CORRUPÇÃO PASSIVA FLAGRANTE – Alckmin pede apuração de viagem de PMs aos EUA a convite de empresa 33

 pm-orlando-446x377

Policiais militares e um policial civil viajaram aos EUA à convite da Motorola.
Geraldo pediu para Segurança apurar se houve irregularidade.

Do G1 São Paulo

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta terça-feira (4) que pediu para a Secretaria da Segurança Pública (SSP) instaurar processo administrativo para apurar se houve irregularidade na viagem que policiais fizeram aos EUA a convite da Motorola Solutions Brasil.

“Eu já determinei ao secretário de Segurança [Fernando Grella] que ele verifique. Ele vai verificar, ele vai apurar”, disse Alckmin ao ser questionado por jornalistas sobre a matéria publicada pela “Folha de S.Paulo” sobre viagem de policiais militares e um policial civil patrocinada pela Motorola.

Procuradas pelo G1 para comentarem o assunto, as assessorias de imprensa da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e do Ministério Público (MP) não responderam. A Motorola Solutions Brasil encaminhou nota à redação (leia íntegra abaixo). No entanto, a empresa não respondeu aos questionamentos sobre qual o valor gasto com as despesas dos policiais.

“Qual a recomendação que temos dado? Quando alguém for fazer uma viagem de trabalho, de estudos, que é importante, isso agrega conhecimento, expertise, sempre o governo deve arcar com os custos disso. Sempre. Essa é a regra”, disse o governador.

Perguntado se o Estado pode pagar os custos da viagem à empresa, Alckmin respondeu que “isso seria verificado”.

A empresa, de acordo com a reportagem, mantém contratos milionários com a Polícia Militar de São Paulo, e teria patrocinado ao menos parte da viagem da cúpula da PM a Orlando, na Flórida, na semana passada.

Ainda segundo a reportagem, o patrocínio às viagens não foi publicado no “Diário Oficial”, como exigem as regras da administração pública. Em tese, então não poderia ser aceito porque partiu de empresa que tem interesses e mantém negócios com a polícia.

A Motorola é responsável pelo sistema de radiocomunicação das polícias Civil e Militar de São Paulo, segundo a reportagem. Uma semana antes da viagem, a multinacional venceu uma licitação do Departamento de Telemática da PM, no valor de R$ 9,9 milhões, para a expansão do sistema.

O comandante-geral da Polícia Militar, Benedito Meira, e pelo menos mais três policiais, incluindo oficiais responsáveis pela área de tecnologia da PM, participaram de uma feira nos Estados Unidos “a convite” da empresa, segundo a Folha.

De acordo com a reportagem, o Ministério Público irá investigar o caso. A Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Capital deverá instaurar inquérito para apurar a viagem.

Posicionamento da Motorola
Veja abaixo o posicionamento da empresa:

“O IACP (Associação Internacional de Chefes de Polícia), realizado neste ano de 23 a 27 de outubro em Orlando (Flórida), é considerado o maior encontro mundial de oficiais de segurança pública. A Motorola Solutions Brasil convidou oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo e delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo para conhecerem as novas tecnologias disponíveis no mercado de segurança pública e missão crítica, além de uma visita ao laboratório de desenvolvimento de radicomunicação padrão APCO P25, utilizado pelas polícias de São Paulo. A Motorola Solutions esclarece que a sua atuação como empresa segue as leis locais e internacionais.”

———————————————————–

Devem ser imediatamente afastados e processados. 

