NOTA DE REPÚDIO
A Associação dos Delegados de Polícia do Brasil – ADEPOL/BR, diante de evento amplamente divulgado na imprensa acerca da operação do Ministério Público de São Paulo que resultou na prisão do Delegado de Polícia civil Clemente Calvo Castilhone Junior, assim se manifesta.
O Estado Democrático de Direito impõe aos cidadãos e às instituições o irrestrito e fiel respeito às leis e, em especial, à Constituição. E tal imperativo se sobreleva em relação às ações do Ministério Público, a quem incumbe a defesa da ordem jurídica.
A promoção de investigações criminais sem autorização constitucional e por meio de procedimento não previsto em lei, por si só, afigura-se causa para eloquente censura. Entretanto, julgando-se acima do império da legalidade, o Ministério Público passou a se valer de suas investigações como elemento de propaganda, objetivando a desmoralização de agentes públicos e instituições.
Ao promover investigações ao arrepio da lei e ao vazar o áudio e as degravações de escutas telefônicas a um programa televisivo de elevada audiência, o Ministério Público talvez tenha conseguido se promover para um tipo de publico que não tem o alcance dos riscos que tais atos ostentam para a estabilidade jurídica e democrática do País. Entretanto, causa espécie, preocupação e indignação àqueles que vislumbram nisso uma atroz ameaça aos elevados valores democráticos e humanísticos que, a grande custo, inspiraram a elaboração da Constituição Cidadã.
O desrespeito à legalidade e o vilipendio ao direito à honra e a presunção de inocência são ataques que não alcançam apenas a um indivíduo, mas a toda a coletividade e, precipuamente, ao Estado brasileiro.
O escudo inquebrantável da independência funcional e a falta de controle externo não são supedâneos a ações ministeriais que não observem a estrita legalidade e o respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana. Tampouco justificam ações que visem à intimidação de pessoas e categorias profissionais, “in casu”, os delegados de polícia.
A ADEPOL/BR repudia os atos midiáticos praticados pelo Ministério Público paulista e manifesta a sua grave preocupação com a forma irresponsável com que essa instituição vem afrontando a ordem jurídica pátria.
Paulo Roberto D’Almeida
Presidente da ADEPOL-BR
Desse jeito nos estamos fu……..! Eu quero e salário, o resto quero que de DANE ! Se o delgado vai mandar, se o MP vai mandar, se a PM vai mandar, seo o chapolim colorado vai mandar, não to nem aí, na minha carreira, de investigador, qualquer um vai ter que pedir para nos sairmos a rua para efetuar prisões, e etc. Então, para mim nada muda, só o salário importa, o trabalho sujo sei que sempre será para minha carreira.
CurtirCurtir
Agora ” Inês é morta” !
É com pesar que informo aos senhores Delegados que a guerra esta perdida, a PEC 37 foi rejeitada a despeito de sua lógica jurídica razoável, a opinião pública quer punição não importa de quem venha, a mídia apoia cegamente a estes senhores(MP), o judiciário também esta fraco diante do “lobby” do MP junto aos meios de comunicação , por fim a classe dos Delegados é fraca , desunida e amplamente egoística, cada um olha o seu lado em português bem claro!
O cenário é desanimador infelizmente !
Abraço a todos e boa sorte a quem fica.
CurtirCurtir
Por que essas associações e sindicatos só se manifestam contra o MP ? Por que não tem ato de repúdio e desegravo contra a corregedoria e os “cardeais” ? Ou eles também não tiveram uma péssima participação nesse episódio ? Será porque quem os comanda e compõem são delegas, tão ávidos e céleres em punir o restopol !!!
CurtirCurtir
Precisamos pedir concurso pra carcereiro, logo vão se aposentar vários, e tem muitas cadeias ainda no estado, fora as cadeias que estão sendo reabertas.
Se não contratarem mais carcereiros, dentro em breve terá investigadores batendo grade nas cadeias no lugar dos carcereiros aposentados e com licença.
Precisa abrir um concurso pra carcereiros de umas 4 mil vagas.
Se informem da aposentadoria dos carcereiros nas suas regiões.
CurtirCurtir
nossa ,que medo de bater grade zero cana.
CurtirCurtir
Em nada me aproveita essa guerrinha de egos entre delegados e promotores, no final tudo fica igual. Mudam-se as moscas, mas a m…. é a mesma. Há quem diga que se o MP ficar mais em cima vai aumentar a pule, aí também eu não sei!!!
Eu quero é condições de trabalho, plano de carreira decente e salário, pois sem isto não importa quem mande aqui vai tudo ficar na mesma.
