É, vcs Delegados estão, indignados. Cagádos, estamos nós, que somos de carreiras “inferiores” comandadas por vcs. TEM CHEFIAS NAS DELEGACIAS DO DECAP COM TIRAS DE 4 CLASSE. Eu queria ver um Delegado de Classe Especial receber Ordens de um 4 Classe. Ordens; Ignorantes, Ilegais, Desonestas, só porque é puxa saco, parente, ou conivente do Titular, será que a lei só vale para os Delegados, e nosso Sindicato? Chefe de Delegacia tem que ser Classe Especial, ou, se não houver, subsequentes.É dificil receber ordem de quem sabe menos que vc,que tem menos experiência, vai ver que é por isso que essa p…. de Polícia, não vai para frente.
O BLOG DO DELEGADO SINDICAL TRAPACEIA E PARASITA SÍTIOS ALHEIOS 15
setembro 29th, 2009 at 20:49 · Reply
LUCIO:
O único furo neste caso foi o chilique do blogueiro Tiago. Eu publico tudo aquilo que acredito deva levar ao conhecimento das partes interessadas. Não devo satisfação para entidades, tampouco para o DGP. Menos ainda para os seguidores do Blog do Escrivão, perdão, Blog do Tiago… Policial civil delegado do sindicato dos investigadores.
Esse pessoal da CÓPULA nem debaixo de sarrafo buscará consertar as reiteradas – melhor diárias – desonestidades que cometem em desfavor de TODAS AS CARREIRAS…
Eu digo todas, pois naquele esboço só verifico o fortalecimento dos “casta especial”. E quem acredita em melhoria substancial em razão do NU é muito ingênuo. E quem afirma que há quaisquer conquistas nesse sentido É OPORTUNISTA.
Vocês podem entender de Polícia 100 vezes mais que eu, mas ninguém sabe tão bem como pensam e como agem os Cardeais e camarilha de Delegados… E posso afirmar com mínima possibilidade de erro – pois torço para errar algum dia – da camarilha da DGP não sairá nada digno… O máximo que conseguem é nos expor ao ridículo com suas marioladas. O esboço é prova irrefutável de quem se acha dono dos destinos da Polícia… Só alguém muito ignaro não percebe. Mas serão capazes de dar apoio em troca de migalhas, contudo salário de perito ninguém receberá. O golpe é jogar o deles, posteriormente, para baixo.
Eu não preciso de furo; não fico retirando material do blog alheio para postar no Flit manipulando horário. Ou melhor, sem horário da postagem como alguns preferem. Tal artifício é típico de quem necessita “furar”.
Uma orientação: quando a plataforma não permite hora do post, basta digitar ao final.
E nunca acreditei naquela baboseira de compromisso ético do blogueiro Tiago; que parece competir com este blog Investigador de Polícia.
Não sou defensor de ninguém, pelo contrário prefiro fazer o papel de advogado do diabo. Assim fico bem a vontade para afirmar o papel infantil daquele, para muitos – não apenas para mim – um blefador. Possivelmente nunca teve o texto, copiou a mensagem da Adpesp e prometeu publicar, como sempre, depois de colar de outrem. Como não esperava que alguém se antecipasse escreveu aquele nota de repúdio como se o LAPA e a associação dos investigadores fossem traidores.
Hoje, cansado de esperar pela Adpesp, publicou o mesmo texto recebido pelo Lapa, por mim e centenas de policias.
SENHOR POLICIAL CIVIL – DELEGADO DO SINDICATO – SOMOS ESPECIALISTAS EM CONSTATAR IMPOSTURAS COMO A SEGUINTE:
“Esse blog mesmo na posse do anteprojeto, optou e optará pelo respeito à moral e a ético, por isso, vem a publico manifestar aos leitores que cumprirá com sua palavra de sindicalista em valoração a da honra e postura leal em que assumiu perante todos, informando que somente postara a íntegra do anteprojeto na segunda-feira (28/09/09) à noite.”
Muito auto-elogio, muita mentira.
E mentiu, pois não postou projeto algum, ontem, a noite.
