Registro de BOs em unidades da PM não funciona na capital 32

26/03/2012

Rafael Italiani do Agora

Serviço criado há um ano para ajudar a desafogar as delegacias, o registro de ocorrências consideradas simples nas unidades da PM não está funcionando como deveria.

O Vigilante Agora esteve em 30 unidades da Polícia Militar na capital e 26 deles apresentavam algum tipo de problema.

O que mais a reportagem escutou foram orientações para procurar lan houses.

Segundo os PMs, o sistema usado pela polícia é lento.

Algumas companhias disseram que não registravam os BOs e em outras os agentes reclamaram da falta de treinamento para lidar com o programa da Secretaria da Segurança Pública para fazer boletins na internet.

Em uma companhia no Jaçanã (zona norte), um cabo impediu a entrada da reportagem no imóvel público e disse que a PM não registrava BO.

A reportagem insistiu. “Não sou obrigado”, disse o cabo.

Ainda na zona norte, em outro local, um policial afirmou que até poderia registrar o BO, mas a impressora estava quebrada.

Resposta

A Polícia Militar disse que está “providenciando o reparo ou a substituição” onde a reportagem encontrou problemas em equipamentos.

Afirmou também que o efetivo é submetido a treinamento para atender o cidadão e que está “apto” a elaborar os documentos.

Já a Secretaria de Estado da Segurança Pública afirmou que em 2011 registrou 731 mil boletins pela internet (que o cidadão pode fazer de casa). Neste ano, entre janeiro e fevereiro, o número de ocorrências já chegou a 134 mil.

Questionadas sobre a eficácia e a divulgação do serviço criado há um ano para desafogar delegacias, a secretaria e a PM não fizeram nenhum comentário.

Nenhum dos dois órgãos informou quantos BOs foram feitos em bases da PM entre abril do ano passado e março deste ano.

A corporação também não se manifestou sobre a conduta do cabo do Jaçanã, que impediu a entrada da reportagem do Agora no prédio público, e disse que ele não era obrigado a prestar o serviço.

Um Comentário

  1. A policia civil tem se notabilizado por perdas nas suas funções nos últimos anos. Deixar a PM abraçar boletins de ocorrência é outro grande erro. O pior de tudo é ver tanajuras pedirem para a população ir ao batalhao para fazer as ocorrencias por vagabundagem como pude observar nos últimos meses. Isso terá um preço alto no futuro. Parece que não se enxerga que cada vez mais estão nos engolindo.

    Curtir

  2. estou tentando fazer + 1 emprestimo no banco do brasil , triste situação do policial paulista ….

    Curtir

  3. A PM aprendeu direitinho com investigadores, agentes policiais e carcereiros, que se recusam a fazer BO. deixando todo o trabalho para o Escrivão (mesmo havendo portaria).
    E ai o colega acima vem falar em perder o BO, faz favor né…faz tempo que o escrivanato segura a policia, seja nos bos, seja nos ips….

    Curtir

  4. Nem no interior !
    Dias atras a PM foi até a Delpol registrar Dano culposo pois foram instalar tablet e quebrou o parabrisa da vtr. É claro q registrou um básico ” Não criminal” !

    Curtir

  5. Valorização não é só a salarial,nos Estados Unidos essa semana um homem foi preso e sentenciado a 60 dias de prisão por usar indevidamente o serviço policial,após acionar o serviço da polícia ostenciva,e reletar que a esposa não queria deixa-lo usar o facebook,os policiais deram voz de prisão ao homem por usar o serviço de emergencia indevidamente,se fosse em SP,os policiais ainda ficariam presos se repreende-se o cidadão,os oficiais da PMESP acham lindo em afirmar que noventa por cento dos atendimentos são ¨SOCIAIS¨
    isso resume-se em apadrinhamento político,e cargos públicos para a cúpola da polícia,as delegacias ficam abarrotadas de filhos das putas,e o cidadão digno fica sem atendimento, pois as vtrs estão empenhadas com a escória da sociedade,são milhares de inqueritos infundados e o mal atendimento a população,pois todos os policiais sejam civis ou militares ficam de saco cheio com toda razão.

    Curtir

  6. OS COITADOS NÃO CONSEGUE NEM FAZER UM BO? E AINDA QUER FAZER O TRAMPO DA CIVIL? JÁ DISSE, PM NÃO SERVE PRA NADA, SÓ PRA BATER CONTINENCIA. BANDO DE LESADO.