CurtirCurtir
Tá tudo errado!!! Do jeito que se lê só um delegado é inocente e os outros nove, que estão amargando a grade, são todos do corre. O desagravo tem que servir para todos…é isso.
CurtirCurtir
POLICIAIS DA FORÇA TÁTICA PRENDEM TRAFICANTE COM 400 KG DE DROGAS NA ZONA LESTE DE SP
Terça, Jul 23 2013
Publicado por SP AGORA
Em patrulhamento pela Rua Professor Fonseca Lessa, na noite desta segunda-feira(22), policiais da Força Tática do 19º Batalhão, avistaram um motoqueiro e decidiram abordá-lo.
O suspeito tentou fugir, mas foi perseguido até uma rua sem saída, onde acabou detido.
Josef Luiz Santos de Camargo, de 19 anos, confessou que traficava drogas e levou os policiais até sua casa, na Favela do Parque Santa Madalena.
Lá, os policiais acharam cerca de 400 quilos de entorpecentes, a maioria maconha, mas também havia pasta base de cocaína e crack, além de uma balança.
A moto, uma Honda XL 250 preta, era roubada; o traficante foi autuado em flagrante no 69º Distrito Policial, da Cohab Teotônio Vilela.
——————–
É CERTO QUE A PM ‘TROMBA’ MAIS OCORRÊNCIA QUE A PC, MAS EM 12 ANOS DE POLÍCIA EU NUNCA TIVE UMA ‘SORTE’ DESSAS……. OU SERÁ QUE FOI GRAMPO ILEGAL JUNTO COM O MP E QUE NÃO ESTÃO PODENDO DIVULGAR AGORA? VAI SABER… COMO DIZIAM OS MAIS VELHOS: “SÓ QUEM TAVA É QUEM VIU…”
CurtirCurtir
Desde quando prender corruptos, ladrões, bandidos infiltrados no Estado é crime e é um risco à democracia????? fala sério ADEPOL. Vergonha.
CurtirCurtir
RAFAEL A QUESTÃO NÃO É O MOTIVO , MAS COMO AS COISA FORAM FEITAS. VÁ SE INFORMAR PRA DEPOIS POSTAR COMENTÁRIOS. SEM ALIENAÇÃO MEU CARO. E SÓ PRA CONSTAR, PARECE QUE ACHARAM EVIDÊNCIAS DE QUE UM PROMOTOR DO GAECO ESTARIA REPASSANDO INFORMAÇÕES PARA A FACÇÃO CRIMINOSA. SERÁ QUE AGIRÃO COM O MESMO AFINCO? REFLITA.
CurtirCurtir
PARA ALGUNS QUE SE DIZEM DEFENSORES DA LEI E DA ORDEM OS FINAIS JUSTIFICAM OS MEIOS. NÃO FAÇO CORO PRA DEFENDER QUEM É CORRUPTO, AINDA MAIS NESSA ÁREA DE ENTORPECENTES QUE SÃO RESPONSÁVEIS POR UM GRANDE NÚMERO DE TRAGÉDIA FAMILIARES, MAS SE UTILIZAR DE EXPEDIENTES ABUSIVOS…
CurtirCurtir
” investigador ainda baterá grade nas cadeias”
Velho, pára de ser cusão, se vc ainda não sabe, SP é o único Estado que ainda tem a carreira de carcepol, todos os outros Estados já a extinguiram, jamais haverá concurso para tal carreira novamente. Se vc tem medo de ladrão, entrou para a profissão errada.
Nos outros Estados tal ofício ficou nas mão do agente de polícia (unificação das carreiras extintas para os membros que a esta aderiram) ou investigador de polícia ( como ocorre na Bahia, Paraná, RS, SC, MG, PE,RN,DF,etc), mas para isso foram extintas na sua maioria as carceragens distritais, como ora vem ocorrendo em SP.
CurtirCurtir
”investigador ainda baterá grade nas cadeias”
Velho, pára de ser cusão, se vc ainda não sabe, SP é o único Estado que ainda tem a carreira de carcepol, todos os outros Estados já a extinguiram, jamais haverá concurso para tal carreira novamente. Se vc tem medo de ladrão, entrou para a profissão errada.
Nos outros Estados tal ofício ficou nas mão do agente de polícia (unificação das carreiras extintas para os membros que a esta aderiram) ou investigador de polícia ( como ocorre na Bahia, Paraná, RS, SC, MG, PE,RN,DF,etc), mas para isso foram extintas na sua maioria as carceragens distritais, como ora vem ocorrendo em SP.
CurtirCurtir
PARA O OVO DE AVESTRUZ NO CÚ DA PATA : 11:41 hs
Procure ver o BO sobre a tal cana.
CurtirCurtir