Pudera, palavra de “delegado”!No caso sindicalista, mas a palavra foi de delegado…
Acredita quem quiser.
Seu comentário está aguardando moderação
setembro 29th, 2009 at 21:34 · Reply
LAPA:
Para ser claro: o blogueiro Tiago dá a medida do seu caráter e capacidade quando repete textos já publicados por outrem, mas editando o horário.
Antes de publicar notícias de outros veículos procuro verificar se já não foram repercutidas neste sítio e no referido blog do escrivão. Para nossa decepção com a falta de nobreza do rapaz, muitas horas depois, constatamos, rotineiramente, que ele publicou o mesmo material editando a data, exemplo de hoje a Ordem dos Policias cujo horário foi por ele editado como 29/09/09 at 00:33.
Novamente, hoje, por volta das 8h00, antes de eu postar no FLIT consultei aquele Blog. Agora pela tarde lá estava como se ele tivesse publicado as 0h33.
Essa conduta, por si, é reveladora das qualidades daquele “policial civil”.
A desfaçatez é de tal ordem que copia – com horário sempre anterior- até as matérias dos jornais da minha região, dos quais somos assinante: A TRIBUNA e outros que ele nem sequer poderia saber da existência.
Por outro lado, blogueiro deselegante como ele nunca vi igual: NEM PARA AGRADECER O LINK E O TRÁFEGO ELE SE PRESTA.
Se ele proceder como escrivão, digo policial civil e delegado sindical, como procede como blogueiro, não gostaria de com ele trabalhar.
Não gosto de ficar colocando meus óculos 5,0 graus para conferir minudentemente certos termos, mas sabem como é, né?
Pagar de Braga Braun não dá.
_____________________________________
Um entre vários exemplos de material utilizado ( aliás, de livre emprego por qualquer um ), no tal blog do policial civil com o horário editado para causar a impressão de que publicou em primeira mão…Coisa de doido! O cara é das bandas do Deinter-9, mas fica colando material dos Jornais de Santos e região, daqui retirados sem cerimônia, depois fala em ética de sindicalista? Para que isso meu rapaz?
Observação: faz isso diariamente.
http://thiagoldamaceno.wordpress.com/2009/09/27/baixa-remuneracao-gera-evasao-de-policiais/ ( 21h58 )
MENTIRA: O MEU GOVERNADOR NÃO DISCRIMINA PESSOAS…NEM ORIENTAÇÕES SEXUAIS 7
29/09/2009 – 13h04
Na filiação ao PSB, Chalita critica gestão Serra na educação e elogia Ciro
TATHIANA BARBAR
da Folha Online
O vereador Gabriel Chalita se filiou hoje ao PSB em um evento que reuniu mais de 500 pessoas em São Paulo e sinalizou que sua plataforma na campanha eleitoral de 2010 será a educação.
Ele elogiou os professores e criticou a gestão do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), na educação. Chalita deixou o PSDB com críticas ao grupo ligado a Serra.
“Nenhuma obra supera a da educação. Eu respeito os professores. Não coloco a culpa neles pelos fracassos na sala de aula e sim nos maus gestores”, disse Chalita ao criticar a gestão Serra na educaçã10
Chalita aproveitou para afagar o deputado Ciro Gomes (PSB-CE), desafeto político de Serra. Ciro e Serra são pré-candidatos à Presidência.
“O PSDB foi minha casa por mais de 20 anos e foi lá que conheci Ciro Gomes, um homem correto e corajoso…”, afirmou o vereador.
Em resposta, Ciro se disse fã de Chalita. “É um privilégio trabalhar ao seu lado. Sou seu fã à distância, de longa data.”
O senador Renato Casagrande (PSB-ES) disse que Chalita era corajoso por mudar de partido. “Para nós é uma grande alegria [sua filiação]. Você é referência na educação, na ética, na tolerância com a diversidade da sociedade.”
Chalita, por sua vez, agradeceu ao PSB pelo espaço que o partido deu a ele. O vereador deve tentar uma vaga no Senado em 2010.