    Curtir

  7. COM MEU SALARIO TENHO QUE CHUTAR MESMO PARA A GLORIOZA …. ELES TEM TUDO QUE NOS NÃO TEMOS VERGONHA NA CARA DE TER UM GOE CAGUETA …. . E MUITO TROCHA TRABALHANDO DE ESCRIVÃO RSRSRS

    Curtir

  8. O negócio irmãos é um só, O GOVERNO FINGE QUE NOS PAGA BEM, E NOS FINGIMOS QUE TRABALHAMOS, a sociedade que se fd………………….

    Curtir

  9. Policiais: denunciem, mas não permitam serem gravados de forma alguma. Nem

    mesmo com “garantia” de imagem “distorcida” (algumas de distorcida não tem nada).

    Jornalistas, repórteres, sindicalistas, e militantes, não gostam de policial de nenhuma

    espécie e são os maiores inimigos, falam mal de vcs o tempo todo e depois querem

    entrevistas e fatos. Alguns bandidos usam diploma e/ou “instrumentos de trabalho” para

    cometerem crimes, infrações, e violações de direitos.

    Curtir

  10. A PM nao tem treinamento mínimo de digitar um texto, interpretar um histórico e imprimir o papel tão desejado pelo povo. Já a polícia civil fica atrás de mesa digitando quando poderia estar na rua tentando esclarecer os crimes, enfim…o maior problema hoje das duas polícias é a feitura do BO. Como resolver isso? estagiários de direito poderiam ser contratados em massa para digitar os BOs e liberar as duas polícias, digitando tanto em delegacias como em bases da PM. Algo precisa ser feito.

    Curtir

  11. O cidadão deveria poder registrar R.D.O. de qualquer sabor ou espécie na própria casa, na internet e depois o DelPol titular que nada faz além de encher o saco dos policiais lê o R.D.O. e dá uma classificação jurídica e as providências necessárias. Os bestas dos zés porva pode fazer R.D.O. de pizza, de queijo, de bauru, de calabreza, napolitano ou ainda R.D.O. espada, escudo, foice, calmante, serrote (pra serrar chifes ou cornos) e do que bem quiser. Se é papel bala que o povo quer e que o PSDBosta quer dar deixa eles mesmos fazerem e nós, policiais civis vamos pra rua investigadar. Louco, eu?

    Curtir

  12. Digo nós policiais civis vamos pra rua investigar e tomar de volta nossa função usurpada pelos coxas estrelados e pelo pinto caído.

    Curtir

  13. Tudo na costas de escrivão, ninguém quer trabalhar tinha que da nisso mesmo, e dai pra pior…………

    Curtir

  14. Eu não vejo problema algum no fato de a PM registrar B.O.´s.

    Polícia Civil não é B.O.

    Polícia Civil é INVESTIGAÇÃO (formalizada em Inquérito, porém sem confundir “investigação” com interrogatório e oitiva…).

    No interior, no tempo do DERIN e das Regionais (que não deveria ter sido extintas), os destacamentos da PM registravam, se não me engano, os T.O.´s (Termos de Ocorrência) ou algo assim, que desaguavam na mesa do Delegado do município, que os despachava, instaurando, ou não, IP. E, isso ajudava muito.

    O mero registro de um fato possivelmente típico, registro com fé pública, deveria ser feito por qualquer repartição. Isto só desafogaria as delegacias de base territorial.

    Curtir

  15. O GOVERNO TENTOU REALMENTE AJUDAR A POPULAÇÃO, PORÉM VIU QUE A POLÍCIA MILITAR NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA FAZER ISSO.A POLÍCIA CIVIL VAI TER QUE CONTINUAR FAZENDO ISSO.

    Curtir

  16. NA VERDADE A PM ASSIM COMO MINISTÉRIO PÚBLICO QUEREM OS BOLETIM DE OCORRÊNCIA QUE GERAM ALGUM TIPO DE IMPRENSA, BENÉFICA, ISTO É CLARO.

