Protestos contra o aumento da passagem de ônibus em São Paulo – Profissionais de imprensa são vítimas de ataques da PM 62

Repórter é baleada no olho com bala de borracha durante protesto em São Paulo

Giuliana Vallone diz que estava em um estacionamento na rua Augusta quando uma viatura da Rota se aproximou em baixa velocidade e um PM que estava no banco de trás atirou

Agência Estado | 13/06/2013 21:32:59

Agência Estado

Uma repórter do jornal Folha de S. Paulo foi baleada no olho com uma bala de borracha na noite desta quinta-feira durante protesto contra o aumento da tarifa de ônibus em São Paulo. Segundo Giuliana Vallone, da TV Folha, ela estava em um estacionamento na rua Augusta quando uma viatura da Rota se aproximou em baixa velocidade e um PM que estava no banco de trás atirou contra ela. Internada no Hospital Sírio-Libanês, ela não corre risco de perder a visão.

 Manifestantes ocupam as ruas no 4º dia de protestos contra o aumento da passagem de ônibus em São Paulo.
Foto: Renan Tuffi/iG São Paulo

Repórteres do Estado de S. Paulo também presenciaram ações questionáveis da Rota. Dois deles foram alvos de uma ação semelhante, na qual uma viatura se aproximou e disparou bombas de gás lacrimogêneo tentando acertá-los. Não havia conflito e nenhuma concentração de manifestantes na ocasião.

A Secretário de Segurança Pública de SP, Fernando Grella, afirmou em nota que determinou que a Corregedoria da Polícia Militar apure episódios envolvendo fotógrafos e cinegrafistas durante a manifestação

Um Comentário

  1. Circunstâncias do ofício.
    Quem sai na chuva está propenso a se molhar.
    Amplo destaque para situações onde o profissional de comunicação é lesionado é corporativismo da imprensa.
    Repórteres, jornalistas e cinegrafistas que reivindiquem aos meios de comunicação que os empregam, o pagamento de adicional de periculosidade e, parem de reclamar.

    Curtir

  2. a meganha se superou desta vez, ela q começou com a pancadaria e bem nos repórteres
    agora quero ver o q vão dizer

    Curtir

  3. Avatar de VERGONHA DA FALTA DE PREPARO, E PIOR POR PARTE DE QUEM É EXPLORADO E HUMILHADO POR ESSE DESGOVERNO VERGONHA DA FALTA DE PREPARO, E PIOR POR PARTE DE QUEM É EXPLORADO E HUMILHADO POR ESSE DESGOVERNO disse:

    de todas mobilizações que participei , e na primeira dela eu fui porque não queria acreditar que PMs quem instigavam todos os conflitos ,por meio do psicológico,mas daí quando tive a infelicidade de não só ver ,mas sofre agressões ,ameaças e com arma apontada na cara.

    Não existe de fato baderna ,os comandantes colocam depois de um tempo a tropa de choque para forçar o termino dos movimentos e ou para impedir que cheguem perto dos órgãos públicos,e usam da pressão psicológica batendo nos escudos ,com as armas apontadas e gritando frases de ataques e ,ficam instigando os manifestantes e os empurrando .

    VERGONHOSO ,E EU SÓ OUVIA SEREM CHAMADOS DE CACHORROS DO GOVERNO.

    Não sei como podem ,são usados,são lesados a mais de 17 anos,e o pior é que se vê os PMs agindo com GOSTO,COMPRAZER E NÃO APENAS CUMPRINDO ORDENS.

    ELES SERVIDORES TEM O SALÁRIO QUE MERECEM ,O COMANDO E O GOVERNO QUE CABEM A ELES,DESUMANOS IDEM!

    Curtir

  4. Avatar de VERGONHA DA FALTA DE PREPARO, E PIOR POR PARTE DE QUEM É EXPLORADO E HUMILHADO POR ESSE DESGOVERNO VERGONHA DA FALTA DE PREPARO, E PIOR POR PARTE DE QUEM É EXPLORADO E HUMILHADO POR ESSE DESGOVERNO disse:

    SE SUJEITAM A LIMPAR A SUJEIRA DESSE DESGOVERNO QUE DARÁ APENAS 26% DE AUMENTO DIVIDIDO EM 2 PARCELAS .

    LAMENTÁVEL,QUEM TÁ SE FODENDO NÃO É SÓ O POVO NÃO ,MAIS AINDA OS SERVIDORES DA ÁREA DA INSEGURANÇA ,QUE ALÉM DE GANHAREM UMA ESMOLA,AINDA SÃO PAUS MANDADOS ,COVARDES E OMISSO,POIS ACEITAM COIBIR OS MOVIMENTOS DA MASSA A QUE VIRAREM HOMENS E SAÍREM EM DEFESA DE SUES DIREITOS.

    PORQUE TODOS ESTÃO NO MESMO BARCO AFUNDADO .

    Curtir

  5. Sera q a reporter vai dar entevista pro datena?ou para o rezende? E o grella? Cade??? Cada um protegendo seu….

    Curtir

  6. Não é a favor de um ou contra o outro mas sim contra o GOVERNO QUE VEM SUGANDO OS SERVIDORES PÚBLICOS,o fato e que não apenas acataram ordens ,foram alem ,estão limpando toda a sujeira desse governo podre tucano,que está enxovalhando a corporação,jogando na lama cada vez mais ,e ´pior levando todos para o fundo do ´poço ,os bons também.