Serra minimizou as críticas de Chalita. “Nem sei se [a opinião] vale ou não vale [para o Chalita]. Não estou nem aí”, disse o tucano ontem ao ser questionado se a opinião de não responder a baixarias valeria para o vereador.
Ao sair do PSDB, Chalita fez críticas a Serra. “Na condição de vereador mais votado do Brasil, eu queria pelo menos ter sido respeitado pelo partido. Eu não fazia parte da Executiva nem do Diretório. Nunca me reuni com o governador Serra. Fui tratado de uma forma preconceituosa no PSDB.”
_________________________
Me formei com o (ator Reynaldo)GIANECCHINI. Não éramos amigos. Ele já era modelo, desfilava muito. A gente conversou mais no concurso para orador da turma. Eu ganhei estourado! Aí, ele falou: ‘Nossa, que discurso!'”.
- – Fonte: Revista Isto É Gente, de 19/12/2005

NOSSA, QUE DISCURSO!
DOUTOR JURISTA, HÁ QUEM DIGA QUE DELEGACIA DO DECAP É MERCADO…MAS NÃO PRECISÁVAMOS ADMITIR, NÉ? 3

- BALCÃO DE POLÍCIA JUDICIÁRIA
O autor pode ser algum portuga ou “turco” de lojinha.
E ASSIM CAMINHA A NOSSA POLÍTICA 2
29/09/2009 – 11h00
Desembargador manda prender cúpula da Assembleia Legislativa de Alagoas
Especial para o UOL Notícias
Em Maceió
A medida atinge o presidente da Casa, Fernando Toledo (PSDB); o vice-presidente, Alberto Sextafeira (PSB); o 2º vice-presidente, Sérgio Toledo (PMN); o 3º vice-presidente, José Pedro (PMN); o primeiro-secretário, Jota Cavalcante (PDT); o 2º secretário, Marcelo Victor (PTB); o 3º secretário, Carlos Cavalcante (PT do B), e o 4º secretário, Ricardo Nezinho (PT do B).
O desembagador Orlando Manso não foi encontrado para dar detalhes sobre a decisão. Segundo a assessoria de gabinete, Manso está incomunicável, mas é aguardado no TJ-AL para prestar esclarecimentos ainda hoje. “Não tivemos acesso à decisão”, informou a assessoria.
A assessoria do presidente da Casa, Fernando Toledo, afirma que o deputado não está em Maceió. A assessoria de Sérgio Toledo foi a única a confirmar que o deputado está na Bahia e viajando de volta a Alagoas. Extraoficialmente, a informação que circula é que nenhum dos deputados está na capital.
Viaturas policiais foram vistas por populares na porta das casas de alguns dos deputados. A assessoria da Assembleia não dá detalhes sobre o paradeiro dos parlamentares.
O caso
A prisão foi decretada por descumprimento de uma ordem judicial. No mês passado, o desembargador determinou – pela segunda vez – o afastamento do deputado Cícero Ferro (PMN). Na primeira decisão, o desembargador alegou a acusação de assassinato do vereador Fernando Aldo, de Delmiro Gouveia, em 2005. Na segunda, o motivo alegado foi o porte ilegal de arma e a quebra da ordem pública.
Para livrar Ferro do afastamento, os deputados aprovaram um decreto que “desobrigou” o Parlamento de cumprir decisões judiciais para afastar deputados. O decreto foi considerado inconstitucional pela Justiça.
Antes de pedir a prisão, o TJ-AL solicitou, há duas semanas, a intervenção federal ao STF (Supremo Tribunal Federal), a fim de garantir o cumprimento da decisão judicial. O pedido ainda será analisado pela Corte.
Queremos acabar com carreiristas que fazem inquéritos pela metade e depois viram políticos…quando não viram coisa ainda mais nefasta: CARDEAIS…DELEGADOS GERAIS 8
Policiais vão criar Ordem dos Policiais do Brasil
Policiais federais, rodoviários federais, civis e militares, de todo o Brasil, vão anunciar na quarta-feira (30/9) a criação da Ordem dos Policiais do Brasil (OPB), que pode ser análoga a OAB. A votação para a presidência e diretoria do novo órgão ocorre, contudo, apenas no dia 30 de outubro. A ideia é que um milhão de policiais de todo o país sejam filiados à OPB.
