Camilla Costa*
Em São Paulo
07/10/2014 06h20
O número de parlamentares ex-policiais eleitos no pleito de domingo (5) cresceu 25% em relação à eleição anterior. Segundo especialistas ouvidos pela “BBC Brasil”, esses deputados federais e estaduais tendem, além de se dedicar ao tema da segurança, a se organizar em “bancadas” para defender temas ligados à classe policial e para apoiar posições políticas comuns.
Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), policiais militares, civis e federais conquistaram 55 cadeiras nas assembleias estaduais e na Câmara federal nas eleições deste ano. No pleito anterior, o número de cargos alcançados foi de 44. Dos parlamentares ex-policiais eleitos no domingo, 15 são deputados federais e 40 estaduais.
De acordo com analistas, no Legislativo – principalmente na Câmara Federal – esses parlamentares tendem a trabalhar com temas relacionados à segurança, como debates sobre mudanças na legislação penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente, a reforma do sistema prisional e políticas sobre drogas e menores infratores.
Entre os temas que devem estar na agenda desses novos parlamentares devem estar ainda a regulamentação dos papéis das polícias, a redução da maioridade penal e a punição mais dura a criminosos que cometem crimes contra policiais.
Organização
Para a cientista política Maria Teresa Micelli Kerbauy, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o crescimento da bancada de ex-policiais nos legislativos estaduais e federal está ligada ao fato de a violência ser um dos temas que mais preocupa os eleitores, sendo um dos principais assuntos da agenda política brasileira.
Além disso, interesses de classe e as críticas sofridas pela polícia por sua atuação dura nas manifestações ocorridas entre junho de 2013 e a Copa do Mundo neste ano foram mais um estímulo para que membros das forças de segurança se voltassem cada vez mais para a política.
“Eu acredito que eles (policiais) resolveram se organizar. É uma tendência que já vinha acontecendo, mas que se intensificou”, disse ela.
“Eles resolveram se colocar como representantes da categoria (no Legislativo) e defender os interesses da classe”.
Bancada
De acordo com a cientista política, mais numerosos no Legislativo, os ex-policiais tendem agora a formar bancadas para tentar votar temas de segurança – o que pode acontecer até de forma independente das posições de seus partidos.
O ex-deputado estadual e recém-eleito deputado federal major Olímpio Gomes (PDT-SP) disse que a aproximação dos parlamentares ex-policiais já está acontecendo. “Vamos trabalhar de forma suprapartidária para melhorar a segurança pública”, afirmou.
De acordo com ele, por outro lado, isso não significa que esses parlamentares restringirão sua atuação ao campo da segurança. “Vamos a fundo em todas as áreas, como saúde, educação e transporte, mas não se pode desconsiderar a especialidade (em segurança) desses deputados”.
Segundo Gomes, a articulação dos policiais na política já vem acontecendo de forma lenta há muitos anos, mas os candidatos ainda não conseguiram canalizar todos os votos que teriam capacidade de obter.
“Só em São Paulo, familiares e amigos de policiais podem formar um grupo de mais de 1,6 milhão de eleitores. Os grupos religiosos se juntam, os sindicalistas se juntam, os empresários se juntam – os policiais estão fazendo a mesma coisa”.
Para o presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal, Marcos Leôncio Ribeiro, os ex-policiais podem usar no Legislativo suas habilidades de investigação para exercer o papel de fiscalização e controle das ações do governo.
Eleitorado
De acordo com Kerbauy, não são apenas os policiais, seus familiares e amigos que formam o eleitorado dos candidatos ex-policiais. Parte da população, diz a analista, é favorável ao discurso usado por alguns desses candidatos – que, em linhas gerais, pregam que a melhor forma de combater a criminalidade é uma polícia mais robusta e enérgica.
Os que mais recebem votos seriam aqueles que usam o discurso do policial heroico, na “frente de combate”, para atingir o emocional no eleitor, segundo Marcos Fuchs, diretor adjunto da organização de defesa de direitos humanos Conectas.
Os ex-delegados ou ex-secretários de Segurança teriam um apelo menor. “Eles (candidatos ex-policiais) pegam carona nos altos índices de criminalidade. Usam o discurso de que falta polícia dura, polícia séria, e isso dá votos”, afirmou.
