Deputados tentam flexibilizar o Estatuto do Desarmamento; ONGs protestam 37

Deputados tentam flexibilizar o Estatuto do Desarmamento
27 Nov 2014

ONGs enviaram carta ao presidente da Câmara pedindo rejeição de projeto

Eduardo Barretto

Brasília

A menos de um mês do fim da legislatura, parlamentares que defendem a redução das restrições de acesso às armas tentam aprovar projeto que flexibiliza o Estatuto do Desarmamento. Uma proposta, do deputado Peninha Mendonça (PMDB-SC), muda as normas sobre a aquisição, a posse e a circulação de armas de fogo e munições. Uma comissão especial discute o projeto, que pode ir direto para o plenário da Câmara. A celeridade do debate gera reclamações de que o assunto não é conduzido de forma transparente, e essa pressa da bancada da segurança tem razão de ser: no ano que vem, a comissão especial estará extinta.

O autor do projeto argumenta que a rejeição da proibição das armas em referendo de 2005 não trouxe “qualquer melhoria para a população”. Mendonça diz que falta controle da circulação de armas, mas o principal tema debatido ontem na comissão especial foi a flexibilização do porte de arma. O debate na comissão lembrou o de nove anos atrás, quando o “sim” e o “não” à proibição enfrentaram-se. Entre todos os assuntos na proposta, esse é o mais polêmico. Cerca de 90% do público presente na audiência, que acompanhava a sessão com entusiasmo, era pró-armamento. Muitos aplausos, gritos e vaias eram ouvidos constantemente.

De um lado, há um sentimento de urgência dos que são favoráveis à proposta, já que estão com os dias contados para que ela possa chegar ao plenário. Do outro, há a forte crítica de que não se pode fazer mudanças tão drásticas com somente uma audiência pública.

– Culpar as armas de fogo é falta de argumento. É o cidadão que aperta o gatilho, a culpa não é da arma – declarou Alberto Fraga (DEM-DF), deputado que volta à Câmara na legislatura e que lidou com o tema do desarmamento em outros mandatos.

Alessandro Molon (PT-RJ) criticou a rapidez com que o tema é conduzido, e pediu mais uma audiência. Fora do Congresso, a tentativa de alteração do estatuto também levantou discussões. Várias entidades, principalmente organizações não governamentais (ONGs) enviaram ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PDMB-RN), uma carta pedindo a rejeição da nova proposta.

– O Estatuto não é uma lei perfeita, mas é uma lei. A grande falha é na aplicação. Tem que enfrentar fronteiras, mercado informal, muitos aspectos -declarou Rubem César Fernandes, diretor da ONG Viva Rio, que qualificou de golpe o projeto de Mendonça:

– Sem debate nenhum, o país todo voltado para temas mais importantes, como a economia e a corrupção. É uma comissão muito especial. Tão especial que eles dominaram. O ambiente é secreto, sem debate. É um golpe, são golpistas.

Um Comentário

  1. Sinceramente, não tem como ver uma maior liberdade no estatuto do desarmamento como uma coisa positiva, armas na mão de cidadão é um perigo pra eles próprios, e para sociedade, ladrão vai render trabalhador na frente de casa e vai pegar a arma, se não matar a vítima, mata outro depois com a mesma arma, trabalhador não sabe atirar, não tem capacidade de trocar, se aprender a atirar vai ser muito pior, já que o cara com porte de arma pode ser ladrão também

    Curtir

  2. tem que andar é armado,melhor se julgado por 7 do ser carregado por 6
    passarinho que come pedra sabe o fiofo que tem,
    e pobre não tem nem grana pra comer quanto mais pra comprar arma.
    é um direito seu de proteger o seu patrimonio e sua familia e pau no rabo do mala

    Curtir

  3. Se só o cidadão de bem tivesse arma, e se ele tivesse capacidade de deitar o mala eu seria a favor do armamento, mas como eu sei que vagabundo vai portar arma também, e que cidadão vai ter a arma roubada é melhor deixar assim mesmo