    Curtir

  7. Pingback: Datena tenta manipular telespectador sobre protestos e se dá mal | SCOMBROS

  8. O “encima do muro” do Dapena, atendendo intere$$e$ pessoais, tentou no início de seu programa de ontem dar uma outra “roupagem” ao legítimo movimento popular por esse roubo ao povo paulista, que é esse aumento abusivo da tarifa de onibus. O serviço de transporte público em São Paulo é uma “MERDA” e custa A METADE DO SALARIO MÍNIMO recebido pelo trabalhador por mês. Vai pra puta que o pariu o governo. Vamos para as ruas tantas quantas forem as vezes necessárias para reverter esse assalto. O mundo tem que conhecer a verdadeira situação do lugar onde acontecerão os grandes eventos esportivo mundiais em 2014 e 2016. Não tem a menor infraestrutura em transporte urbano nem para atender a população que vive aquí. Pergunta pra esses governantes malditos se o aumento salarial dos trabalhadores acompanhou o percentual de reajuste das tarifas de transporte (onibus e metrô). APolícia Militar, infelizmente, não respeita nem a imprensa livre que fazia cobertura do protesto em defesa do trabalhador brasileiro, contra esse roubo praticado pelo governo paulista e paulistano em prejuízo do trabalhador assalariado deste Estado. A Luta Continua.

    Curtir

  9. Peço aos colegas conforme resolução, registrem tudo, tudo mesmo. Aqueles sete contra um; quebra de vidro da viatura; 30 presos na concentração, antes da manifestação e etc.

    Aos ventrículos dos governo amanhã acabou o começo do mês e Homem tem que ter palavra, exijo resposta, se fosse falas de um bosta qualquer eu não estaria cobrando, mas como é que alguém oficial do estado devia pelo menos se retratar. Mas o que esperar deste estado do falso moralismo e do poder pela força.

    Curtir

  10. Só a policia é despreparada, claro que não, moro na Paulista e vivenciei toda a selvageria dos manifestantes, quebram tudo e são os bonzinhos? Claro que não, sou totalmente a favor de manifestação mas sem quebra, quebra pois somos nós que pagamamos pelos prejuízos causados, veja não estou generalizando mas alguns manifestantes são violentíssimos, na segunda-feira já estão marcando novas manifestações para que?
    O próprio prefeito já divulgou que não será revisto o valor da tarifa pois está defasada, também acho absurdo o valor cobrado por um serviços precario, mas a solução é quebra quebra todos os dias?
    Trabalhamos o dia todo, e no final do seu expediente não temos direito de ir e vir para nossas residências.
    Há exagero por parte dos dois lados,portanto já está na hora de botar um basta nesta situação, antes de aconteçam tragédias de ambos os lados.
    assinado: Vera lúcia SCHINCÁGLIA

    Curtir

  11. GENTE !, NÃO VOU ENSINAR O PAI NOSSO AO VIGÁRIO, MAS S.M.J., ESSA P.M., ESTÁ DE BRINCADEIRA, POIS COMO É QUE PODE ELES DEIXARAM OS BADERNEIROS SE AGLOMERAREM , A SEGUIR NÃO TEREM O CONTROLE. POIS ENTENDO QUE, FORMOU-SE UM “GRUPINHO” ACIMA DE DEZ, INCONTINENTE DEVERÃO SER DEBANDADOS. DÚVIDO QUE ELES SE UNIRÃO E PASSEM A EFETUAR O QUEBRA-QUEBRA GENERALIZADO. ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  12. É Geraldo Alckimim , não adianta só fazer estradas e viadutos e ficar inaugurando maquetes , tem que pagar salario justo ao funcionário publico …… larga de ser COVARDE e OMISSO !!

    Curtir

  13. REFLITAM SOBRE A SITUAÇÃO E ESCOLHAM QUAL O IMPACTO DISSO TUDO:

    ( ) A) AS AÇÕES DOS POLICIAIS DENIGREM MAIS AINDA A IMAGEM DA PM PERANTE A SOCIEDADE.

    ( ) B) AS AÇÕES DOS POLICIAIS DENIGREM A IMAGEM DA POLÍCIA PAULISTA COMO UM TODO, JÁ QUE BOA PARTE DO POVÃO NÃO SABE DIFERENCIAR AS INSTITUIÇÕES POLICIA MILITAR E POLÍCIA CIVIL E ATOS COMO ESSE CONTRIBUEM PARA A FALTA DE APOIO POPULAR EM UM MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO POR PARTE DA POLÍCIA CIVIL, ALÉM DE FALTA DE COBERTURA OU COBERTURA TENDENCIOSA DA MÍDIA.

    ( ) C) AS AÇÕES DOS POLICIAIS SIMPLESMENTE PROVOCAM UM DESGASTE DOS GOVERNOS MUNICIPAL E ESTADUAL DE SÃO PAULO E REVELAM O DESPREPARO DA POLÍCIA MILITAR E DOS GOVERNANTES.

    ( ) D) TODAS AS ALTERNATIVAS ANTERIORES.

    ( ) E) NENHUMA DAS ALTERNATIVAS.

    Curtir

  14. CORRA QUE A “PULÍÇA” VEM AÍ!

    MAS NÃO ADIANTE CORRER PARA A “PULÍÇA CIVIRA” QUE ESSA TAMBÉM NÃO TÁ NEM AÍ!

