DIA 29 – Secretário: manifestação da Polícia Civil-SP não trará prejuízo à população 21

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella Vieira, disse nessa quinta-feira durante entrevista à imprensa na sede da Secretaria, no centro da capital paulista, que as manifestações de delegados e policiais civis marcadas para a próxima segunda-feira (29) não devem trazer problemas para a população.

‘Respeitamos todo tipo de manifestação. Não acredito que esta manifestação possa trazer prejuízos. Quero crer que as autoridades responsáveis pelos departamentos e pelas unidades policiais vão assegurar que não haja prejuízos à população. Acreditamos no bom-senso para que não haja prejuízos’, disse o secretário.

A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Adpesp), o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) e outras entidades e associações agendaram duas manifestações para a próxima segunda-feira (29). Na primeira delas, delegados e policiais civis de todo o estado vão paralisar as atividades pelo período de duas horas, entre as 10h e as 12h. Durante a paralisação, as delegacias estarão abertas, mas não vão atender ao público.

O movimento, segundo a Adpesp, é de protesto contra as péssimas condições de trabalho e também em repúdio contra ‘a arbitrariedade e escracho ao qual a categoria foi submetida com o episódio da prisão dos delegados do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc)’. O segundo ato será uma marcha, que sairá às 14h da Galeria do Conjunto Cinerama, na Avenida Ipiranga, no centro da capital, com destino à sede da Procuradoria-Geral de Justiça, na Rua Riachuelo, também no centro da capital, onde acontecerá o ato de repúdio.

Entre as reivindicações, segundo as entidades, estão a reestruturação da Polícia Civil com carreira jurídica para delegados, nível universitário para investigadores e escrivães e recomposição salarial.

Para o secretário, o fato de dois dos dez policiais civis do Denarc, que são investigados pelo Ministério Público e pela Corregedoria-Geral da Polícia Civil por suspeita envolvimento com o tráfico de drogas, terem sido soltos esta semana, não indica que eles sejam inocentes ou que houve falhas na operação, que foi desencadeada no dia 15 de julho.

‘Estamos dando todo o apoio a essa investigação, que está sendo desenvolvida pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e pelo Ministério Público. Só queria destacar que a prisão temporária é uma prisão para investigação. O fato de a prisão temporária não ter sido prorrogada ou de ter sido relaxada, não significa atestar a isenção de culpa ou de que não haverá denúncia ou de que não vai haver prisão preventiva. Ela tem uma finalidade, que é facilitar a investigação’, disse o secretário. ‘Não é algo que está sendo conduzido por nós (sobre a investigação), mas estamos apoiando. Quero reafirmar nosso compromisso no combate à corrupção. Não estamos varrendo nada para debaixo do tapete’, completou.

Para o secretário, não houve excessos nas prisões dos policiais civis, já que elas foram feitas em cumprimento a uma ordem judicial. ‘A prisão decorreu de uma ordem judicial. Foi o juiz que mandou prender e foi ele que relaxou a prisão. Se houvesse excesso, teria partido do juiz e não acredito [nisso]‘, declarou.

Segundo a Corregedoria da Polícia Civil, dos 13 policiais investigados pelo Ministério Público, oito permanecem sob custódia, dois foram libertados por força do cumprimento do alvará de soltura e três ainda permanecem foragidos.

O secretário também comentou sobre o indiciamento de 14 policiais pela Corregedoria da Polícia Militar que são acusados de agressão, tortura e abuso sexual contra moradores de São José dos Campos (SP) em janeiro do ano passado, quando houve reforço no patrulhamento da cidade por causa da desocupação de milhares de famílias que viviam em uma área da cidade conhecida como Pinheirinho.

Mesmo passado um ano e meio do fato, para o secretário, não houve demora na apuração do caso e no indiciamento dos policiais. ‘Não houve demora porque estamos sujeitos a cumprir a lei. E há uma série de providências e de procedimentos, e a investigação decorreu nos termos da lei. O resultado dessa investigação vemos com absoluta tranquilidade. O comando não compactua com desvios de conduta. Foi a própria corregedoria que conduziu a investigação e que chegou a essa conclusão’, disse o secretário, acrescentando que, só este ano, 149 policiais militares foram presos e 55 expulsos, após apuração da corregedoria.

Protestos contra tarifas mobilizam população e desafiam governos de todo o País
Mobilizados contra o aumento das tarifas de transporte público nas grandes cidades brasileiras, grupos de ativistas organizaram protestos para pedir a redução dos preços e maior qualidade dos serviços públicos prestados à população. Estes atos ganharam corpo e expressão nacional, dilatando-se gradualmente em uma onda de protestos e levando dezenas de milhares de pessoas às ruas com uma agenda de reivindicações ampla e com um significado ainda não plenamente compreendido.