    Curtir

  4. SOU FAVORÁVEL A TODOS PORTAREM ARMAS DE FOGO, LOGICAMENTE DEPOIS DE PASSAR POR UM RIGOROSO EXAME PRATICO E PSICOLÓGICO. ARMA DE FOGO NÃO MATA, PESSOAS MATAM PESSOAS. PARA AQUELES QUE SÃO CONTRA A POSSE E O PORTE DE ARMA PARA O CIDADÃO,POR ANALOGIA DEVERÍAMOS PROIBIR OS AUTOMÓVEIS, MOTOCICLETAS, BEBIDAS ALCOÓLICAS(ESSA PRINCIPALMENTE TIRA A CAPACIDADE PSICOLÓGICA),ESSES SIM VERDADEIRO ASSASSINOS. ORA, DISSERAM QUE EXISTE A POSSIBILIDADE DE VAGABUNDO ANDAR ARMADO E TER PORTE. SIM É POSSÍVEL,COISA QUE NÃO ACONTECE HOJE, NÃO É MESMO(SARCASMO PURO)? IMAGINA SE UM LADRÃO VAI INVADIR UMA PADARIA, UM SUPERMERCADO OU QUALQUER OUTRO COMERCIO SABENDO QUE EXISTE A POSSIBILIDADE DE HAVER TRÊS OU MAIS FUNCIONÁRIOS ARMADOS. LOGICO QUE NÃO. OUTRA COISA QUE PRECISA SER MUDADO É A MENTALIDADE DO ESTADO EM TUTELAR O INDIVIDUO COMO SE O CIDADÃO NÃO TIVESSE CAPACIDADE DE DECIDIR SOBRE AQUILO QUE ACONTECE. ORA, SE O CIDADÃO DE BEM MATAR, SEJA BANDIDO OU NÃO, VAI RESPONDER CRIMINALMENTE PELO ATO. QUANTO A ESSE PAPO FURADO DE SÓ POLICIAL ANDAR ARMADO, NÃO COLA MAIS. NA ACADEPOL SE DA 50 TIROS E O CARA ACHA QUE OS SNIPER. EU TREINO SEMPRE QUE POSSO PARA ME APERFEIÇOAR. MAS O CUSTO É ALTO, A MUNIÇÃO É CARA E FORA O DESGASTE DESSA MERDA DE TAURUS QUE É PAGA PARA A POLICIA. ENTÃO SE TEMOS QUE SEGUIR UM MODELO, MELHOR SEGUIR O MODELO AMERICANO: ARMA PRA TODO MUNDO. QUERO COMPRAR MINHA KALASHINIKOV NO CARREFOUR.

    Curtir

  5. NEM TANTO,NEM TANTO, tem muito velhinho que esta se aposentando que tem sangue nos olhos
    e agora tem que passar na psiquiatria pra pegar o porte de arma ,esse estatuto do desarmamento
    é uma comedia, mala não precisa de nada disso.dificulta tudo pra vender facilidades.
    É UMA MERDA.

    Curtir

  6. TA BRINCANDO disse:
    27/11/2014 ÀS 19:19
    NEM TANTO,NEM TANTO, tem muito velhinho que esta se aposentando que tem sangue nos olhos
    e agora tem que passar na psiquiatria pra pegar o porte de arma ,esse estatuto do desarmamento
    é uma comedia, mala não precisa de nada disso.dificulta tudo pra vender facilidades.
    É UMA MERDA.
    A GROSSO MODO. GENERALIZANDO. ACHO QUE O CIDADÃO TEM DIREITO A SE DEFENDER. LADRÃO É A RAÇA MAIS BUNDA MOLE QUE JÁ EXISTIU NA FACE DA TERRA. SE ESTIVER NA VANTAGEM É MACHÃO, MAS QUANDO COMEÇA A TOMAR TIRO É AI,AI,AI! DESCULPA AI SENHOR! SÓ PEGA NA TRAIRAGEM. LADRÃO QUE CHEGA BALEADO EU BOTO FÉ. AGORA, AQUELE QUE VIROU DE BUNDINHA PRO GUARDA DAR GERAL OU QUE NÃO REAGIU A ABORDAGEM DA POLICIA E SE ENTREGOU É COMEDIA.

