Aécio caminha para o 2º turno 37

Datafolha mostra empate técnico entre Marina e Aécio; Dilma lidera com 40%

RICARDO MENDONÇA
DE SÃO PAULO

02/10/2014 18h49

A três dias da eleição, Aécio Neves (PSDB) conseguiu empatar com Marina Silva (PSB) na disputa pelo segundo lugar da corrida presidencial.

Pesquisa Datafolha concluída nesta quinta-feira (2) mostra Marina com 24% das intenções de voto, Aécio com 21%.

Como a margem de erro do estudo é de dois pontos para mais ou para menos, a situação é de empate técnico entre os dois postulantes.

A tendência é de uma briga bastante acirrada pelo ingresso no segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff (PT), líder isolada do primeiro turno com 40% –o mesmo patamar dos dois últimos levantamentos.

Marina cai ou oscila para baixo pesquisa após pesquisa desde o início de setembro. No mesmo período, ocorreu o oposto com Aécio. A vantagem da pessebista sobre o tucano chegou a ser de 20 pontos. Hoje é de 3 pontos.

Juntos, os outros candidatos somam 4% das intenções de voto. Luciana Genro (PSOL), Pastor Everaldo (PSC) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada, enquanto os demais totalizam 1%. Brancos são 5%, eleitores dispostos a votar nulo representam outros 5%.

Em votos válidos (conta que descarta brancos e nulos), o placar do primeiro turno é Dilma com 45%, Marina com 27%, Aécio com 24%.

Nos testes de segundo turno, Dilma vence tanto Marina quanto Aécio com o mesmo resultado: 48% a 41%.

O Datafolha fez 12.022 entrevistas em 433 municípios por encomenda da Folha em parceria com a TV Globo. Os eleitores foram ouvidos nesta quarta (1º) e nesta quinta (2). O nível de confiança é de 95% (em 100 levantamentos com os mesmos métodos, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O registro da pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-00933/2014

Editoria de Arte/Folhapress

 

Transcrito da Folha de São Paulo ; nos termos do artigo 46 da Lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998.‏

Um Comentário

  1. Não acredito em pesquisas……

    como diz o Neto (donos da bola da Band, excelente programa)….

    Como diz o Neto: ‘Cê tá de brincadeira comigo……..

    – PESQUISA COMPRADA…….

    Não acredito em pesquisas, nunca acreditei…..

    Nunca acreditei no Globope e nem no datafoda-se……..

    Alguém por acaso conhece alguém que conhece outro alguém que também conhece alguém que já tenha sido entrevistado pelo IBOPE pelo tal Datafolha…..??????

    Alguém já foi entrevistado, respondeu alguma pesquisa desses chamados institutos de pesquisa….????

    ?????

    Se,
    Se, houver Segundo turno será entre DILMA x MARINA……

    – Aécio (psdb)….. fora….. i fora, i fora, i fora, i fora…..

    Curtir

  2. Pesquisa do IBOPE a diferença é maior entre Marina e Aécio. Se nossa luta é tirar o PT do poder, somente Marina pode ser essa, pois, no segundo turno os votos de Aécio irão automaticamente para marina, já os votos de Marina caso ela não chegue ao 2 turno, vão se pulverizar, ou seja, vão tanto para Dilma quanto para Aécio, daí um abraço, o PT mais 4 anos no poder.

    Curtir

  3. URGENTE

    URGENTE

    enquanto vcs discutem a eleição que em nada mudará nossos rumos, no SUPREMO a MAIOR AÇÃO DOS POLICIAIS DE SP ESTA SENDO DISCUTIDA,foi suspensa hoje 02/10/14, DIVULGUEM !!!!!!!!!!!!!!!

    Julgamento sobre revisão anual em vencimentos de servidores é suspenso

    às quinta-feira, outubro 02, 2014

    *****PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL*****

    Para o ministro Fux, o julgador constitucional não pode se furtar a dar efetividade à Constituição. “Ser consequencialista para negar efetividade à norma constitucional faz com que o STF se coloque na posição do legislador, como esse houvesse um arrependimento tardio”, concluiu, votando pelo provimento ao recurso.

