Fico imaginando a cena:
em um procedimento, sem forma nem figura e muito menos controle judicial, a que o MP denomina PIC, prisões e buscas e apreensões são requeridas e prontamente deferidas. Então, os respectivos mandados judiciais são expedidos e, pasmem, entregues aos promotores de Justiça do GAECO “para cumprimento”. E estes, na liderança, à frente de policiais de uma Corregedoria da Polícia Civil subestimada e subserviente, adentram à sede do DENARC – sem qualquer ciência prévia de seu diretor, um dos mais competentes, destacados e honrados delegados de Polícia de SP, Dr. Marco Antonio de Paula Santos – e passam a fazer as “prisões” e as “buscas e apreensões”, enquanto os policiais da Corregedoria – que equivocadamente acham que os promotores tudo podem – a tudo assistem calados.
As prisões e as buscas e apreensão são atos de rotina, meros cumprimentos de ordens judicias, e, portanto, tenham ou não como alvos pessoas comuns ou policiais, ou quaisquer outros, não devem causar surpresas.
A surpresa fica para o “poder” que o MP tem, e para o “poder” que ele acha, e todos acham, que ele tem. De um para o outro existe uma grande diferença e se focinheiras não forem colocadas logo, o que “pensam que é” passará a “ser o que é”….
Fico imaginando a cena…( delegado corregedor bundão ao volante da viatura levando promotor pimpão a sua direita – Flit ) 33
Enviado em 16/07/2013 as 17:23 – RONALDO TOVANI
PASMEM, NÃO DÁ PARA ACREDITAR UMA COISA DESTA, ONDE OS DELEGADOS DE POLÍCIA JUDICIÁRIA, COM FUNÇÃO JURÍDICA, ONDE DEVE SER DADO TRATAMENTO, RESPECTIVAMENTE DOS JUÍZES E PROMOTORES, CONFORME LEI, Nº 12.830/13, ADMITIR QUE UM SEU IGUAL, PROMOTOR PÚBLICO, INGRESSA, ONDE EXERCE UMA CHEFIA, DOS POLICIAIS CIVIS, FAÇA PRISÃO, QUE ESTA TINHA QUE SER ORDENADA PELO CHEFE, TENDO EM MÃOS O RESPECTIVO MANDADO DE PRISÃO, DÁ ENTENDER, QUE OS SENHORES PROMOTORES, NÃO QUEREM SER SUPERIOR A TODOS, ENTÃO DÁ A ENTENDER, SÃO MESMO SUPERIOR A TODOS. ANALISE E DI
GA? PEDRO BAIANO, DE CÍCERO DANTAS – BA. – MONGAGUÁ – SP
CurtirCurtir
Enquanto estiver a direita , tudo bem, prefiro imaginar como será quando tiver que leva-los no banco detrás
CurtirCurtir
Suely,
Em viaturas policiais, ao lado do motorista senta quem possui maior autoridade.
CurtirCurtir
Delegados não são iguais a promotores mesmo. Talvez isso mude se um dia aqueles ganharem subsídios próximos destes. Afinal, em qualquer lugar, o status financeiro de uma pessoa ou cargo sempre falou mais alto.
CurtirCurtir
Boa Noite!
Senhoras e Senhores.
Queres ler sobre uma cena inusitada.
– Certa vez dois Policiais Civis em exercício regular de direito, encontrava-se com a sua já sucateada viatura policial, um velho, porém magnifico Voyage com a respectiva cor convencional, literalmente quebrada bem ao lado da Igreja do Pastor David Miranda, bem no meio do famoso Braizão.
Diante daquela cena de sofrimento, três obreiras da respectiva Igreja, impressionadas com a situação de desespero, se aproximaram e começaram a rezar bem ao lado da viatura. Os Policiais se entreolharam e começaram a estranhar tal atitude, pois naquele fatídico momento estavam sim necessitando urgentemente era mesmo da ajuda de um mecânico.
Eis como a vida se apresenta. Tão logo as orações começam a acontecer, inadvertidamente a viatura treme e treme e, começa a dar sinais de vida e a funcionar, deixando boquiabertos os dois Policiais.
Neste exato momento as obreiras bem como alguns expectadores, começam a gritar. Aleluia! Aleluia! Aleluia!…
Foram ali meus caros que realmente perceberam que milagres realmente acontecem.
Caronte.