    Curtir

  17. PARA O DELTA UNO: EU TAMBEM NÃO SOU CONTRA A PM FAZER O BO. SE QUIZEREM FAZER O EXPEDIENTE, EU TAMBEM NÃO LIGO, UM ESTAFETA A MAIS OU A MENOS NÃO FAZ A MENOR DIFERENÇA. PODERIAM TAMBER CUIDAR DOS FRAGRANTES, FAZER AS LEGITIMAÇÕES, FAZER O IML, O AUTO DE APRESSÃO E CONSTATAÇÃO, O RELATORIO DO IP, PODERIAM ATE MESMO ENCAMINHAR O PROCESSO PARA O DIPO, ENFIM, PODERIAM SENTAR NA MESA DO DELEGADO, DO ESCRIVÃO, DO CHEFE DA TIRAGEM E TOCAR O DP. E A GENTE FICARIA EM CASA ASSISTINDO A ANA MARIA BRAGA, TV GLOBINHO, JORNAL DA TARDE, PORQUE UMA COISA EU DIGO A VOCE SEM MEDO DE ERRAR: A POLICIA CIVIL NÃO SABE MAIS TRABALHAR. DESAPRENDEU COMO SE FAZ O TRAMPO A TEMPOS. TRISTE, MAS VERDADEIRO.

    Curtir

  18. QUER DIZER QUE QUANDO É NA DP QUE DÁ “PAU” É PAU NO C…….. DA POLÍCIA CIVIL E QUANDO É NA COMPANHIA ELES CHUTAM A CARNIÇA DE VOLTA E TUDO BEM??????????
    QUER DIZER QUE ELES NÃO QUEREM NINGUEM NA PORTA DA COMPANHIA, RECLAMANDO QUE O B.O. TÁ DEMORANDO, QUE NÃO FOI BEM ASSIM QUE ACONTEÇEU, QUE ELE TAVA CERTO E O OUTRO ERRADO, QUE ELE FEZ O B.O PARA SE RESGUARDAR CASO O OUTRO FISSEZE DEPOIS………….. AH TÁ……….. PIMENTA NOS OLHOS DS PC É REFRESCO NÉ COXINHA JUDAS………. QUE SE FODAM……….
    BIXIGÃO, NÃO PENSE QUE SÓ OS ESCRIVÃES ESTÃO SE FERRANDO, JÁ QUE EU, INVESTIGADOR, TENHO QUE FAZER RDO, OUVIR PARTES, INTIMAR, FAZER O.S., CARREGAR MÁQUINA CAÇA-NIQUEL, DESMONTA-LAS, JÁ QUE O NOBRE PERITO NÃO QUER FAZER SEU OFÍCIO, ABRIR TALÃO, ESCOLTAR PRESO, FAZER EXPEDIENTE E OUTRAS COISAS MAIS, SOBRANDO POUCO TEMPO PARA QUALQUER INVESTIGAÇÃO MAIS APROFUNDADA, JÁ QUE NEM FALAR COM UM COLABORADOR EU POSSO MAIS, POIS CORRO O RISCO DE CAIR NUM GRAMPO E ME FUDER POR TER CONTATO COM PESSOAS CONDUTAS DESABONADORAS ( COMO SE EU FOSSE TIRAR INFORMAÇÃO DO PADRE OU DAS FREIRAS) . JÁ RECLAMAMOS, CHORAMOS, AMEAÇAMOS E NINGUEM (TITULAR E CHEFIA) FAZ NADA, SÓ DIZEM QUE NÃO TEM GENTE, QUE NÃO TEM OUTRO JEITO E ASSIM VAMOS TODOS NOS ARREBENTANDO. NÃO SEI SE ONDE VOÇÊ TRABALHA TEM PARASITAS, MAS ONDE EU TRAMPO, MEU, NÃO TEM NEM GENTE SUFICIENTE, DADA A DEMANDA DE SERVIÇO, PARA VIRAR UM. UM ABRAÇO. BALA NELES!!!!!!!!!!

    Curtir

  19. quinzena R 100,00 :
    A policia civil tem se notabilizado por perdas nas suas funções nos últimos anos. Deixar a PM abraçar boletins de ocorrência é outro grande erro. O pior de tudo é ver tanajuras pedirem para a população ir ao batalhao para fazer as ocorrencias por vagabundagem como pude observar nos últimos meses. Isso terá um preço alto no futuro. Parece que não se enxerga que cada vez mais estão nos engolindo.