Código de Ética do Presidente FHC

3.1.3.6. Participação em congressos, seminários e outros eventos

A autoridade pública não pode participar de seminário, congresso e eventos
semelhantes, com despesas pagas pelo promotor do evento, se este tiver interesse em
decisão a ser tomada pela autoridade.
A Resolução CEP nº 2/2000 faz distinção entre eventos de interesse institucional e de
interesse pessoal.
Em relação aos eventos de interesse institucional, as despesas da autoridade podem ser
custeadas pelo promotor do mesmo, quando este for: 1) organismo internacional do qual
o Brasil faça parte; 2) governo estrangeiro e suas instituições; 3) instituição acadêmica,
científica ou cultural; 4) empresa, entidade ou associação de classe que não tenha
interesse em decisão da autoridade.
Quando a participação for de interesse pessoal, as despesas da autoridade somente
poderão ser pagas pelo promotor do evento se: 1) a autoridade tornar públicas as
condições aplicáveis à sua participação; 2) o promotor do evento não tiver interesse em
decisão da esfera de competência da autoridade; 3) a participação não resultar em
prejuízo das atividades normais inerentes ao seu cargo.

Um Comentário

  1. Não vai dar em nada assim como as apurações do metrô, da Sabesp, de outros treleles feitos por policiais corruptos que tiveram o aval do governo etc.

    Curtir

  2. Enquanto isso, na senzala, o “convite” que recebemos é prá tirar uma escala no pateo Santo Amaro,remover presos ou segurar um plantão no fim de semana!!! Por que não apura-se os custos dos equipamentos adquiridos da Motorola, prá ver se é a realidade???? Isso porque a cúpula da mega paga uma de honestíssima sempre preparada para apurar desvios de conduta e punir……..o praça!!!!!

    Curtir

  3. ??????Qual o crime??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    Curtir

  4. Coisas irregulares só acontecem nas administrações do PT. Pelo menos, é isso que o PSDB vem pregando nos últimos anos. E vem dando certo. Isso não é incrível?

    Curtir

  5. Qual o crime? Pergunta o pm acima: Se solitaram a vantagem indevida é corrupção ativa, se ofereceram e aceitaram é corrupção passiva. Se o governo sabia e nada fez é prevaricação ou condescendência criminosa, isso sem contar na improbidade administrativa e nas infrações militares e administrativas. UFA! Acho que tá bom. Mas, como já disse, não vai dar em nada mesmo!

    Curtir

  6. Não comento sobre aquilo que não vi, ou li os autos, mas, haverá crime caso a empresa anfitriã, por meio deste, obteve vantagem, de qualquer forma sobre tal fato. Caso não, é questão ética.

    C.A.

    Curtir

  7. Ta certinho tem que começar a podar esses coxas pois eles estão muito folgados ,tem que começar logo dos coxões ,que se acham deuses e super espertos.Pau neles.

    Curtir

  8. Esses coxas são tão burro que tem um aí em cima que se intitula dr. e não ve crime nenhum aí, isso é por que é doutor e ainda ocupa posição de comando na mega e é responsável de fazer os paisanos (como eles dizem) a cumprir as leis.
    A pergunta dele deve ser qual le?

    Curtir

  9. OS CRIMES DR. TEN PM !
    ROUBO DE CAIXAS ELETRONICOS,
    DESVIO DE VERBA PUBLICA,
    FAVORECIMENTO EM CONTRATOS,
    PROTEÇÃO A PONTOS DE TRAFICO,
    FURTO DE ARMAMENTO,
    VENDAS DE ARMAS PARA BANDIDOS,
    HOMICIDIO DE POLICIAIS HONESTOS,
    FALSIDADE IDEOLOGICA,
    IMPUTAR SEUS CRIMES A SUBORDINADOS PARA SAFAR-SE DA LEI,
    E TANTOS OUTROS PRATICADOS POR OFICIAIS E SEUS ASSECLAS BANDIDOS.
    RESPONDIDO.

    Curtir

  10. LEGAL ESSA PM, TENHO PENA DOS RECRUTAS, BUMBO NO PÉ DIREITO, LEALDADE AO ESTADO, CANA NOS PCS, AI PASSA O TEMPO, E ESSES RECRUTS CNSADOS DE TANTO TOMAR ENRABADA DE OFICIAIS, METEM OS DINAMEITES EOS FUZIS NA MOCHILA E DA-LHE EXPLOSÃO EM CAIXAS ELETRONICOS.