CurtirCurtir
fiquei sabendo um ….bla..bla… capez o novo secretario
CurtirCurtir
ronaldo tovani: tudo p não fazer, se é q vc me entende.
pedro macedo: tua lei é inconstitucional e será fulminada no stf. só aguardar.
abs!
CurtirCurtir
O MP mandando nas diligencias do corro, quem diria que eu com 25 Anos de policia, iria presenciar, esta aberração, quem dirá o que vem pela frente, a carreira de delegado de policia que administra a instituição policia civil, acabou mesmo, acho que esta na hora de reformularem as carreiras, e transforma-lãs em oficeboys do MP.
Sou a favor do fim da carreira de delegado de policia, ja que estes não mandam em mais nada, apenas nos inquéritos e no restopol.
CurtirCurtir
tudo p não vazar
CurtirCurtir
Esse post foi muito cômico.
CurtirCurtir
“Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:
“VII – exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar mencionada no artigo anterior;”
Regulamentando o art. 129 da CF/88 foram editadas a Lei Complementar n.º 75, de 25/05/93, e Lei n.º 8625, de 12/06/93, onde podem ser encontrados vários dispositivos que tratam, direta ou indiretamente, do controle externo, pelo órgão ministerial, das atividades policiais. Senão, vejamos:
A LC n.º 75/93, nos arts. 9º e 10, dispõe que:
“Art. 9º. O Ministério Público da União exercerá o controle externo da atividade policial por meio de medidas judiciais e extrajudiciais, podendo:
“I – ter livre ingresso em estabelecimentos policiais ou prisionais;
“II – ter acesso a quaisquer documentos relativos à atividade-fim policial;
“III – representar à autoridade competente pela adoção de providências para sanar a omissão indevida, ou para prevenir ou corrigir ilegalidade ou abuso de poder;
“IV – requisitar à autoridade competente a instauração de inquérito policial sobre a omissão ou fato ilícito ocorrido no exercício da atividade policial;
“V- promover a ação penal por abuso de poder.
É de se salientar que as regras referentes ao Ministério Público da União são aplicáveis, subsidiariamente, aos Ministérios Públicos dos Estados, consoante regra do art. 80 da Lei n.º 8625/93, mas, como afirmaremos, há dependência, para vigorar o controle externo no Rio Grande do Sul, de que seja editada lei complementar estadual, disciplinando-o.
Informações extraídas do site: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CC4QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.mp.pe.gov.br%2Fuploads%2FhhIUhG8JwhaKtX61hZnGRg%2FfY9s2rTv0TD4Rd6HeJM3LA%2FO_Controle_Externo_das_Atividades_Policiais_pelo_Ministrio_.doc&ei=hsvlUYrWFcS7rgGbroGQDQ&usg=AFQjCNGIakCOGcwiRCdqMdIqDf_vKGn4Zg&sig2=Aa2vu44wfsCFOAisSTXrXQ&bvm=bv.49405654,d.aWM
CurtirCurtir
Não quero entrar no mérito, no se é justo ou não é justo, no se é bom ou não é bom, mas lei é lei.
CurtirCurtir
Chamou a Corregedoria para dar legitimidade ao ato, pior se viesse junto com a PM.
CurtirCurtir
O pai que reprime o filho injustamente, será sempre indagado por ele. O pai que tem certeza das suas atitudes não vacila, pois sabe que não terá argumentos contrários, aniquilando qualquer possibilidade de reação.
CurtirCurtir
PIOR SERÁ O DIA EM QUE O M.P. SEQUER CONVIDAR A CORREGEDORIA PARA TAIS OPERAÇÕES, E NO LUGAR DISSO CONVOCAR A PM, NÃO ACREDITAM???? TOMARÁ QUE SEJA SÓ O EFEITO DO “UISCÃO” QUE TOMEI A TARDE
CurtirCurtir
Senhores flitadores,
Acena descrita no POST, demonstra, o quanto OS DELEGADOS DE POLÍCA SÃO SUBALTERNOS AOS PROMOTORES DE JUSTIÇA, e esclareço, NA CASERNA, O LADO ESQUERDO OCUPADO POR UM AGENTE É CONSIDERADO COMO O MAIS ANTIGO E COMO SUPERIOR, ISTO NUMA FORMATURA MILITAR……………………….AGORA NUMA VIATURA POLICIAL…………O MOTORISTA LÁ NA CASERMA É MOTORISTA…………….AQUI NA POLÍCIA CIVIL É AGENTE POLICIAL……………………AGORA DELEGADO DE POLÍCIA COM O MOTORISTA……….HUMMMMMMMMMMMMMMM, TIREM SUA CONCLUSÕES………………….A MINHA EU JÁ TIREI…………………………OU SEJA, QUANDO EU DIRIJO ESTOU NA CONDIÇAO DE SUBALTERNO, NA CASERNA, NA VIDA POLICIAL TAMBEM COMO SUBALTERNO, AFINAL, AGENTE POLICIAL É MOTORISTA E QUANDO DELEGADO ASSUME ESSA CONDIÇÃO, TAMBÉM ASSUME A CONDIÇÃO DE SUBALTERNO………….PRECISO DESENHAR……………RS..RS…RS..
