19/07/2013 às 18:14:52 – Atualizado em 19/07/2013 às 18:21:10
Sindicato de policiais critica trabalho do Gaeco
Miguel Angelo Manasses
O Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná (Sinclapol) divulgou uma nota na tarde desta sexta-feira (19), em seu site oficial, criticando a forma como ocorreram as prisões dos policiais acusados de torturar os quatro suspeitos de assassinar a adolescente Tayná Adriane da Silva, 14 anos.
A nota afirma também que um dos policiais civis reconhecido como um dos torturadores dos suspeitos, e posteriormente afastado de suas funções, está de licença desde março deste ano e nunca trabalhou na Delegacia do Alto Maracanã, em Colombo.
Segundo o diretor do Sinclapol, Sidnei Belizario, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) apresenta um tratamento diferenciado quando se trata de acusações contra policiais.
“São dois pesos e duas medidas. São policiais que tem endereço fixo e uma extensa ficha de trabalhos prestados à sociedade. Só no Brasil acontece isso, afinal todo e qualquer cidadão é inocente até que se prove o contrário”.
Belizario disse também que o Sinclapol não quer um tratamento especial aos policiais, mas que primeiro se faça a investigação e depois, caso fique provado, determine as prisões dos envolvidos.
“Só queremos ser tratados como qualquer outro cidadão, mas o Gaeco prende primeiro e depois investiga. Está se fazendo rede, sem pensar nas consequências, pois isto mancha o currículo dos policiais sem provas concretas. O Gaeco é muito midiático”, conclui Belizario.
Em resposta à nota do Sinclapol, o coordenador do Gaeco e procurador de Justiça Leonir Batisti reafirmou que tomou todas as cautelas necessárias para não ser induzido ao erro ou equívoco no caso.
“Tanto é assim que fundamentamos todos os pedidos de prisão e que estes foram analisados profundamente na decisão judicial. Se houver equívoco, este será corrigido no complemento das investigações, que ainda estão em curso”, finalizou Batisti.
Já a assessoria de imprensa do Ministério Público do Paraná (MP-PR) disse que os pedidos de prisão e afastamento dos policiais têm como base o reconhecimento de, no mínimo, dois dos rapazes que alegaram serem torturados em, pelo menos, dois momentos distintos, e que as situações foram analisadas pela Justiça.
Leia na íntegra a nota divulgada pelo Sinclapol:
Como podemos confiar em uma instituição que usa de meios irregulares na obtenção de provas e lançam mão de uma campanha mentirosa para enganar o povo?
Já provado que a mentira faz parte do dia a dia destes, temos mais uma boa e grande mentira, mas como toda mentira tem perna curta, estamos aqui para esclarecer.
Com o aval e agora evidente indução do Gaeco, suspeitos de terem assassinado a menor Tayná, reconheceram fotograficamente um Policial Civil que NÃO estava na Delegacia no período dos acontecimentos imputados.
Este Policial, RECONHECIDO, está de licença desde março deste ano gozando as férias acumuladas e licença prêmio e foi afastado mesmo SEM NUNCA TER TRABALHADO NO ALTO MARACANÃ.
Isto vem de encontro com as afirmações dos Policiais envolvidos, pois reconhecimentos feitos de forma completamente contrária ao Artigo 226 do Código de Processo Penal, por certo redundam nestes “erros” cometidos pelo Gaeco.
Assim, é que o reconhecimento fotográfico não pode ser admitido na prática processual e ainda que se admita, o art. 226 do CPP deve ser observado, sob pena de nulidade, tudo isto em função dos seguintes argumentos;
1) O reconhecimento fotográfico não possui previsão legal;
2) Mais que não possuir previsão legal, o inciso II do art. 226 o veda literalmente;
3) Ainda que se admita a possibilidade de utilização do reconhecimento fotográfico, ele deve observar os requisitos contidos no art. 226 do CPP.
Portanto, o Gaeco continua metendo os pés pelas mãos, a não ser que tenha interesse direto, pois quando lhes convém seguem a cartilha como deve ser a exemplo do caso de Piraquara.
De qualquer forma ainda fica a pergunta, quem MATOU TAYNÁ ADRIANE DA SILVA e JOÃO MARCOS DE ALMEIDA E SILVA?