Porém, segundo Fuchs, o discurso de parte desses candidatos preocupa organizações de direitos humanos – que temem que eles ofereçam resistência no Legislativo a deputados alinhados com as pautas dessas entidades.
*Colaborou Luis Kawaguti, da BBC Brasil em São Paulo
só neste pais chamado são paulo que os operacionais conseguiram NÃO eleger o Georges Habib, o único candidato que não faz parte da casa grande….
CurtirCurtir
Felizmente, a maioria dos elegidos é delegado. Senão, estaríamos roubados. Já pensou os microcéfalos operacionais às voltas com o processo legislativo. Kakakakaka
CurtirCurtir
O que adianta a eleição de mais policiais, se continuamos na mesma?
CurtirCurtir
Mas teve bom, sem dinheiro, sem santinho, sem propaganda e nenhum apoio, conseguiu praticamente dobrar o número de votos de 2010, o George Habib teve este ano:
Eleição 2010……………………………………2.584.
Eleição 2014……………………………………5.034.
Diante das circunstancias precárias do George Habib até que foi bem sucedido.
CurtirCurtir
INVESTIPOL RIBEIRÃO PRETO disse:
07/10/2014 ÀS 21:31
Mas teve bom, sem dinheiro, sem santinho, sem propaganda e nenhum apoio, conseguiu praticamente dobrar o número de votos de 2010, o George Habib teve este ano:
Eleição 2010……………………………………2.584.
Eleição 2014……………………………………5.034.
Diante das circunstancias precárias do George Habib até que foi bem sucedido.
liga não colega, na próxima eleição se ele se candidatar ele com certeza, e usando a mesma media, conseguirá 7.500 votos, e usando essa media, daqui aproximadamente 25 eleições ele conseguira, não pode desanimar (ironia)
CurtirCurtir
Ao “JACARÉ SEM DENTE” o George Habib foi muito bem, sem dinheiro, estrutura, mídia, santinho, representantes regionais, praticamente sem apoio conseguiu 5.034 votos conscientes e racionais, de operacionais que buscavam um legítimo representante, o Habib lutou dignamente nessa luta de titãs políticos, sei e tenho certeza que ficaremos ao Deus D’ara nas mãos de um representante delegado, mas já estamos acostumados, talvez nas próximas eleições já estaremos extintos, mas não se esqueçam senhores delegados, que com a extinção dos operacionais vocês também estarão enfraquecidos e caminhando a passos largos para o mesmo fim.
CurtirCurtir
AIPESP pede instauração de Inquérito Civil
para averiguar irregularidades em curso da
Academia!
ASSOCIAÇÃO DOS INVESTIGADORES DE POLÍCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 02.146.044/0001-50 CCM-PMSP: 2.6330781-2 UTILIDADE PÚBLICA – PMSP: DECRETO N° 51983/2010
AIPESP
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR PROMOTOR DE JUSTIÇA
DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA CIVEL E DE TUTELA COLETIVA – O QUAL,
POR COMPETÊNCIA, O CONHECIMENTO DESTA COUBER
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO
PROTOCOLO: 0147400/14
Data : 06/10/2014 Hora: 15:04:43
14050502
Local de Entrada:
SUB- AREA DE APOIO ADMiN – FtB.GTfYGOLO GERAL
Assunto:
PEDIDO DE PROV!OENCLAS
Interessado:
ASSOCIACAO DOS INVEST!GADORES DE POLICIA DE SAO PAULO
URGENTE
REF. Irregularidades na inscrição para o Curso Específico de Aperfeiçoamento para Investigador de Polícia de 2° Classe
CurtirCurtir
Câmara aprova medida provisória que aumenta salários de policiais federais
GABRIELA GUERREIRO
FLÁVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA
07/10/2014 23h31
Ouvir o texto
Mais opções
PUBLICIDADE
A Câmara aprovou nesta terça-feira (7) medida provisória que reestrutura a carreira dos policiais federais e aumenta os salários de agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal. O texto agora segue para o Senado Federal.
O reajuste será de 15,8% para as categorias, com o pagamento até janeiro de 2015 –também há reajuste para peritos federais agrários. Não houve mudanças em relação ao texto original. O impacto total é estimado em cerca de R$ 560 milhões.