    Curtir

  7. Hélio disse:
    27/11/2014 ÀS 18:34
    Se só o cidadão de bem tivesse arma, e se ele tivesse capacidade de deitar o mala eu seria a favor do armamento, mas como eu sei que vagabundo vai portar arma também, e que cidadão vai ter a arma roubada é melhor deixar assim mesmo

    caro hélio, respeito a sua opinião, porém não concordo de forma alguma com ela, pois hoje o cidadão não possui arma, somente o bandido, e a este nunca faltará, pois ele não incomoda o quanto se pode pagar, toma de policiais, compra de policiais corruptos como no casos recentes (DA ROTA E DO GARRA), uma vez que o dinheiro usado não foi de seu suor mesmo, e sim do suor dos cidadãos, cara pense bem, um dos país mais desenvolvido do mundo (Estados Unidos) o cidadão pode ter a arma que ele quiser desde que esteja apto para tal inclusive financeiro, e se ele fazer cagada poderá ate receber sentença de morte como pena do seu ato, e num pais de terceiro mundo como o nosso Brasil , que esta caminhando rumo a Cuba, Venezuela, dentre outros, onde cidadão tem o seu direito roubado pelo estado,não podendo defender contra bandidos, cara essa ideia é a cara de pessoas que concorda com os direitos dos manos, com os cumpanheiros petralhas que querem mais é ver o circo pegar fogo mesmo, e com isso rouba ate a alma das pessoas de bem (cidadãos), essa ideia de cidadão não sabe usar armas é uma ideia medíocre, qualquer um pode, é só receber treinamentos, como um policial sabe, óbvio que é porque ele faz treinamento , agora pense bem se o cidadão não pode conforme a sua achologia , como o bandido pode, pense bem.

    Curtir

  8. prefiro morrer como um leão, do que um carneiro, prefiro tentar defender minha família do que viver o resto de minha vida como um covarde.

    Curtir

  9. prova de que a grande maioria dos Brasileiros querem ter o direito de usar armas foi o referendo (tapeação) que tivemos, ganhamos mas não levamos, a grande maioria optaram pelo sim, e uma minoria derrotados que estavam no poder fizeram as regras, verdadeiro passa moleque nos cidadãos que optaram pelo direito de possuírem armas para se defenderem .

    Curtir

  10. Boa Noite!

    Senhoras e Senhores.

    Sinceramente falando, não entendo porque fazem tanto alarde no tocante a proibição de um cidadão trabalhador e honesto deste País em portar uma arma de fogo?

    O que vemos na realidade minha gente e me corrijam se eu estiver errado, percebemos que a população começa a se sentir acuada diante de tantos atos de impunidade neste País e percebem também que a nossa Polícia esta desfalcada e desmotivada porque estes apoucados somente fazem é secar gelo diariamente, pois que em certas ocasiões definitivamente não adianta em nada querer fazer justiça, pois vemos que certas autoridades em nada colaboram. Detêm-se variados marginais e variados mentores intelectuais de crimes contra a sociedade e em contrapartida suas efetivas prisões são negadas.

    De que adianta ter o maior trabalho em prender e confeccionar um Flagrante se no outro dia o mesmíssimo marginal esta novamente na rua?

    De que adianta proibir o cidadão honesto de portar uma arma para se defender, se amanhã ele poderá ser mais uma entre outras tantas que deixará esta terra por absoluta falta de capacidade de alguns em lhe proporcionar a devida segurança?

    De que adianta tampar o sol com uma poeirenta peneira e até cegar o cidadão de bem e o que é ainda pior, força-lo a viver cumprindo todos os seus deveres, sem, contudo dar como garantia plena de que seus direitos serão definitivamente segurados?

    Garanto que não são poucos os que definitivamente sentem estes problemas na pele.

    Mas digo a todos que mesmo estando nesta total situação de desespero, o cidadão de bem ainda torce por melhores dias.

    Dias em que não mais terão a insatisfação de assistirem ao vivo e a cores tamanhas falcatruas e tamanhas sandices e impunidades.

    Caronte.

