Mateus Coutinho e Fausto Macedo
Delegados Federais de todo o Brasil prometem realizar uma mobilização nacional em todos os Estados na próxima terça-feira, 14, em defesa de maior autonomia da Polícia Federal. Segundo nota da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (Adpf) divulgada nessa sexta, a mobilização servirá para discutir como o diretor-geral da PF vem administrando a instituição e “o tratamento dispensado pelo governo à classe e à autonomia reivindicada em lei para realizar investigações”, diz a nota.
Ainda de acordo com o informe, a manifestação, que será realizada por meio de assembleias dos delegados federais em seus respectivos Estados, não vai prejudicar os serviços da PF.
A iniciativa faz parte da campanha nacional em prol de uma Polícia Federal mais autônoma, realizada pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), que defende os seguintes pontos: aprovação da lei orgânica da Polícia Federal; a eleição para o Diretor-Geral da instituição; maior autonomia administrativa e orçamentária; criação de um gatilho de concursos públicos e a criação de unidades especializadas no combate à corrupção.
Os resultados das assembleias serão divulgados em um documento público com o posicionamento dos delegados federais sobre a situação atual da PF.
Confira a explicação detalhada de cada um dos pontos conforme divulgado pela Adpf:
“Lei Orgânica da Polícia Federal: Um projeto de lei que discipline a organização e funcionamento da PF, ainda espera aprovação no Congresso Nacional. O Executivo deve estabelecer as atribuições dos cargos das carreiras e as atividades das unidades da Polícia Federal e assegurar a sua autonomia investigativa. Por outro lado, criar órgãos de controle da atuação dos policiais federais, por meio de conselhos que devem observar e orientar seus procedimentos. Sua aprovação é fundamental para que se tenha estabelecido a real autonomia da PF.
Eleições para Diretor-Geral PF: A escolha do Diretor-Geral passaria a ser feita por votação direta e secreta, mediante processo eleitoral conduzido por uma comissão eleitoral composta pelos representantes da ADPF e Fenadepol, cuja lista tríplice será encaminhada ao Ministro da Justiça e dele para a Presidência da República para indicação. O prazo do mandato do Diretor-Geral, o processo oficial de escolha e a forma de destituição serão previstos em lei. A primeira fase da votação para formação da lista tríplice já se iniciou na data de 29/9 com conclusão prevista para 05/11. Esse processo permite uma escolha técnica de servidor de carreira para oferecer mais estabilidade institucional.
Autonomia Administrativa e Financeira: A Polícia Federal deve ter status de Secretaria Especial ou órgão autônomo, assegurada sua autonomia administrativa e a iniciativa para contribuir na sua proposta orçamentária, nos mesmos moldes da Defensoria Pública da União.
Gatilho de Concursos Públicos: A Polícia Federal defende o ingresso em todos os cargos das carreiras da Polícia Federal somente via concurso público. Também luta para tornar obrigatória a realização de concursos públicos sempre que vagarem 5% dos cargos já existentes com o objetivo de compatibilizar o efetivo policial com o rol de funções da instituição.
Combate à Corrupção: No campo do combate ao crime organizado serão priorizadas as investigações sobre desvio de recurso público e a corrupção, com a criação de uma Coordenação-Geral específica, além da garantia especial de recursos via Programa Orçamentário próprio, implantação das Delegacias especializadas em todas as unidades da Polícia Federal e alocação de recursos humanos e materiais necessários, atendido patamar mínimo definido anualmente pela Polícia Federal.”
Fundada em 1976, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Adpf), é uma entidade classe de âmbito nacional. Presidida pelo Delegado Federal Marcos Leôncio Ribeiro, a Adpf reúne mais de dois mil associados e é representada nas 27 Unidades da Federação por meio das Diretorias Regionais. A associação tem como missão aprimorar a instituição policial, sua doutrina, normas e princípios de atuação funcional.
Igualzinho os Delegados do Estado de SP.
Igualzinho.
Parabéns.
CurtirCurtir
09/10/2014 08h38 – Atualizado em 09/10/2014 12h38
Polícia paulista protege 400 RGs de famosos em cofre vigiado por câmera
Documentos de personalidades são arquivados desde 1900 por segurança.
No acervo estão identidades de Pelé, Ayrton Senna e Gisele Bündchen.