    BSPF – 02/10/2014

    Pedido de vista do ministro Dias Toffoli suspendeu, na sessão desta quinta-feira (2), o julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 565089, no qual o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) discute o direito de servidores públicos do Estado de São Paulo a indenização por não terem sido beneficiados por revisões gerais anuais em seus vencimentos. O caso teve repercussão geral reconhecida. Até o momento se posicionaram pelo direito à indenização os ministros Marco Aurélio (relator), Cármen Lúcia e Luiz Fux. Contra esse entendimento se manifestaram os ministros Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber e Gilmar Mendes.

    Relator

    No início do julgamento, em junho de 2011, o ministro Marco Aurélio reconheceu o direito dos servidores à indenização. Para ele, a revisão não é vantagem, mas um componente essencial do contrato do servidor com a administração pública e uma forma de resguardar os vencimentos dos efeitos da inflação. Concluindo pelo provimento do recurso, o ministro lembrou que a revisão geral anual está assegurada no artigo 37, inciso X, da Constituição. Na ocasião, a ministra Cármen Lúcia pediu vista dos autos.

    No retorno do julgamento, em abril de 2014, a ministra seguiu o entendimento do relator. Para ela, a omissão quanto à edição de leis para garantir revisão geral anual configura frontal desrespeito à Constituição, causando danos aos servidores paulistas, o que permitiria invocar a responsabilidade do ente estatal.

    Divergência

    A divergência foi aberta pelo ministro Luís Roberto Barroso, na mesma sessão de abril. Para ele, o estado seria obrigado a avaliar anualmente a remuneração geral dos servidores, o que não significa necessariamente a concessão de aumento. O ministro votou pelo desprovimento do recurso, e contra o que ele chamou de “uma forma de indexação permanente”.

    Novo pedido de vista, dessa vez do ministro Teori Zavascki, interrompeu o julgamento.

    Comando normativo

    Na retomada do julgamento, na sessão de hoje (2), o ministro Teori Zavascki afirmou que não há no texto constitucional nenhuma disposição que garanta reposição do índice inflacionário. Suprir essa omissão por meio de decisão judicial seria igual a legislar, o que, no seu entender, afronta a jurisprudência da Corte. “Não extraio do texto constitucional comando normativo que vá permitir transformar essa omissão em indenização, com base no princípio da responsabilidade civil”, destacou, seguindo a divergência aberta pelo ministro Roberto Barroso pelo desprovimento do recurso. Também nesse sentido votou a ministra Rosa Weber.

    Revolução

    Para o ministro Gilmar Mendes, que também acompanhou a divergência, se der provimento ao recurso o STF estará admitindo que todos os servidores federais, estaduais e municipais cujos salários estiverem defasados farão jus a uma revisão, com impacto retroativo. “Seria uma intervenção das mais radicais, uma revolução”, disse o ministro, “porque o Judiciário estaria mandando essa conta, com valor em aberto, para que seja incorporada talvez já no próximo orçamento”.

    Consequencialismo

    O ministro Luiz Fux, que seguiu o relator, considerou que o STF não pode ter uma postura consequencialista, e, em nome de consequências deletérias, violar a segurança jurídica e as normas constitucionais. “Não é possível que num momento em que se luta pela efetividade da norma constitucional se transforme essa regra em letra morta”, afirmou. Para o ministro Fux, o julgador constitucional não pode se furtar a dar efetividade à Constituição. “Ser consequencialista para negar efetividade à norma constitucional faz com que o STF se coloque na posição do legislador, como esse houvesse um arrependimento tardio”, concluiu, votando pelo provimento ao recurso.

    O ministro Dias Toffoli pediu vista dos autos, suspendendo o julgamento.

    Com informações da Assessoria de Imprensa do STF

    RECEBEREMOS OS ATRSADOS DESDE 1997 !!!!!!

    EU CONFIO NO STF E VOCE ????

    Curtir

  4. Pe$qui$a$ eleitorais, eu acredito, como também acredito em duendes e gnomos.
    Também acredito que com a reeleição do PSDB em sao Paulo, este estado ira progredir……..para uma cidade da Colômbia chamada medelin.
    O povo paulista tem a seguranca que merece.
    A coisa ta tão boa, que comerciantes na zona sul, estão tendo que pagar para o pcc para não serem roubados.

