Adeus ao Dr. Gilvanzinho – Polícia busca dois acusados pelo latrocínio de delegado 23

Gilvanzinho era um bom rapaz e um colega decente. Filho do saudoso Dr. Gilvan que foi meu titular e grande camarada de muita conversa e cerveja.Que os dois se encontrem na paz do Criador.Que a família encontre consolo para a irreparável perda.

Que os criminosos e seus familiares suportem dores e aflições ainda piores do que a vítima e seus entes queridos.
Cadeia não é castigo para facínoras.É passatempo!

CONTRA MONSTRUOSIDADES, TORTURA NUNCA É DEMAIS!

Rcguerra

 

Um taxista suspeito de envolvimento com o crime está detido e teve a prisão temporária solicitada à Justiça. O táxi dele foi apreendido

Da Reportagem

Atualizado em 17 de novembro de 2014 às 21h10

Para a Polícia Civil, a morte do delegado Gilvan Marcílio de Freitas Júnior, de 46 anos, está esclarecida. Foi um latrocínio (roubo seguido de morte), conforme divulgaram em entrevista coletiva, nesta tarde (17), os delegados Rony da Silva Oliveira, seccional de Santos, Luiz Henrique Ribeiro Artacho, titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e Carlos Topfer Schneider, titular do 7º Distrito Policial (Gonzaga).

O taxista Felipe Soares de Oliveira, de 28 anos, acusado de envolvimento no crime, está detido desde a madrugada de hoje e teve a prisão temporária solicitada à Justiça. A polícia busca agora os dois ladrões apontados como autores da execução do latrocínio: Danilo Rocha Ferreira, o Dan, de 22 anos, e um adolescente, de 17. Denúncias sobre o paradeiro dos foragidos podem ser transmitidas pelos telefones 181, 197 ou 190.

De folga, o delegado foi surpreendido pelos bandidos na Rua Pernambuco, no Gonzaga, em Santos, após sair de um prédio por volta das 22h30. A polícia diz que o taxista levou os comparsas ao Gonzaga e deixou o bairro com os bandidos com destino a São Vicente.

 

Danilo Rocha Ferreira, o Dan, de 22, anos está foragido. Segundo a polícia, Dan e um adolescente de 17 anos assaltaram e mataram o delegado (Foto: Reprodução)

Danilo Rocha Ferreira, o Dan, de 22, anos está foragido. Segundo a polícia, Dan e um adolescente de 17 anos assaltaram e mataram o delegado (Foto: Reprodução)

Cerca de uma hora após o latrocínio, o taxista procurou a polícia para dizer que foi vítima de sequestro relâmpago, o que segundo o delegado Rony Oliveira foi uma tentativa de se criar um álibi.

“Ele tem uma conduta totalmente incompatível com taxista. Ele vai em vários locais, nesses locais os dois (comparsas) saem do carro, retornam sem efetuar pagamento. No local do crime, os dois descem e ele aguarda cerca de cinco minutos em fila dupla com o pisca-alerta ligado. Isso não é comportamento de taxista. Isso é comportamento de partícipe. Ele era na nossa convicção o piloto”, disse o delegado seccional.

Gilvan Marcílio de Freitas Júnior, de 46 anos, trabalhava na delegacia sede de Cubatão (Foto: Reprodução)

Gilvan Marcílio de Freitas Júnior, de 46 anos, trabalhava na delegacia sede de Cubatão (Foto: Reprodução)

Arma

De acordo com a polícia, o próprio taxista informou a localização do imóvel, em São Vicente, onde estava a arma do delegado, que fora roubada durante o latrocínio. Uma arma usada pelos bandidos também foi recolhida no local. Na avaliação do delegado Luiz Henrique Ribeiro Artacho, titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Santos, a indicação do local onde as armas estavam é “uma prova irrefutável de que o taxista tinha participação e conhecimento do latrocínio”.

 

Taxi utilizado pelos bandidos no crime está apreendido. (Foto: Diário do Litoral)

Taxi utilizado pelos bandidos no crime está apreendido. (Foto: Diário do Litoral)

Câmeras de segurança mostram que a ação foi muito rápida. Gilvan ficou encurralado pela dupla no portão de um edifício e levou o primeiro tiro no peito. Ao cair, ainda foi atingido na nuca com o chamado disparo de misericórdia.

