O herói sem caráter
Dora Kramer
Remexendo na gaveta de recortes de jornais – valorosos e não raro mais úteis que o Google – encontro um texto escrito em 7 de setembro de 2010. Apenas coincidência a data da independência. O título, Macunaíma. O herói sem nenhum caráter de Mário de Andrade.
Faltava pouco menos de um mês para o primeiro turno da eleição em que o então presidente Luiz Inácio da Silva fazia o “diabo” e conseguiria na etapa final realizada em 31 de outubro eleger uma incógnita como sua sucessora.
Deu todas as garantias de que a chefe de sua Casa Civil, Dilma Rousseff, seria uma administradora de escol para o Brasil. Não foi, conforme comprovam os indicadores de um governo que se sustenta no índice positivo do emprego formal, cuja durabilidade depende do rumo da economia.
Como ex-presidente, Lula agora pede que se renove a aposta. Sem uma justa causa, apenas baseado na ficção por ele criada de que a alternância de poder faz mal à democracia brasileira. A propósito de reflexão a respeito da nossa história recente, convido a prezada leitora e o caro leitor ao reexame daquele texto.
“Só porque é popular uma pessoa pode escarnecer de todos, ignorar a lei, zombar da Justiça, enaltecer notórios ditadores, tomar para si a realização alheia, mentir e nunca dar um passo que não seja em proveito próprio?
Um artista não poderia fazer, sequer ousaria fazer isso, pois a condenação da sociedade seria o começo do seu fim. Um político tampouco ousaria abrir tanto a guarda. A menos que tivesse respaldo, que só revelasse sua verdadeira face lentamente e ao mesmo tempo cooptasse os que poderiam repreendê-lo tornando-os dependentes de seus projetos dos quais aos poucos se alijariam os críticos por intimidação ou cansaço.
A base de tudo seria a condescendência dos setores pensantes e falantes; oponentes tíbios, erráticos, excessivamente confiantes diante do adversário atrevido, eivado por ambições pessoais e sem direito a contar com aquele consenso benevolente que é de uso exclusivo dos representantes dos fracos, oprimidos e assim nominados ignorantes.
O ambiente em que o presidente Luiz Inácio da Silva criou o personagem sem freios que faz o que bem entende e a quem tudo é permitido – abusar do poder, usar indevidamente a máquina pública, insultar, desmoralizar – sem que ninguém consiga lhe impor paradeiro, não foi criado da noite para o dia. Não é fruto de ato discricionário, não nasceu por geração espontânea nem se desenvolveu por obra da fragilidade da oposição.
Esse ambiente é fruto de uma criação coletiva. Produto da tolerância dos informados que puseram seus atributos e respectivos instrumentos à disposição do deslumbramento, da bajulação e da opção pela indulgência. Gente que tem vergonha de tudo, até de exigir que o presidente da República fale direito o idioma do País, mas não parece se importar de lidar com quem não tem pudor algum.
Da esperteza dos arautos do atraso e dos trapaceiros da política que viram nessa aliança uma janela de oportunidade. A salvação que os tiraria do aperto em que estavam já caminhando para o ostracismo. Foram ressuscitados e por isso estão gratos.
Da ambição dos que vendem suas convicções (quando as têm) em troca de verbas do Estado.
Da covardia dos que se calam com medo das patrulhas.
Do despeito dos ressentidos.
Do complexo de culpa dos mal resolvidos.
Da torpeza dos oportunistas.
Da superioridade dos cínicos.
Da falsa isenção dos preguiçosos.
Da preguiça dos irresponsáveis.
Lula não teria ido tão longe com a construção desse personagem que hoje assombra e indigna muitos dos que lhe faziam a corte não fosse a permissividade geral. Se não conseguir eleger a sucessora não deixará o próximo governo governar. Importante pontuar que só fará isso se o País deixar que faça; assim como deixou que se tornasse esse ser que extrapola”.
http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,o-heroi-sem-carater-imp-,1580543
Lembra MACUNAIMA.
