Rogério Barbosa
Do UOL, em São Paulo
11/06/201314h15 > Atualizada 11/06/201318h06
Mulheres que vão ao Fórum de Santana, na zona norte de São Paulo, precisam ficar atentas ao vestuário, sob risco de não passarem da portaria. Uma medida tomada pelo juiz Maurício Campos da Silva Velho proíbe que elas entrem no prédio se estiverem usando roupas que mostrem mais da metade do colo dos seios ou saias que não cubram pelo menos dois terços das coxas.
O juiz também não quer ver pelos corredores do fórum mulheres usando peças do tipo “tomara que caia” nem miniblusas. Depois de observar as medidas das roupas, é preciso ficar de olho na transparência, já que a portaria que instaura as restrições não permite que tenham acesso ao fórum pessoas com “roupas transparentes a ponto de permitir entrever-se partes do corpo ou de peças íntimas”.
Embora as proibições ao vestuário feminino tenham chamado mais atenção, a portaria também impõe restrições que já são impostas aos homens em alguns fóruns do Brasil. Camisas do tipo Gola “U” ou “V”, que deixe o tórax à mostra, camisetas regatas, bonés e chapéus também foram proibidos pelo juiz Campos da Silva.
A portaria se aplica a todos os frequentadores do fórum, sejam advogados, funcionários ou pessoas que participam de audiências, como testemunhas ou parte do processo. Entretanto, a própria portaria abre a possibilidade de alguém entrar no fórum mesmo não estando trajado de acordo com as novas regras. Para isso, ela precisa ser parte no processo e ter autorização do juiz.
Já para os funcionários não existe exceção, sendo que, aquele que aparecer vestido fora dos padrões da Portaria poderá sofrer sanções por parte da Corregedoria. A medida passa a valer a partir da próxima quinta-feira (13).
Reação
Em nota oficial, a Apadep (Associação Paulista de Defensores Públicos) afirmou que “É inadmissível que a dignidade humana seja preservada quando um espaço público destinado ao bom funcionamento da Justiça divida a população em “pessoas que se achem vestidas com trajes incompatíveis com o decoro e a dignidade forenses”.
Ainda de acordo com a nota, “a Apadep afirma acreditar que a dignidade humana está acima da “dignidade forense” e lamenta veementemente a edição da referida portaria”.
Em nota, o presidente da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), Marcos da Costa, considerou a medida “cria constrangimentos, principalmente por não levar em conta que muitas pessoas que frequentam os fóruns não têm condições financeiras para dispor de roupas ditas ‘adequadas'”. “Assim, restringimos o acesso à Justiça apenas aos bem alimentados, aos bem-vestidos, aos bem remunerados. Com essa portaria, serão barrados os mais humildes e mais carentes. A portaria é discriminatória do ponto de vista social e econômico”, explicou.
Corretíssimo o juiz, mas era de se esperar mesmo que os Defensores e a OAB iriam se manifestar contrários, acredito que todo órgão público deve ser frequentado por pessoas trajando roupas adequadas, já chega que nas delegacias as menininhas pobre vítimas no baile funk comparecem semi nuas para registrar ocorrência. Boné é pra dia de passeio, não pra ir ao fórum ou delegacia, minissaia é pra passear, vai pra pqp esses falsos moralistas da defensoria e oab tudo os caras querem zicar!!!!!
CurtirCurtir
Se a famigerada OAB está contra, creio que o juiz está certo em proibir desfiles de advogadas periguetes pelo fórum.
CurtirCurtir
O negócio é o seguinte, mete o Ivan Sartori pra SSP-SP, o major Olimpio pra adjunto e o ITAGIBA delegado geral, dá 50% de aumento pra todos policiais, puxa o freio da corregedoria, coloca lá só delegados que tenham trabalhado pelo menos cinco anos no plantão do Decap ou Demacro, ripa todos os terceirinhas de lá e de todas as especializadas, e desce o porrete, ai o couro come e a coisa funciona. Ah e tira tudo esses delegados estrelas de evidência, mete os “aviões” no DHPP, “importa” delegados do interior pra chefiar os deptos e pronto, tá resolvido o problema!!!