    Curtir

  15. CONCLUSÃO: OS POLICIAIS CIVIS (QUE VIVEM DO SALÁRIO) ESTÃO: MAL PAGOS; DESMOTIVADOS; ENDIVIDADOS; LUDIBRIADOS PELO GOVERNO; EM PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO POIS ESTÃO TRABALHANDO COM CARGA HORÁRIA EXCESSIVA E MUITAS VEZES EM SOBREAVISO CONTÍNUO; COM VOLUME DE SERVIÇO INCOMPATÍVEL DEVIDO À FALTA DE RECURSOS HUMANOS, O QUE NÃO DÁ MÍNIMAS CONDIÇÕES DE REALIZAR O TRABALHO DE POLÍCIA JUDICIÁRIA; ASSEDIADOS MORALMENTE POR SUPERIORES; DESMOTIVADOS (2) PELA LEGISLAÇÃO PENAL INEFICAZ E SENSAÇÃO DE QUE O TRABALHO REALIZADO É PRATICAMENTE INÓCUO; E AINDA POR CIMA POR VÁRIAS RAZÕES TEMOS DIFICULDADES EM MOBILIZAR A MAIORIA EM PROL DE REIVINDICAÇÕES POR MELHORIAS, POIS BOA PARTE DOS “COLEGAS” ESTÁ POUCO SE LIXANDO SE VAI TER 100, 200, 300, 500 OU 1000 CONTOS DE AUMENTO, OU MESMO SE NÃO VAI TER AUMENTO NENHUM, POIS NÃO VIVEM DOS SALÁRIOS, ALÉM DO QUE, A PRINCIPAL ASSOCIAÇÃO DA CARREIRA DIRIGENTE SE PORTA DE FORMA EGOÍSTICA E MESMO QUE FOSSE DIFERENTE, NESSE ATUAL MOMENTO NÃO TEREMOS NENHUM RESPALDO OU APOIO DA SOCIEDADE E/OU DA MÍDIA, E AINDA É FATO QUE QUALQUER MOVIMENTO, MANIFESTAÇÃO OU MESMO UMA EVENTUAL E UTÓPICA GREVE, SERIA OFUSCADA PELO QUE ESTÁ ACONTECENDO NO ESTADO, OU SEJA, ESTAMOS A DERIVA, SEM PERSPECTIVA, ESSA É A TRISTE REALIDADE, ENFIM, O DESÂNIMO É TOTAL.

    Curtir

  16. Se porte de vinagre for crime me avisem. Vou falar para minha mãe não colocar mais esta substância perigosa na salada afinal não quero morrer…

    Curtir

  17. Disseram que o vinagre seria usado para fabricação de bombas…, deixa o Talebã saber disso, eles passarão a fazer saladas bomba, ao invés de carros bomba!
    Abraços a todos!

    Curtir

  18. NÃO vejo credibilidade nesse movimento, denominado MPL, justamente porque NÃO é ordeiro e nem organizado, senão, apenas em prol da banalidade, da violência arbitrária, vandalismo e depredação do patrimônio público e alheio.

    Sou favorável à qualquer movimento social, desde que, PACÍFICO, dentro da ordem e legalidade. Esse movimento denominado MPL não têm idoneidade e nem credibilidade. O “coitado” do trabalhor que necessita do transporte público, acorda cedo para ir trabalhar e chega em casa tarde da noite, este, NÃO vai se arregimentar nesses movimentos, NÃO participa dessas manifestações. Aliás, pergunta-se, quem verdadeiramente está em conluio e por de trás de toda essa desordem???. Foi possível ver várias bandeiras de partidos de extrema-esquerda entre os arroaçeiros desse movimento, que ora se diz “apolítico”, movimento que se diz – sem vinculação política, partidária.

    NÃO estão querendo discutir, de verdade, uma causa “justa”, ainda que o ideal do protesto social fosse justo, já perdeu qualquer valor, perante TODA a sociedade que NÃO coaduna com essas manifestações.

    Polícia vs. Jornalistas: nesse “front” de batalhas, no meio de “tumultos”, lógico que ocorrem excessos (mas de ambos os lados), se houve excessos, exageros, NÃO há como diferenciar infelizmente e isolar as atitudes, quer sejam dos policiais, manifestantes ou jornalistas.

    Quem se empreende no meio desses movimentos, em momento de CRISE, está sujeito a isso mesmo. Ainda que qualquer Jornalista se sinta prejudicado, faz parte dos “ossos do ofício”, ou por ventura não houveram policiais ofendidos e agredidos também?. Na muvuca instalada pela desordem, sobra para todos…, ninguém é santo.

    Como não existe Direito absoluto, nem a mais pura Liberdade é absoluta. Nossa Constituição Federal prevê que todos são iguais em Direitos e DEVERES…., mas atualmente, as “pessoas se esquecem” dos seu DEVERES (só lembram que têm direitos).

    Confundem Liberdade com Libertinagem…
    A desordem não pode ser instalada, porque senão vira o caos absurdo.
    Quanto à Polícia Militar, cumpriu o seu papel que é restabelecer a Ordem Pública….

    Isto, SIM, é exercer a democracia.

    Curtir

  19. Caros profissionais da imprensa vocês pensam que são deuses, estão acima de tudo e todos, uma das raças mais hipócritas na face da terra, pregam discurso de manutenção da livre imprensa , do direito a informação, quando o único interesse é vender jornal, espaço publicitário em canais de televisão. Cursaram jornalismo onde? Nas faculdades Tabajara!!! Saibam que antes de mais nada isso aqui é Brasil, terceiro mundão ,apesar de muitos, acreditarem que melhoramos, nossos políticos não prestam, nossos professores não prestam, nossa população não presta e vocês querem uma polícia que presta???? Pensam o que? Que a polícia tem em seus quadros homens com sangue de barata, uma hora a “rosca espana”, o policial tá tomando pedrada, bexigada com tinta na cara, é obvio que o sangue esquenta , não adianta vir com esse discurso de preparo, com todo respeito aos flitadores, PREPARO DE C.. É ROLA. Senhores repórteres se não querem tomar “borrachada”, gás pimenta na cara e bala de borracha no olho, tão fazendo o que no meio da multidão que está arrumando baderna?????????????????????????????????
    A mocinha foi ferida no olhinho, tá magoadinha, SENTA E CHORA, ah e olha ai graças a essa ação da PM você virou manchete, vai dar uma puta audiência no Dapena e Sevende, quem sabe voce não é promovida.

    Curtir

  20. FUBICA, obrigado por esclarecer. Ficarei do lado do governo quando vir policial(Civil ou Militar) pedindo aumento e sendo sumariamente negado: vocês merecem.

    Curtir

  21. ESCRIBA 2013, realmente portar vinagre é uma ameaça à ordem pública. Deveriam proibir a comercialização deste produto como fizeram com as armas e munições.