O anúncio da OPB será feito em meio à greve geral da Polícia Federal, marcada em todo o Brasil também para esta quarta-feira (30/9). A greve é comandada pela Fenapef, a Federação Nacional dos Policiais Federais, uma entidade que congrega 13 mil policiais federais em todo o Brasil. A criação da OPB tem também amplo apoio da Confederação Nacional dos Policiais Civis.
A ideia da OPB foi do agente federal Francisco Carlos Garisto, consultor e fundador da Fenapef, cuja vida ora é filmada por Mauro Lima, que dirigiu o filme “Meu Nome não é Johnny”. Garisto diz que o anúncio da Ordem dos Policiais do Brasil foi deliberadamente marcado para o dia da greve geral da PF. “A greve mostrará que o atual governo está no descaso com a PF. A grita da greve será “Fora Diretor- Geral”, porque o diretor da PF nos persegue, e o ministro da Justiça nos ignora. Veja: o governo contratou novos dois mil agentes, disse que lhes pagaria, como manda o estatuto da categoria, salário de policiais de segunda classe, mas lhes paga o de terceira, e economia assim, não cumprindo o estatuto, cerca de 800 reais por cabeça”.
Garisto sustenta que a segurança pública do Brasil “está falida” e revela que uma das maiores bandeiras da OPB será “ou acabar ou reformular radicalmente o inquérito policial, porque apenas 10% deles resultam em punição efetiva e 90% resultam na mais pura impunidade”. Garisto também adianta que a nova Ordem dos Policiais do Brasil vai ter um sistema de votação análogo ao Mercado Comum Europeu e ao Mercosul. “Cada ano a OPB será comandada por uma entidade de classe diferente”.
Garisto também salienta que o segundo passo da OPB será a criação de um partido político, a ser chamado de Partido Nacional da Segurança Pública. “A categoria cansou de ver no poder, sobretudo no atual governo, uma série de “ólogos”: antropólogos, sociólogos, que nada entendem de segurança pública. Também cansamos de ver deputados e senadores que se dizem especialistas na segurança pública. Vamos batalhar, com esse um milhão de policiais da Ordem dos Policiais do Brasil a carreira única para todas as polícias, o teto salarial comum, a lista tríplice votada para os secretários de segurança pública de todo o Brasil. Queremos acabar com carreiristas que fazem inquéritos pela metade e depois viram políticos, e é óbvio que estou falando do delegado federal Protógenes Queiroz”, diz Garisto.
PARABÉNS AOS NOVOS MEMBROS DA CASTA “JURÍDICA” …É MAIS FÁCIL UM JUIZ GALGAR O CARGO DE DESEMBARGADOR DO QUE DELEGADO “VIRAR” CLASSE ESPECIAL 2
por merecimento:
Delegado de Polícia – Classe Especial, Padrão V
Armando de Oliveira Costa Filho, RG 12.783.772,
vago em decorrência da aposentadora de Sebastião
Corrêa; Elisabete Ferreira Sato Lei, RG 9.496.064, vago
em decorrência da aposentadoria de Mário Jordão Toledo
Leme; Luiz Eduardo Pascuim, RG 8.404.361, vago em
decorrência da aposentadoria de Pedro Herbella Fernandes;
Luiz Maurício Souza Blazeck, RG 11.870.127,
vago em decorrência da aposentadoria de Roberto de
Mello Annibal; Marcos Carneiro Lima, RG 6.055.646,
vago em decorrência da aposentadoria de Roberto
Kawai; Valmir Eduardo Granucci, RG 7.547.151, vago
em decorrência da aposentadoria de Antonio do Carmo
Freire de Souza;
________________________________________________
Juízes são promovidos a Desembargadores pelo duplo critério: antiguidade e merecimento.