A categoria negociou o aumento salarial com o governo depois de greve de pouco mais de dois meses, realizada em 2012. O Planalto liberou o reajuste este ano pouco antes da Copa do Mundo, depois de uma ameaça de greve da categoria durante o mundial. Com o compromisso do reajuste, não houve paralisação na Copa.
Com a edição de medida provisória sobre o tema, parte do reajuste foi concedido em junho deste ano –o restante do aumento será pago até janeiro. Assim, a remuneração de um agente de polícia federal, por exemplo, chegará a R$ 13.756,93 no início do próximo ano, segundo o texto.
EMENDA
Uma emenda ao texto original foi motivo de polêmica no plenário e arrastou a votação por mais de duas horas. Autor da proposta, o deputado Bernardo Santana (PR-MG) apresentou mudança que obriga os candidatos a delegado da PF a ter, além do título de bacharel em direito, “no mínimo três anos de atividade jurídica ou policial, comprovados no ato da posse”.
Os agentes, escrivães e papiloscopistas foram contrários à emenda, por entenderem que a redação abriria brecha para separação das carreiras –o que no futuro, impediria, por exemplo, um eventual reajuste escalonado. Delegados, entretanto, se mostraram favoráveis à emenda.
A nova exigência também seria estendida aos delegados da Polícia Civil do Distrito Federal, carreira que é regida pela mesma legislação dos delegados da PF.
O governo se mostrou contrário à emenda por temer que a inclusão desse ponto dificulte a aprovação da medida provisória, que perde a validade no dia 28 de outubro, data limite para tramitação no Congresso Nacional.
O presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), insistiu para a votação na noite desta terça e convocou os deputados a comparecer à Casa –o quorum exigido é de 257.
A preocupação era evitar o descontentamento com as categorias num momento em que Alves está na disputa, em segundo turno, para o governo do Estado. Agentes, papiloscopistas e escrivães ocuparam as galerias do plenário, pressionando pela aprovação do texto e comemoraram o resultado final. “Vamos esperar o que for necessário. Estou aqui para isso”, disse no fim da noite.
Ao todo, foram 134 votos contrários à emenda, 114 favoráveis e 8 abstenções. Aos gritos, os servidores da Polícia Federal comemoraram o resultado.
CurtirCurtir
Acho que o Sipol tá certo em pedir para os aposentados fazerem boletim de desobediência em relação ao Spprev.
Porém estao fazendo de autoria desconhecida .
Deveriam fazer contra o diretor, instaurar um IP e pedir a prisão temporária.
Uma hora aparece um delegado com culhao e um juiz que esteja virado no capeta.
Aí era hora de juntar umas 5 vtrs do Garra mais 5 do GOE e cumprir um mandado desce parando a centro de Sp.
Eu ainda vou ver isso.
CurtirCurtir
http://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/mais-votado-no-rio-para-a-c%C3%A2mara-bolsonaro-mira-na-presid%C3%AAncia-em-2018/ar-BB84apm
CurtirCurtir
O mad max esta com febre e falando um monte de besteiras. Delegado com culhão, juíz virado no capeta, isso é útopia, só tem cuzões…
CurtirCurtir
ex policiais,foram expulsos ou são falecidos.
CurtirCurtir
http://www.youtube.com/watch?v=9Q7Vr3yQYWQ
CurtirCurtir
NAS PRÓXIMA ELEIÇÕES SAIREI CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL – VOTEM TIBY –
MACROCÉFALO !
SABE TUDO DO PROCESSO LEGISLATIVO
ADVOGADO ! PERITO EM LEIS !
VOTEM TIBY
PRB
CurtirCurtir
Ontem, os líderes do PSDB e do DEM tentaram barrar o aumento de SALÁRIO para os Polícias Federais durante sessão da câmara dos deputados onde ocorria a votação desse aumento. Que isso sirva de exemplo para os policiais que votam no PSDB e DEM.
CurtirCurtir
Os PF´s estão na seguinte situação: SE CORRER O BIXO PEGA (PSDB), SE FICAR O BIXO COME (PT).
CurtirCurtir
08/10/2014
GRUPO DE ESTUDOS DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA
REUNIÃO : amanhã, 09/10/2014.