CurtirCurtir
NOVAMENTE ESTA MALDITA E REACIONÁRIA IMPRENSA GOLPISTA ATENTA CONTRA O CARÁTER E A HONESTIDADE DE PESSOA TÃO QUERIDA E AMADA POR TODOS, PESSOA ESTA QUE NÃO SABE DE NADA, PAREM DE ACUSAR, ELE NUNCA SABE, NUNCA É INFORMADO, PARECE QUE VEIO DO MUNDO DE “OZ”!
C.A.
CurtirCurtir
DISSE “OZ” NÃO “OGX”!!!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eike_Batista
CurtirCurtir
Não se pode dizer que o Brasil não teve seu profeta!
CurtirCurtir
chuuupaaa ptzada
CurtirCurtir
Aécio reputação ilibada.
CurtirCurtir
Um Doutorado , fantástico . . . poucas palavras e a vastidão do imundo à nossa frente
sic . . .
Da ambição dos que vendem suas convicções (quando as têm) em troca de verbas do Estado.
Da covardia dos que se calam com medo das patrulhas.
Do despeito dos ressentidos.
Do complexo de culpa dos mal resolvidos.
Da torpeza dos oportunistas.
Da superioridade dos cínicos.
Da falsa isenção dos preguiçosos.
Da preguiça dos irresponsáveis. . .
CurtirCurtir
VOU SER BEM MACHISTA, ESPERO NÃO OFENDER AS MULHERES, MAS TODO HOMEM SE EXCITA AO PENSAR EM TER UMA AMANTE. FAZ PARTE DO JOGO DA SEDUÇÃO.
CurtirCurtir
C.A.
Amada e querida.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
É melhor ler isso do ser CEGO.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
CurtirCurtir
TIRA AUXILIAR DE ESCRITÓRIO ¨O AÉCIO DO PÓ ERA GANSO” disse:
22/10/2014 ÀS 9:38
22/10/2014 ÀS 9:26
NÃO TENHO AÇÕES DA PETROBRAX ENTÃO FODA-SE.
OS DEFENSORES FERRENHOS DO PSDB,COISAS TIPO CUBANIZAÇÃO,BOLIVARIANISMO E AFINS,SÓ SE HOUVE DA BOCA DE FANÁTICOS,NÃO VI UM GRANDE INTELECTUAL DEFENDENDO TAL TESE,SÓ PSEDO-INTELECTUAIS AQUI TIPO EXESCRAVÃO.
PARA REFLEXÃO:
O CARA CHEGA EM CASA,CAMISA AZUL 45 ESTAMPADO NO PEITO,ESCUTA UNS GEMIDOS,VAI ATÉ O QUARTO E ADVINHA!
UM PUTA DE UM NEGÃO COM A “BERINJELA ” ATÉ O TALO NO .EXCRETOR ANAL DA ESPOSA DELE E PERGUNTA:
O QUE É QUE TA ACONTECENDO AQUI?
O NEGÃO LEVA 5 MINUTOS PRA DESEMPALAR A MULHER DO CARA E RESPONDE:
NADA NÃO!NADA NÃO!
E ESSA BERINJELA PRA FORA AÍ!PERGUNTO O BICUDO.
É QUE PEDI PARA USAR O BANHEIRO!
MAS LOGO O BANHEIRO DA SUÍTE?PERGUNTOU O TUCANO,
É QUE POR CONTA DA FALTA D`AGUA LÁ EM CASA E SEU OUTRO BANHEIRO ESTÁ COM O REGISTRO FECHADO, SUA DIGNÍSSIMA ESPOSA PEDIU PARA QUE EU USA-SE ESTE DA SUA SUÍTE.-RESPONDEU O NEGÃO
SE LAVA AÍ QUE TE ESPERO NA SALA. RESPONDE O CORNO.