    Curtir

  22. Proibir a manifestação de ir vir (eles queriam ir para a Avenida Paulista) não é nem um pouco ditatorial né?

    Curtir

  23. GRANDE FUBICA, ASSINO EM BAIXO : ALÉM DE TODO O EXPOSTO POR VOCÊ, ULTIMAMENTE EM TERMOS DE PROGRAMAS CONTUMAZES, INCLUSIVE DE ESPORTE, EXISTEM CERTAS “FIGURAS” QUE SE DIZEM JORNALISTAS OU MESMO COMENTARISTAS QUE SÓ FAZEM O ” O” PORQUE SENTAM COM “C” NA AREIA, RESUMINDO, A MAIORIA SÃO “ANALFAS”. ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  24. Só sei
    Que nada sei, ou desaprendi ao longo dos anos

    Sei que o cachorro é considerado o melhor amigo do homem,
    Mas, pior é o homem que confia no homem.

    Como pimenta nos olhos dos outros é refresco,
    O vinagre nada mais é do que refugo daquilo que não serve para um bom vinho…

    Destarte,
    Enquanto uns acham que Liberdade é Libertinagem absoluta
    Onde os deveres de cada um e respeito ao próximo estiverem abaixo do “seu” ou do meu “interesse”
    Nada vai melhorar neste País de hipócritas…

    Porque o Direito de cada um é limitado, não é um horizonte sem fronteiras,

    Escolher ficar ao “lado do Governo” é aceitar sua política e decisões, inclusive, por R$ 0,20 de aumento na tarifa.

    Escolher ficar ao lado do “povo” é saber usar o direito democrático do protesto com entendimento, mas é difícil aos boçais entender isso, e por em prática.

    O que se vê nas ruas é mais puro vandalismo, desordem, desrespeito e baderna, expressão de baderna de um pequeno grupo sectário e que não representa a sociedade em geral.

    Quanto à nós, POLICIAIS de verdade… (militares ou civis)
    Quer seja ganhando “pouco” ou ganhando “muito”
    Ao contrário de muitos…

    Sabemos quando cumprir nossos deveres, porque essa mesma Sociedade hipócrita (na hora do “Deus nos acuda!”) Depende muito de nós.

    Curtir

  25. ESCRIBA 20013, ME DESCULPE, MAS EU CONCORDO EM PARTE COM O EXPOSTO, POIS QUANDO VOCÊ DIZ QUE O AUMENTO FOI DE 0,20, S.M.J., VOCÊ ESTÁ SE ESQUECENDO QUE TERÁ QUE MULTIPLICAR NO MÍNIMO POR 5.000.000,00 (CINCO MILHÕES) DE PASSAGEIROS, INCLUINDO METRÔ, TRENS E COLETIVOS, O QUE PERFAZ 1.000.000,00( UM MILHÃO DE REAIS ) POR DIA. AGORA COM RELAÇÃO À SOCIEDADE , QUANDO ELA ESTÁ EM APUROS CLAMA POR DEUS E CHAMA A POLÍCIA, QUANDO PASSA O PERIGO ELA ESQUECE DE DEUS E EXECRA A POLÍCIA. ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  26. Colega Aloprado…

    Caro Colega ALOPRADO….

    SEI muito bem que o aumento de R$ 0,20 “pesa” muito no bolso de todos os trabalhadores, inclusive no meu bolso…
    O direito de – PROTESTAR – é legítimo para todos…
    Como “nóis” policiais temos também o legítimo direito de GREVE….

    Se observar atentamente minhas palavras acima, é nisso que penso e prezo,
    Sou contra o vandalismo arbitrário, generalizado que se instalou na cidade por conta desses “movimentos” (crias das redes sociais) e que NÃO refletem o direito do trabalhador (de verdade).

    O difícil é ter que aguentar esse ator de cosplay denominado “LordLorein” chamar à todos os policiais de “CACHORROS”
    (leia as palavras de LordLorein acima).

    E se ele (esse tal cosplay LorLorein) se diz estar ao “lado do Governo” quando os policiais reclamarem por aumento de salário. Então, se está ao “lado do governo”, que ACEITE suas decisões e políticas, inclusive de aumento de tarifas….

    DESDE a Constituição de 1988 cresceu em nossa Sociedade diversos sentimos de Liberdades e conquistas sociais, MAS,
    MAS, esses pseudo proclamadores de justiça social confundem Liberdade com a mais pura Libertinagem…

    O meu Direito é o mesmo DEVER que Eu tenho de respeito para contigo, ALOPRADO, e você comigo…
    Mas se observa que nem todos pensam assim, ainda mais, aqueles que participam desses vandalismos, depredações e badernas sob o falso pretexto duma revolução.

    O difícil,
    O difícil, é neste espaço virtual (mas democrático) ver TODOS os policiais serem chamados de CACHORROS…

    Cachorros ESTES que são lembrados às súplicas daqueles que no “Deus nos acuda…”, lembra rapidinho da Polícia.

    Curtir

  27. CHEGOU A HORA DO BASTA, ESTADO DITADORIAL.

    Leonardo Sakamoto
    14/06/2013 01:50

    No quarto dia de protesto contra o aumento da tarifa dos transportes coletivos, o Estado policialesco que o reprime ultrapassou, ontem, todos os limites e, daqui para a frente, ou as autoridades determinam que a polícia não aja feito um animal que baba, ao contrário do que vem fazendo, ou a capital paulista ficará entregue à desordem, o que é inaceitável. Durante sete horas, numa movimentação que começou na Praça Ramos de Azevedo, passou pelo Centro – em especial pela Praça da República e a Rua da Consolação – chegando à avenida Paulista, os policiais provocaram conflitos com os manifestantes, agrediram jornalistas e aterrorizaram a população.