A vítima ainda apresentava uma perfuração no ombro, que pode ser sido causada por um terceiro tiro ou por uma das balas que atingiu o peito e a cabeça. Apenas o laudo necroscópico poderá definir essa circunstância.

Pelas imagens, não é possível perceber se o delegado tentou sacar sua arma ou se os ladrões a perceberam em sua cintura e, por isso, já dispararam sem lhe possibilitar qualquer chance de defesa. A autoria dos tiros ainda é apurada, embora seja irrelevante sob o ponto de vista de responsabilização penal.

Entre os objetos furtados do delegado estavam um revólver Rossi 38 niquelado e uma corrente de ouro.

Sepultamento  

O corpo de Gilvan Marcílio foi sepultado no início da noite desta segunda-feira (17), na Memorial Necrópole Ecumênica. A vítima, que ingressou na Polícia Civil em 1993, era casada e deixa dois filhos: um menino de 8 anos e uma garota, de apenas 4.

Centenas de pessoas, entre familiares, amigos e colegas, acompanharam o funeral. Entre eles estavam o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, e o delegado geral do Estado, Luiz Maurício Souza Blazeck.

“Conheci o dr. Gilvan quando fui delegado seccional em Santos, no período entre 1990 a 1992. Profissional competente e pai exemplar, que foi morto de forma covarde, sem qualquer chance de defesa, lamentavelmente, como outras vítimas de crimes contra o patrimônio”, declarou Blazeck.

“Não podemos nos acostumar com isso. Infelizmente é um colega nosso, mas há outras vítimas neste país. São os senhores da vida e da morte, que julgam as pessoas, sem que assumam, efetivamente, um posicionamento daquilo que fazem”, completou.

Diretor da Polícia Civil na região, o delegado Aldo Galiano também lamentou o episódio. “Uma pessoa que enfrentou tantos desafios, tantas situações perigosas, ser vítima de um ato desse, num momento de lazer, que estava caminhando. Ele não esboçou reação nenhuma. Uma execução e sempre um menor envolvido”.

N/A

Centenas de pessoas, entre familiares, amigos e colegas, acompanharam o funeral no Memorial, em Santos

Fontes: Diário do Litoral e A Tribuna de Santos

Um Comentário

  1. Bom Dia!

    Senhoras e Senhores.

    Meus queridos internautas, este é mais um caso, assim como tantos outros em que certas agremiações de pretensos defensores dos hipotéticos, mas maléficos, “direitos dos manos”, “poderão” e, “certamente virão”, questionarem caso haja eventualmente retaliações por parte da parte ofendida. Estes energúmenos somente se atêm e se prezam a questionarem atitudes positivas dos profissionais que fazem nada mais nada menos do que cumprir a Lei em prejuízo somente daqueles que fazem o contrário, que são os maiores baderneiros, arruaceiros e quiçá terroristas da paz alheia.

    É nesta hora em que honestamente pensando e até falando, sou completamente a favor da pena de morte, pois um marginal desta magnitude, que futilmente seiva a vida de um inocente para somente se locupletarem de míseros valores pecuniários, não é digno de compaixão ou de perdão, muito menos de cadeia, pois cadeia significa refresco e colônia de férias para estes marginais.

    Temos urgentemente que resgatarmos nossa dignidade e nossos brios, pois caso contrário, parecerá que a impunidade é líquida e certa e que se alastra livremente por estes confins afora, sem qualquer contestação.

    Temos que exigir que nossas Leis e suas devidas punições, sejam mais severas e que se extirpe certos benefícios para bandido, dentro ou fora da cadeia.

    Bandidos são aqueles seres, mais comumente conhecidos como os famosos “zeros à esquerda”, que agem em total desacordo com que preceitua a legislação vigente, que não conseguem viver numa sociedade justa e digna e que se acham no direito de furtarem; roubarem; matarem; estuprarem; aleijarem, deixando inclusive em certos casos, variadas sequelas nas vítimas e em suas respectivas famílias; dilapidam patrimônios público ou privado; agem como verdadeiras ervas daninhas e, ainda assim, somos obrigados a assistirmos tantas benesses para estes pulhas e para suas respectivas crias, sem podermos questionar ou mesmo até a de termos o direito de nos negarmos que nos enfiem goela abaixo todos os custos destes morosos ritos processuais.

