Segurança será reforçada
08 Jul 2013 – O GLOBO
JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
Após onda de protestos, Forças Armadas aumentam contingente para visita do Papa
Antônio Werneck
Importantes mudanças na estratégia de defesa que as Forças Armadas vão pôr em prática durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) revelam que aumentou o nível de preocupação com a segurança do Papa Francisco depois das manifestações que se espalharam por todo o país. Para os responsáveis pela segurança do evento, que acontecerá de 23 a 28 de julho e deverá atrair ao Rio cerca de 2 milhões de pessoas, o cenário mudou com os protestos. Agora, quando o pontífice desembarcar na cidade, no próximo dia 22, haverá mais gente ao seu redor.
Inicialmente, o planejamento do esquema previa a presença nas ruas de uma tropa de 12 mil homens, sendo 8.500 das Forças Armadas. Mas o número será maior: somando os contingentes de Exército, Marinha e Aeronáutica, serão agora 9.700 militares, com a missão de ocupar os lugares estratégicos e prestar toda a segurança ao Papa, além de patrulha reforçada no ar e no mar.
Também ficou acertado numa reunião, semana passada, na coordenação geral da Divisão de Exército (DE), na Vila Militar, que cerca de 400 homens da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada farão a segurança do palco onde o Papa Francisco rezará a missa no encerramento da JMJ, em Guaratiba, na Zona Oeste. Eles dividirão o trabalho com policiais federais e a guarda pessoal de Francisco. Os militares deixarão a farda no quartel e vão trabalhar de terno.
A Polícia Militar do Rio, que ainda não fechou o número oficial de agentes que irão às ruas durante a Jornada Mundial da Juventude, já trabalha com a possibilidade de mobilizar mais de 6.500 homens e mulheres, trabalhando em regime adicional de serviço (que permite a remuneração do policial que trabalha fora da escala), além da interrupção de cursos, férias e licenças. A PM estará de prontidão com suas tropas especializadas para o caso de ocorrerem manifestações.
– Preocupam manifestações que abordem temas considerados tabus da Igreja, como aborto, uso de camisinha e casamento gay – informou um oficial envolvido no planejamento da segurança do pontífice.
Outro detalhe que revela o aumento da preocupação e a mudança de cenário para a visita de Francisco ao Rio é a decisão do general de divisão José Alberto da Costa Abreu, comandante da 1ª Divisão de Exército (DE) e coordenador de Defesa de Área da JMJ, de deslocar para o Rio parte importante do contingente da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha) que ficaria inicialmente de prontidão em Juiz de Fora (MG).
Outra medida que eleva o patamar da segurança para a Jornada já está em Brasília: o esboço do projeto da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que será ativado em Guaratiba, com a presença do Papa Francisco no Campus Fidei. A GLO dará plenos poderes às Forças Armadas, sob o comando do Exército, para atuar num raio de sete quilômetros com poder de polícia. Para ser posta em prática, a medida precisa ainda ser assinada pela presidente Dilma Rousseff.
O Exército tem previsão de usar 410 viaturas, sendo 360 operacionais e 50 administrativas, com a missão de ocupar 14 instalações estratégicas e pontos de interesse relacionados à produção e à distribuição de água, à produção, geração e distribuição de energia elétrica e às estruturas de transporte e de telecomunicações. Isso porque qualquer falha numa dessas estruturas prejudicaria o desenvolvimento da JMJ ou causaria graves transtornos para a população. Haverá ainda reforço na defesa aeroespacial e no controle do espaço aéreo, na defesa cibernética, na defesa da área marítima e fluvial e na defesa química, biológica, radiológica e nuclear. Equipes especializadas, militares e policiais treinados para ações de pronto emprego já estão realizando operações de prevenção, repressão e combate ao terrorismo, com o uso de helicópteros e ações nas fronteiras.
ESCUDO DE MÍSSEIS E BATERIA ANTIAÉREA
A Marinha informou que o comando do 1º Distrito Naval também vai aumentar sua presença na área marítima. Serão empregados cerca de 2.200 militares, seis navios, 20 embarcações de apoio, 115 viaturas operativas, oito blindados e três aeronaves. A Marinha realizará ainda ações de inspeção naval e patrulha na orla do Rio e nas baías de Guanabara e Sepetiba, bem como na costa de Angra dos Reis, na área marítima da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (usinas nucleares Angra 1 e Angra 2). Equipes de operações especiais dos fuzileiros navais estão preparadas para atuar no combate ao terrorismo e na defesa nuclear, biológica, química e radiológica.
Equipes da Aeronáutica ficarão responsáveis pela vigilância de todo o espaço aéreo do Rio, devendo mobilizar cerca de mil agentes no patrulhamento aéreo. Estarão de prontidão caças F-5 e Super Tucanos, além de um escudo de mísseis e uma bateria antiaérea, que ficarão em pontos estratégicos, como a Base Aérea de Santa Cruz. Os aviões serão acionados se uma aeronave não autorizada entrar no espaço aéreo da cidade.
que absurdo! Parece até que haverá guerra!…só virá um padreco aqui.