    Curtir

  5. Os tucanos me fodem em SP a 20 anos. Ver a cara de bosta dos tucanos perdendo a presidência pro PT não tem preço. Nóis sofre mais nóis goza….pelo menos 1 vez por ano… igual hiena… Vai que é tua, Dilma…kkkkk

    Curtir

  6. Senhores

    Atentem bem e guardem, isso me cheira a artimanha de estratégia….”o manjar ao nariz do esfomeado, mas distante da boca!”
    (risos)

    C.A.

    Curtir

  7. 03/10/2014 01h18 – Atualizado em 03/10/2014 02h25

    Confrontos entre candidatos marcam debate tenso às vésperas do 1º turno
    Debate realizado pela TV Globo reuniu sete presidenciáveis no Rio.
    Nos quatro blocos, candidatos fizeram perguntas uns aos outros.
    Do G1, em Brasília

    Candidatos aguardam o inicio do debate no estúdio da TV Globo, no Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)Sete candidatos protagonizaram um debate tenso e repleto de confrontos na noite desta quinta-feira (3) no estúdio da TV Globo, no Rio de Janeiro, no último encontro entre os presidenciáveis antes do primeiro turno da eleição, no próximo domingo (5). O G1 acompanhou em tempo real e transmitiu ao vivo.

    Os atritos envolveram Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB), que ocupam os primeiros lugares nas pesquisas de intenção de voto, e também os demais candidatos – Luciana Genro (PSOL), Levy Fidelix (PRTB), Eduardo Jorge (PV) e Pastor Everaldo (PSC).

    Em todos os blocos do debate, que durou duas horas e meia, os candidatos fizeram perguntas entre si, com tema livre (dois blocos) e com temas definidos por sorteio (outros dois). A cada pergunta, o candidato se levantava da cadeira, se dirigia até o centro do palco e chamava o adversário que desejava questionar.

    #DebateNaGlobo
    Como foi o último debate do 1º turno.cobertura em tempo real
    relato e vídeos
    galeria de fotos
    a conversa no facebook
    a temperatura no twitter
    temas, twittômetro e memes
    selfies dos convidados
    Dilma indagou Aécio Neves três vezes; Marina perguntou duas vezes a Dilma; e Aécio questionou as duas rivais.

    Marina Silva chegou a discutir com Dilma fora do ar após o encerramento do tempo de uma das etapas, depois de a presidente, candidata à reeleição, ter afirmado que o diretor de Fiscalizaçao do Ibama durante a gestão da candidata do PSB no Ministério do Meio Ambiente foi “afastado no meu governo por crime de desvio de recursos”. Marina respondeu dizendo que a adversária fala “de forma toda atrapalhada” e continuou a discutir com a presidente mesmo depois de o som do microfone ter sido cortado.

    A candidata do PSB voltou a se confrontar com Dilma quando o tema da pergunta foi o Banco Central. A presidente afirmou que a adversária confunde “autonomia” com “independência” do BC. “Independência do Banco Central é dar um quarto poder para os bancos”, disse Dilma. “Está falando a Dilma das eleições e não a Dilma das convicções, que, por não ter experiência política, confunde os poderes. Autonomia do BC é para evitar que a inflação cresça como está acontecendo no seu governo”, afirmou Marina. “Quer dizer que uma pessoa que não fez carreira política não pode ser presidente?”, reagiu Dilma depois que a rival disse que ela se elegeu presidente sem ter sido eleita para mandatos parlamentares.

    Marina Silva propôs durante o debate a criação de um 13º salário para os beneficiários do programa Bolsa Família. “Isso é que vai melhorar a condição de vida das pessoas”, declarou.

    Aécio discutiu com Luciana Genro porque a candidata do PSOL comparou PT e PSDB e afirmou que os tucanos deram origem ao escândalo do mensalão. “Você faz o seu espetáculo sem a menor conexão com a realidade”, afirmou Aécio. “Quem não tem conexão com a realidade é você, que anda de jatinho […]. Tu és tão fanático da privatização que fez aeroporto e entregou as chaves para o seu tio”, replicou Luciana Genro. Aécio disse que as afirmações eram “acusações levianas”. “Infelizmente você não está preparada para disputar a Presidência da República”, repreendeu.