    Se voce acha um absurso o policial mandar registrar o B.O. na base PM, pq vc não foi e registrou então? Deixa eu adivinhar vc deve ser tira e acha absurdo um monte de coisas, mas quando é para vc trabalhar, aí não é absurdo, né? No rabo do outros é refresco, né? Se a polícia civil está esta merda além da culpa dos delegados também há culpa de investigadores lixos que quando não estão procurando um “J” estão sem fazer nada no plantão….os escrivães são os que ainda sustentam a polícia civil que vc vive.

    Curtir

  20. Trabalha vagabundo :

    quinzena R 100,00 :
    A policia civil tem se notabilizado por perdas nas suas funções nos últimos anos. Deixar a PM abraçar boletins de ocorrência é outro grande erro. O pior de tudo é ver tanajuras pedirem para a população ir ao batalhao para fazer as ocorrencias por vagabundagem como pude observar nos últimos meses. Isso terá um preço alto no futuro. Parece que não se enxerga que cada vez mais estão nos engolindo.

    Se voce acha um absurso o policial mandar registrar o B.O. na base PM, pq vc não foi e registrou então? Deixa eu adivinhar vc deve ser tira e acha absurdo um monte de coisas, mas quando é para vc trabalhar, aí não é absurdo, né? No rabo do outros é refresco, né? Se a polícia civil está esta merda além da culpa dos delegados também há culpa de investigadores lixos que quando não estão procurando um “J” estão sem fazer nada no plantão….os escrivães são os que ainda sustentam a polícia civil que vc vive.

    É meu querido em primeiro lugar vc não entendeu assim como o BIXIGÃO que o comentário é pelo começo da perda de mais uma função da polícia civil desta vez para a PM que foi a razão do Post. Vc e o BIXIGÃO tão com muito ódio no coração. Faço minha as palavras do ENTRE DEUS E O DIABO. Nem todo investigador fica sem fazer nada no plantão ou correndo atrás de um J. Todos tem funções basta apenas querer trabalhar.

    Curtir

  21. Quando o Dr Carneiro abriu o RDO para a PM, caíram de pau em cima dele. Agora, passado um ano, as coisas vão se esclarecendo. A PC não acabou e a PM que no começo batia no peito dizendo que fazia RDO em vinte minutos, agora esta se mostrando tão incompetente quanto a Polícia Civil em atender a população.

    Curtir

  22. A segurança pública em são paulo é uma bola quadrada. Existe, está bem ali na sua frente, um substântivo concreto, mas desde os tempos do finado Covas, hoje na cova, não sabem o que fazer. Tentativas, anúncios, propagandas políticas, promessas, pancadas nos trabalhadores, demissões imotivadas e ela continua ali, paradinha. Muitos, com o mínimo de conhecimento sequer querem chegar perto. Algo que há tempos vem morro abaixo.

    Curtir

  23. EU SOU A FAVOR DE PASSAR TUDO PARA A PM, pois menos que estou ganhando não vou ganhar; estou me aproximando de completar 2 décadas como Escrivão de Polícia e estou ganhando uns 100 reais a mais que um soldado da PM; não sei como funciona na Capital e nas demais regiões, mas aqui na minha região, PM mesmo estando trabalhando no expediente, ganha os pouco mais de 200 reais da famosa ajuda de custo alimentação, que antes não valia nada, mas com a majoração que teve, vale muito. Trabalho no horário de expediente e nos demais horários fico de sobreaviso de forma ininterrupta para a elaboração de TC e auto de prisão em flagrante e não sou merecedor da tal ajuda de custo alimentação; enquanto que um PM que consta trabalhar apenas durante a semana das 09h00 às 18h00, com “2 horas de almoço”, sendo que nas quartas-feiras trabalha meio período, ganha ajuda de custo. Lamentável. Outra coisa, PM cada semana entra um novo na minha região, enquanto PC já faz uns 5 anos que não vejo ingressar, sem contar que são vários os que se aposentam; ai fica difícil.

    Curtir

  24. grilo cantador :
    O negócio irmãos é um só, O GOVERNO FINGE QUE NOS PAGA BEM, E NOS FINGIMOS QUE TRABALHAMOS, a sociedade que se fd………………….

