desse dia histórico para o sistema prisional e para segurança publica de SP!

    Via Facebook de Daniel Grandolfo (Presidente do SINDASP – Sindicato dos Agentes de Seg. Penitenciária).

    Curtir

  71. Ja vi no portal foto de um participante com a mascara dos ANONYMOUS, segurando uma faixa que dizeres em INGLES, que SAO PAULO, nao tem seguranca para a COPA DE 2014, lindo!….lindo!!…..lindo!….OBRIGADO ANONYMOUS!

    Curtir

  72. Daniel Grandolfo
    há ± 1 hora via celular
    Companheiros estamos reunidos com a comissão unificada da segurança publica que achou melhor fazer as coisas com calma e ir negociar com o governador apenas amanhã, já com a pauta pronta.

    Mais informações eu posto aqui para vcs!

    Parabéns aos companheiros que acreditam em nossa luta! A vitoria será nossa!

    Via Facebook de Daniel Grandolfo (Presidente do SINDASP – Sindicato dos Agentes de Seg. Penitenciária).

    Curtir

  73. PARABÉNS

    PARABÉNS aos colegas Policiais, de todas as categorias…

    TODOS os Policiais Civis estão de parabéns… pela mobilização

    PACÍFICA e ORDEIRA

    Aos poucos, aos poucos nosso movimento vai tomando forma, vai tomando corpo,

    TEMOS QUE NOS UNIR….

    É apenas o começo….
    LOGO, os Delegados entenderão que têm que se unir a nós…

    Vamos convocar o pessoal da SAP para participar também….
    Vamos chamar a associação de cabos e soldados…

    Essa é a hora, a ocasião,
    Temos que conclamar todas as áreas da SEGURANÇA PÚBLICA para estas mobilizações,
    Engrossar o coro das vozes, com o pessoal da SAP e a PM
    Não reclamar daqueles que não foram, mas, convencê-los a participar da próxima!

    Curtir

  74. Parabéns a esses Guerreiros.

    Com perseverança e união chegaremos lá.

    Acabou de sair a matéria sobre a reunião no JORNAL NACIONAL da GLOBO.

    Viu Dra. Marilda e cumpanheiros. Saiu na Globo.

    Enquanto Vossa Vigília..KKKKKKKKKKK

    Acordem porraaaaaaaaaaaa Pelo amor de Deus

    Curtir

  75. Caraleo, Deus ouviu minhas preces.

    A ADPESP agora aderiu ao MOVIMENTO, PQP, agora.

    Um beijo Dra. Marilda. Com todo respeito.

    Agora falta humildade e conversar com o Dr. George Melão, que é dos meus.

    Vamo pra cima. Não podemos nos acovardar. Infelizmente esse governo só escuta Polícia na base da ignorância.

    Rumo ao Palácio. Não sejamos burros e aproveitemos o momento.

    Curtir

  76. ATÉ A SAP FAZ REESTRUTURAÇÃO E A PC INFELIZMENTE CONTINUA A ANOS LUZ DO FUTURO

    Curtir

  77. Edição do dia 04/07/2013
    04/07/2013 22h31 – Atualizado em 04/07/2013 22h31
    Policiais e agente penitenciários bloqueiam a Avenida Paulista
    O protesto, em São Paulo, é por reajuste salarial, com reposição da inflação.

    Em São Paulo, policiais civis, PMs e agentes penitenciários bloquearam a Avenida Paulista.
    O protesto é por reajuste salarial, com reposição da inflação. A categoria também quer que as gratificações se estendam aos aposentados, além de um plano de reestruturação de carreira.
    Mais cedo, metalúrgicos e químicos, em campanha salarial, fizeram manifestação na mesma avenida. E essa passeata cruzou com uma mobilização de bancários, contrários ao projeto de lei que regulamenta a terceirização da mão de obra. Agências da região não abriram.

    Curtir

  78. Não importa que a adesão da ADEPESP foi tardia, o que importa é que houve adesão.O momento é oportuno, o governador pela primeira vez na história se manifestou em receber a categoria.Para chegarmos com força na mesa de negociações devemos fazer uma grande manifestação no dia 11.

