01/03/2012-16h14
GUILHERME GENESTRETI LUCCA ROSSI REGIANE TEIXEIRA DE SÃO PAULO
Alunos da USP estamparam a frase “Fora PM” em tíquetes de cerveja durante uma festa realizada na noite de quarta-feira (29/2) no campus da universidade no Butantã, na zona oeste de São Paulo.
O ato ocorre um dia após a proibição da entrada de um caminhão de cerveja na unidade na terça-feira (28/2).
| Deborah Lindau/Arquivo Pessoal |
![]() |
| Tíquetes de vale cerveja com os dizeres “Fora PM”, usados em show de protesto organizado por alunos da USP |
A ocasião também serviu para os alunos recepcionarem os calouros com shows de artistas como Arrigo Barnabé, BNegão e Tulipa Ruiz.
O evento, organizado pelo comando de greve dos estudantes, foi ainda um protesto contra a presença da Polícia Militar no campus e um pedido de saída do reitor, João Grandino Rodas.
“A ideia [das fichinhas] surgiu durante as férias e faz parte da promoção de uma calourada mais politizada, que acontece na USP há alguns anos”, explica Jéssica Trinca, 26. “Os artistas que convidamos também fazem uma crítica social e apoiam nossas causas.”
Jéssica integra o comando de greve e foi expulsa com outros cinco estudantes da universidade em dezembro do ano passado, sob acusação de ter ocupado salas do Coseas (Coordenadoria de Assistência Social) em março de 2010.
Em entrevista à Folha em dezembro de 2011, Rodas disse que a expulsão se justifica porque não houve “simples ocupação”, mas “ações graves” –como sumiço de documentos.
“Fui expulsa por não apresentar provas de que era inocente, o que vai contra a presunção de inocência”, diz Jéssica, que era aluna do curso de letras.
A aluna de jornalismo Tatiane Ribeiro, 23, que dirige um dos centros acadêmicos que compõem a comissão gestora do Diretório Central dos Estudantes da USP, afirma que o tema da semana de calouros deste ano é a “violência e da repressão tanto dentro quanto fora do campus”.
“O evento é para que os calouros entendam melhor o que está acontecendo na universidade e que é necessário mudar”, disse a estudante.
Segundo Bruna Nóbrega, 24, aluna do curso de letras, os estudantes esperavam alguma repressão da diretoria, mas o evento ocorreu de maneira tranquila. “Não teve nenhum problema, nada disso”, diz.
“DEMOCRATIZAÇÃO DA USP”
Hoje (1/3), às 19h, será lançado um manifesto pela “democratização da USP”, que pede, entre outras coisas, a saída da PM do campus e a mudança na forma de escolha dos dirigentes da universidade, tida como “pouco democrática” e mais afeita “ao arcabouço jurídico da ditadura militar do que à Constituição Federal de 1988”, segundo o documento.
O manifesto foi assinado por 231 professores da instituição de ensino, entre eles a filósofa Marilena Chaui, o jurista Fábio Konder Comparato e Vladimir Safatle, colunista da Folha. O ato de lançamento será na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
Procurada, a reitoria da USP informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a realização da festa não foi comunicada formalmente à prefeitura do campus, que é quem regulamenta esses eventos na Cidade Universitária, e que a proibição da entrada de caminhão com bebida é norma interna da instituição.
Em relação aos questionamentos quanto à forma de escolha dos dirigentes, a assessoria disse que estão ocorrendo uma série de sessões temáticas organizadas pelo conselho universitário, órgão máximo da USP, para discutir eventuais reformas no processo de eleição de quem dirige o centro de ensino.
Segundo a Polícia Militar, a inscrição da frase nos tíquetes faz parte do direito de opinião dos estudantes.
“Não arranha o nosso objetivo que é o de preservar a segurança das pessoas, inclusive a deles [dos estudantes] na universidade”, afirmou o capitão Carlos Sanches, assessor de imprensa da PM.

A PM não tem que ficar só fora da USP, a PM tem que ficar fora de todo estado de SP e fora do Brasil. Já chega! PM é coisa de ditadura. E a ditadura não vai acabar enqto tiver essa corja de milicianos bandidos, a mando de filhos da puta como Alckmim e Serra
CurtirCurtir
Polícia não pode, mas droga, cerveja e os escambau pode….
CurtirCurtir
Esses universitários de SP não passam de um bando de maconheiros filhos de uma puta!