Reunião fechada sem a participação das Entidades.
Mais informações amanhã ou no dia 10.
————————————–
DE NOVO BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁ
CurtirCurtir
CADE A CORREÇÃO DO SALÁRIO PELO URV ?????
CurtirCurtir
AGORA SERA MONTADA NA ALESP — A BANCADA DA BALA………………………..
CurtirCurtir
Você acha que tá melhorando? continuem votando! Otários. (pixaçao numa parede da minha cidade).
CurtirCurtir
Mad Max disse:
08/10/2014 ÀS 3:32
Acho que o Sipol tá certo em pedir para os aposentados fazerem boletim de desobediência em relação ao Spprev.
Porém estao fazendo de autoria desconhecida .
Deveriam fazer contra o diretor, instaurar um IP e pedir a prisão temporária.
Uma hora aparece um delegado com culhao e um juiz que esteja virado no capeta.
Aí era hora de juntar umas 5 vtrs do Garra mais 5 do GOE e cumprir um mandado desce parando a centro de Sp.
Eu ainda vou ver isso
Colega mas porque tanta vtr assim pra prender um zé ruela qualquer, basta uma vtr da pm com dois mikes é mais que necessário, alias, faz mais efeito do que essas tantas que vc citou, tenho certeza disso,a pm é a pm, e sempre será.
CurtirCurtir
Trecho para nãaaaaaaaaaa caaaaansar os ” flitantes” ou “flitadores” em: Disputa em SP: receita para Dilma 2014 é seguir os passos de Lula 2006
Renato Rovai
Por Renato Rovai outubro 7, 2014 09:19
Veja também
* Aécio pode aparecer na frente nas primeiras pequisas de 2º turno
* Tracking do PT indica 2º turno 1 04.out
* Debate da Globo: Marina errou e pode ficar fora do 2º turno 73 03.out
são pauloAécio teve 4 milhões de votos de frente em relação a Dilma no primeiro turno paulista. Isso significa que sua vantagem vai se manter ou aumentar no segundo turno? Evidente que não, apesar de boa parte dos analistas estarem tratando isso como fato consumado.
Em 2006, Lula perdeu por exatos 4 milhões de votos para Alckmin no primeiro turno. E no segundo diminuiu essa diferença para apenas 1 milhão. O que se viesse a acontecer de novo, significaria a derrota do tucano mineiro.
A eleição de 2006 foi diferente em vários aspectos, mas quem olhar os resultados eleitorais de São Paulo de forma mais detalhada verificará que há muito espaço para a candidatura Dilma crescer. Como este blogue havia avisado, há uma sincronia histórica entre os votos do candidato a governador e a presidente pelo PT no estado. E ela se repetiu de novo. Padilha teve 73% dos votos de Dilma, o corte histórico é 70% no máximo. Ele ficou praticamente no piso da regra, mas não fugiu a ela. Vale a pena dar uma lida no texto que publiquei aqui.
Por isso, Dilma tem uma vantagem a partir de agora no estado. É ela contra Aécio e ponto final. Não há outras candidaturas para tirar o foco da disputa. Mas Dilma tem ainda outras vantagens Por ter perdido feio na capital e em praticamente toda a grande São Paulo, sua campanha pode se concentrar nesse cinturão que é praticamente todo vermelho e que somado às grandes cidades do interior representa praticamente 2/3 do votos dos paulistas. Se ela se recuperar nesses territórios, diminuirá a diferença.
Não será fácil transformá-la em 1 milhão de votos, como foi com Lula, mas se ficar próxima a 2 milhões ou 2,5 milhões, isso praticamente assegura sua reeleição.
Mas para que isso aconteça, Haddad tem que liderar os prefeitos da grande São Paulo e junto com Marta, Mercadante e o senador Suplicy, além do próprio Lula, construir uma nova rede com um nova pegada para o segundo turno.
Mas essa disputa no maior estado da federação será a conta gotas. Nas primeiras pesquisas, como disse no post anterior, os números podem assustar. Mas se isso acontecer, significará muito mais um movimento de continuidade da tendência disputa do primeiro turno do que uma realidade para o dia 26.