Kleber Tomaz
Do G1 São Paulo
Pelé, Ayrton Senna, Gisele Bündchen, Santos Dumont, Silvio Santos e Ronaldo: Polícia Civil de São Paulo guarda RGs de famosos em cofre secreto
Alegando questões de segurança, a Polícia Civil de São Paulo guarda num cofre 409 identidades de artistas, celebridades, políticos e personalidades históricas que passaram pelo estado desde 1900 até os dias atuais. Os documentos, que recebem o carimbo “reservado”, estão arquivados numa espécie de armário à prova de fogo sob os cuidados do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), na capital paulista.
Levantamento feito pelo IIRGD mostra que estão catalogados no cofre 67 personalidades históricas, 128 celebridades e 214 políticos.
Esse reforço na proteção tem como principais objetivos evitar vazamentos de dados sigilosos e preservar a memória histórica dos famosos. Na sala climatizada, o cofre é vigiado por câmeras de monitoramento e só pode ser aberto por dois funcionários. Além deles, ninguém tem as chaves e o código de acesso ao equipamento.
Em seu acervo estão informações, vias de registros gerais (RGs), fotos, recortes de jornais e até algumas fichas criminais de pessoas famosas. Entre os rostos conhecidos, estão os dos ídolos do esporte brasileiro, Pelé e Ayrton Senna; de celebridades, como a modelo Gisele Bündchen; e inventores, como Santos Dumont.
“O instituto guarda todos os fichários desses famosos no armário-cofre, vigiado por câmeras, por questões de segurança”, disse o delegado José Brandini Jr., do IIRGD. “É para evitar o risco de que haja vazamento de informações sigilosas dessas figuras públicas, como endereços, telefones, venda de dados para revistas de celebridades, falsificações, riscos de sequestros etc.”
O critério para que uma pessoa tenha seus documentos levados para o cofre dos famosos é simples. “Basta ser famoso”, explicou Brandini Jr. “Todas as fichas, de famosos e não famosos passam por uma triagem manual. Quando surge o nome de alguém que está na mídia, um artista e cantor, por exemplo, essa ficha é separada das demais”.
De acordo com Brandini Jr. , por conta dessas medidas de proteção tomadas, o instituto nunca registrou vazamentos de informações sigilosas de famosos. “Temos muitos funcionários responsáveis por arquivamentos de fichários, então quando temos conhecimento de que algum famoso vem tirar o RG aqui, por exemplo, tomamos o cuidado de carimbar sua pasta com o ‘reservado’ e guardá-la no cofre.”
O G1 teve autorização para visitar o “armário dos famosos” que está sob os cuidados do instituto. Durante o trabalho, a equipe de reportagem foi acompanhada constantemente por policiais. Foram permitidas imagens das fotografias, mas sem mostrar dados pessoais dos documentos, como endereços e telefones, por exemplo.
Cofre guarda pastas com fichas e informações sigilosas de personalidades, políticos, juízes, promotores e policiais (Foto: Kleber Tomaz / G1)
Na ficha do rei do futebol, por exemplo, é possível ver fotos de um Edson Arantes do Nascimento mais jovem, de terno e gravata. E fotografias dele mais velho, já como Pelé, estampando um sorriso aberto.
O tricampeão mundial de Fórmula 1 morto em 1994 tem na sua pasta uma foto adolescente, com 16 anos. No documento, ainda assinava “ASSilva” de Ayrton Senna da Silva. Anos mais tarde, quando começou a competir no exterior, passou a escrever o sobrenome Senna.
Para não causar alvoroço, a top model brasileira mais conhecida no mundo pagou R$ 129 para receber um funcionário do IIRGD no hotel onde estava na capital paulista. O serviço pode ser requisitado por qualquer cidadão comum que queria ou esteja impedido de ir a uma unidade para dar entrada no RG. Para isso, terá de pagar a taxa que Gisele Bündchen pagou, segundo informou o instituto.
Apesar de morar nos Estados Unidos, Gisele decidiu fazer um RG em São Paulo em 2013. Ao lado de sua foto 3×4, consta que ela tem o segundo grau completo e 1,78 m de altura. E apesar de ser casada com o jogador de futebol americano Tom Brady, com quem tem dois filhos, na sua ficha de identificação ela aparece como solteira. Ela se casou nos EUA em 2009.