    Dilma voltou a afirmar no debate que foi ela quem mandou demitir o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, e que ganhou nesta semana o benefício da prisão domiciliar depois de ter aprovado pela Justiça o acordo de delação premiada com o Ministério Público.

    “Eu demiti esse diretor que está envolvido nesse escândalo”, afirmou a presidente, o que motivou a contestação de Aécio Neves ao responder a uma pergunta de Pastor Everaldo sobre a Petrobras. “Não é o que diz a ata do Conselho. A ata diz que o diretor renunciou”, afimou Aécio, que passou a ler trechos do documento.

    Aécio e Dilma se enfrentaram diretamente quatro vezes, em três perguntas da petista para o tucano e em uma dele para ela. Numa dessas questões, a presidente disse que o PSDB deixou a Caixa e o Banco do Brasil numa situação “extremamente precária”. Aécio respondeu afirmando que “vocês [petistas] entregaram a Petrobras a uma quadrilha”. Noutra, o tucano declarou que “os bons programas do governo do PT vão continuar, mas vão ser aprimorados” – Dilma disse que “talvez você não conheça” o programa Minha Casa, Minha Vida.

    O debate voltou a confrontar Luciana Genro e Levy Fidelix, que se atritaram no encontro anterior, na TV Record, quando o candidato do PRTB disse que homossexuais tinham de passar por tratamento psicológico “longe daqui”. “Tu apavorou, chocou, ofendeu e humilhou milhares de pessoas com o teu discurso homofóbico”, disse Luciana Genro. “Não estimulei nada, mentira sua”, reagiu Fidelix. “Tenho meu direito de expressar minha posição cristã”, afirmou.

    Levy Fidelix também foi alvo de questionamento de Eduardo Jorge sobre o mesmo assunto. O candidato do PV disse que Fidelix “extrapolou todos os limites” e tinha de pedir perdão. “Você não tem moral nenhuma para me falar disso. O sr. propõe que o jovem use maconha, faz apologia ao crime”, disse, em referência ao aborto. “Nós vamos nos encontrar na justiça quando o MP abrir um processo e estaremos lá como testemunhas”, disse Jorge. “Vire sua boca para lá”, reagiu Fidelix.

    Considerações finais
    No encerramento do quarto bloco, os candidatos fizeram suas considerações finais.

    Pastor Everaldo agradecei ao público e aos candidatos. Disse que a Constituição tem como princípio repudiar terrorismo e racismo. Ele reafirmou compromisso contra o aborto e a favor do casamento entre homem e mulher.

    Marina Silva afirmou que a sociedade deseja mudança “em primeiro lugar, na qualidade da política”. “Nós sabemos o quanto a população quer dar um basta na corrupção, quer drena milhões e milhões”.

    Levy Fidelix agradeceu a Deus pelo “conforto e firmeza quando tentaram atentar contra a moral e os bons costumes”. “Não podemos deixar que o nosso país vá para o descalabro e a desagregação social e moral”.

    Dilma Rousseff disse que o eleitor deve se perguntar qual candidato tem capacidade para “avançar mais” e qual tem compromisso com os trabalhadores e força política para fazer as reformas necessárias. “Peço humildemente seu voto”, concluiu.

    Eduardo Jorge agradeceu aos militantes e seguidores de redes sociais, que permitiram que Partido Verde “tivesse toda essa acolhida no Brasil”. Segundo ele, o PV propõe um comportamento “revolucionário” para mudar as relações de consumo.

    Aécio Neves lembrou da lição do avô Tancredo Neves de que a “gratidão é a alma do coração”. Defendeu que a saúde pública chegue “mais perto da casa da população” e que a segurança pública avance “para que os jovens fiquem longe das drogas”.

    Luciana Genro agradeceu ao vice e à militância do PSOL. Disse que no primeiro turno o eleitor deve votar no candidato das bandeiras que defende, dos sem-teto, dos sem-terra e do movimento LGBT.