CurtirCurtir
SO a barca do caveira CEL Nascimento seria suficiente!
CurtirCurtir
Pronto, a GLO é o instrumento antijurídico está sendo elaborado para um novo Golpe Civil ou Militar no Brasil com o proprósito ilusório de garantir a ordem social. A Polícia Política está de volta e se instalando, para conter os anseios republicanos democráticos. Vamos aguardar, logo será suspenso os direitos e garantias constitucionais. Observem como o povo não preparado é articulado pela minoria política e burguesa brasileira, que se utilizam de meios políticos internacionais para influir o desenvolvimento político e a determinação dos detentores do Poder Constituinte Originário (Eleitores e Contribuintes) que se manifestaram nas ruas a poucos dias, contra a má gestão política, econômica e administrativa na União, nos Estados e nos Municípios da República Federativa do Brasil) . Diante essas manipulações políticas escusas, proativamente, o Poder Constituinte Originário deve exigir uma reforma geral na Constituição, para controlar os bastidores políticos do Poder Constituintes Derivados (políticos e cartéis políticos nacionais e internacionais), e não só, a reforma política manipulada pelos políticos auto avaliado por excelência de qualidade nas Casas Legislativas. Devemos lembrar, que estamos no Mês Constitucionalista do Movimento MMDC de 1932 (Revolução Constitucionalista). Quanto a Vossa Santidade Vaticana, Papa Francisco, na Argentina, no passado de chumbo, envolveu-se com a política extrema direita Argentina que favoreceu o unipartidarismo nesse País Sul Americano. É bom que as bênçãos do Padre sejam monitoradas e só venha no Brasil para rezar uma missa e permanecer no seu sacerdócio religioso. Para lembrar-vos, todo Presidente da República, todos os Governadores dos Estados, todos os Prefeitos Municipais, todos os Senadores, Deputados Federais e Estaduais, Vereadores, Juízes de todas as jurisdições, todos os Ministros de Estado e Secretários dos Negócios Estaduais e Municipais e todos os Funcionários Públicos, que devem cuidar da coisa pública, são empregados dos Eleitores e Contribuintes (detentores do Poder Constituinte Originário). O povo deve se instruir e organizar para revolucionar.
CurtirCurtir
Um período que isso ocorreu foi na época do regime militar. Será que as forças armadas levantaram algum módulo crescente sobre alguma revolução no Brasil?
Grupo organizado nós já temos; o PCC é um grupo revolucionário ARMADO, é terrorista, pois defende ideais anarquistas, vide os ataques de 2006, onde um grupo dirigente deles barganhou junto aos políticos conquistando alguns favorecimentos.
E tem alguns policiais aqui que estão com “dózinho” de as forças armadas poder agir com poder de polícia contra uma “pá” de vagabundo dessa?
CurtirCurtir
Porra….! E tá errado ? A PM só faz merda, a Civil se não tem um jota envolvido caga e anda, a Federal só olha o umbigo….só resta o bom e velho E.B. para nos salvar !
CurtirCurtir
Então a GLO aliada ao estrelismo do MP na ganância de galgar respeito parcial em se envolver na investigação policial, atrapalha e engessa o Poder discricionário, oportuno, preventivo e repressivo das Polícias, sendo isso uma das causas que favorece a notoriedade política, social e econômica de uma organização criminosa. Basta observar o que ocorre no México, na Venezuela e na Colômbia, onde integrantes das forças de segurança, das instituições do Estado, dos Poderes Constituídos e as Forças Armadas se envolveram com as vantagens ilícitas $$$$$$$$$$, dos carteís (cali e medlim) FARC, CV, PCC e outras organizações criminais afins. Cada Instituição tem o dever cumprir a missão que lhe compete, segundo a Lei. O bom e velho EB só fez boa campanha quando participou da 2.ª Guerra Mundial e quando participa de ações comunitárias, contudo quando observamos a segurança nas fronteiras do Brasil, esses limites fronteiriços não estão vigiados, sendo uma das causas do aumento do tráfico de armas, drogas e descaminhos. Por fim o que as Forças Armadas estão fazendo nas fronteiras do Brasil, no espaço aéreo do Brasil, na Costa Marinha, nos Rios Navegáveis do Brasil????????? Observem, o crime aumenta e se estabelece.
CurtirCurtir
Pingback: Manifestações garantem projeto Garantia da Lei e da | SUSCETÍVEL FEBRIL
tem que aproveitar o dinheiro gasto com as forças armadas, que nao serve para nada. Põe o exercido fazendo escolta, tomando conta de cadeia, coloca um cada esquina, pelo o povo vai ter um pouco de sossego.