INTEEEEEEEEEE FLITADORES
CurtirCurtir
Pingback: SUSCETÍVEL FEBRIL
Pingback: SUSCETÍVEL FEBRIL
(…) afinal, a Corregedoria é subordinada diretamente ao SSP (também MP), logo, (…)
CurtirCurtir
Sera que nao tem como competencia na policia para mandar para cima o que o mp tiver de errado, ou cargos estão loteados pelos promotores, antes eram politicos, agora e o mp.
CurtirCurtir
Seg, 15/07/13 – 19h37
Sete policiais civis já foram detidos em operação da Corregedoria
Promotor afirma que medidas foram necessárias para a continuidade do trabalho do Ministério Público e da Corregedoria
O delegado-geral da Polícia Civil, Mauricio Blazeck, e o promotor do Ministério Público de Campinas, Amauri Silveira Filho, comentaram nesta segunda, 15, durante entrevista coletiva na Secretaria de Segurança Pública, a ação conjunta entre o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o MP e a Corregedoria da Polícia Civil, que resultou na expedição de 13 mandados de prisão, busca e apreensão contra policiais civis.
– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
Até o momento, 7 policiais civis já foram detidos. Eles são suspeitos de diversos crimes, entre eles: formação de quadrilha, corrupção, roubo, tortura e extorsão mediante sequestro. Segundo Amauri Silveira Filho, promotor do MP de Campinas, as medidas “não importam na condenação e acusação formal de nenhum dos policiais, objeto das dirigentes”.
“Essas medidas foram necessárias para a continuidade do trabalho do Ministério Público e da Corregedoria e vão permitir que o trabalho prossiga de uma forma mais tranquila e serena, com a garantia da integridade de todas as pessoas envolvidas no trabalho”, afirmou o promotor.
O delegado-geral da Polícia Civil, Mauricio Blazeck, revelou que uma segunda etapa da investigação foi iniciada ainda nesta segunda-feira, cumprindo outras ordens judiciais e fez questão de reafirmar a posição da Polícia Civil.
“A instituição da Polícia Civil reafirma que não compactua com qualquer desvio de conduta de seus policiais. A ação conjunta com o MP é o exemplo do nosso compromisso, que continuará com seu trabalho, conjunto necessário, ou também através das nossas próprias investigações, com relação aos elementos, pertencentes ao quadro da Policia Civil do Estado de São Paulo”, disse.
Do Portal do Governo do Estado
CurtirCurtir
O Governador ignora a Polícia
15 de julho de 2013 Notícias
Apesar de vários ofícios encaminhados, mobilizações e esforços de alguns políticos para o Governador nos receber, o mesmo mostra-se surdo e mudo a nós da Segurança.
Como estamos em Assembleia Geral Extraordinária Permanente, a partir de hoje – 15/07/2013, TODOS ESTÃO CONVOCADOS, para terça-feira – 23/07/2013 às 14:00 horas, no Parque do Povo, região do Jóquei Clube – Cidade Jardim, a comparecerem em grande número neste local. Que cada um traga mais dois colegas para fazermos uma enorme manifestação.
A contagem regressiva continua até o prazo – 31/07/2013, conforme Ofício e chamada em nosso site.
Presidente Rebouças
CurtirCurtir
Já dizia o falecido,e por mim agora exumado Dr.Sérgio Fleury… “QUEM PODE MANDA,QUEM NÃO OBEDECE,CEDO OU TARDE VAI A JUÍZO”.
Outra do mesmo autor que se enquadram perfeitamente nos dias atuais “PAPEL ACEITA TUDO,ATÉ M*r*d* QUANDO VAMOS AO BANHEIRO “.
CurtirCurtir
A lei 12.830/13 não será revogada. Ela é perfeitamente constitucional!