    Curtir

  11. nada de novo….assim como é no macro ( governo federal ) é no micro ( governo estadual ) ….tudo FOLGADO…sabemos que não vai dar em nada…continuem a se lambuzar

    Curtir

  12. Robson disse:
    04/11/2014 ÀS 19:22
    Qual o crime? Pergunta o pm acima: Se solitaram a vantagem indevida é corrupção ativa, se ofereceram e aceitaram é corrupção passiva. Se o governo sabia e nada fez é prevaricação ou condescendência criminosa, isso sem contar na improbidade administrativa e nas infrações militares e administrativas. UFA! Acho que tá bom. Mas, como já disse, não vai dar em nada mesmo!

    MEU CARO SABE TUDO, AI DE CIMA, E SE TE CONVIDAR PRA TOMAR CERVEJA NA MINHA CASA QUE CRIME ESTOU COMETENDO, E SE TE CONVIDAR PRA IR NA MINHA CASA DE PRAIA PASSAR UM FINAL DE SEMANA POR MINHA CONTA, QUAL CRIME, ENTÃO MEU CARO VAI TRABALHAR E PARE DE POR AREIA NOS OLHOS DOS OUTROS, ISSO É INVEJA PURA, SE A TUA ESTRELA NÃO BRILHA, NÃO TENTA APAGAR AS DO SEU IRMÃO, TIRA O ZOIO GORDO, E LUTA, QUE UM DIA PODERÁ TER UMA ESTRELA BRILHANTE TAMBÉM, AVANTE CARA, MÃO NA OBRA, LUTA VC UM DIA PODERÁ SER DGP E POR QUE NÃO CONSEGUIR OS MESMOS COM A SUA EQUIPE, O MUNDO DÁ MUITAS VOLTAS, COM ZOIÃO APENAS VC NÃO VAI CONSEGUIR NADA OK.

    Curtir

  13. “DITO” PELO NÃO “DITO” O DITO ERROU PORQUE FOI INDUZIDO ! disse:
    04/11/2014 ÀS 22:21
    OS CRIMES DR. TEN PM !
    ROUBO DE CAIXAS ELETRONICOS,
    DESVIO DE VERBA PUBLICA,
    FAVORECIMENTO EM CONTRATOS,
    PROTEÇÃO A PONTOS DE TRAFICO,
    FURTO DE ARMAMENTO,
    VENDAS DE ARMAS PARA BANDIDOS,
    HOMICIDIO DE POLICIAIS HONESTOS,
    FALSIDADE IDEOLOGICA,
    IMPUTAR SEUS CRIMES A SUBORDINADOS PARA SAFAR-SE DA LEI,
    E TANTOS OUTROS PRATICADOS POR OFICIAIS E SEUS ASSECLAS BANDIDOS.
    RESPONDIDO.

    ALGUNS DESSES CRIMES CITADOS ACIMA POR VC, QUAL DELES NÃO SÃO COMETIDOS POR INTEGRANTES DA POLICIA CIVIL, ACASO VC PODE ME INDICAR, É O VERDADEIRO SUJO FALANDO DO MAU LAVADO, VC NÃO PASSA DE UM VERDADEIRO IDIOTA MESMO, E PIOR INVEJOSO E ZOIUDO.

    Curtir

  14. C.A. disse:
    04/11/2014 ÀS 20:33
    Não comento sobre aquilo que não vi, ou li os autos, mas, haverá crime caso a empresa anfitriã, por meio deste, obteve vantagem, de qualquer forma sobre tal fato. Caso não, é questão ética.

    MEU CARO C.A., PARABÉNS PELO COMENTÁRIO, VC FOI 100% FELIZ NA SUA POSTAGEM, FALTOU A ÉTICA, UMA VEZ QUE DUVIDO QUE SE FIZERAM ALGO DE ERRADO, DEIXARAM ALGUMA PONTA PARA ALGUÉM PUXAR, DUVIDO E Ó DÓ, MAS FALTOU ÉTICA COM VC MUITO BEM DESCREVEU, FICOU FEIO, ISSO SIM, MAS TEM UM MONTE DE BORRA-BOSTA ACIMA FALANDO ASNEIRAS, E QUEM FALA O QUE QUER, ACABA ESCUTANDO O QUE NÃO QUER.