    NÃO ESQUEÇA QUE A TAL *sociedade* TAMBÉM É COMPOSTA PELA NOSSA FAMÍLIA….E NEM SEMPRE VAI ADIANTAR A VELHA FRASE : “olha sou parente de policia”

    QUERO VER SE UM DIA VOCÊ PRECISAR SER ATENDIDO,EM ALGUM HOSPITAL,E QDO “pagar de funcional” PRA AGILIZAR,OUVIR DA EQUIPE DE ENFERMAGEM : EU SOU POVO JÁ QUE TENHO QUE ME FODER,SENTA AI E AGUARDA SUA VEZ E FODA-SE VOCÊ TAMBÉM,SEU MASSANETA.

    Curtir

  25. Pessoal, lendo suas postagens parece que a PM é o céu e a PC é o inferno.
    Vocês não fazem a mínima ideia do quanto estão enganados.
    A PM pode até ser o céu, mas para oficiais e praças do serviço administrativo, como já citado acima. Os operacionais, só tomam na cabeça.
    Há pouco, após quinze anos de rua, comecei a apresentar uns problemas de saúde (naturalmente…), decidi por uma pausa e fui para o serviço de sentinela noturna da Cia. Inventaram esse registro de BO. Tomei na tarraqueta; não por causa do “trabalho” a mais, mas sim pelas dificuldades encontradas como: sistema informatizado extremamente hostil, nada de treinamento (“se vira nos trinta”), falta total de estrutura para atendimento ao público e o pior de tudo, SOZINHO.
    Imaginem cuidar de toda uma companhia PM, com RESERVA DE ARMAS, pagar/receber armamento, HTs, tonfas, cassetetes, protocolar documentos, atender telefonemas, atender chamados do COPOM via rádio etc, etc, etc. tudo SOZINHO e registrar o BO num computador movido a lenha!
    Relatei as dificuldades a meu “comandante” e apenas recebi: “trate bem o cidadão”. OU SEJA, quando der m****, com certeza serei punido.
    Essa é a realidade e precisa ser divulgada!

    Linconl, sempre considerei disputas entre os “braçais” da PM e da PC (nós) como sendo algo ridículo, pois quem lucra com isso são os crápulas que estão acima, mas não tem como deixar de notar que alguém como você, que nos chama a todos de “lesados” e escreve “os coitados não consegue” (conseguem???); “e ainda quer” (querem???); “quiZerem”???; “tamber”???; “FRAGRANTES??? (essa doeu na alma); “apressão” (sistólica ou diastólica???).
    Por essas é que sou obrigado a concordar contigo quando diz: “a Polícia Civil não sabe mais trabalhar…”
    Uma última observação: é contra as regras de etiqueta da internet, digitar o texto em “caixa alta” (tudo em maiúsculo), pois significa que você está gritando.

    “OS COITADOS NÃO CONSEGUE NEM FAZER UM BO? E AINDA QUER FAZER O TRAMPO DA CIVIL? JÁ DISSE, PM NÃO SERVE PRA NADA, SÓ PRA BATER CONTINENCIA. BANDO DE LESADO.”

    “PARA O DELTA UNO: EU TAMBEM NÃO SOU CONTRA A PM FAZER O BO. SE QUIZEREM FAZER O EXPEDIENTE, EU TAMBEM NÃO LIGO, UM ESTAFETA A MAIS OU A MENOS NÃO FAZ A MENOR DIFERENÇA. PODERIAM TAMBER CUIDAR DOS FRAGRANTES, FAZER AS LEGITIMAÇÕES, FAZER O IML, O AUTO DE APRESSÃO E CONSTATAÇÃO, O RELATORIO DO IP, PODERIAM ATE MESMO ENCAMINHAR O PROCESSO PARA O DIPO, ENFIM, PODERIAM SENTAR NA MESA DO DELEGADO, DO ESCRIVÃO, DO CHEFE DA TIRAGEM E TOCAR O DP. E A GENTE FICARIA EM CASA ASSISTINDO A ANA MARIA BRAGA, TV GLOBINHO, JORNAL DA TARDE, PORQUE UMA COISA EU DIGO A VOCE SEM MEDO DE ERRAR: A POLICIA CIVIL NÃO SABE MAIS TRABALHAR. DESAPRENDEU COMO SE FAZ O TRAMPO A TEMPOS. TRISTE, MAS VERDADEIRO.”

    Curtir

Os comentários estão desativados.