CurtirCurtir
ALGO QUE NOTEI HÁ ALGUNS DIAS: OS PROMOTORES AO DAREM ENTREVISTAS, ESTÃO FAZENDO QUESTÃO DE FALAR: – O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTÁ INVESTIGANDO TAL FATO.
ESTÁ NA HORA DOS DELEGADOS ACORDAREM.
CurtirCurtir
Escutas revelam PMs envolvidos com PCC
Do Jornal da Band
pauta@band.com.br
Terça-feira, 16 de julho de 2013 – 19h53 Última atualização, 16/07/2013 – 21h24
O Ministério Público descobriu, em uma nova investigação, o envolvimento de policiais militares com o crime organizado em São Paulo. Escutas telefônicas mostram que em vez de defender a população, alguns homens da corporação cobram propina para proteger traficantes da facção PCC.
A Band teve acesso às escutas com exclusividade.
No início da gestão do Secretário de Segurança Pública de São Paulo Antônio Ferreira Pinto, em 2009, foi tomada uma decisão: centralizar as apurações sobre o PCC na Polícia Militar. Mas as polícias Federal e Civil continuaram investigando o tráfico. E em escutas telefônicas autorizadas pela Justiça descobriram que policiais militares combinavam com os criminosos o recebimento de propina para proteger pontos de venda de drogas.
Escutas revelam a contabilidade do PCC em SP
PCC: líderes ganham direito a semiaberto
PCC: documentos levam polícia a líderes
Fundação Casa investiga denúncia da Band
Menores da Fundação Casa fazem reza do PCC
Em uma das gravações, o traficante se revolta porque apesar de pagar a propina tem problema com a PM.
Muitos dos policiais suspeitos de envolvimento com o PCC ainda trabalham normalmente. As provas contra eles se transformaram em relatórios de inteligência, arquivados com o aval da cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Estado.
Com a certeza da impunidade, aos agentes da Polícia Militar passaram a extorquir e executar traficantes. A facção revidou com uma guerra que matou mais de cem PMs no ano passado – a maioria sem envolvimento com o crime organizado.
O governo paulista disse que acompanhava os passos do PCC através de centrais de grampos instaladas dentro de quartéis da PM controladas por um coronel da reserva e um promotor de Justiça.
A principal estação de grampo estava direcionada para a penitenciária de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, onde está a cúpula do PCC. Porém, ela não registrou negociações entre os chefes da facção dentro do presídio considerado de segurança máxima.
Procurada pela Band, a Secretaria de Segurança respondeu com uma nota em que diz não tolerar desvios de conduta e que vai apurar qualquer irregularidade envolvendo policiais.
CurtirCurtir
LAMENTO LER COMENTÁRIOS DE “POLICIAIS” DE REPUTAÇÃO ILIBADA CONDENANDO SUMARIAMENTE COLEGAS DE TRABALHO SEM A CHANCE DE AMPLA DEFESA, POUCOS SÃO AQUELES QUE CONHECEM A FÚRIA DO ESTADO CONTRA OS SEUS. Dr.CONDE SOFREU CONDENAÇÃO PRÉVIA E CERCEAMENTO DE DEFESA EM UM JULGAMENTO POLITICOOO.! AGORA, COM TOTAL CONHECIMENTO DE UM DOS PRESOS, QUE COMIGO ESTEVE POR ANOS NA DIVISÃO ANTI-SEQUESTRO, JOVEM FERRENHO, CONTRA O CRIME É LUTADOR NATO, REALMENTE UM VERDADEIRO REPRESENTANTE DO NOSSO BRASÃO. AOS AMIGOS QUE NÃO SABEM E JULGAM PELA INFORMAÇÃO QUE A IMPRENSA QUALIFICA COMO RELEVANTE, ESTE AGENTE POLICIAL FOI DETIDO EM CASA NO MOMENTO QUE SE ARRUMAVA PARA IR AO BICO, ESTE FOI ENVOLVIDO EM UM FATO QUE COM A LEITURA PERVERSA E CONDENATÓRIA AO POLICIAL CIVIL SE VIU CULPA. ESTE QUE ERA CHAMADO A CORREGEDORIA PARA ESCLARECER PORQUE SEU NOME ESTAVA INCLUSO NOS SISTEMAS DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO, HOJE SOFRE ACUSAÇÃO DE SEQUESTRO: CRIME QUE SEMPRE COMBATEU AS DEZENASS
EXTORSÃO: DO QUAL SEMPRE SOFREU AO TER QUE COMPRAR MUNIÇÃO E PAPEL PARA IMPRESSORA.