ACESSIBILIDADE PARA TODOS…
Mas na carreira jurídica dos Delegados de Polícia de São Paulo, a classe final só é alcançada por MERECIMENTO.
E querem que assim continue…
Cosa nostra!
CARREIRA JURÍDICA DO CAMBAU E ESCAMBAU.
É a guerra do TC, é facada nas costas, briga do alto escalão que se reflete cá em baixo no plantão policial, onde se encontram na execução de suas tarefas, os escrivães, investigadores e PMs que nada tem com essa briga de Titãs… 2
http://www.ligeirinho-ligeirinho.com/2009/09/veja-como-policia-civil-de-sao-paulo.html

Boca suja não, wittgensteiniano!
AUTOATENDIMENTO: Será que vai dar certo o serviço na Polícia Paulista? 4
ASSIM FICA CADA VEZ MAIS DIFÍCIL ACREDITAR EM DELEGADOS 5
Durante a reunião algumas alterações na redação foram sugeridas. Os ajustes estão sendo feitos. Na próxima segunda-feira publicaremos a íntegra do Projeto. Aguardem ( adpesp )
____________________________________
Ainda faltam alguns minutos para o término desta segunda.
Pode ter ocorrido algum imprevisto; quem sabe ainda possam cumprir a palavra!

DELEGADO CARREIRA JURÍDICA…PELOS AUTORES DA MINUTA MELHOR AFIRMAR: “FALSA CARREIRA JURÍDICA”…NAS CARREIRAS JURÍDICAS TODAS AS PROMOÇÕES OCORREM POR ANTIGUIDADE E MERECIMENTO 2
Só os juristas da Polícia Civil defendem a reserva de mercado para a valorosa CLASSE ESPECIAL.
Qual o motivo PARA O APADRINHAMENTO CONTINUAR INSTITUCIONALIZADO?

CARREIRA JURÍDICA
TÁ CERTO! E QUEM NÃO QUER FICAR “LIVRE” DESSES PANELEIROS? ESSE ESBOÇO É DESONESTO PARA TODAS AS CARREIRAS 14
Associação dos Servidores Públicos da Polícia Científica
do Estado de São Paulo
Prezado colega,
Na data de 25/09, sexta-feira as 11:30 h a ASPC, a convite do Sr. Delegado Geral da Polícia Civil, Dr. Domingos Paulo Neto, esteve presente a reunião juntamente com a demais entidades representativas de classe, onde foi nos apresentado por escrito a “proposta” final elaborada pela equipe composta pelos Delegados, Dr. André Tewfik, Dr. Baldan e Dr. André Dhamer.
Mais uma vez os únicos a se opor a tal projeto foram: ASPC, o Sintelpol (Telecomunicações) e a Agepol (Agentes Policiais).
Os demais presentes; Adpesp, Sindpesp, AIPESP, IPA, AEPESP, APPESP, Acarcepol, Sinpol de Piracicaba, Sinpol de Campinas, Sinpol de Ribeirão Preto, Sinpol de Presidente Prudente, Sinpol de Mogi, SIPESP e AFPCESP, foram totalmente a favor.
Esta “proposta” dispõe sobre a reestruturação das carreiras policiais civis no Quadro da Secretaria da Segurança Pública e dá providencias correlatas.
Mais uma vez a ASPC na pessoa de seu presidente , rebateu esta propositura, pois não aceita o enxugamento e extinção das carreiras técnicas da SPTC sob uma única denominação, a de “Agente de Polícia”, conforme o que está exposto em seu artigo 2º:
“Ficam extintas as carreiras as atuais carreiras policiais civis de Agente de Policial, Agente de Telecomunicações Policial, Atendente de Necrotério Policial, Auxiliar de Papiloscopia Policial, Carcereiro, Desenhista Técnico-Pericial, Fotógrafo Técnico-Pericial e Auxiliar de Necropsia”.
Parágrafo 1º – Os cargos pertencentes às carreiras extintas nos termos do caput deste artigo, providos ou vagos, ficam com sua denominação alterada para Agente de Polícia, respeitando o tempo de exercício na carreira anterior.