    Curtir

  79. DR MELAO, contamos com vc, para o movimento em andamento! somos simpaticos a Vossa Pessoa!

    Curtir

  80. A união é a coisa mais importante, com a força da ADPESP tenho certeza que o SINPESP vai aderir, ai só vai faltar o AIPESP e o AEPESP ai sim ficará uma força unificada, como em 2008. Precisamos reunir ao menos 2000 pessoas para o dia 11, será que é possível, até o dia 11 de julho?

    Curtir

  81. Dia 11 vamos reunir mais gente que ontem, é preciso pressionar, e é bom saber da adesão da ADPESP, assim tudo fica mais forte, pelo que conheço o DR. Melão tenho certeza que ele vai aderir a luta, ele é um homem que não foge da batalha.

    Curtir

  82. INFLAÇÃO acumulada em 12 meses chega a 6.7%.

    O nosso salário já é merreca e ainda defasado é dose.

    Curtir

  83. GENTE !, S.M.J., SEM DEMAIS DELONGAS EU SÓ ACEITO O MEU PADRÃO IGUALZINHO AO DO SR. PERITO CRIMINAL CLASSE ESPECIAL, E ACRESCIDO DE 07 (SETE) QUINQUÊNIOS. O RESTO, PARA MIM É SÓ BALELA, POIS O PODER JUDICIÁRIO SEMPRE ESTARÁ PRESENTE, PARA RESOLVER AS PENDÊNCIAS . ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  84. CALMA GALERA…AINDA NÃO CONSEGUIMOS NADA !!!

    O GOVERNO DA ÚLTIMA VEZ QUE CHAMOU OS REPRESENTANTES PARA NEGOCIAÇÃO NÃO APRESENTOU NENHUMA PROPOSTA. FEZ SÓ UM H PARA DIZER QUE ESTAVA ABERTO A NEGOCIAÇÃO, MAS ALÉM DA CANSEIRA NÃO APRESENTOU NADA. DISSE QUE IA FORMAR UMA COMISSÃO (NÃO DISSE QUANDO) PARA DISCUTIR AS QUESTÕES APRESENTADAS.

    E MAIS NADA !!! ENTÃO NÃO CANTEMOS VITÓRIA PORQUE A GUERRA ESTÁ SÓ COMEÇANDO !!!!!!

    GUERREIROS ESTEJAM DE PRONTIDÃO !!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  85. Prezado Associado,

    Como pode ser visto recentemente na grande imprensa, a manifestação do dia 04 de julho, reunindo agentes de Segurança Pública de várias categorias, surtiu um resultado excelente. Juntamente com o Sindicato dos Investigadores e dos Escrivães foi definida neste dia uma pauta conjunta que se consubstancia em “Carreira Jurídica e Nível Universitário”, Aposentadoria Especial com integralidade e paridade, fim do “pedágio”, carreira auxiliar, liberando os policiais civis e também delegados para exercerem sua atividade fim, comprometida pelos desvios de função e retomada do Projeto de Reestruturação das carreiras.

    Assim, a pauta não traz divergências, mas similitudes e o engajamento dos Investigadores e Escrivães que trouxe um novo fôlego para as ações que contavam apenas com delegados. A pauta elaborada, uma vez assinada por todos os presidentes, tornar-se-á documento único a ser entregue diretamente ao Governador por todos nós.

    A boa energia e a vontade de lutar e de ver valorizada nossa Polícia Civil nos levaram ao consenso, pois da união de forças e objetivos comuns, surgirão os resultados pretendidos por todos nós.

    No dia 11 de Julho, às 10 horas, uma nova passeata está sendo programada, desta feita sob a coordenação da Adpesp, contando com a participação de Policiais Civis de todo Estado, bem como das demais carreiras, além dos Delegados, devendo sair defronte à Garagem Alfredo Issa (Avenida Ipiranga), de onde rumaremos para a Avenida Paulista para uma grande concentração, já que várias manifestações estão programadas para esta data.

    Neste momento torna-se crucial a mobilização de toda nossa Classe, pois nossa união é que trará ao ato o peso necessário para que o governo nos atenda e nos dê a devida e merecida atenção.