    Curtir

  11. Concordo que a população de bem está de saco cheio de não possuir arma de fogo, mas existe o perigo do cara tomar umas e sair macho por aí, alguém pisa no pé dele, pronto, tá feita a merda. Qualquer discussão de transito, pronto, um saca a arma pro outro. Alguém lembra como era antes????? Eu me recordo pelas ocorrencias que registrava, na época. Pro cidadão portar uma arma, acho que é necessário: Rigorosa avaliação psicológica e prática, perda da arma e cassação do porte quando for pego embriagado portando-a, quando sacá-la em brigas, quando ameaçar ou atirar por qualquer motivo que não seja assalto( daí o psicotécnico), quando não for cuidadoso quanto à guarda desta( crianças ou deixar em qualquer lugar)…….bom, renovação anual com todos os exames psicotécnicos e de manuseio RÍGIDOS E CAROS, dificultando o acesso à arma para quem não tem as condições necessárias…….quanto aos antecedentes criminais, não precisa nem falar!!!!!!!!!!!

    Curtir

  12. Vamos olhar nossas apreensões, quantas dessas armas não são de fabricação brasileira? Das poucas vezes que a numeração não é suprimida, constatamos que elas eram produto de subtração, seja de pessoas físicas, seja de jurídicas, esse é um ponto, mais armas nas mãos do povo, mais material pros malas usarem.

    Outro ponto é o que o Sérgio falou, num país onde se mata por futebol, imagina como seria com o porte liberado, mesmo com exame, pesquisa criminal etc… Sempre da merda, é raro acontecer de gente com porte fazer filho, ex mulher refém, ameaçar o vizinho, atirar em briga de trânsito, além da guarda inadequada.

    Não querendo discordar do Jacaré, mas já discordando, a liberdade que se dá para portar armas nos eua é o que sustenta os cartéis do México, Colômbia, PCC, CV etc… Lá qualquer um pode ter arma, até criança, a quantidade de armas que circulam, favorece o tráfico de armas, é se lá que saem os ar-15, hk, glock, que apreendemos aqui, eua não é exemplo de nada, porém, também é bom lembrar que o governo federal, e as forças armadas, tem grande parte nisso, com as doações de armamentos baixados para a Bolívia e Peru, que são desviados e voltam para o Brasil

    Curtir

  13. A favor pois os malas se cresceram em cima da população de bem,pois sabe que um pai de familia não vai ter em casa ou andar com uma arma na cinta!!agora na duvida o mala evita de folgar,se crescer,não sabe o que pode acontecer na calada da noite!!Vai passar sim chega de damagogia os numeros não mentem!!Porem defendo uma pena severa para aquele que fizer mau uso!!

    Curtir

  14. ARMA = FALSA SENSAÇÃO DE SEGURANÇA. Se com a gente já da merda imagina o povão. Ou vocês acham que ladrão e trouxa. Ja ouviram em falar em elemento surpresa… então se policia vacila imagina o povo que não tem obrigação. Brigas de transito, vizinho, escolas, trabalho… kkkkkkkkkk ia ser engraçado. sem contar que ladrao nao ia nem precisar comparar arma, é so roubar do ze povinho.

    Curtir

  15. Graças ao brilhante Estatuto do desarmamento, no Brasil milhares de pessoas de bem foram assassinadas, estando impedidas de se defender. Fora que as alternativas do plebiscito eram ridículas, lembram-se?

    Curtir

  16. “Um povo desarmado é um povo escravo”

    Realmente há pessoas despreparadas para portar armas de fogo, mas isso se resolve com vida pregressa, curso de formação e avaliações de verdade.

    O que não dá é o homem de bem ver o ladrão entrar, estuprar a esposa e as filhas, matar todos e levar o que quiser, depois ainda ficar noticiando os crimes com orgulho nas redes sociais.

    Quem acha que pessoas armadas são perigosas, é só olhar a Suíça ou a Suécia. Ou dar um passeio no Texas ou outros estados dos “cowboys”.

    A Suécia tá fechando prisões por falta de criminosos.

    Enquanto isso, no Brasil, com essa estupidez da lei desarmando os homens de bem, faltam dezenas ou centenas de presídios.

    O Direito à defesa é algo legítimo e o dever do Estado é evitar que os bandidos tenham armas, mas no Brasil o bandido escolhe qual arma quer e o cidadão é proibido de ter portar até um canela seca.

    Curtir

  17. E, para quem é a favor do desarmamento, uma pergunta:

    Quantas vezes você conseguiu evitar um crime e quantas vezes chegou após o crime consumado?