    Fonte: http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/noticia/2014/10/atritos-entre-candidatos-resultam-em-debate-tenso-vesperas-do-1-turno.html

    Curtir

  8. Em SP os paulistas perpetuam o PSDBosta no poder………………..porque:

    Não precisam da bosta de Educação Pública……….pagam escolas particulares;

    Não precisam da bosta da Saúde Pública…………….pagam planos de saúde;

    Segurança Pública……………enquanto não atinge seus entes queridos………e só passa na Grobo e Dapena……tudo bem..

    Curtir

  9. A pior enfermidade dos Paulistas é…………………………a Síndrome de Estocolmo…………..

    Curtir

  10. Cara, acordei tão feliz hoje, vi meu saldo no banco e tinha R$ 145,00 a mais, um tal de abono, aí entendi, o “Cara” depositou antes do dia do pagamento para que não faltasse dinheiro para o transporte para que eu fosse votar nele. Ô amigão.
    Picolé de Xuxu, fica ai sentadinho que já tô chegando aí para votar ta bom.

    Curtir

  11. Depois do “Foro de São Paulo” e do projeto de Cubanização do Brasil e de toda a a América Latina divulgado, como ainda há quem vote na Dilma?

    Ainda somos os índios querendo as bugigangas dos portugueses (nada contra índios e portugueses, somos uma nação de todas as etnias e uma cultura predominantemente portuguesa e gosto dessas duas características brasileiras, mesmo que o governo tente sempre colocar etnias em luta e destruir toda nossa cultura com mentiras gramiscianas)

    Curtir

  12. No meu caso foi R$ 164,20 e alguns centarros, será que o nobre xuxu, acha que vai comprar meu voto. Ninguém compra eu voto, pois não penso só em mim, penso no coletivo. Se algum flitantante, votor nesse verme, merece gastar a merreca depositada neste 3/10/14, sem peso na conciência, se é , que ainda tem concieência. Pense no coletivo. Pensem no coletivo. Não seja um(a) prostituta de 5ª categoria. O que esse tal de Alck tivesse interesse em fazer algo pelos menos favorecidos, já teria feito. Não estou fazedo apologia aos outros candidatos, acho que deve haver um 2º turno, na disputa o Alckmim x (Skaf ou Padilha). Mas que vença a vontade da maioria, mesmo que a maioria ficou cega, surda e muda; e , não se deu conta. Na dúvida, tente ganhar mais tempo, Alckimin eleito no primeiro turno, será a constação da alienação do que de fato ocorre na politicagem paulista. Ta, Todos que decidem seus votos no estado de São Paulo, e não dos Paulistanos que são os que nasceram na Capital do Estado vieram de outros estados, nas minhas andanças já encontrei pessoas que não sabem definir a diferença entre ser Paulista ou Paulistano. Se você nasceu em outro estrado, ex. Espítiro Santo, você é Capixaba, se nasceu na Bahia, é Baiano. Se nasceu no interior de São Paulo é Paulista, se nasceu nesta capital é Pulistano. (Sou paulista, nasci no interiro de São Paulo)

    V I V A A A D V E R S I D A D E; e,

    Q U E V E N Ç A O Q U E F O R M E L H O R

    para a coletivide, chega de demagogos oportunistas.

    Curtir

  13. Amanhã eu voto:

    Dep. Est. …………………..Georges Habib (PC) – 28.007
    Dep. Fed……………………Eduardo Bolsonaro (PF) – 2070 (No Olímpio a PM vota em peso e espero ver os 2 eleitos)
    Gov……………………………Skaf – 15
    Sen……………………………Kassab 555
    Pres…………………………..Marina 40

    Parece uma salada, mas está difícil encontrar. Como disse o ex-ministro Joaquim Barbosa: “os partidos não nos representam”.