    Bandido preso é custo para a sociedade. Bandido morto é sossego para a sociedade.

    Não tive o prazer de conhecê-lo em vida, mas, deixo aqui registrado, meus mais sinceros votos de condolências à família e aos seus companheiros de trabalho.

    Infelizmente ainda temos que convivermos com certas iniquidades, conivências e conveniências de certas autoridades que contribuem em muito com o descrédito e a péssima imagem do profissional honesto deste País.

    Até quando seremos colocados à mostra para estes malditos?

    Caronte.

    Curtir

  2. Fico me perguntando porque não fazem manifestações a favor de tratar os criminosos como uma doença. Acho que a sociedade aceitou a condição de coitada e desprotegida… Caminhamos para um fim trágico. Precisamos de um governante sério, que não seja um simples robozinho de um determinado partido político e disposto a enfrentar o crime com a mesma violência que eles nos atacam. Meus sinceros pêsames aos familiares e amigos. Uma pessoa boa a menos.

    Curtir

  3. Que morra mil deles nunca será como morrer um de nós, agora nós a polícia iremos atrás de quem matou. Porque só os mortos conhecem o fim da guerra. Descanse em paz guerreiro. Mas muita hipocrisia por parte do flit, agora pode todas violações dos direitos humanos, ė difícil quando é a nossa casa que é violada. A Polícia Militar não mede esforços para combater o crime, mas daí não pode, e quadrilha, truculência, a ROTÁ e quadrilha, truculenta, todas ações da Polícia são postas em cheque em todos os momentos. Antes que alguém diga, sou Policial Militar sim. Acesso o site frequentemente. Não é o meu espaço aqui, não estou nem aí. Reveja os seus conceitos e pare de ser hipócrita.

    Curtir

  4. Lamento a morte estúpida de mais um colega, filho de meu amigo Gilvan, colega da Casa Amarela,onde nos formamos nos longinquos 1969, velho companheiro acolha seu filho e nosso colega juntando-se ao seu velho pai,também nosso companheiro e colega. choji miyake- rib. pires

    Curtir

  5. Ao “colega” aí em cima que se referiu ao Flit como hipócrita. Em primeiro lugar respeitamos os direitos humanos sim, mas os direitos dos manos é que queremos que se fodam….Não venha aqui defender a Policia Militar, porque não é isso que está sendo comentado…..aliás ninguém falou aqui da “furiosa”…….e outra coisa…..A ROTA e os famosos “fura-bumbos” nas periferias são uzeiros e vezeiros em truculência sim…..Já fui policial militar a vinte anos atrás e sei muito bem como é o trabalho….se é que me entendem…..Hipócrita são voces, que se arvoram de defender a sociedade e combater o crime e não raras vezes sem metem em tretas….e das mais cabeludas……..aqui tambem existem esses merdas que fazem as suas cagadas…..porra …..mas a PM ganha fácil.

    Curtir

  6. Direitos humanos é tudo o que Antonio Gramsci quer que vc acredite legalista . . .

    cortar a cabeça de milhares destes fdps não me incomoda . . . .legalistas ! ! !

    vivemos o terror o horror o estelionato a falácia o genocídio

    vivemos encurralados pelo desgoverno genocida, o krymy, a lei viciada, a câmera, o cagueta de carteirinha, odimenor onipotente . . .

    e tem iluminados que acreditam em direitos humanos neste cenário ! ?!?!?!?

    vai lá na china, no texas pedir clemência para estes fdpskrlhovsfdvtcfdps

    sexta economia nominal do imundo . . .

    último zé porvinho inzoneiro . . .

    brezyl apenas um território a ser pilhado …514 anos de machadinhos, espelhinhos e bananas . . .

    Curtir

  7. Esse período ”TREVOSO LEGAL” que impõe verdadeira ditadura de recursos, fianças e relaxamentos de prísões está chegando ao fim.