Falam o tempo todo que os militares são torturadores, agora ta aí, estampado em todos os jornais eletrônicos do país, que o delegado da pOLÍCIA CIVIL foi preso como um dos suspeitos de praticar TORTURA contra quatro homens apontados como autores da morte da menina Tayná. E aí? Como é provar do veneno que sempre despejam nos militares? O choro é livre bando de ratões!
CurtirCurtir
E AQUI , CADÊ AS MANIFESTAÇÕES EM APOIO A PELO MENOS AO CLEMENTE? SABE POR QUE NÃO TEM APOIO? É POR QUE AQUI TEM MUITO PRECONCEITO CONTRA ALGUNS DEPARTAMENTOS, É POR QUE AQUI EXISTE MUITA DESUNIÃO NA PC E TAMBÉM MUITOS SÃO POLÍTICOS E NÃO POLICIAIS. FAZER O QUÊ?
CurtirCurtir
Pobre população, sendo enganada e insistindo nos mesmos partidos, o tripé, saúde , segurança, e educação continuara sendo o foco das campanhas, e nada além disso, quando dizem que é para melhorar dá nisso, e vai piorar.
CurtirCurtir
É porque aqui tem pessoas que gostam de conflitos, como esse Mike, que se diz Mike, aliás deveria procurar outro blog para postar. Caro Mike, se vc é filho de policial civil , por que a puta da sua mãe ficava distribuindo a xana nas delegacias de polícia, e esse policial não te assumiu, não fique magoado ,procure tratamento, pois vc vai precisar, pois daqui a pouco a sua filha também será uma puta como a sua mãe, herança genética. Quem sabe sua filha não dê a bunda pra algum delegado e engravide de algum ladrão que sustentará seu neto!!!!!!!!
CurtirCurtir
Pingback: SUSCETÍVEL FEBRIL
CurtirCurtir
Mike, quem tinha fama de torturadores era a PC.
Isso melhorou e muito (burro é o cara que põe a mão no vagabundo para tirar algum trampo)
PM tem fama é de matar pobre coitado trabalhador, nessa pseuda limpeza que vocês acham correto.
CurtirCurtir
Amigo fubica deixa o MIKE a vontade, vc sabe que toda bicha quando não acha quem o queira fica assim estabafada, depois poem farda , fantasia de machao, para sair na foto para a mamãe mostrar na zona, olha aí o meu filho machão, a menina uso 38 e a noite porpurina. Deixa o coitado viu FUBICA, bicha também merece consideração ne.
CurtirCurtir
Mike é sinônimo de MICO, MACACO, BICHINHO OBEDIENTE ATÉ DE CABO. Nem escrever sabe. Basta olhar lá. Agora, se ele fica aqui lendo o que NÓS CIVIS escrevemos é porque lhe interessa. Eu não entro em site de cachorro pra nada, nem pra saber se ainda existe. Até porque eles todos entram em uma salinha para a felação (preleção) e, ESCONDIDOS, e em SEGREDO, metem o pau em nós. Quem são os covardes? Os que falam abertamente ou os que se escondem atrás de apelido. Né MAIQUI? Meu nome é Belarmino Castaldeli e, COMO TODO CIDADÃO BRASILEIRO, detesto militar. Nem os filhos de militar gostam dos pais. Por que nós iríamos gostar não é mesmo? Então você pega esse seu quepe, kepe, sei lá que diabo é essa bosta que vocês enfiam na cabeça, e enfia no olho do seu cú, e vai visitar site de milico com ele atolado no seu rabo.
CurtirCurtir
Concordo em parte. O MP e seus grupos são importantes para a defesa da democracia, cabendo-lhe privativamente a formulação da acusação. Entretanto, alguns membros da instituição, certamente que buscando a promoção da própria imagem, usam das prerrogativas processuais deferidas pela Constituição ao MP, de maneira irresponsável, arbitrária e covarde. A prisão de qualquer pessoa, antes da condenação, é uma medida extrema, que só deve ser utilizada em caráter excepcional, diante do caso concreto. Mas, a prisão de policiais deve ser cercada de maiores cuidados, porque gera uma ferida aberta e incurável em sua imagem de agente da lei. Penso que não faltam promotores e procuradores comprometidos com a defesa da dignidade e a exposição de presos temporários ou preventivos na TV em operações do MP deveria gerar uma reflexão séria dentro e fora da instituição, considerando o sensacionalismo midiatico e as exigências de defesa da dignidade da pessoa.