CurtirCurtir
Tem um pessoalzinho na USP (graças aos céus uma minoria) que perdem uma grande oportunidade de ficarem calados. A única ‘causa’ que vemos constantemente na mídia sobre alguns alunos da USP é o direito de puxar um fuminho sem serem incomodados e invadir e danificar prédios do campus em nome do que eles chamam de “democratização”. Infelizmente o que se acompanha pela mídia é uma minoria de baderneiros, maconheiros disfarçados de estudantes ‘politicamente corretos’ e que vivem presos a um discurso já ultrapassado de “ditadura”. Pelo amor viu estamos em 2012 e ainda usam discurso da década de 60.
Interessante é que todos sabem de casos ocorridos de estupro, roubo, furto, latrocínio dentro do campus, mas, os cabeças de bagre arruaceiros (minoria claro na USP) continuam com o “Fora PM”. Tudo bem que a polícia não faz milagre em local algum, mas de uma certa forma, intimida um pouco a ação dos bandidos.
O que estes líderes estudantis fizeram quando garotas foram estupradas no campus, outros alunos tiveram seus carros roubados e furtados, aquele jovem morto à tiros no campus? Absolutamente nada! Ou melhor, fizeram. Fizeram reclamar da falta de segurança do campus e blá, blá, blá, blá;
Os ‘politicamente corretos’ da USP deveriam saber que compete às policias o papel de assegurar a segurança da sociedade e não a um bando de maconheiros baderneiros que financiam o tráfico de drogas e alimentam com seus vícios o crime organizado em SP.
Alguns alunos da USP deveriam ter vergonha de vir a público levantar esta bandeira velada de apologia ao consumo de drogas e a esta política de baderna de alguns centros acadêmicos. O que falta em alguns alunos da USP é senso moral, ético, social e disciplinar.
Porque ao invés de ficarem fazendo campanhas para expulsão da polícia do campus não usam esta energia para ir às ruas mostrarem seu repúdio a corrupção que assola esta nação? Ah claro, não interessa o que acontece no país que eles moram, basta deixarem o fumo circular tranquilamente pelo campus e basta que a Reitoria não imponha disciplina aos alunos e o mundo que se acabe.
Saudades dos Caras-Pintadas!
CurtirCurtir
XÔ PM!!!!!!!!!!ENTRA RITA LEE, E DANIELA MERCURY. TÁ PRONTO A FESTA. NÃO PRECISA MAIS NADA.
CurtirCurtir
O Pior vocês não sabem. Daqui uns 10 anos estes pseudo-alunos serão sociologos, historiadores, jornalistas, e demais tipos de achologos e estarão na mídia falando assim de um evento mais energico da polícia “Eu acho que……….. a polícia……..acho que ……….o poder publico….Acho que o Estado………..deveriam fazer ações sociais para jovens ociosos, dando possibilidades e combater o grande traficante e bla bla bla”. Foram pseudo-alunos e serão pseudo-intelectuais formadores de opinião.
CurtirCurtir
Ma s a cerveja é Itaipava ou Skol
CurtirCurtir
ISTO NÃO É VERDADE
NÃO GENERALIZEM
EXISTEM INÚMEROS ALUNOS DE GRADUAÇÃO NA USP E NO BRASIL QUE NÃO COMPACTUAM
COM ESTES VICIOS EXPOSTOS NO TEMA
A GENERALIZAÇÃO NÃO É BEM VINDA E OFENDE UMA PARCELA IMPORTANTE DE ALUNOS, NOVOS CIDADÃOS, ALHEIOS A ESTA MEDIOCRIDADE REINANTE DENTRO DE GRUPELHOS PARASITAS . . .
EXISTEM OS MAL INTENCIONADOS SIM, ESTES FAZEM BARULHO E CRIAM SITUAÇÕES PRONTAS PARA SEREM AMPLIFICADAS PELOS CANALHAS DE PLANTÃO . . .
MAS A MAIORIA QUER ESTUDAR EM PAZ E SEGUIR UMA VIDA PRODUTIVA PARA SUAS FAMÍLIAS E SOCIEDADE . . .
NÃO GENERALIZEM . . .
CurtirCurtir
E TEM MAIS, TODOS OS ALUNOS QUE PEDEM A SAIDA DA PM DA USP, E CURTEM UMA ERVINHA, A MAIORIA É UM BANDO DE VIADINHO…
CurtirCurtir
ELES QUEREM FUMAR MACONHA LÁ DENTRO, ESSES ESTUDANTES VAGABUNDOS.