CurtirCurtir
Pra ir no forum eu nem digo nada, mas pra entrar numa delegacia??? Quanta putaria… O sujeito tem o carro roubado e, em vez de ir pra delegacia, ele tem que ir pra casa trocar de roupa, pentear o cabelo… bla, bla, bla… Daqui a pouco, pra ser atendido em hospital vai precisar de roupas adequadas também….
CurtirCurtir
Falso moralismo
CurtirCurtir
Esse juiz deve ser do time do Zagallo, não gosta de ver ‘bugios’ mal-vestidos.
CurtirCurtir
Tanta coisa séria acontecendo na instituição e policial civil dando pitaco em determinação dos juízes em seu ambiente de trabalho? Enqto cuidamos da casa alheia a nossa está pegando fogo.
CurtirCurtir
Escrivã sem calcinha pode?
E advogada com calça leg e a xereca dividida?
CurtirCurtir
Acho que têm gente que não é chegado….
Deixa as ADVOGATAS entrarem, pelo menos para iluminar o ambiente carregado de mocréias….
Quando o cara não gosta da fruta é problema……
Sempre atendi todos muito bem no plantão…. trato todos muito bem…
Mas, quando aparece uma ADVOGATA….
Trato melhor ainda…..
(tem cara que não gosta, fazê o que????)
CurtirCurtir
Caro Fubica, gostei da escalação, concordo plenamente!!!!!! E ao Escriba, é isso mesmo, deixem as advogatas iluminarem nosso ambiente “hostil” que é o plantão………e tem quem não gosta de todos os lados!!!!! Inclusive do nosso!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
CurtirCurtir
Puliça de plantão vai querer ver “advogatas” pra quê? São tudo brocha… um bando de véio doente, estressado, mal pago, sem educação e… BROCHA. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
parabenizo esse magistrado,são coisas desse tipo que minam a moral e os bons costumes,não tenho preconceito de nenhuma especie,desde que praticada de forma reservada e particular ,deve o cidadão educado trajar-se convenientemente,para todas as ocasiões,mostrando o devido respeito .
CurtirCurtir
ISSO É ALGO REALMENTE PARA SE PREOCUPAR, AFINAL, TÁ TUDO TRANQUILO, SEGURO, BAIXOS INDICES DE LATROCÍNIOS, HOMICIDIOS, ETC., REALMETE PARA POR ORDEM NA CASA!
CurtirCurtir
Uma roupa ainda que simples pode ser barata, assim como muitas roupas caras não cobrem 1/2 do corpo. Parabéns ao Juiz, os politicamente corretos (OAB e Defensoria) como sempre do contra (contra tudo que diga respeito à disciplina e respeito). Vão se catar.
CurtirCurtir
QUE FALSO MORALISMO!!! DIGNIDADE FORENSE É MOSTRAR EFICIÊNCIA E CELERIDADE DA JUSTIÇA.
CurtirCurtir
Enquanto esse juiz aí do Brasil não quer ver mulher de saia curta, aqui na Ucrania nóis tamos agarrando a mulherada do Grupo Femme a laço, tudo com os peitões de fora e de calcinha.
Deve ser por isso que recebemos nossos salários em EUROS e vocês ganham em reais, desvalorizados mensalmente pela inflação galopante.
Vocês tem mesmo é que grudar nos nóias cheios de piolhos e cagados, ou nos travécos infectados pelo HIV, só para fazer estatísticas e melhorar a imagem do Geraldinho Picolé junto ao povinho paulista.
Mulher bonita e dinheiro é pra quem sabe viver.
Otário e puxa saco tem mais é que ficar editando portaria e pensando que vai mudar o mundo, se achando otoridade.
Pela moral e bons costumes…kkkkkkkkk
O Brasil cresce igual rabo de cavalo, cada vêz mais para baixo !
CurtirCurtir
É nula, por ofender ao Art. 7º, VIII da Lei 8.906⁄94, a Portaria que estabelece horários de atendimento de advogados pelo juiz.
CurtirCurtir