A mobilização começou em Porto Alegre, quando, entre março e abril, milhares de manifestantes agruparam-se em frente à Prefeitura para protestar contra o recente aumento do preço das passagens de ônibus; a mobilização surtiu efeito, e o aumento foi temporariamente revogado. Poucos meses depois, o mesmo movimento se gestou em São Paulo, onde sucessivas mobilizações atraíram milhares às ruas; o maior episódio ocorreu no dia 13 de junho, quando um imenso ato público acabou em violentos confrontos com a polícia.

O grandeza do protesto e a violência dos confrontos expandiu a pauta para todo o País. Foi assim que, no dia 17 de junho, o Brasil viveu o que foi visto como uma das maiores jornadas populares dos últimos 20 anos. Motivados contra os aumentos do preço dos transportes, mas também já inflamados por diversas outras bandeiras, tais como a realização da Copa do Mundo de 2014, a nação viveu uma noite de mobilização e confrontos em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Fortaleza, Porto Alegre e Brasília.

A onda de protestos mobiliza o debate do País e levanta um amálgama de questionamentos sobre objetivos, rumos, pautas e significados de um movimento popular singular na história brasileira desde a restauração do regime democrático em 1985. A revogação dos aumentos das passagens já é um dos resultados obtidos em São Paulo e outras cidades, mas o movimento não deve parar por aí. “Essas vozes precisam ser ouvidas”, disse a presidente Dilma Rousseff, ela própria e seu governo alvos de críticas.

Um Comentário

  1. ACORDEM COLEGAS…A ÚNICA MELHORIA REAL SERÁ A QUE CADA UM CONQUISTAR POR SI MESMO, QUAL SEJA; ESTUDAR E PASSAR EM OUTRO CONCURSO PARA ORGÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DA UNIÃO!
    O ÚLTIMO APAGUE A LUZ!

    Curtir

  2. bom senso…prejuízo a população ???

    bom senso para nossa valorização salarial não há…faz tempoooo

    prejuízo a população acontece há uns 17,18 anos…desde que este partideco de m…entrou no poder …

    ora, ora Sr Secretário…vá pentear macaco , parece boneco de ventilocro……

    Curtir

  3. É claro….

    Está certo o Senhor Secretário…. certíssimo….

    Paralisação de apenas duas horinhas não é “Black-out” (ou Blecaute, se preferirem)…
    Paralisação de apenas duas horinhas é uma breve interrupção…

    É apenas uma “piada” essa pretensa paralisação que pretende mover a ADPESP, é igual à tal “Vigília” que ninguém vigiou

    Primeira coisa….
    O horário das 10 horas até o Meio-dia, não é um horário de grande movimento em qualquer plantão de Delegacia, ainda mais na periferia….
    Às 10 horas, é o horário que o pessoal está começando à chegar nas “Chefias” das Delegacias, DUVIDO que se encontrará qualquer Delegado ou investigador trabalhando “com afinco” nesse horário… a Delegacia está “vazia”;
    Quando muito, o Chefe do cartório é quem chegou pelas 10 horas…. depois vêm os Assistentes…
    Pelas 11 horas chega o Delegado Titular, e quando já é por volta do meio-dia está pensando no “almoço”, e só vai voltar depois das duas horas da tarde…

    Essa “pseudo-paralisação” nada mais é do que “pausa” para o almoço;

    Ademais, “quem” fica mesmo atendendo o “povão” no plantão são os tiras e dos Escribas, “quem” vai “batê o B.O.” é o Escriba mesmo, e eles NÃO vão se filiar a nenhuma paralisação de Delegado nenhum…
    – Delegado de plantão já NÃO faz nada mesmo, que diferença faz se “ele ficar parado umas duas horas”, têm Delegado que já é uma samambaia no plantão, mera figura decorativa, para quem já não faz nada o dia inteiro, não muda nada…
    – Resumo, os Escribas vão continuar “batendo os B.O.s”, enquanto NADA muda, os delegados continuarão na letargia dos plantões policiais….

    Está certíssimo o Senhor Secretário…. NADA afetará a vida de cidadão comum, “ele” sabe que essa paralisação é conversa mole, NÃO conta com o apoio do chamado RESTOPOL….
    Quem muitas vezes já espera quatro, seis ou oito horas por um B.O. no plantão, o que é esperar duas horas…????
    Tenha santa paciência… piada da ADPESP…. é como a tal Vigília que ninguém viu, ninguém vigiou…

    Querem provocar…????
    Querem fazer uma paralisação de VERDADE….????
    Querem afetar a população, a sociedade, fazer chamar a atenção do “povo” e da “mídia”….???