CurtirCurtir
BANDO DE FUMERO
CurtirCurtir
ESSES PSEUDOS ESTUDANTES DEVEM PEDIR AJUDA
AO NOVO CHEFE DE SEGURANÇA A^DOC O GRANDE DATENA
AINDA APOUCO EU VI A 5*SEXI ANAL PRESTANDO CONTAS DA CANA DO PESSOAL
A POLICIA ACABOU. O ULTIMO A SAIR APGUE A LUZ
AINDA BEM QUE MEU TEMPO ESTA CHEGANDO BREVEMENTE ESTAREI SAINDO FORA
E SEJA O QUE DEUS QUIZER.
FUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
CurtirCurtir
Bom, ou a PM sai e deixa aquele lugar uma ilha auto governada, ou fica aguentando pesadas críticas, zombarias, caindo em tentação de usar a brutalidade por pouca coisa, enfim….o que vale mais a pena? Que saia logo de lá e ponto.
CurtirCurtir
enquanto os magnatas cheiram cocaína
CurtirCurtir
Já passou dá hora da PM largar esses maconheiros pra lá e deixarem eles serem assaltados e estuprados. Eles que chamem o Chapolim!!!
Quem não gosta de polícia é bandido.
CurtirCurtir
A ÚNICA COISA CERTA É QUE NESTE PAÍS NÃO DEVERIA MAIS EXISTIR POLICIA MILITARIZADA, ISSO FOI NA ÉPOCA DA DITADURA, SE ACABOU REALMENTE A DITADURA, ENTÃO DEVERIA TER EXTINGUIDO A POLÍCIA MILITAR.
CurtirCurtir
Não entendo uma coisa: USP não é lugar de estudar? Tem tanta gente que queria estar lá.
CurtirCurtir
Menos!!
CurtirCurtir
Revolts, menos mesmo!!! e nem todos são bandidos, lá a grande maioria é honesta,dão flagrantes, estão na rua pondo a cara prá bater ( e o corpo prá tomar tiro), aguentam 12 hs de patru dentro de vtr e colete, etc. E digo ainda que eles não estão a mando de alguém. Fui!!
CurtirCurtir
*
OUTROS SERÃO POLICIAIS MILITARES,OUTROS,AGENTES,OUTROS,ESCRIVÕES,OUTROS DELEGADOS,E POR AI VAI….
*
O QUE IMPORTA RELMENTE É O VALOR DA CERVA E SE ELA ESTAVA BEM GELADA,O RSTO É APENAS FUMAÇA.
CurtirCurtir
Nossa Senhora! Não consigo imaginar “festa” mais chata do que essa! Shows com Arrigo Barnabé, B Negão e discursos revolucionários de estudantes maconheiros. Só faltaram Chico Buarque, Ivan Lins e o Suplicy cantando Racionais. Eu colocaria veneno no chopp… e tomaria em um só gole. ahahahahahahá
CurtirCurtir
OS SERRAS, COVAS E FERNANDOS HENRIQUES DE AMANHA, FILHOS DE PAPAI QUE NUNCA FARÃONADA NA VIDA ALÉM DE ESTUDAR “KKKK”, ESTUDAR O CACETE E DEPOIS, POR MEIOS POLITICOS ” r$$$$$$$”, VÃO ASSUMIR A BOSTA TODA E MANDAR A PM DAR PAU NOS PROPRIOS FUTUROS ALUNOS, E VIVA A DEMOCRACIA BRASILEIRA, SÓ DE DIREITOS E NENHUMA OBRIGAÇÃO.
CurtirCurtir
O ATUAL SISTEMA DE GOVERNO É QUE TINHA QUE ESTAR FORA, MUITO CACIQUE PRA POUCO ÍNDIO.
TEM GENTE QUE NÃO PODE TER UM PODERZINHO DE MERDA NAS MÃOS QUE JÁ SE SENTEM O REI DA COCADA,SAI DANDO BOTINADA E PIOR NA HORA DE VER A MERDA AGARRAR SAI CORRENDO,PORQUE SÓ Sabe bate em prostituta,drogadinho, bêbado.
É DESACATO PRA LÁ DESACATO PRA CÁ.ATÉ O DIA DA CASA DO CARA CAIR,NÃO SÃO TODOS MAS A GRANDE MAIORIA DOS QUE DETÉM O PODER,AINDA MAIS OS QUE LIDAM COM AS NOSSAS LEIS,ESSA CORJA TEM ALIBI PARA TUDO ATÉ PARA FORJAREM CONTRA AQUELES QUE ENTRAM EM SEUS CAMINHOS,MAS DEPOIS QUE PERDEM O PODER A FARDA POR EXEMPLO,SÓ SOBRA MIJAREM PARA BANDIDO E PEDIR TRAMPO EM BIQUEIRA.
ELES DEVERIAM ENTENDER QUE SÃO SERVIDORES PÚBLICOS E NÃO SÃO DONOS DO PODER E DOS SEUS CARGOS.