O criador do 14 Bis, entre outras aeronaves, tem na sua pasta uma cópia do RG original do início do século 19, quando o documento mostrava duas fotografias da pessoa: de perfil e frontal. Também há detalhes físicos de Santos Dumont, como tipo de cútis, cabelos, barba, bigode, sobrancelha e íris.
O ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno mostrou que, apesar de carioca, usou a camisa do Corinthians na foto da sua identidade. Da seleção brasileira que ficou em quarto lugar na Copa de 2014, estão os fichários dos RGs de Oscar e Hernanes. O atual coordenador técnico do Brasil, Gilmar, aparece com o sobrenome grafado como Rinaldo e não Rinaldi, como é conhecido.
O esforçado piloto Rubens Barrichello e o bicampeão mundial de F-1 Emerson Fittipaldi também estão com suas fichas no setor “reservado”. Rubinho, como ficou conhecido, aparece com fotos mais recentes e antigas, ainda adolescente. O Rato, apelido de Fittipaldi, tem retratos que o mostram desde jovem, com costeletas, até os dias atuais.
Campeã mundial e vice-campeã olímpica de basquete, Hortência surge nos arquivos do IIRGD em fotos com cortes de cabelos que eram moda na adolescência, juventude e fase adulta.
Artistas
Também há RGs de cantores, como Fábio Júnior, na versão com rugas e na antiga, cabeludo. Sérgio Reis e o baiano Caetano Veloso, que entre outras músicas escreveu “Sampa”, também chegaram a fazer suas identidades por São Paulo.
No caso do pagodeiro Belo, estão arquivadas as fichas civil e criminal – ele já teve passagens pela polícia por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas.
Atriz Bruna Lombardi (Foto: Kleber Tomaz / G1)
Atriz Bruna Lombardi (Foto: Kleber Tomaz / G1)
Entre as cantoras, a roqueira Rita Lee também tem sua ficha criminal – de uma passagem policial por porte de entorpecente nos anos de 1970 – guardada no setor “reservado”. Identidades de outras divas da música, como Angela Maria e Elis Regina, integram o acervo.
Dados dos apresentadores Silvio Santos (que aos 18 anos foi paraquedista do Exército), Hebe Camargo, Gugu Liberato, Adriane Galisteu e Ana Maria Braga são protegidos no cofre como o de outros artistas. Entre os atores estão documentos de Eva Wilma, Francisco Cuoco, Bruna Lombardi, Raul Cortez, Juca de Oliveira e Caio Blat.
O padre Marcelo Rossi não abandonou a batina nem na foto. Ela está dentro de seu fichário para tirar o RG.
Autoridades
Além dos famosos, políticos, juízes, promotores e policiais têm suas fichas cadastrais arquivadas em separado da base de outras pessoas civis no IIRGD. Esses fichários ficam em outros locais, não necessariamente num cofre. “No caso de policiais, governadores, juízes e promotores existe restrição na pesquisa inclusive no banco de dados digital. Tem senhas específicas para manuseio”, disse Brandini Jr. “São Paulo está sendo pioneiro em critérios de segurança na carteira de identidade.”
Ao todo, são 58 milhões de RGs civis arquivados sob os cuidados do instituto. Eles, no entanto, não têm tanta restrição de manuseio se comparados com os RGs de famosos.
CurtirCurtir
olha o candidato que o povo arrumou para o Brasil
kkkkkkkkkkkkkkk!!
CurtirCurtir
Ato nacional? Vão dar uma cana no Lula?
CurtirCurtir
“As Policias Federal e Civil, como também o MP, deve ser do estado (trabalhar para o bem comum), não dos governantes ou legisladores de plantão”
Euclydes Zamperetti Fiori
CurtirCurtir
POR ENQUANTO NÃO POSSO DIZER NADA !
SÓ QUANDO FOR DELEGADO FEDERAL !
VAMOS VER O QUE DEUS PREPARA !
CurtirCurtir
o iirgd esta preocupado com papel e o mundo esta no google
ou no denatran ou agora no sinesp
CurtirCurtir
Baralho os DELEGADOS DA PF são do baralho, já os neo carreiras jurídicas aqui de Sampa xiiiiiiiiiiiiii,uns verdadeiros água de salsicha.