    Então sejam Delegados de Verdade, sejam “machos mesmo”….
    e conclamem todas as carreiras para PARAR a POLÍCIA de uma vez…..

    BLECAUTE é paralisação de 24 horas, no mínimo…
    mas têm que parar mesmo, por no mínimo 24 horas, PARAR TUDO, MAS TUDO MESMO TODAS AS ATIVIDADES POLICIAIS….

    – PARA A POLÍCIA – TODA, MAS TODA MESMO, POR 24 HORAS –

    aí SIM…. a população “poderá” começar a sentir alguma coisa o o Governo “talvez” acredite em “nóis”.

    O resto é balela, conversa mole, blá, blá, blá.. (parada para almoço)…
    Faz me rir para não chorar…. que piada, paralisação de duas horinhas….

    Vou sair e já volto, tá…..

    (O Secretário da SSP nem vai dormir direito de tanto preocupação, coitado!!!)

    Curtir

  4. Alguem aqui tem algo a perder se parar duas horas? Alguem aqui ainda tem brio e vergonha na cara? Alguem aqui acha que um movimento grande e uniforme como uma greve só acontece com adesão maciça de todos, independente de qual carreira? Alguem aqui que acha pouco parar por duas horas será que pararia se fosse um greve geral?

    Por tudo que é mais sagrado gente. Não é só adpesp ou delegados, vamos pelo menos um dia fazer algo coordenado. É pouco, pode parecer, mas depois de segunda saberemos se iremos continuar a dar cabeçada e continuar a ser feitos de palhaços pelo governo, pelo Secretario, pelo MP e pela PM. Se não gostam de delegados, esqueçam deles, parem e pensem nos próprios salários. Se estiverem satisfeitos trabalhem contentes no horário do movimento.

    Curtir

  5. Querem ver o circo pegar fogo….???

    Querem causar …..??????
    Então PENSEM nisso…. apenas façam um esforço de imaginação,… e pensem no seguinte….

    – POLÍCIA CIVIL TODA PARADA POR 24 HORAS –

    – Parados os PLANTÕES e CHEFIAS….. (nem flagrante ser feito, nada, nada mesmo),
    – IML e IC parados….. (imagine as famílias reclamando pelos cadáveres de entes queridos, e locais de crime sem perícia)
    – SEM REMOÇÃO OU ESCOLTA DE PRESOS….. (sem levar presos aos presídios, remoções ou audiências, nada, deixa os caras na tranca),
    – GOE e GARRA parados, nenhuma barca nas ruas, toda a TIRAGEM parada….
    – POLICIAIS DO POUPATEMPO PARADOS… nada de emitir documentos para ninguém….
    – CEPOL parado…. sem abrir talão de viaturas, sem pesquisas, sem nada….

    – Já imaginaram isso…..??? Ou quer que eu desenhe….?????

    PRONTO, aprenderam o que é “black-out” ??????

    Curtir

  6. SERRA VAI SER O SEU VICE VELHO KIMI ELE TA VIVO JA SAIU DO PS…UM VAMPIRO ETERNO….RESSUSSITOU DOS CALABOUCOS DO INFERNO

    Curtir

  7. SÓ PODE SER PIADA, POIS O ATENDIMENTO DEMORA MUITO MAIS DO QUE ISSO. QUEM ESTA TENTANDO GANHAR TEMPO? A ÚNICA CERTEZA QUE OS OTÁRIOS SÃO O “RESTOPOL” E O POVÃO.

    Curtir

  8. ESCRIBA 2013
    Duvido o pessoal do Cepol parar, dia sim dia não, ou escalas de cinco ou seis equipes, e o receio de “bonde ” pro Decap, sem contar a perda do “bico”
    O Garra e o Goe já pararam faz tempo, pode parar pra sempre que a população não sente falta, aliás nós sabemos que esses grupos só servem pra fazer QSozinho, bravo e apoiar filhas de autoridades pra trocar pneus, conduzir autoridades embriagadas até sua residencia etc..etc..
    Ficar sem fazer flagrante, esquece!!! Se o plantonista não fizer, pode ter certeza que o titular desce com o chefe dos escrivães e faz.
    Penso que os únicos que farão muita falta serão os rabecões, mas esses se levamos ao pé da letra pertencem a SPTC.
    Mas suas sugestões se não fossemos cagalhões seriam Hótimas com H. Abraço.

    Curtir

  9. É meu caro FUBICA….
    Ficamos só na imaginação mesmo….