O texto será publicado na integra em nosso site na segunda-feira dia 28/09/09 a meia noite e um segundo.
Senti-me envergonhado, diante de uma “proposta” que desqualifica, desprestigia e humilha profissionais de carreiras cujas funções são importantíssimas para a Instituição.
Ora qual o real motivo para que os Desenhistas, Fotógrafos, Auxiliares de Necropsia e Atendentes de Necrotério estão neste “projeto”, sendo desvalorizados, você sabe a resposta?
a) Por que qualquer um aperta o botão de uma câmera digital?
b) Por que o Auto Cad agora resolve tudo, inclusive indo vai aos locais de crime e fazendo todo o levantamento topográfico?
c) Por que o bisturi é um robozinho que sai dissecando cadáveres a comando de voz?
d) Por que somos a minoria?
e) Por que os Papiloscopistas agora podem assinar laudos?
f) Por que os Escrivães e os Investigadores são maioria e o trabalho realizados por estes são mais importantes que os nossos?
g) Por que as carreiras técnicas estão atrapalhando o serviço administrativo?
h) Por que os Peritos e Legistas não necessitam de nossos préstimos?
i) Por que vamos poder formar um Sindicato único?
j) Por que assim esta proposta passa na lei de responsabilidade fiscal?
k) Por que pertencemos a S.P.T.C. ?
l) …este espaço na por coincidência na letra “L” fica “livre” a pergunta que vc quiser…..
m) N.D.A.
A ASPC continuara envidando esforços para que nossas carreiras sejam mantidas e valorizadas, elevando-se o nível de escolaridade de cada uma delas.
Muito Obrigado e um grande abraço deste vosso presidente indignado, revoltado, triste, chateado, etc. etc. e etc.
Luis Quintal
O PROJETO NÃO É “DE MERDA”…É BOM PACA!…ESPECIALMENTE PARA OS DELEGADOS DA CLASSE ESPECIAL QUE BUSCAM ENTRONIZAÇÃO NA DIREÇÃO DA POLÍCIA 53
Projeto de Merda. Não muda nada. Só ferra os desenhistas, fotografos e agetel QUE PERMANECEM NA MERDA. Eleva os agentes, aux. papi, aux. necropsia, carcepol. ILUDE OS ESCRIPOL E INV QUE VÃO FICAR ESPERANDO EQUIPARAÇÃO COM PERITO. Cadê o ALE QUE SERIA INCORPORADO NO GRAU MÁXIMO?? CADÊ A EXTENSIVIDADE AOS INATIVOS?? JOGADA DE MARKETING RASTEIRO, SÓ PRA SAIR BEM NA FITA DA ELEIÇÃO 2010. SE NÃO TINHA ORÇAMENTO PRA REAJUSTE EM 2008, AGORA, POR UM MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO, CHOVEU ORÇAMENTO, E O SALÁRIO VAI DOBRAR??????? VCS SÃO POLICIAIS, COM TIROCÍNIO, ESPERTEZA, INTUIÇÃO OU UM BANDO DE BABACAS QUE AINDA ACREDITAM NO PSDB?????
________________________________
RESTOPOL: merda é elogio.
Mas outra coisa não se poderia esperar de PANELEIROS.
EU SOZINHO FARIA COISA MELHOR PARA O BEM COLETIVO.
Melhor em conteúdo e muito melhor na redação.
POLICIAIS IGNORAM PROCEDIMENTOS BÁSICOS AO INTERPELAR OS CIDADÃOS 1
ESTUDO EM SÃO PAULO » CORREIRO BRAZILIENSE
Policiais ignoram procedimentos básicos ao interpelar os cidadãos
Renata Mariz
Publicação: 27/09/2009 10:18 Atualização: 27/09/2009 12:08
Embora existam em todas as corporações policiais, especialmente a militar, que desempenha atividade ostensiva, as técnicas de abordagem são pouco seguidas pelos agentes, mesmo em situações simples. Um estudo premiado na Conferência Nacional de Segurança Pública, realizada em Brasília há menos de um mês, mostrou que condutas contrárias ao Procedimento Operacional Padrão, também conhecido pela sigla POP(1), ocorrem de forma recorrente nas ruas de São Paulo, estado pioneiro na implantação desse tipo de regra. Em 90 abordagens a veículos acompanhadas pela pesquisadora Tânia Pinc, autora do levantamento e capitã da PM paulista, 47,8% dos agentes expuseram a arma durante a busca, 73,3% deixaram o parceiro da operação numa eventual linha de tiro, 78,9% não prestaram atenção nas imediações.