    O PT formou sua quadrilha e via sufrágio direto, passou a ROUBAR O ERÁRIO somente após AFROUXAR o sistema processual penal brasileiro, obviamente para escapulir de penas mais duras e regimes de cumprimento de pena rigoroso, ainda que fazendo isso, tenha prejudicado milhares de brasileiros e feito com que milhares de policiais fossem assassinados nesses 12 anos de ditadura petralha!

    Graças ao nosso bom Deus esse penoso período para os brasileiros e em especial para os policiais brasileiros, está chegando ao fim.

    DILMA ROUSSEF sofrerá impeachment e fugirá para o sonhado mundo de Cuba junto com LULARÁPIO!

    Curtir

  8. a irmã do Dr .Gilvan, é casada com um Delegado ,irmão do Prefeito de Santos. Bom menino, trabalhou em Itanhaém nos anos 90. Estive no velório do pai, em 2002 e agora do filho. Conheci ambos.

    Curtir

  9. Sei lá……
    Acho que não foi só o latrô não.

    Pelas filmagens, os ladrões passaram pela vitima, desceram do taxi e vieram na caminhada até chegar no majura e dar direto no peito e mai dois, sendo um na nuca.

    Se fosse roubo, parava o taxi em cima e já davam um “perdeu”.

    Esssssssssss tra nhooooooooooo……..

    Curtir

  10. Atenção

    Defensores do Direitos” Humanos”

    Na manha desta Terça-Feira o Policial Civil Gracinésio Gomes Duarte, conhecido Chumbinho, foi assassinado por dois dos vossos protegidos.

    Sou convicto! Como sempre ocorreu e ocorre, certamente, nenhum dos senhores, muito menos o senador Suplicy, estarão presentes para consolar a familia e amigos do finado

    Curtir

  11. Tira véio, se fosse direto no “perdeu” caía o táxi … não que esteja afirmando o latrô, mas em qualquer hipótese o táxi não pode estar na cena.

    Curtir

  12. GLORIA DEUS……
    Aposentando Compulsoriamente, a partir de 16-05-2014
    Nos termos do Artigo 40, § 1º, II e § 4º, II, da CF/88 c.c art.
    1º I, da LCF 51/85 alt. LCF 144/14 c.c. ART. 6º da EC n. 41/2003,
    (Certidão de Liq. de Tempo de Contrib. 031/2014) o(a) Sr(a).
    EDUARDO HALLAGE, RG 3.713.893, DELEGADO POLICIA DE CLASSE
    ESPECIAL, do SQC-III-QSSP, constante do PUCT 01.751/1980,
    fazendo jus aos proventos integrais.
    (Port. DBS 12014 / 2014)

    Curtir

  13. Pois é, depois do SADDAN HUSSEIN, do MOHAMAR KADDAFI, agora foi a vêz do HALLAGE.

    Ainda falta o libanês PEDRO TOBIAS, depois o MALUF e finalmente o “brimo” PICOLÉ Salamaleikon de CHUCHU.

    Curtir

  14. O delegado estava armado no momento do fato.

    Aí eu pergunto: vale a pena andar armado durante a folga?

    O crime não foi premeditado. Foi um latrocínio. Os malas não sabiam que ele era policial. Aliás, quem viu a filmagem na imprensa, notou que a intenção dos malas, a princípio, era roubar um outro rapaz que estava vindo na direção deles.

    Se ele não estivesse portando a arma, os malas apenas o roubariam (documentos, dinheiro) e tchau.

    Vejo alguns colegas vendo muito filme de ação policial (antigão, inclusive) e acham que a realidade é a mesma.

    O mala raramente vai roubar sozinho. Sempre está acompanhado, ou tem alguém dando cobertura a uma certa distância. Digo isso por experiência própria: já fui vítima de roubo e veio dois me abordando.

    Então, meus caros, matematicamente, na folga, somos minoria (às vezes, até na viatura somos minoria, porquanto, via de regra, só há dois componentes) . Na melhor das hipóteses, estamos empatados (isso é mais raro, conforme disse acima).