    No dia que o governo puder encostar uma vtr na porta de cada família, aí talvez possa querer proibir o direito de defesa das pessoas de bem.

    Até lá, os RICOS andam com ESCOLTAS ARMADAS e o POBRES MORREM como se fossem nada, para muitos políticos, muitos juízes, muitos legisladores e muitos policiais.

    Curtir

  18. Flit, o Jacare sem Bossa, excluído dos bancos escolares ainda no primário, merece uma chance como reporter especial do FlitParalisante. Mesmo com seus erros peculiares no manejo da língua mater, está pensando direitinho. Já que a Ana Maria Braga tem o Louro José, o senhor teria o Jacaré sem Dente!

    Curtir

  19. O “DIREITO” à vida está escrito em nossa Constituição, e lá diz que “é dever do Estado”, porém o que vimos diariamente é o Poder Público virar as costas à grande maioria de nosso povo. Sou a favor do cidadão portar arma de fogo, desde que preencha os requisitos mínimos para isto. Hoje os bandidos tem a certeza que ao abordar um cidadão comum, seja na rua ou em casa, de que este não está armado, ou seja, não haverá nenhum tipo de reação, o que facilita a ação da bandidagem. Os noticiários, veiculam todos os dias aqueles casos em que as pessoas sequer esboçam uma reação, e no entanto são alvejadas pelos criminosos, e na maioria das vezes, perdem a vida. Por esta e por outras é que sou favorável ao cidadão ter a opção, ainda que pequena, de tentar salvar sua vida, e que se para tanto tiver que andar armado, que tenha ele então o direito de se defender. O chamado “efeito surpresa” tem que ser dado aos dois lados. Tenham a certeza de que se o bandido souber que há, uma chance ainda que mínima, de que ao abordar o cidadão na rua ou em sua casa poderá ser surpreendido por alguém que também pode estar armado, ele pensará duas vezes antes de tal atitude. Vamos deixar a hipocrisia e os hipócritas das chamadas “ONGs” de lado, estes são financiados com dinheiro público, ou seja, dinheiro nosso, e muitas das vezes não sabemos à quem estas instituições estão servindo. Minha opinião pessoal é que estes servem à criminosos diversos, do tipo PCC, CV, etc, e não às pessoas de bem. Estamos vivendo um momento impar em nosso país, pois os chamados menos favorecidos estão sendo mais favorecidos; a policia está com as mãos atadas a cada dia que passa; a corrupção se alastra, e as minorias estão tentando nos transformar em “GAYS”. Vamos ficar calados e silentes? Melhor não. Com a palavra “o povo”.

    Curtir

  20. O FIM DO DESARMAMENTO É O PESADELO DO PT. PARA SE IMPLANTAR UMA DITADURA BOLIVARIANA/CUBANA A POPULAÇÃO NÃO PODE TER ARMAS. SERIA UMA GUERRA SEM FIM.

    Curtir

  21. “Um homem desarmado é um súdito; um homem armado é um cidadão.” Timothy McVeigh .

    Desconsiderando os atos que ele praticou, essa fala é perfeita.

    Ontem atendi um local de crime (homicídio), na divisa de cotia com Embu e Itapecerica da Serra, um lugar no meio do nada e distante de tudo. A esposa da vítima ligou mais de vinte vezes para o 190, sem que nenhum policial fosse em seu auxílio. O crime aconteceu por volta das 22h00min, esperaram até as 08h00min, quando foram por meios próprios até a delegacia e me comunicaram o fato. Estamos falando do Estado mais rico da federação, onde brasileiros vivem sob omissão do estado e seus órgãos de segurança. É correto retirar desses brasileiros o direito de defenderem suas vidas e patrimônio, vez que o estado não o faz? Penso que não. Sou contra o porte de arma para o cidado, salvo raras exceções, mas sou totalmente favorável a posse de armas de fogo nas residências/locais de trabalho. Existe um país muito atrasado que inseriu em sua constituição “como o Estado não é onipresente e não pode proteger sempre o cidadão, etc., é direito de todo cidadão portar arma de fogo”.