    A violência desmesurada, que tem sido a marca da Polícia Militar do Estado de São Paulo, uma corporação que mantém ranços desenvolvidos durante o último período ditatorial brasileiro, só tem feito aumentar. Por onde passaram, os 900 policiais deixaram um rastro de desrespeito aos direitos humanos – estudantes feridos, pessoas detidas por carregar vinagre (usado no combate à intoxicação das bombas), idosas senhoras que não participavam do ato e até uma universidade atingidas por bombas de gás lacrimogênio. Spray de pimenta foi jogado em um cinegrafista na Praça Patriarca e um policial, de acordo com imagens que aparecem em um vídeo, quebrou o vidro de sua viatura. Para quê, não se sabe. Em algumas das ruas e avenidas por onde passaram, especialmente na rua da Consolação, aterrorizaram a população e lançaram bombas para impedir a passagem dos manifestantes e inviabilizar uma passeata que seguia, até então, pacífica.

    Atacada com bombas e tiros de borracha sempre que tentava seguir com a caminhada pacífica, uma minoria nem de longe representativa dos manifestantes devolveu com pedras e paus, sendo que a maioria correu desesperada para longe. Também uma minoria depredou ônibus, lixeiras e fez barricadas com sacos de lixo. O saldo foi de 235 pessoas detidas e outros tantos com ferimentos graves, entre eles jornalistas.

    A PM agiu com ignorância, ao contrário do que disse o poder público, que a defendeu da truculência para justificar a contenção da manifestação. Num episódio em que isso ficou bem claro, um PM que passava pela rua Augusta, feriu gravemente o rosto de uma jovem repórter do jornal Folha de S.Paulo. Sacou a arma, mirou e atirou com bala de borracha. Outros seis jornalistas do periódico ficaram feridos.

    Em suma, foi mais um dia de cão, pior do que os outros na região central, no qual a violência da polícia assustou e comprovou que as leis que garantem os direitos de paulistanos que vivem na cidade não valem absolutamente nada. O comportamento da polícia deixou apreensivos outras centenas de milhares da classe média, que descobriram pela televisão que esse tipo de violência existe. Mas não assustou milhões de moradores da periferia, que experimentam desde cedo a truculência da polícia, que – não raro – os trata – como cidadãos de segunda classe. Ontem, o Centro virou Periferia.

    O reconhecimento por parte do Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo de que excessos podem ter sido cometidos, assim como a incapacidade do poder público de garantir que sua própria força policial aja de forma adequada, não atenuam a sua responsabilidade pelo fogo que atearam. Embora tenha afirmado que abrirá sindicância para apurar os fatos, o governo mantém a confiança na polícia, mesmo já tendo demonstrado sua incapacidade de lidar com manifestações e seu comportamento em momentos de enfrentamento social. Sabem todos muito bem o que estão fazendo.

    A reação do governador Geraldo Alckmin e do prefeito Fernando Haddad às manifestações indica que eles se dispõem a endurecer o jogo. A atitude excessivamente moderada do prefeito cansa a população. Não importa se ele estava convencido de que a moderação era a atitude mais adequada, ou se, por cálculo político, evitou parecer truculento. O fato é que a população quer um transporte público de melhor qualidade e com preço mais baixo – e isso depende de coragem política, coisa que parece faltar.

    De Paris, onde se encontrava para defender a candidatura de São Paulo à sede da Exposição Universal de 2020, o governador disse que “é intolerável a ação de baderneiros e vândalos. Isso extrapola o direito de expressão. É absoluta violência, inaceitável”. Depois das cenas de violência desta quinta, espera-se que ele segure seus policiais e determine que a PM aja com o máximo rigor para apurar a selvageria e conter a fúria de alguns de seus policiais, que se mostraram mal-preparados, mal-intencionados e alheios à sua função de proteger o cidadão, antes que esse comportamento violento tome conta da cidade.

    Haddad, que se encontrava em Paris pelo mesmo motivo, também foi afirmativo ao dizer que “os métodos (dos manifestantes) não são aprovados pela sociedade. Essa liberdade está sendo usada em prejuízo da população”. Nesta quinta, reclamou da violência policial, mas disse que a tarifa não vai baixar. E o ministro da Justiça de seu partido político, José Eduardo Cardozo, ofereceu ajuda do governo federal para a contenção dos protestos. A gravidade da situação exige que o prefeito esclareça se com isso o seu partido quis dizer que concorda que manifestações populares devem ser reprimidas à bala.

    Em tempo: Todos têm direito a ter uma opinião e divulgá-la. Por isso, respeito (praticamente) todas. Mas como percebi que a minha era diametralmente oposta à do jornal Estado de S.Paulo, desta quinta (13), no caso das manifestações contra o aumento no preço da passagem, aproveitei o texto do editorial de lá para uma paráfrase. A bem da verdade, o texto é o mesmo, invertendo o “sinal”. Certamente, o Estadão não vai se importar com este exercício de retórica vindo de alguém que respirou gás lacrimogênio na noite de ontem. E como fui informado que boa parte dos jornalistas que lá trabalham também discordam desse posicionamento, acho que estou absolvido.

    Comunicar erro Imprimir

    Curtir

  28. ESCRIBA 2013, onde eu fiz apologia ao vandalismo? Ah deve ser no porte de vinagre essa substância perigosa. E pelo que vejo você nunca leu George Orwell…

    Agora entendo o porque só precisa de ensino fundamental para ser policial em São Paulo.

    Curtir

  29. ESCRIBA 2013, a polícia(Civil ou Militar) cumpre tanto o seu dever que apenas 8% dos homicídios são investigados pela Polícia Civil (dados oficiais) e 50MIL pessoas(também dados oficiais) morrem ao ano nas mãos da bandidagem que a polícia Militar não combate com o mesmo afinco que as manifestações.