    Curtir

  15. Porque não existe a correição parcial na PM toda como o Artigo 81, § 3.º, da Constituição do Estado de São Paulo – CE determina? Por que os coronéis juízes auditores do TJM (pseudos magistrados) não cumprem a CE? Será que se for cumprir a lei, o TJM que é só composto por oficiais da PM auditores resultará e privilegiado em relação as altas patentes e tribunal de exceção contra os demais? Como o uso do binômio hierarquia e disciplina será levado a efeito juridicamente? É mais fácil extinguir com o TJM, e deixar que essa justiça seja processada e aplicada só por juízes togados e não juízes militares leigos no princípios da justiça. É só lembrar o que acontecia nas antigas Juntas de Conciliação do Trabalho, que juízes leigos não operavam o direito nem a justiça, graças acabou. O TJM nos dias de hoje é tribunal sem finalidade. O juiz togado singular, o MP e o Defensor somente bastam para o exercício dessa justiça.

    Curtir

  16. Caro Jacaré sem dente!

    Se me convidar para ir na sua casa eu simplesmente não vou, pois não te conheço! Não costumo frequentar casa de estranhos!

    Quanto ao fato de ter ou não algum crime nisso, irá depender do tipo de ida até sua casa.

    Se for em serviço, ou usando dinheiro público, ou bebendo cervejas pagas por alguém que tem interesse em ganhar licitação etc, com certeza haverá crime a ser apurado, infrações administrativas e até mesmo improbidade administrativa.

    Não sou um sei tudo, pois se o fosse com certeza estaria na PM, assim como você e seus amigos estrelados!

    Quanto ao que disse sobre estrelas…, não sou céu para ter estrelas! Se você, seus pares e amigos são céus estrelados, o problema é de vocês. Só respondi a uma pergunta do sujeito que se denominou Dr. Ten. PM!

    Trabalho e muito, diferentemente de alguns policiais que conheço, seja PM ou PC, seja tenente, coronel, delegado ou auxiliar de necrotério! Vagabundo e ordinários têm em todo lugar, mas entre políticos e policiais é maioria! Talvez sejamos exceção, talvez não! Por isso não quero ser DGP! Pode ser se chegar lá, vou ter que me corromper por pressão ou por achar que sou superior só porque tenho um cargo hierárquico maior do que outros!

    Não se preocupe que não estou colocando “zoião” em ninguém e nem mesmo almejo chegar tão alto a ponto de alcançar o céu e virar estrela para ficar brilhando. Deixo isso para os fracos de espírito e que em nada acrescentam nessa vida e nesse planeta!

    Abraços e boa sorte para você e suas estrelas!

    Curtir

  17. Robson, de qualquer forma, só de vc postar as asneiras que postou, afirmando que os integrantes da pm que viajaram cometeram crimes disso ou daquilo, ou insinuou isso sem provas, já ultrapassou os limites do seu direito, pois entrou no direito dos outros não acha, o melhor seria esperar a apuração, ai sim se comprovado senta o pau, coloca ele no olho da rua, no Romão, mas já condenar alguém sem ao menos apurar os acontecimentos, e pior, não dar nem o direito constitucional de se defender meu caro, parabéns, sua estrela brilhara muito um dia, pode aguardar. (ironia)

    Curtir

  18. ACHEI INTERESSANTE A IMPONENCIA DO CORONEL NA HORA DA ENTREVISTA , ACHA QUE ESTA COM TODA RAZÃO.

    REESTRUTURAÇÃO DA POLICIA CIVIL SP

    DELEGADO DE POLICIA
    ESCRIVÃO DE POLICIA
    AGENTE DE POLICIA JUDICIARIA
    PERITO

    NÍVEL SUPERIOR PARA TODAS AS CARREIRAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
    SINDICATO UNICO JÁ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  19. Robson: algo de errado pode ter ocorrido, do contrário, a imprensa não teria veiculado o episódio. Teria se enganado nas insinuações?