COMEM MERDA A 17 ANOS PORQUE PISAM,HUMILHAM MUITAS VEZES INOCENTES PAIS DE FAMÍLIA,SÓ PORQUE TÁ SEM DOCUMENTO,SEM CAPACETES,FAROL QUEIMADO ,OU PORQUE SÃO JOVENS DE GORRO,DE CALÇA LARGADA ENTRE OUTROS QUESITOS PARA ABORDAGEM.
MAS AGORA DERAM PÁRA SE SENTIREM HUMILHADOS , EXPLORADOS,ASSIM COMO SUAS PRESAS HORA VITIMAS,PELO ESTADO QUE SERVEM E OBEDECEM E MANDAM E DESMANDAM DESSE ESTADO DITADOR E DESUMANO COM TODOS.
É A PIMENTA ARDE ENQUANTO É NOS OUTROS,MAS AGORA ESTÁ ARDENDO NO RABICÓ INVERSO,UM DIA DA CAÇA OUTRO DO CAÇADOR.
BANDO DE FROUXOS,QUE NA HORA DE ´PEGAREM UM DONO DO PARQUE HOP HARI,DONOS DE JORNAIS ETC.. QUEBRAM O GALHO,SERVEM CAFEZINHO,O POVO CHEGA NO DP MUITAS VEZES J´PA TEM TC PRONTO E AÍ SE O CIDADÃO NÃO ASSINA.
SEM FALAR QUANDO OS POLICIAIS TE ABORDAM MESMO SEM DAR GERAL JÁ AFIRMAM QUE VC VENDE OU USA DROGAS,AÍ SE DEBATER COM ELE.
TERM HORAS QUE TENHO DÓ DOS BONS MAS INFELIZMENTE NA VIDA OS BONS PAGAM PELOS FILHOS DA PUTA!
CurtirCurtir
BEM PELO MENOS ESSES SUPOSTOS MACONHEIROS ,PORQUE ASSIM É MAIS FÁCIL CLASSIFICA-LOS PARA TENTAR MASCARAR UMA REALIDADE NUA E CRUA DE UM SISTEMA DE GOVERNO FALIDO E CORROMPIDO EM SEUS VALORES ÉTICOS E MORAIS,BEM COMO A DE UMA POLICIA QUE SÓ SABE DAR PORRADA EM PIOR DE TUDO MACONHEIROS KAKAKA.
PORQUE OS TUBARÕES DO TRÁFICO MESMO ESSES QUE JULGAM E SE PREOCUPAM COM OS NOINHAS DA VIDA ,QUE CURTEM SEUS SONS ,PELO MENOS EM UMA FACULDADE,DURA SÃO POLICIAIS QUE MAL TEM O SEGUNDOS GRAU COMPLETO ,USAM DROGAS, E OU PEGAM DROGAS DOS MESMOS PARA FORJAREM NOS OUTROS,OU PEGAM GRANAS DOS PONTOS DE DROGAS,E PIOR ASSALTAM BANCO,OUVEM SUAS MUSIQUINHAS EM PUTEIROS CASAS DE SWING,ENTRE OUTROS QUESITOS,TEM UNS MIKE QUE COLOCA ATÉ PERFIL SE GABANDO NO FACES BRUKES DA VIDA!!
É O ROTO FALANDO DO RASGADO E O SUJO DO MALO LAVADO.
ACHO QUE MAIS VERGONHOSO NÃO SÃO OS NOIAS DA FACUL ,MAS SIM OS QUE FAZEM SEUS JURAMENTOS E SEM TEREM MORAL SAEM PREGANDO AS LEIS E AS APLICANDO NA CARA DOS OUTROS.
VÃO ESTUDAR E ASSIM PODERÃO DIVIDIR O BASEADOI SEM TEREM DOR DE CORNO.
MORAL SE COBRA QUANDO SE TEM,O SISTEMA COMO UM TODO ESTÁ FALIDO A AS PIORES INSTITUIÇÕES SÃO AS QUE DÃO PODER E LIDAM COM AS LEIS,OS SERES HUMANOS SOBEM NA MOEDA E QUEREM DAR DISCURSO,CAEM NA MERDA E DEPOIS SE LAMBUZAM.
PELO MENOS ELES ESTUDAM ASSIM COMO MIZAEL QUE TERIA DIREITO A MORDOMIAS , POIS VCS SABIAM QUE TEM POLICIAL EXONERADO POR ROUBO A BANCO QUE IRÁ CUMPRIR PENA EM PRESIDIO COMUM,TÁ LASCADO!! ORDEM GOVERNADOR!!