    Curtir

  30. LordLorein,
    Querer ir e vir nada tem de ilegal. Mas quando o ir e vir anterior já propiciou arruaça, bagunça, depredação etc é recomendável que quem foi e voltou – e deseja retornar aonde já esteve – fique onde está.
    E por qual motivo os “estudantes” não pressionaram, antes, os parlamentares? Por que não foram fazer manifestação em frente à Câmara Municipal antes do aumento?
    Sim, R$ 0,20 adicionais são muito para o serviço hoje prestado.
    E sobre o porte de vinagre…Não, não é crime, mas não é usual carregar consigo um “gole” de vinagre no meio da bagunça… Do mesmo modo que também não é crime portar algumas substâncias que servem e são utilizadas somente para o refino e preparo da cocaína… Embora o porte de ditas substâncias não seja ilícito, sabe-se muito bem qual será a serventia do apetrechos.

    Curtir

  31. Eduardo, você coloca como se todos alí fossem arruaceiros que só estão alí para quebrar é o mesmo que eu falar que todos os PM’s e Civis não cumprem com seu dever(a maioria não cumpre, mas não todos). Enfim Policiais Civis e Militares: continuem obedecendo ao governo e lutando contra manifestações aos invés de se juntarem às mesmas, claro, sem vandalismo, e esperem o presidente, governador e prefeito da ocasião reconhecerem o trabalho de vocês.

    Curtir

  32. NÃO devia nem responder….
    Não devia nem responder…

    Mas, apenas para conhecimento, caro flitador LordLorein….

    Para o cargos de Escrivão e Investigador é necessário possuir NÍVEL SUPERIOR
    Para Carcereiro e Agente policial, NÍVEL MÉDIO…..

    No demais, para quê menoscabo com aqueles que possuem ENSINO FUNDAMENTAL ????
    Afinal,

    Nosso último presidente, LULA, NÃO possuía qualquer diploma superior….
    E os seus antecessores, com nível superior, deixaram o País em que estado????

    Entre os inúmeros livros que já li na vida, te recomendo apenas um:

    – Leia a Bíblia…..

    Curtir

  33. ESCRIBA 2013, sou ateu. E para os seguranças de presidentes, governadores e prefeitos (infelizmente não posso dizer da população) só tenho a dizer uma coisa: #vinagre e vá enfrentar o PCC da mesma maneira que vocês fazem com as manifestações(presidentes, governadores e prefeitos devem lhes pagar muito bem para isso).
    Espero que não me prendam também por ter umas duas garrafinhas !
    https://twitter.com/search?q=%23vinagre

    Curtir

  34. Lord Lorein
    Não sei em que “time você joga”, tão pouco interessa-me, mas como vc está aqui compartilhando sua opinião, bons tempos eram quando os policiais eram “pegados a laço”; tinham sim somente o antigo primário, mas possuiam uma coisa que a grande maioria da “nova geração” não possui: CORAGEM, “SACO ROXO”, VOCAÇÃO, “DEDO MOLE”, CARÁTER.
    O Lord “sei lá o que”, sei lá se é de comer, porque eu também sou meio “analfa”,muito menos li o livro que vc mencionou acima, até porque passei longos anos caçando vagabundo pra manter a média dos 8% dos crimes esclarecidos, vc imagina se esclarecendo essa média, sem contar as arbitrariedades que ,segundo , os sociólogos, nós policiais cometemos, as execuções de indivíduos irrecuperáveis, olha só com tudo isso , a violência está do jeito que está, já pensou o contrário???
    Pegue seu livro do George Orwell, vá ao banheiro, dê uma boa cagada, limpe o rabo com as folhas e não se preocupe com a polícia, a polícia não precisa de você, não precisa do seu apoio por melhores salários, tanto a PM quanto a PC são instituições centenárias, sempre viveu na corda bamba, segundo essa população medíocre somos vermes, insetos e insetos adaptam se ao meio em que vivem rapidamente, SÓ NÃO ACHE QUE POR 3 OU 4 MIL REAIS POR M~ES OS POLICIAIS VÃO FICAR MOSTRANDO A BUNDA, O PENSAMENTO DO POLICIAL É PROTEGER-SE E ATACAR QUANDO ATACADO, FODAM-SE AS IDEOLOGIAS E O REGIME POLÍTICO VIGENTE,
    Nesse momento os hipócritas e cagalhões dançam conforme a música, não honram as cuecas e calcinhas , não eresam a verdadeira vontade de dizer CHOQUE VAI LÁ E QUEBRA TODO MUNDO!!!!!!!

    Curtir

  35. FUBICA, o PCC está aí para provar que não, 50 MIL homicídios anuais estão aí para provar que não. E não te interessa “em que time eu jogo”.

    Curtir

  36. Não se enfrenta PCC com vinagre, enfrenta-los exige desde reformas legislativas até reestruturação dos sistemas penitenciários e policiais, segurança nas fronteiras “que aliás são pequeninas” e muito tiro, muita morte Seu LORD do caralho , não discorra sobre o que vc não sabe, SEU FILHO DE UMA PUTA, muitos bons policiais morreram gratuitamente nas investidas dessa facção, pais de família, que aliás até pode ser o seu pai , que com certeza vc é filho de pai desconhecido, criado por algum otário que acredita ter a paternidade. Desde a criação do PCC, endossada pelo PSDB, mais de 250 policiais foram executados covardemente. Morreram por serem policiais, não morreram porque estavam procurando baderna ou confronto, morreram “tocaiados” pegos de surpresa, porque bandidos sabem que no frente a frente não dá pra encarar!!!! Sua” anta inglesa”, polícia é policia é o braço forte , e o limpa fossa do estado, sempre existiu sempre existirá, e sempre descerá a lenha e bala nos que desviam da estrada da vida. Ah só estou respondendo seus comentários, por que ontem exagerei na massa , la no delicioso restaurante “ce q sabe”, tomei uns goros, estou com uma caganeira do cacete , to aqui no trono pensando em vc!!!!!

    Curtir

  37. FUBICA, depois do “SEU FILHO DE UMA PUTA”. Só posso dizer: vá beijar a mão dos seus donos(o governador e os oficiais).