    Em 2001, quando frenquentei Estágio de Telecomunicações no CSM/M-Tel (Centro de Suprimento e Manutenção de Material de Telecomunicações da Polícia Militar – fomos (os estagiários) à cidade de Jaguariúna – SP, em “visita” a uma unidade da Motorolla. Estranhou-me a exageradamente cordial recepção, assim como, o grau de afinidade entre a empresa e a PM. Sinceramente, não me lembro se o transporte (de ônibus executivo) foi propiciado pelo Estado.

    O que muito bem me lembro é que já não faria sentido, para mim, aquele Estágio, a menos que eu reassumisse função no COPOM-ABC, de onde fui arrancado, em maio de 1999, logo depois de cumprir meu dever legal de comunicar, por escrito, o atraso ao serviço de um subordinado (possivelmente “peixe” de alguém).

    Durante o epigrafado Estágio, eu já havia sido chutado, da Chefia de Motomecanização do CPA/M/6 – no mesmo prédio que ainda abriga o citado COPOM, em Santo André – para o 30º BPM/M, em Mauá.

    Em resumo: as falcatruas que relatei na mencionada Motomecanização foram “apuradas” com a minha transferência para o descrito Batalhão. Pelos recorrentes crimes de improbidade administrativa (incluindo desvios de finalidade muito parecidos com o que culminou com a demissão do Major Silvia, do Presídio Militar Romão Gomes) superam, sob todos aspectos, os gastos com essa viagem, legalmente concebida ou não, do Comandante-geral da PM.

    Curtir

  20. CHARLES disse:
    05/11/2014 ÀS 18:13
    JACARÉ SEM DENTE VÁ PARA O SEU BLOG!!!!!! LA DEVE SER BOM MESMO POIS VOCÊ NÃO SAI DAQUI KKKKK

    ME DÊ UM MOTIVO PARA QUE EU SAIA DESTE ESPAÇO DEMOCRÁTICO, ACASO ESTE ESPAÇO É SEU, ACASO ESTE ESPAÇO PERTENCE A INSTITUIÇÃO POLICIA CIVIL, ACASO ESTE ESPAÇO É DE ALGUM POLICIAL CIVIL, ENTÃO MEU CARO RATAZANA AI DE CIMA, VAI FAZER UNS CORRES VAI, E APROVEITA E VAI DAR MEIA HORA DE BUNDA TA SEU CORNO FILHO DE UMA PUTA COM MOTORISTA DE TÁXIS/ÔNIBUS.

    Curtir

  21. Valdir de Souza disse:
    05/11/2014 ÀS 21:28
    Robson: algo de errado pode ter ocorrido, do contrário, a imprensa não teria veiculado o episódio. Teria se enganado nas insinuações?

    Em 2001, quando frenquentei Estágio de Telecomunicações no CSM/M-Tel (Centro de Suprimento e Manutenção de Material de Telecomunicações da Polícia Militar – fomos (os estagiários) à cidade de Jaguariúna – SP, em “visita” a uma unidade da Motorolla. Estranhou-me a exageradamente cordial recepção, assim como, o grau de afinidade entre a empresa e a PM. Sinceramente, não me lembro se o transporte (de ônibus executivo) foi propiciado pelo Estado.

    O que muito bem me lembro é que já não faria sentido, para mim, aquele Estágio, a menos que eu reassumisse função no COPOM-ABC, de onde fui arrancado, em maio de 1999, logo depois de cumprir meu dever legal de comunicar, por escrito, o atraso ao serviço de um subordinado (possivelmente “peixe” de alguém).

    Durante o epigrafado Estágio, eu já havia sido chutado, da Chefia de Motomecanização do CPA/M/6 – no mesmo prédio que ainda abriga o citado COPOM, em Santo André – para o 30º BPM/M, em Mauá.