    Curtir

  15. http://www.atribuna.com.br/pol%C3%ADcia/m%C3%A9dico-legista-reage-a-assalto-na-ponta-da-praia-e-fere-um-dos-assaltantes-1.415381

    Santos

    Médico legista reage a assalto na Ponta da Praia e fere um dos assaltantes

    Eduardo Velozo Fuccia

    Um médico legista reagiu a uma tentativa de assalto, às 11h25 desta quinta-feira (20), na Ponta da Praia, e baleou um dos dois acusados do crime. O outro fugiu sem ser identificado. Atingido na altura do ombro direito, Sidney Vieira Júnior, de 21 anos, foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) à Santa Casa de Santos.

    Autuado em flagrante pela delegada Rita de Cássia G. M. Almeida, na Central de Polícia Judiciária (CPJ), Sidney permanece internado sob escolta policial e será transferido à cadeia quando receber alta.

    Lotado no Instituto Médico-Legal (IML) de Santos, a vítima abria o portão do seu edifício, na Rua Marcelo Ribeiro de Mendonça, quando Sidney e o outro rapaz, ambos em bicicletas, se aproximaram e anunciaram o roubo.

    O comparsa do baleado estava armado e o legista sacou uma pistola calibre 380 que trazia na cintura. Os acusados, inicialmente, recuaram. Porém, logo em seguida, fizeram menção de avançar e o médico disparou duas vezes.

    O primeiro tiro não acertou ninguém, mas o segundo pegou em Sidney, que caiu com a sua bicicleta. O marginal desconhecido fugiu pedalando o outro veículo e permanecia foragido até a noite.

    Curtir

  16. Aê pessoal, o coro está comendo geral, salve do pcc para matar pc, pm e gcm no bico ou em casa, partiu do cdp de Pinheiros;
    Mike baleado em Sumaré dentro de casa;
    Tentaram fazer um outro mike na área do 89ºdp, equipe da área pegou os malas com pistola 9mm e .380,
    Parece que já queimaram uma vtr, não sei se pm, pc ou gcm;
    Tentaram derrubar um cabo da pm na área do 37.

    Curtir

  17. Aê pessoal, o coro está comendo geral, salve do pcc para matar pc, pm e gcm no bico ou em casa, partiu do cdp de Pinheiros;
    Mike baleado em Sumaré dentro de casa;
    Tentaram fazer um outro mike na área do 89ºdp, equipe da área pegou os malas com pistola 9mm e .380,
    Parece que já queimaram uma vtr, não sei se pm, pc ou gcm;
    Tentaram derrubar um cabo da pm na área do 37.
    Cautela total.

    Curtir

ADVERTÊNCIAS SOBRE A LIMITAÇÃO DO CONTEÚDO O conteúdo deste blog , salvo quando expressamente indicada a fonte , não possui valor acadêmico , científico , acusatório/probatório. Trata-se de obra diletante, de caráter exclusivamente informativo e opinativo, desprovido dos conhecimentos técnicos específicos. Apesar do esforço constante na busca da exatidão e do compromisso com a verdade dos fatos, este material está sujeito a equívocos inerentes à limitação de meios, dados públicos e interpretação de fontes s disponíveis. Não há, em nenhuma hipótese, intenção de alimentar ódio específico ou institucional. Busca-se apenas contribuir para o debate público e a necessidade de defesa da sociedade. Incentiva-se a análise crítica, o respeito a todas às pessoas e instituições do Estado de Direito e o acolhimento de eventual retificação/retratação caso se faça necessário. Solicita-se a compreensão de possíveis limitações linguísticas nos textos publicados neste espaço decorrentes de opinião subjetiva e da diversidade de assuntos tratados. Ressalta-se que, em hipótese alguma, se pretende promover generalizações negativas ou atribuir condutas impróprias indiscriminadamente a categorias profissionais ou instituições. Por princípio , em todos os campos da atividade humana – especialmente no funcionalismo público – a maioria das pessoas e titulares de cargos é integra, desempenhando suas funções de forma digna, legal e comprometida com a construção de uma sociedade mais justa. Eventuais críticas ou análises aqui apresentadas são pontuais e opinativas, jamais configurando juízos generalizantes. Recomenda-se, especialmente, a consulta a fontes e oficiais para informação definitiva sobre os fatos. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com