    Curtir

  22. Tirado disse:
    27/11/2014 ÀS 23:40
    ARMA = FALSA SENSAÇÃO DE SEGURANÇA. Se com a gente já da merda imagina o povão. Ou vocês acham que ladrão e trouxa. Ja ouviram em falar em elemento surpresa… então se policia vacila imagina o povo que não tem obrigação. Brigas de transito, vizinho, escolas, trabalho… kkkkkkkkkk ia ser engraçado. sem contar que ladrao nao ia nem precisar comparar arma, é so roubar do ze povinho.

    ===============================

    engano seu … meu camarada, pois o ZÉ POVINHO não ia dar moleza pros malas , eles ia sentar o dedo nos vagabundos… ia voltar a ÉRA dos PÉS DE PATO……..

    não ia sobrar mala em quebrada nenhuma…
    ia acabar a hegemonia deles …
    os bandidos iam se ferrar., iam ficar pianinhos ..
    iam ter a policia e o zé povinho para cassa los ..

    só ia ser mala quem fosse do crime mesmo…. ,, não como esta hoje que qualquer bundão zé mané da uma de malandro , e ficam apavorando o ZÉ POVINHO….

    então que liberem as armas , e se livraremos rapidinho dos vagabundos…………

    Curtir

  23. Enquanto isso mais um Agente Penitenciário foi executado na cidade de Serrana, com dois tiros, enquanto se dirigia de Casa Branca onde reside, para Serra Azul, onde iria assumir o plantão, o corpo foi encontrado em meio ao canavial, portanto é bom ficar esperto, que a coisa tá feia e ninguém faz merda nenhuma.

    Curtir

  24. Ter sob guarda em sua residência, comércio, empresa e etc… é uma coisa totalmente diferente de andar armado na rua …

    Quanto ao primeiro caso sou a favor, mas quanto ao segundo sou contra !!!

    Curtir

  25. AS VÍTIMAS DE LATROCÍNIOS, ROUBOS E ESTUPROS PODERIAM SER SOMENTE OS INTEGRANTES DESSAS ONGs E TRIPLICAR A PENA DE PORTE OU GUARDA ILEGAL DE ARMAS E MUNIÇÕES AOS JÁ CONDENADOS POR ESSES CRIMES. SIMPLES ASSIM.

    Curtir

  26. Se voltarmos ao ano de 1995 , não tinha essa LEI de porte de armas somente para POLICIAIS e aos VAGABUNDOS…

    naquela época, não tinha tantos MALAS como hoje.. muitos cidadãos de bem, tinha uma arma em casa, ou no comércio para se proteger, e a sua família… a coisa mais difícil era ocorrência de furto ou roubo de residência. pois os elementos tinham medo
    de tomar tiro….

    Tinha também muitos PÉS DE PATO.. ou JUSTICEIROS ..( pessoas honestas que sentava o dedo nos ladrões )
    se algum vagabundo folgasse no pedaço dele .. com certeza logo ia pro inferno… os justiceiros não davam boi…

    MAS AI DANOU SE !!!! E CRIARAM ESSA LEI DO DESARMAMENTO DOS HONESTOS, e os malas tomaram conta do pedaço de novo… mas sem ninguém para enfrenta los… é que somente com a POLICIA fica impossível combater tantos marginais…pois simplesmente teria que colocar uma VTR em cada quarteirão. e isto é IMPOSSÍVEL…

    então nesta biografia vemos que tem que voltar a liberação das armas de fogo para os cidadãos do BEM, pois só
    assim o GOVERNO COM AS SUAS POLICIAS . e a ajuda da própria população ARMADA, faria frente aos marginais.
    e o enfrentamento estaria igual…um monte de mala ia visitar o capeta mais cedo …

    Curtir

  27. só para não se esquecerem que os malas estão ganhando a GUERRA contra o GOVERNO , ontem no
    RIO DE JANEIRO um CABO DO EXERCITO , destas forças que estão ajudando o governo do rio contra os traficantes .

    então . o soldado foi assassinado pelos traficantes, e não éra PM pessoal.. éra SOLDADO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA NO RIO DE JANEIRO…

    E AI COMO É QUE FICAMOS ???????????????????????????