    Em resumo: as falcatruas que relatei na mencionada Motomecanização foram “apuradas” com a minha transferência para o descrito Batalhão. Pelos recorrentes crimes de improbidade administrativa (incluindo desvios de finalidade muito parecidos com o que culminou com a demissão do Major Silvia, do Presídio Militar Romão Gomes) superam, sob todos aspectos, os gastos com essa viagem, legalmente concebida ou não, do Comandante-geral da PM.

    VALDIR, VC FALOU NADA COM NADA REFERENTE AO ASSUNTO EM TELA, VC FALOU, FALOU, FALOU, MAS NADA A VER COM O ASSUNTO, ACASO NÃO ERROU O LOCAL DA SUA POSTAGEM, ACASO NÃO SERIA EM OUTRO ESPAÇO OPORTUNO.

    Curtir

  22. ACALMA-SE, SE O GOVERNADOR MANDOU INVESTIGAR, VAMOS ESPERAR O TÉRMINO DESSA INVESTIGAÇÃO, AINDA MAIS SE NESSA COMITIVA NÃO FAZIA PARTE OS FAMILIARES, E ALEM DO MAIS, FAZIA PARTE DESSA COMITIVA ALGUNS DELEGADOS DE POLICIA DO ESTADO DE SÃO PAULO, AO MEU VER VCS ESTÃO CUTUCANDO ONÇA COM VARA CURTA, E PODERÁ FICAR SEM SEUS BRAÇOS, COMO FICOU AQUELE MENINO DO ZOOLÓGICO X TIGRE, APASCENTAM-SE.

    Curtir

  23. JACARÉ SEM DENTE:

    O pai do menino não atentou para aquele perigo iminente. Fatalidades acontecem pelas mais variadas maneiras, infelizmente. Não sei se você ainda se recorda do pai que esqueceu o menino dentro do carro, por coincidência, quando era muito intenso o sol, acabando em tragédia.

    Quanto à sua falta de discernimento que o impede de estabelecer liame entre duas visitas de policiais militares à empresa Motorola, vislumbro a possibilidade de culpa concorrente entre você, que aceita ser BURRO, e a PM que não consegue abdicar desse péssimo hábito de “emburrecer” ou “jacarezar” os seus domesticados, mantendo-os nessa mediocridade, dotados de raciocínios e crenças limitantes.

    Curtir

ADVERTÊNCIAS SOBRE A LIMITAÇÃO DO CONTEÚDO O conteúdo deste blog , salvo quando expressamente indicada a fonte , não possui valor acadêmico , científico , acusatório/probatório. Trata-se de obra diletante, de caráter exclusivamente informativo e opinativo, desprovido dos conhecimentos técnicos específicos. Apesar do esforço constante na busca da exatidão e do compromisso com a verdade dos fatos, este material está sujeito a equívocos inerentes à limitação de meios, dados públicos e interpretação de fontes s disponíveis. Não há, em nenhuma hipótese, intenção de alimentar ódio específico ou institucional. Busca-se apenas contribuir para o debate público e a necessidade de defesa da sociedade. Incentiva-se a análise crítica, o respeito a todas às pessoas e instituições do Estado de Direito e o acolhimento de eventual retificação/retratação caso se faça necessário. Solicita-se a compreensão de possíveis limitações linguísticas nos textos publicados neste espaço decorrentes de opinião subjetiva e da diversidade de assuntos tratados. Ressalta-se que, em hipótese alguma, se pretende promover generalizações negativas ou atribuir condutas impróprias indiscriminadamente a categorias profissionais ou instituições. Por princípio , em todos os campos da atividade humana – especialmente no funcionalismo público – a maioria das pessoas e titulares de cargos é integra, desempenhando suas funções de forma digna, legal e comprometida com a construção de uma sociedade mais justa. Eventuais críticas ou análises aqui apresentadas são pontuais e opinativas, jamais configurando juízos generalizantes. Recomenda-se, especialmente, a consulta a fontes e oficiais para informação definitiva sobre os fatos. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com