CurtirCurtir
EXCELENTÍSSIMOS DELEGADOS CONSELHEIROS, PELO AMOR DE DEUS, OU AMOR A ALGO EM QUE CONSIDEREM MUITO SAGRADO, ESTUDEM, CRIEM EDITEM E EXIJAM DE SEUS POLICIAIS PROVIDENCIAS QUE COLOQUEM O MINISTÉRIO PÚBLICO EM SEU DEVIDO LUGAR. ESTUDEM, CRIEM EDITEM E EXIJAM QUE POLICIAIS COLOQUEM A IMPRENSA NO SEU DEVIDO LUGAR, POIS NÓS ESTAMOS SEM UM PEDACINHO DE LUGAR, DAQUI A POUCO A POPULAÇÃO VAI SAIR AS RUAS PRA PEDIR O FIM DA POLÍCIA CIVIL!!!!!
Dirijo-me respeitosamente aos Excelentíssimos Conselheiros da nossa centenária e “nocauteada” Polícia Civil, para que estudem e debatam no próximo conselho formas racionais de não nos curvarmos aos pés do ministério público e aos pés da imprensa, principalmente as redes Globo, Bandeirantes e Record, essas exerceram nos últimos telejornais fortíssima influência negativa na população que deficiente de conhecimento jurídico e dotada de senso de justiça imediatista e equivocado teceram nas ruas , nos blogs e redes sociais comentários que nos reduziram a nada, não me sinto envergonhado de ser policial civil, sei que isso poderá passar, mas só irá passar se Vossas Excelências tomarem providências.
Encarecidamente sugiro aos senhores delegados de polícia que possuem amizades com repórteres das redes Globo, Band e Record que pensem dez segundos antes de ligarem para comunicarem alguma ocorrência, que pensem dez segundos antes de cederem entrevistas, pois se assim os policiais agirem eles terão grande parte da grade jornalística esvaziada e o mair produto dessas emissoras , falando em jornalismo, são as notícias policiais, mas não podemos nesse momento sermos parceiros dessa categoria, pois a imprensa, injustamente precipitadamente, jogou na lama o nome de homens, pais de família, sinceramente, não se faz o que fizeram com esses policiais nem mesmo com bandidos. policiais civis de todo estado de São Paulo, ainda que você seja aquele que adora aparecer frente às câmeras, lembre-se a mesma imprensa que você aciona para cobrir alguma operação policial e aquela que joga a nossa polícia Civil na lata do lixo, vamos tentar reverter essa situação, vamos virar o jogo, não faço tal pedido pelo fato de serem dois delegados envolvidos na investigação desastrosa do mp , mas por todos os colegas que foram esculachados, o poder midiático foi tão grande que absurdamente até policiais civis, creio que policiais civis sem sangue policial na veia, sairam criticando e condenando os colegas, tenham certeza que nossos policiais não são santos, mas não são os monstros, amanhã a próxima vítima poderá ser você.
Não podemos nesse momento realizar qualquer mudança na estrutura do Denarc, não se pode fazer uma mudança às pressas, o Excelentíssimo Delegado Geral, melhor do que ninguém, sabe que não se consegue uma boa reestruturação em dez dias, e se atender a tal determinação, estará confirmando e assinando a vontade do m.p.Não é hora de vaidades, de política barata e frouxidão. Caríssimos delegados, lembrem-se Vossas Excelências sempre serão delegados de polícia, políticos possuem mandatos e daqui a pouco vão embora. Qual é a polícia que querem para os próximos anos???
Nesse momento dois grandes departamentos importantíssimos que possuem muitos contatos com a imprensa, a saber o DHPP e DEIC, devem orientar seus policiais a se distanciarem da imprensa, pois nós não somos obrigados a participarmos de telejornais, ou conversarmos com repórteres. Excelentíssimos delegados diretores Doutora Sato e Doutor Giudice peço encarecidamente que oriente seus delegados a tomarem uma postura que a longo prazo contribuirá com a instituição, não se trata de uma mordaça, mas se trata de uma ação conjunta de mantermos “distancia segura” das três emissoras que mais
tem nos prejudicado nos últimos meses. Como podemos colaborar com programa como o do apresentador Marcelo Rezende que critica duramente todas as policias, tece comentários pejorativos, não se preocupa com o efeito que causa diante da população que queiramos ou não pode a qualquer momento insurgirem-se contra nós. Digníssimo delegado diretor do DAP, assim como os policiais encontram dificuldade para estacionar suas viatura em frente a DGP, oriente seus policiais para que não permitam que essas emissoras coloquem carros sobre a calçada, ou em vagas exclusivas das nossas viaturas, se não há espaço para a imprensa estacionar seus veículos não é problema da Polícia Civil.
