24/03/2012-08h25
‘Esse crime compensa’, diz promotor sobre fraude em licitação do metrô
DE SÃO PAULO
Se existe um crime que compensa no Brasil, é formação de cartel para fraudar licitação. Essa é a opinião do promotor Marcelo Batlouni Mendroni, responsável pela denúncia contra 14 executivos ligados a empreiteiras que foram acusados de fraudarem a licitação bilionária para obras de ampliação da linha 5-lilás do metrô de São Paulo.
Na lista estão funcionários da Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, Mendes Júnior, OAS e Queiroz Galvão.
Segundo o promotor, a pena neste tipo de crime é tão “excessivamente baixa” que o fraudador pode ser condenado (se for pego) ao pagamento de apenas uma multa. Essa é a maioria das penas aplicadas para esse crime.
“O que o empresário pensa? ‘Se for pego em uma [fraude], eu tenho que pagar uma multa. Vou pagar essa multa com o dinheiro que já roubei'”, disse.
“Isso faz com que pelo menos o crime de cartel compense”, afirmou.
O promotor disse ainda que isso é um estímulo para a multiplicação desse tipo de crime. “Essa forma de agir, de cartéis e fraudes em licitações, infelizmente é a regra neste país. A exceção é que não existam fraudes nas licitações.”
Mendroni defende uma mudança na lei para que as penas sejam aumentadas, como ocorre em grande parte do mundo. Para ele, esse dinheiro público desviado ajudaria a evitar que muita gente acabe no crime por não ter tido oportunidades.
“Gente desse tipo não precisa de ressocialização, porque já estão integrados à sociedade. Eles precisam é de punição. Quem precisa de ressocialização são os pobres que cometem os crimes de bagatela pelas ruas do país”, disse.
| Editoria de Arte/Folhapress | ||
![]() |

Isso é pouco pra vc Geraldo Alckimim , COVARDE OMISSO………………
CurtirCurtir
E ai seu promotor
Voces promotores colocam policiais civis por bem menos preso
Porque ainda n~~ao prendeu esse bando de safados
Ou é mais facil prender policial civil?
Alguem me ajude
CurtirCurtir
pORQUÊ ELES SÃO OMISSOS E PRESOS DENTRO DO PRÓPRIA CARREIRA ONDE AO DEFRONTAREM COM GENTE PODEROSA TEMEM PELO CARGO QUE POSSUEM E DO PRÓPRIO FUTURO NA CARREIRA.
CurtirCurtir
ESSA É MAIS UMA INVENÇÃO DO PSDB, A BEC(BOLSA ELETRONICA DE COMPRA), QUE PODERIA SE CHAMAR BECB(BOLSA ELETRONICA DA COMPRA BURRA). QUEREM SABER PORQUE? OS ESTADO ABRE O PREGÃO DE COMPRAS DO ESTADO, ONDE O FATOR MAIS IMPORTANTE É O PREÇO. AI O QUE ACONTECE: AS EMPRESAS QUE PARTICIPAM DO PREGÃO OFERECEM MERCADORIAS DE PESSIMA QUALIDADE, O ESTADO FAZ UMA CARTA DE EMPENHO, PAGA E RECEBE UM LIXO DE MERCADORIA. EXEMPLO: COTA-SE CANETA ESFEROGRAFICA, A DIFERENÇA EM UMA CANETA”BIC” E UMA “CHING LING” E DE APROXIMADAMENTE r$ 0,02 (DOIS CENTAVOS). O RESPONSAVEL PELO PREGÃO VAI COMPRAR A MAIS BARATA, MESMO SABENDO QUE NÃO PRESTA, POIS É OBRIGADO. NO FINAL, DAS CANETAS QUE VÃO SER ENTREGUE, MAIS DE 90% NÃO VÃO FUNCIONAR, E ENTÃO VOCE TERÁ QUE COMPRAR SEU PROPRIO MATERIAL DE TRABALHO. AGORA IMAGINA EM TODO O MATERIAL DE ESCRITORIO, CAFE, COMBUSTIVEL, PEÇAS, MOVEIS E ASSIM VAI. MAIS UMA COISA: QUANDO UMA EMPRESA NÃO CONSEGUE SE CANDIDATAR PARA PARTICIPAR DO PREGÃO, O QUE ELA FAZ? MUDA A RAZÃO SOCIAL, E MUDA O CONTRATO SOCIAL. TUDO MUITO SIMPLES NESTE PAÍS DE MERDA.