    Reage, Polícia Civil! Junte-se a nós! Vem pra rua!

    Curtir

  86. O FATO DO GOVERNADOR CHAMAR OS SINDICATOS PARA CONVERSAR NÃO SIGNIFICADA, ABSOLUTAMENTE NADA, VOCÊS JÁ SE ESQUECERAM DA COMISSÃO QUE ELE MESMO PROPÔS A FORMAÇÃO DO (NU), INCLUSIVE, COM PRAZO PARA AS DELIBERAÇÕES E ATÉ HOJE NADA ACONTECEU. SE LEGA MANÉ.

    Curtir

  87. SOBREVIVENTE DA BATALHA DO MORUMBI, LOUCO PELA REVANCHE disse:
    05/07/2013 ÀS 22:57
    PATRULHEIRO SEM SALÁRIO disse:
    05/07/2013 ÀS 16:45
    É FODA…CADA UM QUER O SEU PRATO CHEIO EM DETRIMENTO DO PRATO VAZIO DOS DEMAIS.

    DELEGADO QUER EQUIPARAÇÃO A CARREIRA JURÍDICA E FODA-SE O RESTO
    INVESTIGADOR E ESCRIVÃO QUEREM N.U. E FODA-E O RESTO

    ASSIM COMO VAMOS REUNIR TODOS NUMA GREVE FUTURA ???

    CERTO É LUTARMOS POR REAJUSTE SALARIAL PARA TODOS E SÓ…ESSE DEVIA SER O OBJETIVO DO MOVIMENTO.

    APOSTO QUE SE O GOVERNO DOBRASSE O SALÁRIO DE TODOS E NÃO MEXESSE NAS CARREIRAS TODO MUNDO IA QUERER !!!

    SE CONTINUAR ASSIM O MOVIMENTO VAI DESAGLOMERAR…AÍ NÃO GANHAMOS NADA !!!!

    Patrulheiro sem salário, Delegado não quer carreira jurídica, Delegado é carreira jurídica, inclusive agora com a aprovação da Dilma terão o mesmo tratamento protocolar que juízes e promotores, ou seja, Sua excelência o Delegado de Polícia.

    Patrulheiro sem salário, Investigador e escrivão não querem ser N.U, eles são N.U. Como na Polícia Civil há carreiras de ensino fundamental, ensino médio e superior, nada mais justo que cada um ficar enquadrado em seu quadrado.

    E pra completar, aqueles que tiverem medo, fiquem em casa, pois há homens e mulheres suficientes para atingir 6 a 7 mil presentes, como foi a manifestação na praça da Sé pós confronto. Já separei meu “equipamento” aguardo o choque e torço para que estes covardes apareçam, desta vez não estaremos com o espírito desarmado.
    VEM PRA RUA, AGORA É NOSSA VEZ, SÓ VENCE QUEM LUTA, vejam o exemplo dos estudantes, nós somos muito mais, basta acordar do berço esplêndido e veremos qual filho da “pu lícia ” fugirá à luta.

    Não quero nada do governador, quero apenas que ele cumpra as leis (N.U, carreira jurídica, aposentadoria especial)

    E que faça a reestruturação elaborada pelo Dr.Domingos que o filho da puta do P.mucho barrou.

    Estarei lá dia 11 com muitos colegas para convencer os demais a marcar uma passeata rumo ao Palácio uma ou duas semanas depois, não podemos deixar esfriar, tem que ser uma atrás da outra, BASTA, A POLÍCIA CIVIL EXIGE RESPEITO E O CUMPRIMENTO DAS LEIS APROVADAS + REESTRUTURAÇÃO.

    Curtir

  88. Se o governador já chamou, imagina se colocarmos 6 a 7 mil nas ruas, não adianta vir com cala boca, queremos o cumprimento das leis + reestruturação. VAMOS TODOS DIA 11 FECHAR A PAULISTA, A POLÍCIA PAULISTA FECHARÁ A PAULISTA SÓ CUMPRIRÁ A LEI APÓS O GOVERNADOR CUMPRI-LA PRIMEIRO.