» Ouça entrevista com Tânia Pinc, autora do estudo
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/09/27/brasil,i=144684
“São fundamentos básicos e às vezes até sutis que passam desapercebidos pelos policiais, especialmente porque foram criados há pouco tempo, em 2002, mesmo sendo São Paulo o precursor na elaboração de POPs. O trabalho não tem, portanto, a intenção de revelar que o agente desrespeita o procedimento padrão, mas sim de apontar para a necessidade de colocar em prática as regras, a fim de garantir a sua própria segurança e também a de quem está sendo abordado”, destaca Tânia, que agora aprofunda o estudo — resultado de
Policiais param veículos para investigação
uma dissertação de mestrado pela Universidade de São Paulo — como doutoranda e aluna visitante na Universidade do Texas, com o apoio da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. “Ao investirmos em treinamento para o cumprimento dos POPs, estaremos aumentando as chances de um combate efetivo à criminalidade e diminuindo os riscos de abusos.”
As abordagens analisadas por Tânia — filmadas sem que os policiais soubessem que estavam sendo observados — se deram em um bloqueio a carros e motos num bairro periférico de São Paulo. Um dos quesitos verificados foi a postura do parceiro do agente. “É uma premissa de toda ação policial, que o grupo aja em superioridade numérica. Por isso, enquanto um gerencia a situação, o outro faz a segurança do primeiro. Nesse aspecto, identificamos índices de 60% a 70% de condutas diferentes do que determinam o nosso POP, como expor o parceiro na linha de tiro”, explica. Outro dado medido no trabalho foi a habilidade verbal dos agentes: 90% gesticularam para indicar o lugar que o abordado deveria ficar e 7,8% tiveram contato físico com ele ao posicioná-lo.
“Pode parecer um detalhe, mas é de suma importância, porque denota que o policial não conseguiu usar apenas a comunicação oral para orientar a pessoa. E isso pode ser o início de pequenos abusos com chances de se tornarem maiores, caso a pessoa não obedeça ou reaja, por exemplo”, esclarece Tânia. Inspetor da Força Nacional de Segurança Pública, Erich Meier ressalta que os procedimentos padronizados são importantes para evitar erros nas operações e dar legitimidade ao próprio profissional. “Se ele for questionado por alguma conduta, poderá dizer que ela está prevista nos regulamentos. A transversalidade da atividade policial com os direitos humanos é outro ponto positivo dessas regras, ao evitar posturas inadequadas”, observa Meier.
1- Normas
Regras de comportamento não são novidade nos treinamentos das corporações. Mas o POP (Procedimento Operacional Padrão) é mais detalhistas no que diz respeito à conduta dos policiais. Trata-se de uma ação recente no Brasil, que começou em São Paulo e em Goiás há cerca de cinco anos.
Serviço
Se algum policial desrespeitar os seus direitos, tente anotar o nome, a identificação e a aparência dele, o número da viatura que ocupava e o nome das testemunhas que presenciaram os fatos. No DF, entre em contato com a Ouvidoria-Geral da Corporação por meio do telefone 3445-2596, pelo site www.pmdf.df.gov.br ou procure uma unidade da Polícia Militar.