CORRUPÇÃO: POR TER SE DEDICADO A INSTITUIÇÃO E TRABALHAR FORA DO EXPEDIENTE POLICIAL, PORUQE POLICIAL 24HRS SEMPRE FOI.
AMIGOS ESPERO QUE NENHUM DE VOCÊS TENHAM A DIGNA CASA INVADIDA E LHE GRITEM O NOME DE LADRAO ENQUANTO TU NADA TENS EM SUA GELADEIRA E SE APRONTA AO SERVIÇO HONESTO EXCEPIENTE.
GLÓRIA A JUSTIÇA E A DEUS, O QUAL EMPRESTA SEUS OLHOS A ESTA.
CurtirCurtir
Nos meus 33 anos de exercício profissional, quer inicialmente como advogado, quer em seguida como promotor de Justiça durante quase 4 anos, quer como juiz de Direito durante 13 anos e agora novamente como advogado, tive muitas alegrias e uma delas foi ver a execução, salvo engano, de um mandado judicial de busca e apreensão na casa de Gil Rugai (acusado de ter matado o pai e a madrasta a tiros). Pois bem. A Polícia Civil chegou em peso, acompanhada (na verdade, comandada, por uma promotora de Justiça). O advogado de Gil Rugai, Dr. Fernando Castelo Branco (filho do Dr. Tales Castelo Branco), “peitou” a promotora e disse: aqui a sra. não entra; o mandado deve ser cumprido pela Polícia Civil. E a promotora, frente a alguém que não se acovardou, teve que ficar na rua, enquanto a Polícia Civil realizava o seu trabalho. A Constituição e as Leis dão ao MP, sim, o direito de “requerer” (e por vezes “requisitar”) diligências, e até o direito de “acompanhar” sua execução, mas não “comandar” sua execução, nem “palpitar” durante a execução. MAS OS DELEGADOS DE POLÍCIA SABEM DISSO?…,
CurtirCurtir
Vamos aos CONCURSOS meus colegas!!!!
Cargo de ESCREVENTE TÉCNICO JUDICIÁRIO no Fórum. Isso mesmo correndo sérios riscos atrás daquelas montanhas de papéis… inclusive o de ser MORTO pela queda de uma delas….
SALÁRIO INICIAL de nível médio: R$4.191
Terão mais 10% de reajuste e
ADICIONAL DE NÍVEL SUPERIOR!!!!!!!!!!!!!!!
Este é o Estado de São Paulo minha gente! Paga-se bem aos que trabalham com muito “RISCO” e melhor ainda para os POLICIAIS CIVIS!!!!
CurtirCurtir
TRABALHO COM delegado de policia, LA NA FUNDÃO, QUANDO DAS INFORMAÇÃOES DE PRAXE (DIPO, MP, DEFENSORIA, ETC), SÓ FALTAM POR FLORZINHA E PERFUME NO OFICIO DO MP, COM MEDO DO DITO CUJO……..CHAMAM DE EXCELÊNCIA, PRA CIMA…..
CADA UM DA O QUE TEM, E delegados de policia, MORREM DE MEDO DO MP.
COMO VOCES ACHAM QUE O MP VAI CONTINUAR TRATANDO delegados de policia??? COMO SUBALTERNOS……
É FATO………
CurtirCurtir
O delegado se sentiu como um oficial de prmotoria, logo podera pedir isonomia salarial.
CurtirCurtir
Flit,
Nem sempre, nem sempre.
Nos departamentos ( em carros não caracterizados) os bambans vão no banco de trás .
Mas neste caso o Sr. tem razão.
CurtirCurtir
Já o vocábulo “DETRÀS” se classifica como um advérbio, fazendo referência a “lugar onde”, representando o sinônimo de “atrás”. Constatemos, pois, alguns exemplos:
O garoto se escondeu DETRÀS da porta. (onde o garoto se escondeu?)
As crianças devem viajar no banco detrás. (onde as crianças devem viajar?)
A expressão “DE TRÁS” representa uma locução adverbial designativa de lugar e/ou espaço, a qual faz referência à “de onde”, com verbos expressando sempre movimento. Perceba os exemplos:
O objeto foi retirado de trás do armário. (de onde o objeto foi retirado?)
CurtirCurtir