O delagadinhos ou delegatinhos de sampa devem estar planejando um ato muito semelhante nos moldes da PF, só que aqui em Sampa o buracos é muito mais embaixo o que eles querem:
Identificação e punições de todos os operacionais que estão, aqui no flit reclamando da obrigatoriedade de fazer guarda patrimonial dos pátio ou depósitos de sucatas no nossos amigoõe$, neste caso amigõe$$ deles, porque eu não vi um centavo quando do meu plantão lá no pátio Santo Amaro.
Vão propor uma lista tríplice com os nomes das empresas que no futuro vão fornecer ternos para o DIRD.
Vão propor também que as verbas “secretas” utilizadas nas investigações do DAP, Acadepol e todos departamentos meios, sejam classificadas como “ultra secretas”.
Que toda a policial operacional quando na época de promoção além do critérios da lei orgânica forneça um link do perfil do fecebook para que os cardeais vejam nas fotos se estas são “merecedoras” de serem promovidas por merecimento, em caso de empate neste quesito haverá outras formas para o desempate.
E se algum desavisado sonhar e sugerir o “teste do sofá” será punido exemplarmente.
Além de mais um montão de ideias mirabolantes que só os melhores entre os melhores aqui de Sampa são capazes do promover, o ato será em defesa do RDO não criminal, das centrais de flagrantes, ronda Tellus, Tellus II, Ronda Rolezinho, Ronda segura a cadeira,e para os que estão com saudades Ronda Papai Noel.
Cujos os critérios de escolhas dos locais da ronda e estacionamentos sempre será levando em conta os índices de criminalidade? NÃO, NÃO, NÃO……………..mil vezes não.
Os critérios de todas estas rondas e cavaletes será levado em conta a independência funcional, a convicção jurídica e o entendimento único e exclusivos dos marujas.
Sempre no melhor intere$$e e sempre nas proximidade$ dos comércio$$$ escolhido$$$$ a dedo$$$$$, sem contar os $hopping Center$, afinal de contas o Natal já está ai e ninguém é de ferro na ceia de alguns poucos tem que ter lagosta e caviar, sem contar que alguns delegados tem uns catarrentos, em casa, que estão enchendo o saco para conhecer a Disney e Orlando este ano.
CurtirCurtir
EM DEZEMBRO TEREMOS ELEIÇÕES NA ADPESP, AI A MARILDA VEM COM UM PACOTE DE BONDADES E COMPRA OS DELEGADOS QUE NÃO TEM BOM SENSO.
CurtirCurtir
vídeo legal pra polícia civil de SP vejam:
http://www.youtube.com/watch?v=IpTIheiuEpo&feature=youtu.be
CurtirCurtir
Aqui de cinco passou para dez a partir de janeiro e está tudo resolvido. aqui não tem problemas de autonomia funcional.confecciona-se “bos” de preservação de direito porque se entendeu, após reunião dos doutos na ssp , que juridicamente isto, na polícia repressiva é perfeitamente legal. Investigamos tudo o que queremos. Assim não há porque um movimento nos moldes dos delegados da federal que estão manietados pelo governo.não conseguem investigar nada e reclamam da autonomia da polícia que são paulo tem e eles almejam alcançar…
CurtirCurtir
Certo eles, enquanto exigem mais autonomia, os estaduais não a tem nem prá pedir a qualificação de um indivíduo para uma empresa ou escola , não consegue NADAAAAAA diretamente das operadoras de telefonia,não tem competencia prá expedir um mandado de busca,ou seja, qual a autoridade que possuem????Mas como não tem comprometimento algum com a PC, eles querem somente ver o holerite crescendo na surdina e outros benefícios prometidos para Janeiro próximo. Ainda querem que eu trabalhe???????? Na minha equipe estão quase todos doentes, estressados, insones, pressionados , com gastrite,deprimidos…….tudo graças à falta de funcionários que sobrecarrega os que ficam, enquanto nossos superiores vão levando o deles na manha………..E FODAM-SE OS DE BAIXO!!!!!!!!
CurtirCurtir
Que comédia ! O IIRGD ta preocupado pra cacete com a cédula de identidade de papel cheio de firulas, tarjetas…Enquanto nos outros paises da AMÉRICA LATINA o documento oficial assemelha-se a
Cédula da OAB ou cartão de crédito. Até a Bolívia já passou na nossa frente.