    Curtir

  14. Bom gente, eleições no domingo, AMANHÃ!!!!!
    Assim, eu pensei na seguinte estratégia (que se já foi escrita me perdoe mas não tive tempo de ler todos os comentários):
    O Picolé irá ganhar em primeiro turno, e embora eu não concorde com o que ocorreu com nosso Estado nos últimos 20 anos não somente na segurança, que vivo na própria pele, mas também na educação, transporte, saúde entre outros, mas já que vai dar chuchu, melhor votar no Aécio para ver se ele vai para segundo turno com a Dilma.
    Precisamos nos unir pois um governo federal de um partido e um estadual de outro não dá certo.
    Para tudo melhorar (não somente o nosso umbigo) precisamos de uma alavancada pois somos o Estado mais rico, que sustenta praticamente todo o país, pois nossos impostos não retornam, vão para ajudar os Estados tidos como mais pobres, não levando em consideração o que os governantes de tais estados fazem com nosso dinheiro (embolsam boa parte), nem que as pessoas sofridas destes estados migraram, estão aqui.
    Temos que tirar o PT do poder pois o tal socialismo que pregam tanto está tirando daqui para ajudar outros países. Nada contra ajudar quem precisa, mas aqui também estamos precisamos.
    Não sou simpatizante com o PSDB, mas se não agirmos com inteligência, a emoção irá nos afundar ainda mais.

    É isso.

    Não votem em branco, nem nulo. Façam algo interessante.
    Também não votem nos deputados de sempre que nada fazem para ninguém.
    Analisem quem fez algo de bom. Um deputado não nasce do nada, mesmo que primeira eleição ele vem de um município quer como prefeito ou vereador.
    Nosso voto vale muito mas só agora.
    Depois de eleitos nosso voto ou nosso status de eleitor é zero, nada!!!!

    Bom voto amanhã!

    Curtir

  15. exescravão – APOIO AO GEORGES HABIB – 28007 Dep. Est. disse:
    04/10/2014 às 12:44
    Amanhã eu voto:

    Dep. Est. …………………..Georges Habib (PC) – 28.007
    Dep. Fed……………………Eduardo Bolsonaro (PF) – 2070 (No Olímpio a PM vota em peso e espero ver os 2 eleitos)
    Gov……………………………Skaf – 15
    Sen……………………………Kassab 555
    Pres…………………………..Marina 40

    Parece uma salada, mas está difícil encontrar. Como disse o ex-ministro Joaquim Barbosa: “os partidos não nos representam”.

    /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

    Colega, meu voto também parece salada, mas minha salada tá parecida com a tua. Até hoje nas primeira horas da manhã, só não havia definido em quem votar para Deputado Federal, aí me veio a intenção “por não em Eduardo Bolsanaro” e neste instante, ao ver tua postagem, concluí minha lista para votar, nunca gostei de anular ou votar em branco, me dá a impressão em deixar os outros decidirem por mim.

    Deputado Estadual:…………… HABIB / 2 8 0 0 7

    Deputado Federal:…………….. Eduardo Bolsonaro / 2 0 7 0

    Senador:………………………….. SUPLICY / 1 3 1 ……………….. (contra Serra)

    Governador: ………………………SKAF / 1 5 ……………………… (definitivamente contra Alckmin)

    Presidente:………………………… MARINA / 4 0 ………………….. (contra Aécio)

    Curtir

  16. onde constou: intenção “por não em Eduardo Bolsanaro”
    leia-se : intenção: por QUE não em Eduardo Bolsanaro”

    Curtir

  17. Escriludida disse: 04/10/2014 às 15:07

    Escriludida, eu também só fechei hoje a lista. Ano difícil.

    O Eduardo Bolsonaro, além dele estar sob as asas do pai, o que já é muito naquele Congresso, ainda é PF e isso ajuda muito num diálogo por valorização da PF e das PCs de todo Brasil.

    Se tudo der certo, amanhã a sociedade dará um passo importante para a segurança pública, com

    – Georges Habib 28007, na Assembleia, e
    – Eduardo Bolsonaro 2070 na Câmara Federal.

    Boas eleições a todos nós!!!

    Curtir

  18. Concordo! Dilma pra presidente e Padilha pra governador.Temos que ter o estado e União com o mesmo partido!kkkkkkkkkPsdb NUNCA MAIS!,,,,,

    Curtir

  19. Pingback: Jornal Flit Paralisante RSS Feed

Os comentários estão desativados.