    Quem sabe, podemos “imaginar” que um dia, talvez, tenhamos uma PULIÇA melhor….

    (mas que essa ideia de parar duas horinhas, é piada mesmo….)

    Curtir

  10. Pingback: SUSCETÍVEL FEBRIL

  11. “NÍVEL SUPERIOR PARA TODAS AS CARREIRAS”
    SINDICATO UNICO JÁ !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  12. Temos que ter concurso pra carcereiro, temos que ter concurso pra carcereiro.
    As cadeias não acabaram, e tem cadeias sendo reabertas.
    Logo não terá mais carcereiros pra trabalhar nas cadeias, e daí, os investigadores terão que bater grade.
    Se liga tiragem.

    Curtir

  13. então o delegado geral explicou como vai ser a reestruturação:

    BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA ABLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA
    BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA ABLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA……
    BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA …………………………..

    Curtir

  14. É isso mesmo escriba 2013, isso que é blecaute!!!!! Duas horas parados, são pouquíssimos que irão sentir. A melhor greve que podemos fazer é não elucidar mais nada, nada de canas, RDO demorando uma hora prá ficar pronto, atrasar laudos, investigação zero….e o essencial apoio da PM para não prenderem nem a respiração!!!! Já que nosso Ilmo Sr Governador faz pouco de nós, nos ridiculariza e deixa um deputado, que se não tivesse imunidade parlamentar a estória seria outra, tripudiar sobre o nome da nossa Instituição, além de uma imprensa comprada que só escracha e fala mal de nós. Tudo isso culpa dos delegados que deixam o MP mandar e cometer arbitrariedades contra a polícia, deixam a imprensa escrachar com fotos colegas que sequer foram condenados (culpados ou não, prá mim aquilo foi o fim!!!) e um deputado que não tem moral alguma prá falar mal de alguém, ele que vá investigar seus pares, que vá não gostar do custo que todas as mordomias existentes na casa dele custam aos cofres públicos, supersálarios e raro trabalho. O que faz o medo de perder uma cadeira, o cara fica o tempo dele lá, só pensando no próprio rabo e ajuda a afundar nossa PC cada vez mais, assim não dá!!!!! Fui!!!

    Curtir

  15. Depois desse pronunciamento do Secretário eu subiria para 8 horas.

    Deixa pra quem ta entrando na noite as 20 e de preferencia para as pólos.

    Ai os colegas das pólos podem dizer: vc ta louco? quer me fuder?

    Calma colega…..vai bem pianinho….vc é um só e seu plantão vai até as 08 não é mesmo.

    Faça o que é possível a um único ser humano….e sem correr risco…..suave ….suave…..

    Curtir

  16. POIS É CAROS COLEGAS,

    A PARTIR DE AGOSTO ENTRARA EM VIGOR AS PREMIAÇÕES QUE O CHUCHU FALOU QUE IA IA DAR PARA POLICIAIS QUE DIMINUIRÃO OS CRIMES EM SUAS AREAS.

    HOUVE UMA REUNIÃO NA TERÇA FEIRA NOS ENSINANDO COMO REGISTRAR ESSAS OCORRENCIAS NO NOVO SISTEMA.

    A UNICA SOLUÇÃO É GREVE!!!
    O CHUCHU TA CORRENDO COM ESSA MERDA PRA NÃO NOS DAR AUMENTO E PARA FAZER UMA JOGADA COM A IMPRENSA!!

    ELE TA SÓ ESPERANDO O SINDICATO ANUNCIAR A GREVE…. O CARA É LIGEIRO..

    VAMOS PERDER NOVAMENTE.

    Curtir

  17. REESTRUTURAÇÃO DE CARREIRAS OPERACIONAIS É O QUE ESTAMOS PRECISANDO!!
    REESTRUTURAÇÃO DE CARREIRAS OPERACIONAIS É O QUE ESTAMOS PRECISANDO!!
    REESTRUTURAÇÃO DE CARREIRAS OPERACIONAIS É O QUE ESTAMOS PRECISANDO!!
    REESTRUTURAÇÃO DE CARREIRAS OPERACIONAIS É O QUE ESTAMOS PRECISANDO!!
    Parabéns Rebouças por tocar nesse assunto na cara do Governador!

    Curtir

  18. Tá certinho o SSP.

    Essa paralisação de 2 horas, não trará prejuízo algum a população.

    Curtir

  19. Vão esperando as premiações….aguardem para ver o premio!!!!! Olha a cara do governador olhando pro Rebouças, é total deboche e desprezo por nós, não vamos esperar nada dele!!!!! E foda-se tudo!@!!!!!!!

    Curtir

Os comentários estão desativados.