JA NA SALA:
ÔÔ NEGÃO !!! VC SABIA QUE O NOSSO VIZINHO ALÍ É CORNO! AFIRMA O TUCANO
NÃO NÃO!RESPONDE O NEGÃO
VAMOS FAZER UM CHURRASCO DOMINGO AQUI EM CASA DAÍ TE CONTO TUDO!!! DISSE O TUCANO.
ENTÃO TÁ.AÍÍÍI´SIIIMMM-RESPODE O NEGÃO
EXESCRAVÃO TE LEMBRA ALGUMA COISA!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
É LADRÃO SÃO OS OUTROS,TÃO SOMENTE OS OUTROS
CurtirCurtir
CurtirCurtir
CurtirCurtir
https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xaf1/v/t1.0-9/10306538_775424439184879_1281277756941922415_n.png?oh=abd904c669079caf543356b45d6e238d&oe=54BA0E9F&__gda__=1420441390_f366da63a55a0c505c604d6e85c359f9
CurtirCurtir
CurtirCurtir
Covardia de Aécio Neves
Juca Kfouri 01/11/2009 12:09
Compartilhe8,3 mil139,8 mil Imprimir Comunicar erro
Aécio Neves, o governador tucano de Minas Gerais, que luta para ter o jogo inaugural da Copa do Mundo de 2014, em Belo Horizonte, deu um empurrão e um tapa em sua acompanhante no domingo passado, numa festa da Calvin Klein, no Hotel Fasano, no Rio.
Depois do incidente, segundo diversas testemunhas, cada um foi para um lado, diante do constrangimento geral.
A imprensa brasileira não pode repetir com nenhum candidato a candidato a presidência da República a cortina de silêncio que cercou Fernando Collor, embora seus hábitos fossem conhecidos.
CurtirCurtir
QUE LINDO!
http://rvchudo.blogspot.com.br/2013/09/como-lula-comecou-ficar-rico-partir-de.html
CurtirCurtir
EXEMPLIFICAMOS
TAMBÉM TODOS OS PALHAÇOS ELEITOS QUE CHEGARAM TAMBÉM BEM LONGE !
TIRIRICA, ETC…
O QUE ESSA BESTA SABE DO PROCESSO LEGISLATIVO ?
CurtirCurtir
QUEM TEM CARÁTER NA POLÍTICA ?
SÃO , SEMPRE FORAM E SEMPRE SERÃO CANALHAS , MENTIROSOS !
CurtirCurtir
“SINTO VERGONHA DE MIM
Sinto vergonha de mim, por ter sido educador de parte deste povo, por ter batalhado sempre pela justiça, por compactuar com a honestidade, por primar pela verdade, e por ver este povo já chamado varonil, enveredar pelo caminho da desonra.
Sinto vergonha de mim, por ter feito parte de uma era que lutou pela democracia, pela liberdade de ser e ter que entregar aos meus filhos, simples e abominavelmente a derrota das virtudes pelos vícios, a ausência da sensatez no julgamento da verdade, a negligência com a família, célula-mater da sociedade, a demasiada preocupação com o eu feliz a qualquer custo, buscando a tal felicidade em caminhos eivados de desrespeito para com o seu próximo.
Tenho vergonha de mim pela passividade em ouvir, sem despejar meu verbo a tantas desculpas ditadas pelo orgulho e vaidade, a tanta falta de humildade para reconhecer um erro cometido, a tantos floreios para justificar atos criminosos, a tanta relutância em esquecer a antiga posição de sempre contestar, voltar atrás e mudar o futuro.
Tenho vergonha de mim, pois faço parte de um povo que não reconheço, enveredando por caminhos que não quero percorrer
Tenho vergonha da minha impotência, da minha falta de garra, das minhas desilusões e do meu cansaço. Não tenho para onde ir, pois amo este meu chão, vibro ao ouvir o meu Hino e jamais usei a minha Bandeira para enxugar o meu suor, ou enrolar o meu corpo na pecaminosa manifestação de nacionalidade.
Ao lado da vergonha de mim, tenho tanta pena de ti, povo deste mundo!
De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude. A rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”
CurtirCurtir