So que o exercito e uma instituição sem nada, farda importada da china, sem combustivel, sem comunicação, sem armas, portanto as forças so vão somar a massa falida que esta a segurança
CurtirCurtir
Então, devemos apoiar os últimos movimentos populares sem conteúdo partidário, isso porque a sociedade até agora faz o mais difícil, que é pagar os tributos para aparelhar e reaparelhar as instituições, a administração pública, o Poder Legislativo que não funciona e os equipamentos públicos ineficientes, ou seja, para os Contribuintes só lhe resta é pagar os tributos e não receber o produto final do Estado que é a eficiência, Sr. Pedro, se não partirmos para uma revolução técnica exigindo as mudanças gerais e não as superficiais que estão fazendo-nos engolir para o Estado funcionar, os Eleitores e Contribuintes continuarão abandonados e órfãos pelos Gestores do Estado. Vamos sempre lembrarmos que estamos no mês constitucionalista idealizado pelo Movimento Constitucionalista MMDC de 1932 (Miragaia, Martins, Dráuzio e Camargo).
CurtirCurtir
CARO OBSERVATORIO…
RESPEITO SUAS OPINIÕES SOBRE AS FORÇAS ARMADAS… MAS VOU TE DIZER UMA COISA…
FUI MILITAR DA MARINHA POR 10 ANOS NOS ANOS 80, AINDA SOB A BATUTA DOS GENERAIS….TRABALHEI AO LADO DE DIVEROS OFICIAIS SUPERIORES E OFICIAIS GENERAIS DE 4 ESTRELAS…NÃO CONHECI UM UNICO DELES QUE TIVESSE CARRO DE LUXO, MORASSEM EM MANSÃO OU OSTENTASSEM RIQUEZA…PELO CONTRARIO, VIDA REGRADA, DISCRIÇÃO NO DIA A DIA, E MUITO, MAS MUITA VONTADE DE TRABALHAR, BEM AO CONTRARIO DOS POLITICOS QUE TEMOS E QUE SEMPRE SENTAM O PAU NOS MILITARES….A GRANDE DIFERENÇA ENTRE OS MILITARES E A CASTA MANDANTE DESTE PAÍS, É A SERIEDADE…ELES PENSAM NA FRENTE, TRAÇAM OBJETIVOS ADIANTE E TRABALHAM PARA ACONTECER….O POVO BRASILEIRO NÃO SABE O QUE É DEMOCRACIA,NÃO SABE OE QUE É DEVER, O QUE É RESPONSABILIDADE…SÓ SABE DA DEMOCRACIA O QUE É DIREITO, E UM POVO ASSIM NÃO CAMINHA, É EMPURRADO…EMPURRADO COMO MASSA DE MANOBRA PELA VONTADE DA AUTORIDADE PLANTÃO, EMPURRADA COMO MANADA PELA VONTADE DO MOMENTO DA MIDIA, E EMPURRADA PELA IGNORANCIA E INCAPACIDADE DE CONCATENAR PENSAMENTOS PROPRIOS….
oS MILITARES PODEM TER TIDO SEUS DEFEITO E AÇÕES QUE NÃO FORAM CLARAMENTE DEMOCRATICOS, MAS TENTE COLOCAR ORDEM NO CAOS, TENTE…VERÁ QUE NÃO SE CONSEGUE, SEM MEDIDAS DURAS, ANTIPOPULARES E POR VEZES, ANTIDEMOCRATICAS…MAS AINDA ASSIM, ELES FIZERAM O PAIS CRESCER A TAXAS QUE HOJE, TODOS NÓS APLAUDIMOS NA CHINA PÓS ABERTURA, TAXAS QUE SÃO O SONHO DE UALQUER ECONOMIA DO MUNDO, E AO CONTRARIO DO QUE PREGAM, NÃO FORAM ELES QUE ENDIVIDARAM EXTERNAMENTE O PAÍS…MAS AÍ JÁ É OUTRA ESTORIA….
UM PAIS SÓ SE DESENVOLVE COM ORDEM, RESPEITO A LEI E DIRETRIZES SEMPRE A FRENTE DO TEMPO…GOVERNOS QUE TOMAM MEDIDAS DE SUPETÃO, AO SABOR DA OPINIÃO PUBLICA, NÃO VINGAM E DESTROEM O FUTURO DE UMA SOCIEDADE….GRANDE ABRAÇO
CurtirCurtir
Infelizmente, o Brasil sempre foi governado sob os auspícios da ingovernabilidade, seja pelos Generais e Presidentes civis. Agora, pensar que os Generais que passaram pelo Governo, sempre foram bem intencionados, isso é uma demagogia por parte desses militares, pois basta ver os abusos inconstitucionais (prisões ilegais, exílios, torturas, suspensão dos direitos e garantias individuais, suspensão do direito de votos e outras irresponsabilidades, cometidos pelos Generais Caxias, Floriano Peixoto, Eurico Gaspar Dutra, Médici e outros, bem como, muitos abusos que continuam sendo cometido no mundo castrense (dentro dos quartéis), tais como prisões ilegais, constrangimentos, etc.. Sr. Irritado, devemos exigir dos Governantes e Gestores do Brasil, que suas ações governamentais para a boa condução do Estado, sejam pautadas sob o rigor da legalidade e respeito à Constituição da República Federativa do Brasil.
CurtirCurtir