É em São Paulo que vai acontecer a batalha das batalhas desta eleição. Todas as outras são importantes, mas Aécio teve no estado 10 milhões dos seus quase 35 milhões de votos. Ou seja, 30% da sua votação total. Por isso, nem ele e nem Dilma vão descuidar do estado. Muito pelo contrário.
E Aécio tem um trunfo, pode anunciar que vai aprovar o fim da reeleição e com isso buscar seduzir não só Marina, como Alckmin e Serra. Pode também depois não fazê-lo, o que não seria algo surpreendente. Aécio é bom de fechar acordos e não cumpri-los. Que o diga o governador eleito de Minas Gerais, que tomou um beiço do tucano após ter feito um acordo com ele na eleição de prefeito em BH, em 2008.
PS: Antes que me acusem de desprezar o resto do Brasil, claro que Dilma pode ganhar mesmo perdendo por grande diferença em São Paulo. Mas desprezar um estado onde seu adversário teve 30% dos seus votos totais não é uma boa estratégia.
FONTE: http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2014/10/07/disputa-em-sp-receita-para-dilma-2014-e-seguir-os-passos-de-lula-2006/
“É em São Paulo que vai acontecer a batalha das batalhas desta eleição. Todas as outras são importantes, mas Aécio teve no estado 10 milhões dos seus quase 35 milhões de votos. Ou seja, 30% da sua votação total. Por isso, nem ele e nem Dilma vão descuidar do estado. Muito pelo contrário”.
QUE FORÇA SUPERIOR PROTEJA OS POLICIAIS HONESTOS.
POIS SE AINDA TEM POLICIAL, SEJA CIVIL OU MILITAR, PENSANDO EM VOTAR EM AÉCIO, SÓ TENHO A ROGAR, QUE DEUS NOS PROTEJA; E, EM PARTICULAR PROTEJA MEU ÚNICO FILHO, CUJO O PAI FOI VÍTIMA DE LATROCÍNIO (FILHO ÚNICO DELE TAMBÉM) E O BÓ E O IP, foi HOMICICÍDIO SIMPLES.
ATÉ QUANDO HAVEREMOS DE AGUENTAR AS MANIPULAÇÕES DAS ESTATÍSTICAS.
E OLHEM QUE SOU FUNCIONÁRIA PÚBLICA ESTADUAL EFETIVA, ELE TAMBÉM ERA.
EU NA POLÍCIA (ESCRIVÃ), ELE NA JUSTIÇA (ESCREVENTE TÉCNICO JUDICIÁRIO).
POBRE DOS CHAMADOS “CIDADÃOS COMUNS”
QUE SE SENTEM INJUSTIÇADOS.
A QUEM DEVEM RECORRER PARA QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA. ??????????????????????
CurtirCurtir
O Dr Olim vai mudar alguma coisa para carcereiro e agente. Podem esperar tirahem.
Ainda bem que temos ele lá na Alesp. Agora a coisa sai carcepaiada e agentada.
CurtirCurtir
Tonto é aquele que lê e comenta as opiniões do JACARÉ SEM DENTE.
CurtirCurtir
eEM OUTRO POST
ta lascado?????? disse:
08/10/2014 às 20:56
a escriludida ta parecendo uma PETISTA NATA……..
ta lascado?????? disse:
08/10/2014 às 20:57
SAI PRA LA MEU . ESTES PETRALHAS NÃO VALE O PRATO QUE COME….
Flit Paralisante disse:
08/10/2014 às 21:00
Ela é uma petista nata.
Dilma já era!
No PT ( governo ) só tem burro, vagabundo e ladrão.
Escriludida disse:
08/10/2014 às 21:18
ta lascado?????? disse:
08/10/2014 às 20:56
a escriludida ta parecendo uma PETISTA NATA……..
Flit Paralisante disse:
08/10/2014 às 21:00
Ela é uma petista nata.
Dilma já era!