    Curtir

  38. Acabei de fazer algo que me da muito prazer, uma boa cagada!!!!! Claro que sou feliz, por tudo que já fiz e conquistei, não tenha dúvida, agora gostas tanto do PCC não perca tempo faça já a sua carteirinha de visita e vá dar o rabo num cdp mais próximo para qualquer “mala” do PCC. Engana-se redondamente quanto minha mente esteriotipada PM, minha mente formou-se com boa educação e ombridade, graças a minha mente seus “vários” pais e sua mãe deixaram de conhecer uns dez marginais que não estão mais entre nós e, mais de uma centena que ficaram anos presos. Sua “bicha inglesa” se não existissem os serventes de pedreiro não haviam os grandes prédios. Nós policiais limpamos a sociedade, o esgoto social, que concordo com vc que 8% só de limpeza é pouco , mas porcos como vc e grande parte da população merce viver no chiqueiro!!!!

    Curtir

  39. Dá um tempo pô , agora vou limpar meu ” rego”, e vc Lord sabe pelo menos limpar o cu???????????????????
    Ah, não estou baixando o nível não,é só pra vc poder afirmar que nós policiais somos ignorantes e chucros.

    Curtir

  40. CARO “FUBICA”.
    DEVE SER LEMBRADO QUE MUITOS PMS FORAM MORTOS EM EMBOSCADAS POR RETALIAÇÃO A AÇÕES PIROTÉCNICAS E CINEMATOGRÁFICAS DE UMA PARCELA DA PM ENVOLVIDAS COM CRIMINOSOS.
    PARTE DESTE EFETIVO TINHA PRETENSÕES POLITICAS E USOU DA MAQUINA DO ESTADO PARA PROJETAR-SE.
    DIZENDO EM PALAVRAS TOSCAS E A ALTURA PRA QUE VOCE COMPREENDA:
    FORAM AS “CAGADAS” DA TROPA DE ELITE DO PINTO (ROTA), QUE OCASIONARAM AS MORTES DE PMS QUE NADA TINHAM A VER COM A HISTÓRIA.

    Curtir

  41. GENTE! CALMA COM O ANDOR QUE O SANTO É DE BARRO, POIS O MESMO PODERÁ SE QUEBRAR. COM RELAÇÃO ÀS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES QUE ASSOLAM DIUTURNAMENTE SÃO PAULO, EU ACHO QUE A POLÍCIA MILITAR TEM MAIS É QUE BAIXAR O CASSETETE NESSAS TURMAS DE INDIGITADOS ARRUACEIROS, BADERNEIROS E DEPREDADORES DOS PATRIMÔNIOS PÚBLICO E PROVADO. ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  42. …Então seu bosta que se identifiquem os maus policiais e ataquem os maus , mataram qualquer um , policiais que não tinham envolvimento algum com os criminosos. Vc sei lá o que é, se é PC, acha justo ser morto pelo fato de policiais de outro departamento, diferente do qual vc trabalha terem tomado uma nota. Vc acha justo a tal da facção matar policiais que sequer tomaram uma tubaina que seja de alguém. Independentemente de o policial estar envolvido com o crime, não pode sentenciá-lo á morte. Policial bandido tem que ser preso ,ser humilhado e passar vergonha, difrente de bandido que tem que morrer mesmo, porque bandido não tem vergonha na cara. Vc deve ser um paraqueda maldito ,assim como esses novos PMs que adoram fuder os PCs. mas euntive o prazer de trabalhar em conjunto com PMs dignos e guerreiros que já me apoiaram muito quando estava eu e equipe om 150, 200 ladrões nas costas, ameaças de resgate. Não sei o que será desse país com essa nova geração de bosta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  43. ALGUMAS ENTIDADES INTERNACIONAIS ESTÃO METENDO O PAU NA PM. A ONG REPÓRTERES SEM FRONTEIRA DENUNCIAM PM PELA VIOLÊNCIA. DEU AGORA NA BAND NEWS.

    Curtir

  44. ONU SUGERE O FIM DA POLÍCIA MILITAR, POR SER RESQUÍCIO DA DITADURA.

    A sugestão da ONU não é acabar com a PM, é desmilitarizar a PM, polícia militar é coisa de ditadura, faríamos a polícia do Brasil no estilo dos USA, bem mais eficiente, os Policiais militares chamam a população de “PAISANOS”, se sentem superiores por serem militares, sofrem uma lavagem cerebral, que faz com que eles batam até na mãe. O que sugiro, é seguir o exemplo do restante do mundo e desmilitarizar a PM, assim a polícia seguiria o sistema do USA, afinal esses PM veem a população como “PAISANOS” que seria “SERES INFERIORES” e é por isso que a PM mete o cacete nos “PAISANOS”, com tanta vontade, pensam estar batendo em seres diferenciados “PAISANOS”, Polícia Militar é resquício da DITADURA.

    Curtir

  45. Notícias
    14/06/2013 – Países da ONU recomendam fim da Polícia Militar no Brasil

    O Conselho de Direitos Humanos da ONU pediu nesta quarta-feira ao Brasil maiores esforços para combater a atividade dos “esquadrões da morte” e que trabalhe para suprimir a Polícia Militar, acusada de assassinatos. As informações são da Folha de S. Paulo.

    Esta é uma de 170 recomendações que os membros do Conselho de Direitos Humanos aprovaram hoje como parte do relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre o Exame Periódico Universal (EPU) do Brasil, uma avaliação à qual se submetem todos os países.

    A recomendação em favor da supressão da PM foi obra da Dinamarca, que pede a abolição do “sistema separado de Polícia Militar, aplicando medidas mais eficazes (…) para reduzir a incidência de execuções extrajudiciais”.

    A Coreia do Sul falou diretamente de “esquadrões da morte” e Austrália sugeriu a Brasília que outros governos estaduais “considerem aplicar programas similares aos da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) criada no Rio de Janeiro”.