    Curtir

  89. VAI NESSA…O GOVERNO JÁ ESTÁ DIVIDINDO AS LIDERANÇAS. VAI FAZER O SEU JOGO E VÃO CAIR NESSA DE NOVO ?

    SE FICAR NESSA SITUAÇÃO DE CADA UM DEFENDE O SEU JÁ ESTAMOS DERROTADOS. MINHA CARREIRA É DE N.U., MAS NÃO É CERTO O QUE ESTÃO FAZENDO COM AS OUTRAS CARREIRAS.

    FUI EM TODAS AS MANIFESTAÇÕES, E VOU CONTINUAR APOIANDO O MOVIMENTO, MAS SE NÃO UNIRMOS TODAS AS CARREIRAS VAMOS PERDER FORÇA E NADA CONSEGUIREMOS. TEMOS QUE BRIGAR POR SALÁRIO PARA TODOS…OBJETIVO ÚNICO.

    ESCREVAM O QUE ESTOU FALANDO…

    Curtir

  90. Só vou falar uma coisa…

    Se as reivindicações da pauta forem aceitas e cumpridas pelo governo quem sai ganhando são os delegados.

    Por quê ?

    Se equipararem os salários deles aos salários das carreiras jurídicas eles vão ganhar igual aos defensores públicos.
    R$ 11.235 (Nível I) a R$ 18.725 (Defensor Público Geral).

    ehehehehe, pensem investigadores e escrivães quem está sendo feito de massa de manobra ???

    Curtir

  91. GOSTARIA QUE FOSSE APROVADO O PLC 23/09!! ELE CONCEDERÁ AO POLICIAL CIVIL A PROMOÇÃO DE UMA CLASSE SUPERIOR QUANDO ESTE SE APOSENTAR.

    Curtir

  92. AGENTE POLICIAL, na boa, cara, acha justo um servidor que entrou com a escolaridade que era exigida na época, inferior ao universtário, e, de repente, ganhar como um que se matou em um curso superior? Claro que todas as carreiras policiais merecem maior consideração, mas não acha razoável o pessoal que ainda não tem curso superior fazer um para só então exigir ganhar o N.S.? Se não tem paciência para ficar pelo menos quatro anos em um curso de bacharel, parta para um de tecnólogo, que, reconhecido pelo MEC, é aceito como requisito para ser empossado em um cargo público qualquer, salvo quando há exigência específica.

    Curtir

  93. NOME (obrigatório) disse:
    06/07/2013 às 21:30

    AGENTE POLICIAL, na boa, cara, acha justo um servidor que entrou com a escolaridade que era exigida na época, inferior ao universtário, e, de repente, ganhar como um que se matou em um curso superior? Claro que todas as carreiras policiais merecem maior consideração, mas não acha razoável o pessoal que ainda não tem curso superior fazer um para só então exigir ganhar o N.S.? Se não tem paciência para ficar pelo menos quatro anos em um curso de bacharel, parta para um de tecnólogo, que, reconhecido pelo MEC, é aceito como requisito para ser empossado em um cargo público qualquer, salvo quando há exigência específica.

    NA BOA TODOS OS INVESTIGADORES E ESCRIVÕES TÊM CURSO SUPERIOR ?

    Curtir

  94. MAD, quando escrevi que seria mais razoável o pessoal que não tem curso superior fazê-lo para que a exigência de remuneração de NS tenha legitimidade estava me referindo, também, aos colegas escrivães e investigadores que ainda não possuem tal formação. Afirmei isso porque estou no meio deles, pois ocupo o cargo de escrivão.

    De cada 10 servidores, considerando os escrivães e os investigadores mais antigos, 5 têm nível superior.

    Curtir

  95. tira de verdade.salário de delegado jamais será equiparado aos referidos por voce. sabe porque? se isto acontecer oficiais da pm vão querer, mesmo não tendo direito. ameaçam reter a tropa no quartel e pronto.

    Curtir

  96. nome obrigatório.
    na unesp, tempos atrás, houve um reenquadramento de professores e mesmo aqueles que não tinham titulação foram enquadrados mas deram um prazo para mestrado e doutorado. depois do prazo, quem não se adequou perdeu a titularidade e voltou a receber o salário antigo.

    Curtir

Os comentários estão desativados.