CurtirCurtir
QUE SE FODA!! QUANDO MATAREM UM DOS MACONHEIRO LÁ DENTRO, MANDA A VACA DA MÃE OU O CORNO DO PAI, ATRÁS DO VAGABUNDO. MEU,NA MINHA ÉPOCA UNIVERSIDADE ERA LOCAL PRA GANHAR CONHECIMENTO, E NÃO PARA BADERNA. OCORRE QUE ESSE BANDO DE VIADINHO NUNCA VIRAM O BICHO PEGAR, AGORA TENTA FICAR COM ESSA IDEOLOGIA IDIOTA DE QUE É PROIBIDO PROIBIR. VÃO TRABALHAR CAMBADA DE VAGABUNDOS.
CurtirCurtir
E O PIOR É QUE NOS PAGAMOS PARA ESSES BABACAS FICAREM DESTRUINDO NOSSO PATRIMONIO. SE EU FOSSE O SECRETARIO MANDAVAM O CHOQUE ENTRAR LÁ E QUEBRA TODO MUNDO NA MADEIRA. DEIXA O PAU QUEBRAR E DEPOIS VER O QUE DÁ. BOTA PRA FUDER ESSE POVO NOJENTO, METIDO A PSEUDO-INTELECTUAL DEFENSOR DO DIREITO DE FAZER O QUE BEM ENTENDEM, SEM QUE SEJAM COBRADOS. COISA DE FILHINHO MIMADO, CRIADO PELA EMPREGA, FILHOS DE PAIS AUSENTES QUE NÃO IMPUSSERAM LIMITES, AGORA ACHAM QUE TODOS TEM QUE ACATAR A ESSAS BARBARIDADES.
CurtirCurtir
Alguém esta sabendo de uma possivel greve em nivel nacional da civil? No site da PEC 300 está falando um pouco sobre o assunto mas nada vejo acontecendo aqui em sp.
CurtirCurtir
Esses MACONHEIROS FILHOS DA PUTA, cambada de ricos desocupados que ocupam o ensino público destinados aos pobres, vai para o Mackenzi ou FGV fazer zona seus burgueses que lá é o lugar de voces.
CurtirCurtir
VC É UM IDIOTA UM DIA VAI TER UM PARENTE ESTUDANDO EM UMA UNIVERSIDADE,ESTUDO LÁ E NÃO SOU MACONHEIRO SEU LIXO!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Agora eu entendo o porquê que o Brasil está infestado de péssimos profissionais, os quais tiram a vaga, nos bancos das universidades, daqueles que realmente querem estudar, e não tiram o seu diploma, de graduação e pós graduação, sentados em uma cadeira de BOTECO. Além do que, existem aqueles que ainda criticam a ação do poder público, o qual age para manter a ordem e a manutenção do patrimônio. Pois quem é contra a polícia, é porque vive as margem da sociedade e tem interesses exclusos.
CurtirCurtir
VOU CHAMAR ENTÃO O DOM PEDRO, PARA DAR UMAS GARFADAS NA MULHER DO SR.TOBIAS DE AGUIARkkkkkkkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Tá amigo.
E os ditos “bonzinhos” estão onde?
Lhe digo: quietos!
Portanto, OMISSOS!.
Nesse caso, não é “generalização”.
É FATO!
CurtirCurtir
O FILME TROPA DE ELITE, RETRATA ALGUNS UNIVERSITÁRIOS NO BRASIL!
QUEM QUER A PM FORA DO CAMPUS É ALGUNS (universitários) TRAFICANTES OU A MANDO DELES, E ALGUNS VÃO NO EMBALO PQ SÃO ALIENADOS.
BORRACHADA NELES JÁ!!!!!
CurtirCurtir
ISSO AI É CONVITE OU PONTO DE LSD ??????kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
A maioria dos “bonzinhos” tem que trabalhar. Eles não tempo para participar de protestos. Já os mauzinhos são playboys, não precisam de emprego, tem tempo para se organizar, fumar maconha, ler livros sobre “as maravilhas do comunismo” e tentar impor suas ideias à maioria. Essa é a grande diferença. É só fazer uma pesquisa no campus. Os mauzinhos, em sua grande maioria, são filhos de engenheiros, médicos, professores… estão com a vida ganha e gostam de atrapalhar os bonzinhos, que eles chamam de alienados.
CurtirCurtir
Você poderia pedir pra alguém traduzir seu texto para a língua pátria ???
CurtirCurtir
Escreve no vernáculo o cultinho
CurtirCurtir
explicito a liderança de alguns estudantes a apologia das drogas, logo a USP sera mais uma cracolandia em SP
CurtirCurtir