    POR ISSO VAMOS A LIBERAÇÃO DAS ARMAS PARA O CIDADÃO DO BEM //////// JÁ ..

    Curtir

  28. OS VAGABUNDOS ESTÃO MUITOS ABUSADOS……

    AGORA NEM AS FORÇAS ARMADAS ELES ESTÃO RESPEITANDO MAIS…..

    temos que acabar estes malas enquanto dá ……, porque depois disto não sei o que será…

    e se o exercito tirar a ajuda das tropas das FA do RIO ..

    O QUE SERÁ DAQUELE ESTADO ??????????????????…

    Curtir

  29. Vinicius de Moraes disse:
    28/11/2014 ÀS 11:01
    Flit, o Jacare sem Bossa, excluído dos bancos escolares ainda no primário, merece uma chance como reporter especial do FlitParalisante. Mesmo com seus erros peculiares no manejo da língua mater, está pensando direitinho. Já que a Ana Maria Braga tem o Louro José, o senhor teria o Jacaré sem Dente!

    Primeiramente vinícius vai cagar, segundo não estou te entendendo qual o motivo da sua pegação no meu pé, acaso vc é uma bichona, para seu conhecimento sou espada, e o meu negocio é mulher, não me vejo em possibilidade alguma em ter alguma relação com viado ok , diante disso da próxima vez vê se me erra tá, se vc não tem capacidade de fazer algum comentário do assunto em tela, então te aconselho em ficar quieto no seu cantinho, pois boca fechada não entre mosquito.quem fala o que quer, escuta o que não quer, vc acha mesmo que é um grande doutrinador da língua portuguesa meu caro, para tentar contra as pessoas da forma que os faz, se és, por qual motivo não usa esse conhecimento para ganhar dinheiro, ao invés de ficar pagando de bobão, abçs e tudo de bom pra vc, que Deus te ilumine na sua caminhada colega.

    Curtir

  30. Século XX. Década de 80 e 90. Você ia até uma loja do ramo de caça e pesca. Ao apreciar o conteúdo do balcão você podia escolher entre as armas das marcas Taurus ou Rossi. Os modelos eram: Revólver Taurus mod. 85, 82, 889, 83. Da Rossi: modelos 27, 851, 841, 272. Sonho de consumo eram as PTS 57 e 58. Posteriormente as Inbel de 7 tiros. Comprar era simples
    documentos pessoais e comprovantes de endereço e de trabalho, além dos antecendentes criminais. Em uma semana a arma estava em suas mãos. Porte era simples. Pagava as taxas, entrevista e pronto. Índice criminal era baixo.
    Dias atuais. As lojas fecharam. Não existem mais os balcões. Poucas sobreviveram e depois do estatuto, uma arma demora até seis meses para mais para ser entregue. Fora a via dolorosa para cumprir a lei. E os ííndices criminais já atingiram níveis aastronômicos. Nunca mataram tantos. E a população desarmada e sujeita a maldade da bandidagem.
    País que preza mais a liberação das drogas do que o direito da legítima defesa vamos esperar o que.

    Curtir

  31. sou contra a violência,sempre fui,mais convivo com ela a mais de sessenta anos,e tive que me preparar para enfrenta-la,o estado que é o responsável legal,pela segurança do cidadão, é omisso,incapaz ,e nossos legisladores totalmente despreparados para esse mister,cito como exemplo a aprovação da lei do desarmamento,uma falacia.não que que se deva banalizar a posse o porte de armas,mas dar ao cidadão de bem o seu direito de defesa,cada um responde perante a lei pela sua conduta ilegal,a lei existe para balizar o comportamento das pessoas ,perante a sociedade e não pra turba-la de seus direitos ,todos nos sabemos,que para adquirir um arma ilegal basta se ter dinheiro e ela estará dispônivél em curto prazo,sem burocracia,pergunto? a quem interessa o comercio clandestino de armas.seria melhor te-las sobre controle,devolvendo ao cidadão de bem seu direito de defesa,fazendo a industria bélica produzir divisas,diminuindo o contrabando de armas ,se o estado não tem capacidade para tutelar a segurança do cidadão de bem,ao menos permita que ele o faça.

    Curtir

Deixar mensagem para Thoreau é sór ficção Cancelar resposta