CurtirCurtir
RESTRUTURAR POLÍCIA CIVIL NÉ???
OLHA AQUI O CARCEREIRO COVARDÃO…..
CARCEREIRO TEM QUE TRABALHAR EM CADEIA….CADEIA…….CADEIA……..CADEIAAAAAAAAAAAA…….
VOCÊ CONSEGUE ENTENDER ISSO??????
TRABALHO NUMA UNIDADE QUE TEM CADEIA, E OS COITADOS DOS CARCEREIROS QUE ESTÃO LÁ NA GRADE ESTÃO SE FODENDO SOZINHOS, TIRANDO PLANTÃO SOZINHOS, UMA ESCALA FILHADAPUTA DE APERTADA, PORQUE OS COVARDES DOS CARCEREIROS QUE TRABALHAM DESVIADOS DE FUNÇÃO NÃO ESTÃO NEM AI COM ELES. SÓ PENSAM EM PUXAR SACO DE DELGADO PARA FICAR LONGE DA TRANCA.
TEM QUE ACABAR COM O DESVIO DE FUNÇÃO DE CARCEREIROS COVARDES QUE DÃO O RABO PRA FICAR NO DESVIO, PAGA PAUS DE DELEGADO. PUXA SACOS. COVARDESSSSSSSSS.
SE TIVESSE SOBRANDO CARCEREIRO NÃO TERIA PROBLEMA OS DESVIOS, MAS ACONTECE QUE NÃO TÁ SOBRANDO. TA É FALTANDO CARCEREIRO NAS CADEIAS PRA AJUDAR OS OUTROS COITADOS QUE SE FODEM SOZINHOS LÁ.
CARCEREIRO COVARDE QUE NÃO QUER AJUDAR SEUS COLEGAS NA CADEIA PARA MIM É PIOR QUE LADRÃO.
POR CAUSA DE CARCEREIROS COVARDES DESVIADOS TÁ SOBRANDO ATÉ PRA TIRAGEM AJUDAR OS POUCOS QUE ESTÃO NAS CADEIAS.
CARCEREIRO QUE TRABALHA NAS CADEIAS TEM TODO O MEU RESPEITO E ADMIRAÇÃO PELO QUE FAZEM, E MERECIA O MELHOR SALÁRIO DA POLÍCIA. MAS OS CARCEREIROS DESVIADOS NÃO VALEM UM TOSTÃO FURADO.
ALGUÉM TEM DE FAZER ALGUMA COISA PARA AJUDAR OS COITADOS QUE ESTÃO SOZINHOS NAS CADEIAS!!!
É O DESABAFO DE UM TIRA QUE ACOMPANHA A VIDA DOS CARCEREIROS QUE TRABALHAM NAS CADEIAS.
CurtirCurtir
Logo o IIRGD será outro que ´será retirado da PC, aguardem prá ver!!!
CurtirCurtir
A DESCONSTRUÇÃO DAS POLÍCIAS PELA PEC 51 DO PETISTA QUE FICOU EM 4º LUGAR NA ELEIÇÃO DO RIO, NÃO DEIXA PEDRA SOBRE PEDRA NO SISTEMA DE SEGURANÇA NACIONAL.
CurtirCurtir
O PARTIDO QUE SE ESPECIALIZOU EM DESCONSTRUIR BIOGRAFIAS E EMPRESAS ESTATAIS, QUER AGORA DESCONSTRUIR TODO O SISTEMA DE SEGURANÇA BRASILEIRO ATRAVÉS DA PEC 51 – UMA PÉSSIMA IDÉIA !
CurtirCurtir
“DESCONSTRUIR” É UMA ESPÉCIE DE SEGUNDA ONDA DO “QUANTO PIOR MELHOR” DOS ANTIGOS PARTIDOS DE ESQUERDA QUE LEVARAM AO GOLPE MILITAR DE 31 DE MARÇO.
CurtirCurtir
CUIDADO COM AS PESSOAS QUE SE ESPECIALIZARAM, DURANTE SUAS VIDAS, EM “DESCONSTRUIR”, POIS SÃO INCAPAZES DE FAZER ALGO QUE SEJA BOM E QUE SIRVA À NAÇÃO.
CurtirCurtir