——————————————————————————–
Como você deve agir
# Obedeça prontamente a solicitação de “pare” do policial quando estiver em veículo ou andando a pé
# Se estiver em veículo, pare, desligue o veículo e espere a ordem do policial
# Responda claramente às perguntas feitas pelo policial
# Tenha sempre em mãos documentos pessoais e do veículo, caso seja solicitado
# Procure deixar as mãos em lugar visível o tempo todo e não realize movimentos bruscos
# Saia do veículo, caso o policial solicite. A busca no interior do automóvel tem como objetivo verificar se há existência de armas, drogas ou objetos roubados, ou mesmo observar se o condutor ou outro ocupante do carro está sob a condição de refém
# Se estiver a pé, é provável que seja solicitado colocar as mãos na cabeça ou na parede. Esse procedimento é uma técnica convencional de prevenção do policial, caso o abordado tenha intenção de reagir ou mesmo de agredir a autoridade policial
# Permaneça na posição determinada, até que o policial termine a ação de busca ou revista pessoal
# Se desejar algum esclarecimento por parte do policial, espere até o término da ação
Fonte: Polícia Militar do DF.
——————————————————————————–
Você tem direito
# De saber a identificação do policial
# De ser revistado apenas por policiais do mesmo sexo que você
# De acompanhar a revista de seu carro e pedir que uma pessoa que não seja policial a testemunhe
# De ser preso apenas por ordem do juiz ou em flagrante
# Em caso de prisão, não falar nada além de sua identificação, e de avisar sua família e advogado
# De não ser algemado se não estiver violento ou tentando fugir da abordagem
Fonte: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
MAIS UM CO-PROPRIETÁRIO? DEPOIS TEM PILANTRA QUE NOS ACUSA DE DENEGRIR A IMAGEM DA “INSTITUIÇÃO”…EU TÔ PAGANDO! 3

ILIBADA CONDUTA NUNCA FOI REQUISITO PARA "VIRAR" CLASSE ESPECIAL
Enviado por CARDEAL em 28/09/2009 às 9:02
28/09/2009 – 08h04
Delegado alvo de ação judicial será promovido em São Paulo
ANDRÉ CARAMANTE
da Folha de S.Paulo
Alvo de uma ação civil pública na qual é suspeito de desviar recursos humanos e materiais da Polícia Civil para a empresa de segurança privada de sua mulher, o delegado Armando de Oliveira Costa Filho foi indicado “por merecimento”no dia 16 para ser promovido à categoria mais alta na corporação: a de delegado classe especial.
Costa Filho trabalha hoje na DIP (Divisão de Inteligência da Polícia). Ele foi um dos responsáveis pela investigação que concluiu que o assassinato do prefeito Celso Daniel (PT), de Santo André (ABC), em janeiro de 2002, foi crime comum, sem motivação política.
Promotoria e parentes de Daniel sustentaram que a morte dele foi motivada por desavenças num suposto esquema de corrupção na prefeitura da cidade que financiava campanhas de alguns políticos.
Na ação civil contra Costa Filho há uma carta anônima, supostamente escrita por um policial, que o acusa de ter recebido R$ 250 mil para que considerasse crime comum a morte de Daniel.
À época da investigação sobre a morte, Costa Filho trabalhava no DHPP (departamento de homicídios) e era chefiado por Domingos Paulo Neto, hoje delegado-geral da Polícia Civil e responsável pela indicação dele à classe especial.
Na carta, Costa Filho ainda foi acusado de desviar policiais de suas funções, bem como carros da polícia, para serem usados pela Suporte Assessoria em Segurança Ltda., empresa de Rosângela Suely Mendes de Oliveira Costa, sua mulher.
Atualmente, as contas bancárias do casal e da empresa são analisadas na ação civil que tramita na 14ª Vara da Fazenda Pública.
As promoções de Costa Filho e outros sete delegados à classe especial “por merecimento” deveriam ter sido confirmadas até o dia 22, bem como outras 57 promoções para as 1ª e 2ª classes, também “por merecimento” e “por antiguidade”.
Essas promoções só não foram concluídas porque ao menos quatro delegados que se sentiram prejudicados com as indicações feitas por Paulo Neto apresentaram recursos.
Como todos os pedidos de reconsideração foram julgados improcedentes, as promoções, inclusive a de Costa Filho, deverão acontecer até sexta.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u630068.shtml