CurtirCurtir
Boa “lincoln”, MATOU A PAU, to cansado de ver os materiais que chegam na delegacia, principalmente COPOS DESCARTÁVEIS, ONDE VC OBSERVA OS COPOS RACHADOS DE TÃO FINOS QUE SÃO, INSERVIVEIS NAS EMBALAGENS, E ISTO É SÓ UM EXEMPLO..
ABRAÇOS
CurtirCurtir
Além da péssima qualidade dos materiais, existe também os podutos falsificados, como por exemplo, toner para impressoras, cartuchos para impressoras etc. Façam um teste. Observe quanto tempo dura um cartucho adquirido na BEC. Chamem um representante da HP, LM e peça para ele verificar o produto. É bingo, tudo falso. Depois é só formalizar, perícia e instauraçao de IP para apurar a fraude. É só fazer e constatar.
CurtirCurtir
Se fosse tão ruim assim o PT não teria adotado a ideia. Essa forma de compra é muito mais racional que a regra geral da Lei Licitações.
A compra de material de má qualidade depende muito mais do comprador do que do vendedor, se bem que vendedor para o poder público normalmente é sem vergonha.
Dias desses tava tomando uma cervejinha numa padaria ali do centro, quando uns funcionários de certo Poder contavam sobre o inconformismo de alguns figurões quando o Estado teve de engolir o VW Santana. O edital foi mal feito – para o gostos dos jurássicos – e acabou por involuntariamente dar espaço para um veiculo (igual a todos os outros e destinada a mesma finalidade) não desejado. Diziam eles que, depois disso, pegaram vários manuais de carros similares, inclusive os não desejados. No edital seguinte não teve erro: só carrão de multinacional americana!
CurtirCurtir
Além da péssima qualidade dos materiais, existe também os podutos falsificados, como por exemplo, toner para impressoras, cartuchos para impressoras etc. Façam um teste. Observe quanto tempo dura um cartucho adquirido na BEC. Chamem um representante da HP, LM e peça para ele verificar o produto. É bingo, tudo falso. Depois é só formalizar, perícia e instauraçao de IP para apurar a fraude. É só fazer e constatar.
DEVERIAM DAR UMA OLHADA NOS MATERIAIS COMPRADOS PARA OS NOVOS POSTOS DO DETRAN. AQUI NA ARICANDUVA É TUDO DE PÉSSIMA QUALIDADE, CADEIRAS NÃO DURAM 15 DIAS, MATERIAIS DE ESCRITÓRIO DE PÉSIMA QUALIDADE E ADQUIRIDO DE PEQUENAS PAPELARIAS COM PREÇOS ABSURDOS. O SECRETÁRIO DE GESTÃO JÁ VIU O TAMANHO DA MERDA QUE VAI EXPLODIR E SE LIVROU, PASSANDO PARA A SECRETARIA DO PLANEJAMENTO O ABACAXI CHAMADO DETRAN. SE LIGA PICOLÉ DE CHUCHU, AS CÓPIAS DOS CONTRATOS JÁ ESTÃO COM A IMPRENSA. MAIS MERDA NO VENTILADOR.
CurtirCurtir
Se o Brasil fosse um país serio, a primeira coisa que faria, nos casos de fraude e corrupção, era o bloqueio imediato de todos os bens dos envolvidos. Mas isso se fosse um país serio.
CurtirCurtir