    Já a Espanha solicitou a “revisão dos programas de formação em direitos humanos para as forças de segurança, insistindo no uso da força de acordo com os critérios de necessidade e de proporcionalidade, e pondo fim às execuções extrajudiciais”.

    O relatório destaca a importância de que o Brasil garanta que todos os crimes cometidos por agentes da ordem sejam investigados de maneira independente e que se combata a impunidade dos crimes cometidos contra juízes e ativistas de direitos humanos.

    O Paraguai recomendou ao país “seguir trabalhando no fortalecimento do processo de busca da verdade” e a Argentina quer novos “esforços para garantir o direito à verdade às vítimas de graves violações dos direitos humanos e a suas famílias”.

    A França, por sua parte, quer garantias para que “a Comissão da Verdade criada em novembro de 2011 seja provida dos recursos necessários para reconhecer o direito das vítimas à justiça”.

    Muitas das delegações que participaram do exame ao Brasil concordaram também nas recomendações em favor de uma melhoria das condições penitenciárias, sobretudo no caso das mulheres, que são vítimas de novos abusos quando estão presas.

    Neste sentido, recomendaram “reformar o sistema penitenciário para reduzir o nível de superlotação e melhorar as condições de vida das pessoas privadas de liberdade”.

    Olhando mais adiante, o Canadá pediu garantias para que a reestruturação urbana visando à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016 “seja devidamente regulada para prevenir deslocamentos e despejos”.

    Curtir

  46. O que eu vi, foi o Grella mudando sua fala pra não levar um chute no pé da cadeira, inclusive na entrevista sendo assessorado pelo Cmt Geral da PM, e Haddad, escondendo sua GCM, pra não queimar ainda mais a sua imagem. E logo o chuchu vai dar uma cutucada pra ele dispor de força da GCM. E eu aqui rindo do desespero dos inimigos. E quanto a repórter e fotografo, eu quero mais que se f…..

    Curtir

  47. AEPESP E AIPESP SE UNEM EM CAMPANHA DO RECONHECIMENTO SALARIAL DO NÍVEL UNIVERSITÁRIO:

    CAMPANHA DO NÍVEL UNIVERSITÁRIO

    Reconhecimento Salarial do Nível Universitário

    Em conjunto com a Associação dos Investigadores, a Associação dos Escrivães, está desenvolvendo uma campanha pelo reconhecimento salarial do Nível Universitário.

    Este é o item único de uma pauta de reivindicação conjunta que diz respeito às carreiras de Escrivão e Investigador de Polícia.

    Nos próximos dias os colegas irão receber cartazes da campanha para afixar nas Unidades Policiais e desde já solicitamos o seu apoio, deste que é o assunto emergencial do momento, para reivindicar junto ao Governo do Estado de São Paulo.

    Curtir

  48. Pode falar a ONU.
    Pode falar o governo da Dinamarca.
    Pode pedir o premier Canadense.
    Até o Rei da Espanha pode manifestar-se.
    A PM brasileira não acaba porque os nossos politicos são todos BUNDÕES, verdadeiros CAGALHÕES, ao melhor estilo do Geraldinho Picolé, que precisa dos Oficiais dizendo o tempo todo em seu orelhão, que se o bicho pegar, eles vão defendê-lo em qualquer parada, logicamente, em troca de muitos favore$.
    Policiai militar é feito cavalo chucro, burro empacado.
    São desprovidos de inteligência, só sabem cobrar disciplina e fazer o que o superior mandar.
    Para domar cavalo chucro, precisa peões com coragem para montá-los e domá-los.
    Quando se cogita uma reforma no aparato policial brasileiro, visando qualificá-lo e deixá-lo mais preparado e adequado aos anseios da sociedade, os quadrúpedes aquartelados já começam a relinchar e corcovar, distribuindo coices pra tudo quanto é lado.
    Os políticos borra-botas, cheios de medinho, são os primeiros a correr pra debaixo da mesa e gritar que tá tudo bem…deixa do jeito que tá, sim senhor meu coroné.
    É por essas e outras que o Brasil está fadado a ser eternamente o mico mundial. Motivo de piadas e ironias pelo mundo afora.
    Um país conhecido pelas mulheres que vão ao exterior para se prostituir e pelos travestis que embora homens biologicamente, se passam por fêmeas lá no exterior em troca de dinheiro.
    Enquanto a sociedade civil não EXIGIR o fim dessa excrecência ultrapassada e ineficiente, que gera gastos absurdos ao erário público e só serve aos intere$$es dos políticos cagalhões, ela própria vai continuar pagando e alimentando esse monstro, sempre preparado para agredir seus filhos, jogar bombas em trabalhadores e estudantes e forjar situações de maneira tôsca, para tentar acobertar sua ignorância.

    Curtir

  49. Sou totalmente favorável à esse tipo de manifestação, desde que seja organizada e sem danificar o patrimonio alheio, pois do jeito que fizeram, perderam a credibilidade. Como alguém já citou acima, não tinha trabalhador àquela hora fazendo passeata e sim muita gente com vontade de quebrar o que tiver pela frente e provocar a PM, a qual saiu distribuindo tonfada e bala de borracha prá todo lado……fica difícil!!!!! Fui!!

    Curtir

  50. Medida Provisória nº 617, de 31.5.2013 – Reduz a zero as alíquotas da Contribuição para o PIS/PASEP e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS incidentes sobre a receita decorrente da prestação de serviços de transporte coletivo de passageiros nas modalidades que menciona. Publicada no DOU, Seção 1, p. 1 em 31.5.2013 (edição extra).
    Quem ganha e quem perde com tudo isso ?

    Curtir

  51. Para quê repórter quer dois olhos? Não enxerga nada que não seja a favor de quem está no poder. Só consegue enxergar aquilo que o dono da TV ou do jornal determina. Está sempre criticando as ações policiais e defendendo quem quer que esteja nos governos. Um olho só basta.

    Curtir

Os comentários estão desativados.