Amigos delegados que compõem o GEACRIM do DHPP, Delegacias do Deic, reflitam bem,antes de se dirigirem a um microfone, Vossas Excelências estarão sendo usadas, contribuindo para gerar lucros a emissoras que não respeitam uma instituição tão poderosa quanto a nossa. Amigos delegados seccionais, divisionários, titulares, adjuntos, assistentes lutem um pouquinho só pela nossa polícia, mas só um pouquinho, deixem de lado divergências pessoais, posição hierárquica, pois se não iniciarem uma luta agora, seus filhos, netos, que ingressaram ou ingressarão na polícia civil pagarão o preço de nossa covardia. caros delegados não se acovardem diante de promotores, só cumpram determinações legais, busquem conhecimento, estudem um pouquinho o que o mp pode ou não.Vamos juntos mudar essa hist´ria de coméia que virará um filme de terror.
CurtirCurtir
A ADPESP E O SINDPESP TÊM O DEVER DE REPRESENTAR, DE IMEDIATO, CONTRA OS PROMOTORES PÚBLICOS-SP, QUE ACUSARAM E PRENDERAM DE FORMA ARBITRÁRIA O DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL -SP, EXMO. DR CLEMETE. PRISÃO ESSA SEM FUNDAMENTOS EM PROVAS MATERIAS, FORTES , ROBUSTAS, CONTUNDENTES, INCONTROVERSAS E INDISCUTIVEIS, CONFORME DETERMINA LEIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS RATIFICADAS PELO ESTADO BRASILEIRO. PROMOTORES PÚBLICOS NÃO ESTÃO ACIMA DA LEI E NÃO DEVEM AGIR COMO OS MONARCAS ABSOLUTISTAS, SEM UMA RESPOSTA FORTE, CONCRETA E EFICAZ, INTIMIDATIVA E REPORESSIVA. VIOLARAM, EM TESE, DE FORMA CLARA E CRISTALINA, O DEVIDO PROCESSO LEGAL, O ARTIGO 5° DA C.F. DO BRASIL DE 1988, O PACTO INTERNACIONAL DOS DIREITOS CIVIS E POLÍTIC0S-ONU, A CONVENÇÃO AMERICANA SOBRE DIREITOS HUMANOS-OEA. O INCISO III, DO ARTIGO 1° DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL , DE 1988. A DECLARARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM, ARTIGO IX ” NINGUÉM SERÁ ARBITRARIAMENTE PRESO, DETIDO OU EXILADO” . COMO ASSOCIADA DAS CITADAS ENTIDADES DE CLASSE, EXIJO, DE IMEDIATO, NA FORMA DA LEI, A RESPOSTA LEGAL PARA REFERIDOS PROMOTORES DE JUSTIÇA. NO CASO PONTUAL, HOUVE, EM TESE, GRAVE VIOLAÇÃO A DIGNIDADE DO DELEGADO CLEMENTE, SENDO QUE O NÚCLEO, O TEOR, O OBJETO, E O FUNDAMENTO DOS DIREITOS HUMANOS É A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA.
CurtirCurtir
Vamos escalar este time.
Requisitos para ingresso na instituição.
Primeiro ser filho de seus próprios membros.
Segundo ser filho de juízes.
Terceiro ser filho de advogados influentes.
Quarto ser filho de empresário.
Ser criado com sucrilhos e leite ninho e muito, muito iogurte mesmo.
Agora vejam… se faz um concurso direcionado para quem nunca trabalhou de verdade na vida. Nunca trancaram o próprio dedo na porta. Soma-se ao fato de que todo mundo, família, amigos e namoradas dizem todo tempo que ele é o máximo, inclusive é o quarto poder da república. Acrescente aí aquele ego super-inflado pelos pais, pronto, está aí o que temos que enfrentar no fórum, nas ruas e em seus gabinetes para dar entrevista exclusivas.
Exceções sempre existem, mais são tão poucas e raras que quando misturada na mesma panela dificilmente se vê a diferença.
Quanto enganar o povo! Essa é a cara do povo mesmo, um dia, espero que em breve, as máscaras vão cair e ele vai ver o que se esconde debaixo destes panos de bom moço!!!
CurtirCurtir
CurtirCurtir