No PT ( governo ) só tem burro, vagabundo e ladrão
—————————————————————————————————————
Escriludida argumenta: NÃO SOU PETISTA NATA, MAS COM CERTEZA SOU ANTI PSDBosditos (as). Votei na Marina no 1º turno. Para não ter que decidir entre Dilma x Aécio. Mas infelizmente a Marina nesta eleição está fora do páreo por puro pre conceito dos paulistas, Marina é mulher e Nordestina, Aécio tem minha idade e na aparência é um “gatão”. Mas para àqueles que nele pretende votar, procurem saber mais a respeito dele. Por que (num tô com vontade de pesquisar se o correto seria porque) a grande maioria dos eleitores de Minas Gerais, onde ele foi governador, não votaram nele. Ah! “Dr. Conde Guerra” a cada dia fico mais decepcionada com suas posturas neste espaço. Escriper lhe manda lembranças.
Escriludida disse:
08/10/2014 às 21:22
Ué, cadê. Sequer apareceu seu comentário está aguardando moderação. Escriper lhe manda lembranças: Flit Paralisante disse:
08/10/2014 às 21:00
Ela é uma petista nata.
Dilma já era!
No PT ( governo ) só tem burro, vagabundo e ladrão.
…………………………………………………………………………………………………..
E quanto ao ta lascado?????? disse:
08/10/2014 às 20:56
a escriludida ta parecendo uma PETISTA NATA……..
VAI ENTENDER SE MEU COMENTÁRIO ANTERIOR A ESTE FOR PUBLICADO.
———————————————————————————————————————–
ta lascado?????? disse:
08/10/2014 às 20:56
a escriludida ta parecendo uma PETISTA NATA……..
Escriludida disse:
08/10/2014 às 21:18
ta lascado?????? disse:
08/10/2014 às 20:56
a escriludida ta parecendo uma PETISTA NATA……..
Flit Paralisante disse:
08/10/2014 às 21:00
Ela é uma petista nata.
Dilma já era!
No PT ( governo ) só tem burro, vagabundo e ladrão
—————————————————————————————————————
Escriludida argumenta: NÃO SOU PETISTA NATA, MAS COM CERTEZA SOU ANTI PSDBosditos (as). Votei na Marina no 1º turno. Para não ter que decidir entre Dilma x Aécio. Mas infelizmente a Marina nesta eleição está fora do páreo por puro pre conceito dos paulistas, Marina é mulher e Nordestina, Aécio tem minha idade e na aparência é um “gatão”. Mas para àqueles que nele pretende votar, procurem saber mais a respeito dele. Por que (num tô com vontade de pesquisar se o correto seria porque) a grande maioria dos eleitores de Minas Gerais, onde ele foi governador, não votaram nele. Ah! “Dr. Conde Guerra” a cada dia fico mais decepcionada com suas posturas neste espaço. Escriper lhe manda lembranças.
Escriludida disse:
08/10/2014 às 21:22
Ué, cadê. Sequer apareceu seu comentário está aguardando moderação. Escriper lhe manda lembranças: Flit Paralisante disse:
08/10/2014 às 21:00
Ela é uma petista nata.
Dilma já era!
No PT ( governo ) só tem burro, vagabundo e ladrão.
…………………………………………………………………………………………………..
E quanto ao ta lascado?????? disse:
08/10/2014 às 20:56
a escriludida ta parecendo uma PETISTA NATA……..
VAI ENTENDER SE MEU COMENTÁRIO ANTERIOR A ESTE FOR PUBLICADO.
CurtirCurtir
Grupo de estudos, ce vcs?
CurtirCurtir
sentar o pau e não apresentar nenhuma solução é mirar o ESCURO E ACERTAR NO VAZIO !
PONTE QUE LEVA NADA A LUGAR NENHUM 1 !
ISSO É ESPICULA DE RODINHA DAQUELA BEM REDONDINHA
PARTE DE ALGUÉM QUE ESTÁ IMPOSSIBILITADO DE CASCABULHAR NAS CALIGENS GRUMAS DOS TEMOS
CARDOÇOS SOMANDO A TWO B TWO VAI CAIR NA CABECINHA DO ÔMEGA AO QUADRADO !
CurtirCurtir
CASSETA ! O QUE O TIRIRICA SABE DO PROCESSO LEGISLATIVO !
CurtirCurtir
CASSETA ! O QUE O TIRIRICA SABE DO PROCESSO LEGISLATIVO !
CurtirCurtir
MEU TOTAL RESPEITO À ESCRILUDIDA !
DEUS VOS ABENÇÕES !
E VOSSO BEM PRECIOSO !
CurtirCurtir